Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Compro Diferencial 6cc
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyHoje à(s) 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyHoje à(s) 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyHoje à(s) 8:00:02 por FabioM

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyTer 7 maio - 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Resistência Sensor de Temperatura  EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Resistência Sensor de Temperatura  EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Resistência Sensor de Temperatura  EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Resistência Sensor de Temperatura  EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

Quem está conectado?

87 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 86 visitantes :: 1 motor de busca

junoccj


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
BANDIT (13573)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
Xann (10394)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
j ricardo (9376)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Resistência Sensor de Temperatura  Bar_leftResistência Sensor de Temperatura  BarResistência Sensor de Temperatura  Bar_right 

+6
marcusvb
Ivo Filho
BenKenobi
Marcos Adriano
diplomata1985
Eduardo Garcez
10 participantes

    Resistência Sensor de Temperatura

    Eduardo Garcez
    Eduardo Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 26
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/01/2017

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Eduardo Garcez Sáb 7 Jan - 18:22:11

    Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 50
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por diplomata1985 Seg 9 Jan - 11:33:19

    Eduardo Garcez escreveu:Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?

    Fala Eduardo

    A cebolinha ou cebolão na verdade é um interruptor térmico. Portando o correto é não ter nenhuma
    resistência com ele desligado e resistência zero com ele ligado. Ou seja em curto como se fosse um interruptor de lampada.
    Mas no caso ele irá acionar um eletro ventilador.
    Se ao medir ele deu alguma resistência com ele fora e frio é pq está com defeito.
    Você também precisa verificar seu multímetro pra ver se com as pontas de prova em curto (encostadas uma na outra) gera alguma resistência no visor. Esse teste é feito na primeira escala mais baixa de resistência (Ohm) . Chamamos esse teste de "Teste de Continuidade".
    Caso der alguma é porque ele está descalibrado (ou até mesmo bateria fraca). O correto é dar ZERO. Mas isso não impede o seu uso para trabalhos simples que não requer precisão. O que você deve entender é que o valor que ele der com as ponteiras em curto seria o valor mais próximo de zero a servir como referencia.

    Vou deixar aqui um vídeo pra você entender melhor:
    https://www.youtube.com/watch?v=OmdqEXiCQOo

    Também não esqueça de verificar qual modelo de cebolinha é o correto para o uso do seu carro. Alccol e gasolinha trabalham com temperaturas diferentes.

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 9 Jan - 17:27:37

    diplomata1985 escreveu:
    Eduardo Garcez escreveu:Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?

    Fala Eduardo

    A cebolinha ou cebolão na verdade é um interruptor térmico. Portando o correto é não ter nenhuma
    resistência com ele desligado e resistência zero com ele ligado. Ou seja em curto como se fosse um interruptor de lampada.
    Mas no caso ele irá acionar um eletro ventilador.
    Se ao medir ele deu alguma resistência com ele fora e frio é pq está com defeito.
    Você também precisa verificar seu multímetro pra ver se com as pontas de prova em curto (encostadas uma na outra) gera alguma resistência no visor. Esse teste é feito na primeira escala mais baixa de resistência (Ohm) . Chamamos esse teste de "Teste de Continuidade".
    Caso der alguma é porque ele está descalibrado (ou até mesmo bateria fraca). O correto é dar ZERO. Mas isso não impede o seu uso para trabalhos simples que não requer precisão. O que você deve entender é que o valor que ele der com as ponteiras em curto seria o valor mais próximo de zero a servir como referencia.

    Vou deixar aqui um vídeo pra você entender melhor:
    https://www.youtube.com/watch?v=OmdqEXiCQOo

    Também não esqueça de verificar qual modelo de cebolinha é o correto para o uso do seu carro. Alccol e gasolinha trabalham com temperaturas diferentes.



    mano acho q ele esta se referindo ao sensor de temperatura q fica no cabeçote.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por BenKenobi Ter 10 Jan - 6:33:57

    Existe duas possibilidades, o sensor estar com problema, ou o marcador do painel estar com defeito.

    Voce conhece alguem que possua aquelas pistolas termicas? Que vc aponta o laser e ela lhe da a temperatura? Ligue o carro, deixe esquentar e verifique com a pistola. Se estiver ate seus 80-90 graus, esta dentro dos conformes. E se no painel estiver aquecendo alem do normal, assim voce tera a certeza realmente que nao esta aquecendo, e esta com defeito no marcador.

    O sensor de temperatura, que vai para o painel, sim este é uma resistencia. Em valores nao sei lhe dizer, mas ele ativa o marcador por resistencia, igual o do combustivel.

    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 50
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por diplomata1985 Ter 10 Jan - 9:23:21

    BenKenobi escreveu:Existe duas possibilidades, o sensor estar com problema, ou o marcador do painel estar com defeito.

    Voce conhece alguem que possua aquelas pistolas termicas? Que vc aponta o laser e ela lhe da a temperatura? Ligue o carro, deixe esquentar e verifique com a pistola. Se estiver ate seus 80-90 graus, esta dentro dos conformes. E se no painel estiver aquecendo alem do normal, assim voce tera a certeza realmente que nao esta aquecendo, e esta com defeito no marcador.

    O sensor de temperatura, que vai para o painel, sim este é uma resistencia. Em valores nao sei lhe dizer, mas ele ativa o marcador por resistencia, igual o do combustivel.


    Se ele se referiu ao sensor no cabeçote esse realmente é um resistor variável conforme temperatura.
    Aguardamos o retorno do opaleiro.
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Ivo Filho Ter 10 Jan - 9:33:00

    mas falando em resistencia, estou procurando a resistividade do sensor do opala e do sensor do omega....reparei que os opalas que tenho colocado motor de omega/silverado ou os que eu tenho converstido de 4100 de opala para powertech trabalham muito quentes no painel, mas no motor a temperatura esta normal....

    tendo esse valor de restividade eu posso corrigir o sinal com um resistor....alguem que manja de eletrica de plantão?


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Eduardo Garcez
    Eduardo Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 26
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/01/2017

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Eduardo Garcez Qua 11 Jan - 13:11:10

    obrigado pela ajuda de todos, sim me refiro ao sensor de temperatura do cabeçote. Assim, ontem troquei o sensor de temperatura e levei o carro no eletricista e ele fez todos os testes possíveis verificou toda a fiação até o painel e esta tudo ok! Fez o teste de aterramento do elogio marcador de temperatura e o mesmo teria que marcar "cheio" ou fervendo que seria o caso, e não acontecia isso ele apenas tremia o ponteiro dava umas leves mexidas sem nem chegar no primeiro risco de temperatura, então ele viu que seria o relógio marcador que estaria com problema ou algo relacionado ao painel, ele abriu o painel retirou o relógio e fez um teste e o ponteiro subiu até em cima, então teoricamente não seria o relógio, seria alguma coisa no conector do painel, que ele disse que teria que passar estanho nas trilhas para encostar melhor nos contatos do conector mas quando ele colocou no carro o relógio funcionou um pouco e parou daí ele deu um tapa no painel kkkkkkk e voltou a funcionar normalmente e a temperatura estava estável bem no risco do meio, então voltei para casa e hoje de manhã quando fui ligar o carro vi que o marcador não estava funcionando. Quase certeza que seja problema de mal contato, mas já fiz o orçamento para consertar o relógio caso seja ele deu 50 reais, acho que vou mandar revisa-lo.
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 50
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por diplomata1985 Qua 11 Jan - 14:31:35

    Eduardo Garcez escreveu:obrigado pela ajuda de todos, sim me refiro ao sensor de temperatura do cabeçote. Assim, ontem troquei o sensor de temperatura e levei o carro no eletricista e ele fez todos os testes possíveis  verificou toda a fiação até o painel e esta tudo ok! Fez o teste de aterramento do elogio marcador de temperatura e o mesmo teria que marcar "cheio" ou fervendo que seria o caso, e não acontecia isso ele apenas tremia o ponteiro dava umas leves mexidas sem nem chegar no primeiro risco de temperatura, então ele viu que seria o relógio marcador que estaria com problema ou algo relacionado ao painel, ele abriu o painel retirou o relógio e fez um teste e o ponteiro subiu até em cima, então teoricamente não seria o relógio, seria alguma coisa no conector do painel, que ele disse que teria que passar estanho nas trilhas para encostar melhor nos contatos do conector mas quando ele colocou no carro o relógio funcionou um pouco e parou daí ele deu um tapa no painel kkkkkkk e voltou a funcionar normalmente e a temperatura estava estável bem no risco do meio, então voltei para casa e hoje de manhã quando fui ligar o carro vi que o marcador não estava funcionando. Quase certeza que seja problema de mal contato,  mas já fiz o orçamento para consertar o relógio caso seja ele deu 50 reais, acho que vou mandar revisa-lo.

    Fala Eduardo.

    Desculpe pela minha explicação acima. Achei que você se referia ao cebolão de temperatura do radiador.

    Enfim, se você tem um opala ano 81 seja bem vindo ao clube seleto dos piores painéis projetados para o opala. Que vai de 81 a 87 com o mesmo circuito e sistema de iluminação e só muda a estética de 85 a 87. Isso mesmo. Esses painéis tem um problema cronico de mau contato no soquete e nas trilhas do circuito. Além da péssima iluminação. Problema resolvido nos painéis de 88 em diante.
    Eu resolvi o problema de mau contato soldando outro soquete no painel e outro soquete no plug do chicote fazendo o casal macho e fêmea.
    Eduardo Garcez
    Eduardo Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 26
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/01/2017

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Eduardo Garcez Qui 19 Jan - 9:25:30





    Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.
    marcusvb
    marcusvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 130
    Localização : Marília
    Data de inscrição : 25/10/2015

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por marcusvb Qui 19 Jan - 10:43:19

    Cara meu carro nem vejo marcador mais, compra uma pistola infra vermelho, uns 150 pila ai voce mede direto no radiador, cabeçote e ai conflita com marcador
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 50
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por diplomata1985 Qui 19 Jan - 12:13:08

    Eduardo Garcez escreveu:



    Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.

    Que estranho. Tira uma foto e posta pra vermos o que acontece.
    Quanto a temperatura faz um teste na estrada. Veja se a temperatura fica abaixo do meio.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 19 Jan - 13:43:37

    Eduardo Garcez escreveu:



    Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.



    esse lance da agua nao ter tempo de esfriar na ausencia da valvula é somente com o motor quente e em alta rotacao.......em rotacao normal ela esfria numa boa.....seu radiador por estar com dificildade de passagem de agua por exemplo....


    sobre essa diferenca das bocas veja se o radiador nao é de chevete.....eu acho q eles sao parecidos com os do opala.
    Eduardo Garcez
    Eduardo Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 26
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/01/2017

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Eduardo Garcez Seg 23 Jan - 9:24:25

    A temperatura fica um pouco abaixo do meio, e quanto a mangueira ja resolvi, comprei em uma casa de mangueiras aqui da minha cidade achei uma com as medidas que eu precisava 36mm em uma boca 46mm em outra na etiqueta da mangueira dizia ''mangueira inferior radiador DIPLOMATA Shocked ''achei estranho.

    E quanto ao radiador não estar passando agua, mandei limpar abrir os tubos e varetar então esta 100%. Mas vocês acham então que a temperatura é normal subir "rapidamente" ??

    Aproveitando, mais uma pergunta meu opala é um comodoro ano 81 platinado carburador DFV 228 corpo simples está fazendo uma media na cidade de mais ou menos 4 Km/l, achei que está bebendo de mais, o que acham ?
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 50
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por diplomata1985 Seg 23 Jan - 12:38:30

    Eduardo Garcez escreveu:A temperatura fica um pouco abaixo do meio, e quanto a mangueira ja resolvi, comprei em uma casa de mangueiras aqui da minha cidade achei uma com as medidas que eu precisava 36mm em uma boca 46mm em outra na etiqueta da mangueira dizia ''mangueira inferior radiador DIPLOMATA Shocked ''achei estranho.

    E quanto ao radiador não estar passando agua, mandei limpar abrir os tubos e varetar então esta 100%. Mas vocês acham então que a temperatura é normal subir "rapidamente" ??

    Aproveitando, mais uma pergunta meu opala é um comodoro ano 81 platinado carburador DFV 228 corpo simples está fazendo uma media na cidade de mais ou menos 4 Km/l, achei que está bebendo de mais, o que acham ?

    Já verificou o ponto de ignição?
    Se estiver muito atrasado tende a esquentar.
    RicardoCarlotto
    RicardoCarlotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 41
    Localização : Santa Maria/RS
    Modelo do carro : Caravan/84 Comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/01/2020

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por RicardoCarlotto Qui 16 Jan - 8:41:52

    testa a resistência, em escala de homs, ferradura, em 200, vai aparecer 0.80, que é o meu gasolina, vai lá no marcador do painel, tira ele rsrsrsrs, atraz tem um resistor, tira ele, poe escala de continuidade, testa os polos da bobina, não pode dar sinal entre os polos, só os pares que sao juntos, são dois se não me engano, ai coloca  na escala de homs 200, e testa o resistor, olha o que tá escrito nele, no meu 82R 5%, 5w Razz   no meu apareçe 0.84, vareia 5%... aaaa esses valores tem de casar, cebolão e resistor do marcador, Gostaria que o pessoal no possível colocasse esses valores dos cebolões do alcool e do 6cc e dos resistores dos marcadores, pra ver a direrença,
    Mas mesmo assim troquei o resistor por que estava lascadinho no canto e velho de uso, tomou um esquenta, quando o motor ferveu, quase ficou sem nada de agua Sad... depois disso os sintomas eram ponteiro no maximo sempre, mesmo aterrando ia no topo normal do teste.. liga a chave o ponteiro ia quase no meio;... agora fica encostado no frio e demora pra subir até o meio, nao andei na estrada por muito tempo, mas ja mudou totalmente,
    Leandro Quadros
    Leandro Quadros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 20
    Idade : 45
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : BONANZA 1989 ATUTOMATICA 4HP22ZF
    Cilindros : 4.1
    Data de inscrição : 15/06/2014

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Leandro Quadros Qua 29 Jan - 19:09:41

    marcusvb escreveu:Cara meu carro nem vejo marcador mais, compra uma pistola infra vermelho, uns 150 pila ai voce mede direto no radiador, cabeçote e ai conflita com marcador
    Comprei 01 infra red ontem e paguei 85 pilas.
    Estou com o mesmo problema do colega, porém em uma bonanza 4.1. La embaixo parece ter uma solução neste post.
    Leandro Quadros
    Leandro Quadros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 20
    Idade : 45
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : BONANZA 1989 ATUTOMATICA 4HP22ZF
    Cilindros : 4.1
    Data de inscrição : 15/06/2014

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Leandro Quadros Qua 29 Jan - 19:18:01

    RicardoCarlotto escreveu:testa a resistência, em escala de homs, ferradura, em 200, vai aparecer 0.80, que é o meu gasolina, vai lá no marcador do painel, tira ele rsrsrsrs, atraz tem um resistor, tira ele, poe escala de continuidade, testa os polos da bobina, não pode dar sinal entre os polos, só os pares que sao juntos, são dois se não me engano, ai coloca  na escala de homs 200, e testa o resistor, olha o que tá escrito nele, no meu 82R 5%, 5w Razz   no meu apareçe 0.84, vareia 5%... aaaa esses valores tem de casar, cebolão e resistor do marcador, Gostaria que o pessoal no possível colocasse esses valores dos cebolões do alcool e do 6cc e dos resistores dos marcadores, pra ver a direrença,
    Mas mesmo assim troquei o resistor por que estava lascadinho no canto e velho de uso, tomou um esquenta, quando o motor ferveu, quase ficou sem nada de agua Sad... depois disso os sintomas eram ponteiro no maximo sempre, mesmo aterrando ia no topo normal do teste.. liga a chave o ponteiro ia quase no meio;... agora fica encostado no frio e demora pra subir até o meio, nao andei na estrada por muito tempo, mas ja mudou totalmente,
    Gostei da ideia.
    Minha bonaza 4.1 marca 100 graus no painel , mas no motor tem diferenças. Bomba dagua 76 graus, mangueira da bomba 58 graus, no sensor de temperatura no cabeçote 99 graus ( interessante que o sensor esta muito proximo do coletor de escape que chega aos 100 até 160 graus dependo da andanda. Sera que o resistor do painel deveria compensar a diferença e esta com defeito? Temperaturas aferidas com infrared, ontem porém após chegar em casa identifiquei a tampa do distribuidor quebrada , hoje tive que trocar a mangueira do cambio auto e só funcionei na garagem.
    Amanhã saio testar se resolvi o vazamento de oleo de cambio e aferir novamente as temperaturas.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por adpachec Qui 30 Jan - 0:23:58

    Jesus Cristo.....
    A gente tira um período sabático e quando volta a mesma coisa.....
    O pessoal fica encucado com temperatura....

    Explicando....de novo.....

    NÃO EXISTE MARCADOR DE TEMPERATURA NO OPALA, EM NENHUM MODELO OU ANO.

    O QUE EXISTE NO PAINEL É UM MEDIDOR DE TENSÃO COM ESCALA CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.

    QUANTO MAIOR A PASSAGEM DE TENSÃO PELA BOBINA INTERNA MAIS O PONTEIRO "SOBE".

    ISTO SE FAZ PELO CONTATO GRADUAL DO POSITIVO AO TERRA VIA CEBOLÃO DE TEMPERATURA.

    GRADUALMENTE O CEBOLÃO VAI PERMITINDO A PASSAGEM DE TENSÃO COM O SUBIR DA TEMPERATURA (TERMISTOR).

    O MARCADOR É DO MODELO "FERRO MÓVEL", O PONTEIRO SE MOVE VIA CAMPO MAGNÉTICO DAS BOBINAS EM VOLTA.

    O PROBLEMA DESTE MARCADOR É A DIFICULDADE DE ESTABILIDADE (AINDA MAIS COM O CARRO ANDANDO), A VANTAGEM É O BAIXO CUSTO.

    O PAINEL TRABALHA COM 10 A 10,5 VOLTS, VALORES DIFERENTES CAUSAM ERROS NOS MARCADORES, PORQUE TRABALHAM COM TENSÃO, SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.

    OS RESISTORES INTERNOS TEM TOLERÂNCIA DE ATÉ 10%, QUANTO MAIOR O VALOR DO RESISTOR MENOS SENSÍVEL FICA E VICE VERSA.

    COM O TEMPO ELES PODEM SE MAGNETIZAR, SE RESOLVE PEGANDO O POSITIVO DO CEBOLÃO E ENCOSTANDO NO NEGATIVO (COLETOR DE ADMISSÃO).

    OU SOLTANDO O PONTEIRO E MUDAR DE POSIÇÃO, QUANDO O CARRO FRIO E O PONTEIRO "SOBE" AO VIRAR A CHAVE.

    A MEDIÇÃO NUNCA SERÁ PRECISA EM 100%.
    O MAIS PRUDENTE É VERIFICAR A TENSÃO NOS TERMINAIS (10 A 10,5 VOLTS).

    FICAR "PUXANDO" FIO DEBAIXO DO PAINEL SEM SABER PODE "ROUBAR" TENSÃO E PREJUDICAR A LEITURA.

    E UM MOTOR VAI TER DIFERENTES TEMPERATURAS EM SUAS PARTES.

    E A POSIÇÃO DO CEBOLÃO FOI COLOCADA A FRENTE DEVIDO AO MOTOR OPALA SER INCLINADO, A TRASEIRA DO MOTOR DEMORA MAIS A ESQUENTAR.

    O CILINDRO 1 SEMPRE É O MAIS QUENTE.

    PORTANTO NÃO EXISTE SENSOR DE TEMPERATURA (E NEM COMBUSTÍVEL) SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA.

    O QUE O(S) SENSOR(ES) MARCAM É A TENSÃO PASSANTE PELA BOBINAS ALTERANDO O CAMPO MAGNÉTICO DO PONTEIRO.

    E CARRO FRIO É PIOR QUE QUENTE, A TEMPERATURA DE TRABALHO VARIA DOS 90 A 100° CELCIUS EM MÉDIA.

    MAS TEM GENTE QUE TREME DE MEDO COM O PONTEIRO NO MEIO.

    O PRINCIPAL É MEDIR A TENSÃO COM O MOTOR DESLIGADO E DEPOIS LIGADO E COM TUDO FUNCIONANDO, PARA VER SE A TENSÃO SOFRE VARIAÇÃO NO POSITIVO (DESCONECTADO) DO CEBOLÃO (10 A 10,5 VOLTS).

    A PRÓPRIA TOLERÂNCIA DO RESISTOR (10%) JÁ CAUSA UM DESVIO NA LEITURA.

    NÃO ESPEREM PRECISÃO DE ALGO QUE NÃO FOI FEITO PARA ISTO, ESPEREM SIM POR "APROXIMAÇÃO".

    Resistência Sensor de Temperatura  Images?q=tbn%3AANd9GcQybgGaVfNKd-bXNXhsVPKQdWRG_qe0X07H_lVU3rNn6nxr29i3

    GranTurismo, adriano_ribeiro e luis gobbi gostam desta mensagem

    francisco6>8
    francisco6>8
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 211
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 83 Cupê
    Monza SL/E 86/87
    Gol CL 93

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 01/11/2015

    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por francisco6>8 Ter 25 Jul - 21:59:38

    Ressuscitando o tópico, achei isso na internet.

    Resistência Sensor de Temperatura  Sem_tz10

    adpachec e BenKenobi gostam desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Resistência Sensor de Temperatura  Empty Re: Resistência Sensor de Temperatura

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 10:26:56