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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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3 participantes

    Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

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    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Empty Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Mensagem por chevy250 Dom 26 Jun - 16:24:00

    Olá!

    Estou caçando entrada de ar falsa no motor do meu 6cil e queria entender por que existem 2 respiros na tampa de valvulas.
    De uma hora para outra começou a ficar irregular em torno dos 1000RPM - quando abafo um pouco o carburador com a mão (como se estivesse acionando o afogador) o motor acelera e estabiliza. Ou seja, tem mais ar entrando do que deveria. Carburador já desmontei tudo e troquei todas as juntas etc.

    O respiro lateral vai para a panela do carburador, que só tem mais vácuo quando se abre a borboleta.
    O respiro superior vai para o coletor de admissão (junto com a tomada para o hidrovácuo) que tem muito vácuo quando a borboleta está fechada.

    Dentro da tampa não é o mesmo espaço? Ou lá dentro é segmentado?
    Por que usar 2 tipos de vácuo? (um com borboleta fechada e outro com ela aberta)


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    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Empty Re: Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Mensagem por Rubão6cc Dom 26 Jun - 18:30:43

    Essa é uma dúvida boa pro @Adpachec responder


    _________________
    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

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    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Empty Re: Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Mensagem por Gerald Dom 26 Jun - 20:31:56

    Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Bem, não são "respiros" propriamente ditos... As duas mangueiras que vão até a tampa de válvulas fazem parte do sistema de ventilação do cárter(!) chamado de sistema PCV (Positive Carter Ventilation).

    Aqui, alguém já poderia estranhar: "Como é ventilação do cárter se as mangueiras sãp ligadas ao compartimento de válvulas?" É que existe uma passagem entre o cárter e o compartimento de válvulas, por onde que os gases resultantes da queima e que vazaram para o cárter através das frestas entre os anéis e a parede do cilindro, sobem para o compartimento de válvulas!

    Esses gases "extraviados" chegam ao compartimento de válvulas e ali vão se acumulando. Precisam ser eliminados antes que criem um pressão excessiva. É quando entra o sistema PCV, que direciona esses gases de volta para as câmaras de combustão do motor, onde são requeimados e expelidos finalmente para a atmosfera através do escapamento.

    Os gases que se acumulam no compartimento de válvulas são retirados pela pela ação de sucção dos pistões do motor, que criam uma zona de baixa pressão em todo o coletor de admissão. Atenção, não ocorre a formação de "vácuo", como as pessoas as vezes se referem informalmente, mas apenas uma situação de baixa pressão!

    No Opala, a tomada de sucção dos gases é aquela localizada na parte de trás da tampa de válvulas. Entre a tomada de sucção e o coletor de admissão é colocada uma válvula chamada de válvula PCV, que permite a passagem apenas num sentido, ou seja, do compartimento de válvulas para o coletor de admissão. A válvula PCV também só permite a passagem quando o motor trabalha acima de uma certa rotação (grande poder de sucção).

    Em marcha-lenta, a válvula PCV fica fechada, justamente para evitar o efeito de "entrada de ar falsa" no coletor de admissão. Entretanto, em marcha-lenta, a passagem de gases para o cárter não é significativa, de modo que a ventilação do cárter não é mesmo necessária.

    A segunda mangueira do sistema PSV é conectada à parte dianteira da tampa de válvulas, e serve para levar ar limpo ao compartimento de válvulas. Essa mangueira obtém o ar limpo do filtro de ar do carburador. O ar limpo poderia ser obtido diretamente da atmosfera através de um filtro específico, mas é mais simples e mais econômico usar o ar filtrado pelo filtro do carburador.

    Note que a injeção de ar limpo no compartimento de válvulas não tem nada a ver com a operação do carburador propriamente dito.
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    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Empty Re: Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Mensagem por chevy250 Seg 27 Jun - 1:02:39

    Obrigado @Gerald

    Se entendi, o ar entra pela lateral dianteira da tampa de valvulas e a mangueira ligada à panela do filtro apenas "compartilha" o filtro com o carburador para sugar ar limpo.
    Em marcha-lenta, o vácuo nesse local é bem baixo, pois a borboleta está fechada, assim o carburador nem influencia muito em termos de vácuo nesse local, até porque a panela tem a boca aberta para atmosfera.

    Já a parte superior traseira da tampa vai ligada à base do coletor de admissão "depois" do carburador e ali o vácuo é bastante grande pois a borboleta está fechada estrangulando o motor. Nesse caso os gases saem da tampa e vão ser queimados no motor.

    Se estou procurando entrada de ar falsa, seria nesse mangueira/conexões do coletor de admissão e/ou a mangueira que liga o coletor ao sistema de servo freio - pode ser a mangueira ou até a valvula de retenção do servo-freio com defeito.

    O sentido dos fluxos de ar seriam o da figura abaixo:

    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Tampav10
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    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Empty Re: Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil?

    Mensagem por Gerald Seg 27 Jun - 10:12:15

    chevy250 escreveu:Obrigado @Gerald

    Se entendi, o ar entra pela lateral dianteira da tampa de valvulas e a mangueira ligada à panela do filtro apenas "compartilha" o filtro com o carburador para sugar ar limpo.
    Em marcha-lenta, o vácuo nesse local é bem baixo, pois a borboleta está fechada, assim o carburador nem influencia muito em termos de vácuo nesse local, até porque a panela tem a boca aberta para atmosfera.

    Já a parte superior traseira da tampa vai ligada à base do coletor de admissão "depois" do carburador e ali o vácuo é bastante grande pois a borboleta está fechada estrangulando o motor. Nesse caso os gases saem da tampa e vão ser queimados no motor.

    Se estou procurando entrada de ar falsa, seria nesse mangueira/conexões do coletor de admissão e/ou a mangueira que liga o coletor ao sistema de servo freio - pode ser a mangueira ou até a valvula de retenção do servo-freio com defeito.

    O sentido dos fluxos de ar seriam o da figura abaixo:

    valvulas - Por que 2 respiros na tampa de valvulas do 6cil? Tampav10

    Sim, os fluxos são como os mostrados na figura acima, mas faltou colocar a válvula PCV no caminho em vermelho. A válvula PCV evita entrada falsa de ar quando o motor trabalha em marcha-lenta.

    Para entender o funcionamento do sistema, melhor é esquecer essa história de 'vácuo" e a relação com a abertura da borboleta do carburador. Suponha, por exemplo, a situação em que o motor está sendo exigido ao máximo numa rotação de digamos, 4000 RPM. Como a borboleta do carburador estará toda aberta, muita gente tenderá a dizer que o "vácuo" no coletor de admissão é "fraco", o que é uma interpretação incorreta.

    Melhor pensar no motor como uma bomba de um compressor de ar comprimido. Quanto maior a rotação do motor e mais aberta a borboleta, mais ar ele aspira e a válvula PCV abre. Em marcha-lenta, a borboleta do carburador está quase fechada, o motor aspira pouco ar e a válvula PCV não abre.

    Se há suspeita de entrada de ar falsa, a primeira coisa a fazer é examinar as juntas do carburador, o aperto dos respectivos parafusos e, possíveis empenamentos das superfícies do carburador. Depois, checar a válvula PCV para ver se não está travada por sujeira. Finalmente, examinar a junta do coletor de admissão e respectivos parafusos de aperto.

    chevy250 e Luiz Antonio Bottecchia gostam desta mensagem


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