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Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5
Idade : 26
Localização : Passo Fundo - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 07/01/2017
- Mensagem nº1
Resistência Sensor de Temperatura
Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?
diplomata1985- Opaleiro
- Número de Mensagens : 487
Idade : 49
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº2
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez escreveu:Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?
Fala Eduardo
A cebolinha ou cebolão na verdade é um interruptor térmico. Portando o correto é não ter nenhuma
resistência com ele desligado e resistência zero com ele ligado. Ou seja em curto como se fosse um interruptor de lampada.
Mas no caso ele irá acionar um eletro ventilador.
Se ao medir ele deu alguma resistência com ele fora e frio é pq está com defeito.
Você também precisa verificar seu multímetro pra ver se com as pontas de prova em curto (encostadas uma na outra) gera alguma resistência no visor. Esse teste é feito na primeira escala mais baixa de resistência (Ohm) . Chamamos esse teste de "Teste de Continuidade".
Caso der alguma é porque ele está descalibrado (ou até mesmo bateria fraca). O correto é dar ZERO. Mas isso não impede o seu uso para trabalhos simples que não requer precisão. O que você deve entender é que o valor que ele der com as ponteiras em curto seria o valor mais próximo de zero a servir como referencia.
Vou deixar aqui um vídeo pra você entender melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=OmdqEXiCQOo
Também não esqueça de verificar qual modelo de cebolinha é o correto para o uso do seu carro. Alccol e gasolinha trabalham com temperaturas diferentes.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Resistência Sensor de Temperatura
diplomata1985 escreveu:Eduardo Garcez escreveu:Pessoal é o seguinte, fiz o motor de meu opala faz +/- um mês, tive que encamisar 2 cilindros, só que o problema é que ele esta aquecendo. Estou desconfiado do sensor da temperatura (cebolinha) estar com defeito, então retirei ele e testei com o multímetro na escala de Ohms e deu o seguinte número 0.489 Ohms. Eu queria pergunta-lhes se alguém sabe qual é a resistência deste sensor em escalas de Ohms?
Fala Eduardo
A cebolinha ou cebolão na verdade é um interruptor térmico. Portando o correto é não ter nenhuma
resistência com ele desligado e resistência zero com ele ligado. Ou seja em curto como se fosse um interruptor de lampada.
Mas no caso ele irá acionar um eletro ventilador.
Se ao medir ele deu alguma resistência com ele fora e frio é pq está com defeito.
Você também precisa verificar seu multímetro pra ver se com as pontas de prova em curto (encostadas uma na outra) gera alguma resistência no visor. Esse teste é feito na primeira escala mais baixa de resistência (Ohm) . Chamamos esse teste de "Teste de Continuidade".
Caso der alguma é porque ele está descalibrado (ou até mesmo bateria fraca). O correto é dar ZERO. Mas isso não impede o seu uso para trabalhos simples que não requer precisão. O que você deve entender é que o valor que ele der com as ponteiras em curto seria o valor mais próximo de zero a servir como referencia.
Vou deixar aqui um vídeo pra você entender melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=OmdqEXiCQOo
Também não esqueça de verificar qual modelo de cebolinha é o correto para o uso do seu carro. Alccol e gasolinha trabalham com temperaturas diferentes.
mano acho q ele esta se referindo ao sensor de temperatura q fica no cabeçote.
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
- Mensagem nº4
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Existe duas possibilidades, o sensor estar com problema, ou o marcador do painel estar com defeito.
Voce conhece alguem que possua aquelas pistolas termicas? Que vc aponta o laser e ela lhe da a temperatura? Ligue o carro, deixe esquentar e verifique com a pistola. Se estiver ate seus 80-90 graus, esta dentro dos conformes. E se no painel estiver aquecendo alem do normal, assim voce tera a certeza realmente que nao esta aquecendo, e esta com defeito no marcador.
O sensor de temperatura, que vai para o painel, sim este é uma resistencia. Em valores nao sei lhe dizer, mas ele ativa o marcador por resistencia, igual o do combustivel.
Voce conhece alguem que possua aquelas pistolas termicas? Que vc aponta o laser e ela lhe da a temperatura? Ligue o carro, deixe esquentar e verifique com a pistola. Se estiver ate seus 80-90 graus, esta dentro dos conformes. E se no painel estiver aquecendo alem do normal, assim voce tera a certeza realmente que nao esta aquecendo, e esta com defeito no marcador.
O sensor de temperatura, que vai para o painel, sim este é uma resistencia. Em valores nao sei lhe dizer, mas ele ativa o marcador por resistencia, igual o do combustivel.
diplomata1985- Opaleiro
- Número de Mensagens : 487
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Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº5
Re: Resistência Sensor de Temperatura
BenKenobi escreveu:Existe duas possibilidades, o sensor estar com problema, ou o marcador do painel estar com defeito.
Voce conhece alguem que possua aquelas pistolas termicas? Que vc aponta o laser e ela lhe da a temperatura? Ligue o carro, deixe esquentar e verifique com a pistola. Se estiver ate seus 80-90 graus, esta dentro dos conformes. E se no painel estiver aquecendo alem do normal, assim voce tera a certeza realmente que nao esta aquecendo, e esta com defeito no marcador.
O sensor de temperatura, que vai para o painel, sim este é uma resistencia. Em valores nao sei lhe dizer, mas ele ativa o marcador por resistencia, igual o do combustivel.
Se ele se referiu ao sensor no cabeçote esse realmente é um resistor variável conforme temperatura.
Aguardamos o retorno do opaleiro.
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº6
Re: Resistência Sensor de Temperatura
mas falando em resistencia, estou procurando a resistividade do sensor do opala e do sensor do omega....reparei que os opalas que tenho colocado motor de omega/silverado ou os que eu tenho converstido de 4100 de opala para powertech trabalham muito quentes no painel, mas no motor a temperatura esta normal....
tendo esse valor de restividade eu posso corrigir o sinal com um resistor....alguem que manja de eletrica de plantão?
tendo esse valor de restividade eu posso corrigir o sinal com um resistor....alguem que manja de eletrica de plantão?
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Eduardo Garcez- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5
Idade : 26
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Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 07/01/2017
- Mensagem nº7
Re: Resistência Sensor de Temperatura
obrigado pela ajuda de todos, sim me refiro ao sensor de temperatura do cabeçote. Assim, ontem troquei o sensor de temperatura e levei o carro no eletricista e ele fez todos os testes possíveis verificou toda a fiação até o painel e esta tudo ok! Fez o teste de aterramento do elogio marcador de temperatura e o mesmo teria que marcar "cheio" ou fervendo que seria o caso, e não acontecia isso ele apenas tremia o ponteiro dava umas leves mexidas sem nem chegar no primeiro risco de temperatura, então ele viu que seria o relógio marcador que estaria com problema ou algo relacionado ao painel, ele abriu o painel retirou o relógio e fez um teste e o ponteiro subiu até em cima, então teoricamente não seria o relógio, seria alguma coisa no conector do painel, que ele disse que teria que passar estanho nas trilhas para encostar melhor nos contatos do conector mas quando ele colocou no carro o relógio funcionou um pouco e parou daí ele deu um tapa no painel kkkkkkk e voltou a funcionar normalmente e a temperatura estava estável bem no risco do meio, então voltei para casa e hoje de manhã quando fui ligar o carro vi que o marcador não estava funcionando. Quase certeza que seja problema de mal contato, mas já fiz o orçamento para consertar o relógio caso seja ele deu 50 reais, acho que vou mandar revisa-lo.
diplomata1985- Opaleiro
- Número de Mensagens : 487
Idade : 49
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº8
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez escreveu:obrigado pela ajuda de todos, sim me refiro ao sensor de temperatura do cabeçote. Assim, ontem troquei o sensor de temperatura e levei o carro no eletricista e ele fez todos os testes possíveis verificou toda a fiação até o painel e esta tudo ok! Fez o teste de aterramento do elogio marcador de temperatura e o mesmo teria que marcar "cheio" ou fervendo que seria o caso, e não acontecia isso ele apenas tremia o ponteiro dava umas leves mexidas sem nem chegar no primeiro risco de temperatura, então ele viu que seria o relógio marcador que estaria com problema ou algo relacionado ao painel, ele abriu o painel retirou o relógio e fez um teste e o ponteiro subiu até em cima, então teoricamente não seria o relógio, seria alguma coisa no conector do painel, que ele disse que teria que passar estanho nas trilhas para encostar melhor nos contatos do conector mas quando ele colocou no carro o relógio funcionou um pouco e parou daí ele deu um tapa no painel kkkkkkk e voltou a funcionar normalmente e a temperatura estava estável bem no risco do meio, então voltei para casa e hoje de manhã quando fui ligar o carro vi que o marcador não estava funcionando. Quase certeza que seja problema de mal contato, mas já fiz o orçamento para consertar o relógio caso seja ele deu 50 reais, acho que vou mandar revisa-lo.
Fala Eduardo.
Desculpe pela minha explicação acima. Achei que você se referia ao cebolão de temperatura do radiador.
Enfim, se você tem um opala ano 81 seja bem vindo ao clube seleto dos piores painéis projetados para o opala. Que vai de 81 a 87 com o mesmo circuito e sistema de iluminação e só muda a estética de 85 a 87. Isso mesmo. Esses painéis tem um problema cronico de mau contato no soquete e nas trilhas do circuito. Além da péssima iluminação. Problema resolvido nos painéis de 88 em diante.
Eu resolvi o problema de mau contato soldando outro soquete no painel e outro soquete no plug do chicote fazendo o casal macho e fêmea.
Eduardo Garcez- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5
Idade : 26
Localização : Passo Fundo - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 07/01/2017
- Mensagem nº9
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.
marcusvb- Opaleiro
- Número de Mensagens : 130
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Data de inscrição : 25/10/2015
- Mensagem nº10
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Cara meu carro nem vejo marcador mais, compra uma pistola infra vermelho, uns 150 pila ai voce mede direto no radiador, cabeçote e ai conflita com marcador
diplomata1985- Opaleiro
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Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
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- Mensagem nº11
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez escreveu:
Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.
Que estranho. Tira uma foto e posta pra vermos o que acontece.
Quanto a temperatura faz um teste na estrada. Veja se a temperatura fica abaixo do meio.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº12
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez escreveu:
Que má notícia! A boa é que o sensor de temperatura está funcionando e a temperatura está normalizada, então ou era problema de aterramento, ou o sensor com defeito. Só que o estranho é que a temperatura sobe "rapido demais" até no caso o meio do relógio, por que estou sem a valvula termostatica ( então teóricamente a água teria que demorar para esquentar ). Eu vi aqui no fórum um usuário falando que aquece por que não tem a válvula termostática então não da tempo da água resfriar no radiador para que possa normalizar a temperatura do carro após a valvula se abrir, agora queria a opnião de vocês se isso é verídico? E eu tenho outro problema na mangueira inferior do radiador onde na entrada da bomba d'agua tem 46mm de diâmetro e na saída do radiador tem 36mm e eu só acho mangueiras com o mesmo diâmetro nas duas bocas, algúem já viu isso do tamanho das entradas serem diferentes ? Sabem se existe mangueira com essas medidas ? pois no meu fizeram uma gambiarra, colocaram um anel de borracha na saida do radiador para que a mangueira pudesse encaixar sem folga.
esse lance da agua nao ter tempo de esfriar na ausencia da valvula é somente com o motor quente e em alta rotacao.......em rotacao normal ela esfria numa boa.....seu radiador por estar com dificildade de passagem de agua por exemplo....
sobre essa diferenca das bocas veja se o radiador nao é de chevete.....eu acho q eles sao parecidos com os do opala.
Eduardo Garcez- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5
Idade : 26
Localização : Passo Fundo - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro ano 1981 4 portas Branco
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 07/01/2017
- Mensagem nº13
Re: Resistência Sensor de Temperatura
A temperatura fica um pouco abaixo do meio, e quanto a mangueira ja resolvi, comprei em uma casa de mangueiras aqui da minha cidade achei uma com as medidas que eu precisava 36mm em uma boca 46mm em outra na etiqueta da mangueira dizia ''mangueira inferior radiador DIPLOMATA ''achei estranho.
E quanto ao radiador não estar passando agua, mandei limpar abrir os tubos e varetar então esta 100%. Mas vocês acham então que a temperatura é normal subir "rapidamente" ??
Aproveitando, mais uma pergunta meu opala é um comodoro ano 81 platinado carburador DFV 228 corpo simples está fazendo uma media na cidade de mais ou menos 4 Km/l, achei que está bebendo de mais, o que acham ?
E quanto ao radiador não estar passando agua, mandei limpar abrir os tubos e varetar então esta 100%. Mas vocês acham então que a temperatura é normal subir "rapidamente" ??
Aproveitando, mais uma pergunta meu opala é um comodoro ano 81 platinado carburador DFV 228 corpo simples está fazendo uma media na cidade de mais ou menos 4 Km/l, achei que está bebendo de mais, o que acham ?
diplomata1985- Opaleiro
- Número de Mensagens : 487
Idade : 49
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº14
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Eduardo Garcez escreveu:A temperatura fica um pouco abaixo do meio, e quanto a mangueira ja resolvi, comprei em uma casa de mangueiras aqui da minha cidade achei uma com as medidas que eu precisava 36mm em uma boca 46mm em outra na etiqueta da mangueira dizia ''mangueira inferior radiador DIPLOMATA ''achei estranho.
E quanto ao radiador não estar passando agua, mandei limpar abrir os tubos e varetar então esta 100%. Mas vocês acham então que a temperatura é normal subir "rapidamente" ??
Aproveitando, mais uma pergunta meu opala é um comodoro ano 81 platinado carburador DFV 228 corpo simples está fazendo uma media na cidade de mais ou menos 4 Km/l, achei que está bebendo de mais, o que acham ?
Já verificou o ponto de ignição?
Se estiver muito atrasado tende a esquentar.
RicardoCarlotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Santa Maria/RS
Modelo do carro : Caravan/84 Comodoro
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 08/01/2020
- Mensagem nº15
Re: Resistência Sensor de Temperatura
testa a resistência, em escala de homs, ferradura, em 200, vai aparecer 0.80, que é o meu gasolina, vai lá no marcador do painel, tira ele rsrsrsrs, atraz tem um resistor, tira ele, poe escala de continuidade, testa os polos da bobina, não pode dar sinal entre os polos, só os pares que sao juntos, são dois se não me engano, ai coloca na escala de homs 200, e testa o resistor, olha o que tá escrito nele, no meu 82R 5%, 5w no meu apareçe 0.84, vareia 5%... aaaa esses valores tem de casar, cebolão e resistor do marcador, Gostaria que o pessoal no possível colocasse esses valores dos cebolões do alcool e do 6cc e dos resistores dos marcadores, pra ver a direrença,
Mas mesmo assim troquei o resistor por que estava lascadinho no canto e velho de uso, tomou um esquenta, quando o motor ferveu, quase ficou sem nada de agua ... depois disso os sintomas eram ponteiro no maximo sempre, mesmo aterrando ia no topo normal do teste.. liga a chave o ponteiro ia quase no meio;... agora fica encostado no frio e demora pra subir até o meio, nao andei na estrada por muito tempo, mas ja mudou totalmente,
Mas mesmo assim troquei o resistor por que estava lascadinho no canto e velho de uso, tomou um esquenta, quando o motor ferveu, quase ficou sem nada de agua ... depois disso os sintomas eram ponteiro no maximo sempre, mesmo aterrando ia no topo normal do teste.. liga a chave o ponteiro ia quase no meio;... agora fica encostado no frio e demora pra subir até o meio, nao andei na estrada por muito tempo, mas ja mudou totalmente,
Leandro Quadros- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
Idade : 45
Localização : Londrina
Modelo do carro : BONANZA 1989 ATUTOMATICA 4HP22ZF
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 15/06/2014
- Mensagem nº16
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Comprei 01 infra red ontem e paguei 85 pilas.marcusvb escreveu:Cara meu carro nem vejo marcador mais, compra uma pistola infra vermelho, uns 150 pila ai voce mede direto no radiador, cabeçote e ai conflita com marcador
Estou com o mesmo problema do colega, porém em uma bonanza 4.1. La embaixo parece ter uma solução neste post.
Leandro Quadros- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
Idade : 45
Localização : Londrina
Modelo do carro : BONANZA 1989 ATUTOMATICA 4HP22ZF
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 15/06/2014
- Mensagem nº17
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Gostei da ideia.RicardoCarlotto escreveu:testa a resistência, em escala de homs, ferradura, em 200, vai aparecer 0.80, que é o meu gasolina, vai lá no marcador do painel, tira ele rsrsrsrs, atraz tem um resistor, tira ele, poe escala de continuidade, testa os polos da bobina, não pode dar sinal entre os polos, só os pares que sao juntos, são dois se não me engano, ai coloca na escala de homs 200, e testa o resistor, olha o que tá escrito nele, no meu 82R 5%, 5w no meu apareçe 0.84, vareia 5%... aaaa esses valores tem de casar, cebolão e resistor do marcador, Gostaria que o pessoal no possível colocasse esses valores dos cebolões do alcool e do 6cc e dos resistores dos marcadores, pra ver a direrença,
Mas mesmo assim troquei o resistor por que estava lascadinho no canto e velho de uso, tomou um esquenta, quando o motor ferveu, quase ficou sem nada de agua ... depois disso os sintomas eram ponteiro no maximo sempre, mesmo aterrando ia no topo normal do teste.. liga a chave o ponteiro ia quase no meio;... agora fica encostado no frio e demora pra subir até o meio, nao andei na estrada por muito tempo, mas ja mudou totalmente,
Minha bonaza 4.1 marca 100 graus no painel , mas no motor tem diferenças. Bomba dagua 76 graus, mangueira da bomba 58 graus, no sensor de temperatura no cabeçote 99 graus ( interessante que o sensor esta muito proximo do coletor de escape que chega aos 100 até 160 graus dependo da andanda. Sera que o resistor do painel deveria compensar a diferença e esta com defeito? Temperaturas aferidas com infrared, ontem porém após chegar em casa identifiquei a tampa do distribuidor quebrada , hoje tive que trocar a mangueira do cambio auto e só funcionei na garagem.
Amanhã saio testar se resolvi o vazamento de oleo de cambio e aferir novamente as temperaturas.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8146
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº18
Re: Resistência Sensor de Temperatura
Jesus Cristo.....
A gente tira um período sabático e quando volta a mesma coisa.....
O pessoal fica encucado com temperatura....
Explicando....de novo.....
NÃO EXISTE MARCADOR DE TEMPERATURA NO OPALA, EM NENHUM MODELO OU ANO.
O QUE EXISTE NO PAINEL É UM MEDIDOR DE TENSÃO COM ESCALA CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.
QUANTO MAIOR A PASSAGEM DE TENSÃO PELA BOBINA INTERNA MAIS O PONTEIRO "SOBE".
ISTO SE FAZ PELO CONTATO GRADUAL DO POSITIVO AO TERRA VIA CEBOLÃO DE TEMPERATURA.
GRADUALMENTE O CEBOLÃO VAI PERMITINDO A PASSAGEM DE TENSÃO COM O SUBIR DA TEMPERATURA (TERMISTOR).
O MARCADOR É DO MODELO "FERRO MÓVEL", O PONTEIRO SE MOVE VIA CAMPO MAGNÉTICO DAS BOBINAS EM VOLTA.
O PROBLEMA DESTE MARCADOR É A DIFICULDADE DE ESTABILIDADE (AINDA MAIS COM O CARRO ANDANDO), A VANTAGEM É O BAIXO CUSTO.
O PAINEL TRABALHA COM 10 A 10,5 VOLTS, VALORES DIFERENTES CAUSAM ERROS NOS MARCADORES, PORQUE TRABALHAM COM TENSÃO, SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.
OS RESISTORES INTERNOS TEM TOLERÂNCIA DE ATÉ 10%, QUANTO MAIOR O VALOR DO RESISTOR MENOS SENSÍVEL FICA E VICE VERSA.
COM O TEMPO ELES PODEM SE MAGNETIZAR, SE RESOLVE PEGANDO O POSITIVO DO CEBOLÃO E ENCOSTANDO NO NEGATIVO (COLETOR DE ADMISSÃO).
OU SOLTANDO O PONTEIRO E MUDAR DE POSIÇÃO, QUANDO O CARRO FRIO E O PONTEIRO "SOBE" AO VIRAR A CHAVE.
A MEDIÇÃO NUNCA SERÁ PRECISA EM 100%.
O MAIS PRUDENTE É VERIFICAR A TENSÃO NOS TERMINAIS (10 A 10,5 VOLTS).
FICAR "PUXANDO" FIO DEBAIXO DO PAINEL SEM SABER PODE "ROUBAR" TENSÃO E PREJUDICAR A LEITURA.
E UM MOTOR VAI TER DIFERENTES TEMPERATURAS EM SUAS PARTES.
E A POSIÇÃO DO CEBOLÃO FOI COLOCADA A FRENTE DEVIDO AO MOTOR OPALA SER INCLINADO, A TRASEIRA DO MOTOR DEMORA MAIS A ESQUENTAR.
O CILINDRO 1 SEMPRE É O MAIS QUENTE.
PORTANTO NÃO EXISTE SENSOR DE TEMPERATURA (E NEM COMBUSTÍVEL) SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA.
O QUE O(S) SENSOR(ES) MARCAM É A TENSÃO PASSANTE PELA BOBINAS ALTERANDO O CAMPO MAGNÉTICO DO PONTEIRO.
E CARRO FRIO É PIOR QUE QUENTE, A TEMPERATURA DE TRABALHO VARIA DOS 90 A 100° CELCIUS EM MÉDIA.
MAS TEM GENTE QUE TREME DE MEDO COM O PONTEIRO NO MEIO.
O PRINCIPAL É MEDIR A TENSÃO COM O MOTOR DESLIGADO E DEPOIS LIGADO E COM TUDO FUNCIONANDO, PARA VER SE A TENSÃO SOFRE VARIAÇÃO NO POSITIVO (DESCONECTADO) DO CEBOLÃO (10 A 10,5 VOLTS).
A PRÓPRIA TOLERÂNCIA DO RESISTOR (10%) JÁ CAUSA UM DESVIO NA LEITURA.
NÃO ESPEREM PRECISÃO DE ALGO QUE NÃO FOI FEITO PARA ISTO, ESPEREM SIM POR "APROXIMAÇÃO".
A gente tira um período sabático e quando volta a mesma coisa.....
O pessoal fica encucado com temperatura....
Explicando....de novo.....
NÃO EXISTE MARCADOR DE TEMPERATURA NO OPALA, EM NENHUM MODELO OU ANO.
O QUE EXISTE NO PAINEL É UM MEDIDOR DE TENSÃO COM ESCALA CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.
QUANTO MAIOR A PASSAGEM DE TENSÃO PELA BOBINA INTERNA MAIS O PONTEIRO "SOBE".
ISTO SE FAZ PELO CONTATO GRADUAL DO POSITIVO AO TERRA VIA CEBOLÃO DE TEMPERATURA.
GRADUALMENTE O CEBOLÃO VAI PERMITINDO A PASSAGEM DE TENSÃO COM O SUBIR DA TEMPERATURA (TERMISTOR).
O MARCADOR É DO MODELO "FERRO MÓVEL", O PONTEIRO SE MOVE VIA CAMPO MAGNÉTICO DAS BOBINAS EM VOLTA.
O PROBLEMA DESTE MARCADOR É A DIFICULDADE DE ESTABILIDADE (AINDA MAIS COM O CARRO ANDANDO), A VANTAGEM É O BAIXO CUSTO.
O PAINEL TRABALHA COM 10 A 10,5 VOLTS, VALORES DIFERENTES CAUSAM ERROS NOS MARCADORES, PORQUE TRABALHAM COM TENSÃO, SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA PARA TEMPERATURA.
OS RESISTORES INTERNOS TEM TOLERÂNCIA DE ATÉ 10%, QUANTO MAIOR O VALOR DO RESISTOR MENOS SENSÍVEL FICA E VICE VERSA.
COM O TEMPO ELES PODEM SE MAGNETIZAR, SE RESOLVE PEGANDO O POSITIVO DO CEBOLÃO E ENCOSTANDO NO NEGATIVO (COLETOR DE ADMISSÃO).
OU SOLTANDO O PONTEIRO E MUDAR DE POSIÇÃO, QUANDO O CARRO FRIO E O PONTEIRO "SOBE" AO VIRAR A CHAVE.
A MEDIÇÃO NUNCA SERÁ PRECISA EM 100%.
O MAIS PRUDENTE É VERIFICAR A TENSÃO NOS TERMINAIS (10 A 10,5 VOLTS).
FICAR "PUXANDO" FIO DEBAIXO DO PAINEL SEM SABER PODE "ROUBAR" TENSÃO E PREJUDICAR A LEITURA.
E UM MOTOR VAI TER DIFERENTES TEMPERATURAS EM SUAS PARTES.
E A POSIÇÃO DO CEBOLÃO FOI COLOCADA A FRENTE DEVIDO AO MOTOR OPALA SER INCLINADO, A TRASEIRA DO MOTOR DEMORA MAIS A ESQUENTAR.
O CILINDRO 1 SEMPRE É O MAIS QUENTE.
PORTANTO NÃO EXISTE SENSOR DE TEMPERATURA (E NEM COMBUSTÍVEL) SOMENTE A ESCALA FOI CONVERTIDA.
O QUE O(S) SENSOR(ES) MARCAM É A TENSÃO PASSANTE PELA BOBINAS ALTERANDO O CAMPO MAGNÉTICO DO PONTEIRO.
E CARRO FRIO É PIOR QUE QUENTE, A TEMPERATURA DE TRABALHO VARIA DOS 90 A 100° CELCIUS EM MÉDIA.
MAS TEM GENTE QUE TREME DE MEDO COM O PONTEIRO NO MEIO.
O PRINCIPAL É MEDIR A TENSÃO COM O MOTOR DESLIGADO E DEPOIS LIGADO E COM TUDO FUNCIONANDO, PARA VER SE A TENSÃO SOFRE VARIAÇÃO NO POSITIVO (DESCONECTADO) DO CEBOLÃO (10 A 10,5 VOLTS).
A PRÓPRIA TOLERÂNCIA DO RESISTOR (10%) JÁ CAUSA UM DESVIO NA LEITURA.
NÃO ESPEREM PRECISÃO DE ALGO QUE NÃO FOI FEITO PARA ISTO, ESPEREM SIM POR "APROXIMAÇÃO".
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francisco6>8- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Resistência Sensor de Temperatura
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