Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

16 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9549)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8503)
 
100 (7771)
 

10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Compartilhe

renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 189
Data de inscrição : 24/03/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renelousada em Seg 16 Jan - 7:00:31

Tapa na cara do reporter e da revista, falou tudo que eu queria expressar,pior que o cara que escreveu essa matéria é fusqueiro e apzeiro..fazer oque né

Rubão6cc escreveu:Queria postar uma coisa. O Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo enviou uma resposta à redação da revista 4 Rodas criticando a reportagem veiculada no site. Não estou defendendo a revista e também acho que algumas coisas que eles escreveram sobre as 10 verdades são um pouco relativas mas o cara pegou pesado na critica, chegando a ser rude a mal educado. Achei pura demostração de fanatismo e desnecessário isso.

Segue:

http://tudoparaopala.com.br/blog/verdades-opala-direito-de-resposta-a-materia-da-quatro-rodas/

"O Tudo Para Opala abre espaço ao Diretor Técnico do Clube do Opala de São Paulo e também Diretor Regional da FBVA – Reynaldo Scalco Junior para Direito de Resposta enviada em 13/01/2017 para a Direção de Redação da Revista Quatro Rodas, relativo à matéria publicada no Site da Revista Quatro Rodas Digital em 11/01/2017 denominada “10 VERDADES SOBRE O OPALA QUE OS OPALEIROS IGNORAM”:

Prezado Sr. Repórter,

Permita-me chamá-lo assim, uma vez que não encontrei a sua identificação na matéria em tela.

Me apresentando, aprendi a dirigir num Chevrolet Opala Luxo quando tinha 10 anos e hoje, com 54 anos de idade e mais de 20 modelos da marca depois (alguns adquiridos zero km), sou um admirador deste que já foi eleito como o carro mais desejado do país (tanto que ainda o possuo), sem falar em alguma experiência com antigos, inclusive como restaurador.

Com estas qualificações e acreditando na responsabilidade exigida a um repórter e de um editor de um veículo de comunicação quando da idealização/realização/divulgação de uma matéria, peço que me permita, humildemente, fazer algumas observações sobre o referido tema jornalístico.

Começo elogiando o título pois não poderia ser mais adequado, uma vez que realmente os opaleiros ignoram o divulgado; e isto por não serem verdades ou por estarem inseridas de forma inexata.

Contudo, antes de comentar sobre estas “10 verdades”, informo que para realizar um trabalho como este é importante conhecer a indústria automobilística brasileira que comemora seus 60 anos de existência, os produtos fabricados por ela, as condições de mercado e realidade política/econômica do Brasil na época, fatores totalmente desprezados pelo senhor. Não vou comentar nada disso aqui mas, fica a dica.

Vamos ao que importa:

1)      O Opala enferrujava tanto quanto qualquer outro veículo da época como os Dodges e Fords e muito menos do que veículos mais modernos como VW Passat e Fiat 147. Temos que lembrar que os processos e produtos anti-corrosão usados na época eram muito inferiores aos de hoje, mas o Opala estava longe de ser um campeão de ferrugem como o afirmado, e a prova disto é o número de exemplares do começo de sua produção que ainda circulam em nossas ruas;

2)      Item interessante pois as trincas na longarina (no cofre do motor?) surgiam em carros utilizados de forma severa e fora das especificações de uso e ou quando eram rebaixados, principalmente com motores preparados, fatores que somados com as condições precárias do nosso piso provocavam tal problema (que nunca tive nos meus carros). O que dizer do VW Passat que rachavam o túnel e as torres dos amortecedores?

3)      Realmente o primeiro motor 6 cilindros foi introduzido pela GM em 1929, todavia, o motor 6 cilindros do Opala é originariamente um Stovebolt 230 de terceira geração (1961) utilizado normalmente no mercado americano até 1990! Era uma evolução e não adaptação! Extremante resistente, versátil e com manutenção barata só tinha qualidades, amplamente utilizado em competições ou serviços pesados foi utilizado no Brasil até 1998 numa versão desenvolvida pela Lotus para o Chevrolet Omega. Existem registros de um motor 4 cilindros que rodou 1 milhão de quilômetros sem ser aberto!  Onde está o demérito Sr. Repórter? Se for assim, como ficam os moderníssimos (na época) Fiat 147 e VW Passat, este último cujo motor tem origem na década de 50 pela Mercedes para o projeto W118? Conhecimento técnico e atualização de conceitos é fundamental para alguns trabalhos;

4)       Trata-se de uma lenda criada por motoristas inabilidosos e referia-se a sua tendência sobresterçante! Neste item, nem a aplicação da lenda está correta!

5)      De forma geral, todo veículo com tração traseira e principalmente com motor dianteiro tem tendência sobresterçante. Todos os veículos com esta configuração mecânica apresentavam esta tendência na época, destacando a linha Dodge (que não vingou em competições também por isto). O que deu esta fama ao Opala foi a extrema potência de seu motor nas mãos de pessoas pouco habilidosas, ou o senhor já viu algum Opala de competição com sacos de areia na mala? Nem se o piloto fosse pedreiro!

6)      Quase que o senhor conseguiu acertar desta vez! Modelos com algum uso apresentavam a característica de poderem ser abertos por outra chave mas desde que esta fosse de Opala. Não existem registros de que não era possível em alguma ocasião abrir o veículo por dentro (?). Mas podemos fazer comparativos mais uma vez e citar o Ford Corcel I, que bastava um leve “soco” na maçaneta externa para a porta se destravar;

7)      Talvez algumas aulas de sociologia resolvessem a questão mas prefiro não perder meu tempo com isto todavia, para encerrar o assunto, ando de Opala até hoje e nunca fui parado em blitz nenhuma, e o senhor? Aliás, os Fords V8 eram os preferidos por Al Capone e também devemos lembrar como surgiu a NASCAR, ou o senhor é daqueles que acham que até o bandido dos outros é melhor do que o nosso?

8 )      E qual esportivo da época era diferente disso? O Corcel GT? O Maverick GT? O Passat TS? Todos eles assim como o Opala utilizavam o seu motor mais potente, faixas, alguns relógios no painel e nada mais. Quer mais? Pesquise!

9)      O Problema aparece apenas na versão 6 cilindros porém, nada que uma manutenção de rotina não resolva. Por favor Sr. Repórter, cuidado com os exageros;

10)   Para encerrar com chave de ouro, numa época de escassez de combustíveis com postos que fechavam aos finais de semana, as montadoras procuravam aumentar a capacidade de seus tanques de combustível para conforto de seus clientes, o que também servia como um bom argumento de vendas. Era comum os proprietários de várias marcas adaptarem tanques maiores ou recorrerem ao velho bujão de plástico. Sem falar que uma das maiores qualidades do Opala era, com exceção do Ford Maverick, o único modelo a oferecer opções de motores, do valente e econômico (para a época) 4 cilindros ao potente 6 cilindros (o senhor já ouviu falar que sapato que anda gasta?). Mais uma vez, para a sua informação, a linha Ford Galaxie oferecia ao final de sua vida um tanque de 107 litros e o Alfa Romeo 2300 um tanque de 100 litros. Ah, na época não davam “vale ducha” para quem enchesse o tanque!

Na minha opinião, reportagem de respeito deve ser fiel a realidade e apresentar os pontos negativos e positivos daquilo que é o seu objeto. Não acredito em quem só vê o lado ruim de algo ou alguém.

Não o conheço mas a impressão é que o senhor é muito novo, talvez da geração Y (aquela que só conhece computadores e despreza a verdadeira arte de viver) e acredito na sua evolução e, para colaborar com o seu crescimento, convido-o a participar da Noite do Opala que acontece todos os anos no Sambódromo no mês de junho (veja a programação do Auto Show) para ver de perto quantas bobagem escreveu e talvez contar aquela da empilhadeira ao vivo para toda a comunidade opaleira!

Para encerrar, existe uma característica do Chevrolet Opala que é indescritível: acelerar o 6 cilindros e ouvindo o ronco do 6X2 e o bater dos seus tuchos mecânicos. Vamos dar uma volta já que o senhor nunca o fez pois tenho certeza que ficará com saudade do BOM E VELHO OPALA…

Apenas por curiosidade, qual carro o senhor tem?

Grande Abraço,"

Lumbra
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 268
Data de inscrição : 07/06/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Lumbra em Seg 16 Jan - 7:59:10

Sabem quando o anão não consegue alcançar a fruta na arvore, e por isso fala que ela está podre?
Quem escreveu a materia está de gozação, ao não mencionar:
- que o DF vaza sim e bastante
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa;
- paralamas estufados, polia harmonica que sai sozinha pra dar um passeio e braseixo quebrador
Tás de brinkation Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
avatar
Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4363
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Ivo Filho em Seg 16 Jan - 8:04:45

na materia da fala....Defeitos que os proprietarios ignoram....

ou seja....igonoramos mesmo.....mas não da pra discordar, por outro lado me mostra um carro feito na mesma epoca de outra montadora que também não tem seus defeitos e possivelmente...os mesmos defeitos!


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
avatar
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 830
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Caravan88 em Seg 16 Jan - 8:20:23

Voltei de férias hoje e encontro essa pérola aqui, ótimo tópico, polêmico e engraçado.
avatar
renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 189
Idade : 41
Localização : Rio das Ostras-RJ
Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
Cilindros : 6CC 4CC
Data de inscrição : 24/03/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renelousada em Seg 16 Jan - 8:27:30

Todos os carros tem seu defeito de fabricação,erros de projeto,falhas na segurança, em 1979 o fusca por exemplo teve sua fabricação interrompida na Alemanha por não atender mais as normas de segurança..etc..etc ,todos sabemos dos problemas que o Opala tem, como todo carro requer cuidados, só que muitos não tem,eu tenho dois nenhum dos meus carros apresentam o que ele escreveu em algumas partes, o problema que a matéria esta em tom de deboche,todo carro sendo novo ou velho requer cuidados , lembro quando VW relançou o primeiro Voayge ele saiu com um problema cronico na estrutura, o para brisa trincava se voce colocasse o carro com uma roda dianteira na calçada e outra na rua, alguns modelos foram reparados na linha de montagens , mas o problema só foi resolvido na segunda geração.

Hoje tem carros novos no mercado que eu não queria nem de graça, por terem problemas graves, motor que ninguém que mexer..etc..etc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Seg 16 Jan - 9:55:48

Lumbra escreveu:Sabem quando o anão não consegue alcançar a fruta na arvore, e por isso fala que ela está podre?
Quem escreveu a materia está de gozação, ao não mencionar:
- que o DF vaza sim e bastante
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa;
- paralamas estufados, polia harmonica que sai sozinha pra dar um passeio e braseixo quebrador
Tás de brinkation Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.
avatar
renonjr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 46
Localização : Londrina
Modelo do carro : Opala Coupé 79/80
Opala Comodoro 79
Cilindros : 4 e 4
Data de inscrição : 05/04/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renonjr em Seg 16 Jan - 10:31:22

Esta é a típica matéria "caça-cliques", escrita por quem conhece o opala sim, é inegável. Como jornalista e opaleiro, reconheço que se o objetivo foi mesmo este, obteve êxito. Não me surpreenderá se saírem outros artigos sobre Maveriqueiros, fusqueiros, apzeiros e etc.

Não me atingiu em nada esta matéria porque concordo que o Opala teve inúmeros problemas, e como conheço os carros da época, vejo que o opala foi bem sucedido no item sobrevivência. Infelizmente, é um retrato da nossa indústria automobilistica, num hiato de 20 anos, entre o final dos anos 60 e a década de 80. O Brasil era o destino das sobras de projetos antigos das grandes montadoras.
O opala tinha esses defeitos e outros que não foram citados, mas olhe a concorrência:
VW: carros sem nenhum luxo como o Passat, espartanos como o Fusca, Brasilia e Variant;
Fiat: carros frágeis como o 147, câmbio sofrível em todos;
Ford: Corcel, motor fraco, projeto antigo.

Corrosão todos sofreram, e alguns carros não sobreviveram às oscilações da nossa economia e morreram precocemente.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Seg 16 Jan - 14:08:33

opala4cc escreveu:
Lumbra escreveu:Sabem quando o anão não consegue alcançar a fruta na arvore, e por isso fala que ela está podre?
Quem escreveu a materia está de gozação, ao não mencionar:
- que o DF vaza sim e bastante
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa;
- paralamas estufados, polia harmonica que sai sozinha pra dar um passeio e braseixo quebrador
Tás de brinkation Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.

Detalhe importante sobre o Braseixos..muitos reclamam de sua fragilidade e tal mas se esquecem que esse diferencial assim como todos os outros não foram projetados pra fazer borrachão. Aí conta  também o mau uso (barbeiragens) ou falta de manutenção...então o cara vai lá faz borrachão e quebra o diferencial e é ele que não presta...Se com manutenção em dia e uso correto um diferencial deste dura muitos anos, uma vida com o carro talvez. Então na minha concepção não dá pra pontuar esse diferencial como algo negativo no projeto do Opala.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Seg 16 Jan - 14:10:55

renonjr escreveu:Esta é a típica matéria "caça-cliques", escrita por quem conhece o opala sim, é inegável. Como jornalista e opaleiro, reconheço que se o objetivo foi mesmo este, obteve êxito. Não me surpreenderá se saírem outros artigos sobre Maveriqueiros, fusqueiros, apzeiros e etc.

Não me atingiu em nada esta matéria porque concordo que o Opala teve inúmeros problemas, e como conheço os carros da época, vejo que o opala foi bem sucedido no item sobrevivência. Infelizmente, é um retrato da nossa indústria automobilistica, num hiato de 20 anos, entre o final dos anos 60 e a década de 80. O Brasil era o destino das sobras de projetos antigos das grandes montadoras.
O opala tinha esses defeitos e outros que não foram citados, mas olhe a concorrência:
VW: carros sem nenhum luxo como o Passat, espartanos como o Fusca, Brasilia e Variant;
Fiat: carros frágeis como o 147, câmbio sofrível em todos;
Ford: Corcel, motor fraco, projeto antigo.

Corrosão todos sofreram, e alguns carros não sobreviveram às oscilações da nossa economia e morreram precocemente.

Renon...li em algum lugar que realmente sairá uma série sobre os defeitos de outros carros o que mais uma vez aponta que não é nada pessoal contra o Opala.
Compactuo com sua opinião...a mim a reportagem também não afetou em nada.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Seg 16 Jan - 17:35:31

Rubão6cc escreveu:
opala4cc escreveu:


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.

Detalhe importante sobre o Braseixos..muitos reclamam de sua fragilidade e tal mas se esquecem que esse diferencial assim como todos os outros não foram projetados pra fazer borrachão. Aí conta  também o mau uso (barbeiragens) ou falta de manutenção...então o cara vai lá faz borrachão e quebra o diferencial e é ele que não presta...Se com manutenção em dia e uso correto um diferencial deste dura muitos anos, uma vida com o carro talvez. Então na minha concepção não dá pra pontuar esse diferencial como algo negativo no projeto do Opala.

Realmente, se o diferencial braseixos não prestasse nem para uma condução comportada, teria minado a imagem do carro no mercado de automóveis, coisa que aconteceu com vários concorrentes da época devido a defeitos crônicos em componentes. O que se viu foi que esse diferencial permaneceu até 1992, ano da retirada deste carro do mercado.
avatar
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 830
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Caravan88 em Ter 17 Jan - 9:10:50

renonjr escreveu:Esta é a típica matéria "caça-cliques", escrita por quem conhece o opala sim, é inegável. Como jornalista e opaleiro, reconheço que se o objetivo foi mesmo este, obteve êxito. Não me surpreenderá se saírem outros artigos sobre Maveriqueiros, fusqueiros, apzeiros e etc.


Com certeza é caça cliques (click bait). 4R tentando se manter relevante e na mente das pessoas no século XXI, gerando discussões e links para manter a cabeça fora da água e não ter que encerrar suas atividades como outras revistas ou jornais.

Toda nova geração justifica suas escolhas por carros antigos de maneira diferente, a geração do velozes e furiosos deu lugar aos barbados hipster mas  o opalão continua relevante como escolha alternativa a carros novos. É só olhar a estetica dos opalões e golzeras nos últimos anos pela piazada, do rodão à ferrugem, mas o que permanece relevante é o carro.

então é normal que a 4r queira roubvar um pouco do link juice dos opalões, concordo que teremos novas matérias em breve, fusca ou gol quadrado provavelmente.

Enquanto um VW UP custar 10 vezes mais que um gol quadrado e um onix custar 10 X mais que um opalão rodando pode ter certeza que esses velhinhos terão relevância e um cultura jovem toda voltada pra eles e revistas tentando roubar cliques dessa galerinha jovem.
avatar
Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 830
Idade : 33
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Caravan88 em Ter 17 Jan - 9:23:28

Complementando: acabei de dar um google "quatro rodas opala" e a matéria está em segundo lugar no google.

Advinha qual é o banner principal da página: CHEVROLET! hahahahahahaha Ou seja, a 4r está vendendo espaço publicitário (o caça clique que o renon falou) para chevrolet, a qual está tentando vender carro para galerinha jovem que curte um opalão e assim o mundo continua girando.

EDIT: os banners mudam: agora apareceu um da FORD e depois um da VOLVO. O pessoal da 4R não está para brincadeira não hahahahahaha

Olha o comentário na matéria no site deles:

Rafael Mendes de Oliveira 16 jan 2017 - 11h14
É uma bosta de carro e ponto. Feio, xoxo e beberrão. Qualquer carro 1.6 de hoje dá toco nisso ae, fora que é feio pra caraleo! Aliás, até o upzin 1.0 turbo faz uma barca horrenda dessas comer poeira!

Cara, sério mesmo? Aposto que o tal Rafael Mendes Oliveira é marqueteiro da VW ahahhahahahaha
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Ter 17 Jan - 9:39:43

Caravan88 escreveu:
renonjr escreveu:Esta é a típica matéria "caça-cliques", escrita por quem conhece o opala sim, é inegável. Como jornalista e opaleiro, reconheço que se o objetivo foi mesmo este, obteve êxito. Não me surpreenderá se saírem outros artigos sobre Maveriqueiros, fusqueiros, apzeiros e etc.


Com certeza é caça cliques (click bait). 4R tentando se manter relevante e na mente das pessoas no século XXI, gerando discussões e links para manter a cabeça fora da água e não ter que encerrar suas atividades como outras revistas ou jornais.

Toda nova geração justifica suas escolhas por carros antigos de maneira diferente, a geração do velozes e furiosos deu lugar aos barbados hipster mas  o opalão continua relevante como escolha alternativa a carros novos. É só olhar a estetica dos opalões e golzeras nos últimos anos pela piazada, do rodão à ferrugem, mas o que permanece relevante é o carro.

então é normal que a 4r queira roubvar um pouco do link juice dos opalões, concordo que teremos novas matérias em breve, fusca ou gol quadrado provavelmente.

Enquanto um VW UP custar 10 vezes mais que um gol quadrado e um onix custar 10 X mais que um opalão rodando pode ter certeza que esses velhinhos terão relevância e um cultura jovem toda voltada pra eles e revistas tentando roubar cliques dessa galerinha jovem.

Nem precisava de reportagem, me parece que o Opala está cada vez mais em evidência, o carro chama mais atenção que muito carro novo. Pra você ter uma ideia, outro dia eu estava passando na avenida de Diplomata e passei Um Fusion preto da última geração ao lado, então ouvi o cara berrar do Fusion "Aí sabe hein boy"  , "quer trocar na orelha?"


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Ter 17 Jan - 9:42:26

Caravan88 escreveu:

Olha o comentário na matéria no site deles:

Rafael Mendes de Oliveira 16 jan 2017 - 11h14
É uma bosta de carro e ponto. Feio, xoxo e beberrão. Qualquer carro 1.6 de hoje dá toco nisso ae, fora que é feio pra caraleo! Aliás, até o upzin 1.0 turbo faz uma barca horrenda dessas comer poeira!

Cara, sério mesmo? Aposto que o tal Rafael Mendes Oliveira é marqueteiro da VW ahahhahahahaha

Nesse mundo existem todos os gostos...tem gente que abomina carro antigo e só senta em carro novo...e esse coitado, não sabe nem metade do que pensa que sabe sobre um Opala 6 cc.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Ter 17 Jan - 9:46:21

Caravan88 escreveu:
renonjr escreveu:Esta é a típica matéria "caça-cliques", escrita por quem conhece o opala sim, é inegável. Como jornalista e opaleiro, reconheço que se o objetivo foi mesmo este, obteve êxito. Não me surpreenderá se saírem outros artigos sobre Maveriqueiros, fusqueiros, apzeiros e etc.


Com certeza é caça cliques (click bait). 4R tentando se manter relevante e na mente das pessoas no século XXI, gerando discussões e links para manter a cabeça fora da água e não ter que encerrar suas atividades como outras revistas ou jornais.

Toda nova geração justifica suas escolhas por carros antigos de maneira diferente, a geração do velozes e furiosos deu lugar aos barbados hipster mas  o opalão continua relevante como escolha alternativa a carros novos. É só olhar a estetica dos opalões e golzeras nos últimos anos pela piazada, do rodão à ferrugem, mas o que permanece relevante é o carro.

então é normal que a 4r queira roubvar um pouco do link juice dos opalões, concordo que teremos novas matérias em breve, fusca ou gol quadrado provavelmente.

Enquanto um VW UP custar 10 vezes mais que um gol quadrado e um onix custar 10 X mais que um opalão rodando pode ter certeza que esses velhinhos terão relevância e um cultura jovem toda voltada pra eles e revistas tentando roubar cliques dessa galerinha jovem.

Pessoas como esse Rafael se entregam nas bobagens superficiais que falam. Com certeza o tal Rafael ou não tem carteira de motorista ou então deve ter a no máximo 3 anos, achando que tem cacife de expressar a opinião dele como uma verdade absoluta. É certo que nunca dirigiu um 6 cilindros e nas vezes em que ultrapassou um opala, estava passando por um 4 cilindros cujo dono não estava nem aí para a ultrapassagem.
Essa é - no geral - a geração Y se manifestando na forma "hater", que precisa odiar e menosprezar algo para se sentir conhecedora de um assunto do qual acumulou experiência unicamente via teclado de computador.
avatar
Laercio Tomaz Jr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1694
Idade : 37
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Ter 17 Jan - 10:36:11

Falar até o passarinho da veterinária da frente de casa fala, gosto não se discute mas respeito e necessário, leva o upzinho em uma prova de arrancada quem sabe ele consiga uma vaga no estacionamento, agora achar o opala feio bonito bom ruim e de cada um o foda e o desrespeito com os opaleiros
avatar
Daniel - Comodoro 1980
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Idade : 25
Localização : Botucatu
Modelo do carro : STD - 1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 17/08/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Daniel - Comodoro 1980 em Ter 17 Jan - 11:16:13

opala4cc escreveu:
Caravan88 escreveu:

Com certeza é caça cliques (click bait). 4R tentando se manter relevante e na mente das pessoas no século XXI, gerando discussões e links para manter a cabeça fora da água e não ter que encerrar suas atividades como outras revistas ou jornais.

Toda nova geração justifica suas escolhas por carros antigos de maneira diferente, a geração do velozes e furiosos deu lugar aos barbados hipster mas  o opalão continua relevante como escolha alternativa a carros novos. É só olhar a estetica dos opalões e golzeras nos últimos anos pela piazada, do rodão à ferrugem, mas o que permanece relevante é o carro.

então é normal que a 4r queira roubvar um pouco do link juice dos opalões, concordo que teremos novas matérias em breve, fusca ou gol quadrado provavelmente.

Enquanto um VW UP custar 10 vezes mais que um gol quadrado e um onix custar 10 X mais que um opalão rodando pode ter certeza que esses velhinhos terão relevância e um cultura jovem toda voltada pra eles e revistas tentando roubar cliques dessa galerinha jovem.

Pessoas como esse Rafael se entregam nas bobagens superficiais que falam. Com certeza o tal Rafael ou não tem carteira de motorista ou então deve ter a no máximo 3 anos, achando que tem cacife de expressar a opinião dele como uma verdade absoluta. É certo que nunca dirigiu um 6 cilindros e nas vezes em que ultrapassou um opala, estava passando por um 4 cilindros cujo dono não estava nem aí para a ultrapassagem.
Essa é - no geral - a geração Y se manifestando na forma "hater", que precisa odiar e menosprezar algo para se sentir conhecedora de um assunto do qual acumulou experiência unicamente via teclado de computador.

Eu penso bem por aí!!! Há várias pessoas que nem ser quer vivenciaram determinadas situações e saem por aí despejando um rio de bosta pela internet. Acredito que essas pessoas são aquelas sem nada na vida que só conseguem chamar atenção de um jeito totalmente desprezível!

Acredito que os "foderoso 1.6" ou os "upzin" do manão, daqui poucos anos serão sucatas que se quer serão lembradas, enquanto os Opalão ainda serão um clássicão pelas ruas! Very Happy
avatar
renonjr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 46
Localização : Londrina
Modelo do carro : Opala Coupé 79/80
Opala Comodoro 79
Cilindros : 4 e 4
Data de inscrição : 05/04/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por renonjr em Ter 17 Jan - 12:53:47

Esta matéria, em ultima analise, é benéfica pra todos nós. Valoriza nossos carros colocar o opala na opinião pública, pois a própria quantidade de carros circulando e a paixão permanente de seus donos tornam artigos como esse como folclore.

Hainra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 415
Idade : 20
Localização : Paraguay
Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
Cilindros : 4
Data de inscrição : 24/09/2012

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Hainra em Ter 17 Jan - 14:18:57

opala4cc escreveu:
Pessoas como esse Rafael se entregam nas bobagens superficiais que falam. Com certeza o tal Rafael ou não tem carteira de motorista ou então deve ter a no máximo 3 anos, achando que tem cacife de expressar a opinião dele como uma verdade absoluta. É certo que nunca dirigiu um 6 cilindros e nas vezes em que ultrapassou um opala, estava passando por um 4 cilindros cujo dono não estava nem aí para a ultrapassagem.
Essa é - no geral - a geração Y se manifestando na forma "hater", que precisa odiar e menosprezar algo para se sentir conhecedora de um assunto do qual acumulou experiência unicamente via teclado de computador.

Essa geração está cheia dos famosos "Pilotos de Teclado"
avatar
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 132
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por chevy250 em Ter 17 Jan - 18:46:28

Saudades das textos do Expedito Marazzi testando os Opalas sendo lançados.
Ai sim a 4R era uma publicação de respeito, onde aprendíamos MUITO sobre mecânica.

O cara era piloto, intrutor de pilotagem, engenheiro mecânico e jornalista.

Outro dia vi um "review" de um carro moderninho (só bobagem) e acreditem se quiserem, o articulista assina assim no final do texto:

"Jogador de futebol frustrado, resolveu ser jornalista para escrever sobre tudo que tivesse motor, fizesse (muito ou pouco) barulho e fosse possível de pilotar. Aficionado por superesportivos e clássicos, pensa agora acelerar também sobre duas rodas..."

Nào, não estou inventando. Vejam o link com os próprios olhos.

http://wm1.com.br/testes/honda-hr-v-lx-da-conviccao-duvida
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4799
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jan - 18:56:19

Essa do Up e dos 1.6 me fez rir......dia desses na estrada, só de brincadeira, irritei um cara dum gol bolinha, eu a 80, viajando de boa, o cara vinha colar atrás do opala, eu só dava um cutucada no acelerador e sumia....dali a pouco de novo...e de novo....na quarta vez deixei ir embora.
Isso que o meu é original, diferencial 2,73 (meio lerdo em baixa).

Noutra feita vinha na estrada atrás de um caminhão, e uma s10 atrás de mim, com um uno entre eu e o caminhão, em um trecho onde é proibido ultrapassar. Logo adiante abriu a 3ª pista, o caminhão saiu pro lado, o uno quase não venceu passar, eu passei e a s10 passamos o uno, o cara da s10 colou atrás, querendo passar, e foi a mesma história do gol....

Pra encerrar, ando frequentemente com um astra 1.8, não tem a mesma maciez do opala, e não me dá a mesma segurança na ultrapassagens, tem que reduzir marchar e meter o pé, enquanto o opala dá pra rodar a menos de 3000 rpm. De final o astra é bom, já botei 180 de painel, mas de retomada é triste...só leva vantagem no consumo mesmo.
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4799
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jan - 19:03:28

chevy250 escreveu:Saudades das textos do Expedito Marazzi testando os Opalas sendo lançados.
Ai sim a 4R era uma publicação de respeito, onde aprendíamos MUITO sobre mecânica.

O cara era piloto, intrutor de pilotagem, engenheiro mecânico e jornalista.

Outro dia vi um "review" de um carro moderninho (só bobagem) e acreditem se quiserem, o articulista assina assim no final do texto:

"Jogador de futebol frustrado, resolveu ser jornalista para escrever sobre tudo que tivesse motor, fizesse (muito ou pouco) barulho e fosse possível de pilotar. Aficionado por superesportivos e clássicos, pensa agora acelerar também sobre duas rodas..."

Nào, não estou inventando. Vejam o link com os próprios olhos.

http://wm1.com.br/testes/honda-hr-v-lx-da-conviccao-duvida

Dei uma espiada na matéria.....17kg de torque a 4500 rpm.....e o cara diz que é rotação mediana e que dá agilidade ao tal Honda
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Ter 17 Jan - 19:40:19

Glaucio Missioneiro escreveu:Essa do Up e dos 1.6 me fez rir......dia desses na estrada, só de brincadeira, irritei um cara dum gol bolinha, eu a 80, viajando de boa, o cara vinha colar atrás do opala, eu só dava um cutucada no acelerador e sumia....dali a pouco de novo...e de novo....na quarta vez deixei ir embora.
Isso que o meu é original, diferencial 2,73 (meio lerdo em baixa).

Noutra feita vinha na estrada atrás de um caminhão, e uma s10 atrás de mim, com um uno entre eu e o caminhão, em um trecho onde é proibido ultrapassar. Logo adiante abriu a 3ª pista, o caminhão saiu pro lado, o uno quase não venceu passar, eu passei e a s10 passamos o uno, o cara da s10 colou atrás, querendo passar, e foi a mesma história do gol....

Pra encerrar, ando frequentemente com um astra 1.8, não tem a mesma maciez do opala, e não me dá a mesma segurança na ultrapassagens, tem que reduzir marchar e meter o pé, enquanto o opala dá pra rodar a menos de 3000 rpm. De final o astra é bom, já botei 180 de painel, mas de retomada é triste...só leva vantagem no consumo mesmo.

Se você quiser você faz a viagem inteira em quarta marcha.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4799
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jan - 19:47:36

num trecho de 60 km só troquei marcha quando precisei dobrar em trevos, ou quando baixava de 50 km/h se pegasse algum caminhão carregado em subidas

avatar
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 132
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por chevy250 em Ter 17 Jan - 20:13:26

Glaucio Missioneiro escreveu:
chevy250 escreveu:Saudades das textos do Expedito Marazzi testando os Opalas sendo lançados.
Ai sim a 4R era uma publicação de respeito, onde aprendíamos MUITO sobre mecânica.

O cara era piloto, intrutor de pilotagem, engenheiro mecânico e jornalista.

Outro dia vi um "review" de um carro moderninho (só bobagem) e acreditem se quiserem, o articulista assina assim no final do texto:

"Jogador de futebol frustrado, resolveu ser jornalista para escrever sobre tudo que tivesse motor, fizesse (muito ou pouco) barulho e fosse possível de pilotar. Aficionado por superesportivos e clássicos, pensa agora acelerar também sobre duas rodas..."

Nào, não estou inventando. Vejam o link com os próprios olhos.

http://wm1.com.br/testes/honda-hr-v-lx-da-conviccao-duvida

Dei uma espiada na matéria.....17kg de torque a 4500 rpm.....e o cara diz que é rotação mediana e que dá agilidade ao tal Honda

Então, o cara só falou bobagem. Imagina se esse motor fosse de alta rotacao - o torque maximo seria em 18.000RPM hahaha. Um F1.

Alem disso, nessa mesma frase "(Apesar de pesado – são 1.740 kg -, os 17,4 kgf.m (etanol) a medianas 4.500 rotações são suficientes para entregar a agilidade que 4,29 metros de comprimento precisam.)" ele confundiu o peso do carro com o peso em carga total.

Até confundir, ok, seria mero erro de digitacao. Mas jamais um carro de 1740Kg e 139CV seria ágil. O carro na verdade pesa 1276 kg. Alem disso, não é o torque que dá desempenho e sim a potência (capacidade de realizar trabalho por tempo). Ainda mais num carro automático CVT onde o cambio sempre escolhe a rotacao ideal. Torque maximo não tem nenhuma importancia nesse caso. Torque multiplica-se ou divide-se como quiser via o câmbio.

O torque ou mais especificamente a CURVA de torque influencia muito em cambio manual de poucas marchas que chegam a ser apenas 3 como o caso dos Opalas com cambio na coluna.

Que adianta um motor ser torcudo em 1000RPM num carro automático CVT né? Pisou o giro sobe na hora e busca o ponto que for melhor.

Já no nosso caso, pisar no Opalao a 500RPM e mesmo assim ver o 6cil entregar força é um prazer quase orgástico! Laughing
avatar
Figueiredo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Idade : 37
Localização : Niterói RJ
Modelo do carro : Opala 79 cupê Comodoro.
Cilindros : Opala 79 4c
Gurgel XTR 73
Bugre FC15 86
8 boxer+4 em linha.
12 no total.
Data de inscrição : 07/01/2015

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Figueiredo em Sex 20 Jan - 21:03:55

E a treta continua!!KKKK Já tem até videozinho no Youtube....KKKKKKKKKKKKKK
As "reações de ambos os lados" estão ficando engraçadas...







avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sex 20 Jan - 23:19:11

Figueiredo escreveu:E a treta continua!!KKKK Já tem até videozinho no Youtube....KKKKKKKKKKKKKK
As "reações de ambos os lados" estão ficando engraçadas...    








Engraçado o vídeo..essa reportagem mexeu com o ego da maioria dos opaleiros...só estou aguardando qual será a resposta da revista pra tanto ba fá fá. Tenho certeza que irão lançar uma resposta mês que vem...provavelmente na revista impressa, estou até querendo comprar pra ver.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 21 Jan - 3:25:28

Rubão6cc escreveu:
Figueiredo escreveu:E a treta continua!!KKKK Já tem até videozinho no Youtube....KKKKKKKKKKKKKK
As "reações de ambos os lados" estão ficando engraçadas...    








Engraçado o vídeo..essa reportagem mexeu com o ego da maioria dos opaleiros...só estou aguardando qual será a resposta da revista pra tanto ba fá fá. Tenho certeza que irão lançar uma resposta mês que vem...provavelmente na revista impressa, estou até querendo comprar pra ver.

É exatamente o que eles querem: que você pague para ver. Se eles me pagarem, eu vejo. Não que eu discorde de tudo que o repórter e o cara do vídeo falou. Não que eu concorde com tudo o que ambos falaram. Mas o assunto rendeu bem mais do que a credibilidade da revista nos dias de hoje.
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 21 Jan - 5:08:19

Rubão6cc escreveu:http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/10-verdades-sobre-o-opala-que-os-opaleiros-ignoram/

1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.

3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de quatro cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).

6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.

9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.



------------------------------

Tudooo verdade Laughing


Bem, o que eu penso sobre o assunto:
1. Opala sem ferrugem não é Opala
Bastava a TV anunciar que vinha chuva pela frente e a lataria começava a enferrujar – sem sair da garagem. Os pontos fracos eram as caixas de roda, para-lamas e na parede corta-fogo.


Sim, opala enferrujava fácil, sim. O repórter usa o exagêro e a ironia para demonstrar ao leitor a facilidade com que a lataria enferrujava. Não era exclusividade do opala. Outros carros de época penavam com o mesmo problema. A GMB em especial. Na época, não havia muitas leis anti-poluição atmosférica. Perto da fábrica da GMB, havia uma fábrica de baterias automotivas que despejava através de suas chaminés fumaça tóxica e corrosiva que contaminava as chapas de aço na fábrica que viriam a ser usadas nos carros. O problema só foi sanado quando a GMB comprou a fábrica.

2. Coração partido
As longarinas pareciam ser subdimensionadas, pois surgiam trincas nos pontos de maior tensão, como no cofre do motor. O problema jamais seria solucionado enquanto o carro esteve em produção.


Sim, é verdade. Mas é uma verdade parcial. Parte do motivo das rachaduras vinha do fato de que o monobloco fora projetado para motores mais leves e também para as vias alemãs. Logo, as rachaduras eram - em parte - culpa das vias brasileiras, que até hoje, mesmo com o asfalto, são um lixo. Estas rachaduras são provenientes de fadiga de material, que é o esforço de carregamento cíclico e repetitivo em pontos que sofrem concentrações de tensões. O estudo moderno da fadiga data seu começo na década de 50, na aviação, quando os aviões de passageiros receberam turbinas a jato e pressurização da fuselagem. Se não me engano foi com os constelation. Muita gente morreu até que se descobrisse que ocorria fadiga na fuselagem. A passagem do aprendizado de fadiga de materiais da aviação para a indústria automobilística levou alguns anos por motivos óbvios: na aviação, a fadiga de material causava colapso catastrófico e matava gente. Na indústria automobilística, era gradual e podia ser sentido/notado antes de qualquer situação crítica, o que dava a opção ao dono do carro de vendê-lo, consertá-lo ou jogá-lo no ferro-velho. O aparecimento das rachaduras nos monoblocos (e até em chassis de carros mais antigos) também eram antecipadas e/ou agravadas por molas e amortecedores cansados ou carros com suspensão modificada (rebaixados, buchas mais duras, etc).
Só para constar: dodges, FUSCAS, escorts, veronas, apollos e sabe-se-lá quantos mais também racham, cada um em lugares específicos (e sempre os mesmos lugares), sendo que alguns dos carros citados são BEM mais modernos do que o opala.

3. Novo, porém velho
Era uma maravilha motorizada em 1969, quando foi lançado. Mas, naquele ano, já utilizava um motor antigo. O propulsor de quatro cilindros era uma adaptação do bloco utilizado pela marca desde… 1929!


É uma verdade parcial. Era um motor aprimorado. Não de 1929, que é um exagêro. Mas a GMB sempre foi conservadora, pois a realidade brasileira exigia racionalidade de custos. Não iam pegar um propulsor moderno e caro para um mercado automobilístico de volume de vendas ainda medíocre, comparado com os Estado Unidos.
Ainda existe o viés dos motores "modernos": basta ver as inovações da FIAT, trazendo para o Brasil carros modernos (tempra, marea, brava, etc...) que rapidamente "micaram" nas revendas, pois eram fáceis de comprar usados, mas difíceis de manter desde novos. As oficinas são obrigadas a comprar uma penca de ferramentas especiais para mexer nesses motores e nem falo do custo da retífica. Já a VW sobreviveu por muitos anos empurrando no mercado sua linha refrigerada a ar, extremamente espartana. E o motor do fusca data da época pré Segunda Guerra Mundial! E ainda voltou ao mercado de 93 até 96, com o mesmo propulsor! Não estou denegrindo o fusca. O carro tem suas vantagens, mas quer algo mais antigo e longevo do que isso?

4. Acessório obrigatório, mas opcional
Para andar rápido em linha reta, o Opala precisava de um acessório não encontrado em concessionárias: sacos de areia. O truque dava mais tração e estabilidade ao eixo traseiro.


Essa é a parte grotesca do texto. Muito mal escrita. A lenda dizia que o opala, para andar rápido EM UMA CURVA (e não em uma reta), precisava de um saco de areia no porta-malas, para dar mais tração e estabilidade ao eixo traseiro. Nem vou discutir o mérito da técnica do saco de areia, pois nunca busquei comportamento esportivo no opala. O importante é que foi mal redigido.

5. Vida própria
Poucos carros saem tanto de traseira como o Opala. Até as empilhadeiras equipadas com o motorzão do Chevrolet adotam o mesmo comportamento (estamos provocando, ok?).


Ao contrário do imaginário popular, nas curvas o opala tendia a sair inicialmente de frente e em seguida tendia a sair de traseira na continuação da curva. Claro, tudo depende de quão fechada é a curva e de quão rápido o motorista esterça a direção. Em competições, a história muda, pois os pilotos modificam um bocado a geometria e a suspensão, visando o desempenho em detrimento da vida dos pneus.

6. Abre-te, Sésamo
As fechaduras do Opala eram bem ruins. Qualquer chave comum abria as portas, desde que quem tentasse fizesse com jeitinho. Também havia as que quebravam por dentro. E aí era o contrário: a porta não abria mais.


Sim e não. Realmente, era bem provável que a fechadura de um opala fosse aberta com a chave de outro opala. Mas isso acontecia/acontece por relaxamento do proprietário, que não substituía na periodicidade certa a chave de uso diário por uma cópia nova usando como matriz a chave reserva. Isso fazia também com que o miolo de ignição pudesse ser driblado facilmente com a chave de outro carro. O miolo das fechaduras acabam sendo desgastados pela chave velha. Isso acontece também com qualquer fechadura convencional de porta residencial!
Em defesa do opala e da GMB, isso também acontecia com fuscas, gols e outros carros de fechadura de segredo simples. Eu já dei partida em um gol com uma chave de fusca... Já vi um opala ser aberto com chave de chevette...

7. Pedágio urbano
Qualquer Opalão (mesmo os bem conservados) é parado em todas as blitze da polícia. Ponto.


Houve época em que isso realmente acontecia. Pra mim é irrelevante, já que o carro está documentado e todos os itens obrigatórios funcionam. Eu não entendi o motivo do uso da palavra "pedágio urbano". Estaria o autor da matéria subentendendo que ser parado na blitz exigiria o pagamento de propina às autoridades policiais para poder ir embora? Se for isso, deve ser uma realidade do local onde ele mora, bem como um hábito do autor do texto pagar para ser liberado.

8. Pronto para a festa
A versão SS de quatro cilindros era só uma maquiagem estética. De esportivo só tinha a aparência.


Verdade. E era um apelo da época, seguido por todas as montadoras, não sendo exclusividade do opala. Alguém lembra do corcel 2 GT??? QUE PORRA ERA AQUELA??? Querem pior exemplo de motor raquítico querendo andar esportivamente? Micou, enquanto que o opala SS até vendeu relativamente bem. Só não vendeu melhor pela ganância da montadora, que majorava o preço.

9. Gorducho
Não era um carro leve e as buchas da suspensão não davam conta. No caso do motor seis-cilindros, então, era bom ter um estoque da peça. As bandejas também mereciam cuidado extra.


Verdade, não era um carro leve. As buchas davam conta se fossem axios, senão, lixo! A borracha nitrílica fabricada no Brasil sempre foi de qualidade abaixo do esperado, mesmo nas melhores marcas. Mas a durabilidade inferior também tem parte da causa no fator já mencionado da qualidade medíocre das vias brasileiras.
Havia casos de braço de suspensão que rachava. Mas também é comum até hoje ver mecânicos colocando o copo de apoio do macaco hidráulico no braço de suspensão, entortando ele e forçando suas soldas. Pra quê apoiar o macaco no braço de suspensão se tem tanto lugar para fazê-lo??? Tá faltando gato morto para espancar mecânicos!

10. Piscina olímpica
Ter um Opala significava acumular mais lavagens grátis do que o necessário. Isso porque o carro era beberrão como só ele. E dava para nadar no tanque: o Diplomata comportava 91 litros.


O autor faz clara ironia usando as promoções dos postos onde o cliente ganha uma lavagem grátis ao encher o tanque. Com certeza, ele esqueceu das pálio weekend 1.8 ou qualquer carro com motor GM 1.8 recente. E tem o astra. Tem até relatos de ecosports bebendo quase como um opala. Aliás, tem mais carros na lista, mas estou com preguiça de pesquisar. Não estou falando mal dos carros citados. Apenas estou exemplificando que carros muito mais recentes tem consumo similar.
Sobre nadar no tanque... Com a entrada no mercado automotivo dos tanques de plástico, alguém na GMB provavelmente achou que não havia motivo para colocar um tanque de plástico no opala sem otimizar o potencial do espaço disponível abaixo do assoalho do porta-malas, coisa que era impossível de fazer no tanque de metal, por causa do processo de estampagem na chapa. Para fabricar um tanque em metal que aproveitasse todo o espaço ali embaixo, seria necessário estampar e soldar várias partes.
O processo de fabricação dos tanques de plástico permite geometrias mais complicadas, otimizando o espaço disponível e ao mesmo tempo diminuindo o peso do material de construção da peça em relação ao metal. Só. Ou seja, o tanque de combustível não foi trocado por tanque plástico para comportar mais combustível. Foi trocado por plástico porque era mais leve e mais barato de fabricar. Na época, a GMB usou esta consequência como marketing alegando uma vantagem que só apareceu por motivos técnicos.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jan - 9:41:00

Acho que o autor da reportagem (que não me sai da mente é um estagiário da editora Abril) fez um misto de acertos e erros no que escreveu. Todavia, ainda acho que o assunto repercutiu mais do que devia. Isso vai longe...


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jan - 9:48:19

Esse negócio de rachar acontece até com carros mais novos. Tenho um amigo que tinha um Corsa Wind 96. O carro rachou no assoalho bem na altura da parede corta-fogo. Teve de desmontar o painel todo pra soldar. Pense num carro fraco e frágil.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Figueiredo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Idade : 37
Localização : Niterói RJ
Modelo do carro : Opala 79 cupê Comodoro.
Cilindros : Opala 79 4c
Gurgel XTR 73
Bugre FC15 86
8 boxer+4 em linha.
12 no total.
Data de inscrição : 07/01/2015

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Figueiredo em Sab 21 Jan - 11:47:56

Rubão6cc escreveu:Acho que o autor da reportagem (que não me sai da mente é um estagiário da editora Abril) fez um misto de acertos e erros no que escreveu. Todavia, ainda acho que o assunto repercutiu mais do que devia. Isso vai longe...


Exato!!Alias,está ganhando mais importância do que realmente merece...

É fato que a criatura e  piloto de teste de consolo que fez a "reportagem" é um analfabeto mecânico/automobilístico e outros belos adjetivos que não convém declamarmos...
Entretanto, entendo eu, que a conduta tem que definir o homem,nesse caso,ir lá na reportagem,dar uma sacaneada na cavalgadura e pronto!!Vamos tomar uma  ampola gelada depois!!    
O que está ficando cômico,para não dizer degradante,são as reações...kkkkkkkKKKK Puts,é um pior que o outro!! KKKKK Muita importância a coisas que não tem importância,a vida já tem muita complicação para se ficar arrumando mais com pouca merda!!! KKKK
Ainda acho que falta de cerveja... de "ambos os lados" !!!KKKKK    
Saliento que nem estava procurando pelo assunto,simplesmente apareceu na sugestão quando estava assistindo clips...
Abração!  
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Sab 21 Jan - 12:13:51

Rubão6cc escreveu:Esse negócio de rachar acontece até com carros mais novos. Tenho um amigo que tinha um Corsa Wind 96. O carro rachou no assoalho bem na altura da parede corta-fogo. Teve de desmontar o painel todo pra soldar. Pense num carro fraco e frágil.

Não é bem o mesmo caso. Corsas, pálios, unos, etc... racham no assoalho, próximo da parede corta-fogo, quando acidentados. Veja a matéria da 4 rodas da década passada, em uma época em que de vez em quando ainda apareciam bons furos de reportagem, onde eles denunciam os cintos de segurança de vários automóveis nacionais, cuja ancoragem se rompia com colisões frontais de intensidade em que deveriam resistir. Na mesma reportagem, eles comentam que estes carros racham no assoalho na região dos pés dos ocupantes dianteiros ao colidir, expondo estes a ferimentos adicionais. O carro do seu amigo provavelmente sofreu colisão dianteira na mão de donos anteirores.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jan - 13:23:30

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Esse negócio de rachar acontece até com carros mais novos. Tenho um amigo que tinha um Corsa Wind 96. O carro rachou no assoalho bem na altura da parede corta-fogo. Teve de desmontar o painel todo pra soldar. Pense num carro fraco e frágil.

Não é bem o mesmo caso. Corsas, pálios, unos, etc... racham no assoalho, próximo da parede corta-fogo, quando acidentados. Veja a matéria da 4 rodas da década passada, em uma época em que de vez em quando ainda apareciam bons furos de reportagem, onde eles denunciam os cintos de segurança de vários automóveis nacionais, cuja ancoragem se rompia com colisões frontais de intensidade em que deveriam resistir. Na mesma reportagem, eles comentam que estes carros racham no assoalho na região dos pés dos ocupantes dianteiros ao colidir, expondo estes a ferimentos adicionais. O carro do seu amigo provavelmente sofreu colisão dianteira na mão de donos anteirores.

Acho que não..o carro era todinho original, bem cuidado...o lance foi que meu amigo usava o carro pra ir num sítio com certa frequência..inclusive ele relatou que tinha acabado de sair da estrada de terra do sítio e foi pegar a rodovia e já sentiu o carro estranho, fraco...ali tinha acabado de rachar.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
Figueiredo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Idade : 37
Localização : Niterói RJ
Modelo do carro : Opala 79 cupê Comodoro.
Cilindros : Opala 79 4c
Gurgel XTR 73
Bugre FC15 86
8 boxer+4 em linha.
12 no total.
Data de inscrição : 07/01/2015

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Figueiredo em Sab 21 Jan - 17:54:36

Na época de Marcas e pilotos em Jacarepaguá,me lembro que dava se preferência no caso dos Gol e Voyage aos "quadrados",pois os "bolinha" ,apesar de terem um monobloco muito parecido e mais moderno,rachavam bem mais,acreditava se que era o desenho e a própria chapa...
Entrava se dentro do carro e parecia um ninho de lacraia,fazendo uma alusão as soldas no monobloco!
KKKKKKKK
Boa época!!
avatar
Lumbra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 268
Localização : opala
Data de inscrição : 07/06/2011

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Lumbra em Seg 5 Jun - 17:38:14

opala4cc escreveu:
Lumbra escreveu:Sabem quando o anão não consegue alcançar a fruta na arvore, e por isso fala que ela está podre?
Quem escreveu a materia está de gozação, ao não mencionar:
- que o DF vaza sim e bastante
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa;
- paralamas estufados, polia harmonica que sai sozinha pra dar um passeio e braseixo quebrador
Tás de brinkation Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.
É melhor eu explicar bem esmiuçado, que raciocinio parece que cansa, mas soltar a lingua parece que é esporte: eu conheço a mecanica de ja ter desmontado o opala por inteiro e constatado, não é de ouvir fulano "dizer". Conheço os defeitos que eu mesmo encontro sempre!
- DFV vaza sim e bastante - não é mito, até jipeiro sabe
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;como especificado na propria frase " sem ar condicionado", só o ventilador interno não refresca nada
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa; Aqui é que causa controversia, só alguem que já desmontou as duas bandejas dianteiras consegue entender o porque do pivo soltar, e ele vai mesmo soltar, mais cedo ou mais tarde, seja o pivô zero km ou muito velho, porque é mal projetada a suspensão mesmo, e a própria mola faz o esforço de empurrar uma bandeja contra a outra, e a unica coisa que não deixa , por pouco tempo, que tudo ali na frente "desarme", é o nylon dentro da casinha do pivô, que pode ser até aquele reforçado das puma GTB, que vai soltar-se do mesmo jeito = dai pivo solto, manga solta tambem = roda cai mesmo
- para-lamas dianteiros estufados em carros normalmente 6 cilindros que já tiveram a longarina rachada, a "frente do carro" sai do gabarito e provoca vinco no meio do para-lama, de fora dando impressão de estar estufado de dentro pra fora
- polia harmonica sai sozinha pra dar um passeio basta lavar com algum derivado de petrole, que a borrachinha desintegra, e ela que segura a polia no cubo
- braseixo quebrador o do opala 6 cilindros em questão, no 4 cilindros, F-1000, Dodge Dart, Landau e Veraneio eles aguentavam muito bem sendo praticamente identicos, só o do 6 é que tinha o costume de quebrar a satelite e o eixo avançar pra fora.
Desse eleitorado eu conheço, tem inumeros outros pontos muito fracos no carro, se for listar aqui todos, fico até setembro, e se explicar "esmiuçado" o porque de cada erro, ainda assim vai vir gente apaixonada cegamente pelo carro.
Fui
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3067
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Jun - 18:40:31

Lumbra escreveu:
opala4cc escreveu:


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.
É melhor eu explicar bem esmiuçado, que raciocinio parece que cansa, mas soltar a lingua parece que é esporte: eu conheço a mecanica de ja ter desmontado o opala por inteiro e constatado, não é de ouvir fulano "dizer". Conheço os defeitos que eu mesmo encontro sempre!
- DFV vaza sim e bastante - não é mito, até jipeiro sabe
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;como especificado na propria frase " sem ar condicionado", só o ventilador interno não refresca nada
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa; Aqui é que causa controversia, só alguem que já desmontou as duas bandejas dianteiras consegue entender o porque do pivo soltar, e ele vai mesmo soltar, mais cedo ou mais tarde, seja o pivô zero km ou muito velho, porque é mal projetada a suspensão mesmo, e a própria mola faz o esforço de empurrar uma bandeja contra a outra, e a unica coisa que não deixa , por pouco tempo, que tudo ali na frente "desarme", é o nylon dentro da casinha do pivô, que pode ser até aquele reforçado das puma GTB, que vai soltar-se do mesmo jeito = dai pivo solto, manga solta tambem = roda cai mesmo
- para-lamas dianteiros estufados em carros normalmente 6 cilindros que já tiveram a longarina rachada, a "frente do carro" sai do gabarito e provoca vinco no meio do para-lama, de fora dando impressão de estar estufado de dentro pra fora
- polia harmonica sai sozinha pra dar um passeio basta lavar com algum derivado de petrole, que a borrachinha desintegra, e ela que segura a polia no cubo
- braseixo quebrador o do opala 6 cilindros em questão, no 4 cilindros, F-1000, Dodge Dart, Landau e Veraneio eles aguentavam muito bem sendo praticamente identicos, só o do 6 é que tinha o costume de quebrar a satelite e o eixo avançar pra fora.
Desse eleitorado eu conheço, tem inumeros outros pontos muito fracos no carro, se for listar aqui todos, fico até setembro, e se explicar "esmiuçado" o porque de cada erro, ainda assim vai vir gente apaixonada cegamente pelo carro.
Fui

Sim, você conhece um monte. Mas sei uma coisa que você desconhece: HUMILDADE.
"Fui".
avatar
tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4227
Idade : 57
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por tcheco 8687 em Seg 5 Jun - 19:05:42

pensei que estava bloqueado::::::::::::::::::::
avatar
Mirão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1463
Idade : 56
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Mirão em Seg 5 Jun - 21:16:13

O Opaleiro é antes de tudo um apaixonado pelo modelo. O que era pra ser algo "engraçado", feriu suscetibilidades pela falta de tato do infeliz repórter. Certamente ele imaginava que iria arrancar gargalhadas dos opaleiros, jamais sua ira. Isso posto, concito os amigos em comum a não entrarem em conflito devido a opiniões pessoais, quanto mais provocadas por alguém que aparentemente nunca teve, curtiu ou vivenciou um Opala em família. Particularmente travei bons debates aqui no fórum sempre me esquivando do perfil pessoal. Devemos nos apegar, mesmo de forma aguerrida, se for ocaso, ao assunto do tópico, defendendo nosso ponto de vista sem ofender os demais e ao observar que algo está fugindo ao controle, corrija, explique-se, seja vigilante e não ofenda o próximo. O fórum a meu ver, não foi feito pra isso. Humildade não é falta de conhecimento.
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9549
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Rubão6cc em Seg 5 Jun - 22:17:10

Lumbra escreveu:
opala4cc escreveu:


Bem, em qualquer carro a roda dianteira cai quando o pivo inferior da suspensão dianteira se solta. É só trocar o pivô quando gasto e não comprar pivôs chineses.
A polia harmônica sai sozinha por alguns motivos: 1)algumas marcas não vêm balanceadas, 2)presença de óleo escorrendo na polia, o que deteriora a borracha nitríca, 3)apoiar o peso do motor na polia para fazer manutenção, principalmente troca dos coxins, 4)chaveta da ponta do virabrequim danificada/esmagada e 5)instalação tosca, danificando a peça no processo.
Já o braseixos... bem, diferencial com folga é receita pra quebra, mas fora isso, esse assunto fica polêmico. Este diferencial podia ter sido melhor dimensionado.
Sobre o paralamas estufados, eu não entendi...
O calor dentro do opala é relativo. Não tem a ver com o opala em si. Isso depende de outros fatores, como a cor externa do carro e também a interna, área envidraçada, qualidade do isolamento térmico, etc... Mas são fatores aos quais todos os carros estão igualmente sujeitos, inclusive os modernos que vêm sem AC, a título de comparação.
É melhor eu explicar bem esmiuçado, que raciocinio parece que cansa, mas soltar a lingua parece que é esporte: eu conheço a mecanica de ja ter desmontado o opala por inteiro e constatado, não é de ouvir fulano "dizer". Conheço os defeitos que eu mesmo encontro sempre!
- DFV vaza sim e bastante - não é mito, até jipeiro sabe
- o calor do inferno dentro dos opalas coupê sem ar condicionado;como especificado na propria frase " sem ar condicionado", só o ventilador interno não refresca nada
- a roda dianteira que literalmente cai quando o pivô inferior se solta da capa; Aqui é que causa controversia, só alguem que já desmontou as duas bandejas dianteiras consegue entender o porque do pivo soltar, e ele vai mesmo soltar, mais cedo ou mais tarde, seja o pivô zero km ou muito velho, porque é mal projetada a suspensão mesmo, e a própria mola faz o esforço de empurrar uma bandeja contra a outra, e a unica coisa que não deixa , por pouco tempo, que tudo ali na frente "desarme", é o nylon dentro da casinha do pivô, que pode ser até aquele reforçado das puma GTB, que vai soltar-se do mesmo jeito = dai pivo solto, manga solta tambem = roda cai mesmo
- para-lamas dianteiros estufados em carros normalmente 6 cilindros que já tiveram a longarina rachada, a "frente do carro" sai do gabarito e provoca vinco no meio do para-lama, de fora dando impressão de estar estufado de dentro pra fora
- polia harmonica sai sozinha pra dar um passeio basta lavar com algum derivado de petrole, que a borrachinha desintegra, e ela que segura a polia no cubo
- braseixo quebrador o do opala 6 cilindros em questão, no 4 cilindros, F-1000, Dodge Dart, Landau e Veraneio eles aguentavam muito bem sendo praticamente identicos, só o do 6 é que tinha o costume de quebrar a satelite e o eixo avançar pra fora.
Desse eleitorado eu conheço, tem inumeros outros pontos muito fracos no carro, se for listar aqui todos, fico até setembro, e se explicar "esmiuçado" o porque de cada erro, ainda assim vai vir gente apaixonada cegamente pelo carro.
Fui

Lumbra. Desnecessário o teor de sua resposta...o Opala4cc simplesmente descreveu os pontos de vista dele sobre os defeitos, nada mais além disso, não te ofendeu nem coisa do tipo..não tinha necessidade de você responder com tanta arrogância. Ninguém é dono da verdade..estamos num espaço comunitário pra debater e discutir ideias e devemos prezar por fazer isso da forma mais sensata possível, pois no fundo somos todos iguais...apaixonados por Opala.
Tópico bloqueado que já deu.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Conteúdo patrocinado

Re: 10 verdades sobre o Opala que os opaleiros ignoram

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 23 Out - 2:20:37