Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptyOntem à(s) 12:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptyOntem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptySeg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptySeg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno

» Cambio CLARK 2205B
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptySeg 22 Abr - 8:37:33 por Americo

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil EmptyDom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250

Quem está conectado?

149 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 149 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
tabarbosa (16850)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
Rubão6cc (15338)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
BANDIT (13573)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
Xann (10394)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
j ricardo (9376)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
Jean Bida (9320)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_leftMudar motor de 4 cil pra 6 cil BarMudar motor de 4 cil pra 6 cil Bar_right 

+5
rafael.luc
alex medina
BANDIT
csramos.adm
Pedro Moraes
9 participantes

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 13:25:30

    desculpem pelo tópico, deve ter varios com a mesma pergunta, mas pesquisei e não achei nada muito especifíco

    quanto é gasto em média pra trocar o motor pra 6 cil? quais peças além do motor é preciso? e a documentação é complicado pra regularizar?

    só pra matar a curiosidade, meu opala é 4 e tem cambio 5m, se por um 6 cil vai precisar trocar o cambio?

    vejo que tem galera que compra opala/caravan 6zão pra retirar mecânica, sai mais em conta?
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Qua 24 Set - 13:26:37

    Rapaz, estou fazendo isso a algum tempo.
    No meu caso, comprei um opala 88 inteiro para retirar a mecanica e colocar na minha caravan. Sai muito mais barato que comprar peça por peça, sem falar que sempre vai faltar alguma coisa.

    O que tem que trocar:
    - Motor;
    - Agregado com suspensão dianteira;
    - Cortar cardã;
    - Provavelmente trocar o diferencial, pois o do L4 é relação curta;
    - Suporte do radiador;
    - Radiador;
    - Muita paciencia.

    Quanto ao documento, dependendo do estado em que voce morar, esquece...
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 18:38:01

    csramos.adm escreveu:Rapaz, estou fazendo isso a algum tempo.
    No meu caso, comprei um opala 88 inteiro para retirar a mecanica e colocar na minha caravan. Sai muito mais barato que comprar peça por peça, sem falar que sempre vai faltar alguma coisa.

    O que tem que trocar:
    - Motor;
    - Agregado com suspensão dianteira;
    - Cortar cardã;
    - Provavelmente trocar o diferencial, pois o do L4 é relação curta;
    - Suporte do radiador;
    - Radiador;
    - Muita paciencia.

    Quanto ao documento, dependendo do estado em que voce morar, esquece...

    Sou de sp, acho que é mais tranquilo aqui pra mexer, mas no meu caso compensa mais vender o 4 cil e pegar um 6. Acho que só compensa fazer esse trampo de mudar o motor quem tem um opala raro ou muito conservado...

    quanto vc pagou no 88?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por BANDIT Qua 24 Set - 19:05:23

    na boa esse tipo de tópico que deve ter 2 dúzias deles ou + !!!!!

    deveria ser feito como:

     obrigatório ler antes de postar sobre preparação de 4cc......

    ..........................................

    esse tópicos tinham que ser assim :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t20476-obrigatorio-ler-antes-de-postar-sobre-preparacao-de-motor-4cil


    Todas as respostas estão nos tópicos ai !!!!
              (mudar de 4cc pra 6cc)
    .............................................................

     Nada pessoal Pedro !!!  falo isso no Geral ! OKK
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 19:17:24

    [quote=, mas no meu caso compensa mais vender o 4 cil e pegar um 6. Acho que só compensa fazer esse trampo de mudar o motor quem tem um opala raro ou muito conservado...

    quanto vc pagou no 88?[/quote]
    cara vc msm matou a xarada ou vc tem um opala cm valor sentimental muito grande ou é um exemplar muito raro,pra valer a pena pois é muito empenho nao digo pela a parte mecanica mais sim pela a parte burocratica,se seu opala for bonito nao grila fica cm ele e se conforma,ou faz oque eu fiz remei remei ate chegar na minha carava que sempre quiz (diplomata,6cil,a alcoool ,e tudo original de documento )foi dificil mais axei
    rafael.luc
    rafael.luc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 50
    Idade : 47
    Localização : Parana
    Data de inscrição : 14/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por rafael.luc Qua 24 Set - 19:19:42

    Pedro Moraes escreveu:

    Sou de sp, acho que é mais tranquilo aqui pra mexer, mas no meu caso compensa mais vender o 4 cil e pegar um 6. Acho que só compensa fazer esse trampo de mudar o motor quem tem um opala raro ou muito conservado...

    quanto vc pagou no 88?

    Qualquer carro trocar toda a mecânica não é viável, quem faz isso é quem gosta do carro, caso venda depois não vai retornar o investimento.
    Uma troca de 4 para 6 deve custar uns R$10.000, pode sair mais ou menos, deve levar em conta que vai comprar mecânica usada, talvez precise de retifica, mas enfim se no fundo quer um 6 CIL coloque ou compre um opala 6 cil...
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 19:22:43

    alex medina escreveu:[quote=, mas no meu caso compensa mais vender o 4 cil e pegar um 6. Acho que só compensa fazer esse trampo de mudar o motor quem tem um opala raro ou muito conservado...

    quanto vc pagou no 88?
    cara vc msm matou a xarada ou vc tem um opala cm valor sentimental muito grande ou é um exemplar muito raro,pra valer a pena pois é muito empenho nao digo pela a parte mecanica mais sim pela a parte burocratica,se seu opala for bonito nao grila fica cm ele e se conforma,ou faz oque eu fiz remei remei ate chegar na minha carava que sempre quiz (diplomata,6cil,a alcoool ,e tudo original de documento )foi dificil mais axei

    Eu arrependi um pouco de ter pego esse opala, tava atras de um 6 mas vidrei nele quando vi, o carro é show ta bonito, alinhado e tals com alguns detalhes pra fazer, posso gastar 3 conto nele e deixar perfeito, mas aquela carniça embaixo do capo me desanima demais, é como dizem o problema do 4 é que tem o 6.

    Puts levei o carro pra ver a suspensão terça feira e o um dos mecânicos de lá tem uma caravan 6 caneco, ta toda arrebentada mas com 6x2 espingarda rugindo, coisa linda de ouvir...


    Última edição por Pedro Moraes em Qua 24 Set - 19:25:56, editado 1 vez(es)
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 19:25:14

    BANDIT escreveu:na boa esse tipo de tópico que deve ter 2 dúzias deles ou + !!!!!

    deveria ser feito como:

     obrigatório ler antes de postar sobre preparação de 4cc......

    ..........................................

    esse tópicos tinham que ser assim :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t20476-obrigatorio-ler-antes-de-postar-sobre-preparacao-de-motor-4cil


    Todas as respostas estão nos tópicos ai !!!!
              (mudar de 4cc pra 6cc)
    .............................................................

     Nada pessoal Pedro !!!  falo isso no Geral ! OKK

    Tranquilo Bandit, sei que é chato essa repetição, mas eu não encontrei nenhum topico falando sobre preço dessa modificação, ia ser bacana fixar um topico sobre esse assunto pra facilitar e evitar topicos iguais
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 19:27:57

    rafael.luc escreveu:
    Pedro Moraes escreveu:

    Sou de sp, acho que é mais tranquilo aqui pra mexer, mas no meu caso compensa mais vender o 4 cil e pegar um 6. Acho que só compensa fazer esse trampo de mudar o motor quem tem um opala raro ou muito conservado...

    quanto vc pagou no 88?

    Qualquer carro trocar toda a mecânica não é viável, quem faz isso é quem gosta do carro, caso venda depois não vai retornar o investimento.
    Uma troca de 4 para 6 deve custar uns R$10.000, pode sair mais ou menos, deve levar em conta que vai comprar mecânica usada, talvez precise de retifica, mas enfim se no fundo quer um 6 CIL coloque ou compre um opala 6 cil...

    tem essa também, corre o risco de montar tudo e quando for rodar for surpreendido com motor rajando/fumaceando/batendo, complicado...
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 19:29:14

    ta e ai vc gosta do seu opala,ele te da alegrias?entao to os pé bota o 6 e seja feliz mais nem pense em vender pq vc vai INVESTIR minimo 7 (pq tudo q vc ta vendo debaixo do seu carro tem q ser ttrocado)pila e quando for vender valorizo por volta de 4,,,posta uma foto da criança ae,outra pegunta por quanto vc venderia ele ?sera q cm o valor vc nao axaria um em msm estado mais cm 6?
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por BANDIT Qua 24 Set - 19:33:58

    Pedro Moraes escreveu:

    Tranquilo Bandit, sei que é chato essa repetição, mas eu não encontrei nenhum topico falando sobre preço dessa modificação, ia ser bacana fixar um topico sobre esse assunto pra facilitar e evitar topicos iguais


    Mas não tem com ter preço tem dezenas de variáveis !

    eu a 2 meses atrás encontrei um motor COMPLETO 6cc por R$1.800.oo !

    se vc. pegar Mercado livre o motor parcial 6cc sem cabeçote vc. paga R$2.600,oo

    entende......varia de lugar para lugar

    ...................................

    se vc. pegar um motor bom por R$2.000,oo que não faça NADA !

    Vc. gasta com suportes do motor.....suporte de radiador.....e radiador.....

    e coloca o motor 6cc no opala ....que é rápido e barato !

    ta no opala.....mas falta molas amortecedores.....mas se o teu 4cc for original ....as molas e amortecedores até aguentam um pouco o 6cc ! Se estiverem boas.....
    o carro fica "arreado"  mas vai embora !

    então tem muitas variáveis de peças e mão de obra ! OKK
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 19:34:49

    As fotos ai Alex

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Fvwdcj

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil 25080me

    quanto sera que vale nesse estado? fiz a susp dele essa semana vou buscar amanhã
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 19:42:13

    cara ta bem bonito,nao sei o perço de opala por ai mai spor aqui esse vale froxo uns 15,16,um conhecido meu vendeu um comodoro 87 bm bonito por 17 no dinheiro e tava mais oumenos assim detalhe ele vendeu o comodoro pra comprar um ss 78 4CIL e pagou 21 tbm no dinheirinho,foi busca no rio grande do sul, e eu axo que se vc vende ele compra um belo 6 cm o valor,esses dias apareceu na net um diplo 88 coupe 6 e raro por axo que 13 ou 15,mais tem quer ter paciencia
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 19:46:29

    alex medina escreveu:cara ta bem bonito,nao sei o perço de opala por ai mai spor aqui esse vale froxo uns 15,16,um conhecido meu vendeu um comodoro 87 bm bonito por 17 no dinheiro e tava mais oumenos assim detalhe ele vendeu o comodoro pra comprar um ss 78 4CIL e pagou 21 tbm no dinheirinho,foi busca no rio grande do sul, e eu axo que se vc vende ele compra um belo 6 cm o valor,esses dias apareceu na net um diplo 88 coupe 6 e raro por axo que 13 ou 15,mais tem quer ter paciencia

    O loco grande, sério? mesmo sendo 4trinho? eu paguei 7 conto nele faz 3 meses hahahah

    15 pila eu acho meio impossivel por aqui, mas uns 10 acho que eu pego... pior que eu gosto do opalinha, pena que falta 2 cilindros ali No
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 19:53:12

    meu deus 7 pila se aparece um mdesses aqui por esses preço da guerra pra ver qm compra,é msm sendo 4trinho,pra vc ter noçao na minha carava eu dei meu opala que nao era feio,mais uma moto 2009 e mais 2500,na minha carava e ele tava bm feia, sem recibo(mais cm procuraçao) e cm 600 de doc e o cara nao fazia muita questao nao uma semana antes um cara tnha oferecido um cupe 79 preto 4 mais uma mecanica 4 inteira na carava ele nao fez,cm 10 pila vc acha um 6 bbm legal cm certeza,da uma procurada na net pra vc se bazear nos preço
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 20:11:15

    https://www.youtube.com/watch?v=GjpF_T_SP40
    ta ai um exemplo, nao sei se ainda ta a venda mais a gente acha,vende o teu e compra outro ja 6,e nao seja mais um que estraga um belo opala so por ele ser 4trinho tentando colocar um 6 ( e alguns deixan xeio de gambiarra um carro q era certinho)
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 20:15:28

    Comprei esse opala de um parente, ele queria 8 mas fez por 7, e eu emprestei uma parte do meu pai também, vou curtindo o bixo e ano que vem eu vejo o que faço, se conseguisse um rolo num 6 seria uma boa, mas é difícil por aqui. E essa caravela ta baixa pra car@lho em, tem foto dela?
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 20:16:53

    alex medina escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=GjpF_T_SP40
    ta ai um exemplo, nao sei se ainda ta a venda mais a gente acha,vende o teu e compra outro ja 6,e nao seja mais um que estraga um belo opala so por ele ser 4trinho tentando colocar um 6 ( e alguns deixan xeio de gambiarra um carro q era certinho)

    sim nem vou mexer com isso, deixa originalzinho que ta bacana assim

    aqui por 10 pila pega um 6 em estado bom/razoável, mas se tiver paciência de procurar sempre aparece umas oportunidades boas
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 20:25:03

    hhaha mais é montagem nao ta tao baixa assim
    da uma olhada nela mais ja faiz tempo hoje ela ta na pintura ta beeeem diferente,vo t confessa que se eu morace mais perto e a carava ainda tivece assim eu faria rolo cm vc
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil 2n6sprt
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Es6hl5
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil K970v8
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil S4b1jd
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Rlgs93

    meu ex nenem que troquei na carava
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil 2zzhydu
    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil 2i1h11e
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 20:30:42

    po é montagem cara hahah tbm anda nessa altura tem que ter coragem, o cupezinho ta derrubado, fica bonito demais, pena que a susp vai pro saco

    rapaz tem uma tia que roda aqui na cidade com uma carava igual a tua, pratinha 4.1/s, nunca vi ela de perto mas vejo direto passando, ta com a pintura queimada mas parece ta bem alinhada, aquela ta no esquema pra ajeitar, um pouco de empenho fica filé

    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 20:40:28

    ta ai a vitima nego so atacar,cara vou te fala adoro minha carava.chega de mansinho e ve se atia quer vende vai q quer neh,pq eu sei cm é essa vontade d ter um 6, epode acreditar a hora q vc conseguir vai olhar pra traz e dizer q valeu a pena,,e cm certeza essa é uma das poucas igual a minha que OUVI falar,ouvi pq ver ainda nao vi,,á o cupe tbm é montagem hahahaha nao tenho coragem de andar assim
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qua 24 Set - 20:46:30

    a vontade ta braba maninho, meu pai tinha um 250s, lembro do bixo vibrando da uma saudade hahah

    ja vi essa caravela parada num posto perto de casas algumas vezes, vou ver se consigo tirar foto dela, mas do jeito que ta daria um belo ratão, por uns pneuzão largo atras e um 6x2 direto pra atormentar os vizinhos

    valeu pela opinião alex, vou curtindo o 4trinho por enquanto até que apareça uma oportunidade bacana
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por alex medina Qua 24 Set - 20:49:05

    blz nego tudo de bom,e felicidades cm o 4trinho,pq nesse quesito o 4trinho da conta legal do recado,e se puder e nao atrapalhar tira umas fotinha da mana da minha ficaria feliz em ver outra ,vlw abraço OKK OKK
    rafael.luc
    rafael.luc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 50
    Idade : 47
    Localização : Parana
    Data de inscrição : 14/08/2014

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por rafael.luc Qua 24 Set - 22:13:43

    Pedro Moraes escreveu:a vontade ta braba maninho, meu pai tinha um 250s, lembro do bixo vibrando da uma saudade hahah


    No seu caso é melhor um Opala/Caravam 6 CIL ja que na família vocês tinham um 6 CIL, eu ja aprendi a dirigir em Opala 4 CIL...

    A maioria quer um Opala com a melhor motorização, ou seja, 6 CIL mesmo que não esteja buscando performance.
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Qui 25 Set - 12:21:12

    Ai, é como disseram a galera ai em cima. No meu caso é uma historia legal... Minha cavaca foi um amigo que tinha um fusca e queria vender e ofereceram a caravan. Esse amigo sabia que eu estava afim e dai rolou a troca.
    A minha não é necessariamente uma raridade mas tambem nao tem tantas por ai... 75 (primeira cavaca em serie), alavanca de cambio 3m na coluna, banco inteiriço, nota fiscal original, emblema da concessionária na tampa do porta mala, algumas notas fiscais, roda rallye mangels e por ai vai. Tem que fazer tudo (lanternagem, pintura, forração)...
    O que desanimava era que era L4...
    Ai, como eu disse, surgiu um opala 88 L6 montado por R$ 2.500,00... Mandei ver rsrsrsr
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Pedro Moraes Qui 25 Set - 12:31:39

    csramos.adm escreveu:Ai, é como disseram a galera ai em cima. No meu caso é uma historia legal... Minha cavaca foi um amigo que tinha um fusca e queria vender e ofereceram a caravan. Esse amigo sabia que eu estava afim e dai rolou a troca.
    A minha não é necessariamente uma raridade mas tambem nao tem tantas por ai... 75 (primeira cavaca em serie), alavanca de cambio 3m na coluna, banco inteiriço, nota fiscal original, emblema da concessionária na tampa do porta mala, algumas notas fiscais, roda rallye mangels e por ai vai. Tem que fazer tudo (lanternagem, pintura, forração)...
    O que desanimava era que era L4...
    Ai, como eu disse, surgiu um opala 88 L6 montado por R$ 2.500,00... Mandei ver rsrsrsr

    no seu caso é completamente viável cara, caravan 3m com esses detalhes que tu passou eu ia sussa, e um 6 por 2500 foi barbada tbm, boa sorte!
    hamilsilveira
    hamilsilveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 227
    Idade : 51
    Localização : PORTO ALEGRE
    Modelo do carro : Opala Especial 1972 - Coupê
    Opala Diplomata SE 89/90
    Opala Diplomata 1987 - hidramático
    Opala Especial 1970 - Sedan - aguardando restauração
    Caravan Standart 1976
    Opala Standart 1976 - Sedan
    Cilindros : 4cc
    6cc
    6cc
    4cc
    4cc
    4cc
    Data de inscrição : 25/09/2020

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por hamilsilveira Ter 29 Set - 16:30:58

    Pois é... eu estou ainda na fase embrionária... vou levar recém no mecânico para ver o estado do motor. Parêntese: olha que interessante, o cara que me vendeu disse que comprou o carro há 4 anos e não conseguiu fazer. Resolveu vender. Entrei em diversos grupos do Facebook e procurei com o termo "1972" para ver peças essas coisas, e para minha surpresa achei o anúncio do poderoso sendo anunciado em 2015 e exatamente igual está agora!!!!! Bem, voltando ao assunto, não pensei em trocar de 4cc para 6cc, mas lendo vocês, se eu necessitar muita coisa de motor, melhor mudar para um 6cc ou manter o 4cc??? Me aconselharam hoje a colocar um 6cc de Blazer... dúvidas ...

    csramos.adm gosta desta mensagem

    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por pacato Qua 30 Set - 8:45:01

    hamilsilveira escreveu:Pois é... eu estou ainda na fase embrionária... vou levar recém no mecânico para ver o estado do motor. Parêntese: olha que interessante, o cara que me vendeu disse que comprou o carro há 4 anos e não conseguiu fazer. Resolveu vender. Entrei em diversos grupos do Facebook e procurei com o termo "1972" para ver peças essas coisas, e para minha surpresa achei o anúncio do poderoso sendo anunciado em 2015 e exatamente igual está agora!!!!! Bem, voltando ao assunto, não pensei em trocar de 4cc para 6cc, mas lendo vocês, se eu necessitar muita coisa de motor, melhor mudar para um 6cc ou manter o 4cc??? Me aconselharam hoje a colocar um 6cc de Blazer... dúvidas ...

    Entendo ser muito particular essa decisão. Eu coloquei 6cc nos meus carros, mas, se eu vier a adquirir outro futuramente, manterei a mecânica original, simplesmente para preservar a espécie. Parece paradoxo, mas se fosse meu primeiro opala, provavelmente, eu colocaria o 6cc. Considero melhorias mecânicas, geralmente, bem vindas. Mas, mudando a mecânica, eu a manteria esteticamente original e, em hipótese nenhuma, colocaria motor que não fosse de opala. Também tentaria manter os periféricos (radiador, DH, etc) correspondente ao ano do carro. Então, motor de blazer, ômega, etc, para mim, sem chance, mas, como eu disse, isso é bem particular. Uma coisa que acho que você deve considerar ao mudar a mecânica é a valorização do carro, sobretudo diante de uma hipotética venda, já que vai gastar uma grana. Na minha região, por exemplo, no geral, um 4 cilindros original vale menos que um 4 convertido para 6 cilindros, assim recupera-se o valor investido. Em outros lugares o pessoal é mais purista e não agrada dessas adaptações, além de desvalorizar o carro. Coloque no papel, veja os gastos envolvidos, o que você deseja do carro depois de pronto e seja feliz.
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Basico Qua 30 Set - 9:13:11

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil 0tvZfR
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Qua 30 Set - 10:19:05

    hamilsilveira escreveu:Pois é... eu estou ainda na fase embrionária... vou levar recém no mecânico para ver o estado do motor. Parêntese: olha que interessante, o cara que me vendeu disse que comprou o carro há 4 anos e não conseguiu fazer. Resolveu vender. Entrei em diversos grupos do Facebook e procurei com o termo "1972" para ver peças essas coisas, e para minha surpresa achei o anúncio do poderoso sendo anunciado em 2015 e exatamente igual está agora!!!!! Bem, voltando ao assunto, não pensei em trocar de 4cc para 6cc, mas lendo vocês, se eu necessitar muita coisa de motor, melhor mudar para um 6cc ou manter o 4cc??? Me aconselharam hoje a colocar um 6cc de Blazer... dúvidas ...

    Como disse o colega acima, isso é muito particular. Acho que são muitas variáveis envolvidas.
    Vou te dar a minha opinião sobre a mudança de mecânica, baseado na experiência que tive:
    - Primeiro que se eu pudesse voltar atrás faria tudo novamente. Não me arrependo de ter trocado a mecânica, principalmente se fizer um serviço limpo. Meu carro hoje, quem não conhecia antes quando era L4, não diz nunca que um dia foi L4. Fiz no padrão original. Motor, travessa, freio, suporte do radiador, radiador, tudo original do opala. A única diferença para olhares mais atentos é que usei uma mecanica 90 num carro 75, então coisas como ventoinha elétrica entregam que não bate o ano, no mais, não tem quem diga que foi trocado.
    - Hoje eu tenho planos de comprar outro carro e se for L4 vai ficar L4. E digo mais, vou manter todo original, nada de mudar comando, dimensionado ou qualquer outra coisa em busca de potência num L4 porque acho que é perda de tempo, não acho que vale o custo benefício. Deixaria um carro L4 redondinho e silencioso pra desfilar e pronto. Mas sendo sincero, se eu fosse ter um único opala/caravan, seria 6 cilindros sem dúvida. Nada contra o L4, mas um 6zão é lindo, mesmo original.
    - O maior problema da troca do motor L4 para L6 a meu ver é a documentação dessa mudança. Os Detrans dificultam muito. Ai tem que ir pra mão de despachante.
    - Sobre fazer melhorias nos carros antigos, sou super a favor desde que sejam melhorias mecânicas que visem dar mais segurança e confiabilidade para rodar. Minha caravan hoje está com freio a disco na traseira, estou usando alternador dos carros mais novos, uso polia "damper" do omega com a correia poli V igual no ômega e o projeto é trocar o motor de partida por um desses atuais. Não gosto de mudanças no aspecto visual que desfigure o carro, mas na parte mecânica, acho válida.
    - Sobre usar o motor Vortex da Blazer/S10, já vi um montado pessoalmente. Fica animal. Mas eu não faria. Meu carro hoje é carburado (Weber 40) e o projeto é montar injeção do Ômega, incluindo o cabeçote e comando e tudo que eu puder (tenho uma mecânica de ômega 4.1 completa). Se hoje fosse mudar um motor L4 para L6 num opala novamente, tentaria ao invez de um motor vortex, por exemplo, procurar um motor de Silverado que é similar ao do ômega, injetado e tudo, mas é mais fácil de adaptar no opala, praticamente plugin play.

    Atualmente o projeto da caravan está praticamente parado. Ela está funcionando, precisando de algum reparos mecânicos (motor principalmente) e muitos reparos de estética (pintura, estofado...), mas eu tenho um ômega também e no momento decidi concentrar forças em um carro só uma vez que a grana é curta rsrsrsr. Assim que terminar o Ômega, volto à KVK.

    Tenho uma C10 que adquiri recentemente. Mas essa é projeto pra depois da caravan rsrsrs.

    Na medida do possível, tento registrar o progresso da "restauração" dos carros no Instagram e comecei a fazer no Youtube. Se puderem da uma força e seguir lá, agradeço Laughing Laughing Laughing

    Instagram @3.marchas (https://www.instagram.com/3.marchas?r=nametag)
    Youtube 3marchar (https://www.youtube.com/channel/UCtDENHlvdazq0BrzN-BaDuQ?view_as=subscriber)
    hamilsilveira
    hamilsilveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 227
    Idade : 51
    Localização : PORTO ALEGRE
    Modelo do carro : Opala Especial 1972 - Coupê
    Opala Diplomata SE 89/90
    Opala Diplomata 1987 - hidramático
    Opala Especial 1970 - Sedan - aguardando restauração
    Caravan Standart 1976
    Opala Standart 1976 - Sedan
    Cilindros : 4cc
    6cc
    6cc
    4cc
    4cc
    4cc
    Data de inscrição : 25/09/2020

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por hamilsilveira Qua 30 Set - 17:56:25

    Cleber e Pacato, muito boas suas considerações.

    Vocês acham que então um motor de ômega seria mais "adaptável" ao Opala que o V6 Vortex da Blazer??
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Qui 1 Out - 10:03:57

    hamilsilveira escreveu:Cleber e Pacato, muito boas suas considerações.

    Vocês acham que então um motor de ômega seria mais "adaptável" ao Opala que o V6 Vortex da  Blazer??

    Cara, não conheço o processo de adaptação do motor vortex.
    Você precisaria ver como vai ser pra adaptar o suporte do motor na travessa. Como vai ser pra acoplar o câmbio, caso não vá usar o cambio do vortex mesmo. Ligação das mangueiras ao radiador.... Enfim, bastante coisas pra literalmente adaptar.

    Motor do ômega tem uma diferença considerável em relação ao motor do opala e Silverado. A primeira diferença é do carter. O carter do Ômega é virado pra frente (a parte funda do carter), já o carter do opala e silverado é virado para trás. Com isso, essa é a primeira dificuldade de colocar o motor do Ômega no opala. Uma solução e conseguir um carter do opala 90/92 e a bomba de óleo para colocar no motor do Ômega e dai ficar na mesma posição do opala... Se arrumar um motor de Silverado (que é visualmente parecido com o do Ômega, não terá o problema do carter).

    Então, motor de Ômega ou Vortex vai lhe trazer um desafio ai. Acho que o desafio no Vortex é maior.

    Se tiver um bloco de opala cilindros, pode colocar a injeção do omega, cabeçote, comando e periféricos no bloco do opala. Eu vou fazer esse processo. Em breve vou postar no Instagram e Youtube. Esse mês devo desmontar a mecânica do Ômega. vou montar toda a parte de injeção, comando e cabeçote, vou usar alternador, compressor ar condicionado, tudo do ômega. Vou usar o módulo de injeção do Ômega porem remapeado.

    Acredito que tenha aqui no forum quem tenha feito essa adaptação do Vortex. Deve ter poste só sobre isso. Nunca procurei rsrsrs.

    Instagram: https://www.instagram.com/3.marchas?r=nametag
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtDENHlvdazq0BrzN-BaDuQ?view_as=subscriber
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Basico Qui 1 Out - 11:34:53

    hamilsilveira escreveu:Cleber e Pacato, muito boas suas considerações.

    Vocês acham que então um motor de ômega seria mais "adaptável" ao Opala que o V6 Vortex da  Blazer??

    Brother,

    Eu cheguei a começar um projetos desse que tive que abandonar devido a nascimento de filho e tals.
    Mas o Vortec é interessante no Opala pq é um motor com peso equivalente a um 4 cilindros, com desempenho superior e de facil aquisição.

    Desafios: Suporte do coxin do motor, Escapamento e Injeção

    No meu caso eu ia montar em uma Caravan 78 com cambio Clec Clec original e Dana 30 3,07
    A parte de tras do Vortec é exatamente igual ao do pois são motores da mesma familia, o que muda é só o Volante do motor e pelos calculos que da minha proposta o cambio Original do opala varetado dava conta do recado.

    O que eu recomendo é, estudar as soluções para injeção que vai usar e comparar com a aquisição do motor da Silverado que é o mais próximo do motor de opala que vc vai achar


    Motor de Omega possui furação diferente do que o motor de Opala/silverado, exigindo o uso de flange adaptadora ou a instalação do Cambio do Omega no conjunto.

    Obs: eu ia montar um Vortec 4.3 com uma Holley, Volante do motor de opala 4 cilindros, caixa seca e cambio varetado do opala e diferencia dana 30 relação 3,07.
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Sex 2 Out - 10:37:08

    Basico escreveu:
    hamilsilveira escreveu:Cleber e Pacato, muito boas suas considerações.

    Vocês acham que então um motor de ômega seria mais "adaptável" ao Opala que o V6 Vortex da  Blazer??

    Brother,

    Eu cheguei a começar um projetos desse que  tive que abandonar devido a nascimento de filho e tals.
    Mas o Vortec é interessante no Opala pq é um motor com peso equivalente a um 4 cilindros, com desempenho superior e de facil aquisição.

    Desafios: Suporte do coxin do motor, Escapamento e Injeção

    No meu caso eu ia montar em uma Caravan 78 com cambio Clec Clec original e Dana 30 3,07
    A parte de tras do Vortec é exatamente igual ao do pois são motores da mesma familia, o que muda é só o Volante do motor e pelos calculos que da minha proposta o cambio Original do opala varetado dava conta do recado.

    O que eu recomendo é, estudar as soluções para injeção que vai usar e comparar com a aquisição do motor da Silverado que é o mais próximo do motor de opala que vc vai achar


    Motor de Omega possui furação diferente do que o motor de Opala/silverado, exigindo o uso de flange adaptadora ou a instalação do Cambio do Omega no conjunto.

    Obs: eu ia montar um Vortec 4.3 com uma Holley, Volante do motor de opala 4 cilindros, caixa seca e cambio varetado do opala e diferencia dana 30 relação 3,07.

    Olha ai, bacana. Eu já tive a S10 96 cabine estendida. O motor é animal. Gostei.
    No caso da injeção, uma solução seria pegar o motor completo com módulo e chicotes, não? Pensando em economia, principalmente, Outra solução seria a programável.
    O que eu vou fazer na minha caravan é isso, usar a injeção do ômega completa, inclusive módulo. Único detalhe é que vou levar pra um amigo aqui perto pra remapear pra dar uma otimizada.

    Esse seu projeto com a Holley, seria aquela injeção sniper né? Ia ficar um projeto doido. Legal delas nesses motores em V é que ela ficaria no meio do motor e da uma cara de carburado. Ia ficar irado.

    Eu como tenho a mecânica completa do ômega e já tenho o motor L6 na caravan, vou de injeção de ômega mesmo. Uma coisa que quero fazer é um ou mais vídeos para mostrar as diferenças do motor do ômega pro opala. Como eu vou ter o dois motores no chão, a meu dispor, acho que vai ser legal fazer o comparativo. Diferenças entre os blocos, cabeçote, comando, Vira, Bielas, Pistões... Enfim, fazer um comparativo de máximo de coisas que eu conseguir. Acho que vai ser legal.
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Basico Sex 2 Out - 11:12:51

    csramos.adm escreveu:
    Basico escreveu:

    Brother,

    Eu cheguei a começar um projetos desse que  tive que abandonar devido a nascimento de filho e tals.
    Mas o Vortec é interessante no Opala pq é um motor com peso equivalente a um 4 cilindros, com desempenho superior e de facil aquisição.

    Desafios: Suporte do coxin do motor, Escapamento e Injeção

    No meu caso eu ia montar em uma Caravan 78 com cambio Clec Clec original e Dana 30 3,07
    A parte de tras do Vortec é exatamente igual ao do pois são motores da mesma familia, o que muda é só o Volante do motor e pelos calculos que da minha proposta o cambio Original do opala varetado dava conta do recado.

    O que eu recomendo é, estudar as soluções para injeção que vai usar e comparar com a aquisição do motor da Silverado que é o mais próximo do motor de opala que vc vai achar


    Motor de Omega possui furação diferente do que o motor de Opala/silverado, exigindo o uso de flange adaptadora ou a instalação do Cambio do Omega no conjunto.

    Obs: eu ia montar um Vortec 4.3 com uma Holley, Volante do motor de opala 4 cilindros, caixa seca e cambio varetado do opala e diferencia dana 30 relação 3,07.

    Olha ai, bacana. Eu já tive a S10 96 cabine estendida. O motor é animal. Gostei.
    No caso da injeção, uma solução seria pegar o motor completo com módulo e chicotes, não? Pensando em economia, principalmente, Outra solução seria a programável.
    O que eu vou fazer na minha caravan é isso, usar a injeção do ômega completa, inclusive módulo. Único detalhe é que vou levar pra um amigo aqui perto pra remapear pra dar uma otimizada.

    Esse seu projeto com a Holley, seria aquela injeção sniper né? Ia ficar um projeto doido. Legal delas nesses motores em V é que ela ficaria no meio do motor e da uma cara de carburado. Ia ficar irado.

    Eu como tenho a mecânica completa do ômega e já tenho o motor L6 na caravan, vou de injeção de ômega mesmo. Uma coisa que quero fazer é um ou mais vídeos para mostrar as diferenças do motor do ômega pro opala. Como eu vou ter o dois motores no chão, a meu dispor, acho que vai ser legal fazer o comparativo. Diferenças entre os blocos, cabeçote, comando, Vira, Bielas, Pistões... Enfim, fazer um comparativo de máximo de coisas que eu conseguir. Acho que vai ser legal.


    Então, o problema da Injeção da S10 é que ela é muito arcaica, 99 pra baixo é aranha e de 2000 pra cima ainda usa distribuidor.
    Programavel é vida... kkkkk

    Pra vc como vai ter as duas mecanicas tudo fica mais facil.
    Depois cria um topico e exemplifica as diferenças paa a galera.

    abraço
    csramos.adm
    csramos.adm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 230
    Idade : 40
    Localização : Valparaiso de Goiás
    Modelo do carro : - Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
    - Omega 1996, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
    - C10 1975, motor 261, 3 marchas
    Cilindros : L6
    L6
    L6
    Data de inscrição : 01/01/2013

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por csramos.adm Sex 2 Out - 11:46:20

    Basico escreveu:
    csramos.adm escreveu:

    Olha ai, bacana. Eu já tive a S10 96 cabine estendida. O motor é animal. Gostei.
    No caso da injeção, uma solução seria pegar o motor completo com módulo e chicotes, não? Pensando em economia, principalmente, Outra solução seria a programável.
    O que eu vou fazer na minha caravan é isso, usar a injeção do ômega completa, inclusive módulo. Único detalhe é que vou levar pra um amigo aqui perto pra remapear pra dar uma otimizada.

    Esse seu projeto com a Holley, seria aquela injeção sniper né? Ia ficar um projeto doido. Legal delas nesses motores em V é que ela ficaria no meio do motor e da uma cara de carburado. Ia ficar irado.

    Eu como tenho a mecânica completa do ômega e já tenho o motor L6 na caravan, vou de injeção de ômega mesmo. Uma coisa que quero fazer é um ou mais vídeos para mostrar as diferenças do motor do ômega pro opala. Como eu vou ter o dois motores no chão, a meu dispor, acho que vai ser legal fazer o comparativo. Diferenças entre os blocos, cabeçote, comando, Vira, Bielas, Pistões... Enfim, fazer um comparativo de máximo de coisas que eu conseguir. Acho que vai ser legal.


    Então, o problema da Injeção da S10 é que ela é muito arcaica, 99 pra baixo é aranha e de 2000 pra cima ainda usa distribuidor.
    Programavel é vida... kkkkk

    Pra vc como vai ter as duas mecanicas tudo fica mais facil.
    Depois cria um topico e exemplifica as diferenças paa a galera.

    abraço

    Entendi. Não conheço com maiores detalhes a injeção do Vortec.
    Nesse caso ai concordo contigo, não vale a pena manter a injeção original não.
    Uma das coisas que me agrada nesse meu projeto é que o ômega já elimina um boa parte desses sistemas arcaicos como distribuidor. Não é uma programável não, mas para o objetivo do projeto que é dar uma otimizada no carro dando mais confiabilidade, vai dar bom.

    Sobre postar as diferenças, pode deixar, posto sim. É uma coisa que eu sempre quis saber com mais detalhes e crio que muita gente também. Ai como tenho as duas, vai dar bom.
    Eu tenho uns 2 tópicos aqui no fórum. Um é sobre a mudança de motor do L4 pro L6 mantendo a caixa de câmbio 3 marchas (minha caravan é 3 marchas com alavanca na coluna) e na época eu era mais barriga verde que agora Laughing então busquei muita ajuda aqui principalmente porque eu mesmo queria fazer, e fiz kkkkk. Postei algumas melhorias que fiz nela também...
    O outro tópico é sobre as buchas de suspensão feitas de pneu. Eu montei na minha caravan. Agora quero até fazer uma nova inspeção e postar como elas se comportaram nesses quase 4 anos.

    Mas pode deixar que posto aqui as diferenças do omega/opala em algum lugar (ou atualizo o poste que já tenho ou crio um a parte, se for o caso.

    Depois da uma acompanhada lá no Instagram e Youtube.
    Postei no Youtube um vídeo sobre essas buchas de pneu, um vídeo sobre um trabalho de fazer imitação de painel jacarandar (opalas e caravans 75/79) que eu fiz usando madeira mesmo e um vídeo do projeto que estou fazendo no ômega.
    Vou postar um vídeo mostrando como era a caravan quando comprei, o que já fiz e o que pretendo fazer.

    https://www.instagram.com/3.marchas?r=nametag
    https://www.youtube.com/channel/UCtDENHlvdazq0BrzN-BaDuQ?view_as=subscriber
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 2 Out - 17:34:17

    hamilsilveira escreveu:Cleber e Pacato, muito boas suas considerações.

    Vocês acham que então um motor de ômega seria mais "adaptável" ao Opala que o V6 Vortex da  Blazer??



    eu optaria pelo motor de silverado 4.1


    Conteúdo patrocinado


    Mudar motor de 4 cil pra 6 cil Empty Re: Mudar motor de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 5:33:55