Amigos Opaleiros,
Criei este tópico para ajudar a todos que estão com aquela dúvida se a bateria está com carga e se o alternador esta carregando corretamente, e que não sabem operar o famoso multímetro.
O multímetro digital, utiliza uma bateria de 9V para alimentar os circuitos, quando a mesma fica fraca, aparece no display a figura de uma bateria, que indica a substituição, o que deve ser feito o mais rápido possível , para evitar medições erradas, e ate vazamentos.
CHAVE ROTATIVA: é usada para selecionar a função desejada, sempre se atente em selecionar a grandeza que seja maior que a medida para não danificar o instrumento (mantê-la em “off” sempre que não estiver em uso).
TERMINAL “COM”: este terminal é para a conexão da ponta de prova preta (negativa)
TERMINAL “VmA”: para conexão da ponta vermelho (positiva), para medições de tensão contínua ou alternada, resistência e corrente. Esta destina-se à maioria das medições que podem ser realizadas (essa é a qual utilizaremos em nossos testes)
TERMINAL “10A” : Esse terminal é para a medição de corrente contínua elevada (10A)
Na opção (V~) procure fazer medições menores que 750V e até mesmo nas de 220V, devido ao risco de choques por causa da isolação elétrica das pontas de prova .
Sempre que for medir tensões de tomadas 110/220V, tenha cuidado, segure firme as pontas de prova evitando que as duas de contato acidental
Bom, agora já temos uma base de como funciona parte do multímetro, sem precisar fazer grandes leituras para efetuar os testes mais corriqueiros em nossos opalas e residência.
TESTES
Obs.: Em todos os testes utilize a seguinte configuração das pontas de prova
PONTA DE PROVA PRETA (NEGATIVO) -> SEMPRE NO TERMINAL (COM)
PONTA DE PROVA VERMELHA (POSITIVO) -> TERMINAL (VmA)
MEDIR TENSÃO DAS TOMADAS (RESIDÊNCIA)
Como nem sempre saberemos se a voltagem da tomada é de 110V ou 220V selecionaremos a escala de (V~ em 750) no painel do multimetro e aplicamos as pontas de prova como na figura abaixo.
Nesse teste a polaridade das pontas não interferem na leitura.
TESTE DA CARGA DA BATERIA E DO ALTERNADOR
-Para medir a carga da bateria, selecionamos a escala de 20 DCV, e colocamos as pontas de prova nos bornes da bateria, lembrando que a ponta preta é negativa e vai no borne neutro (terra) da bateria e o vermelho no borne positivo da bateria (+).
-Realizando esse teste observamos que o valor de carga da bateria será um pouco acima do nominal 12V, como por exemplo 12.40V, 12.60V
-Após esse teste ainda com o aparelho ligado a bateria, podemos dar partida no carro, note que no momento em que o carro esta tentando “pegar” a tensão de carga da bateria diminui um pouco devido ao alto consumo do “motor de partida”.
Obs.: Se durante a partida, a tensão da bateria ficar abaixo de 10V a bateria deverá ser verificada, recarregada ou substituída.
TESTE DO ALTERNADOR
-Com o multímetro “ligado” a bateria, funcione o motor do carro, acelere, (pouca coisa, Max. 2.000rpm) e note que a tensão da bateria vai aumentando entre 13,7 e 14,5V devido ao correto funcionamento do alternador e regulador de tensão.
Obs.: Se seu alternador estiver carregando até 15V leve ao eletricista pois ele estará com defeito.
-Ao desligar o motor o valor da tensão da bateria vai reduzindo, até atingir um ponto estável de carga, que será o que ela realmente conseguiu armazenar, por exemplo, 12.93V.
Espero ter contribuído com este tópico e que seja de grande aproveito a todos do Fórum
Se os moderadores quiserem fixar, fiquem a vontade
Ontem à(s) 9:15:59 por Gerald
» Regulagem vidro opala cupê
Seg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Trinco da porta destravando sozinho
Seg 6 maio - 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Seg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc