para elaborarmos um, temos pimeiramente saber para que serve um intercooler ou um radiador de óleo.
intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de um veículo.
croquei que achei na internet pra exemplificar um sistema de intercooler para turbo
A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
Seu objetivo é manter a densidade do ar em sua tempratura ambiente ou resfriá-la om o objeivo de adquirir potencia extra,
afinal quato mais frio o ar admitido, mais poder de queima o sistema possui.
Extremamente indicado para performance de sistemas turbo-alimentados especificamente.
O radiador de óleo possui basicamente o mesmo principio, com o objetivo de resfriar a temperatura do óleo.
sabe-se que todo motor possui um regime médio de temperatura e funcionamento originais de fabrica, para seus componentes
e todos os fluidos que compõe o sistema motriz ( motor, óleo, água ok galera)...quando se faz uma preparação mesma que discreta
no motor(como por exemplo passar de 4.100 para 4.400 onde as paredes do bloco ficam sensivelmente finas e menos resistentes)
mesmo em preparações aspiradas, o radiador de óleo manterá a temperatura estável em todas as faixas de giro e alimentação.
NEste tutorial vamos dar ênfase a intercoolers e radiadores de óleo com sistema ar/ar - óleo/ar.
os sistemas de água/ar/óleo (para radiadores de óleo) e ar/água (para intercoolers) não entrarei em detalhes pois necessita-se
de infra-estrutura adequada para montar as 2 tipos de galerias e o duto de passagem para o fluido (ar ou óleo). eu tentei montar
e não fui feliz, pois sempre no radiador de óleo a solda acabava dando vazão pelo calor e sempre contaminava o sisitema com água,
por causa das galerias ficarem amassadas ou não suportarem a pressão da água ou do óleo nas canaletas feitas apenas para 2 niveis (ar/agua)
como nos radiadores comuns.
1- consiga um radiador de carro num ferro velho, de preferencia que nao esteja muito detonado/corroído.
para economizar procure em oficinas onde alguns populares 1.0 semi-novos possuem motoristas barbeiros e tenham abraçado
postes e quebrado ao meio o radiador.( desta forma vc terá um radiador novo, sem corrosão, e não precisará de todo ele,
apenas uma parte.
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na ilustração acima o "0" quer dizer a rachadura ou fissura/amassado que o radiador doador da colmeia deverá ter como
requisito do seu formato para compor o radiador de óleo ou intercooler.
com uma tesoura de corte grande, procurecortar o radiador pela metade alinhando com a outro lado.
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com uma pistola de solda em estanho solde as galerias uma a uma com a outra parte da caixa da colmeia que não foi atingida.
atenção! esta etapa é a mais importante,pois se não for bem feito este trabalho de solda,
poderá interferir no funcionamento do sistema motor. é a parte
mais chata de se fazer, quanto maior o intercooler/radiador de óleo, melhor, mas também muito mis trabalhoso.
não se preocupa durante a soldacom as sanfonas, apenas com as galerias, pois ao isolar as galerias vc isola
ao mesmo tempo a passagem das sanfonas.As galerias devem casar e não ter restrições, muita atenção nisso!
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Observe na ilustração acima que um bocal ficou de cada lado distribuido no espaço. este sistema é mais comumente aplicado em radiadores
de óleo para aliviar na colmeia a temperatura pulsando proximo da bomba de óleo. A saida do óleo deve ter acesso a um retorno no carter
a ser realizado furando e soldando um bico derosca para uma mangueira de malhade pelo menos 1 pol.
Já no caso do intercooler o bocal na caixa deve ser mais estreito e preferencialmente alinhado para não
atrapalhar o fluxo de ar, otimizando a presusrização: como exemplo temos o da S10
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aos que muitos possuem motores 4.400 (com o pistão do 4 pol e bloco rasgado) sempre façam bom uso do radiador de óleo, assim seus motores
sempre terão boa performance sem o risco de perda das propriedades detergentes do óleo lubrificante.
orçando os materiais citados:
1-pistola de solda 300w= 15 reais
2-estanho em rolo + pasta de solda = 4 reais
3-radiador estourado sem recuperação inteiriço= 30 reais (muitas vezes até de graçaou pelo kg do aluminio)
4-vc mesmo motendo a mão na massa = não tem preço.
sem contar a economia. um radiador de óleo/intercooler dos mais baratos está uns 250 reais sem mangueiras e retorno.
fica ae a dica.
lembrando que este tutorial é referencia com base em minhas experiencias malucas dentro de minha oficina, onde todo o conteudo não foi retirado de nenhum lugar ou de qualquer autor.
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