Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

77 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 74 Visitantes :: 2 Motores de busca

Marcio Usai, Pedrão B., wesley rodrigues


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9750)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8508)
 
100 (7771)
 

Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Compartilhe
avatar
Villas Boas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo/SP
Data de inscrição : 09/11/2016

Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Villas Boas em Qua 9 Nov - 13:41:28

Caríssimos,

Acabo de receber em mãos parte da memória do meu avô e pretendo restaurá-la e preservá-la

Trata-se de um Opala SL, 92/92, 4cc, Branco Nepal, com AC e DH de fábrica.

Todavia, ele tem vidros e travas elétricas, além de frisos laterais e rodas serrinha (aparentemente todos originais GM) que possivelmente foram instalados pela concessionária que o vendeu, ou faziam parte de uma encomenda à GM.

Estou pesquisando sobre a história do carro. Meu avô era o segundo dono, adquiriu no início de 93 ficando com ele desde então. Pelo pouco de pesquisa que fiz até agora percebi que se trata de um carro meio raro, já que não era comum esse modelo sair com AC e na cor branco nepal de fábrica. Sei que o primeiro dono comprou o carro na Bahia e desconfio que possa ser um carro de alguma espécie de frota empresarial/governamental.

É um prazer fazer parte desse fórum e aproveitando o ensejo, gostaria de saber se alguém tem mais notícias desse modelo em particular se me aconselham a restaurá-lo como esta, ou trazê-lo de volta ao original com rodas de ferro repolho e frisos de borracha mais finos (os que estão instalados são de fibra de vidro, pretos como dos do comodoro e precisam de restauro).

Agradeço a oportunidade e espero, em breve, trocar com vocês dicas, indicações e experiências sobre restauro.

Grande abraço a todos!
Villas Boas.
" />

avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4230
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 9 Nov - 13:44:23

seja bem vindo.
E cuide bem deste exemplar que esta fácil de deixar, zerado.
avatar
Villas Boas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo/SP
Data de inscrição : 09/11/2016

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Villas Boas em Qua 9 Nov - 13:58:27

tcheco 8687 escreveu:seja bem vindo.
E cuide bem deste exemplar que esta fácil de deixar, zerado.

Opa, tem uma série de coisinhas pra fazer (furo no assoalho lado do motorista), recolocação do ar condicionado (parte dele está no porta malas), lateral das portas (vinil), um pequeno remendo no banco do motorista, recuperação dos parachoques e frisos e troca das borrachas e molas traseiras na suspensão. Minha grande dúvida é sobre repintar ou manter a pintura original que está gasta e com alguns pontos de ferrugem.
avatar
diplomata1985
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 478
Idade : 43
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100

Data de inscrição : 31/10/2012

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por diplomata1985 em Qua 9 Nov - 14:31:06

Bem vindo! Parabéns pelo carro.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9750
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Rubão6cc em Qua 9 Nov - 17:48:36

Caramba! Que raridade! Muita rara cor e configuração com os opcionais citados!


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
joaoc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 228
Idade : 37
Localização : SP - Capital
Modelo do carro : Opala Diplomata 1.991
Cilindros : 4.100
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por joaoc em Qua 9 Nov - 18:10:02

Felicidades com seu novo carro! Smile)
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3111
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por opala4cc em Qui 10 Nov - 11:33:18

Prezado Villas Boas:

Minha recomendação é a recomendação que preza pela história do carro e sua raridade. Os SL 91 e 92 são os mais raros da linha 91 e 92 do opala e para muita gente, os menos interessantes. Portanto, são mais raros que os diplomatas e comodoros (não é levada em conta a série collectors, já que era uma fabricação limitada).
Deixe o carro ORIGINAL de fábrica.
Jogue fora os apliques laterais de fibra. O que for de plástico original GM, guarde para revender. Os frisos laterias originais desta versão não eram de borracha, mas de plástico (ABS, acredito eu). O ar condicionado nesta versão era raro do centro ao sul do país. Sei que na Bahia, o governo baiano (inclusive o judiciário estadual) comprou um monte destes carros nesta versão, todos com AC. A DH era padrão de fábrica na linha 92. O vidro elétrico não estava disponível nesta versão. A trava elétrica, eu não sei. Acredito que não, a despeito de já ter visto vários SL com este equipamento. Porém, para reforçar a tese de ser original de fábrica, só olhando por dentro da porta...
O ar condicionado é caro para botar para funcionar. Mas vale a pena.
As rodas repolho para este ano são aquelas que têm calotinha removível no centro. Pouca gente sabe disso, pois as repolhos de 87 para baixo, eram fechadas no centro. Mas dá uma BAITA diferença na hora de fazer balanceamento: as rodas repolho fechadas no centro precisam ser balanceadas com um carrinho de balanceamento, com a roda colocada no carro. Pouca gente tem esse equipamento. Já as repolho com a calotinha (removível), podem ser balanceadas fora do veículo, no equipamento de bancada específico para este serviço, que é o equipamento padrão dos locais que fazem balanceamento de rodas.
A forração dos bancos deste ano é o veludo navalhado. Por aqui já não se encontra mais. Na parte interna das portas e no teto, um veludo preto.
No porta-malas, a forração é espartana, tendo apenas um tecido fuleiro de vinil texturado com um fina camada de espuma no verso e que reveste apenas o assoalho do porta-malas.
Quanto à pintura, sem dúvida tem de repintar, porque a ferrugem é progressiva e causa infiltração de água no interior do carro.  A água entra fácil e sai com dificuldade, provocando mau-cheiro, expansão e multiplicação acelerada da ferrugem, tanto no porta-malas quanto nas caixas de ar e assoalho.
O primeiro grande problema da funilaria e da pintura começa no cuidado da desmontagem das peças agregadas às partes metálicas: já vi desde a quebra de peças de acabamento caras e raras até a cara-de-pau das oficinas dizendo que as peças "se perderam" (na verdade, foram furtadas para serem vendidas). Então, para fazer a funilaria e pintura, você vai ter de se engajar nessa parte da desmontagem, retirando previamente as peças pertinentes ANTES de levar o carro à oficina.
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3111
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por opala4cc em Qui 10 Nov - 23:59:06

Este aqui é UM dos SEIS frisos laterais dos opalas 91 a 92 SL:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777659572-opala-9192-sl-friso-da-porta-dianteira-esquerda-_JM

Vai um friso comprido em cada porta e um friso curtinho em cada paralama dianteiro. A notícia ruim é que são seis peças GM de número GM diferente. Em outras palavras, os frisos laterais não são permutáveis de posição, não podendo um substituir o local do outro.

avatar
gel_pp
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 30
Idade : 42
Localização : Presidente Prudente SP
Modelo do carro : Opala SS 1975


Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/10/2013

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por gel_pp em Sex 11 Nov - 5:19:27

Parabéns pelo carro!!!
Eu faria todos os reparos necessários,restauraria,mas mantinha o visual que esta.
Afinal esse é o carro do seu avo e creio que ele gostava dele com esse visual (rodas,apliques....)
Faça o que te agrada sem pensar muito em "vai valer mais se tiver todo original"
Prefiro carro com identidade do dono.
avatar
Villas Boas
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Localização : São Paulo/SP
Data de inscrição : 09/11/2016

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Villas Boas em Qui 1 Dez - 13:19:59

opala4cc escreveu:Este aqui é UM dos SEIS frisos laterais dos opalas 91 a 92 SL:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777659572-opala-9192-sl-friso-da-porta-dianteira-esquerda-_JM

Vai um friso comprido em cada porta e um friso curtinho em cada paralama dianteiro. A notícia ruim é que são seis peças GM de número GM diferente. Em outras palavras, os frisos laterais não são permutáveis de posição, não podendo um substituir o local do outro.


gel_pp escreveu:Parabéns pelo carro!!!
Eu faria todos os reparos necessários,restauraria,mas mantinha o visual que esta.
Afinal esse é o carro do seu avo e creio que ele gostava dele com esse visual (rodas,apliques....)
Faça o que te agrada sem pensar muito em "vai valer mais se tiver todo original"
Prefiro carro com identidade do dono.

Caríssimos "opala4cc" e "gel_pp".
Os comentários de vocês definem bem o meu dilema: preservar a memória de um modelo de carro ou preservar a memória de alguém que gostava de um carro específico.
Não é algo simples, assim como vocês sou um entusiasta da originalidade, mas é evidente que nessa equação entra a figura do grande "Tuta", meu avô, que me deixou não só o carro, mas uma boa parte dos valores e influencias que me definem.
O que me parece mais adequado então é reformar o carro como, mantendo as alterações que foram feitas.

No fundo, no fundo mesmo, a única alteração relevante que há aí me parece que são os frisos (afinal rodas são passíveis de troca mais fácil).
Portanto, vou recuperá-los e reinstalá-los. Espero que haja uma forma de fazer isso facilitando uma retirada futura, para fins de colocação de placa preta.

Achei as sugestões do caríssimo "opala4cc" bem pertinentes, principalmente as observações sobre o furto de peças. Vou ficar bastante atento com isso. Muito obrigado.
Aproveitando a deixa, algum dos amigos tem sugestão para os serviços de funilaria e recuperação de frisos cidade de São Paulo? Já fiz uma pesquisa aqui no forum, vi muitas referências, mas e deu pra sacar que é um dos principais prolemas de quem pretende restaurar/reformar.
avatar
IVAN4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1377
Localização : São Paulo-SP
Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 24/02/2013

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por IVAN4100 em Qui 1 Dez - 16:54:08

Tenho um funileiro bom aquiem sp sp, na zona sul...se interessar, manda mensagem no privado, que passo o contato.
avatar
pacato
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 458
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala SS 1978
Standard 79
Cilindros : 6
Data de inscrição : 04/10/2015

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por pacato em Qui 1 Dez - 17:21:19

Parabéns pelo carro. Belo exemplar e com uma história em família. Muito Legal.
avatar
FF Rodrigues
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 200
Idade : 28
Localização : São João del-Rei - MG
Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
Cilindros : 4 Motor 151
Data de inscrição : 28/03/2016

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por FF Rodrigues em Qui 1 Dez - 18:56:56

Que história bacana Villas Boas.
Seu carro é um belo exemplar, dada sua versão e a lista de opcionais. Você realmente está num dilema.
avatar
Douglas MRS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1580
Idade : 25
Localização : Contagem - MG
Modelo do carro : Comodoro Coupé 1983
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/07/2013

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Douglas MRS em Sex 2 Dez - 12:34:40

Seja bem vindo!

Conteúdo patrocinado

Re: Opala SL 1992 AC Branco Nepal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 23 Nov - 18:56:21