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Amortecedor da Direção

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Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 30/06/10, 08:26 am

Bom dia galera.

Estou tirando a DH do meu opala e instalando uma mecânica. Andei procurando algumas peças na Nafil e me deparei com um tal amortecedor de direção para opala de 82/87. Somente os carros deste ano sairam com essa peça ou todo carro com Direção mecânica tem que ter?

Abraços.

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Chiko em 30/06/10, 09:06 am

no meu ex-opala 82 4cil tiraram esse tal amortecedor mas sei que ele tinha...éééra pesado o bixo pra manobrar
tbm tenho uma dúvida sobre a direção mecanica tem alguma caixa compatível com a do opala e que seja mais leve??sem ser hidráulica...

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 30/06/10, 09:48 am

O peso da direção depende do peso do carro e largura de pneu.


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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 30/06/10, 12:21 pm

up

parra
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por parra em 30/06/10, 02:45 pm

eu tb gostaria de saber se posso instalar na minha caravan 83 hidraulica ...

andre-zambon
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 30/06/10, 03:00 pm

Vamos esperar a galera chegar!!

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 01/07/10, 07:40 am

Ninguém conhece esse amortecedor?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por j ricardo em 01/07/10, 10:14 am

Tá bom, ta bom. no catalogo diz que é so para 82/87 sem DH, não mostra nenhuma outra aplicação! a propósito, nenhum dos meus opalas teve isso!
(76,71,82dh,89dh,90,71).

parra
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por parra em 01/07/10, 05:49 pm

o meu carro transfere um pouco das irregularidades do asfalto para o volante ... é normal de opala ?
[]'s !

Chiko
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Chiko em 01/07/10, 10:06 pm

parra escreveu:o meu carro transfere um pouco das irregularidades do asfalto para o volante ... é normal de opala ?
[]'s !
meu tbm..

ORGUN
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por ORGUN em 02/07/10, 12:48 am

entao pessoal o amortecedor seria como uma hidraulica mais rustica ele aumenta a força do movimento do volante sobre as rodas fazendo mexer o eixo e virando na direção desejada carros extremamente pesados necessitam dessa peça para facilitar a vida quando parado. pense manobrar pra estacionar na mao mesmo provavel suaria como um cavalo fora a força que deveria ser empregada, motos de grande cilindrada utlilizam o mesmo sistema devido o peso do motor totalmente na frente e sobre instalar na direção hidraulica nao conheço motivo pois a bomba hidraulica exerce essa função facilitanto o giro do volante a claro sobre transferencia de irregularidades pro volante é normal nao so para opala mas quase tudo q tem 4 pneu e motor pq senao quebra a barra devido a tensao sobre o centro dos pinos dai é muro na certa, se ve isso com facilidade em jeep com direção mecanica devido a resistencia ser maior que a hidraulica q se quebra em rallys e tals axei isso pesquisando opala sempre ajuda opala!!
um carrinho q usa isso é nossos respeitados fuca!!


Última edição por ORGUN em 02/07/10, 01:17 am, editado 1 vez(es) (Razão : mais informação)

parra
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por parra em 02/07/10, 06:38 am

ORGUN escreveu: entao pessoal o amortecedor seria como uma hidraulica mais rustica ele aumenta a força do movimento do volante sobre as rodas fazendo mexer o eixo e virando na direção desejada carros extremamente pesados necessitam dessa peça para facilitar a vida quando parado. pense manobrar pra estacionar na mao mesmo provavel suaria como um cavalo fora a força que deveria ser empregada, motos de grande cilindrada utlilizam o mesmo sistema devido o peso do motor totalmente na frente e sobre instalar na direção hidraulica nao conheço motivo pois a bomba hidraulica exerce essa função facilitanto o giro do volante a claro sobre transferencia de irregularidades pro volante é normal nao so para opala mas quase tudo q tem 4 pneu e motor pq senao quebra a barra devido a tensao sobre o centro dos pinos dai é muro na certa, se ve isso com facilidade em jeep com direção mecanica devido a resistencia ser maior que a hidraulica q se quebra em rallys e tals axei isso pesquisando opala sempre ajuda opala!!
um carrinho q usa isso é nossos respeitados fuca!!

as motos sei que usam amortecedores de direção não é para manobrar, rs ... é para dar mais firmeza, evitar que a moto "perca a frente", balance em alta velocidade ...
Po então sobre passar muito para o volante, ja tive carros simples, como por ex um Escort 1.6 GL dos antigos, nossa, o volante dele transmitia muito menos que o opala, e só pode ser o sistema, arquitetura, adotada, pois o escortão foi meu primeiro carro, aos 14 anos, não tinha muito dinheiro para cuidar dele, ou seja, suspensão etc, nunca fiz nada ... e memso assim era um bom carro ...

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 02/07/10, 07:35 am

Diz meu professor lá no Senai que esse amortecedor serve justamente para absorver algumas irregularidades.

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por renangandini em 02/07/10, 08:00 am

em motos eu tenho certeza q eh pra evitar o chimbre(nao sei como escreve) em altas velocidades, em carros acredito q deve ter uma função parecida, a questao de nao ter em direcao hidraulica deve ser pelo fato de ser mais leve e facil de aniquilar essa oscilacao no braco mesmo, ja a mecanica exigiria força descomunal, dai a atuacao de um amortecerdor, mas posso estar falando a maior merda do mundo no caso dos carros rsrsrs.
qnt a irregularidades, realmente o opala transmite muito mais as imperfeições do solo pro volante do que outros carros, pelo menos o meu né, e olha q a suspensão eh minha eh TODA zerada. heheehe
coisa de opala

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 02/07/10, 08:42 am

E as vantagens de instalar em Opala que não tem? Teria como?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por ORGUN em 02/07/10, 11:24 am

putz entao da moto deve se o efeito contrario retardar as forças pra nao sai da linha, interessante e sobre o escort q o parra tava falando tb tive um e sempre notei essa sensação de mudanças na pista com menos intensidade em carro menores 1.0 e tals sei la provavel deve ser devido ao menor peso do bloco. vi na net que tem uns amortecedor com regulagem de 0 a 7 nao sei direito mas algo com mais duro e macio axo q diminui as pancadas e auxilia no volante. ainda pesquisando....

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por parra em 02/07/10, 12:52 pm

mas só colocando um ponto ... o opala não é pesado ... um comodoro 1983 pesa 1250 kg ... o vectra 1994 que tem aqui em casa esta marcando 1780 Kg ....
[]'s !


Última edição por parra em 02/07/10, 04:53 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Jean Bida em 02/07/10, 01:07 pm

Somente nos sem DH(todos que vi eram quadrados) e se não me falha só nos 4 cil... De resto não se usa...


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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por ORGUN em 05/07/10, 12:22 pm

entao a duvida se nao sao pesados pq trincam as longarinas???

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 05/07/10, 12:56 pm

Jean Bida escreveu:Somente nos sem DH(todos que vi eram quadrados) e se não me falha só nos 4 cil... De resto não se usa...

Dá pra entender o projeto do Opala? Sem DH tudo bem, mas pq só os 4 cil e de 82/87, como foi citado?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por ORGUN em 06/07/10, 05:01 am

talvez uma melhoria q demorou 5 anos pra ve q nao deu certo........

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por parra em 06/07/10, 08:23 am

ORGUN escreveu:entao a duvida se nao sao pesados pq trincam as longarinas???

falha de projeto na escolha da liga metalica usada na lanogarina ...
[]'s !

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por jean santi em 13/07/10, 10:39 am

meu cunhado tem um comodoro 89 dh com amortecedor o meu nao tinha e quando freiava puchava para o lado coloquei o amortecedor acabou o problema

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por frederico santos em 13/07/10, 04:55 pm

jean santi escreveu:meu cunhado tem um comodoro 89 dh com amortecedor o meu nao tinha e quando freiava puchava para o lado coloquei o amortecedor acabou o problema
Era 4 ou 6cc?já é uma boa dica!!

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 14/07/10, 07:21 am


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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Jean Bida em 14/07/10, 07:49 pm

jean santi escreveu:meu cunhado tem um comodoro 89 dh com amortecedor o meu nao tinha e quando freiava puchava para o lado coloquei o amortecedor acabou o problema
DAe! Estando 100% os freios e suas tubulaçoes,puxar na hora que pisa mais forte pode ser Cáster fora das medidas correas, ajusta-se atravéz dos tirantes.É barato e vale a pena conferir, carro que puxa andando é cambagem(agregado/eixo, usa-se calços ou ferramenta hidráulica para adequar aos -0,15 a +0,15 do Opala(+ quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo quando ela se inclinar para dentro).... ou mesmo um simples alinhamento...Isto para carros com estrutura 100%.Vale conferir num Auto Center que esteja com o equipamento CALIBRADO!!! e contar com um bom funcionário da loja.


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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 15/07/10, 07:27 am

Quando a parte superior da roda se inclina para fora é positivo.

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por jean santi em 16/07/10, 10:49 am

do cunhado 4cc meu 6cc e no meu ja tinha todos os parafusos para a instalaçao do amortecedor

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Jean Bida em 16/07/10, 03:22 pm

andre-zambon escreveu:Quando a parte superior da roda se inclina para fora é positivo.
Com certeza!!!
Jean Bida escreveu:(+ quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo quando ela se inclinar para dentro)....


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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 19/07/10, 09:40 am

Jean Bida escreveu:
andre-zambon escreveu:Quando a parte superior da roda se inclina para fora é positivo.
Com certeza!!!
Jean Bida escreveu:(+ quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo quando ela se inclinar para dentro)....

hauhauahaua...foi mal Jean, não interpretei o sinal de + como positivo, interpretei com "mas", desculpa aew..

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por laranjeira em 24/07/10, 10:51 pm

Para ajudar! Tive uma caravan 89 4cc que oscilava as rodas dianteiras sempre nas saidas de curvas de 90 graus. O problema só foi solucionado com a colocação de um amortecedor de direção.

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por andre-zambon em 26/07/10, 08:07 am

Realmente.. nos modernos acredito que seja necessário, mas nos antigos ainda não vi nenhum relato...

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por João Valentin em 13/11/14, 11:42 am

bom galera, meu opala passa por qualquer imperfeição no asfalto e eu sinto no volante, meu opala possui o amortecedor da direção ai pensei deve tar pifado o amortecedor só que fui comprar , e nao só tem para opala direção mecânica, meu opala é um 1985 4cc , compro sera essa do direção mecanica? tiro o amortecedor?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por João Valentin em 13/11/14, 01:32 pm

Bom acabei de retirar o amortecedor e dei uma volta com carro , senti o volante mais leve , mais macio, mas as imperfeiçoes continuo sentindo no volante, o que fazer troca o amortecedor ou andar sem,? a pelo numero dele descobri que é o que usam nos opala de direção mecânica.

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por sheep.83 em 29/04/15, 02:14 am

jean santi escreveu:do cunhado 4cc meu 6cc e no meu ja tinha todos os parafusos para a instalaçao do amortecedor

Onde vc arrumou? Ó meu tb é 6 e tb tem DH, no entanto eh um 1977, sempre que ando com ele sinto ele meio solto, parece que n controlo o carro, esse amortecedor da mais Firmeza?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Juliano comodoro 81 em 29/04/15, 07:36 am

o meu 82 tem mais e adaptado, logo que comprei ele ele andava balançando muito ai levei na mecânica de um amigo para ver o que era, ai ele fés um a relação das peças da suspensão tava tudo no ferro kkkkkk e ele disse esse amortecedor saiu em alguns.
conversei com o antigo dono e ele disse que ele transferia muito as irregularidades da pista para o volante ai um mecânico trocou o embuchamento e como cortesia instalou o tal amortecedor

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por sheep.83 em 29/04/15, 08:24 am

Juliano comodoro 81 escreveu:o meu 82 tem mais e adaptado, logo que comprei ele ele andava balançando muito ai levei na mecânica de um amigo para ver o que era, ai ele fés um a relação das peças da suspensão tava tudo no ferro kkkkkk e ele disse esse amortecedor saiu em alguns.
conversei com o antigo dono e ele disse que ele transferia muito as irregularidades da pista para o volante ai um mecânico trocou o embuchamento e como cortesia instalou o tal amortecedor

Mas é aí, que mudanças teve?

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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por Juliano comodoro 81 em 29/04/15, 09:51 am

sheep.83 escreveu:
Juliano comodoro 81 escreveu:o meu 82 tem mais e adaptado, logo que comprei ele ele andava balançando muito ai levei na mecânica de um amigo para ver o que era, ai ele fés um a relação das peças da suspensão tava tudo no ferro kkkkkk e ele disse esse amortecedor saiu em alguns.
conversei com o antigo dono e ele disse que ele transferia muito as irregularidades da pista para o volante ai um mecânico trocou o embuchamento e como cortesia instalou o tal amortecedor

Mas é aí, que mudanças teve?

Então eu tirei para dar umas voltas e depois coloquei de volta
menos transferencia das irregularidades dos terrenos, no asfalto e praticamente nula e alivia muito no cascalho.
Maior estabilidade
Manobras mais "macias"
Enfim recomendo a instalação do mesmo, lembrando que minha direção e mecânica.

sheep.83
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Re: Amortecedor da Direção

Mensagem por sheep.83 em 29/04/15, 10:42 am

Juliano comodoro 81 escreveu:
sheep.83 escreveu:

Mas é aí, que mudanças teve?

Pois é, a minha é mecânica, por isso a minha dúvida..

Então eu tirei para dar umas voltas e depois coloquei de volta
menos transferencia das irregularidades dos terrenos, no asfalto e praticamente nula e alivia muito no cascalho.
Maior estabilidade
Manobras mais "macias"
Enfim recomendo a instalação do mesmo, lembrando que minha direção e mecânica.

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Re: Amortecedor da Direção

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