Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
TABELA DE MOTORES EmptyOntem à(s) 12:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
TABELA DE MOTORES EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
TABELA DE MOTORES EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
TABELA DE MOTORES EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
TABELA DE MOTORES EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
TABELA DE MOTORES EmptySeg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
TABELA DE MOTORES EmptySeg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno

» Cambio CLARK 2205B
TABELA DE MOTORES EmptySeg 22 Abr - 8:37:33 por Americo

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
TABELA DE MOTORES EmptyDom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250

Quem está conectado?

163 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 162 visitantes :: 1 motor de busca

Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
tabarbosa (16850)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
Rubão6cc (15338)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
BANDIT (13573)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
Xann (10394)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
j ricardo (9376)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
Jean Bida (9320)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
TABELA DE MOTORES Bar_leftTABELA DE MOTORES BarTABELA DE MOTORES Bar_right 

+3
thallisguimaraes
Pintto
ZeCaravan
7 participantes

    TABELA DE MOTORES

    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Dom 21 Dez - 0:31:24

    Pessoal, estou colocando à disposição do pessoal uma tabela de motores que elaborei com informações da época. Cruzei informações de manuais, revistas e testes. Caso alguem encontre algo de errado na tabela, peço por gentileza que me notifique da informação a ser corrigida! Espero poder ajudar com esta tabela!

    http://rapidshare.com/files/175959374/PROJETO_MOTORES_CORRIGIDA_2312008.xls

    Basta fazer o download e dar uma espiadinha!

    Gostaria de deixar claro esse assunto de motores, cores, versões para, que finalmente, possamos adotar um padrão de reconhecimento, ja que a própria GM não o fez, infelizmente!!

    Um feliz natal a todos do fórum!
    Um bom ano novo também!

    Gostaria de agradeçer a cada um a ajuda que foi dada a mim neste ano que conheci o fórum, mas tem tanta gente boa que da medo de esqueçer de alguem!!

    Forte abraço à todos!


    Última edição por ZeCaravan em Seg 22 Dez - 21:58:37, editado 1 vez(es)
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Pintto Seg 22 Dez - 14:51:16

    Poxa muito legal essa tabela!
    Obrigado por compartilhar!
    Boas festas para voce e a familia tambem!
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por thallisguimaraes Seg 22 Dez - 20:10:24

    Muito boa a iniciativa, mas tem muita coisa ali que nao se tem certeza realmente se é verdade ou nao!!
    So que eu nao vou começar a cita-los pra nao abrir mais confusao!!


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Seg 22 Dez - 21:56:45

    Pessoal, estou compartilhando outra tabela com uma correção. Na tabela anterior, eu coloquei que os motores 250 vinham com o 3E a partir de 1988, e o correto é a partir de 1990! Peço encarecidamente que vejam a tabela corrigida! A mesma encontra-se no primeiro post e ja esta com o link corrigido!

    Pintto - Agradeço os votos! Desejo o mesmo em dobro fera! Precisando estamos por ai! Não sou perito em Opala, mais um dia chego la!!

    thallisguimaraes - Cara, acho interessante essas suas duvidas! Eu também tenho varias! Montei essa tabela cruzando informações, mas teve casos em que o próprio manual desmentia as informações da revista! Complicado! Mas exponha essas suas duvidas! Tenho certeza que juntos poderemos finalmente padronizar essa zona! Feliz natal! Tudo de bom!
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por opaleiro_bva Ter 23 Dez - 6:27:02

    Muito dez!!!!!! tira muitas duvidas sim, o q diverge um pouco, é relacionado a potência de alguns motores, pq ja vi a maioria dos motores 250-S tem entre 143 CV como citado na tabela, até 171 CV... deve ser no tempo em que discriminavam entre potencia bruta e potencia líquida... ja repararam em algumas propagandas antigas do opala em que informavam a potencia líquida e bruta??? nao sei pq isso!!!! mas a tabela é 100%, vlw pela dedicação em monta-la. abraço galera e feliz natal e bom ano novo pra vcs!!!!!!
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 23 Dez - 7:53:19

    ZeCaravan escreveu:Pessoal, estou compartilhando outra tabela com uma correção. Na tabela anterior, eu coloquei que os motores 250 vinham com o 3E a partir de 1988, e o correto é a partir de 1990! Peço encarecidamente que vejam a tabela corrigida! A mesma encontra-se no primeiro post e ja esta com o link corrigido!

    Isso ai seria umas das coisas, motor 250 com retentor foi a partir de 1990 tambem.
    250S vermelho, em 88 acho que nao vinham mais dessa cor.
    Taxa do motor 250 C/ ret 11,6??? Acho que nao é isso nao
    Valores do volume do 6cil foram pra 4097, acho que seria 4096, so arredondou.
    Oleo acho que é 4,5l, o 100 sabe melhor isso.
    Os 4cil nao dou palpite pois sempre me F***

    amigo, desculpe se lhe enchi a toa, se errei, venho a tentar melhorar essa informaçao que pode ser util a todos!!
    Abraços


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Ter 23 Dez - 8:51:33

    Ôpáá, olha eu chegando na área, gentem agora eu que to na dúvida, então quer dizer que é fato que o 3E começou a sair somente apartir de 1990???

    O meu é 88/89, e segundo o ex dono o carbura que o equipava era um 3E á álcool, e o que me fez correr atrás dessa informação foi justamente o fato de a válvula elétrica que servia para aumentar a marcha lenta por causa do AC desse antigo 3E ainda estar lá na parede do cofre.

    O detalhe é que essa valvula não tem jeito de ter sido colocada lá pós fábrica, naquela manta termica na parede corta fogo tinha esculpida lá o local dessa valvula, assim como do alarme original e etc.

    OU será que o H34 á álcool tb contava com essa valvula?


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por opaleiro_bva Ter 23 Dez - 13:52:36

    galera do céu!!!!!!!!!! o tal do carburador é um problema mesmo, eu tava olhando pra comprar um diplo 90/90 6cc a alcool original, o bura é h-34, segundo o Pedro Lecheta, o qual é piloto e preparador, (o opala SS dele ta no livro do opala viu...) ele disse q o 3E só saiu no 91/92, ex do meu q é 91/91 alcool e é 3E. agora qto aos 250 nao vou nem palpitar, pois nao entendo mto de 250, so citei antes a potencia deles, pq ja vi entendem. vlw
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qua 24 Dez - 0:49:49

    thallisguimaraes escreveu:
    ZeCaravan escreveu:Pessoal, estou compartilhando outra tabela com uma correção. Na tabela anterior, eu coloquei que os motores 250 vinham com o 3E a partir de 1988, e o correto é a partir de 1990! Peço encarecidamente que vejam a tabela corrigida! A mesma encontra-se no primeiro post e ja esta com o link corrigido!

    Isso ai seria umas das coisas, motor 250 com retentor foi a partir de 1990 tambem.
    250S vermelho, em 88 acho que nao vinham mais dessa cor.
    Taxa do motor 250 C/ ret 11,6??? Acho que nao é isso nao
    Valores do volume do 6cil foram pra 4097, acho que seria 4096, so arredondou.
    Oleo acho que é 4,5l, o 100 sabe melhor isso.
    Os 4cil nao dou palpite pois sempre me F***

    amigo, desculpe se lhe enchi a toa, se errei, venho a tentar melhorar essa informaçao que pode ser util a todos!!
    Abraços

    Imagine fera! Que encher que nada! Fique frio! hehehe! Enfim, esse dado de taxa do 250 c/ ret eu tirei do manual do Opala 92! Achei meio forçado também, mas foi a unica fonte de informação sobre o 250 nesse periodo de fabricação! Se esta correto, boa pergunta! Hehehe! Mas é um tipo de coisa que é meio forçado, é uma taxa muito alta para um 250 original... Não digo muito alta, mas fora dos padrões que a GM utilizava nesse motor! Mas acredito que esse fato se explique pelo seguinte:

    - A potencia dos 250 c/ ret é maior que os outros 250! Acredito que a taxa seja a responsavel pelo fato, sem contar que utiliza outros pistões (mais curtos se não me engano) e outras bielas ( mais finas, dessa informação não tenho a menor certeza, tudo disse que me disse rsrs). Fora que pra roda na 3E tem que ter uma taxa alta mesmo... Mas enfim, posso estar enganado também, mas é a linha de raciocinio que to seguindo!

    - Queria te agradeçer pelas informações fera! Quanto mais melhor! Sempre tem alguem com algo de novo, ou algo que passou despercebido! Todo tipo de informação é valida! Eu que devo agradeçer pela força!
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qua 24 Dez - 0:54:22

    opaleiro_bva escreveu:Muito dez!!!!!! tira muitas duvidas sim, o q diverge um pouco, é relacionado a potência de alguns motores, pq ja vi a maioria dos motores 250-S tem entre 143 CV como citado na tabela, até 171 CV... deve ser no tempo em que discriminavam entre potencia bruta e potencia líquida... ja repararam em algumas propagandas antigas do opala em que informavam a potencia líquida e bruta??? nao sei pq isso!!!! mas a tabela é 100%, vlw pela dedicação em monta-la. abraço galera e feliz natal e bom ano novo pra vcs!!!!!!

    - A sua informação esta correta fera! Antigamente se usava outro padrão de medição para potencia de motores! Sendo assim, o 250-S tinha 171 CV BRUTOS, mas com a nova norma de medição ele produz 143 CV LIQUIDOS! Perfeita sua linha de raciocinio! Eu que agradeço pela chance que todos vocês estão me dando ao baixar e examinar a tabela! Muito obrigado mesmo! Um feliz natal guri!
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qua 24 Dez - 0:58:18

    Xann escreveu:Ôpáá, olha eu chegando na área, gentem agora eu que to na dúvida, então quer dizer que é fato que o 3E começou a sair somente apartir de 1990???

    O meu é 88/89, e segundo o ex dono o carbura que o equipava era um 3E á álcool, e o que me fez correr atrás dessa informação foi justamente o fato de a válvula elétrica que servia para aumentar a marcha lenta por causa do AC desse antigo 3E ainda estar lá na parede do cofre.

    O detalhe é que essa valvula não tem jeito de ter sido colocada lá pós fábrica, naquela manta termica na parede corta fogo tinha esculpida lá o local dessa valvula, assim como do alarme original e etc.

    OU será que o H34 á álcool tb contava com essa valvula?

    Fala Xann! Cara, mais uma incognita! Hehehhe! H-34 não tem esse tipo de valvula... Acredito que era uma 3E mesmo! Eu acredito que a partir do ano de 89 foram inseridas algumas 3E nos Opalas! Mas essa é uma informação a ser confirmada ainda! A certeza de que eu tenho é que a 3E veio a partir dos Opalas 90, junto com as mudanças para atender normas de poluição e etc! Mas no seu caso fica dificil dizer, mas a certeza que eu tenho é que nenhuma h-34 original possui esse tipo de valvula! Feliz natal!
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por opaleiro_bva Qua 24 Dez - 6:17:19

    ei moçada.... qta confusao a GM fez nesses carros neh???? meu sapato.... agora que eu fikei mais encabulado ainda com essa de h-34 e 3E.... mas vamos la gte, ate nois branquear os cabelos a gte consegue decifar essa parada, e dae a tabela do nosso amigo vai ser uma "senhora" referencia.
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Qua 24 Dez - 6:37:36

    ZeCaravan escreveu:
    Xann escreveu:Ôpáá, olha eu chegando na área, gentem agora eu que to na dúvida, então quer dizer que é fato que o 3E começou a sair somente apartir de 1990???

    O meu é 88/89, e segundo o ex dono o carbura que o equipava era um 3E á álcool, e o que me fez correr atrás dessa informação foi justamente o fato de a válvula elétrica que servia para aumentar a marcha lenta por causa do AC desse antigo 3E ainda estar lá na parede do cofre.

    O detalhe é que essa valvula não tem jeito de ter sido colocada lá pós fábrica, naquela manta termica na parede corta fogo tinha esculpida lá o local dessa valvula, assim como do alarme original e etc.

    OU será que o H34 á álcool tb contava com essa valvula?

    Fala Xann! Cara, mais uma incognita! Hehehhe! H-34 não tem esse tipo de valvula... Acredito que era uma 3E mesmo! Eu acredito que a partir do ano de 89 foram inseridas algumas 3E nos Opalas! Mas essa é uma informação a ser confirmada ainda! A certeza de que eu tenho é que a 3E veio a partir dos Opalas 90, junto com as mudanças para atender normas de poluição e etc! Mas no seu caso fica dificil dizer, mas a certeza que eu tenho é que nenhuma h-34 original possui esse tipo de valvula! Feliz natal!

    Valeu Zecaravan, este tópico tá muito legal, adoro participar de discussões sadias, e o clima aqui tá bem legal, vamos continuar vasculhando essa salada GM e ver o que mais aparece cheers sunny

    Tava pensando, o 3E saiu juntamente com a o filtro de plastico igualmente no Monza, e segundo as 4R que tenho aqui esse novo motor com novas bielas e pistões com esse novo sistema de filtros e carbura realmente surgiu em outubro de 1999, já o motor com retentor saiu um pouco antes, o amigo Jean aqui do Forum tem um Diplo 89 com retentor mas ainda com pistões e bielas á moda antiga.

    Eu só não sei que raios aquela valvula tá fazendo lá no meu cofre.


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 24 Dez - 7:57:51

    Xann escreveu:...Eu só não sei que raios aquela valvula tá fazendo lá no meu cofre.

    Se ta la, é por que tinha serventia, e a unica que tem é a 3e!!


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qua 24 Dez - 18:05:46

    Xann escreveu:
    ZeCaravan escreveu:
    Xann escreveu:Ôpáá, olha eu chegando na área, gentem agora eu que to na dúvida, então quer dizer que é fato que o 3E começou a sair somente apartir de 1990???

    O meu é 88/89, e segundo o ex dono o carbura que o equipava era um 3E á álcool, e o que me fez correr atrás dessa informação foi justamente o fato de a válvula elétrica que servia para aumentar a marcha lenta por causa do AC desse antigo 3E ainda estar lá na parede do cofre.

    O detalhe é que essa valvula não tem jeito de ter sido colocada lá pós fábrica, naquela manta termica na parede corta fogo tinha esculpida lá o local dessa valvula, assim como do alarme original e etc.

    OU será que o H34 á álcool tb contava com essa valvula?

    Fala Xann! Cara, mais uma incognita! Hehehhe! H-34 não tem esse tipo de valvula... Acredito que era uma 3E mesmo! Eu acredito que a partir do ano de 89 foram inseridas algumas 3E nos Opalas! Mas essa é uma informação a ser confirmada ainda! A certeza de que eu tenho é que a 3E veio a partir dos Opalas 90, junto com as mudanças para atender normas de poluição e etc! Mas no seu caso fica dificil dizer, mas a certeza que eu tenho é que nenhuma h-34 original possui esse tipo de valvula! Feliz natal!

    Valeu Zecaravan, este tópico tá muito legal, adoro participar de discussões sadias, e o clima aqui tá bem legal, vamos continuar vasculhando essa salada GM e ver o que mais aparece cheers sunny

    Tava pensando, o 3E saiu juntamente com a o filtro de plastico igualmente no Monza, e segundo as 4R que tenho aqui esse novo motor com novas bielas e pistões com esse novo sistema de filtros e carbura realmente surgiu em outubro de 1999, já o motor com retentor saiu um pouco antes, o amigo Jean aqui do Forum tem um Diplo 89 com retentor mas ainda com pistões e bielas á moda antiga.

    Eu só não sei que raios aquela valvula tá fazendo lá no meu cofre.

    - Pois é, mais uma confirmação da minha suspeita, que a 3E veio a partir de 89! Isso graças a H-34 que ja não era mais produzida, e como a H-34 e a 3E são respectivamente da mesma fabricante, acredito que foi ofertada a 3E! Isso explica a origem da 3E no Opala. Na verdade a GM sempre aproveitou muita coisa na sua linha de produção. O próprio monza ja adotava a 2E( ou 3E, agora não lembro) na época em que o Opala era produzido, mais um detalhe que justificaria o uso da 3E no Opala. Outra coisa que levanta muitas duvidas é o 250-S. Esse mesmo tem a fama de ser produzido até 1988, sendo que ja vi pelo menos uns 3 que eram 89 com o 250-S original de fabrica. Porém em um desses casos tem o seguinte fato:

    -- O Opala em questão era 88 modelo 89! Gostaria de saber da data de fabricação desse carro, para ter uma base se ele foi produzido no fim de 88! Sem contar que o carro não era vendido assim que fosse fabricado, justificando mais um acrescimo na data de emissão da nota fiscal, esse é o problema de basear-se na nota. Se não me engano o 250-S era opcional nessa época! Na verdade sempre foi opicional, salvo os SS's da vida!

    Xann, em relação a essa valvula no seu carro, acredito cada vez mais que a 3E é original dele! Esse dado ta quase sendo esclarecido graças a ajuda de todos! Também to bem faceiro com o conteudo do tópico! Eu esperava que o negócio ia andar, mas não da forma como ta andando!

    Feliz natal a todos!
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Qui 25 Dez - 13:02:55

    Zecaravan, como vai irmão!

    Cara, então, eis a prova que os 3E e 2E começaram a sair apartir de agosto de 90, leia o quadrado abaixo, esse era do Opala 4cc Comodoro testado pela revista 4R em meiados de 90, e o mais ineteressante, essa eu não sabia, o motor 4cc tb sofreu alterações nos pistões e bielas.

    TABELA DE MOTORES 4cctk9


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Qui 25 Dez - 13:12:07

    O quadro abaixo já é sobre o 6cc, tb foi tirado da 4R em Outubro de 90:

    Observe o 3E

    TABELA DE MOTORES 6ccpt3


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Qui 25 Dez - 13:18:16

    Então acredito assim que definitivamente o meu carro realmente não poderia ser com 3E original, uma vez que ele é do final de 88.


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qui 25 Dez - 17:53:34

    Xann escreveu:Zecaravan, como vai irmão!

    Cara, então, eis a prova que os 3E e 2E começaram a sair apartir de agosto de 90, leia o quadrado abaixo, esse era do Opala 4cc Comodoro testado pela revista 4R em meiados de 90, e o mais ineteressante, essa eu não sabia, o motor 4cc tb sofreu alterações nos pistões e bielas.

    TABELA DE MOTORES 4cctk9

    Vou muito bem fera, graças a Deus! Cara, você descola umas coisas incrivéis! hhehehe! Porém existe nesse quadro que você postou uma informação estranha. Até onde eu sei, os 4 cilindros da vida só sairam com 3E! Igual o Opala 6 cilindros! Até onde eu sei, como disse hehehehe! E na materia ele afirma que a 2E saiu nos Opalas 4 cilindros! Mas se você analisar bem o que esta explicado nesse quadro, ele afirma que na linha de montagem de 90 os Opalas 4 cilindros adotariam essa configuração, agora ele cai na questão que eu comentei em ontro post. O dono pode ter comprado um Opala 89 modelo 90! Ai pode ser que a configuração seja adotada dos "modernos" ja! Mas essa que o 4 cilindros tem pistões e bielas diferentes realmente foi uma novidade e tanto! Parabens pelo material Xann, show de bola!
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Sex 26 Dez - 11:19:33

    Realmente é complicado saber, essa matéria acima saiu em Setembro de 1989, e aí diz que os 4cc "sairão" com 2E, então se saiu mesmo fica difícil saber, as modificações dos 6cc vieram somente em agosto de 90, e nessa matéria abaixo diz que os 4cc não mudariam por enquanto e essa revista foi de Setembro de 90.

    Só pra vc ter uma idéia de que nem tudo que era anunciado foi cumprido, na edição de Setembro de 1990, foi anunciado que os Opalas 1991 sofreriam algumas mudanças, dentre elas:

    >Tampa Porta Malas que abririam até o parachoque;

    >Injeção eletronica.

    Veja as previsões:

    TABELA DE MOTORES Plasticazc4


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Dom 4 Jan - 20:56:01

    Xann escreveu:Realmente é complicado saber, essa matéria acima saiu em Setembro de 1989, e aí diz que os 4cc "sairão" com 2E, então se saiu mesmo fica difícil saber, as modificações dos 6cc vieram somente em agosto de 90, e nessa matéria abaixo diz que os 4cc não mudariam por enquanto e essa revista foi de Setembro de 90.

    Só pra vc ter uma idéia de que nem tudo que era anunciado foi cumprido, na edição de Setembro de 1990, foi anunciado que os Opalas 1991 sofreriam algumas mudanças, dentre elas:

    >Tampa Porta Malas que abririam até o parachoque;

    >Injeção eletronica.

    Veja as previsões:

    TABELA DE MOTORES Plasticazc4

    - Fala grande Xann! Feliz ano novo!! Tava fora esses dias, voltei domingo de manha do litoral catarinense, tava afastado de forum e tals, mas estamos na ativa de novo e com força total!

    - Voltando ao assunto, acredito que muitas dessas "promessas" era pra tentar salvar o Opala do fim de produção, porém o custo para elaborar um novo projeto era inviavel, sendo que ja existia o Omega na Europa que atendia e muito bem a lacuna que o Opala deixaria no mercado automobilistico, claro, falando de época, pois apesar do Omega ser muito superior em varios aspectos nunca conseguiu mascarar o nome do Opala. Enfim, não estou aqui pra atacar carro algum, mas o que importa é que muitas dessas promessas da GM eram mesmo pra salvar o Opala. É uma pena a GM nunca ter seguindo um padrão de produção. Exemplo simples é o sistema de freio. Me lembro muito tem que o 100 mencionou em um tópico que a GM não se importava com qualidade, mas sim com preço, isso justificaria a questão de braseixos e dana na mesma linha de produção. Mas acredito que esta tabela esta em um bom pé! O problema é quem muita informação, tanto atual quanto de época que se contradiz muito, o próprio manual do Opala desmente muita materia de revista. Porém é como citei acima, acredito que estejamos quase traçando um padrão correto. Não sou o dono da verdade, apenas to procurando uma luz no fim do tunel, ja que a propria GM não sabe informar nem se quer tem uma tabela que explique tim-tim por tim-tim. Agradeço mais uma vez a ajuda de todos! E vamos levar esse projeto até o seu exito, para que finalmente possa ser traçado um padrão nessa salada!!
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Seg 5 Jan - 9:39:12

    Seja bem vindo novamente irmão!

    Mas é isso, aqui tem centenas de pessoas, são tantas as informações, agente vai juntando tudo e construindo o nosso saber.

    Cara apesar de ser Opaleiro antigo, só agora há um ano e pouco, depois que comecei a frequentar os Foruns e ler, e debater e discutir, que fui me dar conta do tanto que eu não sabia nada sobre o carro que sempre possuí e que foi sempre minha paixão desde criança.

    Mas vamos em frente que um dia agente desvenda todos os mistérios he he.

    Grande abraço!


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Qui 15 Jan - 9:25:55

    Como vai Zecaravan e amigos!

    Bom, desvendei o mistério da Valvula Solenoide. Ela tb saiu no H34, olhe essas fotos abaixo, é de um Opala 88 com H34 original.

    Então é isso, como eu pensava que essa valvula só havia saido no 3E, eu já tava grilado achando até que meu carro era um "cabrito", pois como o 3E só saiu no final do 90, o que essa valvula que supostamente só havia saido no 3E estava fazendo no meu carro com furos originais na lata? Eu já tava era pensando que pegaram um Opala 90 e montaram o chassi do 88 ou algo assim. Então a antiga 3E que tava no meu carro nada mais tinha sido alguém que colocou.

    Então é isso, o Opala 1970 do meu irmão tá com um motor 6cc 88 com H34, e nessa H34 tem uma camarazinha por fora com um local pra uma mangueirinha, já pelejamos pra saber o que era, mas agora já sei, era ligado na Solenoide.



    TABELA DE MOTORES Valvw8

    TABELA DE MOTORES Sdc11545di0


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qui 15 Jan - 21:41:55

    Fala grande Xann! Você e suas descobertas, fico de cara uhauhauha! Essa quase me derruba da cadeira, pois te juro de pé junto que nunca vi H-34 usar esse tipo de recurso... Mas eu estava analisando bem a foto, e me pareçe que a tubulação desse selenoide vai pro Ar Condicionado... Sei que essa valvula selenoide serve pra acertar a lenta do carro quando é ligado o Ar Condicionado... Isso é até onde vai o pouco que sei... Mas cara, parabens! Fiquei de cara! Hahaha
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Qui 15 Jan - 21:44:02

    Se não for demais te pedir isso, mas tem como tirar foto dessa "camarazinha" Xann? Fiquei curioso! Forte abraço!
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Sáb 17 Jan - 8:29:49

    ZeCaravan escreveu:Se não for demais te pedir isso, mas tem como tirar foto dessa "camarazinha" Xann? Fiquei curioso! Forte abraço!

    Ôpa, então amigo, vai as fotinhas, não pus ontem pq meu irmão estava trabalhando, mas foi logo o que fez hoje cedo quando cheguei do trampo.

    Tá zerado esse Carbura dele, vivo perturbando ele pra gente passar esse carro dele pra gasosa pra não perder esse carbura mas ele não quer hehe, fazer o que né. What a Face

    Olhe que interessante, na primeira foto da pra ver nitidamente o eixinho que vem da camarazinha e pega diretamente numa pecinha do acelerador.

    Agora eu que lhe pergunto, vc já viu alguma H34 á gasolina? Eu nunca, mas já ví 446 á alcool.

    TABELA DE MOTORES Burareirb5
    .
    TABELA DE MOTORES Burarei2xk6
    .
    TABELA DE MOTORES Burarei3ms1


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Sáb 17 Jan - 8:37:48

    Hahahaha!!! Retiro o que disse, acabo de ver uma H34 á gasosa hehehe!!!

    TABELA DE MOTORES Roteador005

    TABELA DE MOTORES Roteador006

    TABELA DE MOTORES Roteador007


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por ZeCaravan Sáb 17 Jan - 20:24:00

    To de cara, sem palavras, cada dia que passa vejo que não conheço meu carro direito mesmo huahauhauha! Muito obrigado Xann, muito mesmo! Foi muito util essa sua ajuda! Eu sempre afirmei que a H-34 NUNCA veio com esse tipo de valvula de fabrica... Toma papudo!! heuhuehueh. Ta linda essa H-34, mas ela é niquelada! Pra alcool mesmo, o macete é só não deixar o carro parado, ai dificil o alcool corroer o bura... Esses a gasolina eu ja conhecia... Vinham muito nos corceis e belinas da vida... Ah, no maverick 4 cilindros também vem ela... Valeu Xann, valeu por mais essa força! Bom fim de semana!
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Dom 18 Jan - 13:55:21

    Que nada ZeCaravan, vamos fazendo juntos aí as descobertas.
    Grande abraço!


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    avatar
    DIPLO 86
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 29
    Localização : luziania go
    Data de inscrição : 23/11/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por DIPLO 86 Dom 18 Jan - 19:21:24

    E ai xann. Gostaria que algem desse uma força ai nas ligação do afogador do h 34 a gasolina e seus respectivos gicles originais,o meu motor paresse que que é o 151 pela tabela que o colega colocou,só sei que os pistons é 0.30 que foi a medida dos anéis que troquei. tenho 2 h 34 os gicles do carbura que não esta rodando são enorme será se é porque ele rodava no alcool.
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Xann Seg 19 Jan - 6:59:04

    DIPLO 86 escreveu:E ai xann. Gostaria que algem desse uma força ai nas ligação do afogador do h 34 a gasolina e seus respectivos gicles originais,o meu motor paresse que que é o 151 pela tabela que o colega colocou,só sei que os pistons é 0.30 que foi a medida dos anéis que troquei. tenho 2 h 34 os gicles do carbura que não esta rodando são enorme será se é porque ele rodava no alcool.

    Olá, como é que vai "vizinho" cheers

    Cara tava dando uma olhada aqui, e segundo a tabela, o H34 pro 4cc á gasolina, os gicleurs de baixa (os que ficam por fora) são 60 e 60, já os de baixo são 107 1ºcorpo e 130 2º corpo.
    Se tava rodando no alcool, com certeza os gicleurs estarão enormes mesmo, dê uma conferida nos números aí e me fala. OKK


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    TABELA DE MOTORES Assina1moderadorxann2
    Rhuan Carlos
    Rhuan Carlos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 31/08/2023

    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Rhuan Carlos Qui 31 Ago - 12:46:58

    Pessoal, alguem pode me dizer se sairam opalas 250S a alcool??

    Conteúdo patrocinado


    TABELA DE MOTORES Empty Re: TABELA DE MOTORES

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 6:35:45