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Claudio09


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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Pivôs e Suspensão

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francisco6>8
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Pivôs e Suspensão

Mensagem por francisco6>8 em Qua 18 Jan - 10:24:07

Amigos, depois de pesquisar aqui pelo fórum ainda continuei com as seguintes duvidas:

#1: Os pivôs inferiores da suspensão do opala são todos iguais entre os anos 75/92?
#2: A suspensão do opala moderno (88/92) é intercambiável aos modelos 80/84? Dá pra trocar bandejas, mangas de eixo e afins?
#3: Pretendo trocar o pivô em casa (DIY, bro!), tenho uma noção pequena de mecânica (ajudei meu pai a trocar o pivô da C10, porém apenas observei, não fiz nada). Será que consigo?

Aquele abraço!
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opala4cc
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Re: Pivôs e Suspensão

Mensagem por opala4cc em Qua 18 Jan - 19:58:31

francisco6>8 escreveu:Amigos, depois de pesquisar aqui pelo fórum ainda continuei com as seguintes duvidas:

#1: Os pivôs inferiores da suspensão do opala são todos iguais entre os anos 75/92?
#2: A suspensão do opala moderno (88/92) é intercambiável aos modelos 80/84? Dá pra trocar bandejas, mangas de eixo e afins?
#3: Pretendo trocar o pivô em casa (DIY, bro!), tenho uma noção pequena de mecânica (ajudei meu pai a trocar o pivô da C10, porém apenas observei, não fiz nada). Será que consigo?

Aquele abraço!

#1 - sim;
#2 - não. Em termos de número GM, a ponta de eixo de 80 até 88 tem um número. De 88 a 92 tem outro. Se dá pra montar de um período no outro? Provavelmente. Mas é melhor compará-las. Pode haver problemas na fixação do sistema de freios, que no opala podem ser BENDIX ou VARGA. O braço de suspensão superior é o mesmo de 69 até 92, e o inferior é o mesmo de 80 até 92. A barra estabilizadora é a mesma mas buchas nos 88 a 92 são maiores. O tirante é diferente (número GM, não sei o motivo) de 80 a 87 para o 88 a 92, mas não a sua bucha. Os amortecedores dos 88 a 92 são os pressurizados, enquanto que nos até 87 são convencionais. Porém, nada impede que você coloque os pressurizados. As molas merecem atenção: melhor comprar novas e condizentes com a motorização do carro e seus opcionais (AC, transmissão automática, 4 ou 6 cil, etc...). Acho que não esqueci nada...
#3 - Não sei. Acho que não sem as ferramentas. Seu pai vai ajudar? O pivô de suspensão e de direção costumam exigir ferramenta para remoção. O de direção, tem gente que dá uma batidinha seca com o martelo em local específica na ponta de eixo e o pivô solta. Eu uso ferramenta. Mas o de suspensão, vai precisar de ferramenta pra tirar. Pra colocar, dá pra fazer no local - embora o correto fosse retirar o braço inferior de suspensão e levá-lo até a prensa para colocar o novo pivô. O pivo superior de suspensão não tem mistério. Mas recomendo que você procure aqui no forum o excelente tutorial que existe sobre esse assunto.
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Ivo Filho
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Re: Pivôs e Suspensão

Mensagem por Ivo Filho em Qui 19 Jan - 5:48:05

ola,

tem algumas diferenças que são ...digamos aceitaveis. mas tem diferenças que vc tem de ter muita noção para montar...

Vou falar usando termos bem populares.

Os terminais de direção, tem pino grosso e pino fino....

As pontas de eixo tem furos para terminais pino grosso e pino fino....

A barra de direção tem a curva e a reta, o que muda muito quando a direção é hidráulica e mecânica. Consequentemente os braços auxiliares também são diferentes e não são intercambiáveis.

Os tirantes antigos são retos e a bucha do tirante é bipartida, nos modernos os tirantes são levemente curvos e a bucha é uma peça só.

As bandejas modernas são bem reforçadas eu gosto de montar elas nos antigos, mas fica com pouco recurso para ajustar a cambagem o que requer maior controle na manutenção do quadro.

Os quadros abaixo de 74 são os mesmos para 4 e 6 cil o que muda são os coxins do motor e para 6 cil acho que nem existem mais.

Primeiramente, vc deve ter em mente o que pretende fazer em termos de direção: DH ou mecânica, pois os braços dos terminais de direção são mais curtos para dh e mais compridos para mec.

Depois verificar o furo onde prende os terminais na ponta de eixo. Isso vai determinar o diâmetros dos pinos dos terminais. Já montei misto, pontas de eixo finas com terminais finos para ligar as rodas e terminais grossos para usar caixas de direção modernas na outra extremidade do terminal de direção...

Resolvida a questão dos terminais de direção, vc pode trabalhar as bandejas. |Primeiro passo é medir o quadro, ele tem de ter 92 cm ou ate um pouco mais entre o centro dos furos dos amortecedores....menos que 92 vai precisar abrir o quadro.

Montando as bandejas modernas o ideal é vc manter os tirantes adequados para o quadro e não para a bandeja. Se o quadro é moderno o tirante é curvado (parece torto mesmo) se o quadrp é antigo o tirante é reto.

Feito isso so montar e sair andando.




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Re: Pivôs e Suspensão

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