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Diego quenutt78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 395
Localização : MA
Cilindros :
Data de inscrição : 27/09/2011
- Mensagem nº1
.....
........
Última edição por Diego quenutt78 em Ter 2 Ago - 16:55:14, editado 1 vez(es)
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº2
Re: .....
No meu opala fiz essa adaptação... Ventuinha elétrica do Fiat Tipo 1.6 (+) a hélice mecânica do opala.
Adaptação ficou muito bem feita por sinal. O radiador do opala ficou entre as 02 hélices...
Nem dá p/ ver a ventuinha direito... Ficou 'embutida' p/ dentro da grade.
Vou ver se tiro fotos, neste fim de semana e posto aqui p/ vc ver como ficou ok?! Abrs!!
Adaptação ficou muito bem feita por sinal. O radiador do opala ficou entre as 02 hélices...
Nem dá p/ ver a ventuinha direito... Ficou 'embutida' p/ dentro da grade.
Vou ver se tiro fotos, neste fim de semana e posto aqui p/ vc ver como ficou ok?! Abrs!!
Diego quenutt78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 395
Localização : MA
Cilindros :
Data de inscrição : 27/09/2011
- Mensagem nº3
Re: .....
...
Última edição por Diego quenutt78 em Ter 2 Ago - 16:56:33, editado 1 vez(es)
Ricardo China- Opaleiro
- Número de Mensagens : 211
Localização : Ribeirão Preto/SP
Modelo do carro : 1975 Chevrolet C10, 1990 Gol GTS 1.8, agora turbo com Master Power 42/48, intercooler e injetado na Pandoo.
Cilindros : seis.
Data de inscrição : 29/12/2009
- Mensagem nº4
Re: .....
Olha, outra solução legal é adaptar o conjunto dos primeiros Ford Mondeo.
Foi o que meu mecânico fez no Pumão, e ficou muito jóia.
O cojunto de ventoinhas (são duas) casa bem direitinho no radiador do Opala, e o controle da temperatura é outra coisa!
Foi o que meu mecânico fez no Pumão, e ficou muito jóia.
O cojunto de ventoinhas (são duas) casa bem direitinho no radiador do Opala, e o controle da temperatura é outra coisa!
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº5
Re: .....
Ricardo China escreveu:Olha, outra solução legal é adaptar o conjunto dos primeiros Ford Mondeo.
Foi o que meu mecânico fez no Pumão, e ficou muito jóia.
O cojunto de ventoinhas (são duas) casa bem direitinho no radiador do Opala, e o controle da temperatura é outra coisa!
china, te dou o maior valor meu irmao, so fanzaço de gtb seu carro é bonito demaais mano, parabens pela maquina
aí anderson , tambem quero ver sua adaptaçao e relaçao simplificadinha de como vc fez
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº6
Re: .....
legal a ideia mas tem de ter muita atenção, pois par acolocar helice na frente do radiador, tem de ser helice que realmente vai na frente ou seja, puxa o ar da frente e faz passar atravez do radiador, se pegar uma que fica originalmente atras do radiador, e montar na frente, ao ligar ela sopra para frente ou seja, anula a entrada de ar do carro .
Nao adianta inverter a polaridade no motor eletrico que a helice nao tem eficiencia, tem helice que so sopra em um sentido, no outro, ou seja reverso ela so faz barulho e nao sopra.
é isso.
Nao adianta inverter a polaridade no motor eletrico que a helice nao tem eficiencia, tem helice que so sopra em um sentido, no outro, ou seja reverso ela so faz barulho e nao sopra.
é isso.
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Pintto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 405
Idade : 37
Localização : Duque de Caxias - RJ
Modelo do carro : Diplomata 87
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº7
Re: .....
Alguns carros tem a ventoinha do ar condicionado na frente do radiador.
No Astra é assim, e alguns Corsas e Classics tambem.
No Astra é assim, e alguns Corsas e Classics tambem.
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº8
Re: .....
Diego quenutt78 escreveu:andersonopala escreveu:No meu opala fiz essa adaptação... Ventuinha elétrica do Fiat Tipo 1.6 (+) a hélice mecânica do opala.
Adaptação ficou muito bem feita por sinal. O radiador do opala ficou entre as 02 hélices...
Nem dá p/ ver a ventuinha direito... Ficou 'embutida' p/ dentro da grade.
Vou ver se tiro fotos, neste fim de semana e posto aqui p/ vc ver como ficou ok?! Abrs!!
valeeewww!!
to na espera..e me da um toque na questão de gastos...se for possivel
Ok!! Paguei 150,00 na ventuinha(ferro velho) + 20,00 do suporte da mesma e 60,00 da mão de obra.
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº9
Re: .....
wyllerson punk escreveu:Ricardo China escreveu:Olha, outra solução legal é adaptar o conjunto dos primeiros Ford Mondeo.
Foi o que meu mecânico fez no Pumão, e ficou muito jóia.
O cojunto de ventoinhas (são duas) casa bem direitinho no radiador do Opala, e o controle da temperatura é outra coisa!
china, te dou o maior valor meu irmao, so fanzaço de gtb seu carro é bonito demaais mano, parabens pela maquina
aí anderson , tambem quero ver sua adaptaçao e relaçao simplificadinha de como vc fez
E aí brother!! Pode deixar!! Vou tirar fotos ainda hoje e posto aqui ok?!
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº10
Re: .....
Ivo Filho escreveu:legal a ideia mas tem de ter muita atenção, pois par acolocar helice na frente do radiador, tem de ser helice que realmente vai na frente ou seja, puxa o ar da frente e faz passar atravez do radiador, se pegar uma que fica originalmente atras do radiador, e montar na frente, ao ligar ela sopra para frente ou seja, anula a entrada de ar do carro .
Nao adianta inverter a polaridade no motor eletrico que a helice nao tem eficiencia, tem helice que so sopra em um sentido, no outro, ou seja reverso ela so faz barulho e nao sopra.
é isso.
Sim!! Vc esta correto!! Na hora em que for comprar, tem que ficar atento a esses detalhes mesmo...
Se pegar a ventuinha já c/ o suporte onde ela fica encaixada dentro, vc já saberá por onde ela vai soprar...
Quando comprei a minha no ferro velho, pedi p/ kra fazer um teste de funcionamento dela antes...
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº11
Re: .....
E ai china...mas vc tirou a original p usar a dupla do mondeo?
Ricardo China- Opaleiro
- Número de Mensagens : 211
Localização : Ribeirão Preto/SP
Modelo do carro : 1975 Chevrolet C10, 1990 Gol GTS 1.8, agora turbo com Master Power 42/48, intercooler e injetado na Pandoo.
Cilindros : seis.
Data de inscrição : 29/12/2009
- Mensagem nº12
Re: .....
frederico santos escreveu:E ai china...mas vc tirou a original p usar a dupla do mondeo?
Positivo Frederico, a hélice mecânica original saiu fora, e adaptamos a coifa com as ventoinhas no radiador.
Ah, ia esquecendo, também selamos o radiador e montamos um vaso de expansão.
Diego quenutt78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 395
Localização : MA
Cilindros :
Data de inscrição : 27/09/2011
- Mensagem nº13
Re: .....
andersonopala escreveu:Diego quenutt78 escreveu:
valeeewww!!
to na espera..e me da um toque na questão de gastos...se for possivel
Ok!! Paguei 150,00 na ventuinha(ferro velho) + 20,00 do suporte da mesma e 60,00 da mão de obra.
valew..to na espera das fotos pra ver como ficou esse suporte na frente...
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
Opala Diplomata 1988[EX]
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
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Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
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Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 30/10/2008
- Mensagem nº14
Re: .....
Já ouvi falar dessas do classic que fica na frente do radiador, para ar condicionado, alguém já utilizou elas?
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº15
Re: .....
Pessoal; Desculpem-me pela demora das fotos... Segue algumas que tirei c/ o celular mesmo, porque minha câmera deu pau...
Por isso a qualidade não é lá essas coisas, más espero que dê p/ entender e de alguma forma, ter ajudado...
Essa aqui é de como ela ficou dentro da grade...
Dentro da grade lado esquerdo...
Lado direito com o chicote...
Agora, dentro do cofre... Notem, que eu tive que cortar um pouco na lata p/ embutir a ventuinha...
Essa foto mais de perto...
E essa, como nem dá p/ ver direito a adaptação feita...
Espero que as fotos ajudem... Abraços!!
Por isso a qualidade não é lá essas coisas, más espero que dê p/ entender e de alguma forma, ter ajudado...
Essa aqui é de como ela ficou dentro da grade...
Dentro da grade lado esquerdo...
Lado direito com o chicote...
Agora, dentro do cofre... Notem, que eu tive que cortar um pouco na lata p/ embutir a ventuinha...
Essa foto mais de perto...
E essa, como nem dá p/ ver direito a adaptação feita...
Espero que as fotos ajudem... Abraços!!
Diego quenutt78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 395
Localização : MA
Cilindros :
Data de inscrição : 27/09/2011
- Mensagem nº16
Re: .....
andersonopala escreveu:Pessoal; Desculpem-me pela demora das fotos... Segue algumas que tirei c/ o celular mesmo, porque minha câmera deu pau...
Por isso a qualidade não é lá essas coisas, más espero que dê p/ entender e de alguma forma, ter ajudado...
Essa aqui é de como ela ficou dentro da grade...
Dentro da grade lado esquerdo...
Lado direito com o chicote...
Agora, dentro do cofre... Notem, que eu tive que cortar um pouco na lata p/ embutir a ventuinha...
Essa foto mais de perto...
E essa, como nem dá p/ ver direito a adaptação feita...
Espero que as fotos ajudem... Abraços!!
vaaaaaaaalew cara..da pra te uma noçao da coisa ja..
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº17
Re: .....
Diego quenutt78 escreveu:ola gurizada...preciso sabe se ja tem um topico..caso nao tiver alguem me ajuda..
queria coloca uma ventoinha na frente do radiador..alem da aélice normal..se alguem ja fes me da umas dicas de preferencia com fotos...axo q os Opala 92 vinham assim..
abraçoooooooooooooooooo
Vc tem que tre cuidado exatamente com oque o IVO falou......de ter uma ventuinha que seja exatamente pela frente do radiador ......
Eu uso uma de toyta V6........pequena e comapacte .....(até porque só assim que cabe na frente ...)
As merceds V8 tem 2 ventuinhas fronatais ......mas infelismete o conjunto não cabe no radiador do opala (6cc) ...e não tem espaço na frente do carro pra coloca-las ....
o meu ficou assim :(ruim de ver...)
https://2img.net/r/ihimg/f/43/dscf6603k.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/f/576/dscf6604t.jpg/
VENDOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1027
Idade : 39
Localização : Litoral Paulista
Modelo do carro : Diplomata 1988 2.5
Cilindros : 4cil 2500cc
Data de inscrição : 18/03/2009
- Mensagem nº18
Re: .....
a minha caravan tem duas na frente e a de 7 pas atras e não é que o carro esquenta na suida?!?
Deve ter coisa errada!!! fora que uma das duas eletricas liga mesmo com a ignição desligada(FIAT?!?) e a outra só com o ar ligado...
E ja ia esquecendo meu radiador é de coumeia tripla! Vê se pode?
Deve ter coisa errada!!! fora que uma das duas eletricas liga mesmo com a ignição desligada(FIAT?!?) e a outra só com o ar ligado...
E ja ia esquecendo meu radiador é de coumeia tripla! Vê se pode?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº19
Re: .....
tem que ver se as ventuinhas estão soparndo ou puxando o ar....
tem que ver se a valvula termostática não está presa .....ai vc. terai 30% .....ou metade ...ou até 1/4 da capacidade de circulação de água do radiador....
tem que ver as galerias do radiador ......
a tampa do radiador.....
água sobre pressão demora + a ferver...
água sem presssão ferve em torno dos 100°C
tem que ver se a valvula termostática não está presa .....ai vc. terai 30% .....ou metade ...ou até 1/4 da capacidade de circulação de água do radiador....
tem que ver as galerias do radiador ......
a tampa do radiador.....
água sobre pressão demora + a ferver...
água sem presssão ferve em torno dos 100°C
VENDOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1027
Idade : 39
Localização : Litoral Paulista
Modelo do carro : Diplomata 1988 2.5
Cilindros : 4cil 2500cc
Data de inscrição : 18/03/2009
- Mensagem nº20
Re: .....
ta sem valvula (calma antes de me matar)
Radiador "parece" limpo
Tampa da blazer
Atente para a coifa original, radiador e tampa.
Ja pencei no seguinte, sera que as aletas da bomba dagua não estão gastas, dando pouco arrasto de agua???
Radiador "parece" limpo
Tampa da blazer
Atente para a coifa original, radiador e tampa.
Ja pencei no seguinte, sera que as aletas da bomba dagua não estão gastas, dando pouco arrasto de agua???
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
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Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
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Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 30/10/2008
- Mensagem nº21
Re: .....
Uma dúvida boba,
a ventuinha elétrica tem que soprar o motor ou puxar do motor.
a ventuinha elétrica tem que soprar o motor ou puxar do motor.
VENDOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1027
Idade : 39
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Modelo do carro : Diplomata 1988 2.5
Cilindros : 4cil 2500cc
Data de inscrição : 18/03/2009
- Mensagem nº22
Re: .....
sentido parachoque - motor, ou sopra de fora pra dentro!!!
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
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- Mensagem nº23
Re: .....
então ela sopra o motor, certo?
VENDOPALA- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1027
Idade : 39
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- Mensagem nº24
Re: .....
sim, pega ar de fora + fresco e manda pro motor, passando pelo radiador!!! Abraço
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
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- Mensagem nº25
Re: .....
Obrigado!
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3572
Idade : 45
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº26
Re: .....
Em 2010 o diplozão começou a ficar muito quente, ja tinha trocada a água do radiador, a tampa do radiador, troquei valvula, fiz a feira (cebolinha e cebolão, alface, tomate, rss, desculpe me empolguei), nada resolvia, me enfezei e levei para varetar o radiador, incrivel a quantidade de sujeira que saiu de lá, praticamente dobrou a capacidade do radiador.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
megadeth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 476
Idade : 49
Localização : São Carlos-SP
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4
Data de inscrição : 04/05/2013
- Mensagem nº27
Re: .....
Alguem tem adaptou a ventoinha eletrica na parte de trás, €liminando a m€cânica?
Gostaria d€ sab€r o mod€lo usado € s€ possiv€l fotos
€stava olhando m€u motor o €spaço €´b€m p€qu€no
Como não t€nho probl€ma d€ aqu€cim€nto gostaria d€ r€tirar a m€cânica para aliviar um pouco o motor(s€i qu€ €´imp€rc€ptív€l) € tamb€´m no caso d€ cong€stionam€ntos a €l€trica funciona m€lhor
PS d€sculp€m a font€ da l€tra €€€€€€ m€u micro €stá bichado!
Gostaria d€ sab€r o mod€lo usado € s€ possiv€l fotos
€stava olhando m€u motor o €spaço €´b€m p€qu€no
Como não t€nho probl€ma d€ aqu€cim€nto gostaria d€ r€tirar a m€cânica para aliviar um pouco o motor(s€i qu€ €´imp€rc€ptív€l) € tamb€´m no caso d€ cong€stionam€ntos a €l€trica funciona m€lhor
PS d€sculp€m a font€ da l€tra €€€€€€ m€u micro €stá bichado!
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Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc