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Adaptar Reservatorio Rad

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Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por edimmota em Qui 7 Maio - 18:49:57

olá galera queria saber de alguem aki que já adaptou reservatorio no radiador, de preferencia nos radiadores de tampa de cobre 4 cil, eu estou querendo saber se a pressão desses sistemas selados que ficam em torno de 20 libras, se o opala iria aguentar, e quem já adaptou notou alguma diferença

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por Ivo Filho em Dom 10 Maio - 17:33:56

o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!

tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....

tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....

outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 10 Maio - 18:00:18

Veja esses tópicos aqui:

http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

eu vou colocar um reservatório de uno no meu,e a tampa do radiador vai a do escort,pampa... que não tem a valvula na tampa,a unica valvula que vai ter vai ser a da tampa do reservatório,não é recomendado passar de um 1bar no sistema do opala.


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por SevenFifty em Seg 11 Maio - 6:26:11

Ivo Filho escreveu:o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!

tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....

tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....

outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...

Obrigado, me sanou uma dúvida simples, mas que tinha há muito tempo.

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por edimmota em Seg 11 Maio - 7:41:57

Ivo Filho escreveu:o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!

tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....

tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....

outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...

bruno silverstar83 escreveu:Veja esses tópicos aqui:

http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

eu vou colocar um reservatório de uno no meu,e a tampa do radiador vai a do escort,pampa... que não tem a valvula na tampa,a unica valvula que vai ter vai ser a da tampa do reservatório,não é recomendado passar de um 1bar no sistema do opala.


agora me explica uma coisa se eu colocar uma tampa no reservatorio de 1 bar que vai em torno de 13 libras, que é parecido com do opala 4 cil será que quando chegar nessa pressão não irá jogar a agua para fora do vaso de expansão?
irá acontecer o mesmo efeito do radiador normal?

e ivo o que estou querendo colocar é o selado mas não o de opala pq o do opala é semi selado o reservatorio de expansão não é selado e estou querendo colocar dos carros novos mas tenho medo da pressão pq como disse acima acho que a pressão n pode ser igual a tampa original do opala pq se n vai jogar fora do mesmo jeito

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 11 Maio - 20:38:13

edimmota,no sistema selado quando o a água chegar numa temperatura maior que a de trabalho ela se expande,mas não é jogada fora,ela só completa o espaço vazio que fica no reservatório.Qual reservatório você vai usar?


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por Anderson Carvalho em Seg 11 Maio - 21:39:49

Eu coloquei o reservatório do chevette 84 no meu, deu certinho e não tive problemas, o motor trabalha um pouco abaixo da faixa central do marcador de temperatura, sem aquecimentos excessivos mesmo no trânsito pesado de São Paulo (eu uso diariamente o carro).
A única observação é que a tampa tem que ser "original" do modelo do reservatório.

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por edimmota em Ter 12 Maio - 7:44:46

bruno silverstar83 escreveu:edimmota,no sistema selado quando o a água chegar numa temperatura maior que a de trabalho ela se expande,mas não é jogada fora,ela só completa o espaço vazio que fica no reservatório.Qual reservatório você vai usar?

Anderson Carvalho escreveu:Eu coloquei o reservatório do chevette 84 no meu, deu certinho e não tive problemas, o motor trabalha um pouco abaixo da faixa central do marcador de temperatura, sem aquecimentos excessivos mesmo no trânsito pesado de São Paulo (eu uso diariamente o carro).
A única observação é que a tampa tem que ser "original" do modelo do reservatório.

então eu quero usar o do chevette por ele ser quadrado, acho que combina mais com o carro só que diferentemente meu carro o radiador é o de cobre ai fico com medo da pressão de 20 libras (1,4bar que é a original do chevette) acabar ferrando com o radiador bomba dagua essas coisas

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 12 Maio - 21:21:45

Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por edimmota em Qua 13 Maio - 6:29:53

bruno silverstar83 escreveu:Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe

mas pense comigo, se a tampa original tem 13 libras( aproximadamente 1 bar) quando chega nessa pressão ela joga água para fora, ai se eu coloco uma tampa de um bar no reservatório ele não irá jogar a água para fora do mesmo jeito?

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 13 Maio - 22:05:56

edimmota escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe

mas pense comigo, se a tampa original tem 13 libras( aproximadamente 1 bar) quando chega nessa pressão ela joga água para fora, ai se eu coloco uma tampa de um bar no reservatório ele não irá jogar a água para fora do mesmo jeito?

Não joga não,no sistema selado como o nome diz é "selado",a agua só se expande dentro do reservatório e a pressão do sistema é aliviada pela tampa,mas a agua não é jogada fora


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adaptar reservatório

Mensagem por Regera6 em Qui 14 Maio - 5:52:20

E aeh rapaziada toda vez que entro aqui nos foruns tem novidades,bem pro meu pouco conhecimento tudo é novidade rsrsrs,gostei dessa idéia do reservatório pois adaptei 6cc no meu coupe 88 e mesmo com 2 ventoinhas auxiliares de 9" soprando pela frente do radiador e mais a hélice tá esquentado um pouco,o motor é 4400 com cabeçote rebaixado 1,5mm,válvulas da Blazer e pratos e molas isky e tuchos crower o comando é crower 310/320 é meio ignorante pra andar na rua mas quando ando com ele é show, será que daria certo esse reserva do cheva? Tenho um 4 tambem e vo fala pro ceis e muito bom de andar tambem, afinal é opala.

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por edimmota em Qui 14 Maio - 8:17:31

Regera6 escreveu:E aeh rapaziada toda vez que entro aqui nos foruns tem novidades,bem pro meu pouco conhecimento tudo é novidade rsrsrs,gostei dessa idéia do reservatório pois adaptei 6cc no meu coupe 88 e mesmo com 2 ventoinhas auxiliares de 9" soprando pela frente do radiador e mais a hélice tá esquentado um pouco,o motor é 4400 com cabeçote rebaixado 1,5mm,válvulas da Blazer e pratos e molas isky e tuchos crower o comando é crower 310/320 é meio ignorante pra andar na rua mas quando ando com ele é show, será que daria certo esse reserva do cheva? Tenho um 4 tambem e vo fala pro ceis e muito bom de andar tambem, afinal é opala.

primeiramente o reservatorio vc pode colocar de qualquer um carro que seja selado, eu tava querendo o do chevette pq eu acho que combina mais com o carro, mas enfim seu carro ta esquentando por tudo isso que seu carro tem kkkkk e tb tem que ver se realemnte ele esquenta ou é marcador que ta ruim, e outro ponto qual vela vc usa? pq acho que p seu motor as originais não são boas tem que ser uma vela com grau mais alto.

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por Regera6 em Qui 14 Maio - 13:40:12

É realmente tem alguma coisinha a mais que original rsrsrsrs , é que tambem acho que o do cheva fica mais legal, pra adaptar o galão do opala 6cc dá muito trabalho tem que soldar suporte que é caro pra c$%#&! entaum vô de reservatório de chevette msm, o marcador é novo de reloginho, tá dando 93°>95° e eu queria trabalhar com o motor mais frio um pouco, este esquema do reservatório será que ajuda?

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 14 Maio - 20:20:19

Regera6 escreveu:É realmente tem alguma coisinha a mais que original rsrsrsrs , é que tambem acho que o do cheva fica mais legal, pra adaptar o galão do opala 6cc dá muito trabalho tem que soldar suporte que é caro pra c$%#&! entaum vô de reservatório de chevette msm, o marcador é novo de reloginho, tá dando 93°>95° e eu queria trabalhar com o motor mais frio um pouco, este esquema do reservatório será que ajuda?

Mas essa temperatura é a ideal de trabalho do motor,ainda mais pra um motor como o seu,se passar de 100° aí começa a superaquecer


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por Regera6 em Sex 15 Maio - 5:37:53

Blz Bruno, entaum eh que sai com ele essa semana pra girar um poco que tava mei parado e ai esquentou e vazou agua pela mangueira do respiro e fiquei mei preocupado pois nunca vazou antes, eu naum sei c qtas libras trabalha o radiador original do 6cc de cobre ele tah com uns 4anos de uso, sera q o reserva do uno q vc usa seria mais indicado por trabalhar com menos pressaum e a tampa do radiador q c falo que vai por a do escort ou pampa dah certo e eh a mais indicada pro sistema selado da adaptation. Vlw abraco aos irmaos do que estaum participando.

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 16 Maio - 9:08:15

Regera6 escreveu:Blz Bruno, entaum eh que sai com ele essa semana pra girar um poco que tava mei parado e ai esquentou e vazou agua pela mangueira do respiro e fiquei mei preocupado pois nunca vazou antes, eu naum sei c qtas libras trabalha o radiador original do 6cc de cobre ele tah com uns 4anos de uso, sera q o reserva do uno q vc usa seria mais indicado por trabalhar com menos pressaum e a tampa do radiador q c falo que vai por a do escort ou pampa dah certo e eh a mais indicada pro sistema selado da adaptation. Vlw abraco aos irmaos do que estaum participando.

Mas é que acontece o seguinte,num sistema que não é selado é normal jogar um pouco de agua fora quando sobe muito a temperatura,ainda mais se o radiador foi enchido até a boca,sempre tem que deixar um espaço de uns 2,3 dedos.
Esse esquema que eu passei pra você do reservatório do uno eu vi nesse forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

Com esse esquema,a pressão do sistema vai ser alterada pouca coisa se for um 4cil,no 6cil não,pois a tampa do uno é de 1bar,o que da 15 libras,15 libras é a pressão do sistema do 6cil,a do 4 cil usa uma tampa de 13 libras,ou seja 0,9 bar,mas não passando de 1 bar é seguro.


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Re: Adaptar Reservatorio Rad

Mensagem por megadeth em Sab 23 Maio - 21:39:49

E para adaptar o sistema"não selado" original do 6 em um 4cil. Do que eu preciso?

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Re: Adaptar Reservatorio Rad

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