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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qua 19 Out - 23:32:10

    No opala 4cilindros pode usar bateria de 70 amperes . Tem alguma marca que faz diferença ?
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 20 Out - 0:03:09

    Não vejo vantagem usar bateria com amperagem superior. Pra mim é jogar dinheiro fora. Se o alternador estiver carregando corretamente e o sistema elétrico em ordem não precisa de bateria maior.


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    Mensagem por adpachec Qui 20 Out - 8:46:50

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:No opala 4cilindros pode usar bateria de 70 amperes . Tem alguma marca que faz diferença ?


    Eita carrinho problemático o seu hein ?

    Pois bem, como o Rubão escreveu é perda de dinheiro.

    E NÃO ADIANTA uma bateria de 70 amperes se o seu alternador fornece apenas 34 amperes.

    A bateria em pouco tempo se descarrega.

    Coisas que ferram a bateria:

    Dar partida sem pisar na embreagem.

    Partida a frio sem dar uma injetada de combustivel.

    Partida a quente sem pisar a meio curso do acelerador.

    Conexões, fios e alternador ruins ou sujos.

    Viagens curtas, como ir a padaria a 5 minutos a pé.

    Constante ligar e desligar do motor para abrir o portão, sair, desligar o motor, fechar o portão e religar o motor.

    Fios mal dimensionados.

    Aterramento ruim.
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    Mensagem por chevy250 Dom 23 Out - 20:20:08

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:No opala 4cilindros pode usar bateria de 70 amperes . Tem alguma marca que faz diferença ?

    Como já disseram, poder usar, pode, mas não precisa a menos que você vá usar por muito tempo a bateria com o motor desligado - tipo deixar o som ligado para ouvir num churrasco, farois para iluminar alguma coisa etc.

    Para uso comum, que é dar a partida no motor, a capacidade original é o suficiente.

    E lembrar que a capacidade da bateria é medida em Amper.hora, ou seja, essa que voce mencionou é de 70Ah e não de 70A.

    Amper=medida de corrente elétrica
    Amper.hora=capacidade de fornecer uma quantidade de amperes por 1h

    Se não houvesse perdas e a bateria fosse ideal, 70Ah significaria que voce conseguiria drenar 70A durante 1h ou 35A durante 2h ou 7A durante 10h.
    Na prática, quanto maior o valor de corrente que se drena da bateria, menos Ah você consegue extrair devido às perdas e imperfeições da bateria real.

    Para avaliar mais precisamente, há vários parâmetros que os fabricantes publicam:

    Capacidade nominal em Ah: como explicado acima, é o parâmetro mais conhecido - baterias de 45Ah, 55Ah, 60Ah, 70Ah etc. Usando uma corrente bem pequena, voce consegue ter uma ideia de quanta corrente consegue drenar por um determinado tempo.
    Reserva de Capacidade (RC): tempo em minutos que uma bateria submetida a uma descarga de 25A (corrente!) leva até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27C. Aqui voce tem uma idéia melhor da real capacidade da bateria e com uma medida baseada em um valor de corrente padrão de 25A - assim voce pode comparar uma bateria com a outra.
    Cold Cranking Amp (CCA) ou Corrente de Arranque a Frio: é a corrente que a bateria consegue fornecer durante a partida do motor - tipicamente é um valor acima de uns 300A.

    Lembrar também que não adianta ter um alternador mais potente (com maior corrente máxima) pois há um limite de corrente para carregar a bateria dependendo da carga que ela já tenha - o alternador serve, na verdade, para fornecer corrente para o sistema do carro quando o motor à combustão está em funcionamento. A bateria só entra quando o motor está desligado ou se está em super baixa RPM, condição em que o alternador às vezes não consegue fornecer toda a corrente solicitada (embreagem do ar condicionado, farois, ventoinha etc).

    Um alternador de 120A significa que ele pode fornecer até 120A e não que ele force 120A na bateria em qualquer condição. Com a bateria totalmente descarregada até pode acabar recebendo por um curto espaço de tempo uma corrente elevada vindo do alternador - o sistema do alternador comum tenta manter os 14.4V. Essa tensão numa bateria totalmente descarregada vai gerar uma corrente de carga BEM elevada até que a bateria comece a se carregar.
    Nos carros bem modernos, até existe um controle eletronico de carga da bateria ("controle pilotado") para otimizar o uso da energia. Ai controla-se a tensao, corrente e até o momento em que se deve enviar carga para a bateria. Ajuda até economizar combustível.

    Tipicamente, com uma bateria já carregada, a corrente não fica muito grande. Como exemplo, eu medi num carro moderno (Jetta com alternador de 140A), a corrente de carga da bateria ficou em torno de 10A logo depois de ligar o motor.

    Para carregar uma bateria depois de uma partida de 5seg a 250A (5*250=250A.seg) bastam 25seg a 10A para repor a carga gasta na partida de 5seg. Novamente desconsiderando as perdas. Estou supondo uns 250A durante a partida só como exemplo.

    250A.seg = 0,07Ah - por isso para a partida, a capacidade da bateria não precisa ser muito grande.


    Última edição por chevy250 em Dom 23 Out - 23:41:27, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Correcao texto sobra a carga da bateria)

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    Mensagem por Berlindo Seg 24 Out - 9:33:25

    Eu uso uma de Heliar 60Ah e mesmo o carro tendo ficado bastante tempo parado, não tenho problemas na partida. Mas também não tem som e quase nada elétrico pendurado.

    Precisa entender qual sua dor, está tendo dificuldade na partida? Ou quer empurrar um som?

    Isso se soma ao post do amigo acima, onde a depender do que quer resolver, deve levar em consideração diferentes coisas.

    Se for dificuldade com partida, tirando qquer anomalia, pegar uma bateria de marca boa com bom CCA, é uma saída mais interessante.

    Eu também tenho a prática de fazer cargas lentas na bateria, de tempos em tempos, para deixar a saúde das placas em dia. Um carregador flutuante de baixa amperagem salva bastante a vida.
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    Mensagem por chevy250 Seg 24 Out - 23:00:20

    Berlindo escreveu:Eu uso uma de Heliar 60Ah e mesmo o carro tendo ficado bastante tempo parado, não tenho problemas na partida. Mas também não tem som e quase nada elétrico pendurado.

    Precisa entender qual sua dor, está tendo dificuldade na partida? Ou quer empurrar um som?

    Isso se soma ao post do amigo acima, onde a depender do que quer resolver, deve levar em consideração diferentes coisas.

    Se for dificuldade com partida, tirando qquer anomalia, pegar uma bateria de marca boa com bom CCA, é uma saída mais interessante.

    Eu também tenho a prática de fazer cargas lentas na bateria, de tempos em tempos, para deixar a saúde das placas em dia. Um carregador flutuante de baixa amperagem salva bastante a vida.

    É isso mesmo. Tem que avaliar o uso.

    Eu tambem uso um carregador externo de baixa corrente máxima (3A) pelo menos uma vez por mês que eu mesmo construí (gosto de eletrônica).
    O carregador leva a tensão até 14.4V mas limita a corrente em 3A. No inicio da carga ele injeta os 3A e a tensão vai subindo aos pouco até chegar em 14.4V quando a corrente começa a cair. Quando chega em 100mA +/- ele avisa por um led que é o final da carga.
    Tem pronto no mercado e não é caro.

    Eu só uso de final de semana e nem sempre rodo muito.
    Em marcha-lenta com farol e ventoinha ligada, vejo que não chega a carregar a bateria e acaba até consumindo um pouco.
    O Gerard fez um post sobre esse assunto uma vez.
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    Mensagem por Gerald Ter 25 Out - 17:33:06

    chevy250 escreveu:Cold Cranking Amp (CCA) ou Corrente de Arranque a Frio[/b]: é a corrente que a bateria consegue fornecer durante a partida do motor - tipicamente é um valor acima de uns 300A.

    Esse é um ponto importante, mas que muito dono de Opala desconhece. Quando troquei a bateria do Diplomata,  o vendedor veio entregar a domicílio e testou a bateria no local. Disse que o CCA da bateria (Moura) era algo em torno de 500 A (não lembro mais do valor exato).

    A corrente drenada pelo motor de partida do Opala no instante t=0 é muito alta. Esse valor não é muito divulgado, mas pode ser encontrado no livro Conheça seu Opala, pagina 231, onde há uma tabela que mostra os valores de corrente do motor de partida travado. Para quem não sabe, o teste com motor travado é feito rotineiramente para saber a "saúde" de um motor elétrico.

    Bateria 70amperes  Teste_12

    Para o motor de partida do Opala de 6 cilindros, a corrente média para rotação bloqueada é 415A, mas pode chegar a 435A sem caracterizar defeito do motor. Evidentemente, a partir do momento em que o motor de partida começa a girar, aparece uma FCEM (força contra-eletromotriz), que reduz a corrente significativamente.



    P.S.: Os comentários de chevy250 na mensagem nº 4 acima estão muito bem colocados. OKK

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    Mensagem por Berlindo Ter 25 Out - 17:37:43

    Carai, bastante mesmo...se eu medisse isso ia dizer que tava zuado.


    Aí o cara vai lá e dá partida com o farol ligado hhahaha

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