Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptyOntem à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptyOntem à(s) 8:05:34 por FabioM

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

40 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 40 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
tabarbosa (16850)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
Rubão6cc (15341)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
BANDIT (13573)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
Xann (10394)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
j ricardo (9376)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
Jean Bida (9320)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_leftALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH BarALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Bar_right 

3 participantes

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por fauzi Seg 28 Dez - 19:57:05

    Quando comprei o Comodoro 83, ele veio com direção mecânica original, rodas ralinho geração II e pneus normais (acho que 185/70R14). Depois da mecânica e suspensão revisada, porém sem alinhar, sai várias vezes com ele e fiquei impressionado com a estabilidade do carro. Não sou de correr, mas arrisquei uns 130/140 nele porque senti firmeza e ele ficou retinho. Beleza!

    Ai, resolvei instalar uma DH. Mal informado pelo mecânico, comprei a caixa dos modernos, quando a correta seria a pescoçuda. Resultado é que o braço pitman não casou com o terminal. Prá não comprar outra barra de direção, terminais, etc, o torneiro fez uma bucha cônica e ficou perfeita a junção braço pitman X terminal da barra de direção.

    Sai pra experimentar a DH ... ficou perfeita. Ai pensei: agora vamos pra brincadeira final: montar os pneus novos nas rodas originais ralinho geração I. Pneus letra branca, Galaxy, 205/70R14 montados, calibrados com 32 libras ...show de bola. Foi pra valeta pra alinhar. Ai o técnico falou que estava errado pois estava com 2 graus, etc.
    Ai deixou tudo no zero. Saiu com o carro, deu uma voltinha, voltou, deu uma mexidinha e me entregou o carro.

    Sai pra experimentar na rodovia e passei medo. A 80 por hora o carro começou a dançar, sair de traseira, ficou bobo. Tentava manter ele reto, mas ele galinhava, passarinhava.

    Voltei lá ... examinou e não achou nada errado. Sugeriu e recalibrou pra 35 libras. Experimentei e o problema persistiu.

    Como eu tinha agendado a tapeçaria, tive que tirar os bancos e deixei esse problema pra resolver depois.

    Depois dos bancos instalados, resolvi por minha conta baixar para 26 libras. Melhorou bem, tipo 70%, mas ainda tá meio bobo.

    Hoje voltei lá, mas só pra trocar uma idéia com o técnico. Ai, conversa vai, ele perguntou se o tamanho do braço pitman que foi colocado era igual ao do que estava no carro. Eu disse que não ... não lembro direito, mas acho que é um pouco maior que o original. Na ocasião, perguntei pro mecânico que adaptou a DH e ele afirmou que isso não tinha problema.

    Agora o alinhador tá suspeitando que essa diferença do tamanho do braço pitman seja a causa do problema.

    Se partir pra esse caminho, terei que comprar outra barra de direção, mas o braço auxiliar, mas os terminais, mais mão de obra.

    Ai, pensei: vai que gasto mais essa grana e não resolve.

    Tô meio sem saber o que fazer agora, por isso peço a ajuda dos amigos.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por adpachec Seg 28 Dez - 20:26:10

    O opala foi o carro que me ensinou a fazer alinhamento.

    Aprendi nos tópicos do bandit (sumiu aqui do fórum).

    Seu problema é alinhamento ou cambagem, quando uma roda "pega" mais aderência ela "puxa" o carro.

    Erro de cambagem (positivo) tende a puxar mais em declive da rua (aquela caída perto da guia) e alinhamento na ondulação da pista.


    Se você está segurando firme o volante o braço pitman pela lógica ficar "travado" na posição.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t27642-dados-para-alinhamento

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36067-ajuda-cambagem
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por fauzi Seg 4 Jan - 19:48:23

    Caro Adpachec,

    No dia 29.12 retornei com o carro no Autocenter, pois o problema persistia. Relatei que houve uma boa melhora com redução da calibragem. A situação era mais perceptível num local da rodovia: sobre um viaduto, onde o asfalto tem um degrau. Na "descida" do degrau o carro sai de traseira dançando de um lado pra outro, isso a 80 por hora. Se estiver correndo mais assusta mesmo.

    N primeira vez que alinhou foi feito na valeta convencional. Dessa vez ele vez o alinhamento na rampa 3D.

    Levei o manual do carro pra ele olhar a recomendação do fabricante, que é a seguinte:

    - Câmber ................ (-) 0,15º a +0,45º
    - Caster .................. 3º15' a 4º45'
    - Convergência ........ 1 a 3mm ou 0º10' a 0º30'

    Ele ajustou e imprimiu o laudo, cuja foto segue abaixo:

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH 20210103-150213-1multiple image hosting

    Tendo em vista que o carro continua flutuando, o amigo poderia sugerir alguma mudança pra testarmos?

    Ou é melhor mandar logo pra outro cara tentar?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por adpachec Seg 4 Jan - 22:22:49

    Olá.

    Como EU alinho.

    Carro no chão com pneu cheio.

    Um barbante ou outra cordinha bem esticada "relando" mas bordas laterais dos pneus traseiro e dianteiro de cada lado.

    Tem que encostar levemente em cada borda (dianteira e traseira) de cada pneu.

    Se (por exemplo) a parte dianteira do pneu dianteiro ficar para dentro, eu meço com um régua (escala de mecânico) a distância da linha ao pneu e suspendo a roda.

    Coloco um esquadro no chão (piso plano) na mesma distância do pneu a linha anteriormente.

    Entâo eu trago o pneu até o esquadro, baixo o carro e meço novamente.

    Se não bater eu repito o procedimento.

    Quando acertar vou para o outro lado.

    Cambagem, eu deixo 0°, uso uma linha do topo do pneu até embaixo (plumo) ou esquadro comprido (depende da qualidade do piso).

    O problema é que precisa calcular a deformação do pneu na parte de baixo, um esquadro no chão encostando no pneu e uma régua da borda do aro ao esquadro.

    Aí sabendo a diferença de tamanho do pneu em cima e embaixo (no chão) pode se saber se está reto (0°) a parte de cima tem que acrescentar a medida de deformação do pneu (parte encostada no chão).

    Se em cima estiver menor está aberto e precisa retirar calço (bandeja superior), se estiver maior está fechado e precisa colocar calço.

    Nunca precisei mexer no caster mas faço uma inspeção visual olhando as duas rodas de longe na frente do carro.

    Terminado é sair para testar.

    Se a roda "cantar" em curva uma delas está desalinhada.

    Eu costumo pegar uma reta e soltar o volante para saber se o carro puxa.

    Se o alinhamento estiver fechado (convergente) o pneu pode dar uma "cantada" em reta de pista ondulada, o pneu sai do chão e quando volta bate em ângulo.

    Se estiver aberto (divergente) o carro "samba" em ondulação.

    É paciência, teste e dinheiro do combustivél.

    Mas uma vez que descobriu a posição de acerto nunca mais precisa de alinhador.

    O mais chato é calcular a cambagem (deformação do pneu no chão).

    Minha garagem é piso de 40x40 cm então eu uso um esquadro escorado com anilha de musculação.

    Uso o "zóio" para ver se o esquadro está na vertical.

    Se medir com a roda erguida quando baixar ela desalinha, eu meço no chão e ergo para ajustar.

    Olhar o desgaste das bordas do pneu também ajuda a descobrir a angulação da cambagem, se está positiva ou negativa para corregir (este tipo de inspeção também é bom para rodas traseiras).

    Eu não achei na época calço de suspensão então eu fiz com chapa de aço, furadeira, serra e lima.

    Nunca precisei alinhar as rodas traseiras e as linhas do piso me dão uma referência do alinhamento delas.

    Como eu dirijo mais com a mão esquerda eu deixo a folga do volante (direção mecânica) para direita, assim o peso da mão esquerda deixa o volante centrado.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por fauzi Ter 19 Jan - 20:09:31

    A novela ainda continua ... não resolvi o problema ainda ... me ligaram do autocenter pra eu levar de novo o carro. Levei na 6a. feira passada. O técnico me disse que conversou com um amigo que trabalha num outro autocenter em Bauru, que mexeu num Opala com o mesmo problema.
    Ai ele mexeu na cambagem de novo, mas não resolveu nada. Disse que não tinha mais o que fazer pois o parafuso estava no limite. Recomendou levar num outro autocenter em Bauru que dispõe de outras máquinas pra aumentar/reduzir o camber. Não entendi direito.
    Deve ser esse lance de colocar calço/tirar calço ... Estou pensando em levar lá pra tentar ...
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por fauzi Qua 23 Jun - 14:45:25

    Bom, retomando a novela depois de um bom tempo.
    Nesse meio tempo resolvi rebaixar um pouco a frente (tem um tópico específico) e depois levar o carro na monobloco para conferir a geometria e ver o que ocorre que não dá alinhamento.
    No processo de cortar as molas, na desmontagem/montagem, o técnico do Autocenter reparou que a bucha da bandeja inferior esquerda estava "correndo" de um lado pra outro.
    Recomendou trocar, pois falou que o serviço de trocar só a bucha e soldar ela não recomendava.
    Comprei uma bandeja da Cofap e foi montado.
    Rapais, não é que o carro parou de passarinhar ... Graças a Deus, pois já estava esconjurado disso também.

    Seguem as fotos para vocês repararem o que ocorre com essas buchas.

    Ah, um detalhe: a bandeja que deu problema certamente era de outra marca pois é diferente da outra ali na região da bucha.

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH 20210623-085952-1

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH 20210623-090009-1

    Reparem como a bucha está deslocada numa foto e na outra.

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 23 Jun - 18:38:46

    nossa


    dar um pingo de solda nessas buchas é tao comum.....



    nao só no opala mas ja vi em muita coisa.......

    Conteúdo patrocinado


    ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH Empty Re: ALINHAMENTO PÓS ADAPTAÇÃO DH

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 29 Abr - 3:56:44