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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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PedroV9
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    Recuperando antena elétrica estragada

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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 2:46:38

    Versão 1.0 - 24 de setembro de 2015

    Parte 1 - RECUPERAÇÃO DA ANTENA ESTRAGADA

    Mês passado comprei uma antena elétrica "estragada", no mercagadolivre: R$30,00 + custo de envio. É uma olimpus "OL-1000 plus". A olimpus "SA-100" e a "OL-1000 plus" são idênticas, exceto pela campânula do motor, que tem uma geomeria ligeiramente diferente.

    Recuperando antena elétrica estragada Qntml4
    Foto 1: A antena OL-1000 plus, de frente.

    Recuperando antena elétrica estragada 21ch1s1
    Foto 2: A mesma antena, vista pelo outro lado.

    Foi declarada pelo vendedor como "estragada", pois não mais movia o telescópio e nem o motor emitia som algum. Decidi comprá-la, afinal o preço era baixo. Considero estas antenas de carcaça metálica e com apenas dois fios (verde e vermelho) as mais simples do ponto de vista mecânico. Elas têm apenas uma engrenagem, que é de dentes helicoidais. Não possuem nem mesmo cremalheira (o "macarrão" é liso, sem dentes de engrenagem).
    Já que por fora ela tinha aparência muito boa, a primeira coisa que fiz foi energizá-la (a carcaça no negativo da bateria e os fios verde e vermelho simultaneamente no positivo, para expandir o telescópio). Não houve o menor sinal de vida, mas os fios fininhos que usei esquentaram significativamente. Mau sinal. O motor puxou muita energia. Ainda bem que liguei por apenas um segundo. O jeito era abrir para ver a zica interna.
    Soltei a porca  no centro do recolhedor e a tampa não saiu de jeito nenhum. Foram uns 30 minutos tentando. Examinando o dreno na parte inferior do recolhedor ao remover o tubinho de drenagem de água, tive a certeza de que o prognóstico não era bom. Havia muita sujeira em pó saindo dali. O dreno estava entupido e acho que já fazia bastante tempo.

    Recuperando antena elétrica estragada 103x07c
    foto 3: a antena sem o parafuso no centro da tampa do recolhedor.

    Colocar wd40 não funcionou, então decidi apelar e peguei a chave grifo. Prendi a antena na morsa e... "táca-le pau nesse carrinho, Marcos! Táca-le pau...Táca-le pau...Táca-le pau...".
    Eu realmente nunca pensei que usaria uma chave grifo e ainda mais desse tamanho nesse tipo de local!

    Recuperando antena elétrica estragada Bia2ix
    Foto4: Usando a chave grifo para soltar a tampa do recolhedor.

    Quando a chave grifo logrou sucesso, tirei a tampa e vi um bocado de ferrugem em pó acumulada na junção da tampa com a carcaça da antena (foto 5). Nessa hora tive o palpite que a antena saíra de um carro "anfíbio". Se a antena estava assim, imagine o porta-malas do "anfi-car"...

    Recuperando antena elétrica estragada 24e6mol
    foto 5: Ferrugem. Muita ferrugem...

    Recuperando antena elétrica estragada 2guhb84
    foto 6: Detalhe do estrago provocado pela água que entrou e não saiu de dentro da antena e os parafusos.

    Soltando o anel elástico no eixo do recolhedor, os parafusos circulados na foto 6 e a coupilha no final do "macarrão", o recolhedor saiu junto com o sistema de embreagem do recolhedor e a engrenagem de dentes helicoidais (foto 7).

    Recuperando antena elétrica estragada 2hg4hs1
    foto 7: O sistema recolhedor e a engrenagem que engrena no sem-fim do eixo do induzido do motor da antena.

    Normalmente eu abro a antena com o telescópio expandido, mas não tive escolha nesse caso. Quando olhei o fundo da carcaça no compartimento do recolhedor, vi a arruela lisa que fica na base do eixo solta (indicada na foto Cool, rolando dentro da carcaça. Então tive a certeza de que alguém já estivera futricando essa antena antes de mim. Também tive a certeza de que isso fora há muito tempo.

    Recuperando antena elétrica estragada Ljqbo
    Foto 8: A imundície interna e a identificação das peças relevantes.

    Recuperando antena elétrica estragada 2j7jh5
    Foto 9: outro ângulo da imundície interna.

    Virei a antena do outro lado e soltei os parafusos da tampa da foto 2. Essa tampa também não saiu fácil. Tive de martelá-la nas laterais com um martelo de plástico e quando saiu descobri o por quê: a ferrugem também soldara essa tampa na carcaça da antena.

    Recuperando antena elétrica estragada 69f71y
    Foto 10: o lado interno da tampa, bastante oxidado.

    Quando olhei o estado dos componentes que estavam encobertos pela tampa, tive uma certeza desanimadora de que a antena jamais voltaria à vida.

    Recuperando antena elétrica estragada 2ikzigz
    foto 11: o estrago provocado pelo acúmulo de água no mecanismo e no relé.

    Recuperando antena elétrica estragada Xaqw6e
    foto 12: outro ângulo do estrago no mecanismo e no circuito.

    A essa altura e baseado no que já havia visto, decidi abrir também o compartimento do motor da antena, pois tinha grande probabilidade de estar bastante sequelado. Infelizmente eu estava certo:

    Recuperando antena elétrica estragada 2zyyh5z
    foto 13: o motor da antena, totalmente podre.

    Removendo a campânula do motor, vaticinei que a antena nunca mais funcionaria. Pelo menos não sem um motor novo. O motor ficara debaixo d'água, fazendo o induzido enferrujar e soldar-se ao imã permanente do estator. Por isso, não consegui remover o induzido de dentro da campânula. Eu especulo que essa antena ficou deitada dentro de um porta-malas de algum carro de ferro-velho e que esse porta-malas estava sem tampa, de modo que em seu fundo empossava muita água da chuva. Concluo isso porque não havia como a água chegar na altura dos enrolamentos do motor, pois ele fica em local mais alto em relação ao recolhedor. Logo, a antena foi deixada na horizontal em local que acumulava água.
    Nesse momento, quero deixar bem claro que o vendedor que me vendeu a antena NÃO ME PASSOU A PERNA. Ele foi honesto. Disse que a traquitana não funcionava. Comprei por minha conta e risco.
    Então, virei a boca da campânula para cima e a enchi de wd-40 quase até o topo (ficou assim por uma semana). Passei minha atenção para a placa das escovas. Ela tem um capacitor de tântalo rotulado "473", que significa 47 nano-Farad. Medi no capacímetro e pelo menos isso estava bom. Não que fosse um problema. Essa capacitor é bastante confiável e de fácil reposição.

    Recuperando antena elétrica estragada 2z8pap0
    foto 13A: a placa das escovas do induzido com o capacitor de tântalo.

    Voltei minha atenção ao alojamento do relé e à catraca. No topo da catraca (foto 14), há um resistor de cerca de 2,6 Ohms (que estava bom) em série com um capacitor eletrolítico de 33 micro-Farad, 25V. Nem preciso dizer que o "capacitor maldito" já era... E nem fazia diferença mesmo, já que a ligação estava interrompida: uma das pernas do capacitor se rompera.

    Recuperando antena elétrica estragada 63zuqc
    Foto 14: o capacitor e o resistor no mecanismo da catraca.

    Era hora de desmanchar tudo para limpar. Para isso, tinha de separar o tubo do telescópio da antena e a carcaça do recolhedor. Como o motor já havia sido retirado, bastava puxar o telescópio para expandí-lo. Puxei e só expandiram 4 estágios. Eu tinha a certeza de que eram 5. Então puxei o tubo da antena para separá-lo da carcaça do recolhedor. Mais uma vez as peças estavam coladas, mas desta vez por causa da sujeira e da graxa velha seca. Graças a Deus que tenho a morsa. Prendi a carcaça do recolhedor nos mordentes da morsa e puxei o tubo da antena (puxei pelo tubo, não pelo telescópio!). Depois de alguns minutos o desgraçado saiu. Mas o Quinto estágio do telescópio nem sinal de vida. Cogitei que o telescópio da antena poderia ter sido encurtado, por ter sido quebrado anteriormente durante algum uso. Já vi antenas com telescópio encurtado.
    Levei o telescópio com o tubo para a pia e submergi o conjunto em água quente por meia hora. Quando tirei, puxei a ponta do telescópio até o fim e uma pequena parte do quinto estágio apareceu, expandindo-se parcialmente para fora do tubo. A partir daí foi saindo à medida em que a sujeira excessiva ia sendo desprendida pela ação da água quente e do movimento expande-recolhe. Também me deu trabalho!
    Exaustivamente lavada, a antena foi seca, desempenada e recebeu uma camada de óleo de máquina singer. Porém, no dia seguinte ela já estava empenada de novo. Como o empeno é pequeno, deixei assim. Não vale a pena correr de novo o risco de quebrar o telescópio tentando desempenar outra vez.
    Anotei as ligações elétricas no compartimento do relé e separei-o do conjunto, para teste e limpeza. O relé funcionava normalmente, então fiz sua limpeza interna e externa com wd-40. Na carcaça do recolhedor, desmontei a catraca (roseta). Lavei a carcaça, a catraca, o conjunto da embreagem do recolhedor e a placa das escovas do motor em água. Aquilo que era metálico e estava oxidando, recebeu tratamento  anti-ferrugem e por fim uma tinta marrom. Era a tinta que eu tinha disponível.

    Recuperando antena elétrica estragada Nxqgqe
    foto 15: as peças lavadas e prontas para montagem. "1", "2", "3" e "4" receberam tinta marrom para prevenir nova oxidação.

    Recuperando antena elétrica estragada Jztixh
    foto 16: O telescópio e seu tubo, já lavados e prontos para a montagem.

    Recuperando antena elétrica estragada Nme23l
    foto 17: a carcaça do recolhedor com a placa das escovas, ambas já lavadas.

    Depois da montagem do relé e da catraca, as ligações elétricas do relé foram refeitas seguindo o padrão exato que estava antes.

    Recuperando antena elétrica estragada Fxxdud
    Foto 18: o mecanismo da catraca e do relé, lavados e montados na carcaça.

    Recuperando antena elétrica estragada 2ykarep
    foto 19: A placa de escovas lavada e montada na carcaça.

    A semana passou e fui dar uma olhada no motor da antena, cujo induzido ficara mergulhado em WD40 dentro da campânula do estator. Ainda estava emperrado quando tentei puxá-lo para fora. Prendi ele deitado na morsa e dei umas cuidadosas pancadinhas com o martelo de plástico na lateral da campânula,
    pois se o imã permanente que faz papel de estator quebrasse, o motor estaria condenado. Quando um imã se parte, não é possível juntar de novo suas partes, pois as linhas de fluxo do campo magnético se alteram e as partes passam a se repelir. Para minha surpresa, a ferrugem que soldara o induzido no estator se quebrou e o induzido foi liberado da campânula. O resultado ainda era desanimador (foto 20, o estator e foto 21, o induzido). A bucha do mancal inferior não deveria ter saído junto com o induzido (foto 21). Descobri que ela estava travada no eixo por causa da ferrugem. Só consegui removê-la com os mordentes de um alicate envoltos em uma lâmina de borracha para evitar marcar aparte externa da bucha.

    Recuperando antena elétrica estragada 2l9hd21
    Foto 20: A campânula que abriga os imãs permanentes (estator), completamente enferrujada por dentro.

    Recuperando antena elétrica estragada 30uqqzt
    foto 21: o induzido, bastante enferrujado.

    Pensei mais do que nunca que o motor estava condenado. Fiz o teste de continuidade e o teste de curto dos enrolamentos com o eixo(ver o tutorial sobre altenador e motor de arranque) e para minha surpresa estava bom. Depois de lavar as peças em água e sabão, escovei as partes enferrujadas até aparecer o metal.
    Na placa de escovas, coloquei as molinhas no porta-escovas e encaixei as escovas, usando os "dentinhos" do porta-escovas para prender a cordoalha das escovas mantendo-as recolhidas. Desse modo, é possível inserir o induzido em seu alojamento sem que as escovas atrapalhem (foto 22).

    Recuperando antena elétrica estragada 97pi8p
    foto 22: escovas posicionadas para receber o induzido.

    Encaixei o tubo da antena na carcaça, passando o macarrão previamente pelo seu orifício de entrada no compartimento do recolhedor, com o telescópio recolhido. Depois de aparafusado o tubo na carcaça, estiquei com a mão completamente o telescópio, para facilitar a futura montagem do recolhedor.
    Passei graxa branca no sem-fim e nas partes que estão esbranquiçadas do induzido na foto 23. A periferia dos enrolamentos do induzido não é lugar usual para receber graxa, mas não tive escolha. Não quis arriscar colocar tinta ali e não podia deixar sem proteção contra a ferrugem.

    Recuperando antena elétrica estragada Vex1ja
    Foto 23: o induzido em seu alojamento, lubrificado e protegido pela graxa.

    A parte interna da campânula com os imãs também recebeu uma película de graxa branca (foto 24), pois não seria possível tratar eficazmente a ferrugem no referido local e pintar, pois isso implicaria na necessidade de remover os imãs do estator e como consequência o já mencionado risco de quebra deles.

    Recuperando antena elétrica estragada 352pzf5
    foto 24: O estator engraxado e o teste de giro livre do induzido.

    O induzido foi colocado dentro da campânula do estator e girado com a mão (foto 24). Não houve resitência ao giro, significando que estava mecanicamente perfeito.
    A campânula foi colocada na carcaça e o motor ficou pronto para teste. Ele foi energizado e... FUNCIONOU! Girou com plena saúde.
    No compartimento do recolhedor, o eixo central foi lubrificado com graxa, bem como os dentes helicoidais na engrenagem do recolhedor (foto 25).

    Recuperando antena elétrica estragada 10rsqpu
    foto 25: Lubrificando o compartimento do recolhedor.

    O conjunto do recolhedor foi remontado junto com o sistema de embreagem (foto 26) que não foi desmontado (apenas lavado) para evitar desregulá-lo.

    Recuperando antena elétrica estragada 2qjj5zl
    Foto 26: A embreagem do recolhedor da antena.

    Energizei o fio vermelho e aterrei a carcaça e o motor entrou em ação recolhendo o telescópio. Ao chegar no final do curso do telescópio, o motor continuou funcionando fazendo a embreagem do recolhedor entrar em ação até que a roseta encontrasse o seu fim-de-curso. Pronto! O mecanismo da antena está sincronizado, pronto para uso. Para conferir, energizei o fio verde e o vermelho simultaneamente, mantendo a carcaça aterrada. O telescópio se expandiu até o fim e o motor funcionou por mais meio segundo, fazendo a embreagem entrar em ação durante esse curto espaço de tempo até que o fim-de-curso da roseta interompeu a energia do motor.
    O vídeo do funcionamento da antena pode ser visto neste link no youtoba:
    https://youtu.be/D-S970DeXnA


    PARTE 2 - INFORMAÇÃO TÉCNICA DO FUNCIONAMENTO DA ANTENA OL-1000 PLUS E SA-100:

    Pinagem e funcionamento do relé.

    Obs.: Na foto 27, "1" e "8" são os terminais da bobina do relé. Uma vez que o terminal 1 é sempre negativo, toda vez que o terminal 8 receber 12V DC o relé clicará (será acionado).
    Na posição de descanço do relé, 2 está em contato com 4 e 7 está em contato com 5. Com o relé acionado, 2 interrompe o contato com 4 e fecha contato com 3. Simultaneamente, 7 interrompe contato com 5 e fecha contato com 6.

    Recuperando antena elétrica estragada 14t0hzc
    Foto 27: a pinagem do relé.

    Funcionamento da antena.
    Estando o telescópio da antena recolhido, este se expandirá quando o terminal 8 receber 12VDC. Como o terminais 1 e 2 são sempre negativos e 7 é sempre 12VDC, quando o relé é acionado, 3 se torna negativo e 6 se torna 12VDC. 3 alimenta diretamente uma das escovas do motor com o negativo e 6 alimenta "E" com 12VDC (foto 28). Um instante antes, o contato "B" esta fechado e o contato "A" está aberto. Como "D" está ligado à outra escova, o motor entra em funcionamento propulsionando a engenagem de dentes helicoidais da foto 29 e seu contador de voltas. Então, os 12VDC que chegaram em "E" e passam para "D" através do contato "B" e passam também para "C" pelo contato "A" quando o contador de voltas faz girar a roseta da foto 28 até que o fim-de-curso desta roseta atinja o lado oposto, abrindo o contato "B" enquanto o "A" permanece fechado. Este é o sinal para que a antena se desligue, mesmo que o terminal 8 do relé continue a receber 12VDC (que é quando o rádio está ligado).

    Recuperando antena elétrica estragada 14ps3t
    Foto 28: o mecanismo da roseta e seus contatos elétricos.

    Recuperando antena elétrica estragada 3482a6d
    Foto 29: O came contador de voltas da engrenagem de dentes helicoidais.

    Então, quando o rádio é desligado, a bobina do relé deixa de receber os 12VDC através do pino 8. O relé
    clica voltando à posição de descanso e agora o terminal 4 é o negativo e o terminal 5 é o positivo. O terminal 4 faz "C" e "D" serem negativos. Como "D" está ligado à outra escova, o motor entra em funcionamento girando para o lado oposto ao que girou anteriormente, recolhendo o telescópio da antena. Quando começa a funcionar, o motor mais uma vez aciona a engrenagem de dentes helicoidais, agora para o lado oposto. Este movimento aciona o contador de voltas da engrenagem que aciona a roseta, que fecha o contato "B" também. Quando a roseta atinge seu fim-de-curso, o contato "A" se abre. Este é o sinal para o telescópio parar.
    Se por ventura o telescópio atingir o fim do seu curso de expansão ou recolhimento antes que a roseta encontre seu fim-de-curso, a embreagem do recolhedor entra em ação e é possível ouvir o motorzinho da antena "gemer" com o esforço e ouve-se também um "TEC-TEC-TEC..." sequencial dentro
    do recolhedor até que o motor da antena se desligue pela ação do fim-de-curso da roseta.

    Se você não entendeu nada, não se preocupe. Tudo o que foi descrito no parágrafo acima deve ser analisado com uma antena dessas em mãos para que seja compreendido. Essa foi a intenção da descrição do funcionamento! É apenas para quem tem uma dessas e que está apresentando problemas.
    A descrição de funcionamento NÃO TEM FINS DIDÁTICOS do tipo "how things work" ou "How Stuff Works".
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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por PedroV9 Qui 24 Set - 6:22:45

    Muito bom! Acho que vou fazer algo semelhante na minha também, apesar de funcionar, sobe com certa dificuldade.
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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por Rubão6cc Qui 24 Set - 7:55:54

    Muito bom hein! Tópico inédito!


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 8:05:06

    PedroV9 escreveu:Muito bom! Acho que vou fazer algo semelhante na minha também, apesar de funcionar, sobe com certa dificuldade.

    ________________________________________________________________________________________
    Obrigado! Desmonte limpe e lubrifique antes que queime os enrolamentos do induzido.
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    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 8:05:58

    Rubão6cc escreveu:Muito bom hein! Tópico inédito!
    _____________________________________________________________________________________
    Muito obrigado, Rubão!
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    Mensagem por Pedrão B. Qui 24 Set - 9:12:30

    Show!
    Tenho uma aqui, e não tinha onde colocar...agora tenho, então vou revisá-la, pois ela só sobe até a metade.
    Mas a minha é um Truffi de 3 fios, sendo que um é o que manda ela subir e descer.
    Parabéns pelo tópico!
    []'s


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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por Sossa Qui 24 Set - 9:45:39

    Parabéns opala 4cc Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938
    Belo trabalho, pessoal que tem antena elétrica ai já pode meter a mão na massa..

    Abraçoss
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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 12:46:04

    Pedrão B. escreveu:Show!
    Tenho uma aqui, e não tinha onde colocar...agora tenho, então vou revisá-la, pois ela só sobe até a metade.
    Mas a minha é um Truffi de 3 fios, sendo que um é o que manda ela subir e descer.
    Parabéns pelo tópico!
    []'s
    ______________________________________________________________________________________
    Essa antena é um pouco mais complexa no mecanismo, em favor da simplificação do relé. O fio que faz expandir o telescópio é sempre o verde (quando recebe os 12VDC), já que o vermelho está sempre com 12VDC e o preto sempre aterrado na carcaça. Quando o verde sessa os 12V DC, o fio vermelho faz o telescópio recolher.
    Se eu pegar uma destas de carcaça plástica de 3 fios estragada, faço um outro passo-a-passo aqui no fórum.
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    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 12:48:10

    Sossa22 escreveu:Parabéns opala 4cc Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938
    Belo trabalho, pessoal que tem antena elétrica ai já pode meter a mão na massa..

    Abraçoss
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    Muito obrigado, Sossa22. Só espero que o tópico não inflacione o preço das antenas elétricas estragadas, rsrsrsrsrsrsrs...
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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por Pedrão B. Qui 24 Set - 13:36:50

    opala4cc escreveu:
    Pedrão B. escreveu:Show!
    Tenho uma aqui, e não tinha onde colocar...agora tenho, então vou revisá-la, pois ela só sobe até a metade.
    Mas a minha é um Truffi de 3 fios, sendo que um é o que manda ela subir e descer.
    Parabéns pelo tópico!
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    Essa antena é um pouco mais complexa no mecanismo, em favor da simplificação do relé. O fio que faz expandir o telescópio é sempre o verde (quando recebe os 12VDC), já que o vermelho está sempre com 12VDC e o preto sempre aterrado na carcaça. Quando o verde sessa os 12V DC, o fio vermelho faz o telescópio recolher.
    Se eu pegar uma destas de carcaça plástica de 3 fios estragada, faço um outro passo-a-passo aqui no fórum.

    Essa minha é carcaça de metal...
    Posso mandar ela pra ser usada de exemplo Recuperando antena elétrica estragada 502313
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    Mensagem por opala4cc Qui 24 Set - 14:03:51

    Pedrão B. escreveu:
    opala4cc escreveu:
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    Essa antena é um pouco mais complexa no mecanismo, em favor da simplificação do relé. O fio que faz expandir o telescópio é sempre o verde (quando recebe os 12VDC), já que o vermelho está sempre com 12VDC e o preto sempre aterrado na carcaça. Quando o verde sessa os 12V DC, o fio vermelho faz o telescópio recolher.
    Se eu pegar uma destas de carcaça plástica de 3 fios estragada, faço um outro passo-a-passo aqui no fórum.

    Essa minha é carcaça de metal...
    Posso mandar ela pra ser usada de exemplo Recuperando antena elétrica estragada 502313
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    Até pode mandar, se quiser, rsrsrsrsrs... Mas se é carcaça de metal, é dois fios. A não ser que você esteja contabilizando como fio aquele fio coaxial preto que é o sinal da antena. Aquele ali não é alimentação da antena elétrica.
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    Mensagem por Hainra Qui 24 Set - 15:29:09

    Caramba ..

    PARABÉNS!! Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938 Recuperando antena elétrica estragada 122938
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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por Pedrão B. Ter 10 Jul - 15:41:35

    Ressucitando este excelente tópico:

    Opala4cc, sabe dei uma lubrificada na minha antena Truffi, e testei ela, porém ela não recolhe totalmente.
    É igual a essa do tópico, do “macarrão” liso.
    Sabe o que poderia ser?

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    Recuperando antena elétrica estragada Empty Re: Recuperando antena elétrica estragada

    Mensagem por opala4cc Ter 10 Jul - 20:37:25

    Pedrão B. escreveu:Ressucitando este excelente tópico:

    Opala4cc, sabe dei uma lubrificada na minha antena Truffi, e testei ela, porém ela não recolhe totalmente.
    É igual a essa do tópico, do “macarrão” liso.
    Sabe o que poderia ser?

    []’s

    Pedrão:

    A antena das fotos abaixo é uma Truffi, como a sua. O telescópio dela veio quebrado no último estágio (lá na pontinha da antena), exigindo a troca do macarrão (que incorpora o último estágio do telescópio, a parte lá da pontinha) o que na época da compra era economicamente inviável. Provavelmente é idêntica à sua antena, portanto vou usá-la como referência.

    Quando a antena, estando totalmente recolhida, recebe o comando para expandir, a engrenagem da foto 30 gira em um sentido. Cada vez que o came circulado em vermelho nessa engrenagem dá uma volta completa, ele atinge os dentes "A" da roseta plástica do contador de voltas, na foto 31, fazendo a roseta avançar uma posição. A roseta tem 6 posições e seu fim de curso é mostrado na foto 32, circulado em vermelho.

    Recuperando antena elétrica estragada Engren10
    Foto 30: a engrenagem do recolhedor. Em evidência o came acionador da roseta.

    Recuperando antena elétrica estragada Engren11
    Foto 31: a roseta do contador de voltas.

    Recuperando antena elétrica estragada Contad10
    Foto 32: o fim de curso da roseta, circulado em vermelho.

    Então, quando o telescópio atinge o quinto e último estágio da expansão, entra em ação o mecanismo da embreagem do recolhedor, pois a engrenagem da foto 30 continua girando mais uma volta, enquanto que o telescópio já expandiu até o fim (o quinto estágio). Quando a engrenagem termina a sexta volta (esta última com a embreagem patinando) seu came move a roseta para a sexta posição e entra em ação o fim de curso da foto 32, cortando o sinal elétrico de acionamento da antena no próprio contador de voltas.
    Meu palpite são as seguintes hipóteses:
    1) mexeram no mecanismo da embreagem da sua antena, deixando ela com pouca força. Desse modo, a embreagem já começa a patinar desde o momento em que a antena é acionada. Assim, a roseta chega na sexta posição antes da expansão do quinto estágio do telescópio. É por esse motivo que não recomendei e nem desmontei o mecanismo da embreagem de nenhuma das antenas.

    2) há excesso de sujeira no mecanismo recolhedor da antena (ou a graxa está velha, muito viscosa), fazendo a embreagem patinar antes da hora, de forma que a roseta atinge a sexta posição (de fim de curso) prematuramente (antes do quinto estágio do telescópio se expandir), incorrendo no mesmo efeito da hipótese anterior.

    3)há sujeira dentro do tubo do telescópio ou no próprio telescópio da antena, provocando o mesmo efeito dos itens anteriores.

    Na foto 33, é mostrado o mecanismo da embreagem do recolhedor da antena. A regulagem é feita girando a porca. No sentido de aperto, aumenta a força da embreagem. No outro sentido, diminui. Não recomendo mexer logo de cara nesse dispositivo. Melhor é certificar-se antes das hipóteses 2 e 3. Desconfio de que se a embreagem for regulada com muita força, pode provocar desgaste por excesso de esforço nos dentes da engrenagem plástica do recolhedor da foto 30.

    Recuperando antena elétrica estragada Embrea12
    Foto 33: o mecanismo da embreagem do recolhedor.
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    Mensagem por Pedrão B. Ter 10 Jul - 20:43:30

    opala4cc, muito obrigado pela atenção!

    Em alguns testes ela recolheu toda, em outros não.
    Vou desmontá-la novamente, e limpar e lubrificar corretamente.
    Pois agora tenho onde colocar ela.
    Obrigado mais uma vez!

    []’s


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    Mensagem por opala4cc Ter 10 Jul - 21:16:54

    Pedrão B. escreveu:opala4cc, muito obrigado pela atenção!

    Em alguns testes ela recolheu toda, em outros não.
    Vou desmontá-la novamente, e limpar e lubrificar corretamente.
    Pois agora tenho onde colocar ela.
    Obrigado mais uma vez!

    []’s

    Mais um indício de que é sujeira.
    De nada. Estamos aí! OKK

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