Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyHoje à(s) 14:21:27 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

118 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 116 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens, Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
tabarbosa (16850)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
Rubão6cc (15341)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
BANDIT (13573)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
Xann (10394)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
j ricardo (9376)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
Jean Bida (9320)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_leftomega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Baromega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Bar_right 

+16
Diplo87
m2s
haymo ribeiro
satoro74
Pablo Fernandes
j ricardo
RedinBlaster
matheus10
BANDIT
kdt_go
Erthal
Bob 151
skuzam
faccinaSS4
Donida6cc
Pedro Moraes
20 participantes

    Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Pedro Moraes Sex 15 Fev - 9:04:21

    Porque dizem que o esse motor é melhor que o 4.1i ?

    3.0 - 165 CV
    4.1 - 168 CV
    Donida6cc
    Donida6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Idade : 39
    Localização : Passo Fundo RS
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
    Fusca 72 (era do vô)

    Cilindros : 6 bocas
    1300
    Data de inscrição : 09/09/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Donida6cc Sex 15 Fev - 9:10:21

    Pelo mesmo motivo do 250S em comparação com o 4100.
    Ele é o bicho !!!!
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por faccinaSS4 Sex 15 Fev - 9:21:13

    sei lá. eu já não ouvi falar bem dele... mecânico diz q é um pepino por causa das peças... mas sei lá...
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por skuzam Sex 15 Fev - 9:25:06

    Esse motor 3.0 é diferente dos L6 de opala ele possui menos torque e é um motor que é girador foi feito pra andar nas autobahns alemãs, é carro pra chegar nos 200km/h tranquilo.
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por skuzam Sex 15 Fev - 9:26:59

    http://www.opaleirosdoparana.com/t28230-omega-bi-turbo-original?highlight=lotus+omega
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Pedro Moraes Sex 15 Fev - 9:32:24

    skuzam escreveu:Esse motor 3.0 é diferente dos L6 de opala ele possui menos torque e é um motor que é girador foi feito pra andar nas autobahns alemãs, é carro pra chegar nos 200km/h tranquilo.

    é um motor mais moderno então? bacana...

    mas será que da muito problema? é dificl de achar peças? quero comprar um omega ou suprema pra poder fazer meu opalão na tranquilidade, to em duvida entre o 3.0 e o 4.1
    Bob 151
    Bob 151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1500
    Localização : Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 08/02/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Bob 151 Sex 15 Fev - 9:35:43

    esse motor eh ouuuutro tipo bem diferente do nosso 4.1 eeee vem das europa dai calcula, peça cara mas eh bem interessante. eeu iria de 4.1 por causa das peças
    Erthal
    Erthal
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1376
    Idade : 26
    Localização : Curitiba - Paraná
    Modelo do carro : Comodoro 1980/1980
    ------------------------------
    Cilindros : 6.
    ------------------------------
    Data de inscrição : 04/08/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Erthal Sex 15 Fev - 9:51:38

    Ele é mais elástico, com torque em alta. O problema dele aqui no Brasil é o altíssimo custo das peças.
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por kdt_go Sex 15 Fev - 9:55:11

    eu prefiro o 4.1 pelo torque e pela facilidade de peças.
    Mas o 3.0 e sim um motorzao, apesar da falta de força nas retomadas quando comparado ao 4.1, depois de vencida a inércia ele acompanha, se não ultrapassa, o 4.1
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Fev - 9:57:39

    Pedro Moraes escreveu:Porque dizem que o esse motor é melhor que o 4.1i ?

    3.0 - 165 CV
    4.1 - 168 CV

    acho que depende .......
    eu tive uma suprema 3.0 hidramática .........lerdo pra arrancar que Deus me livre.....depois da 2° marcha ia bem ............na rodovia era "macho" pra caramba pra andar
    o 4.1 faz praticamente amesma coisa..........só que tem muito + força de baixa.
    ................................................
    os motores apesar de serm 6cc é a única semelhança pois são bem diferentes :
    O 3.0
    Cara a 5 anos atraz o parcial desse motor custava R$7.000.oo ...parcila é bloco...virabrequim pistão.....

    esse motor já pertençe aos motores moderno.....não tem sobre medida.....vc. olha ele sem o cabeçote .....pareçe um bloco de opala aberto pra 4pol. , na época não tinha sobre-medida.....talvez o pessoal use pístão de Monza ou Scort .....fora o trabalho de peças (muito caras $$$)

    eu não colocaria esse motor...esse é motor de giro.....apesar do comando estar no CABEÇOTE ...o pistão dele é grande 95mm. ( o 4pol é101mm) e o curso do virabrequim é de 69,8mm ( o do opala é de 89.3mm. ) ou seja o motor 3.0 é muito + suave .....mas com bem menos força que o 4.1oque fod$# ele é o Torque 23.5kg/f a 4200rpm affraid ...o opala são no minmo 28kg/f a 2400rpm .....( o 4.1 tem + torque em + baixo rpm !!!!) .....não tem força de baixa .....ele vem força com giro.....ele é muuuito "macho" de alta .....gira 6500rpm .....pra um opala girar 6500rpm ....só muito trabalhado..e com comando .....
    siceramente .....do fundo do meu coração.....

    não boto fé nesse 3.0.....eu acho muita pouca potêncai pra que tem 6cc (grandes) um deslocamento relativamente grande 3.0L .....e gira 6000rpm com muita força ....eu acho fraco esse motor alemão....

    a minha opiniãoa qui é meio imparcial ....(eu não falo pra agradar!!!) o 6cc é extremamente arcaico ...antiquado.....milinar.....mas assim mesmo.....no OPALA ...consegue ficar nos 170HP....ter 32kg/f ....a baixissimos 2600rpm ....o 4.1 é bem + áspero.....mas pra um troço veio resolve ...resolve e muito....sou muito + a favor de um 4.1 doque um 3.0.....

    oque mata o 3.0 é a falta de Torque em baixa rotação.......
    cabeçote do 3.0
    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? S_MLB_v_F_f_232034727_4771
    4.1.
    bem 4.1 aqui.........nem precisa comentar né .......
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Pedro Moraes Sex 15 Fev - 10:12:41

    valeu pela aula bandit omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? 428172

    vou procurar um 4.1 mesmo
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Fev - 10:20:43

    Pedro Moraes escreveu:valeu pela aula bandit omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? 428172

    vou procurar um 4.1 mesmo

    o grande probelma desse motor 3.0.........era não tre pistão sobre medida!!!!!
    Disseram aqui..........que hoje exite.........mas????
    cara tem pouca parde de bloco..... seria com usar sobre medida num opala com pistão 4pol.........iria pra 4pol +0.10 !
    Se não me engano..........(me disseram ) que um motor 3.0 era motor pra 380mil km !!!!
    ( eu NÃO estou afirmando isso !!!!!!)
    ....................................................................................
    Eu sei que na época que eu tinha a Suprema não existia pistão sobre medida !!!!!!
    e se vc. procurar encontra um ômega 3.0 a partir de R$7.000,oo
    eu comprarai um 4.1............
    pra vc. manobrar em baixa subida..........um 3.0 é ruim .........a direção hidráulica varia o peso no rpm do motor..........como aquilo é motor de giro........e vc. está manobrando numa subida........tá girando o motor pra ter força .........e o peso da direção fica enorme!!!!!omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? 218127
    matheus10
    matheus10
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 384
    Idade : 28
    Localização : rio de janeiro, Barra de são joão
    Modelo do carro : EX-opala diplomata 89/90
    EX-Monza SL 90
    EX-C-20 custon 96/96
    EX-Monza Sl/e 89
    Fuscão
    Cilindros : EX-Opala 6Cc
    EX-C-20 6Cc
    EX-Monza 4Cc 1.8
    EX-Monza 4Cc 2.0
    Fuscão 1.500
    Data de inscrição : 24/07/2011

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por matheus10 Sex 15 Fev - 14:13:01

    Pedro Moraes escreveu:
    skuzam escreveu:Esse motor 3.0 é diferente dos L6 de opala ele possui menos torque e é um motor que é girador foi feito pra andar nas autobahns alemãs, é carro pra chegar nos 200km/h tranquilo.

    é um motor mais moderno então? bacana...

    mas será que da muito problema? é dificl de achar peças? quero comprar um omega ou suprema pra poder fazer meu opalão na tranquilidade, to em duvida entre o 3.0 e o 4.1

    Não é querendo desanimar nao, mais a C20 do meu pai era 4.1 i , meu pai foi fazer o motor dela, sem mecher no eixo, só de peça ele gasto uns 4 conto... nao sei ai mais aqui quando vc pergunta por peça desse tipo de motor, o caras viram até a cara kkkk , pq ele é bem diferente dos motores de opala comum...
    RedinBlaster
    RedinBlaster
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 206
    Modelo do carro : Vendido Opala
    Cilindros : Vendido Opala
    Data de inscrição : 03/12/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por RedinBlaster Sex 15 Fev - 14:20:50

    Esse motor tem 2 coisas que dão muito HP sem esforço: Fluxo Cruzado, e Comando de válvulas no cabeçote.
    Só essas 2 coisas já fazem ele ganhar muitos HPs de graça, por que o motor não precisa gastar energia pra mover varetas,balancins,pratos, enfim um monte de coisas.
    E outra é que o Fluxo cruzado é muito melhor por que: O ar entra por um lado se mistura com o combustível, e sai pelo outro lado, não precisa ter nenhum desvio pra puxar ele pro mesmo lado da admissão, fica muito mais fácil!
    Só isso já garante ele mais HP pra chegar perto do 4.1i
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por j ricardo Sex 15 Fev - 14:43:27

    e não pense que é uma motor muito mais leve, não, pois coloquei lado a lado com o 4.1 é apenas 4cm mais curto... e tem a mesma altura praticamente... e não é fluxo cruzado... o escape sai do lado do passageiro, junto com a admissão...

    enfim, acho que aqui no brasil, não vale a pena...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    RedinBlaster
    RedinBlaster
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 206
    Modelo do carro : Vendido Opala
    Cilindros : Vendido Opala
    Data de inscrição : 03/12/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por RedinBlaster Sex 15 Fev - 14:52:27

    j ricardo escreveu:e não pense que é uma motor muito mais leve, não, pois coloquei lado a lado com o 4.1 é apenas 4cm mais curto... e tem a mesma altura praticamente... e não é fluxo cruzado... o escape sai do lado do passageiro, junto com a admissão...

    enfim, acho que aqui no brasil, não vale a pena...

    Tem certeza que não tem fluxo cruzado? Meu deus to ficando maluco...
    Eu jurava que tinha visto um 3.0 omega Fluxo Cruzado!

    Desculpa ai galera, errei feio! É fluxo junto mesmo
    Incrível esse motor ter a mesma cavalaria que o 4.1 não entendo!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Fev - 14:54:02

    RedinBlaster escreveu:Esse motor tem 2 coisas que dão muito HP sem esforço: Fluxo Cruzado, e Comando de válvulas no cabeçote.
    Só essas 2 coisas já fazem ele ganhar muitos HPs de graça, por que o motor não precisa gastar energia pra mover varetas,balancins,pratos, enfim um monte de coisas.
    E outra é que o Fluxo cruzado é muito melhor por que: O ar entra por um lado se mistura com o combustível, e sai pelo outro lado, não precisa ter nenhum desvio pra puxar ele pro mesmo lado da admissão, fica muito mais fácil!
    Só isso já garante ele mais HP pra chegar perto do 4.1i

    Mas o motor 4.1 (Ômega ) tem 3hp zinhos a + que o 3.0.........e o torque é bem maior........e SE DÁ em bem menos rpm !!!!
    Não vejo vantegens nesse motor 3.0.........o nosso troço veio 4.1........eu acho superior........comando no cabeçote........gira bem +.........+ rende menos torque ..........vc. troca o comando...........ganha + hp...........e o torque quase não altera ................
    já o 4.1...comando no bloco...........vc. troca o comando.ganha hp.e ganha torque .........quase na mesma proporção..............viva o comando no bloco do Corvette...Viper............cheers
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por j ricardo Sex 15 Fev - 14:55:43

    RedinBlaster escreveu:
    j ricardo escreveu:e não pense que é uma motor muito mais leve, não, pois coloquei lado a lado com o 4.1 é apenas 4cm mais curto... e tem a mesma altura praticamente... e não é fluxo cruzado... o escape sai do lado do passageiro, junto com a admissão...

    enfim, acho que aqui no brasil, não vale a pena...

    Tem certeza que não tem fluxo cruzado? Meu deus to ficando maluco...
    Eu jurava que tinha visto um 3.0 omega Fluxo Cruzado!

    Desculpa ai galera, errei feio! É fluxo junto mesmo
    Incrível esse motor ter a mesma cavalaria que o 4.1 não entendo!

    o motor 3.0 24v é fluxo cruzado... lá na europa saiu... aqui não...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Fev - 14:57:07

    RedinBlaster escreveu:
    j ricardo escreveu:e não pense que é uma motor muito mais leve, não, pois coloquei lado a lado com o 4.1 é apenas 4cm mais curto... e tem a mesma altura praticamente... e não é fluxo cruzado... o escape sai do lado do passageiro, junto com a admissão...

    enfim, acho que aqui no brasil, não vale a pena...

    Tem certeza que não tem fluxo cruzado? Meu deus to ficando maluco...
    Eu jurava que tinha visto um 3.0 omega Fluxo Cruzado!

    Desculpa ai galera, errei feio! É fluxo junto mesmo
    Incrível esse motor ter a mesma cavalaria que o 4.1 não entendo!

    Esse motor só veio pra cá....pros alemães se livrarem da lixarada.....esse motor já seria descontinuadao....pô o ômega é um carro de 1986!!!!
    Tanto que no "novo" ômega ele não continua vira um V6 de 200HP !!!!!

    veio pro Brasil um motor 4.1.....com cabeçote de aluminio 24V (feito pela Lotus ) de 240HP.....o dificil foi fazer um projeto.....( projetar um motor é muito phoda ....) vc. faz 10 carro e fabrica 1 único motor.....e cadê

    no proprio Ômega BR .....porque não saiu 4.3...V6...são 180HP de puro torque ....?????o carro aguenta ....a estrutaura do ômega é muito melhor que do opala ....e assim vai...tantas outras coisa ....

    Tudo poderia ser muito melhor ...mas pra nós brasucas ...sempre veio só o lixo



    Mas pelo menos essa comparação (pra mim pelo menos ) demostar que modernidade 3.0......nem sempre supera a força .....4.1:cheers:cheers
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por skuzam Sex 15 Fev - 15:02:23

    Só pra tirar uma duvida que eu tenho, o motor 4.1 do opala na verdade é um projeto de que década? Pois eu ouvi que é um motor projetado la nos idos da década de 50. Alguem sabe o ano certinho que começou a ser usado esse motor?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por BANDIT Sex 15 Fev - 15:04:44

    skuzam escreveu:Só pra tirar uma duvida que eu tenho, o motor 4.1 do opala na verdade é um projeto de que década? Pois eu ouvi que é um motor projetado la nos idos da década de 50. Alguem sabe o ano certinho que começou a ser usado esse motor?

    Isso mesmo suas origens vem da década de 50........ele é milenar..........o Ford 302........e o Chevy 350.......são bem + modernos ...........o dodge 318 é antigo..........mas não tanto como o 250.......6cc...........que nem nasceu 250!!!! Nasceu como motor de caminhão!!!!! e foi o 1°motor da Corvette (um primo dos nossos né!!!) omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? 218127
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por j ricardo Sex 15 Fev - 15:06:42

    skuzam escreveu:Só pra tirar uma duvida que eu tenho, o motor 4.1 do opala na verdade é um projeto de que década? Pois eu ouvi que é um motor projetado la nos idos da década de 50. Alguem sabe o ano certinho que começou a ser usado esse motor?

    o primeiro 6cil em linha chevrolet é de 1929...

    em 52 saiu o primo do chevrolet brasil 261"

    em 64 saiu a familia do "nosso" 250... que começou com 194"... e foi crescendo ate o 250" ... porque o 292 ja saiu em '64... junto com o 194"...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    Pablo Fernandes
    Pablo Fernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 236
    Idade : 42
    Localização : Iracemapolis S.P.
    Modelo do carro :
    Opala Std 1976
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 14/01/2012

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Pablo Fernandes Sex 15 Fev - 15:27:32

    meu pai tem um omega 3.0 realmente é um carrão um motorzão, poren o problema realmente é as peças ele até ''abandonou'' o carro no quintal ta jogado pq as peças são muito caras e dificil de achar há ele ta a venda se alguem interessar ele pede R$6.500,00 tem R$ 700,00 de doc e faz dois anos que ta parado ....
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por kdt_go Sex 15 Fev - 17:21:14

    j ricardo escreveu:e não pense que é uma motor muito mais leve, não, pois coloquei lado a lado com o 4.1 é apenas 4cm mais curto... e tem a mesma altura praticamente... e não é fluxo cruzado... o escape sai do lado do passageiro, junto com a admissão...

    enfim, acho que aqui no brasil, não vale a pena...

    é bem mais leve, tem muitas peças de aluminio, por exemplo o cabeçote
    satoro74
    satoro74
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 126
    Idade : 47
    Localização : Bauru/SP
    Modelo do carro : Opala Coupe 74
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 08/04/2009

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por satoro74 Sex 15 Fev - 19:04:03

    Meu chefe tinha um Omega 3.0 ano 94, carro muito integro, 3 dono, motor com quase 200.00 mil km, redondinho, só que um belo dia entupiu o pescador da bomba de óleo,fundiu na mão da esposa dele que viu uma luzinha acesa no painel e não desligou o carro, resultado, as peças realmente são + caras mas o que ferrou foi que a bomba de óleo não existe nem na Austrália, montou o motor todo zero e a maldita da bomba de óleo usada, traduzindo um P......... de um motor mas que não transmite segurança em durabilidade,trocou por um Corolla 2012, se eu tivesse dinheiro na época compraria o Omega para guarda-lo, mas não colocaria esse motor no Opala, sei lá descaracteriza o Opalão.
    Bob 151
    Bob 151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1500
    Localização : Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 08/02/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Bob 151 Sex 15 Fev - 19:14:31

    eh o motor eh fera tanto q tem a versao turbo 24v ... dai o bico pega neh.
    haymo ribeiro
    haymo ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1034
    Idade : 55
    Localização : RIo de Janeiro
    Modelo do carro : CARAVAN cinza jaguar 91/92-4.1
    INJETADA kit omega- COMODORO/SLE
    ÁLCOOL - GRAFITE
    RODAS DE CIVIC 16"
    MS1-light(megasquirt)
    caixa de blazer 5m 4.3

    opala 6 cil 91 comodoro sle vermelho ciprius
    monza S/R 2.0 S com weber 40
    vectra CD 2.2 16v cinza
    opala coupê 88 dourado monocromático
    Cilindros : 6 cil, 6 cil, 4 cil, 4 cil, 6 cil
    Data de inscrição : 08/11/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por haymo ribeiro Ter 26 Mar - 9:09:59

    o que me impressionou, foi o teste da 4 rodas, o omega 3.0 era bem mais rápido que o 4.1...detalhe é o omega 3.0 cd testado tinha mais de 1500 kg e o 4.1 1485 kg e o opala dependendo do ano menos de 1380 o mais pesado 91/92...

    mas é claro que a aerodinâmica do omega com um cx de 0,30 contra mais de 0,45 do opala tb faz muita diferença

    quem não viu veja...[img]omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Testesomega41 [/img]

    [img]omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Testedoomega30 [/img]

    eu gostaria de ver esse motor rodar no opala só por curiosidade...e é claro que se o motor 3.0 foi feito para rodar nas autobans alemães por hora direto tb é a considerar que é um motor bem resistente, agora achar peças ai é brabo mesmo no brasil, mas ele no LOTUS CARLTON brilha, pena que no brasil não pode importar carros usados...

    [img]omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Lotusomegag [/img]

    ainda bem que temos o opala e o grande 4.1, mas ainda assim admiro o 3.0 apesar de achar que deveria sair com o vortec qdo em 1996 veio para blazer.
    m2s
    m2s
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 22/11/2015

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por m2s Qua 17 Fev - 19:46:23

    No final dos anos 90 eu tive os dois omega, 3.0 e 4.1, esse último realmente tem mais torque, mas é só. O 3.0 é muito mais rápido, mais econômico. A diferença de desempenho é nítida. Na minha opinião o 3.0 é muito mais gostoso de andar, MAS eu nunca colocaria num Opala acho que o charme do Opala é o 4.1
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Diplo87 Qui 25 Fev - 7:03:32

    Se fosse melhor a GM não tirava ele e colocava o 4.1 do opala no omega......
    m2s
    m2s
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 22/11/2015

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por m2s Qui 25 Fev - 7:08:52

    Discordo. Acredito mais que tinham interesse em baixar custo de produção.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Rubão6cc Qui 25 Fev - 7:15:16

    O motor 3.0 é mais eficiente sim porém tem manutenção mais cara. Concordo quanto à estratégia de custos de produção tb. Quanto ao 4.1 sabemos que é um motor estrangulado de fábrica..nada que um comandinho e algumas coisinhas não resolvam.


    _________________
    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Diplo87 Qui 25 Fev - 7:18:19

    Acho q não foi corte de gastos,  pois a GM mandou o 4.1 para a Lotus na inglaterra fazer aquele upgrade de injeção e tudo mais...... creio que ficaria mais econômico manter o 3.0 mesmo.
    A principal queixa na época era justamente a falta de troque.
    Os ex-proprietários de opala que migraram para o omega sentiram falta do torque do 4.1 e foi uma avalanche de queixas para a GM por isso eles decidiram voltar com o 4.1
    m2s
    m2s
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 22/11/2015

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por m2s Qui 25 Fev - 7:23:07

    Essa história da Lotua é conversa fiada. O motor foi melhorado aqui mesmo. O 3.0 tinha menos torque mesmo mas não havia falta de torque.
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por SevenFifty Qui 25 Fev - 7:37:10

    A GM parou de produzir o Omega 3.0 simplesmente porque este motor parou de ser fornecido (vinha da Alemanha).
    rafaelmf77
    rafaelmf77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : sao paulo
    Data de inscrição : 16/04/2018

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por rafaelmf77 Seg 16 Abr - 16:59:20

    3.0 dispensa comentários, na verdade tem 177cv, para brasil veio com 2 catalizadores e plug de octanas 91/95, só virar plug para 95 ja tem 5% tirar os 2 catalizadores totaliza 177cv/180cv

    tive um a 15 anos atrás vendi por essas informações de manutenção cara e tal, unica zica que 3.0 tem e´maldito fluxo de ar(debimetro) e ventoinha viscosa, que hoje tem reparo (arrependi de vender) peguei 4.1 fiquei 2 meses e vendi.

    3.0 original e´cupin de asfalto, quando chega ao 4.000 rpm recebe um injeção de folego ( lembra os vtec da honda) colava facil 260km de painel tranquilo..

    4.1 mesmo modernizado só tem torque bom, gasta mais e e´ manco de final comparando com 3.0

    opel nao tinha mais o motor 3.0 12v e 3.0 24v, os modelos omega B eram 3.0 V6 de 180cv, GM tinha projeto do 4.1 seria feito pela lotus reduzindo para 3.8 com comando no cabeçote 12v e até possibilidade de 24v... mas custo seria muito alto pelo projeto e tals bla bla bla e bla bla bla, como brasileiro aceita qualquer coisa, resolveram dar um tapa no 4.1, cabeçote e tals, usar aquela caixa gigante no coletor de admisão para dar um visual e foi assim.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 596
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por chevy250 Seg 16 Abr - 20:49:34

    Nem de longe eu pensaria nesse 3.0 num Opala. O gostoso do Opala 6cil é o torque em baixissimas rotações (na faixa de 500 a 1500). É um trator delicioso de dirigir principalmente na cidade.
    Esse 3.0, alem de ser um motor mais de alta, só vai dar dor de cabeça com peça.

    Para ter dor de cabeça com motor importado para alta rotação, melhor uma BMW velha. E vai ter MUITA dor de cabeça Laughing

    Conteúdo patrocinado


    omega - Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega? Empty Re: Por que falam tão bem do motor 3.0 do Omega?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 16:03:25