Gostaria de saber de qual carro posso usar, e como fazer a fixação dela na polia damper.
Alguém aí já fez essa adaptação?
Obrigado!
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edu4100 escreveu:A minha é exatamente igual a essa do link, feita pela Powertech.
Pra quem já tem uma damper dessas, usar uma de omega seria um retrocesso!
Além do fato de que pra usar polia de omega, tem que trocar todo o sistema de polias do carro para usar correias poli-V.
A questão é: qual roda fônica usar, e como adaptá-la na polia damper?
opalastreet80 escreveu:é igual a minha tb,mas nao tem misterio é só adaptar..
eu nao passei por isso ainda, mas acho que vc precisaria:
- fazer tres furos perfeitamente centralizados na polia em um torneiro..
- fazer uma rodela de metal, onde será fixada a rodafonica pelos tres parafusos..
na rodela com a roda fonica vc faz os furos largos <--O--> para que vc possa regular a posição da rodafonica, depois de regular é só apertar bem com arruelas de pressão e porcas poly lock e nunca mais se incomode..
se for usar um dia sem injeção só tirar fora..
leve em um torneiro que faça tudo com centralizador pra nao ficar desbalanceada..
edu4100 escreveu:Como os amigos já disseram, o maior problema da roda fônica é que ela precisa ficar bem centralizada e bem fixada, pois qualquer coisinha fora já atrapalha no funcionamento dela.
Portanto, desde que esses furos sejam centralizados, e você crie um "suporte" pra fixar a roda fônica na polia, sem problema. A que vou usar é justamente uma de uno/palio.
Vale lembrar que a polia original é boa só pra originais, motor com alguma coisinha de preparação já faz as polias originais voarem longe...
obrigadão!edu4100 escreveu:Fala Novacki, blz?
A roda fônica, qualquer uma dá certo, você só tem que procurar algum modelo que fique mais fácil de adaptar na sua polia, e que fique bem fixada e centralizada.
O pessoal diz pra usar de omega porque daí usam a polia inteira, com a roda fônica embutida, se for pra continuar com a polia do opala (ou damper), qualquer roda fônica serve!
novacki escreveu:É oque eu vou tentar, mas com a roda fonica do vectra, que da de comprar por 20,00 a 30,oo e fixa por traz da polia.
Outra duvida que tenho, o sensor de roda fonica posso fixar ele em qualquer lugar, exemplo: do lado direito ou esquerdo? que sensor seria bom? o do vectra mesmo? E que distância ele deve ficar da roda fônica?
Estou planejando fazer um suporte para ele parafusado no bloco.
Edu4100 posta fotos do seu opala turbo flwedu4100 escreveu:Sim kelvisson, muita gente usa a damper powertech com o cubo do 4cil, sem problemas!
Novacki, o sensor você pode fixar em qualquer lugar sim, apenas lembrando que ele tem uma marca de alinhamento, geralmente no 15º dente depois da falha da fônica.
Ou seja, coloca o cilindro 1 no PMS, e alinha o 15º dente depois da falha certinho no sensor.
Recomendo o seguinte: escolhe o lugar certinho onde fixar o sensor, coloque ele no lugar sem fixar a polia, daí você faz as marcações para conseguir fixar a polia no local certinho que bata o 15º no sensor com o PMS1.
O sensor fica praticamente colado com a fônica, nao lembro a medida, mas é coisa de menos de 1mm... eu uso o sensor marelli do fiat, que é vendido pela fueltech...
sebastiao s junior escreveu:oi galera eu queria saber se alguem ai ja montou alguma ela e só encaixada no vira ou nao obrigado
Tava pensando bem nisso...bira1711 escreveu:A roda fônica do omega vai afixada na polia através de 3 parafusos, você já cogitou a possibilidade de usa-la?
gm_sparco escreveu: Eu utilizei roda fonica do omega[img][/img]
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Essas polias originais não seguram bem em altas rotações, acima de 4800 rpms o risco de sair é grande. Se for paralela então.... Um bom balanceamento pode ajudar, mas nesse caso ja aproveitaria o trabalho para trocar a original por uma dumper.gel_pp escreveu:DAMPER OMEGA 4.1 + POLIA ORIGINAL " />
Marcos Adriano escreveu:esse suporte do alternador é do omega ou foi feito por vc ou algum conhecido?
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