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TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

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Marcos Adriano
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TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Marcos Adriano em Seg Set 12 2016, 00:55

Pessoal vou fazer um passo a passo bastante amador feito em casa do processo de desmontagem do cambio moderno 5 marchas para os opalas e caravans 4 cilindros.

Não liguem para os nomes q eu uso pra algumas peças se tiver errado....são os nomes q eu costumo ouvir por ai kkkkkk

Primeiro eu tiro a moringa...são 4 parafusos 13 (1/2)


Aqui ela já fora do cambio. Reparem q o rolamento esta lá no fundo da caixa (que já estava sem os 6 parafusos de fixação 9/16), isso era um problema muito serio nesse cambio...o rolamento estava sem a trava!!! No rolamento tem um “sulco” onde ficaria essa trava. Pra tira-la é necessário um alicate de tirar travas.


Tirando a moringa, a trava do rolamento e os 6 parafusos já é possível tirar a caixa seca:


Reparem q essa caixa seca esta quebrada!!!!


Aqui já sem a caixa seca.


Reparem q essa caixa tbem esta quebrada!!


Ate tentaram soldar...mas sem sucesso!



Depois eu passo a desmontar a parte de trás do cambio. Começamos pela tampa do trambulador. São 6 parafusos 13 q eu já tirei.



Tirando a tampa vc terá o acesso a pecinha onde encaixa o garfo da alavanca. Ela é presa por um pino elástico q é retirado batendo pra baixo com algum ferrinho fino (prego, arrebite e etc.)


Aqui ele fora da alavanca junto com o pino elástico


Uma coisa muito importante pra ser retirada a rabeta é retirar o cachimbo do pinhão do velocímetro. Se não for tirado o rolamento bate nele e a rabeta não sai....os câmbios 4m não é necessário tirar...mas os 5m precisam.


Tirando esse parafuso 10 vc puxa o cachimbo pra fora q ele sai junto com o pinhão, às vezes é necessário o uso de uma chave de fenda como uma alavanca, mas cuidado pra não quebrar a haste q prende no parafuso nos cachimbos de plástico. Esse do meu é de metal e a haste q prende é separada. Alguns são de plástico e inteiriças...presas nessa peça onde tem a rosca do cabo.


Agora soltando os 6 parafusos 9/16 (15) da rabeta é possível puxar pra fora e tirar ela sem problemas. Se foi usado cola use uma chave de fenda pra auxiliar.


Vamos começar o processo de desmontagem pelo conjunto de engrenagens da 5ª e da ré!


Esse é o calco de encosto da extensão do carretel da 5ª marcha


Repare q nele tem uma chaveta virada pra um dos lados...esse lado sempre é virado para o lado da rabeta onde ele encaixa e impede q o calço gire junto com o carretel.


Aqui vamos tirar a trava do rolamento


Aqui já sem o rolamento vemos a trava de batente do rolamento, um pequeno espaço, e a trava da coroa do pinhão do velocímetro.


Primeiro tiramos a trava do batente do rolamento


Depois tiramos a trava da coroa do pinhão do velocímetro e puxando ele pra traz ele sai com facilidade, e teremos apenas a engrenagem da 5ª marcha a nossa frente.


Depois é possível tirar a extensão do carretel da 5ª marcha.


Pra retirar a engrenagem da 5ª é necessário tirar essa esfera q é a trava da coroa do pinhão do velocímetro, ao tirar a coroa ela pode cair sozinha...às vezes não cai....mas tirar ela eh fácil.


Aqui ela fora, cuidado pra não perder ela!


Puxando pra fora tiramos a engrenagem da 5ª junto com seu respectivo anel sincronizado


Agora precisamos tirar o garfo da 5ª e ré q tbem sairá junto com a sua luva. Pra fazer isso é necessário tirar esse parafuso quadrado q normalmente tem um arame funcionando como trava dele...mas nesse cambio não tinha! Repare q na cabeça dele tem um furo por onde passaria esse arame.


Agora é só puxar pra traz.


No momento em que vc puxar a luva cairão (se tiver) os 3 macaquinhos do kit de reparos do sincronizado. Os 3 q estavam lá (milagre) não estavam quebrados (mais milagre ainda) e estavam bem ruins (isso já era de se esperar), estão marcados, porem ainda são os originais. Serão descartados.


Agora vamos tirar o sincronizador, é necessário retirar uma trava q prende ele.


Sem o sincronizador teremos o acesso à engrenagem da ré e seu anel de segmento e tbem a engrenagem q faz a inversão do giro.


Esse é o anel de segmento da engrenagem da ré. Se no lugar dele tivesse um anel sincronizado e a engrenagem tivesse o alojamento correto para o anel sincronizado seria possível engatar a ré mesmo com o carro em movimento pra frente sem raspar ou dar aquele estalo (porem devagar, muito rápido não daria)....isso seria muito massa!!!! Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil pra estourar o cambio ou o diferencial


Aqui sem a engrenagem da ré já podemos ver o rolamento do eixo entalhado.


Pra retirar a engrenagem de inversão do giro é só tirar uma trava e puxar ela pra fora.


Sem a engrenagem


Atrás dela terá uma arruela de encosto pra a engrenagem não raspar na carcaça.


Aqui temos q tirar a trava do rolamento


Depois tiramos a trava do carretel ou árvore


Apos a trava tem um calco de encosto tbem


Dessa parte não é mais necessário tirar nada pras os eixos e engrenagens saírem da caixa.


Porem ainda é necessário tirar essa trava do varão do trambulador.


E tbem tirar o sistema de mola com a esfera do varão seletor. Eu uso uma talhadeira como alavanca e talvez ate dou umas batidas de baixo pra cima pra tirar a tampinha. O amigo Murilo usa um alicate truquesa pra retirar, mas eu não tenho esse tipo de alicate. Dali sairá a tampinha q fica pro lado de fora, uma mola e lá dentro fica a esfera, vire de ponta cabeça o cambio q ela vai sair.


Agora na parte da carcaça tem um pino q faz a limitação do curso do varão de mudanças pra vc não passar das marchas na hora q "balança" a alavanca de um lado pro outro quando esta em ponto morto. Pode tirar ele utilizando as técnicas q eu passei acima....ou qual achar mais fácil.



Agora é só ir empurrando os eixos pra frente do cambio...e as engrenagens vão ir saindo.....quando sai um pouco já será possível retirar o eixo piloto.


Ele sai junto com o seus roletes e seu anel sincronizado.



Vá tirando as peças com calma....todas elas saem juntas...vá indo um pouco de cada vez......em determinado momento vc vai conseguir tirar elas separadamente. Se for preciso de umas batidinhas na parte de traz com alguma coisa pra ir ajudando a soltar a penca e o eixo entalhado dos rolamentos.


Nesse ponto já é possível retirar a penca


Depois é só puxar o entalhado com todas as engrenagens + o kit de garfos e o varão de mudanças.


Aqui o kit de mudanças e o eixo entralhado fora ainda montados


Aqui o kit de mudanças e eixo entalhado separados....eles saem muito fácil um do outro...não se preocupe kkkkkkkkkk


Esse é kit dos garfos de mudanças......pra mim é a coisa mais chata de se montar nesse cambio....eu não sei como se desmonta....eu apenas vou mexendo uma pra cá e outra pra lá ate tudo sair....não tenho uma técnica certa pra fazer pra vcs desmontarem isso.....é no tentativa e erro...pra montar é a mesma coisa! Quem ficar com duvidas não mexa nessa parte.....ela é chata!!!



Com o eixo entalhado fora já é possível retirar facilmente sem nenhuma trava as duas luvas seletoras de marcha, a engrenagem da primeira e tbem os 6 macaquinhos dos 2 kit de reparos dos sincronizados q estão inteiros e marcados pelo uso.


Agora faremos a desmontagem do restante de engrenagens do eixo entalhado q é basicamente feita por 2 travas (uma delas eu julgo ser a mais chata do cambio)



Primeiro comecei pelo sincronizador da 3ª e 4ª marcha....tire a trava


Puxando ele pra fora já é possível retirar a engrenagem da 3ª e seu respectivo anel sincronizado


Depois é só retirar a trava do sincronizador da 2ª e 1ª marcha (essa é a trava q eu julgo ser a mais chata de ser retirada do cambio...devido seu acesso)


Aqui o eixo entalhado vazio e a engrenagem da 2ª junto com o seu anel sincronizado e o sincronizador



E pra falar q eu sou um cabra da peste eu desmontei esse lazarento do esquema do kit de garfos de mudanças de marchas kkkkkkkkkkkkkkkk


É um quebra cabeças na minha opinião....tipo aqueles passa tempo q antigamente tinham nos salões de cabeleireiro kkkkkkkkkk



Aqui o cambio completamente desmontado e todas as peças juntas:





Nota-se um péssimo estado de conservação do cambio em relação a parte interna devido as partes quebradas e o opala dono do cambio (batido) ter ficado alguns anos parado no sol e chuva vento poeira e etc. Terra, sujeira e alguns pontos começando ferrugem devido a humidade.
As peças já foram lavadas limpas e algumas passadas na escova de aço. E estão muito boas. Caixa seca e caixa de engrenagens já foram providenciadas boas.
Em breve farei a montagem do cambio com um vídeo. Por fotos a montagem não sai muito bem explicada.

O processo foi feito no entardecer ate cair a noite, as fotos com flash do celular dão a impressão de ser bem de noite, algumas fotos consegui tirar sem o flash....mas é isso ai!!! Já é possível ter uma boa ideia da desmontagem!!

Em breve eu monto!

Até lá!!!!

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por opala4cc em Seg Set 12 2016, 06:11

Excelente, Marcos!
Eu ia justamente comentar como fiquei impressionado em relação ao nível de contaminação de particulados no interior do câmbio, mas vi no final da postagem que o dono deixou o conjunto na intempérie. Mas que batida que o cara deu com o carro, hein?
Por falar nisso, eu já vi a carcaça do câmbio quebrar assim quando o dono coloca esse câmbio 5 marchas do 4 cilindros em 6 cilindros envenenado.

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por FR1974 em Seg Set 12 2016, 12:17

Muito bom Marquim... já da pro pessoal botar a mão na graxa rsrsrs... positivo pra ti..

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Paulo Corso em Seg Set 12 2016, 14:43

Ae sim Marcos.

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por diplomata1985 em Seg Set 12 2016, 15:24

Muito bom! Parabéns peal boa vontade em fazer o passa a passo.

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Rubão6cc em Ter Set 13 2016, 05:04

Parabéns pelas contribuições Marquin...é de gente assim que o fórum precisa e hoje sobrevive OKK


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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Rubão6cc em Ter Set 13 2016, 05:07

"Afixado"


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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por tcheco 8687 em Ter Set 13 2016, 15:05

Nota 10 pelo trabalho e iniciativa.

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Douglinhas em Ter Set 13 2016, 18:37

Nota 10 a Explicação, estava procurando isso para desmontar o meu Cambio, creio que assim vou conseguir desmontar e montar novamente

Parabéns

Marcos Adriano
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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Marcos Adriano em Qua Set 14 2016, 01:47

opala4cc escreveu:Excelente, Marcos!    
Eu ia justamente comentar como fiquei impressionado em relação ao nível de contaminação de particulados no interior do câmbio, mas vi no final da postagem que o dono deixou o conjunto na intempérie. Mas que batida que o cara deu com o carro, hein?
Por falar nisso, eu já vi a carcaça do câmbio quebrar assim quando o dono coloca esse câmbio 5 marchas do 4 cilindros em 6 cilindros envenenado.


obrigado mano!!!!


entao esse opala bateu as duas rodas direitas na guia...quando o ex dono foi fazer uma curva de esquina a uns 80 por hora...sorte nao ter capotado e entrado dentro da casa do morador q tinha uma amarok na garagem!!!!

estourou as duas longarinas e torceu a frente do carro...a roda esquerda ficou 3cm fora do para lama....pra vc ter uma ideia soltei o cambio e quando fui tirar o cambio ele nao saia pq o tunel do lado esquerdo se movimentou e quase encostou na caixa seca.....deu mais trabalho do que tirar cambio de 6cil. em cima do para lama direito traseiro perto da roda afundou a lata...e nao bateu em nada....foi o carro q torceu pra direita e afundou ali.

a caixa seca ja tinha o trinco e mensalmente ele completava o oleo......porem a caixa das engrenagens nao tava quebrada.....alias...estava...mas a solda estava boa....acho q rompeu a solda na batida.......

o carro ate tinha recuperacao, porem ficou 3 anos parado na chuva e sol, acabou com a pintura, pneus, buchas, amortecedore e etc.....era um opala pra gastar mais de 10 mil e nao ficar bom.....

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Murilo R em Qua Set 14 2016, 01:51

boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo

Marcos Adriano
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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Marcos Adriano em Qua Set 14 2016, 01:52

FR1974 escreveu:Muito bom Marquim... já da pro pessoal botar a mão na graxa rsrsrs... positivo pra ti..

vlw Jonas!!!!

Paulo Corso escreveu:Ae sim Marcos.

ser opaleiro é isso mesmo. Sempre disposto a ajudar.


sempre neh paulo!!!


diplomata1985 escreveu: Muito bom! Parabéns peal boa vontade em fazer o passa a passo.


vamos ver a montagem agora...se vai sair kkkkkk


tcheco 8687 escreveu:Nota 10 pelo trabalho e iniciativa.

vlw tcheco!!!!

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Marcos Adriano em Qua Set 14 2016, 01:55

Murilo R escreveu:boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo  


murilo mano...nesse cambio eu esqueci....bem lembrado....vou fazer na montagem tbem...eu tiro e mostro como tira...depois coloco novamente....


mas no de 4m do outro topico eu ia fazer a desmontagem e a montagem no video.....ate comecei fazer o video da montagem falando isso esses dias mas tive q parar e nao terminei.....

Murilo R
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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Murilo R em Qua Set 14 2016, 02:01

Marcos Adriano escreveu:
Murilo R escreveu:boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo  


murilo mano...nesse cambio eu esqueci....bem lembrado....vou fazer na montagem tbem...eu tiro e mostro como tira...depois coloco novamente....


mas no de 4m do outro topico eu ia fazer a desmontagem e a montagem no video.....ate comecei fazer o video da montagem falando isso esses dias mas tive q parar e nao terminei.....
blz muito bem explicado gostei um positivo pra vc

Marcos Adriano
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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Marcos Adriano em Qua Set 14 2016, 02:11

vlw!!

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

Mensagem por Murilo R em Qui Set 22 2016, 00:52

OKK no aguardo da montagem

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Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

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