Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Dados Para Alinhamento EmptyHoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Dados Para Alinhamento EmptyHoje à(s) 8:05:34 por FabioM

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Dados Para Alinhamento EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Dados Para Alinhamento EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Dados Para Alinhamento EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Dados Para Alinhamento EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Dados Para Alinhamento EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Dados Para Alinhamento EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Dados Para Alinhamento EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

69 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 1 motor de busca

mafelipe23


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
BANDIT (13573)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
Xann (10394)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
j ricardo (9376)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dados Para Alinhamento Bar_leftDados Para Alinhamento BarDados Para Alinhamento Bar_right 

+5
Coupe 76
Sr.Bianchi
Ivo Filho
BANDIT
Tonho_RS
9 participantes

    Dados Para Alinhamento

    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Dados Para Alinhamento Empty Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Tonho_RS Qua 19 Dez - 14:34:47

    Boa tarde amigos,

    Estou criando este tópico com o objetivo de torna-lo fixo, para levar as informações necessárias e úteis à todos os opaleiros que precisam alinhar seus opalas.

    Depois de muita pesquisa, e ler muita coisa, percebi que o pessoal sempre fala que quase ninguém sabe alinhar um opala, que sempre usam os dados contidos nos manuais de alinhamentos, mas que não são os ideais, que não fica bom.

    Portando, gostaria de abrir esta discussão, para que quando levarmos nossos amados carros para fazer o alinhamento, já saibamos como deve ser feito, passando os dados para quem executar o serviço.

    Pois é dose, você gastar uma nota preta e não ter um alinhamento ideal (falo isso porque gastei R$ 2.047,45 em peças para fazer toda a suspensão do opala, mas tudo mesmo, desde buchas, ponteiras, pivôs, molas e etc.).

    Consegui esta tabelinha de uma fábrica de alinhadores, gostaria de saber se esta correta, ou se não, quais seriam os dados corretos, meu opala é um 72 4 cil. com direção hidráulica, mas pelo que tem na tabela mudam os dados dependendo o ano, então o objetivo é conseguir todos estes dados, para beneficiar à todos.

    Dados Para Alinhamento 8288989288_58e32a497b_b

    Abraço.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por BANDIT Qua 19 Dez - 15:36:28

    Tem que ver o pessoal CDF....ai já postar.........eu fico até envergonhado Embarassed

    se disser que eu alinho os oapals com fita crepe......(2 meio quadrados) onde vão o pneu.......no SOL......e confiro as medidas com fita métrica....régua.....ou até aquelas fitas de custureiras.....

    dai levo pra alinhas na BS cowey...alinhamemnto a laser...só pra conferir.........oque eu fiz no zóio !

    Cuidao que os dados originais são só pra carros origianis.........molas sem cortar aro 14.........se rebaixou e colocou aro 15.já naõ servem !

    Vamos esperar o tio Ivo.ele é + técnico.Dados Para Alinhamento 218127
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Tonho_RS Qua 19 Dez - 20:08:47

    Boa noite pessoal, obrigado pela ajuda.

    Bandit, sabe o que me motivou a criar esse tópico? Não foi o meu gasto relativamente alto com a suspensão e a preocupação com o alinhamento correto, pois para mim qualquer auto center alinharia um opala, o que me motivou foi ler isto que você postou, se me permite, irei copiar aqui.

    Seu conhecimento é de grande valia, portanto, compartilhe ele com nós (como diria minha avó, não se acanhe), e também como disse, vamos esperar o pessoal, pois como disse antes, este é um tópico para discutir ao assunto e conseguir dados.

    BANDIT escreveu:Filho o negocio funciona + ou - assim :

    Gente .....isso aqui que eu vou dizer serve pra todo mundo......

    80% dos opalas NÃO possuem acerto de suspensão !!!! simplesmente eles tem um "alinhamento " ruim ou péssimo !!!!!

    Porque hoje em dia ninguém sabe alinhar um opala.....grande parte dos novatos de auto-center.....não sabem fazer um Simples alinhamento de opala....muitos nem sabem que exitem calços pra se retirar da sunpenão so opala.....(Vc. retira calço a roda vai abrindo...)

    Se vc. tem um opala que o alinhamento saiu.....cambagem negativa (((roda fechada))).....

    ( o opala se não me engano é 0.5 ° opalas antigos....os opalas 92 já vem com cambagem de 1.0° positivo roda aberta !!! + estávél.....)

    e convergencia roda"" fechada"" esqueçe amigo nehum piloto em sã consciencia dá + de 140km/h em um carro assim.....

    Ou seja.....80% dos opalas são mal alinhados....se vc. pegar uma Ferrari.....e fud$#$ com o "alinhamento" dela.....o carro fica uma Bost$## perfeita....vc. não da + de 160km/H

    No caso citado acima rodas de Camber fechadas(+ ) e convergencia fechada......o teu opala parece uma "cobra bebada " pois ele anda todo "bobo " ou como chamam "passarinhando" !!!!

    Isso ocorre porque nassa situação "uma roda quer brigar com ao outra " como o pneu está fechado e digamos angulado em 5° graus....(convergencia) ocorre que qualquer ondulação na pista...há uma força pro lado contraria...ou seja o carro parece uma cobra....

    Os opalas normalmete (antigos ) vem com cambagem em 0°.....ou 0.5° ou seja roda reta.....se vc. tiver todos os outros dados corretos o carro foi projetado pra ser assim...roda reta.....quando vc. entra numa curva forte....essa roda da´parte de fora da curva "abre " e abre mesmo até 4° + .....pro carro se apoiar e contornar a curva....Veja de 0 ele sai até 4° positivos (aberto) então isso não pode ser uma coisa ruim....

    Se vc. quer um carro rápido de curva....tem que.....tem que abrir a roda em 1.5° (cambagem positiva ).....e tem que abrir a convergencia da roda também...ai sim vc. tem um opala muuuuito firme e bom de curva....

    (((Isso é um chute no saco dos caras que só sabem dizer.....o manual não diz isso !!!! porque é bem ao contrário doque diz o manual )

    Agora imagine essa roda de 1,5° de cambagem entrando rápido numa curva....ela deve abrir (se agarrar até uns 6° ) ou seja vai segura e vc. vai SIM contornar uma curva rápida com o opala....

    É SÓ VC'S VEREM FOTOS DE OPALAS DE CORRIDA DE ÉPOCA OU ATUAIS...... carros de arrancada não !!!!

    Agora oque vc. ganha com isso estabilidade...firmeza.....

    Oque vc. perde....kilometragem de pneu....andar com o carro assim come um pneu fudid$#$# !!!!! é o preço a se pagar.....no mínimo 50% da vida útil de um par de pneus dianteiros

    Se vc. erquer a frente do opala ele "abre as rodas dianteira.....se vc. rebaixar ele....ele também abre as rodas dianteira !!!!!

    Sabe porque !!!! por causa da bandeja inferior maiores da superior menor....ele faz esse tipo de movimento...se ele tivesse triangulos iguais...(superior e o inferior do mesmo tamanho) isso não aconteceria.!!!...se vc. erquer as rodas...elas seriam reta...se vc. rebaixasse o oapla as rodas seriam retas....

    Ou seja :

    Se vc. quer correr com um opala:

    CAMBAGEM : roda aberta.....pode colocar 1,5°

    CONVERGENCIA : pense num pneu de pé.....ele levemente inclinado pra dentro do paralama interno (motor )é FECHADO esse pneu levemente inclinado pro paralama externo....ABERTO é assim que tem que ser o opala.....pra Correr!!!!

    CASTER: é o a roda em direção ao parachoque dianteiro.....ou em direção ao parachoque trazeiro.....ela é sempre no meio.....

    Oque vc. ganha mexendo nisso :

    Se vc. puxar ela.em direção ao parachoque dianteiro....vc. canha TRAÇÃO ..só que o carro sai de frente....´pois vc. mudou o apoioo peso dele....Opalas STT (arrancada )

    Se vc. colocar a roda pra traz...em direção ao parachoque trazeiro....vc. perde tração....o carro patina +.....e só sai de trazeira
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Ivo Filho Qui 20 Dez - 18:50:34

    Alinhamento é um negocio complicado, pois a regulagem da tabela só vale para um carro original, com as molas originais para aquele modelo em especifico.

    Na teoria (carro original é tudo teorico), a suspensao em momento de discanso é uma regulagem para que TEÓRICAMENTE ao entrar alguem no carro ela se acomode de forma a manter o carro em linha. (como tudo que é teorico, o peso do cidadao ou cidadaos é tirado por media)

    Se vc tem um carro com ar condicionado, cambio automatico e para o carro ficar baixinho sem ter de cortar os ellos, monta uma mola de comodoro pelado, a regulagem de fabrica nao vale mais.
    Se vc tem um 6 cil e coloca mola de 4 cil, a regulagem de fabrica nao vale mais.
    O bom alinhador, esse que nao existe mais era aquele cara que quando opala era mato, sabia por experiencia propria o que tinha feito num carro e os resultados afinal carro bom nao volta mais e carro mal alinhado nao sai do alinhador (eu pelo menos acabou de alinhar, o carro ficou esquizido...é meia volta e denovo para o elevador).

    esse negocio de lazer(LEISER) por exemplo...opala tem barra panhard (acho que é assim que escreve)...nunca uma roda trazeira em opala com essa barra original vai ter as rodas trazeiras alinhadas com as da frente. salvo se tiver a barra com regulagem.
    O cara coloca um monte de luizinha nas tuas rodas, uma coisa nao bate com a outra e pronto...seu carro deve estar torto pq as leituras nao batem com a tabela...e falo que 98% dos meninos alinhadores de hoje nao sabem disso.

    Um carro com molas cortadas tem comportamento completamente diferente de um carro original, dizer que rebaixou e com isso o carro ficou bom de curva...acontece, mas nao é regra.
    a suspensao é projetada para ter desempenho em uma unica condição: o cruZamento de segurança e desempenho.

    Por exemplo: Fisicamente falando, para toda ação existe uma reação. supondo que um opala pese 1000 kilos (para facilitar a conta) em cada mola vc tem uma reação de 250 kilos. a massa do carro multiplicada pela aceleração resulta numa força fudid...pois bem....quando vc corta as molas do carro vc tira a reação. quando vc freia o carro vc tem a massa, x aceleração negativa, que vai te dar uma força violenta a qual o freio vai fazer outra força para parar o carro...mas as molas estao cortadas, entao nao tem mais reação ...assim nao é gerado o peso (força)suficiente para gerar atrito para parar o carro (quem nunca viu um carro rebaixado freiando tudo que pode e escutar um monde de cantadinhas de pneu, parece que o carro esta kicando...mas está mesmo!).

    Portanto so rebaixar o carro levar num cara e alinhar conforme a tabela...nao da certo.
    Cada tipo de regulagem vai tornar o carro mais esperto, resposta mais rapida. mais bobão...galinhando, bom de reta ruim de curva e vice versa.
    tiro o chapeu para o que o Banditi escreveu, tem tudo haver. o Banditi, vc num era alinhador dos bons tempos nao né???

    Ahhh e outra...alguem se lembra do opala que bateu o record de velocidade??? olhem o filme, tem um cara alinhando o carro ali..no local, sem lazer, sem mesa e sem luzinhas...e o carro andou reto a mais de 300 km por hora RETO!!!



    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Sr.Bianchi Qui 20 Dez - 19:25:01

    Baita aula, Ivo. Interessante o que tu falou.
    Esses dias estive lendo um artigo sobre alinhamento na popularhotrodding e tinha coisas muito interessantes. Por ex., os caras colocavam uma balaça sob cada roda, ai tinham o peso em cada canto do carro. Apartir daí acrecentavam o peso do piloto no lado esquerdo e rebaixavam ou erguiam cada canto através de recursos no sitema de suspenção para ter a melhor distribuição possível.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por BANDIT Sáb 22 Dez - 8:15:03

    Ivo Filho escreveu:Alinhamento é um negocio complicado, pois a regulagem da tabela só vale para um carro original, com as molas originais para aquele modelo em especifico.

    Na teoria (carro original é tudo teorico), a suspensao em momento de discanso é uma regulagem para que TEÓRICAMENTE ao entrar alguem no carro ela se acomode de forma a manter o carro em linha. (como tudo que é teorico, o peso do cidadao ou cidadaos é tirado por media)

    Se vc tem um carro com ar condicionado, cambio automatico e para o carro ficar baixinho sem ter de cortar os ellos, monta uma mola de comodoro pelado, a regulagem de fabrica nao vale mais.
    Se vc tem um 6 cil e coloca mola de 4 cil, a regulagem de fabrica nao vale mais.
    O bom alinhador, esse que nao existe mais era aquele cara que quando opala era mato, sabia por experiencia propria o que tinha feito num carro e os resultados afinal carro bom nao volta mais e carro mal alinhado nao sai do alinhador (eu pelo menos acabou de alinhar, o carro ficou esquizido...é meia volta e denovo para o elevador).

    esse negocio de lazer(LEISER) por exemplo...opala tem barra panhard (acho que é assim que escreve)...nunca uma roda trazeira em opala com essa barra original vai ter as rodas trazeiras alinhadas com as da frente. salvo se tiver a barra com regulagem.
    O cara coloca um monte de luizinha nas tuas rodas, uma coisa nao bate com a outra e pronto...seu carro deve estar torto pq as leituras nao batem com a tabela...e falo que 98% dos meninos alinhadores de hoje nao sabem disso.

    Um carro com molas cortadas tem comportamento completamente diferente de um carro original, dizer que rebaixou e com isso o carro ficou bom de curva...acontece, mas nao é regra.
    a suspensao é projetada para ter desempenho em uma unica condição: o cruZamento de segurança e desempenho.

    Por exemplo: Fisicamente falando, para toda ação existe uma reação. supondo que um opala pese 1000 kilos (para facilitar a conta) em cada mola vc tem uma reação de 250 kilos. a massa do carro multiplicada pela aceleração resulta numa força fudid...pois bem....quando vc corta as molas do carro vc tira a reação. quando vc freia o carro vc tem a massa, x aceleração negativa, que vai te dar uma força violenta a qual o freio vai fazer outra força para parar o carro...mas as molas estao cortadas, entao nao tem mais reação ...assim nao é gerado o peso (força)suficiente para gerar atrito para parar o carro (quem nunca viu um carro rebaixado freiando tudo que pode e escutar um monde de cantadinhas de pneu, parece que o carro esta kicando...mas está mesmo!).

    Portanto so rebaixar o carro levar num cara e alinhar conforme a tabela...nao da certo.
    Cada tipo de regulagem vai tornar o carro mais esperto, resposta mais rapida. mais bobão...galinhando, bom de reta ruim de curva e vice versa.
    tiro o chapeu para o que o Banditi escreveu, tem tudo haver. o Banditi, vc num era alinhador dos bons tempos nao né???

    Ahhh e outra...alguem se lembra do opala que bateu o record de velocidade??? olhem o filme, tem um cara alinhando o carro ali..no local, sem lazer, sem mesa e sem luzinhas...e o carro andou reto a mais de 300 km por hora RETO!!!


    tem tudo haver. o Banditi, vc num era alinhador dos bons tempos nao né???



    Não !!! Eu oertenço a classe dos oreia seca..........mas sei alinhar...........

    como que Vcs acham que se alinhava um oapla.......numa pista no meio do mato........e o cara acaba de arancar uma roda......Sábado á trade!!!! o oapa, vem rebocado na máquima e eu trazendo a roda........concerta na madrugada e alinha de manhã ..........assim com os opalas que pegam barranco...........e voltam pro box de lado...........tudo se alinha ali na pista........usando tocos de madeira...metro........SOL.....( coisa bem modernas!!!)

    Assim como o cara alinhando um oapla que vai andar a 300km/h...( que era pra pegar 240km/H) alinhando no olho.......

    assim que eu faço.........tirando medidas........

    Auto center NÃO sabe alinhar um oapla..............nunca souberam.........

    o oapal que eu digo.......que o WEvertn vai me dar R$2mil...se eu fizer o video..........que empurrou em 4° 6mil rpm..........e eu que alinhei..........(já não era +meu o carro...) dai ele trocou umas buchas uns negocio............e fez um super alinhamento carissimo...a laser........

    cara....eu NÃO tenho coragem de pegar 140km/h naquele carro........balança tudo !!!!

    imagine assim quantos caras ai.....que tem carros alinhados por auto center !!!! Por isso que Opala tem fama de instavél !!!!!

    Ahhh desde que eu entrei aqui..eu sempre disse pra quem quer alinhar um oapla buscarem ajuda nas Oficinas de Preparação............pois eles fazem motor.tem quem alinhe !!!!Dados Para Alinhamento 218127
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 22 Dez - 18:26:21

    Mas me digam uma coisa, quanto de câmber, caster e convergência vocês me indicam no caso do meu opala 88 6 cil. com 1,5 elos cortados na dianteira parelho com a traseira e amortecedores a gás cofap?

    Ultima vez que fiz geometria levei num tio da velha guarda, altamente recomendado. Pedi para deixar -1 de camber, mas nem pude ver se ficou bom por causa dos amortecedores acabados e da folga na direção.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Tonho_RS Sex 28 Dez - 14:35:40

    Bom, então pelo que entendi, usando da minha analogia, para os opalas com suspensão ORIGINAL, ou seja, sem cortar molas e as rodas originais 14", os dados originais dão conta do recado.

    Agora se mudou, aí teria que ser alguém experiente para fazer, que não siga tabelas.

    Obrigado pela ajuda de todos, foi de grande valia e a ajudou muito mesmo.

    Espero que este tópico não morra, e que o assunto continue a ser discutido, para que possa ajudar à muitos outros, pois como foi dito, cada caso é um caso.

    Boas festas e um próspero 2013 para todos santa
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Coupe 76 Sáb 25 Abr - 17:36:38

    Bela aula bandit.....

    Já há um tempo meu Opala 76 vem me causando MEDO na estrada: Suspensão 100% ZERADA, Pneu 185/70 R14 e 235/60 r14 novos... e o carro a mais de 90Km/h na estrada o cara tem que ser MUITO HOMEM!!!!!  (um elo a menos na traseira e dianteira).
    Quinta alinhei em um lugar indicado em SP e hoje peguei 200Km de estrada dei um pico de 130km/h e por incrível que pareça (pra mim) ele andou reto!!! kkkkkkkk Nunca tinha contecido rs....

    O meu 91 tem uma estabilidade 10x me o antigo.... mas agora estou bem convencido que o problema sempre foi alinhamento feito errado. Vou pegar os números que ele está alinhado agora e depois posto para discutirmos. Mas de cara já notei o volante BEM mais pesado.

    Segue uns desenhos para facilitar a explicação do Bandit:
    http://edumarautopecas.com.br/servicos--alinhamento

    Ps: Não conheço essa loja apenas peguei as figuras na net!!!
    gabriel.carvalho
    gabriel.carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 35
    Localização : MG
    Modelo do carro : Opala Deluxo 1978
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 01/02/2015

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por gabriel.carvalho Dom 26 Abr - 14:14:56

    Acompanhando. OKK
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por GustavoBraga Dom 26 Abr - 14:37:00

    Coupe 76 escreveu:Bela aula bandit.....

    Já há um tempo meu Opala 76 vem me causando MEDO na estrada: Suspensão 100% ZERADA, Pneu 185/70 R14 e 235/60 r14 novos... e o carro a mais de 90Km/h na estrada o cara tem que ser MUITO HOMEM!!!!!  (um elo a menos na traseira e dianteira).
    Quinta alinhei em um lugar indicado em SP e hoje peguei 200Km de estrada dei um pico de 130km/h e por incrível que pareça (pra mim) ele andou reto!!! kkkkkkkk Nunca tinha contecido rs....

    O meu 91 tem uma estabilidade 10x me o antigo.... mas agora estou bem convencido que o problema sempre foi alinhamento feito errado. Vou pegar os números que ele está alinhado agora e depois posto para discutirmos. Mas de cara já notei o volante BEM mais pesado.

    Segue uns desenhos para facilitar a explicação do Bandit:
    http://edumarautopecas.com.br/servicos--alinhamento

    Ps: Não conheço essa loja apenas peguei as figuras na net!!!

    Notei a mesma coisa no meu Diplo, volante bem mais pesado depois de fazer toda a suspa dianteira nova e um alinhamento "a olho". Ele andava todo torto antes, pois tinha buchas e amortecedores estourados. Depois de tudo novo e um alinhamento bem a olho sem muito critério, o Opala voltou a andar retinho e MUITO mais estável em velocidades mais altas. Isso que foi só a suspensão dianteira, a traseira vai ficar pra essa semana. Só que... o volante ficou bem mais "pesado", comparando com antes.
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Coupe 76 Dom 26 Abr - 18:36:48

    Voltei de viagem, deu para estiar a 135km/h, antes de perder a confianca.
    Estou com uma roda amassada sem balanceamento.

    Meu alinhamento ficou assim:
    Caster de 3 passou para 4
    Cambagem mudou de -2 para +2
    Alinhamento manteve +0,1

    Ou seja no meu caso, praticamente mudou apenas cambagem.... E foi do esgoto ao vinho....

    O carro ficou mais na mao a 130km/h do que antes a 90km/h.

    Ainda tem q melhorar. Bandit oq me sugere?
    Obvio q vou arrumar a roda torta...
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por GustavoBraga Dom 26 Abr - 19:59:49

    Sempre pensei que a cambagem negativa era o topo das rodas inclinadas pra DENTRO... vivendo e aprendendo haha'.
    *Mix*
    *Mix*
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1612
    Localização : Chapecó - SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 88 Coupe
    Cilindros : 4 caneco
    Data de inscrição : 14/12/2012

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por *Mix* Dom 26 Abr - 22:52:50

    GustavoBraga escreveu:Sempre pensei que a cambagem negativa era o topo das rodas inclinadas pra DENTRO... vivendo e aprendendo haha'.

    e não é isso mesmo?
    Dados Para Alinhamento Cambagem
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por GustavoBraga Dom 26 Abr - 22:59:48

    *Mix* escreveu:
    GustavoBraga escreveu:Sempre pensei que a cambagem negativa era o topo das rodas inclinadas pra DENTRO... vivendo e aprendendo haha'.

    e não é isso mesmo?
    Dados Para Alinhamento Cambagem

    Pois é justamente o que eu sempre pensei que fosse... Mas o pessoal falou aí em acertar o Opala com cambagem positiva Oo. Não entendi essa loucura de cambagem positiva! Imagina numa curva, vai dar 500º+ de cambagem haha'. Ao meu ver, a cambagem tem que ser sempre negativa. Pra na hora da curva com o movimento da suspensão, o pneu apoiar toda a banda de rodagem no solo, ficando com uma cambagem 0º nessa hora. Não?
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Coupe 76 Seg 27 Abr - 9:45:47

    Eita agora fiquei na duvida sera q o garoto do alinhamento anotou errado o sinal da cambagem......
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por GustavoBraga Seg 27 Abr - 12:28:53

    Na MINHA opinião, de apenas gearhead, que gosta de dar umas aceleradas e automobilismo, sem nenhum preparo técnico e etc... Cambagem positiva é uma cagada monstruosa! A ideia básica pra se ganhar grip/aderência é justamente manter o contato de toda a banda de rodagem durante o máximo tempo possível. O que nos leva a cambagem negativa. Durante as retas não vamos ter toda a banda em contato com o solo, porém nas curvas, que é onde precisamos da máxima aderência, somado com o movimento que a suspensão faz, Xº NEGATIVOS de cambagem fazem com que aliado a esse movimento da suspensão o pneu dianteiro do lado de fora da curva fique com a cambagem 0º, garantindo mais aderência.
    É os conceitos que EU entendo como mais corretos. Sem falar que é só analisar artigos mais técnicos sobre suspensão no automobilismo, acertos e até mesmo só olhar como carros de corrida tem a suspensão acertada. ( Claro, nesse caso são extremos ).

    Mas logo logo aparece alguém entendido do assunto aí, como o Bandit, o Ivo etc e nos esclarece. Wink
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Coupe 76 Seg 27 Abr - 19:02:20

    Coupe 76 escreveu:Voltei de viagem, deu para estiar a 135km/h, antes de perder a confianca.
    Estou com uma roda amassada sem balanceamento.

    Meu alinhamento ficou assim:
    Caster de 3 passou para 4
    Cambagem mudou de -2 para +2
    Alinhamento manteve +0,1

    Ou seja no meu caso, praticamente mudou apenas cambagem.... E foi do esgoto ao vinho....

    O carro ficou mais na mao a 130km/h do que antes a 90km/h.

    Ainda tem q melhorar. Bandit oq me sugere?
    Obvio q vou arrumar a roda torta...

    Pessoal, postei tudo errado. Kkkkkk

    O correto foi o seguinte.
    Cambagem 0,1
    Caster 4
    E convergencia mudou de -2 para +2
    nicolas opaleiro
    nicolas opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2698
    Idade : 29
    Localização : Santo andré
    Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
    Cilindros : 4.. Por alguns meses...
    Data de inscrição : 12/12/2008

    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por nicolas opaleiro Seg 27 Abr - 21:05:27

    a minha eu faço o alinhamento usando fio de varal Rolling Eyes

    Conteúdo patrocinado


    Dados Para Alinhamento Empty Re: Dados Para Alinhamento

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 18:25:09