Última edição por Matheus Nascimento em Sáb 4 Fev - 15:29:40, editado 1 vez(es)
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Câmbio engata desligado mas quando liga não engata
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
- Mensagem nº1
Câmbio engata desligado mas quando liga não engata
Pessoal, eu troquei a embreagem da minha caravan, aí quando fui na hora do vamo ver de ligar o carro, o câmbio simplesmente não engata com o carro ligado, e isso que a embreagem acopla e desacopla, além do mais, o carro engate normalmente quando está desligado. Tudo que tinha pra fazer eu já fiz, já regulei a embreagem, o pedal da embreagem e nada. Ahhh, se forçar pro carro ligar engatado, ele anda normalmente de jeito que dá pra pisar na embreagem e parar e soltar que ele anda, masss não engata nenhuma marcha a mais. Alguém me dá uma luz do que que pode ser isso
Última edição por Matheus Nascimento em Sáb 4 Fev - 15:29:40, editado 1 vez(es)
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Matheus Nascimento escreveu:Pessoal, eu troquei a embreagem da minha caravan, aí quando fui na hora do vamo ver de ligar o carro, o câmbio simplesmente não engata com o carro ligado, e isso que a embreagem acopla e desacopla, além do mais, o carro engate normalmente quando está desligado. Tudo que tinha pra fazer eu já fiz, já regulei a embreagem, o pedal da embreagem e nada. Alguém me dá uma luz do que que pode ser isso.
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O platô deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38914-regular-embreagem
Ou montou o disco ao contrário.....mas faz barulho ao tentar engatar.
Última edição por adpachec em Sáb 4 Fev - 16:15:21, editado 1 vez(es)
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
adpachec escreveu:Matheus Nascimento escreveu:Pessoal, eu troquei a embreagem da minha caravan, aí quando fui na hora do vamo ver de ligar o carro, o câmbio simplesmente não engata com o carro ligado, e isso que a embreagem acopla e desacopla, além do mais, o carro engate normalmente quando está desligado. Tudo que tinha pra fazer eu já fiz, já regulei a embreagem, o pedal da embreagem e nada. Alguém me dá uma luz do que que pode ser isso.
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O garfo deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38914-regular-embreagem
Ou montou o disco ao contrário.....mas faz barulho ao tentar engatar.
O disco não montou errado não, ele está certo…
O garfo ele consegue andar um pouco pra frente e para trás, certo ? Quando fui montar o cabo da embreagem, puxei ele pro lado de fora do cambio, de jeito que ele encaixasse melhor no colar (rolamento), pq ele tava muito pra dentro da capa seca, tava de jeito que conseguia mexer o garfo totalmente com a mão
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Matheus Nascimento escreveu:adpachec escreveu:
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O garfo deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38914-regular-embreagem
Ou montou o disco ao contrário.....mas faz barulho ao tentar engatar.
O disco não montou errado não, ele está certo…
O garfo ele consegue andar um pouco pra frente e para trás, certo ? Quando fui montar o cabo da embreagem, puxei ele pro lado de fora do cambio, de jeito que ele encaixasse melhor no colar (rolamento), pq ele tava muito pra dentro da capa seca, tava de jeito que conseguia mexer o garfo totalmente com a mão
Eu errei numa coisa.
O rolamento deve ficar 1.0 a 1.5mm de distância das molas do platô e não do garfo.
Corrigi no post acima.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7205
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
Matheus Nascimento escreveu:adpachec escreveu:
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O garfo deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38914-regular-embreagem
Ou montou o disco ao contrário.....mas faz barulho ao tentar engatar.
O disco não montou errado não, ele está certo…
O garfo ele consegue andar um pouco pra frente e para trás, certo ? Quando fui montar o cabo da embreagem, puxei ele pro lado de fora do cambio, de jeito que ele encaixasse melhor no colar (rolamento), pq ele tava muito pra dentro da capa seca, tava de jeito que conseguia mexer o garfo totalmente com a mão
Matheus:
Tem certeza de que a mola do garfo não quebrou nenhum dos dois "dentinhos" dela quando você mexeu (no garfo)?
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
Matheus:
Tem certeza de que a mola do garfo não quebrou nenhum dos dois "dentinhos" dela quando você mexeu (no garfo)?[/quote\]
Pior que não, vc fala aquela que faz uma curva e que o parafuso da regulagem pega né ? Pior que não, e ela não tá desgastada
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
Eu errei numa coisa.
O rolamento deve ficar 1.0 a 1.5mm de distância das molas do platô e não do garfo.
Corrigi no post acima.[/quote]
Bom, quando aconteceu o que eu falei do garfo se mover na minha mão, o rolamento (colar) ou tulipa ficou mole também, se deixar uma espaço entre ela e o platô, ela irá se mover, não ?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Qual a função do rolamento ?
Se o garfo (que é fixo) encostar no platô (que é móvel) não vai resultar em coisa boa.
Por isto quando o garfo se afasta (câmbio desengatado) o rolamento deve ficar a uma certa distância do platô (das molas do platô).
Se o garfo (que é fixo) encostar no platô (que é móvel) não vai resultar em coisa boa.
Por isto quando o garfo se afasta (câmbio desengatado) o rolamento deve ficar a uma certa distância do platô (das molas do platô).
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
Bom, como todas as alternativas estavam dando somente pra tirar o câmbio, resolvi tirar-lo. Descobri que o problema era a embreagem virada, e não só isso, os pinos do volante estava “pra fora”, por pouco não leva o volante embora. A embreagem nem se fala, literalmente rachou, e claro, foi pro lixo.
Mas depois dessa toda dor de cabeça, o câmbio já está de volta no carro e estava andando, mas uma hora, não sei como a embreagem “colou” e o carro voltou como tava antes, engatava por nada, aí eu só desliguei e guardei o carro de volta. Mas aí como a lombriga e grande, queria andar no carro não importasse o que era, então pensei na possibilidade de o problema ser a embreagem nova, e então dei uma “gastadinha”, depois disso foi só alegria
Mas depois dessa toda dor de cabeça, o câmbio já está de volta no carro e estava andando, mas uma hora, não sei como a embreagem “colou” e o carro voltou como tava antes, engatava por nada, aí eu só desliguei e guardei o carro de volta. Mas aí como a lombriga e grande, queria andar no carro não importasse o que era, então pensei na possibilidade de o problema ser a embreagem nova, e então dei uma “gastadinha”, depois disso foi só alegria
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº10
Re: Câmbio engata desligado mas quando liga não engata
adpachec escreveu:Matheus Nascimento escreveu:Pessoal, eu troquei a embreagem da minha caravan, aí quando fui na hora do vamo ver de ligar o carro, o câmbio simplesmente não engata com o carro ligado, e isso que a embreagem acopla e desacopla, além do mais, o carro engate normalmente quando está desligado. Tudo que tinha pra fazer eu já fiz, já regulei a embreagem, o pedal da embreagem e nada. Alguém me dá uma luz do que que pode ser isso.
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O platô deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
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Matheus Nascimento escreveu:adpachec escreveu:
Embaixo do lado do passageiro tem um parafuso e contra porca.
Ele afasta ou aproxima o garfo do rolamento.
O garfo deve ficar 1mm a 1 5mm de distância do rolamento ou não engata marcha, e quente fica pior.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38914-regular-embreagem
Ou montou o disco ao contrário.....mas faz barulho ao tentar engatar.
O disco não montou errado não, ele está certo…
O garfo ele consegue andar um pouco pra frente e para trás, certo ? Quando fui montar o cabo da embreagem, puxei ele pro lado de fora do cambio, de jeito que ele encaixasse melhor no colar (rolamento), pq ele tava muito pra dentro da capa seca, tava de jeito que conseguia mexer o garfo totalmente com a mão
Matheus Nascimento escreveu:Bom, como todas as alternativas estavam dando somente pra tirar o câmbio, resolvi tirar-lo. Descobri que o problema era a embreagem virada, e não só isso, os pinos do volante estava “pra fora”, por pouco não leva o volante embora. A embreagem nem se fala, literalmente rachou, e claro, foi pro lixo.
Mas depois dessa toda dor de cabeça, o câmbio já está de volta no carro e estava andando, mas uma hora, não sei como a embreagem “colou” e o carro voltou como tava antes, engatava por nada, aí eu só desliguei e guardei o carro de volta. Mas aí como a lombriga e grande, queria andar no carro não importasse o que era, então pensei na possibilidade de o problema ser a embreagem nova, e então dei uma “gastadinha”, depois disso foi só alegria
opala4cc gosta desta mensagem
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