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Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

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fabio_waltrick
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Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por fabio_waltrick em Seg 27 Jul - 22:12:47

como fazer um intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata

para elaborarmos um, temos pimeiramente saber para que serve um intercooler ou um radiador de óleo.
intercooler é um permutador de calor, tal como o radiador de um veículo.
croquei que achei na internet pra exemplificar um sistema de intercooler para turbo


A sua utilização dá-se em motores sobre alimentados, ou seja, que utilizam turbo ou compressor mecânico.
Seu objetivo é manter a densidade do ar em sua tempratura ambiente ou resfriá-la om o objeivo de adquirir potencia extra,
afinal quato mais frio o ar admitido, mais poder de queima o sistema possui.
Extremamente indicado para performance de sistemas turbo-alimentados especificamente.
O radiador de óleo possui basicamente o mesmo principio, com o objetivo de resfriar a temperatura do óleo.
sabe-se que todo motor possui um regime médio de temperatura e funcionamento originais de fabrica, para seus componentes
e todos os fluidos que compõe o sistema motriz ( motor, óleo, água ok galera)...quando se faz uma preparação mesma que discreta
no motor(como por exemplo passar de 4.100 para 4.400 onde as paredes do bloco ficam sensivelmente finas e menos resistentes)
mesmo em preparações aspiradas, o radiador de óleo manterá a temperatura estável em todas as faixas de giro e alimentação.
NEste tutorial vamos dar ênfase a intercoolers e radiadores de óleo com sistema ar/ar - óleo/ar.
os sistemas de água/ar/óleo (para radiadores de óleo) e ar/água (para intercoolers) não entrarei em detalhes pois necessita-se
de infra-estrutura adequada para montar as 2 tipos de galerias e o duto de passagem para o fluido (ar ou óleo). eu tentei montar
e não fui feliz, pois sempre no radiador de óleo a solda acabava dando vazão pelo calor e sempre contaminava o sisitema com água,
por causa das galerias ficarem amassadas ou não suportarem a pressão da água ou do óleo nas canaletas feitas apenas para 2 niveis (ar/agua)
como nos radiadores comuns.


1- consiga um radiador de carro num ferro velho, de preferencia que nao esteja muito detonado/corroído.
para economizar procure em oficinas onde alguns populares 1.0 semi-novos possuem motoristas barbeiros e tenham abraçado
postes e quebrado ao meio o radiador.( desta forma vc terá um radiador novo, sem corrosão, e não precisará de todo ele,
apenas uma parte.

S===0==========|
|====0==========|
|====0==========|
|====0==========|
|===0===========|
|==0============S
na ilustração acima o "0" quer dizer a rachadura ou fissura/amassado que o radiador doador da colmeia deverá ter como
requisito do seu formato para compor o radiador de óleo ou intercooler.
com uma tesoura de corte grande, procurecortar o radiador pela metade alinhando com a outro lado.

0=====|
0=====|
0=====|
0=====|
0=====S
com uma pistola de solda em estanho solde as galerias uma a uma com a outra parte da caixa da colmeia que não foi atingida.
atenção! esta etapa é a mais importante,pois se não for bem feito este trabalho de solda,
poderá interferir no funcionamento do sistema motor. é a parte
mais chata de se fazer, quanto maior o intercooler/radiador de óleo, melhor, mas também muito mis trabalhoso.
não se preocupa durante a soldacom as sanfonas, apenas com as galerias, pois ao isolar as galerias vc isola
ao mesmo tempo a passagem das sanfonas.As galerias devem casar e não ter restrições, muita atenção nisso!

S=====|
|======|
|======|
|======|
|=====S
Observe na ilustração acima que um bocal ficou de cada lado distribuido no espaço. este sistema é mais comumente aplicado em radiadores
de óleo para aliviar na colmeia a temperatura pulsando proximo da bomba de óleo. A saida do óleo deve ter acesso a um retorno no carter
a ser realizado furando e soldando um bico derosca para uma mangueira de malhade pelo menos 1 pol.
Já no caso do intercooler o bocal na caixa deve ser mais estreito e preferencialmente alinhado para não
atrapalhar o fluxo de ar, otimizando a presusrização: como exemplo temos o da S10
S==========|
|===========|
|==========S

aos que muitos possuem motores 4.400 (com o pistão do 4 pol e bloco rasgado) sempre façam bom uso do radiador de óleo, assim seus motores
sempre terão boa performance sem o risco de perda das propriedades detergentes do óleo lubrificante.
orçando os materiais citados:
1-pistola de solda 300w= 15 reais
2-estanho em rolo + pasta de solda = 4 reais
3-radiador estourado sem recuperação inteiriço= 30 reais (muitas vezes até de graçaou pelo kg do aluminio)
4-vc mesmo motendo a mão na massa = não tem preço.
sem contar a economia. um radiador de óleo/intercooler dos mais baratos está uns 250 reais sem mangueiras e retorno.
fica ae a dica.
lembrando que este tutorial é referencia com base em minhas experiencias malucas dentro de minha oficina, onde todo o conteudo não foi retirado de nenhum lugar ou de qualquer autor.

oumgue
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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por oumgue em Seg 27 Jul - 23:36:56

Parabéns! Vou falar com um amigo meu dum sandero que abraçou um muro mês passado, heheh

gmleo
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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por gmleo em Ter 28 Jul - 1:30:07

Ótima dica, na minha opnião, necessário para quem tem um carro preparado.

Xann
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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por Xann em Ter 28 Jul - 10:05:19

Fabio, agora vc poderia falar um pouco mais sobre a instalação dele no carro


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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 28 Jul - 11:31:39

Xann escreveu:Fabio, agora vc poderia falar um pouco mais sobre a instalação dele no carro

O intercooler é para carro turbos, pois refrigera o ar e logo o motor admite mais do mesmo, gerando mais potencia!
O radiador de oleo serve para qualquer carro, so fazer um adaptador para sair uma magueira pro radiador! Nesse caso voce reduz a temperatura do oleo, logo lubrifica mais!

Intercooler instalado


O de oleo

Aí voce ver o adaptador


E em uma moto, pra ver de da para usar em varios casos



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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por darlon em Ter 28 Jul - 12:25:01

radiador de oleo os fuscas tambem utilizam,pois sao refrigerados a ar,entao o oleo esqueta um pouco mais....

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 28 Jul - 13:01:40

E so uma, os radiador de ar quente, da para usar como de oleo?


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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por fabio_waltrick em Ter 28 Jul - 20:52:30

nunca usei...sei q os de agua aguentam bem

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por fabio_waltrick em Ter 28 Jul - 20:56:03

thallisguimaraes escreveu:
Xann escreveu:Fabio, agora vc poderia falar um pouco mais sobre a instalação dele no carro

O intercooler é para carro turbos, pois refrigera o ar e logo o motor admite mais do mesmo, gerando mais potencia!
O radiador de oleo serve para qualquer carro, so fazer um adaptador para sair uma magueira pro radiador! Nesse caso voce reduz a temperatura do oleo, logo lubrifica mais!

Intercooler instalado


O de oleo

Aí voce ver o adaptador


E em uma moto, pra ver de da para usar em varios casos


o aluno tirou 10. Laughing Razz

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por sanna10 em Ter 28 Jul - 21:13:05

a duvida que eue sempre tive é quanto a flange para captar o oleo para o radiador..

me parece que é feita junto ao filtro..

alguem ja viu alguma??

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por fabio_waltrick em Ter 28 Jul - 21:24:05

sanna10 escreveu:a duvida que eue sempre tive é quanto a flange para captar o oleo para o radiador..

me parece que é feita junto ao filtro..

alguem ja viu alguma??

sim, uma vez eu instalei uma que captava perto do filtro para retorno no carter.

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 28 Jul - 21:26:02

fabio_waltrick escreveu:nunca usei...sei q os de agua aguentam bem

Entao, o ar quente é que tem um radiador que passa a agua, ai o calor que é usado!
Logo funciona entao!

fabio_waltrick escreveu: o aluno tirou 10. Laughing Razz

Hehhehe, valeu

sanna10 escreveu:a duvida que eue sempre tive é quanto a flange para captar o oleo para o radiador..

me parece que é feita junto ao filtro..

alguem ja viu alguma??

Fala disso ??


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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por Xann em Qua 29 Jul - 9:02:39

Então Fábio, a dúvida é exatamente essa, onde instalar o radiador de óleo no motor do Opala, tipo, qual "veia" pegar e onde retornar ela. Essa flange aí que o Thallis postou seria uma ótima com certeza, muito fácil e instalar e não precisa fazer nenhum furo no motor.


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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 29 Jul - 9:52:13

Xann escreveu:Então Fábio, a dúvida é exatamente essa, onde instalar o radiador de óleo no motor do Opala, tipo, qual "veia" pegar e onde retornar ela. Essa flange aí que o Thallis postou seria uma ótima com certeza, muito fácil e instalar e não precisa fazer nenhum furo no motor.

O flange ali mostrou bem como é que tem de fazer, o radiador em si coloca na frente, como o do ar!


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ahn sim.

Mensagem por fabio_waltrick em Qua 29 Jul - 10:55:21

sim, sim esta eh uma muito usada, mas no caso em que citei, eu tava instalando num 4cc turbo...

por caiusa do retorno da turbina estar estrangulando (leia-se coletor tabajara, que o dono quis economizar e a posição da turbina pra malha ficou uma eca) eu inverti. usei o retorno do óleo pra volta do radiador de óleo ea entrada ligada no retorno da turbina, sacou? assim quando o óleo vem fervendo do mancal da turbina passa antes de chegar no carter no radiador resfriando-o antes de chegar no carter, onde a bomba de óleo pulsa para todo o sistema, estando desta forma numa temperatura aceitavel de lubrificação sem perder as propriedades detergentes de ação. Wink


Última edição por fabio_waltrick em Qua 29 Jul - 10:57:32, editado 1 vez(es) (Razão : erro de portugues..hehe)

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 29 Jul - 12:54:24

fabio_waltrick escreveu:sim, sim esta eh uma muito usada, mas no caso em que citei, eu tava instalando num 4cc turbo...

por caiusa do retorno da turbina estar estrangulando (leia-se coletor tabajara, que o dono quis economizar e a posição da turbina pra malha ficou uma eca) eu inverti. usei o retorno do óleo pra volta do radiador de óleo ea entrada ligada no retorno da turbina, sacou? assim quando o óleo vem fervendo do mancal da turbina passa antes de chegar no carter no radiador resfriando-o antes de chegar no carter, onde a bomba de óleo pulsa para todo o sistema, estando desta forma numa temperatura aceitavel de lubrificação sem perder as propriedades detergentes de ação. Wink

Agora ficou mais facil entender mesmo, mas no caso do motor original qualquer saida da certo?


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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por amantedeopalas em Seg 3 Ago - 19:51:07

tenho esta curiosidade tbm...

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por fabio_waltrick em Qua 5 Ago - 10:28:18

thallisguimaraes escreveu:

mas no caso do motor original qualquer saida da certo?
dar..certo dá... só que dependendo de onde se vá colocar, a vazão/pressão do óleo passando pelo radiador de óleo vai ficar comprometida... eu sempre procuro colocar proximo do retorno da bomba de óleo, assim a pressão/vazão é mais eficiente

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por thiago_tecnologia em Dom 4 Jul - 16:50:06

no mercado livre tão com um anuncio de uma flange q vai no filtro de oleo

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

Mensagem por kaio incerte em Dom 4 Jul - 21:26:17

opa,o cara ai eh meio inventor mesmo,,manja e esina a galera

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Re: Intercooler ou radiador de óleo apartir de sucata!!!

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