Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Usar prisioneiros de roda mais novos
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptyHoje à(s) 11:45:57 por Rodrigo490

» Enchentes no Rio Grande do Sul
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptyHoje à(s) 8:38:23 por Rubão6cc

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptyOntem à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

Quem está conectado?

84 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 81 visitantes :: 1 motor de busca

diplomado, Müller, Rodrigo490


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
tabarbosa (16850)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
Rubão6cc (15349)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
BANDIT (13573)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
Xann (10394)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
j ricardo (9376)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
Jean Bida (9320)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_lefteletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bareletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Bar_right 

+2
Marcos Adriano
Rubão6cc
6 participantes

    Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Seg 16 Mar - 21:02:34

    Recebi mensagem privada recentemente de um colega daqui do fórum preguntando sobre as ligações elétricas dos botões que sobem/descem os vidros elétricos do opala, pois o LED dentro de um dos botões da porta traseira não acendia. Depois de ajudar o colega, acabei me dando conta de que a informação poderia ser útil aos outros colegas do fórum. Segue o conteúdo:

    (...) É possível que o LED tenha queimado. Não é comum esses LEDs queimarem, mas nunca se sabe, né? Na foto abaixo, mostro o chicote de porta traseira de um comodoro ou diplomata 1991 a 1992. Infelizmente, eu não tenho o chicote dos 1988 a 1990. Entretanto, a ligação elétrica é estritamente a mesma. O que difere de um ano apara o outro são os conectores "A" e "B". O resto é a mesma viadagem. Nunca pus minhas mãos em um chicote desses de opala entre 1988 a 1990. Então, a cor dos fios pode também diferir. Mas é só.

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico J0zfjl[/img]
    Foto 1: o chicote da porta traseira.

    "C" é o conector dos dois fios do motor do vidro. "D" é o conector dos três fios da trava elétrica da porta. "E" é a luz de cortesia.

    A primeira coisa a fazer, no seu caso, é remover o forro da porta. Então, solte o parafuso que vai no furo "N".

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 23lfj7q[/img]
    Foto 2: a parte traseira do alojamento do botão do vidro de acionamento elétrico.

    Remova a capinha "F" puxando-a. Pressione com os polegares no ponto onde a seta "F" da foto 5 mostra, no sentido da seta "F" mesmo, para retirar a moldura do botão.

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Zin889[/img]
    Foto 3: Remoção da superfície do botão.

    Agora, conforme a foto 3, use uma pequena chave de fenda para remover a tampa superior da tecla de acionamento do vidro. Removida a tampa, você verá o que é mostrado na foto 4:

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 2v3n9yx[/img]
    Foto 4: O Led do botão acionador do vidro.

    Na foto 4, "L" é a alimentação positiva do LED e "M" é a massa (negativo). Inspecione visualmente se as soldas em "L" e em "M" não estão soltas. Se estiverem ok coloque o multímetro na escala 12V DC, ligue a ignição do carro, coloque a ponta de prova positiva em "L" e a negativa em algum ponto metálico da carroceria. Se tiver 12V, coloque o multímetro no modo continuidade (resistência) e ponha uma ponta de prova em uma parte metálica da carroceria e a outra ponta de prova em "M". Se houver continuidade, o LED está estragado e precisa ser trocado. Se não houver continuidade, há um problema no aterramento, que pode ser dentro do botão ou não. Se não houver 12V em "L", siga o positivo do chicote (fio preto) até descobrir o problema. Caso seja necessário abrir o botão ou trocar o LED, as soldas "L" e "M" precisam ser desfeitas. Se for o caso de abrir totalmente o botão, antes de destacar a parte debaixo dele, também se faz necessários desfazer as soldas mencionadas, caso contrário, não é possível soltar a tampa inferior. Essas duas soldas não são fáceis de desfazer/fazer para os principiantes. É preciso tomar cuidado para não derreter o plástico do botão.

    A função dos fios que chegam no botão é a seguinte, a partir da foto 5 ou 6 (são a mesma coisa):

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 23jfuhg[/img]
    Foto 5: As ligaçÕes elétricas do botão acionador do vidro traseiro.

    [img]eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 2v8onya[/img]
    Foto 6: As ligaçÕes elétricas do botão acionador do vidro dianteiro (AS CORES DOS FIOS SÃO DIFERENTES DAS MENCIONADAS PARA O BOTÃO DO VIDRO TRASEIRO, porém a função dos terminais é a mesma).

    "G" (fio preto): 12V DC - alimenta o LED e o motor elétrico do vidro quando este é acionado;
    Se a tecla não está acionada, "K" está conectado com "H" e "J" está conectado com "I", sendo todos eles negativos.
    Se a tecla for acionada para subida do vidro:
    "H" (fio amarelo) é ligado em "G", tornando "H" 12V DC e a ligação "K" e "H" se desfaz. É o positivo de subida do motor. "I" e "J" continuam ligados entre si, mantendo "I" negativo;
    Se a tecla for acionada para descida do vidro:
    "I" (fio verde) é ligado a "G", tornando "I"12V DC e a ligação "J" e "I" se desfaz. É o positivo de descida do motor. "K" e "H" continuam ligados entre si, mantendo "H" negativo;


    "K" e "J" são sempre negativos assim como "G" é sempre positivo. Note que no final das contas o motor do vidro tem só dois fios: amarelo e verde. O que a tecla faz é tão somente permutar a polaridade deles, fazendo o papel de uma chave de três posições, sendo "default" a posição do meio.

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15349
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Rubão6cc Seg 16 Mar - 21:12:13

    OKK OKK OKK


    _________________
    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 31 Jan - 14:12:03

    Opala4cc não sei se acompanha um outro post sobre botão do vidro, resumindo fiz a troca dos meus botões.

    Acontece que não são todos os botões que tem o negativo K e J, sabe me dizer se pode dar algum problema?

    Abraço!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Sex 31 Jan - 14:32:01

    adriano_ribeiro escreveu:Opala4cc não sei se acompanha um outro post sobre botão do vidro, resumindo fiz a troca dos meus botões.

    Acontece que não são todos os botões que tem o negativo K e J, sabe me dizer se pode dar algum problema?

    Abraço!!


    Não, não acompanho.
    O funcionamento de todos os botões de vidro do opala são padrão (pelo menos dos 88 a 92, já que a versão antiga de botão, de 1985 a 1987, eu nunca tive). A não ser que as ligações elétricas do chicote tenham sido modificadas, vai queimar algum fusível.
    Se o botão é de opala, então K e J tem de ser negativos, já que deles que vem o negativo para o motor na subida/descida.
    Você tem certeza de que mediu corretamente no multímetro?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15349
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Rubão6cc Sex 31 Jan - 17:37:41

    Uma vez abri um botão desse pra tentar recupera lo... me lembro de não ter feito nada de mais nele...só sei que na hora que montei de volta ele começou esquentar toda fiação do chicote...rapidamente desconectei e abandonei o botão. Até hoje não sei o que houve.


    _________________
    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 31 Jan - 17:53:42

    Não entendo p.. nenhuma de elétrica, com certeza alguém já mexeu nesse chicote, mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15349
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Rubão6cc Sex 31 Jan - 17:56:22

    adriano_ribeiro escreveu:Não entendo p.. nenhuma de elétrica,  com certeza alguém já mexeu nesse chicote,  mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!

    Isso aí, não mexe que não fede kkk


    _________________
    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 31 Jan - 18:39:08

    adriano_ribeiro escreveu:Não entendo p.. nenhuma de elétrica,  com certeza alguém já mexeu nesse chicote,  mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!


    quando eu tiver tempo se vc quiser posso dar uma olhada no chicote de um 88 q tenho aqui

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 20191190



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por adriano_ribeiro Sex 31 Jan - 20:41:25

    Kkk seloko!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Sex 31 Jan - 21:28:08

    Marcos Adriano escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Não entendo p.. nenhuma de elétrica,  com certeza alguém já mexeu nesse chicote,  mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!


    quando eu tiver tempo se vc quiser posso dar uma olhada no chicote de um 88 q tenho aqui

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico 20191190



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Jesus Cristo! Parece uma cabeleira de mulher que foi cortada quase na raiz.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Sex 31 Jan - 21:32:54

    adriano_ribeiro escreveu:Não entendo p.. nenhuma de elétrica,  com certeza alguém já mexeu nesse chicote,  mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!

    Obviamente que alguém cortou um dos fios que vai ou em J ou em K. Logo, acabou juntando os dois em um só que chega no botão. Se K e J são massa, ambos são interligados em algum ponto de aterramento na carroceria.
    Em outras palavras, se você tiver um fio chegando só em J ou só em K, pode fazer uma ponte entre eles para fazer o botão funcionar. E provavelmente isso foi feito em algum lugar do chicote.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 1 Fev - 18:28:02

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    eu achei q ia ser um trampo dificil tirar tudo isso ai.....mas ate q nao foi.....looooogico q o carro (carroceria) esta completamente depenada.....tirei o chicote completo de tudo....


    é q ai eu havia acabado de tirar ele do porta malas da caravan e joguei no chao pra guardar aqui em casa.....

    acredito q hoje deve estar um pouco pior kkkkkkkkkkk
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por adriano_ribeiro Seg 3 Fev - 9:36:14

    opala4cc escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Não entendo p.. nenhuma de elétrica,  com certeza alguém já mexeu nesse chicote,  mas como está funcionando perfeitamente nem vou me preocupar. Deixa com 4 fios mesmo!!

    Obviamente que alguém cortou um dos fios que vai ou em J ou em K. Logo, acabou juntando os dois em um só que chega no botão. Se K e J são massa, ambos são interligados em algum ponto de aterramento na carroceria.
    Em outras palavras, se você tiver um fio chegando só em J ou só em K, pode fazer uma ponte entre eles para fazer o botão funcionar. E provavelmente isso foi feito em algum lugar do chicote.

    Na verdade eles funcionam mesmo sem esses terminais ligados, mesmo nos botões novos.

    Mas vou fazer um jump entre esses terminais.

    Valeu!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Seg 3 Fev - 10:01:07

    adriano_ribeiro escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Obviamente que alguém cortou um dos fios que vai ou em J ou em K. Logo, acabou juntando os dois em um só que chega no botão. Se K e J são massa, ambos são interligados em algum ponto de aterramento na carroceria.
    Em outras palavras, se você tiver um fio chegando só em J ou só em K, pode fazer uma ponte entre eles para fazer o botão funcionar. E provavelmente isso foi feito em algum lugar do chicote.

    Na verdade eles funcionam mesmo sem esses terminais ligados, mesmo nos botões novos.

    Mas vou fazer um jump entre esses terminais.

    Valeu!!

    Não. Se está funcionando, deixa como está. Não se sabe que tipo de modificação foi feita e em que lugar do chicote. Vai que colocaram uma centralina? Sair ligando fios tentando voltar ao original sem inspecionar todo o chicote pode queimar algo, principalmente a suposta centralina.
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por adriano_ribeiro Seg 3 Fev - 12:00:43

    É verdade, deixa como está!! Valeu opala4cc!!
    onivaldo.gm
    onivaldo.gm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Idade : 58
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
    Cilindros : 6Cil 4100cc
    Data de inscrição : 03/08/2012

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por onivaldo.gm Seg 10 Fev - 18:22:58

    Uma vez tambem aconteceu comigo, ao trocar o botão da porta e ao acionar pra subir o vidro entrava em curto. Abri e analisando percebi que o botão da console (aquele no centro) tem configuração diferente da porta. mas o pessoal vende como se fossem todos iguais, como o botao j atava aberto cortei uma ligação e funcionou.

    lpelissoli gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Qua 17 Mar - 14:10:57

    Uma excelente explicação, bem melhor do que a minha:



    Se você gostou do vídeo, deixe um like lá no youtube para autor do vídeo. OKK

    lpelissoli gosta desta mensagem

    lpelissoli
    lpelissoli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 53
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala Standard ano 1979
    Cilindros : 4100 cc
    Data de inscrição : 17/07/2017

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por lpelissoli Qua 17 Mar - 22:06:06

    opala4cc escreveu:Uma excelente explicação, bem melhor do que a minha:



    Se você gostou do vídeo, deixe um like lá no youtube para autor do vídeo. OKK

    Boa noite amigos!

    Muito bom o vídeo, muito útil para quem tem os quatro vidros elétricos e não quer sobrecarregar os botões.
    Quero deixar uma observação que não encontrei no vídeo.
    A kostal fornece dois tipos de interruptores de vidro elétrico. Códigos 3836550 e 3836551, a diferença entre os dois é  que existe uma ligação interna entre os negativos de entrada, de forma que se for utilizada a chave errada  para fazer a ligacao do botao intermediário como mostrado no vídeo, acontecera um curto circuito e causará a queima do fusivel que alimenta os botões ou a fiação irá esquentarce e derreter, no pior caso.
    No vídeo, ao inserir o segundo botao, percebam que a saída do novo botão é ligada onde estavam os dois negativos, então este botao intermediário não pode possui a ligacao interna entre os dois negativos.

    O botão que possui a ligacao interna no negativo não  precisa de dois negativos ligados no botão.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por opala4cc Qui 18 Mar - 0:24:07

    lpelissoli escreveu:
    opala4cc escreveu:Uma excelente explicação, bem melhor do que a minha:



    Se você gostou do vídeo, deixe um like lá no youtube para autor do vídeo. OKK

    Boa noite amigos!

    Muito bom o vídeo, muito útil para quem tem os quatro vidros elétricos e não quer sobrecarregar os botões.
    Quero deixar uma observação que não encontrei no vídeo.
    A kostal fornece dois tipos de interruptores de vidro elétrico. Códigos 3836550 e 3836551, a diferença entre os dois é  que existe uma ligação interna entre os negativos de entrada, de forma que se for utilizada a chave errada  para fazer a ligacao do botao intermediário como mostrado no vídeo, acontecera um curto circuito e causará a queima do fusivel que alimenta os botões ou a fiação irá esquentarce e derreter, no pior caso.
    No vídeo, ao inserir o segundo botao, percebam que a saída do novo botão é ligada onde estavam os dois negativos, então este botao intermediário não pode possui a ligacao interna entre os dois negativos.

    O botão que possui a ligacao interna no negativo não  precisa de dois negativos ligados no botão.

    Muito bem lembrado!!!👍

    Conteúdo patrocinado


    eletrico - Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico Empty Re: Funcionamento do botão de comando do vidro elétrico

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 8 maio - 11:59:32