Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
secagem do fundo! (primer) EmptyHoje à(s) 9:12:40 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
secagem do fundo! (primer) EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
secagem do fundo! (primer) EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
secagem do fundo! (primer) EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
secagem do fundo! (primer) EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
secagem do fundo! (primer) EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
secagem do fundo! (primer) EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
secagem do fundo! (primer) EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
secagem do fundo! (primer) EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

152 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 150 visitantes :: 1 motor de busca

juanopaleiro, lucas krause


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
tabarbosa (16850)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
Rubão6cc (15340)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
BANDIT (13573)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
Xann (10394)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
j ricardo (9376)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
Jean Bida (9320)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
secagem do fundo! (primer) Bar_leftsecagem do fundo! (primer) Barsecagem do fundo! (primer) Bar_right 

+2
tabarbosa
CELO SC
6 participantes

    secagem do fundo! (primer)

    CELO SC
    CELO SC
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : indaial SC
    Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/08/2009

    secagem do fundo! (primer) Empty secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por CELO SC Sáb 11 Set - 11:29:03

    ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por tabarbosa Sáb 11 Set - 12:18:49

    o tempo de secagem vem escrito na lata e depende do fabricante... em geral 2-3 dias... entre uma demao e outra eh recomendavel o nivelamento com lixa (taqueamento)... use um fundo pigmentado e proximo da cor da tinta que vai usar na ultima demao pois alem de ter uma nocao melhor do nivelamento entre as camadas para taquear, eh mais facil de uniformizar a cor (especialmente pra branco ou prata)
    CELO SC
    CELO SC
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : indaial SC
    Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/08/2009

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por CELO SC Sáb 11 Set - 15:47:39

    valeu amigo! brigadao...!
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por tabarbosa Sáb 11 Set - 17:37:25

    mas nao quer dizer que eu esteja certo... daqui a pouco chaga um entendido aqui e muda a conduta... e depois outro e outro e outro... como todo trabalho artesanal, nao eh uma ciencia exata... aqui 2+2 podem ser 4, 5, 6...
    jaisonopl
    jaisonopl
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 222
    Idade : 41
    Localização : Parana
    Modelo do carro : Diplomata se 91/92
    Cilindros : 6cilindros
    Data de inscrição : 07/09/2008

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por jaisonopl Sáb 11 Set - 21:59:26

    olha amigão eu aconselharia dar um tempinho legal entre o fundo ea tinta para q o fundo cure totalmente sem ter perigo de mapeamento ou risco de bolhas ,trincos etc
    eu acho q no minimo uma semana axo q seria o tempo para vc lixar ele ,mas após aplicado o fundo o ideal é vc aplicar o controle de lixamento q consiste em dar uma pulverizada bem rala na carroceria inteira com tinta escura de preferencia um preto duco bem diluido,depois de seco o fundo vc começa a lixar com um taco só vai estar bom quando esse preto q vc passou estiver totalmente removido da lataria esse preto serve para vc ter uma noção de nivelamento da lataria e se alguns pontos vc ver q a tinta ñ sai é porque esta com ondulação ai vc tera q retirar a ondulação e refazer até q fique bom
    Obs:(sempre usando um taco para lixar de preferencia grande)

    quando restaurei o meu demorei 3 meses de intervalo entre o fundo ea tinta
    ñ tenha pressa em fazer a lataria faça com calma q o tempo perdido em espera será recompensado no resultado final
    CELO SC
    CELO SC
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : indaial SC
    Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/08/2009

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por CELO SC Dom 12 Set - 1:01:29

    valeu amigos..! qual seria o numero exato da lixa para o fundo? lixa d agua? obrigadao a todos...
    opalass
    opalass
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 36
    Localização : Porto Velho
    Modelo do carro : Opala coupe
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/06/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por opalass Dom 12 Set - 1:27:15

    taco é akela peça retangular de borracha que voce encaixa a lixa nela para lixar o carro?
    grande
    grande
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 124
    Idade : 51
    Localização : Contagem MG
    Modelo do carro : Caravan 78
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por grande Dom 12 Set - 6:49:02

    jaisonopl escreveu:olha amigão eu aconselharia dar um tempinho legal entre o fundo ea tinta para q o fundo cure totalmente sem ter perigo de mapeamento ou risco de bolhas ,trincos etc
    eu acho q no minimo uma semana axo q seria o tempo para vc lixar ele ,mas após aplicado o fundo o ideal é vc aplicar o controle de lixamento q consiste em dar uma pulverizada bem rala na carroceria inteira com tinta escura de preferencia um preto duco bem diluido,depois de seco o fundo vc começa a lixar com um taco só vai estar bom quando esse preto q vc passou estiver totalmente removido da lataria esse preto serve para vc ter uma noção de nivelamento da lataria e se alguns pontos vc ver q a tinta ñ sai é porque esta com ondulação ai vc tera q retirar a ondulação e refazer até q fique bom
    Obs:(sempre usando um taco para lixar de preferencia grande)

    quando restaurei o meu demorei 3 meses de intervalo entre o fundo ea tinta
    ñ tenha pressa em fazer a lataria faça com calma q o tempo perdido em espera será recompensado no resultado final
    Concordo plenamente como vc , hoje já existe controles de lixamento bem evoluidos como da 3M por exemplo mas o efeito final é o mesmo e a técnica de de aplicar a tinta diluida é bem mais barata
    Quanto a secagem do fundo é realmente aconselhavel deixar curar mas não precisar ser uma semana, usando o catalizador na dose certa a maioria das marcas seca em 3 a 4 horas e cura em 24 ao ar livre e este tempo aida pode ser reduzido no painel infraverelho, mas isso e usado em oficinas em que o tempo é sempre importante no caso do nosso amigo acredito que não deva ter o painel e tambem não deve tar com sangria desatada então sugiro que aplique as demãos de fundo e se possivel coloque o carro no sol dois dias são suficientes pra lixar
    grande
    grande
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 124
    Idade : 51
    Localização : Contagem MG
    Modelo do carro : Caravan 78
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por grande Dom 12 Set - 6:50:51

    opalass escreveu:taco é akela peça retangular de borracha que voce encaixa a lixa nela para lixar o carro?
    sim é isso mesmo, existem tambem outros modelos e tamanhos
    grande
    grande
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 124
    Idade : 51
    Localização : Contagem MG
    Modelo do carro : Caravan 78
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por grande Dom 12 Set - 7:14:28

    CELO SC escreveu:valeu amigos..! qual seria o numero exato da lixa para o fundo? lixa d agua? obrigadao a todos...
    Não existe esta de exado, mas a gramatura inicial normalmente é 320, de preferência a seco, e da marca 3M ( os grãos são mais uniforme). Mas depois de efetuar o desbaste suficiente pra nivelar a superfície, vc tera que efetuar um corte mais fino pra apliar a tinta, senão as marcas da lixa aparecerão depois de pintado, eu uso sempre um disco hokit clean sand 500 na roto orbital, e depois outro 800. Mas se vc não tiver a máquina, pode fazer na lixa, use a 600, e depois a 800.Dedique um tempo maior nesta etapa, porque nada pior do que depois de pintado, vc encontrar pontos com as marcas de lixa.
    Quando terminar, aplique uma camada de tinta da cor que for pintar em toda a carroceria, e vistorie todo o carro à procura de algum lugar que não tenha ficado perfeito, pequenos furinhos podem ser tampados com kombifiler
    Claro que isto que eu tô te passando é um básico o ideal é que um proficional realise o serviço mas se vc tiver o conhecimento de como se faz pelo menos poderá cobrar dele que faça da forma correta
    grande
    grande
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 124
    Idade : 51
    Localização : Contagem MG
    Modelo do carro : Caravan 78
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por grande Dom 12 Set - 7:46:22

    CELO SC escreveu:ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
    Bom é o seguinte o lixamento entre as demão é opcional, v´rios pintores ainda usa esta técnica, e não está errado inclusive tem marcas de tinta que sugerem este procedimento.Mas eu não faço e vou explicar porque
    o lixamento do fundo só deve ser feito quando o mesmo estiver curado (curado e não apenas seco) porque se vc lixar com ele seco apenas,a camada de baixo ira puxar o desenho feito pela lixa, e quando o fundo curar totalmente, toda a área que vc tinha deixado lisinha, sem uma marca de lixa, estará tota marcada novamente.
    Então vc terá que esperar o fundo curar pra lixar certo? Certo e é ai que está o problema porque depois de curado vc ira lixar e e limpar todo o pó desengraxar novamente pra aplicar outar demão alem de muito trabalho existe a possibilidade do desplacamento porque as camadas estão sobrepostas uma em cima da outra que já esta curada por isso não estão fundidas entre sí
    Eu espero que a primeira demão esteja seca (ao toque) e aplico outra e da mesma forma a terceira, com isso elas iraõ curar juntas e formarão uma única camada é como estivessem fundidas uma na outra
    Mas detalhe importante no intervelo das demão não pode cair nenhum tipo de po na carroceria faça isso em um lugar livre de ventos improvise uma cabine
    Boa sorte
    CELO SC
    CELO SC
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : indaial SC
    Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/08/2009

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por CELO SC Dom 12 Set - 9:02:44

    po galera, voces sao demais e estao me ensinando muito! vou fazer tudo como o recomendado, tenho muito caprixo no q faco e nao tenho pressa!!! obrigado a todos voces!
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por j ricardo Seg 13 Set - 7:21:19

    grande escreveu:
    CELO SC escreveu:ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
    Bom é o seguinte o lixamento entre as demão é opcional, v´rios pintores ainda usa esta técnica, e não está errado inclusive tem marcas de tinta que sugerem este procedimento.Mas eu não faço e vou explicar porque
    o lixamento do fundo só deve ser feito quando o mesmo estiver curado (curado e não apenas seco) porque se vc lixar com ele seco apenas,a camada de baixo ira puxar o desenho feito pela lixa, e quando o fundo curar totalmente, toda a área que vc tinha deixado lisinha, sem uma marca de lixa, estará tota marcada novamente.
    Então vc terá que esperar o fundo curar pra lixar certo? Certo e é ai que está o problema porque depois de curado vc ira lixar e e limpar todo o pó desengraxar novamente pra aplicar outar demão alem de muito trabalho existe a possibilidade do desplacamento porque as camadas estão sobrepostas uma em cima da outra que já esta curada por isso não estão fundidas entre sí
    Eu espero que a primeira demão esteja seca (ao toque) e aplico outra e da mesma forma a terceira, com isso elas iraõ curar juntas e formarão uma única camada é como estivessem fundidas uma na outra
    Mas detalhe importante no intervelo das demão não pode cair nenhum tipo de po na carroceria faça isso em um lugar livre de ventos improvise uma cabine
    Boa sorte

    Ahá!!! então foi aí que errei...
    faz uns6 meses, talvez menos que pintei um opala '90, prata... pra quem nunca tinha feito isso achei que ficou razoavelmente bom...
    mas em alguns cantinhos apareceram algumas marcas de lixa, depois de pintado... nada muito aparente, mas quem prestar atenção percebe... então ou se deixa curar totalmente o fundo ou aplica-se varias demãos antes de secaren totalmente ?
    grande
    grande
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 124
    Idade : 51
    Localização : Contagem MG
    Modelo do carro : Caravan 78
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 06/09/2010

    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por grande Seg 13 Set - 8:19:51

    Então, esta ideia de juntar as tres demaõs em uma só e a forma que eu faço, mas como disse é opcional. Alguem pode perguntar, então porque não se aplica uma demão mais grossa? Porque a granulaçao do fundo ficará alta, e o primeiro corte praticamente é jogado fora,se vc dilui o fundo com thiner pra pu, e aplica duas ou tres demaõs, a superfície fica mais lisa e o aproveitamento do corte em cima do controle de lixamento e muito melhor. Agora não se engane, não é ou faça assim ou assado, de qualquer jeito deve-se esperar a cura para o lixamento e a quantidade de demaos será definida por vc, eu disse tres demãos, porque nosso amigo Celso disse que aplicaria, então ele deve ter avaliado a situação da carroceria, e definiu que é o suficiente eu uso de duas a tres no máximo
    Outra coisa mesmo com o fundo curado, se vc não cortar com uma lixa mais fina as ranhuras da primeira lixa ficara marcas.Tem pintor que finaliza o trabalho com lixa 320 e pinta por cima da pra imaginar o que vai acontecer né O ideal é no mínimo tres lixas para pintores experientes e ai pode ser 320 600 800 e quatro pra quem ta começando 320 400 600 800 e veja bem isto tambem não é uma regra cada pintor identifica uma maneira melhor de trabalhar e o abrasivos tambem


    Conteúdo patrocinado


    secagem do fundo! (primer) Empty Re: secagem do fundo! (primer)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 9:21:17