Tenho um opala 92 e o motor esta na retifica p/ ser feito com bielas e pistão novos do antigo ou encamisar o bloco e usar as bielas e pistões std 6¨ que veio nele que por sinal esta em ótimo estado o problema são as camisas que estão fora de medida, bom a minha dúvida é, o comando de valvulas original 4100 esta gasto 2 cames e quebrado metade da engrenagem do distribuido porem tenho um comando do omega em ótimo estado, pra usar esse comando do omega é bom eu trocar as varetas de válvulas tbm?? é só substituir ou tem segredo? outra dúvida é não tenho mais a polia original a melhor alternativa seria comprar uma original ou já de cara uma damper? preciso balancear tudo ou não? já que não iria ter preparação esse motor somente iria usar o comando do omega que já tenho aqui, quem puder me ajudar agradeço, abraço a todos
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4 participantes
dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº1
dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
olá amigos,
Tenho um opala 92 e o motor esta na retifica p/ ser feito com bielas e pistão novos do antigo ou encamisar o bloco e usar as bielas e pistões std 6¨ que veio nele que por sinal esta em ótimo estado o problema são as camisas que estão fora de medida, bom a minha dúvida é, o comando de valvulas original 4100 esta gasto 2 cames e quebrado metade da engrenagem do distribuido porem tenho um comando do omega em ótimo estado, pra usar esse comando do omega é bom eu trocar as varetas de válvulas tbm?? é só substituir ou tem segredo? outra dúvida é não tenho mais a polia original a melhor alternativa seria comprar uma original ou já de cara uma damper? preciso balancear tudo ou não? já que não iria ter preparação esse motor somente iria usar o comando do omega que já tenho aqui, quem puder me ajudar agradeço, abraço a todos
Tenho um opala 92 e o motor esta na retifica p/ ser feito com bielas e pistão novos do antigo ou encamisar o bloco e usar as bielas e pistões std 6¨ que veio nele que por sinal esta em ótimo estado o problema são as camisas que estão fora de medida, bom a minha dúvida é, o comando de valvulas original 4100 esta gasto 2 cames e quebrado metade da engrenagem do distribuido porem tenho um comando do omega em ótimo estado, pra usar esse comando do omega é bom eu trocar as varetas de válvulas tbm?? é só substituir ou tem segredo? outra dúvida é não tenho mais a polia original a melhor alternativa seria comprar uma original ou já de cara uma damper? preciso balancear tudo ou não? já que não iria ter preparação esse motor somente iria usar o comando do omega que já tenho aqui, quem puder me ajudar agradeço, abraço a todos
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº2
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
cara esqueça isso de encamisar o bloco !!!!!
isso não é fácil como se fala aqui.....
se for pra encamisar ....já abra pra 4pol.
depois de encamisar.....NUNCA + , esse bloco vai poder ser 4pol.. e provavelmente nem chegue a ser + 3-3/8 + 0.60 ...não deve dar nele !
O Ivo fez isso no motor moderno dele....de usar as bielas de 5.7....e pistão sobre medida !
se montar bem balanceado.......vai ficar tão bom quanto usar a biela de 6pol. !
Comando 4100 jogue no lixo.....se tivesse bom também poderia jogar fora.....
o comando do ômega é bom ....bem melhor que o 4100 ...use os tuchos hidráulico do ômega .....
as varetas ....se as desse motor estiverem boas.....pode usar elas....
(vareta não é só ver se está torna ou não !.....tem que prestar atenção no furo...no buraco dela....se tiver um buraco grande......não quer dizer + volume de óleo , não!!!! se tiver um buracão....vai perder pressão de óleo !
Pra usar o comado do ômega , vai ter que usar bomba elétrica......que é vantagem comparada a original.....pode comprar uma DPL......que vai embora .
Cara .....dependendo do carburador que tiver.....eu sempre aconselho a colocar a Dumper !!!! Desde que uma dumper de qualidade ........essas polias que vc. compra por ai são tudo de 2° linha....(é só ver o acabamento!!)
balanceamento só traz benefícios !!!!
isso não é fácil como se fala aqui.....
se for pra encamisar ....já abra pra 4pol.
depois de encamisar.....NUNCA + , esse bloco vai poder ser 4pol.. e provavelmente nem chegue a ser + 3-3/8 + 0.60 ...não deve dar nele !
O Ivo fez isso no motor moderno dele....de usar as bielas de 5.7....e pistão sobre medida !
se montar bem balanceado.......vai ficar tão bom quanto usar a biela de 6pol. !
Comando 4100 jogue no lixo.....se tivesse bom também poderia jogar fora.....
o comando do ômega é bom ....bem melhor que o 4100 ...use os tuchos hidráulico do ômega .....
as varetas ....se as desse motor estiverem boas.....pode usar elas....
(vareta não é só ver se está torna ou não !.....tem que prestar atenção no furo...no buraco dela....se tiver um buraco grande......não quer dizer + volume de óleo , não!!!! se tiver um buracão....vai perder pressão de óleo !
Pra usar o comado do ômega , vai ter que usar bomba elétrica......que é vantagem comparada a original.....pode comprar uma DPL......que vai embora .
Cara .....dependendo do carburador que tiver.....eu sempre aconselho a colocar a Dumper !!!! Desde que uma dumper de qualidade ........essas polias que vc. compra por ai são tudo de 2° linha....(é só ver o acabamento!!)
balanceamento só traz benefícios !!!!
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº3
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
obrigado pela ajuda Bandit, como funciona esse negócio de pistão sobre medida? onde comprar isso? vou arrumar esse motor só p/ o carro não ficar parado preciso dele rodando, por enquanto vai andar na 3e mesmo na gasolina, caso fique ruim mais pra frente iria de replica w40, como estou pensando em vender o carro não penso em gastar muito nele mas tbm não vou fazer porqueira pra quem comprar depois não vir me encher o saco, mas tbm corre o risco de não conseguir vender e ter que ficar com ele, já que jogar fora tbm não da...
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº4
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
mas sobre media são os 0.20...0.40....0.60.....
Se teu motor é STD....ele tem que ira pra 0.20!
se teu bloco ainda for STD.......pra encamisar ele ....vc. tem que arrombar ele lá pra 4pol. (+ou -) pra dai colocar as camisa novas ......
Se fosse um bloco Ford...de Ford Corcel....as camisas saem pra fora.....dai sim vc. poder de STD....reencamisar pra STD.....bem fácil....O motor 6cc.....é bem + complicado...só o TABA.....que tinha essa mania de não colocar sobre medida.....querer reencamisar.....mas com certeza ele não sabe o trabalho que da isso !
Se fosse eu metia uns pistão 4pol. ai
SE BEM FEITO
Fica bom pra caramba.....e vai dura o mesmo tanto que a sobre medida !
Se teu motor é STD....ele tem que ira pra 0.20!
se teu bloco ainda for STD.......pra encamisar ele ....vc. tem que arrombar ele lá pra 4pol. (+ou -) pra dai colocar as camisa novas ......
Se fosse um bloco Ford...de Ford Corcel....as camisas saem pra fora.....dai sim vc. poder de STD....reencamisar pra STD.....bem fácil....O motor 6cc.....é bem + complicado...só o TABA.....que tinha essa mania de não colocar sobre medida.....querer reencamisar.....mas com certeza ele não sabe o trabalho que da isso !
Se fosse eu metia uns pistão 4pol. ai
SE BEM FEITO
Fica bom pra caramba.....e vai dura o mesmo tanto que a sobre medida !
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº5
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
BANDIT escreveu:mas sobre media são os 0.20...0.40....0.60.....
Se teu motor é STD....ele tem que ira pra 0.20!
se teu bloco ainda for STD.......pra encamisar ele ....vc. tem que arrombar ele lá pra 4pol. (+ou -) pra dai colocar as camisa novas ......
Se fosse um bloco Ford...de Ford Corcel....as camisas saem pra fora.....dai sim vc. poder de STD....reencamisar pra STD.....bem fácil....O motor 6cc.....é bem + complicado...só o TABA.....que tinha essa mania de não colocar sobre medida.....querer reencamisar.....mas com certeza ele não sabe o trabalho que da isso !
Se fosse eu metia uns pistão 4pol. ai
SE BEM FEITO
Fica bom pra caramba.....e vai dura o mesmo tanto que a sobre medida !
vou ver amanha na retifica se o bloco aguenta mesmo abrir p/ 4 pol, vai precisar rebaixar bloco ou não? cabeçote? pistão a gasolina ou álcool?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº6
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
Ai é outro problema !!!
teu motor tem as bielas de 6pol.
se usar esse pistão....vão sair pra fora do bloco.....
tem 2 alternativas :
1° cortar reto..... ficam rentes ao bloco
2° fazer cabeça de pistão neles (Dume)
ai iria aumentar a taxa bastante ....pra + de 11.5 de taxa .....
ambos os motores seriam a álcool !
3° se usar biela curta a de 5.7.....esse pistão vão ficar abaixo do bloco....dai tem que rebaixar o bloco!
eu apoio a 1° maneira !
teu motor tem as bielas de 6pol.
se usar esse pistão....vão sair pra fora do bloco.....
tem 2 alternativas :
1° cortar reto..... ficam rentes ao bloco
2° fazer cabeça de pistão neles (Dume)
ai iria aumentar a taxa bastante ....pra + de 11.5 de taxa .....
ambos os motores seriam a álcool !
3° se usar biela curta a de 5.7.....esse pistão vão ficar abaixo do bloco....dai tem que rebaixar o bloco!
eu apoio a 1° maneira !
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº7
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
Olha tem essa marca aqui AFP....
parece ser boa ....vendendo pistão pra biela de 6pol. !!!
em sobre medida !!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495512824-pistao-afp-para-gm-opala-caravan-6cil-cabeca-plana-_JM
Os originais ficam tudo acima de R$1.200.oo
+ barato seria trocar as bielas pelas de 5.7.....e usar pistão antigo
+ barato ainda (+ +) seria fazer um 4pol.
parece ser boa ....vendendo pistão pra biela de 6pol. !!!
em sobre medida !!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495512824-pistao-afp-para-gm-opala-caravan-6cil-cabeca-plana-_JM
Os originais ficam tudo acima de R$1.200.oo
+ barato seria trocar as bielas pelas de 5.7.....e usar pistão antigo
+ barato ainda (+ +) seria fazer um 4pol.
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº8
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
obrigado Bandit,
com certeza vou usar pistão de 4 cil e cortar rente ao bloco se esse bloco aguentar 4"
preciso rebaixar cabeçote ou não nesse caso? o meu é um final 586, preciso usar parafuso de biela arp? preciso montar esse motor com o melhor custoxbeneficio rsrs, valew pelas dicas
com certeza vou usar pistão de 4 cil e cortar rente ao bloco se esse bloco aguentar 4"
preciso rebaixar cabeçote ou não nesse caso? o meu é um final 586, preciso usar parafuso de biela arp? preciso montar esse motor com o melhor custoxbeneficio rsrs, valew pelas dicas
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº9
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
só rebaixe rente ao bloco......não mexa no cabeçote....(oque manda nesse motores modernos são os pistão ...o cabeçote ...tem pouco diferença álcool /gasolina.....com esse pistão retos já vai te dar uma boa taxa !
Pra ORIGINAL......está ótimo!
Sim , use prisioneiro de biela ARP !!!
Pra ORIGINAL......está ótimo!
Sim , use prisioneiro de biela ARP !!!
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº10
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
BANDIT escreveu:só rebaixe rente ao bloco......não mexa no cabeçote....(oque manda nesse motores modernos são os pistão ...o cabeçote ...tem pouco diferença álcool /gasolina.....com esse pistão retos já vai te dar uma boa taxa !
Pra ORIGINAL......está ótimo!
Sim , use prisioneiro de biela ARP !!!
fui essa semana na retifica e conversei direto com o dono ele pediu p/ um funcionário medir os cilindros e a maior folga tem 13 centésimos ele me aconselhou a apenas brunir os cilindros e retificar o vira e pronto pois os pistões estão super novos com todas as canaletas perfeitas, achei interessante em questão de custo $$$, e agora??? monto damper ou não precisaria nesse caso? balanceio todo o conjunto ou não precisa? lembrando que só vai ter o comando do omega de diferente, no caso desse modo vai ter que andar na gasolina...
detalhe: os pistões que estão nele tem aparencia de novos, algum dono antes de mim abriu esse motor e trocou os 6 pistões std por novos metal leve std tbm, não sei pq ele já não trocou por 0,20 já que um jogo desse pistão custa quase 2 pau!!!!...
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº11
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
Se existe a possibilidade de vc acabar ficando com o carro, acho que seria interessante fazer esse balanceamento. Não deve ser tão caro e caso vc um dia queira dar uma melhorada a mais, ja vai ter tudo prontinho.
Rodrigo4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 825
Idade : 44
Localização : interior de São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata 91/92
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 05/12/2008
- Mensagem nº12
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
é verdade é mais garantido mesmo já encomendei minha damper e vou mandar fazer o balanceamento o foda é que não sei se vou achar alguma retifica aqui que faça isso essa que esta o motor parecem que não fazem talvez terei que mandar pra outra cidade o que o Bandit falou de passar 4¨ já deu chabu na retifica o cara disse que tinha que tirar muito material do pistão chegando bem rente a primeira canaleta e se usar as bielas do antigo perde no curso do vira ou seja parece que não querem fazer, aqui é complicado pra essas coisas...até estressa, obrigado aos amigosDiegoj escreveu:Se existe a possibilidade de vc acabar ficando com o carro, acho que seria interessante fazer esse balanceamento. Não deve ser tão caro e caso vc um dia queira dar uma melhorada a mais, ja vai ter tudo prontinho.
fofi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 36
Idade : 45
Localização : pinhalzinho sc
Modelo do carro : opala 78
Cilindros : 4 mas ja ja sera 6 canécos
Data de inscrição : 01/03/2013
- Mensagem nº13
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
então gurizada ,estou vendo vocês falarem de colocar uma damper e balanciar o motor ,aonde consigo este serviço ?tenho que levar em uma pessoa especifica ou qualquer mecanico fas esse serviço de balancear o motor (ou só o virabrequim)lembrando que o meu petroleiro esta com uma weber 44 e um comando 278 a gasolina ,e vai mudar bastante meu carro se eu por uma damper ?o restante esta tudo original o motor é de um opala 6cc 89
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº14
Re: dúvidas comando omega varetas x opala, polia damper x original, motor original gasolina 4.1
...ou o teu petroleiro não está tão no "ponto"
ou vc. tem extremo zelo e cuidado com o carro
ou muita sorte ( eu não aposto nessa opção)
porque com comando 278° e Webber 44.......já era pra ter voa faz tempo essa polia original !!!
a dumper não traz desempenho ao motor.....ela somente fica lá cumprindo a sua missão de polia !!!
pois a polia original NÃO da conta .....num motor com webber 44 e comando 278°......a polia original se soltaria , por causa da subida de giro muito + rápida de um motor preparado...e até mesmo o maior numero de rpm !
balanceamento é feito por empresas que mexem com isso
tipo essa :
http://www.apontador.com.br/local/pr/curitiba/maquinas_e_ferramentas/8E8UWXAT/wischral_balanceamento_dinamico_parolin.html
ou vc. tem extremo zelo e cuidado com o carro
ou muita sorte ( eu não aposto nessa opção)
porque com comando 278° e Webber 44.......já era pra ter voa faz tempo essa polia original !!!
a dumper não traz desempenho ao motor.....ela somente fica lá cumprindo a sua missão de polia !!!
pois a polia original NÃO da conta .....num motor com webber 44 e comando 278°......a polia original se soltaria , por causa da subida de giro muito + rápida de um motor preparado...e até mesmo o maior numero de rpm !
balanceamento é feito por empresas que mexem com isso
tipo essa :
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