Bom, a algum tempo estou tentando acertar o motor da minha c10 4 cilindros álcool.
A idéia inicial era montar um carburador solex 40 (consegui zero, álcool, o mesmo da rural 4 cilindros e caminhão chevrolet canavieiro). Foi impossível o acerto, visot que o coletor congelava. Mesmo com um sistema de aquecimento (flange de alumínio com um cano de cobre pelo qual circulava água não deu certo), o motor funcionava bem só na marcha lenta, ainda tinha um giclê 210......como principal.
Aí apelei, retirei meu solex 34 do opala com coletor aquecido e tudo e coloquei na jabiraca, mas antes dei um trato. No opala, o funcionamento até que era legal e bem econômico, porém muito fraco. O carburador é o mais pobre para álcool e 4 cil, com venturis 20, 21 e giclês principais 125 e 105 (boa economia e desempenho muito ruim).
Para a pick up, seria pior ainda......mais peso e tals.
Retirei os venturis e giclês e substituí pelos irmãos mais gordos 23, 27 e 145, 185 respectivamente, coloquei também uma agulha 222. Tive uma grande decepção, estourava e não andava, amarrava.......achei que fosse falta de combustível, aí fui aumentando o giclê do primeiro estágio....150,160,170.....mas nada, o problema continuou e piorou...
Voltei os venturis antigos 20 e 21 coloquei os giclês 145 e 185. Melhorou, mas começou a dar excessos. Regulei a bóia e colquei 3 anéis (calço) na agulha. Este problema resolveu, mas agora me parece que dá falta (pisa e não vai).
Será que o problema é o nível do combustível na cuba que está baixo demais???? ou giclê ainda pequeno....ou grande demais. Lembrando que os pistões da c10 são 1,5mm ou seja de diâmetro 103,1mm.
Interessante é que acreditei que com o venturi maior, haveria queima melhor pela passagem de um volume de ar maior pelo carburador a uma velocidade menor.
É pessoal, agora aguardo opiniões......está chato para acertar.
abraço
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