Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 189 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 187 visitantes :: 2 motores de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15340) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+2
adpachec
hunzeker
6 participantes
queimando uma bobina por dia!!!
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº1
queimando uma bobina por dia!!!
não sei o que fazer; cabos novos, tampa do distribuidor e rotor tambem novos. bobina delphi duas queimadas, magnet marelli uma, bosh uma todas zeradas. coloquei um resistor universal e não deu partida. gostaria de opiniões dos amigos....
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº2
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Meça a corrente na bobina com um bom multímetro.
Olhe o negativo do módulo (fio n° 5).
Aterramento do motor com problemas (a cordoalha na parte de baixo do bloco).
Velas, meu cunhado trouxe um corsa falhando e tinha uma vela com Zinabre no terminal, medi com multímetro e ela não conduzia tensão, no seu caso pode ser curto nos terminais positivo e negativo.
Mas por você escrever que colocou um resistor na bobina e não ligou pode ser corrente baixa no módulo (ou módulo estragado), sobrecarregando a bobina por falta de força, ela trabalha mais no limite, olhe o positivo do módulo se chega 12 volts (fio n° 4).
Reforce o aterramento do bloco.
Olhe o negativo do módulo (fio n° 5).
Aterramento do motor com problemas (a cordoalha na parte de baixo do bloco).
Velas, meu cunhado trouxe um corsa falhando e tinha uma vela com Zinabre no terminal, medi com multímetro e ela não conduzia tensão, no seu caso pode ser curto nos terminais positivo e negativo.
Mas por você escrever que colocou um resistor na bobina e não ligou pode ser corrente baixa no módulo (ou módulo estragado), sobrecarregando a bobina por falta de força, ela trabalha mais no limite, olhe o positivo do módulo se chega 12 volts (fio n° 4).
Reforce o aterramento do bloco.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15340
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº3
Re: queimando uma bobina por dia!!!
adpachec escreveu:Meça a corrente na bobina com um bom multímetro.
Olhe o negativo do módulo (fio n° 5).
Aterramento do motor com problemas (a cordoalha na parte de baixo do bloco).
Velas, meu cunhado trouxe um corsa falhando e tinha uma vela com Zinabre no terminal, medi com multímetro e ela não conduzia tensão, no seu caso pode ser curto nos terminais positivo e negativo.
Mas por você escrever que colocou um resistor na bobina e não ligou pode ser corrente baixa no módulo (ou módulo estragado), sobrecarregando a bobina por falta de força, ela trabalha mais no limite, olhe o positivo do módulo se chega 12 volts (fio n° 4).
Reforce o aterramento do bloco.
Adpachec como sempre, comandando as orientações mecânicas no fórum.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº4
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Rubão6cc escreveu:adpachec escreveu:Meça a corrente na bobina com um bom multímetro.
Olhe o negativo do módulo (fio n° 5).
Aterramento do motor com problemas (a cordoalha na parte de baixo do bloco).
Velas, meu cunhado trouxe um corsa falhando e tinha uma vela com Zinabre no terminal, medi com multímetro e ela não conduzia tensão, no seu caso pode ser curto nos terminais positivo e negativo.
Mas por você escrever que colocou um resistor na bobina e não ligou pode ser corrente baixa no módulo (ou módulo estragado), sobrecarregando a bobina por falta de força, ela trabalha mais no limite, olhe o positivo do módulo se chega 12 volts (fio n° 4).
Reforce o aterramento do bloco.
Adpachec como sempre, comandando as orientações mecânicas no fórum.
que bom! uma luz no fim do tunel
marcosschwabe- Opaleiro
- Número de Mensagens : 100
Localização : Cascavel, PR
Modelo do carro : Comodoro 87 4cc Injetado!
Data de inscrição : 12/01/2014
- Mensagem nº5
Re: queimando uma bobina por dia!!!
tbem estava com esse problema... queimou bobina e caixinha... ai usei uma caixinha com ccr, parece que resolveu o problema... pelo menos nao queimou mais a bobina.
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº6
Re: queimando uma bobina por dia!!!
ccr! o que é isso marcos?
marcosschwabe- Opaleiro
- Número de Mensagens : 100
Localização : Cascavel, PR
Modelo do carro : Comodoro 87 4cc Injetado!
Data de inscrição : 12/01/2014
- Mensagem nº7
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Bom dia hunzeker, abaixo o site que contem todas as informações,
porem vou explicar em poucas palavras, ela tem um temporizador de 1 minuto aproximado, assim desliga a caixinha caso voce nao de a partida.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAo4MAH/sistemas-ignicao?part=2
porem vou explicar em poucas palavras, ela tem um temporizador de 1 minuto aproximado, assim desliga a caixinha caso voce nao de a partida.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAo4MAH/sistemas-ignicao?part=2
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Valeu rubão.hunzeker escreveu:Rubão6cc escreveu:
Adpachec como sempre, comandando as orientações mecânicas no fórum.
que bom! uma luz no fim do tunel
O CCR corta a corrente em caso e esquecimento da chave ligada.
Tem 07 pinos no módulo.
Eu tenho um no motor AP, mas no distribuidor tem 03 conexões e não duas.
Benefício do CCR
Se a chave de ignição estiver ligada, sem o motor estar funcionando, a unidade de comando, após aproximadamente 1 minuto, interrompe a alimentação da bobina de ignição, evitando aquecimento, protegendo a própria bobina e evitando a descarga da bateria. Nessa geração foi eliminado pré-resistor, passando-se a utilizar uma nova bobina de ignição (9 220 081 077). A bobina ...077 não é intercambiável com a ...067, por possuírem enrolamento e conectores diferentes. Esse sistema foi especialmente utilizado pela Volkswagen e a Ford entre os anos de 1986 a 1987, aproximadamente.
Um exemplo do "curto" na vela que lhe escrevi (fuga de tensão):
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº9
Re: queimando uma bobina por dia!!!
depois daquelas bobinas queimadas, arrumei um multimetro e medi a voltagem na bateria. o aparelho marcou 18 volts (motor ligado), o regulador de voltagem (estava ruím) agora foi trocado e marca 14 volts (motor ligado).
A bobina que antes era a gol foi trocada por uma bosh redonda e colocada um resistor porque no corpo da bobina pede pra por resistor, que agora manda 10 volts na bobina.
Ficou ruím de partida; e então puxei um fio do automatico que manda 12v só quando gira a chave pra dar ignição. agora esta muito melhor de partida.
Agora outro problema que eu já tinha notado mas agravou depois da troca do regulador de voltagem; o motor esta falhando nas baixas rotações só da uma alisada quando esta com giro alto.
As velas estão com 5,5 e 6,5 omhs um ano de uso, os cabos troquei agora por novos, tampa do distribuidor e rotor novos 3 meses de uso a caixinha troquei por outra que esta funcionando normal..
Estou pensando em por velas novas amanhã, o que voces acham? gasto mais essa grana?
A bobina que antes era a gol foi trocada por uma bosh redonda e colocada um resistor porque no corpo da bobina pede pra por resistor, que agora manda 10 volts na bobina.
Ficou ruím de partida; e então puxei um fio do automatico que manda 12v só quando gira a chave pra dar ignição. agora esta muito melhor de partida.
Agora outro problema que eu já tinha notado mas agravou depois da troca do regulador de voltagem; o motor esta falhando nas baixas rotações só da uma alisada quando esta com giro alto.
As velas estão com 5,5 e 6,5 omhs um ano de uso, os cabos troquei agora por novos, tampa do distribuidor e rotor novos 3 meses de uso a caixinha troquei por outra que esta funcionando normal..
Estou pensando em por velas novas amanhã, o que voces acham? gasto mais essa grana?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº10
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Se ele falha em baixa tenta uma regulagem no carburador e olha o rotor/tampa distribuidor podem terem sofrido com o aumento da tensão para 18 volts (contatos ficaram pretos).
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº11
Re: queimando uma bobina por dia!!!
adpachec escreveu:Se ele falha em baixa tenta uma regulagem no carburador e olha o rotor/tampa distribuidor podem terem sofrido com o aumento da tensão para 18 volts (contatos ficaram pretos).
a falha era boia do carburador que encharcava tudo. obrigado a todos
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº12
Re: queimando uma bobina por dia!!!
adpachec escreveu:Meça a corrente na bobina com um bom multímetro.
Olhe o negativo do módulo (fio n° 5).
Aterramento do motor com problemas (a cordoalha na parte de baixo do bloco).
Velas, meu cunhado trouxe um corsa falhando e tinha uma vela com Zinabre no terminal, medi com multímetro e ela não conduzia tensão, no seu caso pode ser curto nos terminais positivo e negativo.
Mas por você escrever que colocou um resistor na bobina e não ligou pode ser corrente baixa no módulo (ou módulo estragado), sobrecarregando a bobina por falta de força, ela trabalha mais no limite, olhe o positivo do módulo se chega 12 volts (fio n° 4).
Reforce o aterramento do bloco.
Boa dica,vou ver isso amanhã pois o meu já queimou 2 bobinas,1 MI e a outra Procomp e-core que não fazia 4 meses que tava no carro
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº13
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Adpachec,fiz o teste e aconteceu o seguinte:com o multimetro medi o posítivo no módulo e no terra do módulo,seu 13V,com o positivo na bobina e o negativo na bobina de 3V,se eu coloco e negativo no terra do módulo da 13V,ta certo isso?
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº14
Re: queimando uma bobina por dia!!!
bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,fiz o teste e aconteceu o seguinte:com o multimetro medi o posítivo no módulo e no terra do módulo,seu 13V,com o positivo na bobina e o negativo na bobina de 3V,se eu coloco e negativo no terra do módulo da 13V,ta certo isso?
É isso mesmo o negativo da bobina não é aterrado na lata (ignição eletrônica).
Mas eu achei estranho deveria dar entre 6 a 8 volts, o positivo da bobina (SOLTO DA BOBINA) ao negativo da bobina.
Vou olhar o meu depois, não me lembro com certeza agora, mas para mim é 6 a 8 volts.
3 volts é um fio ligado ao sensor do distribuidor e outro a bobina.
Última edição por adpachec em Dom 8 Fev - 19:35:12, editado 1 vez(es)
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº15
Re: queimando uma bobina por dia!!!
bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,fiz o teste e aconteceu o seguinte:com o multimetro medi o posítivo no módulo e no terra do módulo,seu 13V,com o positivo na bobina e o negativo na bobina de 3V,se eu coloco e negativo no terra do módulo da 13V,ta certo isso?
Fiz um teste agora, deu ZERO Volts!
Andei com o carro e ele está bem.
Fique intrigado, depois pensei, acho que é a posição do distribuidor, deu zero volts porque está no ponto de descarga da faísca, quando o distribuidor "corta" o negativo da bobina e a faísca vai para as velas...........
O seu deu 03 volts porque está com carga....carregando ou caindo a tensão para gerar faísca.
A unica explicação lógica que achei............
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº16
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Valeu
Aqui um vídeo que fiz,desculpe o audio estar ruim
Aqui um vídeo que fiz,desculpe o audio estar ruim
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº17
Re: queimando uma bobina por dia!!!
O meu eu fiz as medidas desligado, então dependia da posição em que o distribuidor parou (disparo de faísca, carga.......).
Mas é isto do vídeo, no sistema eletrônico o negativo não é ligado ao terra.
Se você abrir o módulo vai achar só um circuito integrado (os dos anos 80 para cima) e toda fiação é ligada nele, os mais antigos é uma placa de circuito.
Para mim está certo sim o seu teste.
Ficou bom o vídeo.
Mas é isto do vídeo, no sistema eletrônico o negativo não é ligado ao terra.
Se você abrir o módulo vai achar só um circuito integrado (os dos anos 80 para cima) e toda fiação é ligada nele, os mais antigos é uma placa de circuito.
Para mim está certo sim o seu teste.
Ficou bom o vídeo.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº18
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Fiz uma conta rápida:
Queda de tensão (bobina final 067 Bosch que deve ser a sua):
I= Corrente (+ ou - 8 A):
R= Resistência em OHMS ( pela tabela 1,2 Ohms enrolamento primário).
U= Queda de tensão:
Tensão marcada no multímetro : 13,37 Volts:
Na bobina: 3,01 Volts:
U = I x R;
U = 8 x 1.3 =10.4 Volts de queda de tensão.
13,37 - 10.4=2,97 Volts na bobina.
A sua marca 3,01 esta certo pela conta.
Fiz esta conta porque eu mesmo fiquei em dúvida.
Queda de tensão (bobina final 067 Bosch que deve ser a sua):
I= Corrente (+ ou - 8 A):
R= Resistência em OHMS ( pela tabela 1,2 Ohms enrolamento primário).
U= Queda de tensão:
Tensão marcada no multímetro : 13,37 Volts:
Na bobina: 3,01 Volts:
U = I x R;
U = 8 x 1.3 =10.4 Volts de queda de tensão.
13,37 - 10.4=2,97 Volts na bobina.
A sua marca 3,01 esta certo pela conta.
Fiz esta conta porque eu mesmo fiquei em dúvida.
Sossa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1255
Idade : 37
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014
- Mensagem nº19
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Vou pegar uma carona aqui no tópico...
No meu carro que o distribuidor é a platinado.. tenho que por o tal resistor na bobina? ou é direto mesmo?
Abraçoss
No meu carro que o distribuidor é a platinado.. tenho que por o tal resistor na bobina? ou é direto mesmo?
Abraçoss
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº20
Re: queimando uma bobina por dia!!!
Sossa22 escreveu:Vou pegar uma carona aqui no tópico...
No meu carro que o distribuidor é a platinado.. tenho que por o tal resistor na bobina? ou é direto mesmo?
Abraçoss
Depende da bobina que usar, as vermelhas BOSCH precisam dele para proteger a bobina porque trabalham com menor corrente.
Se a sua é a "comum" (azul), não precisa.
Esta precisa resistor (vem escrito no rótulo):
Esta não:
Sossa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1255
Idade : 37
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014
- Mensagem nº21
Re: queimando uma bobina por dia!!!
adpachec escreveu:Sossa22 escreveu:Vou pegar uma carona aqui no tópico...
No meu carro que o distribuidor é a platinado.. tenho que por o tal resistor na bobina? ou é direto mesmo?
Abraçoss
Depende da bobina que usar, as vermelhas BOSCH precisam dele para proteger a bobina porque trabalham com menor corrente.
Se a sua é a "comum" (azul), não precisa.
Esta precisa resistor (vem escrito no rótulo):
Esta não:
Ahmm. entendi adpachec, o meu usa uma bobina marflex por hora, mas já esta comprado uma bosch vermelha, assim que for instalar vou atrás do resistor que a bobina pede!
Valeu pelo esclarecimento!
Abraçoss
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº22
Re: queimando uma bobina por dia!!!
adpachec escreveu:O meu eu fiz as medidas desligado, então dependia da posição em que o distribuidor parou (disparo de faísca, carga.......).
Mas é isto do vídeo, no sistema eletrônico o negativo não é ligado ao terra.
Se você abrir o módulo vai achar só um circuito integrado (os dos anos 80 para cima) e toda fiação é ligada nele, os mais antigos é uma placa de circuito.
Para mim está certo sim o seu teste.
Ficou bom o vídeo.
adpachec escreveu:Fiz uma conta rápida:
Queda de tensão (bobina final 067 Bosch que deve ser a sua):
I= Corrente (+ ou - 8 A):
R= Resistência em OHMS ( pela tabela 1,2 Ohms enrolamento primário).
U= Queda de tensão:
Tensão marcada no multímetro : 13,37 Volts:
Na bobina: 3,01 Volts:
U = I x R;
U = 8 x 1.3 =10.4 Volts de queda de tensão.
13,37 - 10.4=2,97 Volts na bobina.
A sua marca 3,01 esta certo pela conta.
Fiz esta conta porque eu mesmo fiquei em dúvida.
Valeu Adpachec,eu tenho costume de chamar NEGATIVO como TERRA hehe,sei que tem diferença.O que eu achei estranho foi queimar 2 bobina,primeiro foi a MI e agora a PROCOMP que tava por ultimo,a MI foi por descuido e ter deixado a chave ligada por um tempo,já a PROCOMP queimou por não ser de boa qualidade mesmo
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
|
|
Hoje à(s) 9:12:40 por lucas krause
» numeração de segurança opala 71
Hoje à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Hoje à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Hoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Hoje à(s) 8:12:04 por Call
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc
» CATÁLOGO DE CORES
Ter 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos