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Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

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Marcão SS 6cc 1978
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Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Marcão SS 6cc 1978 em Ter 23 Abr - 18:57:41

Olá amigos!!! Crio este Tópico, pois possuo Algumas dúvidas, e peço ajuda aos universitários, he he he brincadeirinha. Aos amigos mecânicos.
Eu entendo de mecânica, porém conheço apenas alguns detalhes que diferem o Motor 6cc 4100 do motor 6cc 250S, como por exemplo: O bloco do motor do
4100 possue as letras: PN gravadas e o bloco do motor 250S possue: MC. Sei também que o Comando de válvulas é diferente o 4100 tem comando com tuchos hidraulicos, o o 250S tem o famoso comando 882 para tuchos mecânicos. Pórem, o que eu não sei é: O cabeçote completo com válvulas, molas e balanceiros possui diferença de um para o outro? O Bloco do motor possui diferença de um para o outro? Os mancais do virabrequim possuem diferença entre o 4100 e o 250S? Ouvi falar, mas não sei, se procede: que o virabrequim do 250S é mais leve do que o 4100. Pretendo montar um motor 250S, utilizando o bloco e o cabeçote do Diplomata 92, ou seja virabrequim com retentor. O que vcs me dizem? consigo montar um 250S com o motor de retentor? ou o virabrequim dele é mais pesado que o do 250S? Obrigado a todos que responderem ao tópico.
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D.Garcia
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por D.Garcia em Ter 23 Abr - 20:14:31

Oque eu sei é o seguinte:
Inicialmente, em 1976, trazia tuchos mecânicos, carburador duplo DFV, taxa de compressão de 8,5:1 e hélice do ventilador de quatro pás coletor de admição de aluminio. A cor do motor era vermelha, contra cinza no normal. Mas no ano seguinte os tuchos voltaram a ser hidráulicos, pois os do tipo mecânico sempre produzem ruído. Nos dois casos o comando de válvulas era diferente do motor normal.

Pedro Fagundes
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Pedro Fagundes em Ter 23 Abr - 20:27:09

vamos lá..

o 250-s é um 4100 com carburador de corpo duplo 446, tuchos mecânicos, comando melhor final 882, acredito que seja mesmo 248º, volante do 4c (cerca de 9,5kg)..

Além disso tinha molas duplas..É praticamente um consenso de que nem todos os 250-s tinham final MC.

O cabeçote do 250s é o final 831 normal do 4.1, não é o 586. esse cabeçote nem veio em motores com biela 5.7".

acho que o bloco e virabrequim são iguais, nunca vi ninguém falar isso.. Use o vira do 92 mesmo e faça o balanceamento dele, volante, polia..

mas o x da questão é o seguinte:

li que a GM oferecia o 250-s com taxas de compressão diferentes.. a original era
7:8:1.. Mas tinha opções de 8:5:1 e 9:0:1.. o que eles mudavam pra alcançar essa taxa?

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por skuzam em Ter 23 Abr - 20:33:02

Esses 250S taxados também sempre tive duvida

D.Garcia
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por D.Garcia em Ter 23 Abr - 20:47:01

é verdade esqueci de falar das molas duplas de valvulas Laughing

erso6cc
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por erso6cc em Ter 23 Abr - 21:01:52

compensa trocar o volante do 6 pelo 4? da diferença de rendimento?

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Marcão SS 6cc 1978 em Ter 23 Abr - 21:11:52

Mas se eu usar o Volante do 4 cc, não terei problemas com o motor de arranque? os dentes da engrenagem , são iguais? outra pergunta. alguém tem alguma foto, da mufla original da DF446 a gasolina? pois não me lembro mais? tem muitos anuncios no mercado livre, vendendo mufla da solex H34, como se fosse da DF446. ah foto do suporte do cabo do acelerador, quem Tiver, já ajuda. Quero montar um motor 250S, o mais próximo possivel da originalidade. Agradeço a todos que responderam o tópico, de coração.

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por OPALAS1978 em Ter 23 Abr - 21:50:37

Marcão, o 250-S foi simplesmente o ESPORTIVO daquela época (década de 70), atualmente é possível EXTRAIR resultados muito melhores que os contidos no "LENDÁRIO" 250-S. Mas se sua intenção é originalidade em detrimento de potência aumetada, então eu sugiro que você busque um veículo já com este motor completo e montado, ou apenas o motor em separado. O caminho de "montar aos poucos" parece o mais econômico, mas na realidade é o mais DEMORADO, TRABALHOSO ("DEMAIS" confused ) E CARO. Por incrível que pareça compra pronto é o MELHOR CAMINHO. A questão então se resume a PRO-CU-RAR!!! No site Bom negócio diariamente peças e opalas completos estão sendo anunciados. E mais do que isso, ele proporciona a possibilidade de FORMAR UMA REDE DE CONTATOS para sua busca ser bem sucedida. Mas acima de tudo busque na rede os MANUAIS DE PEÇAS, a maioria entá em formato PDF. Basta digitar no GOOGLE o que você quer e no final escrever PDF. É de graça e as informações são verdadeiras e precisas. Na eletrônica é assim que fazemos e na mecânica não poderia deixar de ser diferente. Um abraço.

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Marcão SS 6cc 1978 em Ter 23 Abr - 21:59:24

OPALAS1978 escreveu:Marcão, o 250-S foi simplesmente o ESPORTIVO daquela época (década de 70), atualmente é possível EXTRAIR resultados muito melhores que os contidos no "LENDÁRIO" 250-S. Mas se sua intenção é originalidade em detrimento de potência aumetada, então eu sugiro que você busque um veículo já com este motor completo e montado, ou apenas o motor em separado. O caminho de "montar aos poucos" parece o mais econômico, mas na realidade é o mais DEMORADO, TRABALHOSO ("DEMAIS" confused ) E CARO. Por incrível que pareça compra pronto é o MELHOR CAMINHO. A questão então se resume a PRO-CU-RAR!!! No site Bom negócio diariamente peças e opalas completos estão sendo anunciados. E mais do que isso, ele proporciona a possibilidade de FORMAR UMA REDE DE CONTATOS para sua busca ser bem sucedida. Mas acima de tudo busque na rede os MANUAIS DE PEÇAS, a maioria entá em formato PDF. Basta digitar no GOOGLE o que você quer e no final escrever PDF. É de graça e as informações são verdadeiras e precisas. Na eletrônica é assim que fazemos e na mecânica não poderia deixar de ser diferente. Um abraço.


Ola amigo, Opalas1978. Obrigado pela dica. Eu fiz eletrônica tbm, he he he 2 anos de CEFET-PR, Capacitancia, indutancia, calculo de circuito em série, paralelo, dar carga em capacitor, e pedeir aos calouros, que trouxessen a peça, segurando pelos dois polos, he he he tempo bom esse, he he he

Pedro Fagundes
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Pedro Fagundes em Ter 23 Abr - 22:42:44

Marcão SS 6cc 1978 escreveu: Pretendo montar um motor 250S, utilizando o bloco e o cabeçote do Diplomata 92, ou seja virabrequim com retentor. O que vcs me dizem? consigo montar um 250S com o motor de retentor? ou o virabrequim dele é mais pesado que o do 250S? Obrigado a todos que responderem ao tópico.

tem outro detalhe quanto ao vira.. o 92 usa biela de 6" o do 250-s é de 5,7"


erso6cc escreveu:compensa trocar o volante do 6 pelo 4? da diferença de rendimento?

a meu ver compensa tanto que a própria gm fez isso no 250-s, a subida de giro é bem mais rápida.
Inclusive ela fez isso de novo nos 6c 92, sendo que o volante é ainda mais leve... o do 4c fica
entre 9,5 e 9,6kg, o do 6c 92 pesa entre 9,4 e 9,5kg.. Eu pesei ambos numa balança digital.

skuzam escreveu:Esses 250S taxados também sempre tive duvida

mistério mesmo.. eu chutaria que no meio disso tem pistões 3 7/8 planos.. vamos ver se alguém explica.

OPALAS1978 escreveu:Marcão, o 250-S foi simplesmente o ESPORTIVO daquela época (década de 70), atualmente é possível EXTRAIR resultados muito melhores que os contidos no "LENDÁRIO" 250-S. Mas se sua intenção é originalidade em detrimento de potência aumetada, então eu sugiro que você busque um veículo já com este motor completo e montado, ou apenas o motor em separado. O caminho de "montar aos poucos" parece o mais econômico, mas na realidade é o mais DEMORADO, TRABALHOSO ("DEMAIS" confused ) E CARO. Por incrível que pareça compra pronto é o MELHOR CAMINHO. A questão então se resume a PRO-CU-RAR!!! No site Bom negócio diariamente peças e opalas completos estão sendo anunciados. E mais do que isso, ele proporciona a possibilidade de FORMAR UMA REDE DE CONTATOS para sua busca ser bem sucedida. Mas acima de tudo busque na rede os MANUAIS DE PEÇAS, a maioria entá em formato PDF. Basta digitar no GOOGLE o que você quer e no final escrever PDF. É de graça e as informações são verdadeiras e precisas. Na eletrônica é assim que fazemos e na mecânica não poderia deixar de ser diferente. Um abraço.

Montar dá mais trabalho e pode sair mais caro.. Só que você vai ter certeza do que tem.. Meu carro por exemplo veio com um "250-s",a numeração estava ok, conferida no detran, cor certa..

quando abri de 250-s só tinha o bloco, nada das molas, tuchos mecânicos, comando.. Quando comprei eu não tinha muita noção, se você for comprar tem que abrir mesmo, ver se as molas são duplas, checar os tuchos, olhar a numeração do comando e ver seu estado, tirar o cabeçote e olhar os cilindros, conferir o estado do volante e se ele realmente é o do 4c.. se não der pra fazer tudo isso é melhor vc fazer o seu motor mesmo..

mas acho que fazer um 250s atualmente não vale a pena...

é muito difícil achar as molas duplas e o comando original. são moscas brancas, meu mecânico tinha um comando 882 GM novo na caixa, vendeu por mil reais, mais que um iskenderian zero. Existem comandos gringos com a mesma graduação do 882, molas duplas e pratos da crower devem sair uns 500 reais.. Dfv 446 uns 350, mas aí eu já iria em uma cópia de Weber 40 com coletor, que sairia uns mil reais.

então não compensa.. com um gasto maior, mas não tão maior assim, vc consegue chegar a uns 200cv, então não vejo custo benefício de montar um 250s 171cv e olhe lá..

Isael
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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por Isael em Qua 24 Abr - 7:27:31

Olha Marcão...
acho q não compensa "transformar" em 250s...
o q vc vai investir nele vai render menos do q poderia
o meu era L4 verde com câmbio Ah-Lelek-Lek-Lek...rsrs
depois de 2 anos arranhando troquei por um 5m...
mais 2 anos comprei no leilão uma caravan 88, 4.1s,Câmbio 4m ré pra frente e braseixo 2,73:1
takei td no Opalão, fiko da hora...pintei o bloco de vermelho, assentei as válvulas e rebaixei o cabeçudo...
tudo medindo certinho pra 12:1 de taxa pq os pistões já são cabeçudos, tipo dome, nada no zoio!!!
coloquei um comando eixo bruto CDV 288º, 109 de lob e 7,1 de levante feito em SP
tudo barato p usar molas originais, tuchos mecânicos Crower e dimensionado simples, baratinho msm...
tapinha no H34 e passei micro-retífica nos dutos do cabeçote
Fiko elástico p caramba...tem amigo meu andando junto de Isky e Weber44 q não acredita no rendimento do meu!!!

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

Mensagem por OPALAS1978 em Qua 24 Abr - 22:21:11

Marcão SS 6cc 1978 escreveu:
OPALAS1978 escreveu:Marcão, o 250-S foi simplesmente o ESPORTIVO daquela época (década de 70), atualmente é possível EXTRAIR resultados muito melhores que os contidos no "LENDÁRIO" 250-S. Mas se sua intenção é originalidade em detrimento de potência aumetada, então eu sugiro que você busque um veículo já com este motor completo e montado, ou apenas o motor em separado. O caminho de "montar aos poucos" parece o mais econômico, mas na realidade é o mais DEMORADO, TRABALHOSO ("DEMAIS" confused ) E CARO. Por incrível que pareça compra pronto é o MELHOR CAMINHO. A questão então se resume a PRO-CU-RAR!!! No site Bom negócio diariamente peças e opalas completos estão sendo anunciados. E mais do que isso, ele proporciona a possibilidade de FORMAR UMA REDE DE CONTATOS para sua busca ser bem sucedida. Mas acima de tudo busque na rede os MANUAIS DE PEÇAS, a maioria entá em formato PDF. Basta digitar no GOOGLE o que você quer e no final escrever PDF. É de graça e as informações são verdadeiras e precisas. Na eletrônica é assim que fazemos e na mecânica não poderia deixar de ser diferente. Um abraço.


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Legal, só espero que você ainda goste dos elétrons, RSRSRS. Pois eu adoro eletrônica e máquinas em geral.
Então… monte o seu motor como se estivesse montando um circuito apartir do esquema. Não vá em muita conversa dos “ACHISTAS”, antes consulte os manuais. Na rede tem farto material e o melhor, “tudo de graça”. Outra coisa importante, e que já ouvi de um MECÂNICO com mais de 50 anos de experiência e FORMAÇÃO na Ford, Gm e vários cursos, é que esses motores antigos JÁ ESTÃO COM UM ELEVADO GRAU DE DESGASTE, o que é simples e justo de entender, uma vez que essas máquinas já estão trabalhando, muitas, a mais de 30 ANOS. Então, não devemos achar que só porque um carro tem um motor 250-S isso signifique que ali em baixo tem um CANHÃO. Não! E o comando talvez seja o item que mais sofreu neste tempo todo. Qualquer motor 250 com comando maior, tuchos mecânicos, e um carburador de maior vazão e uma bomba que o alimente bem já vai deixar parta traz qualquer 250-S “original”. TÉCNICAMENTE FALANDO: - o 250-S é simplesmente um motor GM 250 com uma PREPARAÇÃO LEVE. O motor opala tem muito mais potencial para preparação do que a preparação leve que a Gm deu a ele na década de 70.

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Re: Qual é a diferença entre os motores 4100 e 250S?

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