hamilsilveira escreveu:Pois é... eu estou ainda na fase embrionária... vou levar recém no mecânico para ver o estado do motor. Parêntese: olha que interessante, o cara que me vendeu disse que comprou o carro há 4 anos e não conseguiu fazer. Resolveu vender. Entrei em diversos grupos do Facebook e procurei com o termo "1972" para ver peças essas coisas, e para minha surpresa achei o anúncio do poderoso sendo anunciado em 2015 e exatamente igual está agora!!!!! Bem, voltando ao assunto, não pensei em trocar de 4cc para 6cc, mas lendo vocês, se eu necessitar muita coisa de motor, melhor mudar para um 6cc ou manter o 4cc??? Me aconselharam hoje a colocar um 6cc de Blazer... dúvidas ...
Como disse o colega acima, isso é muito particular. Acho que são muitas variáveis envolvidas.
Vou te dar a minha opinião sobre a mudança de mecânica, baseado na experiência que tive:
- Primeiro que se eu pudesse voltar atrás faria tudo novamente. Não me arrependo de ter trocado a mecânica, principalmente se fizer um serviço limpo. Meu carro hoje, quem não conhecia antes quando era L4, não diz nunca que um dia foi L4. Fiz no padrão original. Motor, travessa, freio, suporte do radiador, radiador, tudo original do opala. A única diferença para olhares mais atentos é que usei uma mecanica 90 num carro 75, então coisas como ventoinha elétrica entregam que não bate o ano, no mais, não tem quem diga que foi trocado.
- Hoje eu tenho planos de comprar outro carro e se for L4 vai ficar L4. E digo mais, vou manter todo original, nada de mudar comando, dimensionado ou qualquer outra coisa em busca de potência num L4 porque acho que é perda de tempo, não acho que vale o custo benefício. Deixaria um carro L4 redondinho e silencioso pra desfilar e pronto. Mas sendo sincero, se eu fosse ter um único opala/caravan, seria 6 cilindros sem dúvida. Nada contra o L4, mas um 6zão é lindo, mesmo original.
- O maior problema da troca do motor L4 para L6 a meu ver é a documentação dessa mudança. Os Detrans dificultam muito. Ai tem que ir pra mão de despachante.
- Sobre fazer melhorias nos carros antigos, sou super a favor desde que sejam melhorias mecânicas que visem dar mais segurança e confiabilidade para rodar. Minha caravan hoje está com freio a disco na traseira, estou usando alternador dos carros mais novos, uso polia "damper" do omega com a correia poli V igual no ômega e o projeto é trocar o motor de partida por um desses atuais. Não gosto de mudanças no aspecto visual que desfigure o carro, mas na parte mecânica, acho válida.
- Sobre usar o motor Vortex da Blazer/S10, já vi um montado pessoalmente. Fica animal. Mas eu não faria. Meu carro hoje é carburado (Weber 40) e o projeto é montar injeção do Ômega, incluindo o cabeçote e comando e tudo que eu puder (tenho uma mecânica de ômega 4.1 completa). Se hoje fosse mudar um motor L4 para L6 num opala novamente, tentaria ao invez de um motor vortex, por exemplo, procurar um motor de Silverado que é similar ao do ômega, injetado e tudo, mas é mais fácil de adaptar no opala, praticamente plugin play.
Atualmente o projeto da caravan está praticamente parado. Ela está funcionando, precisando de algum reparos mecânicos (motor principalmente) e muitos reparos de estética (pintura, estofado...), mas eu tenho um ômega também e no momento decidi concentrar forças em um carro só uma vez que a grana é curta rsrsrsr. Assim que terminar o Ômega, volto à KVK.
Tenho uma C10 que adquiri recentemente. Mas essa é projeto pra depois da caravan rsrsrs.
Na medida do possível, tento registrar o progresso da "restauração" dos carros no Instagram e comecei a fazer no Youtube. Se puderem da uma força e seguir lá, agradeço
Instagram @3.marchas (https://www.instagram.com/3.marchas?r=nametag)
Youtube 3marchar (https://www.youtube.com/channel/UCtDENHlvdazq0BrzN-BaDuQ?view_as=subscriber)
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