Como não temos ainda legislação e nem uma seção específica sobre o assunto, decidi expor aqui nessa seção, obviamente a mais próxima do assunto.
Fiquei sabendo no meio de reparação de veículos híbridos, ao qual entrei a pouco tempo, sobre uma empresa (EV West, da California, USA) que estará iniciando operações no Brasil em 2023, e que fornece peças e diversos kits de conversão para veículos mais antigos, como air-cooleds, pickups e hotrods.
O que mais me chamou atenção, pelo fato de ser desenvolvido para veículos de passeio com motor longitudinal e tração traseira, foi, pasmem, o conjunto motriz do Tesla S.
Claro, é apenas o "motor" do Tesla S, não o carro inteiro, por isso o valor parece ser convidativo, mas, obviamente, será necessário um estudo para adaptação em veículos
como o nosso Opala, Fords Galaxie, Maverick e Landau, e Dodges, Pickups, Furgões e o que mais existir por aqui, quantas baterias serão necessárias para uma autonomia melhor que dos modelos originais a combustão, desenvolvimento de acoplamentos, cãmbios, suspensões e freios, afinal tudo é muito mais compacto e leve que o que conhecemos.
A Dodge americana acabou de anunciar um Charger SRT totalmente elétrico, e que irá deixar de produzir motores a combustão.
Quanto ao kit "Tesla", procurei saber como é externamente, já pensando nos coxins, modificações estruturais e adaptação no cardan do opala, mas o máximo que vi é que o nariz do motor elétrico possui uma cruzeta. Se poderemos acoplar ao cambio ou conectar diretamente no cardan, isso depende de tentativa e erro, ou se basear nos BMW de Rally que estão utilizando esse conjunto desde 2019.
Uma noticia ótima é que este conjunto pode render 400kw, o que equivale a 535 cv, e um torque admirável bruto de 64kgmf, algo que para ser obtido na mecanica a combustão do nosso Opala, creio que custaria muito mais, mesmo usando turbo. O motor pode girar a mais de 10 mil rpm, sendo que um Tesla pesa 1 tonelada a mais que o Opala Coupe, 2.260kg
Adicionado em 22/08/2022
Como ficou numa pickup Chevy 3100 1951, onde o sistema "toma" o lugar do cambio, e tem uma flange para fixar no quadro de suspensão
Segue uma enquete sem caráter de votação, para ouvir as opiniões de vocês, fiquem a vontade.
O conjunto Motriz é do Tesla S
A bateria de ultima geração de Polímero de Litio (LiPo) ainda não está disponível, são mais compactas e mais duráveis que as de Ion de Litio (LiOn)oferecidas
Última edição por Lumbra em Seg 22 Ago - 8:43:26, editado 2 vez(es)
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