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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

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Marcos Adriano
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Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 14:14:15

Pessoal estou com uma duvida quanto a um eixo entalhado um pouco diferente. Reparem nas fotos.

o de cima é o diferente ele tem numeracao 3317153 e segundo algumas pesquisas é do 5m do 4cil CL2205C

o de baixo é de um cambio 5m q eu mesmo desmontei de um opala 4cil 88 e tem numeracao 3315108 (tenho dois desse aqui)





reparem q 2ª e 3ª sao identicos....mas 1ª e ré sao pra usar com engrenagens roletadas.....identico ao eixo do cambio 2205B (do opala 6cil 5m 92)....a ponta onde vai dentro do eixo piloto tbem é um pouco mais grossa....o de cima é pra ser usado com o rolamento conico (igual do 2205B) e o de baixo usa os roletes comuns iguais a todos os outros cambios do opala.




ou seja: essa parte da foto o entalhado de cima é identico ao entalhado do 2205B

porem:

repare na parte traseira (da 5ª marcha pra traz)

ele é identico ao entalhado do 5m do 4cil mesmo....quando o entalhado do 2205B o alojamento da 5ª é um pouco maior e mais robusto.....justamente pra suportar o peso maior dos diferenciais longos do 6cil.




mais algumas fotos:






aqui uma comparacao com (de cima pra baixo) o eixo da C20 5m, o eixo diferente e o eixo do opala 5m 4cil

vejam q o eixo da c20 e o eixo diferente sao identicos....com execessao da 5ª pra traz......da 5ª marcha pra traz esse eixo ja é identico ao do opala 5m 4cil

*o alojamento da 5ª marcha em todos os eixos é aquele ao lado do furinho da esfera da engrenagem motriz do pinhao do velocimentro.

parece q esse eixo do meio é uma fusao com uma parte do eixo da C20, opala 5m 6cil com o eixo do 5m do opala 4cil.....








agora umas fotos do eixo do opala 5m 6cil








reparem q o local da 5ª marcha é muito semelhante ao do eixo da C20 (praticamente iguais)


ou seja: esse eixo diferente nao é nem do 5m do 4cil e nem do 5m do 6cil.....muito estranho!!! esse eixo do meio eu comprei com a identificacao escrita nele sendo do opala 5m.....quando cheguei em casa comecei ver q era diferente.....alguem tem alguma ideia???
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ZZ Top
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por ZZ Top em Dom 26 Mar - 18:50:13

Não manjo muito de câmbios, mas o que sei é que a serie das caixas 2205(A/B/C e talvez D) são muito parecidas, talvez com minimas diferenças como mostrada nas fotos, jã no 2215 muda alguma coisa, mas não posso dizer porque nunca abri um. Então talvez esse eixo que ta em dúvida possa ser de alguma outra caixa da mesma série 2205, talvez o 2205A que é da c20 anterior ao 2215, e muito parecido com o 2205b do opala 6cil, mas com algumas diferenças pequenas. Tenho aqui o 2205A e o 2205b guardados, mas estão fechados, senão tirava umas fotos.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 26 Mar - 19:51:43

mas ele é identico ao das caixas do opala....todos os alojamentos de marcha...travas...rolamentos....engrenagem do velocimetro.....sincronizadores...tudo é no mesmo lugar....

com esse eixo da pra montar um cambio 5m bem legal com a primeira e a ré roletadas...alem de rolamentos conicos no interior do piloto e no meio do eixo entre a primeira e a ré.

problema é q a 5ª ainda seria do 4cil....e eu nao confio nela num 6cil.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por BenKenobi em Seg 27 Mar - 5:19:34

A GM montava 250s com tuchos hidraulicos, montou 250s a alcool, fez cada lambanca e nao tem nenhum registro oficial disso nos documentos da GM, porem sabemos que isso acontecia.

Logo, nas caixas de cambio deve ter uns frankstein da vida tambem. Nao seria de alguma caixa de chevette? Ou ate mesmo dos varetados? Tem as caixas de A10-C10-A20-C20-D20, etc etc. Tem bastante caixa pra confundir rs.

A 5 marcha do 4cil, eu nao vejo problema. O que da tranco é de primeira pra segunda, naquela empolgacao de troca de marcha na saida do farol. Na estrada ninguem da tranco, as trocas sao bem suaves, ai nao vai forcar nem quebrar.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Seg 27 Mar - 11:15:05

Marcos Adriano escreveu:Pessoal estou com uma duvida quanto a um eixo entalhado um pouco diferente. Reparem nas fotos.

o de cima é o diferente ele tem numeracao 3317153 e segundo algumas pesquisas é do 5m do 4cil CL2205C

o de baixo é de um cambio 5m q eu mesmo desmontei de um opala 4cil 88 e tem numeracao 3315108 (tenho dois desse aqui)





reparem q 2ª e 3ª sao identicos....mas 1ª e ré sao pra usar com engrenagens roletadas.....identico ao eixo do cambio 2205B (do opala 6cil 5m 92)....a ponta onde vai dentro do eixo piloto tbem é um pouco mais grossa....o de cima é pra ser usado com o rolamento conico (igual do 2205B) e o de baixo usa os roletes comuns iguais a todos os outros cambios do opala.




ou seja: essa parte da foto o entalhado de cima é identico ao entalhado do 2205B

porem:

repare na parte traseira (da 5ª marcha pra traz)

ele é identico ao entalhado do 5m do 4cil mesmo....quando o entalhado do 2205B o alojamento da 5ª é um pouco maior e mais robusto.....justamente pra suportar o peso maior dos diferenciais longos do 6cil.




mais algumas fotos:






aqui uma comparacao com (de cima pra baixo) o eixo da C20 5m, o eixo diferente e o eixo do opala 5m 4cil

vejam q o eixo da c20 e o eixo diferente sao identicos....com execessao da 5ª pra traz......da 5ª marcha pra traz esse eixo ja é identico ao do opala 5m 4cil

*o alojamento da 5ª marcha em todos os eixos é aquele ao lado do furinho da esfera da engrenagem motriz do pinhao do velocimentro.

parece q esse eixo do meio é uma fusao com uma parte do eixo da C20, opala 5m 6cil com o eixo do 5m do opala 4cil.....








agora umas fotos do eixo do opala 5m 6cil








reparem q o local da 5ª marcha é muito semelhante ao do eixo da C20 (praticamente iguais)


ou seja: esse eixo diferente nao é nem do 5m do 4cil e nem do 5m do 6cil.....muito estranho!!! esse eixo do meio eu comprei com a identificacao escrita nele sendo do opala 5m.....quando cheguei em casa comecei ver q era diferente.....alguem tem alguma ideia???

Provavelmente esse último eixo que você comprou pertence a uma caixa de câmbio dos opalas 4 cilindros 5 marchas de opalas MODELO 1992. Ao contrário do que muita gente pensa e a despeito de externamente serem iguais, as caixa de câmbio do opalas 4 cilindros MODELO 1992 têm diferenças internas em relaçõa às caixas de câmbio dos 4 cilindros 5 marchas de 1982 até 1991 (modelo 1991). É só olharem no catálogo de peças e verão que há peças cruciais que não são aplicáveis em ambas as caixas que mencionei, tendo cada modelo de caixa sua peças de numeração específica.


Última edição por opala4cc em Seg 27 Mar - 14:49:00, editado 1 vez(es)
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 27 Mar - 12:13:03

tenho um eixo do 90 4cil 5m aqui em casa....vou dar uma comparada....
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Seg 27 Mar - 13:57:58

Veja, no catálogo de peças, as peças 93209233 e 94608754. Acredito que você está em frente a estas duas peças, comparando-as.
Poucas pessoas se deram conta dessa diferença interna, já que provavelmente só quem mexe com câmbio sabe.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Mar - 14:13:42

eleandro kalckmann escreveu:tenho um eixo do 90 4cil 5m aqui em casa....vou dar uma comparada....


eu tenho dois eixos desse aqui em casa....um esta na foto...o de baixo.....o outro ta guardao.....mas sao identicos.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Mar - 14:17:28

BenKenobi escreveu:A GM montava 250s com tuchos hidraulicos, montou 250s a alcool, fez cada lambanca e nao tem nenhum registro oficial disso nos documentos da GM, porem sabemos que isso acontecia.

Logo, nas caixas de cambio deve ter uns frankstein da vida tambem. Nao seria de alguma caixa de chevette? Ou ate mesmo dos varetados? Tem as caixas de A10-C10-A20-C20-D20, etc etc. Tem bastante caixa pra confundir rs.

A 5 marcha do 4cil, eu nao vejo problema. O que da tranco é de primeira pra segunda, naquela empolgacao de troca de marcha na saida do farol. Na estrada ninguem da tranco, as trocas sao bem suaves, ai nao vai forcar nem quebrar.


de chevette muito dificil....pois o cambio do chevette é mais curto....logo o eixo entalhado tbem...ja vi desses eixos.....

acho q em termos de comprimento ele se equipara com o eixo da c20 q esta em cima das ultimas fotos.



do varetado impossivel....pois existe o alojamento da 5ª marcha....e tbem a fixaçao da engrenagem motriz do velocimetro no varetado é uma presilha.....nesse cambio moderno é uma esfera q trava por meia lua na engrenagem e numa cova do eixo.


pelo comprimento do eixo acho muuuuuito dificil nao ser de opala!
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Mar - 14:28:25

opala4cc escreveu:Provavelmente esse último eixo que você comprou pertence a uma caixa de câmbio dos opalas 4 cilindros 5 marchas de opalas MODELO 1992. Ao contrário do que muita gente pensa e a despeito de externamente serem iguais, as caixa de câmbio do opalas 4 cilindros MODELO 1992 têm diferenças internas em relaçõa às caixas de câmbio dos 4 cilindros 5 marchas de 1982 até 1991 (modelo 1991). É só olharem no catálogo de peças e verão que há peças cruciais que não são aplicáveis em ambas as caixas que mencionei, tendo cada moldeo de caixa sua peças de numercação específica.


cara.....no dia q eu comprei a peça eu juro q comentei isso em audio no zap com um amigo meu (FR1974)....sobre uma suposta (SUPOSTA nada ctz...foi um belo de um chute) melhoria na caixa de 5m ate nos 4cil da decada de 90 junto com 5m do 6cil......


agora vc dizendo isso eu consigo entender melhor as coisas.....deve ser isso mesmo.....nao tem outra explicacao.....o eixo realmente é de opala...nao tem como ser de outro cambio.


eu ate comentei q talvez esse eixo é usado por um cara q faz fusao em cambio de 4cil pra 6cil e vende na internet....conhecido como kridao.
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Marcos Adriano
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Mar - 14:30:12

opala4cc escreveu:Veja, no catálogo de peças, as peças 93209233 e 94608754. Acredito que você está em frente a estas duas peças, comparando-as.
Poucas pessoas se deram conta dessa diferença interna, já que provavelmente só quem mexe com câmbio sabe.


eu nao tenho acesso a esse tipo de catalogo....mas agora com vc dizendo sobre eu entendo o q é mesmo....


ele deve ser mesmo do cambio 5m moderno do 4cil......nunka tinha ouvido falar nisso Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 27 Mar - 20:30:25

Marcos Adriano escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:tenho um eixo do 90 4cil 5m  aqui em casa....vou dar uma comparada....


eu tenho dois eixos desse aqui em casa....um esta na foto...o de baixo.....o outro ta guardao.....mas sao identicos.


este q eu tenho é do 4cil   5m....ano 90...peloq eu percebi...é igual o terceiro de cima pra baixo da foto....



só q esse já era kkkkk

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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Seg 27 Mar - 22:32:55

eleandro kalckmann escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


eu tenho dois eixos desse aqui em casa....um esta na foto...o de baixo.....o outro ta guardao.....mas sao identicos.


este q eu tenho é do 4cil   5m....ano 90...peloq eu percebi...é igual o terceiro de cima pra baixo da foto....




só q esse já era kkkkk



realmente esse eixo seu é dos cambios 5m dos 4cil 82 - 91 como o opala4cc disse


esse local q ele quebrou é justamente ao lado do alojamento da 5ª marcha.....ou estou enganado???


com o seu eixo ja é o terceiro q eu vejo com esse problema....isso aumenta mais ainda o q eu sempre digo: a engrenagem da 5ª é subdimensionada.....e o eixo tbem....quando ele nao quebra ele deforma tudo o alojamento da 5ª marcha....eu tenho um assim....amanha tiro fotos e mostro!!!

ja vi varios eixos com o alojamento da 5ª em ruinas!!!!! ele quebrar com o seu sao 3.


isso nao acontece normalmente em cambios de 4 marchas....pq sera????

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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Ter 28 Mar - 0:43:33

Marcos Adriano escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:


este q eu tenho é do 4cil   5m....ano 90...peloq eu percebi...é igual o terceiro de cima pra baixo da foto....




só q esse já era kkkkk



realmente esse eixo seu é dos cambios 5m dos 4cil 82 - 91 como o opala4cc disse


esse local q ele quebrou é justamente ao lado do alojamento da 5ª marcha.....ou estou enganado???


com o seu eixo ja é o terceiro q eu vejo com esse problema....isso aumenta mais ainda o q eu sempre digo: a engrenagem da 5ª é subdimensionada.....e o eixo tbem....quando ele nao quebra ele deforma tudo o alojamento da 5ª marcha....eu tenho um assim....amanha tiro fotos e mostro!!!

ja vi varios eixos com o alojamento da 5ª em ruinas!!!!! ele quebrar com o seu sao 3.


isso nao acontece normalmente em cambios de 4 marchas....pq sera????


Seria por causa dos câmbios "fusionados", onde pegam uma caixa de câmbio do 6 cil 4 marchas e trocam a árvore secundária pela do 4 cil 5 marchas junto com a rabeta para obter um câmbio para 6 cil com 5 marchas?
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 28 Mar - 15:30:58

pode ser....por isso nao confio nesses cambios fusados.


alias um desses eixos quebrados no meio estava em um 83 4cil....e o cara nao da pau...só anda de boa.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 28 Mar - 17:40:41

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


realmente esse eixo seu é dos cambios 5m dos 4cil 82 - 91 como o opala4cc disse


esse local q ele quebrou é justamente ao lado do alojamento da 5ª marcha.....ou estou enganado???


com o seu eixo ja é o terceiro q eu vejo com esse problema....isso aumenta mais ainda o q eu sempre digo: a engrenagem da 5ª é subdimensionada.....e o eixo tbem....quando ele nao quebra ele deforma tudo o alojamento da 5ª marcha....eu tenho um assim....amanha tiro fotos e mostro!!!

ja vi varios eixos com o alojamento da 5ª em ruinas!!!!! ele quebrar com o seu sao 3.


isso nao acontece normalmente em cambios de 4 marchas....pq sera????


Seria por causa dos câmbios "fusionados", onde pegam uma caixa de câmbio  do 6 cil 4 marchas e trocam a árvore secundária pela do 4 cil 5 marchas junto com a rabeta para obter um câmbio  para 6 cil com 5 marchas?


eu consegui quebrar este eixo entalhado descendo de ré e socando primeira até o talo...fiz isso duas vezes e na terceira (achoq esquentou os pneus e grudou no asfalto)só escutei o estouro....(admito...pedi pra ser burro e deu ecooo....kkkkk)

mas eu não faço mais este tipo de coisa,ja aprendi a lição do jeito mais caro kkkkk


MAS AGORA falando em canbio fusionado e tals....qual é o cambio original mais forte que saiu no opala??????houvi dizer q o canbio 4m varetado é igual tamto pro 6 quanto pro 4cil....isso procede ????
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Ter 28 Mar - 17:50:33

Marcos Adriano escreveu:pode ser....por isso nao confio nesses cambios fusados.


alias um desses eixos quebrados no meio estava em um 83 4cil....e o cara nao da pau...só anda de boa.

A maioria dos câmbios que estão nos opalas já foram abertos para manutenção. E a gente nunca sabe como essa manutenção foi feita. Como saber se alguém martelou para extrair um rolamento ou engrenagem que estava instalada na árvore com ajuste interferente?
Como saber se esta árvore não andou em algum câmbio fusionado de opala de 6 cilindros com algum dono anterior? Ou mesmo que o câmbio de opala 4 cilindros não foi instalado em um 6 cilindros por algum tempo? Ou se o dono do carro, como o colega acabou de dizer, não resolveu engatar a primeira marcha e debrear acelerando enquanto as rodas ainda giravam para trás?
Sabe também aqueles caras que consertam e vendem "câmbios revisados", "à base de troca"? Os caras fazem cada coisa do arco da velha... cada mistureba...
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Ter 28 Mar - 17:53:39

eleandro kalckmann escreveu:
opala4cc escreveu:

Seria por causa dos câmbios "fusionados", onde pegam uma caixa de câmbio  do 6 cil 4 marchas e trocam a árvore secundária pela do 4 cil 5 marchas junto com a rabeta para obter um câmbio  para 6 cil com 5 marchas?


eu consegui quebrar este eixo entalhado descendo de ré e socando primeira até o talo...fiz isso duas vezes e na terceira (achoq esquentou os pneus e grudou no asfalto)só escutei o estouro....(admito...pedi pra ser burro e deu ecooo....kkkkk)

mas eu não faço mais este tipo de coisa,ja aprendi a lição do jeito mais caro kkkkk


MAS AGORA falando em canbio fusionado e tals....qual é o cambio original mais forte que saiu no opala??????houvi dizer q o canbio 4m varetado é igual tamto pro 6 quanto pro 4cil....isso procede ????

Eu aposto que é o câmbio de 3 marchas do 6 cilindros com motor 250S de 171CV ou é o câmbio dos 6 cilindros 5 marchas de 1992.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por ZZ Top em Ter 28 Mar - 17:55:06

Pelo que sei, o câmbio mais forte que saiu nos opalas é o Clark 2205B , o 5 marchas que saiu apenas nos 6cil a gasolina no ano 92. Me corrijam se eu estiver errado.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 14 Jun - 20:51:14

isso aqui explica tudo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-878153295-cmbio-opala-caravan-5-marchas-clark-2205-c-_JM
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Qua 14 Jun - 22:37:40

Marcos Adriano escreveu:isso aqui explica tudo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-878153295-cmbio-opala-caravan-5-marchas-clark-2205-c-_JM

Sim, mas essa tabela só leva em conta os câmbios modernos. Eu acredito que aquele câmbio de 3 marchas dos 250s (171 cv!!!) era ainda mais robusto do que o 5 marchas do 6 cilindros. Só que câmbio de três marchas, ninguém quer, rsrsrsrs...
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 15 Jun - 9:31:34

ah sim....mas nao quis dizer sobre a tabela......ilustrei o q vc disse sobre o cambio do 92 4cil....q eu ainda nunka tinha visto (nem por foto)


outra coisa: ele tbem é montado com rolamentos conicos? tem rolamento conico na ponta do eixo entalhado igual o 2205B?

sera q a unica diferenca estao nas engrenagens da 5ª marcha?? q no 2205B sao mais robustas? pois nesse entalhado serve certinho as engrenagens da 5ª maracha do 4cil "antigo" e as engrenagens do 5m do 6cil sao maiores....

pois pelo q eu vi pelo eixo entalhado serem iguais as engrenagens 1ª e ré sao roletadas, ele tem rolamento conico no meio do eixo....e acredito ter tbem na ponta do entalhado....

esse cambio deve ser muito semelhante ao 2205B!

eu ja pensei em montar esse entalhado no meu cambio de C20 ja q o entalhado q esta la foi soldado pra eu adaptar a rabeta do opala.....porem com esse entalhado eu ficaria dependendo de todo sistema de 5ª marcha do opala 4cil (engrenagem e extencao do carretel Sad Sad Sad ), porem com um cambio melhorado e com rolamentos conicos q sao melhores....mas isso seria em caso do meu entalhada soldado quebrar...o q ainda (gracas a deus) nao aconteceu.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Qui 15 Jun - 16:25:22

Marcos Adriano escreveu:ah sim....mas nao quis dizer sobre a tabela......ilustrei o q vc disse sobre o cambio do 92 4cil....q eu ainda nunka tinha visto (nem por foto)


outra coisa: ele tbem é montado com rolamentos conicos? tem rolamento conico na ponta do eixo entalhado igual o 2205B?

sera q a unica diferenca estao nas engrenagens da 5ª marcha?? q no 2205B sao mais robustas? pois nesse entalhado serve certinho as engrenagens da 5ª maracha do 4cil "antigo" e as engrenagens do 5m do 6cil sao maiores....

pois pelo q eu vi pelo eixo entalhado serem iguais as engrenagens 1ª e ré sao roletadas, ele tem rolamento conico no meio do eixo....e acredito ter tbem na ponta do entalhado....

esse cambio deve ser muito semelhante ao 2205B!

eu ja pensei em montar esse entalhado no meu cambio de C20 ja q o entalhado q esta la foi soldado pra eu adaptar a rabeta do opala.....porem com esse entalhado eu ficaria dependendo de todo sistema de 5ª marcha do opala 4cil (engrenagem e extencao do carretel Sad  Sad  Sad ), porem com um cambio melhorado e com rolamentos conicos q sao melhores....mas isso seria em caso do meu entalhada soldado quebrar...o q ainda (gracas a deus) nao aconteceu.

Eu não sei dizer se o câmio do 92 4cil 5m também é montado com rolamentos cônicos. Eu ainda não abri o meu. Mas não me surpreenderia se ele também tivesse rolamentos cônicos. Acredito que ele usa os mesmos rolamentos do 4 cilindros 5 marchas de 1982 a 1991, já que o torque do motor 4 cilindros ano 1992 é o mesmo do motor 4 cilindros 1991. Também acredito que deve haver pelo menos um rolamento cônico no eixo que sofre maiores esforços axiais (tração ou compressão). O rolamento cônico é usado no câmbio do 6 cilindros por causa do torque do motor, pois as engrenagens de dentes helicoidais transferem grandes esforços axiais ao eixo ao qual estão solidárias. Quanto maior for o ângulo de avanço dos dentes, mais esforço axial. Logo, é usado o rolamento cônico. Já a bucha de agulhas, como a presente neste câmbio e no eixo do setor da DH do opala, é para grandes esforços radiais, onde nem o rolamento rígido de esferas aguentaria, a não ser que fosse enorme. Lembrando que os esforços axiais em quaisquer eixos dentro do câmbio são desperdício de energia.
Com certeza TODAS as engrenagens do câmbio do 6 cilindros 5 marchas são diferentes do 4 cilindros 5 marchas. Se não o são em número de dentes, com certeza o são no tratamento térmico e/ou na composição do metal das engrenagens. Até porque o número GM é diferente entre as engrenagens do 6cc 5m e do 4cc 5m. Já os câmbios 4 cc 5m dos 82 até 91 e os 4cc 5m dos 92 têm componentes comuns entre si, mas NEM TODOS. Acredito que os rolamentos são quase todos iguais nesses câmbios 4cil 5m.
A GMB não achou seguro usar a mesma engrenagem de quinta marcha entre os câmbios 5m 4cc e os 5m 6cc. Mas o pessoal usa e dá certo, sem quebras. scratch Se costumam sempre racionalizar os custos, por quê não fizeram a mesma engrenagem da quinta marcha para o 6 cil e o 4 cil ano 1992??? Será que o tratamento térmico ou composição do metal não compensava na racionalização de custo? Que sacanagem...
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 16 Jun - 21:47:40

eu entendi.....

quando abrir seu cambio posta umas fotos ai What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face ele é novidade pra muita gente....acho q ele é mais raro q o 2205B....


vamos ver....se esse meu eixo soldado do 2215 quebrar vou optar por usar esse do 5m 4cil 92 com a quinta do 5m antigo mesmo

aaaaaaa nao ser q eu compre um eixo entalhado do 2205B...ai é outra historia.
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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Jun - 2:21:52

Marcos Adriano escreveu:eu entendi.....

quando abrir seu cambio posta umas fotos ai  What a Face  What a Face  What a Face  What a Face  What a Face ele é novidade pra muita gente....acho q ele é mais raro q o 2205B....


vamos ver....se esse meu eixo soldado do 2215 quebrar vou optar por usar esse do 5m 4cil 92 com a quinta do 5m antigo mesmo

aaaaaaa nao ser q eu compre um eixo entalhado do 2205B...ai é outra historia.


Definitivamente o câmbio do 6cc 5m (2205B) é MUITO mais raro do que o câmbio do 4cc 5m dos 92 (2205C), uma vez que em 92, os 6cc eram na maior parte com câmbio automático na versão diplomata. Eu não sei se o câmbio 5m para os 6cc (2205B) estava disponível para as versões comodoro 6cc. Mas com certeza as versões SL eram todas com motor 4 cilindros, logo com o câmbio 2205C.
Acho melhor você pegar um câmbio do 6cc 4m e colocar a rabeta com a engrenagem de quinta marcha do 4cc 5m, o câmbio fusionado, para não ter muita bronha de monta, quebra o câmbio, tira, monta outro, instala, quebra, volta de guincho, blá-blá-blá... Isso custa dinheiro e tempo. Se já existe uma receita que funciona... use (é só a minha opinião).
Quando o câmbio quebra uma das engrenagens, existe grande chance de danificar outras engrenagens do tal câmbio com os fragmentos metálicos da peça que quebrou, que entram entre os dentes bons das outras engrenagens durante o engrenamento, causando novos estragos em componentes outrora bons. Se quebrar no eixo, pior ainda: o eixo desalinha se deslocando e pode moer muito mais peças.
Veja essa árvore primária de câmbio de opala:







Circulei em preto os danos nos dentes de engrenagem, que inutilizam a peça. Veja que há danos nas extremidades dos dentes e algumas marcas nas faces dos dentes. A despeito do que disse o vendedor sobre estar boa, isso não é verdade. Fiquei dois anos monitorando periodicamente o mercadolivre esperando que aparecesse uma nessas condições e, portanto, com preço aceitável. No estado em que está, ela só serve para centrar o disco de embreagem.

Quando eu abrir o meu câmbio, com certeza colocarei fotos. Vou abrir apenas para refazer as juntas e trocar os retentores, pois o câmbio anda melejando óleo nas juntas e extremidades. Também estou cogitando trocar rolamentos, pois assumo que estão no câmbio desde 1991 e o dono anterior colocou óleo errado nele (que tratei de corrigir logo que comprei o carro). A vida de um rolamento que trabalha lubrificado submerso ou semi submerso em óleo depende fortemente do óleo correto.

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Re: Duvida quanto ao eixo entalahdo/arvore secundaria diferente.

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