Eu sou suspeito pra falar desses motores... Gosto muito deles. Os famosos Y-Block. São quase indestrutíveis. Já aprontei um bocado com eles. hehehe
Bom...
Se quiser saber a data de fabricação desse motor, posto aqui como faz... Só dizer.
Se a vareta de óleo for na lateral, esse bloco era de um caminhão/caminhonete. Se for na frente, é Galaxie. O carter dos caminhões/caminhonetes é quase plano tb. O dos Galaxie tem um formato diferente. Se mudar o carter, tem que mudar a posição da vareta também. No bloco tem os furos já, só tirar o tampão. Muito cuidado com a rosca do pescador do carter na bomba de óleo. Ela rosqueia torto com facilidade e estraga a rosca da bomba.
Próximo ao distribuidor, onde prende o suporte dos cabos de vela, as vezes vem escrito 272 ou 292. As vezes também vem escrito do lado daquela mangueira que vai da bomba d'água pro coletor de admissão. Mas para ter certeza absoluta do que é, só abrindo ele.
As juntas para esses motores acha (ou achava?) com certa facilidade. Mas são um tanto caras... Quando montei o meu deu trabalho para achar as do cabeçote originais, de lata. Fica outra coisa a taxa de compressão com elas. hehe
Os balancins desse motor também se desgastam com certa facilidade. A lubrificação do cabeçote dele tem uma certa deficiência. Tem que manter tudo sempre limpo para não ter problemas. Troque o óleo a cada 5 mil km e não deve ter problemas.
O filtro de óleo também é fácil de se montar errado. Ou montar coisa antiga de prateleira. As vedações vazam. E vaza um bocado de óleo. hehe
Esse motor é de baixa rotação. Potência máxima dele se dá em torno de 4400 rpm. Mas tem um excelente torque em baixa rotação. Tanto o 272 quanto o 292.
Na época que montei o meu, pistão do 292 STD era fácil de achar, ninguém queria. O bloco do 272 e 292 são iguais. Portanto, se for retificar e for um 272 com medida alta, as vezes ainda é possível fazer isso. Monte um 292 STD.
Um dos principais problemas de pressão de óleo na parte alta desse motor, além da sujeira que entope os dutos, se deve ao desgaste das buchas de comando.
Se for usar ele no carro, tenha sempre um pino da engrenagem do distribuidor de reserva. hehehe
Caso decida usar o carburador Motorcraft dos 302 nele (fica bom. hehe), verifique a base. As vezes o espaçador de baquelite que vem no 272/292 não é grande o suficiente e dá entrada falsa de ar na base do Motorcraft.
De cabeça acho que é isso...
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