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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
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tabarbosa
CELO SC
6 participantes
secagem do fundo! (primer)
CELO SC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : indaial SC
Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº1
secagem do fundo! (primer)
ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº2
Re: secagem do fundo! (primer)
o tempo de secagem vem escrito na lata e depende do fabricante... em geral 2-3 dias... entre uma demao e outra eh recomendavel o nivelamento com lixa (taqueamento)... use um fundo pigmentado e proximo da cor da tinta que vai usar na ultima demao pois alem de ter uma nocao melhor do nivelamento entre as camadas para taquear, eh mais facil de uniformizar a cor (especialmente pra branco ou prata)
CELO SC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : indaial SC
Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº3
Re: secagem do fundo! (primer)
valeu amigo! brigadao...!
tabarbosa- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 16850
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008
- Mensagem nº4
Re: secagem do fundo! (primer)
mas nao quer dizer que eu esteja certo... daqui a pouco chaga um entendido aqui e muda a conduta... e depois outro e outro e outro... como todo trabalho artesanal, nao eh uma ciencia exata... aqui 2+2 podem ser 4, 5, 6...
jaisonopl- Opaleiro
- Número de Mensagens : 222
Idade : 41
Localização : Parana
Modelo do carro : Diplomata se 91/92
Cilindros : 6cilindros
Data de inscrição : 07/09/2008
- Mensagem nº5
Re: secagem do fundo! (primer)
olha amigão eu aconselharia dar um tempinho legal entre o fundo ea tinta para q o fundo cure totalmente sem ter perigo de mapeamento ou risco de bolhas ,trincos etc
eu acho q no minimo uma semana axo q seria o tempo para vc lixar ele ,mas após aplicado o fundo o ideal é vc aplicar o controle de lixamento q consiste em dar uma pulverizada bem rala na carroceria inteira com tinta escura de preferencia um preto duco bem diluido,depois de seco o fundo vc começa a lixar com um taco só vai estar bom quando esse preto q vc passou estiver totalmente removido da lataria esse preto serve para vc ter uma noção de nivelamento da lataria e se alguns pontos vc ver q a tinta ñ sai é porque esta com ondulação ai vc tera q retirar a ondulação e refazer até q fique bom
Obs:(sempre usando um taco para lixar de preferencia grande)
quando restaurei o meu demorei 3 meses de intervalo entre o fundo ea tinta
ñ tenha pressa em fazer a lataria faça com calma q o tempo perdido em espera será recompensado no resultado final
eu acho q no minimo uma semana axo q seria o tempo para vc lixar ele ,mas após aplicado o fundo o ideal é vc aplicar o controle de lixamento q consiste em dar uma pulverizada bem rala na carroceria inteira com tinta escura de preferencia um preto duco bem diluido,depois de seco o fundo vc começa a lixar com um taco só vai estar bom quando esse preto q vc passou estiver totalmente removido da lataria esse preto serve para vc ter uma noção de nivelamento da lataria e se alguns pontos vc ver q a tinta ñ sai é porque esta com ondulação ai vc tera q retirar a ondulação e refazer até q fique bom
Obs:(sempre usando um taco para lixar de preferencia grande)
quando restaurei o meu demorei 3 meses de intervalo entre o fundo ea tinta
ñ tenha pressa em fazer a lataria faça com calma q o tempo perdido em espera será recompensado no resultado final
CELO SC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : indaial SC
Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº6
Re: secagem do fundo! (primer)
valeu amigos..! qual seria o numero exato da lixa para o fundo? lixa d agua? obrigadao a todos...
opalass- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Idade : 36
Localização : Porto Velho
Modelo do carro : Opala coupe
Cilindros : 4
Data de inscrição : 04/06/2010
- Mensagem nº7
Re: secagem do fundo! (primer)
taco é akela peça retangular de borracha que voce encaixa a lixa nela para lixar o carro?
grande- Opaleiro
- Número de Mensagens : 124
Idade : 51
Localização : Contagem MG
Modelo do carro : Caravan 78
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº8
Re: secagem do fundo! (primer)
Concordo plenamente como vc , hoje já existe controles de lixamento bem evoluidos como da 3M por exemplo mas o efeito final é o mesmo e a técnica de de aplicar a tinta diluida é bem mais baratajaisonopl escreveu:olha amigão eu aconselharia dar um tempinho legal entre o fundo ea tinta para q o fundo cure totalmente sem ter perigo de mapeamento ou risco de bolhas ,trincos etc
eu acho q no minimo uma semana axo q seria o tempo para vc lixar ele ,mas após aplicado o fundo o ideal é vc aplicar o controle de lixamento q consiste em dar uma pulverizada bem rala na carroceria inteira com tinta escura de preferencia um preto duco bem diluido,depois de seco o fundo vc começa a lixar com um taco só vai estar bom quando esse preto q vc passou estiver totalmente removido da lataria esse preto serve para vc ter uma noção de nivelamento da lataria e se alguns pontos vc ver q a tinta ñ sai é porque esta com ondulação ai vc tera q retirar a ondulação e refazer até q fique bom
Obs:(sempre usando um taco para lixar de preferencia grande)
quando restaurei o meu demorei 3 meses de intervalo entre o fundo ea tinta
ñ tenha pressa em fazer a lataria faça com calma q o tempo perdido em espera será recompensado no resultado final
Quanto a secagem do fundo é realmente aconselhavel deixar curar mas não precisar ser uma semana, usando o catalizador na dose certa a maioria das marcas seca em 3 a 4 horas e cura em 24 ao ar livre e este tempo aida pode ser reduzido no painel infraverelho, mas isso e usado em oficinas em que o tempo é sempre importante no caso do nosso amigo acredito que não deva ter o painel e tambem não deve tar com sangria desatada então sugiro que aplique as demãos de fundo e se possivel coloque o carro no sol dois dias são suficientes pra lixar
grande- Opaleiro
- Número de Mensagens : 124
Idade : 51
Localização : Contagem MG
Modelo do carro : Caravan 78
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº9
Re: secagem do fundo! (primer)
sim é isso mesmo, existem tambem outros modelos e tamanhosopalass escreveu:taco é akela peça retangular de borracha que voce encaixa a lixa nela para lixar o carro?
grande- Opaleiro
- Número de Mensagens : 124
Idade : 51
Localização : Contagem MG
Modelo do carro : Caravan 78
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº10
Re: secagem do fundo! (primer)
Não existe esta de exado, mas a gramatura inicial normalmente é 320, de preferência a seco, e da marca 3M ( os grãos são mais uniforme). Mas depois de efetuar o desbaste suficiente pra nivelar a superfície, vc tera que efetuar um corte mais fino pra apliar a tinta, senão as marcas da lixa aparecerão depois de pintado, eu uso sempre um disco hokit clean sand 500 na roto orbital, e depois outro 800. Mas se vc não tiver a máquina, pode fazer na lixa, use a 600, e depois a 800.Dedique um tempo maior nesta etapa, porque nada pior do que depois de pintado, vc encontrar pontos com as marcas de lixa.CELO SC escreveu:valeu amigos..! qual seria o numero exato da lixa para o fundo? lixa d agua? obrigadao a todos...
Quando terminar, aplique uma camada de tinta da cor que for pintar em toda a carroceria, e vistorie todo o carro à procura de algum lugar que não tenha ficado perfeito, pequenos furinhos podem ser tampados com kombifiler
Claro que isto que eu tô te passando é um básico o ideal é que um proficional realise o serviço mas se vc tiver o conhecimento de como se faz pelo menos poderá cobrar dele que faça da forma correta
grande- Opaleiro
- Número de Mensagens : 124
Idade : 51
Localização : Contagem MG
Modelo do carro : Caravan 78
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº11
Re: secagem do fundo! (primer)
Bom é o seguinte o lixamento entre as demão é opcional, v´rios pintores ainda usa esta técnica, e não está errado inclusive tem marcas de tinta que sugerem este procedimento.Mas eu não faço e vou explicar porqueCELO SC escreveu:ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
o lixamento do fundo só deve ser feito quando o mesmo estiver curado (curado e não apenas seco) porque se vc lixar com ele seco apenas,a camada de baixo ira puxar o desenho feito pela lixa, e quando o fundo curar totalmente, toda a área que vc tinha deixado lisinha, sem uma marca de lixa, estará tota marcada novamente.
Então vc terá que esperar o fundo curar pra lixar certo? Certo e é ai que está o problema porque depois de curado vc ira lixar e e limpar todo o pó desengraxar novamente pra aplicar outar demão alem de muito trabalho existe a possibilidade do desplacamento porque as camadas estão sobrepostas uma em cima da outra que já esta curada por isso não estão fundidas entre sí
Eu espero que a primeira demão esteja seca (ao toque) e aplico outra e da mesma forma a terceira, com isso elas iraõ curar juntas e formarão uma única camada é como estivessem fundidas uma na outra
Mas detalhe importante no intervelo das demão não pode cair nenhum tipo de po na carroceria faça isso em um lugar livre de ventos improvise uma cabine
Boa sorte
CELO SC- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Localização : indaial SC
Modelo do carro : opala comodoro 1981 cupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº12
Re: secagem do fundo! (primer)
po galera, voces sao demais e estao me ensinando muito! vou fazer tudo como o recomendado, tenho muito caprixo no q faco e nao tenho pressa!!! obrigado a todos voces!
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº13
Re: secagem do fundo! (primer)
grande escreveu:Bom é o seguinte o lixamento entre as demão é opcional, v´rios pintores ainda usa esta técnica, e não está errado inclusive tem marcas de tinta que sugerem este procedimento.Mas eu não faço e vou explicar porqueCELO SC escreveu:ola amigos! boa tarde..! logo vou pintar meu Opala, sobre a secagem final do Fundo, vou passar 3 demaos, qual seria o manuseio correto e o tempo de espera para receber a tinta? devo lixar o fundo entre as demaos? qual o intervalo sobre demaos? vou usar fundo PU.! se alguem puder me deixar detalhes sobre isso desde ja agradeco!! obrigado pessoal..!
o lixamento do fundo só deve ser feito quando o mesmo estiver curado (curado e não apenas seco) porque se vc lixar com ele seco apenas,a camada de baixo ira puxar o desenho feito pela lixa, e quando o fundo curar totalmente, toda a área que vc tinha deixado lisinha, sem uma marca de lixa, estará tota marcada novamente.
Então vc terá que esperar o fundo curar pra lixar certo? Certo e é ai que está o problema porque depois de curado vc ira lixar e e limpar todo o pó desengraxar novamente pra aplicar outar demão alem de muito trabalho existe a possibilidade do desplacamento porque as camadas estão sobrepostas uma em cima da outra que já esta curada por isso não estão fundidas entre sí
Eu espero que a primeira demão esteja seca (ao toque) e aplico outra e da mesma forma a terceira, com isso elas iraõ curar juntas e formarão uma única camada é como estivessem fundidas uma na outra
Mas detalhe importante no intervelo das demão não pode cair nenhum tipo de po na carroceria faça isso em um lugar livre de ventos improvise uma cabine
Boa sorte
Ahá!!! então foi aí que errei...
faz uns6 meses, talvez menos que pintei um opala '90, prata... pra quem nunca tinha feito isso achei que ficou razoavelmente bom...
mas em alguns cantinhos apareceram algumas marcas de lixa, depois de pintado... nada muito aparente, mas quem prestar atenção percebe... então ou se deixa curar totalmente o fundo ou aplica-se varias demãos antes de secaren totalmente ?
grande- Opaleiro
- Número de Mensagens : 124
Idade : 51
Localização : Contagem MG
Modelo do carro : Caravan 78
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº14
Re: secagem do fundo! (primer)
Então, esta ideia de juntar as tres demaõs em uma só e a forma que eu faço, mas como disse é opcional. Alguem pode perguntar, então porque não se aplica uma demão mais grossa? Porque a granulaçao do fundo ficará alta, e o primeiro corte praticamente é jogado fora,se vc dilui o fundo com thiner pra pu, e aplica duas ou tres demaõs, a superfície fica mais lisa e o aproveitamento do corte em cima do controle de lixamento e muito melhor. Agora não se engane, não é ou faça assim ou assado, de qualquer jeito deve-se esperar a cura para o lixamento e a quantidade de demaos será definida por vc, eu disse tres demãos, porque nosso amigo Celso disse que aplicaria, então ele deve ter avaliado a situação da carroceria, e definiu que é o suficiente eu uso de duas a tres no máximo
Outra coisa mesmo com o fundo curado, se vc não cortar com uma lixa mais fina as ranhuras da primeira lixa ficara marcas.Tem pintor que finaliza o trabalho com lixa 320 e pinta por cima da pra imaginar o que vai acontecer né O ideal é no mínimo tres lixas para pintores experientes e ai pode ser 320 600 800 e quatro pra quem ta começando 320 400 600 800 e veja bem isto tambem não é uma regra cada pintor identifica uma maneira melhor de trabalhar e o abrasivos tambem
Outra coisa mesmo com o fundo curado, se vc não cortar com uma lixa mais fina as ranhuras da primeira lixa ficara marcas.Tem pintor que finaliza o trabalho com lixa 320 e pinta por cima da pra imaginar o que vai acontecer né O ideal é no mínimo tres lixas para pintores experientes e ai pode ser 320 600 800 e quatro pra quem ta começando 320 400 600 800 e veja bem isto tambem não é uma regra cada pintor identifica uma maneira melhor de trabalhar e o abrasivos tambem
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