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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Saulo Alves
Igor Frota
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    280H + 4JET - AJUDA COM COMPRESSÃO DINÂMICA

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    280H + 4JET - AJUDA COM COMPRESSÃO DINÂMICA Empty 280H + 4JET - AJUDA COM COMPRESSÃO DINÂMICA

    Mensagem por Igor Frota Ter 23 Jan - 12:53:29

    Boa tarde senhores.


    Tenho um Comodoro 1991 SLE 6CC e fiz uma preparação, com o Comp Cams 280h, Dumper, MSD, blaster, Quadrijet Quick Fuel 650e, bomba elétrica para carburador, etc...
    Só não coloquei ainda as molas, travas pratos, mas estão na mão para o upgrade.

    Estou com problemas na compressão (acho que seria adinâmica).
    Me refiro aquela compressão medida com manômetro nos locais de velas.

    Meu motor é gasolina original, com os pistaos originais cavados e cabeçote rebaixado em apenas 1,7mm. Junta original GM.

    Estou tendo muita dificuldade de ajuste da 4jet e após encontrar um cara especializado em 4jet, ele detectou que minha compressão medida está em 120 psi, e por isso a dificuldade para acertar a 4jet.

    Detalhe...da 120 em todos os cilindros....

    Já esteve pior...quando detectamos o problema, estava com 90 em todos....mandamos cabeçote pra retifica pra verificar assentamento e testamos novamente com tuchos mecânicos com regulagem 40/50 e melhorou para 120.

    Não pretendo manter os tuchos mecânicos...foi apenas um teste para ver se melhorava. Acabamos ficando na dúvida se melhorou por conta dos tuchos ou da revisão do cabeçote.

    O motor acabou de ser retificado no projeto e está STD em tudo  na parte de baixo....pistão, vira, etc...

    Segundo o que tenho lido, essa compressão dinâmica original  do opala gasolina  deveria ser algo em torno de 160 psi, porém também li que o comando faz essa compressão baixar um pouco....por outro lado o rebaixamento do cabeçote deveria aumentar outro tanto...

    Segundo o cara que fez o serviço da retífica e montagem, as medidas da taxa estão em torno de 9,3:1, mas estou suspeitando que pode ter havido algum erro nesse cálculo, pois foi rebaixado apenas 1,7mm no cabeçote 586.

    Os cilindros ficam rentes ao bloco quando totalmente elevados.

    O carro não fuma, não assopra e ja mandei retirar o cabeçote pra ver se estava trincado ou vazando no assentamento...,mas a retifica disse que está tudo ok.

    Vou retirar o cabeçote novamente e conferir certinho o cálculo dessa taxa de compressão...fazer cubagem certa do cabeçote e dos cilindros e tudo....se a taxa realmente estiver mais baixa do que o inicialmente estimado..penso em colocar pistão dome do 6cc álcool (já tenho um kit zero) para melhorar a taxa.
    Logicamente efetuarei os cálculos para ver qual taxa vai ficar nesse setup antes de trocar.

    Certamente terei melhora na medida da compressão testada na vela, mas não sei se será suficiente para chega em níveis aceitáveis para ajustar certinho a 4jet.

    Alguém sabe qual é a medida correta desse motor original ? 160 psi mesmo ?

    Ideias de quanto deveria dar com 280h e rebaixamento de 1,7mm de cabeçote com junta original ?

    Bem, pra iniciar as dúvidas é isso !!

    Agradeço qualquer ajuda.

    Igor
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    Mensagem por Saulo Alves Ter 23 Jan - 13:39:59

    Boa tarde Igor!

    Uso uma holley 600cfm mecânica e meu motor tem pistão alcool com cabeçote retrabalhado e está com 10,5:1 rodando na gasolina.
    O motor é liso em todas faixas. Porém é um comando 882 com molas calibradas pra esse comando. Tuchos RioSulense mecânico.


    Se você tem um 280h e não usa molas adequada pra ele, não vai adiantar reconfigurar todo teu motor. E se for usar pistão alcool, vai ter que fazer cava de válvulas.
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    Mensagem por Saulo Alves Ter 23 Jan - 13:54:29

    Eu faria o seguinte:

    Enquadraria novamente o comando, de acordo com a carta;
    Instalaria as molas e confira carga por carga de cada uma de acordo com comando;
    E por último mexeria no carburador. .

    Se as cargas estiverem erradas, você corre um grande risco de estar danificando seu comando e isso não é legal....


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    Mensagem por Igor Frota Ter 23 Jan - 14:00:03

    Já pensei nesse lance do enquadramento....aqui essa MO é complicada...difícil arrumar alguém pra fazer na cartilha...o enquadramento está zerado (bolinha na bolinha).

    A carta pede um certo grau...coisa pouca...não chega a virar um dente...teria que usar chaveta deslocada...pouco provável eu arrumar alguém por aqui pra fazer....

    As molas vou pedir para medir uma a uma...

    Mo de preparação por aqui não é fácil....retíficas especializadas...muito menos...

    Saulo Alves escreveu:Eu faria o seguinte:

    Enquadraria novamente o comando, de acordo com a carta;
    Instalaria as molas e confira carga por carga de cada uma de acordo com comando;
    E por último mexeria no carburador. .

    Se as cargas estiverem erradas, você corre um grande risco de estar danificando seu comando e isso não é legal....


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    Mensagem por DanielSS76 Ter 23 Jan - 15:29:03

    Fala Igor, tudo tranquilo?

    O meu está com 10,3:1 de taxa estática, comando Crower 272x276 e a medida nas velas dá entre 155psi e 160psi. Uso gasolina comum, com velas ngk grau 5 para gasolina.

    Na minha opinião, o melhor modo de aumentar essa sua taxa seria baixando uns 2mm no bloco e pistões, mas como ela já está montado no carro, podes usar junta de aço de 0,4mm e cabeçote do motor a álcool.

    Boa sorte.
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    Mensagem por DanielSS76 Ter 23 Jan - 15:36:02

    Amigo não precisa mexer com enquadramento de comando não, não é isso que não está dando acerto.
    Relate quais os problemas está sentido no carro, que considera que podem ser melhorados...
    Abraço
    DanielSS76
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    Mensagem por DanielSS76 Ter 23 Jan - 16:02:25

    Cálculo da taxa de compressão:

    https://www.penoestribo.com.br/preparacao/calculo-taxa-compressao

    Lembrando que tem de contar a junta bem a depressão/ concavidade do pistão...

    Se não me engano, concavidade do pistão dá 22ml e junta em torno de 11 a 14ml.

    Cabeçote original gasolina 73ml
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    Mensagem por Edu Tsuzuki Sex 26 Jan - 20:56:12

    No meu opala usava o 280h com pistoes do alcool,cabecote 831 2mm baixo com valvulas 1.94 e 1.60 com as molas e pratos pra esse comando e rodava na gosolina,nunca medi a compressao com o manometro,mas o arranque sofria pra virar o motor...mas dava uma lenta bacana podia deixar em 700 rpm que ficava de boa embaralhando,mas era injetado...

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    Mensagem por Felipe_4100 Sáb 27 Jan - 10:38:08

    Uso todo kit 280h da comp cams no meu motor, com pistões do álcool (dome), cabeçote 831 (68cc), aproximadamente 10,5:1 de taxa é uma Holley 600cfm mecânica. Com essa configuração e com motor frio, deu exatos 11,5 kg/cm2 (163,5 PSI) em todos os cilindros. Certamente com o motor quente esse valor deve aumentar.
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    Mensagem por Igor Frota Qui 1 Fev - 8:30:25

    Bom dia amigos.

    Ontem realizei as medidas dos parâmetros para calcular a taxa de compressão do meu motor e tenho certeza de que devo estar fazendo alguma coisa errada.

    Segue medidas que fiz e resultado que alcancei.

    Altura do Cabeçote (76,99mm) - Nesse caso, me parece que está rebaixado 2mm
    Cubagem cabeçote 64ml
    Cubagem Cava Pistao: 13ml
    PMS: 0mm
    PMI: 89,48
    Diametro Cilindro: 98,07
    Junta 1,3mm (considerado 10cc)

    Colocando os dados na formula, cheguei as seguintes dados

    Área Cilindro = (9,807 x 9,807 x 3,14)/4 = 75,50
    Volume Cilindro= 75,50 x 8,95 = 675,57
    Volume Total: 675,57 + 64 +13 + 10 = 762,57

    Taxa = 762,57 / 64 = 11,92

    Só que não acredito que essa seja a taxa certa. Está muito alta para um corte de apenas 2mm de cabeçote.

    Outra coisa, simulei com os parâmetros de motor original e também ficou acima da taxa nominal que deveria dar.

    Só posso estar fazendo alguma conta errada.

    Alguém pode me ajudar ?
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    Mensagem por Igor Frota Qui 1 Fev - 8:53:21

    Fiz uma simulação com Parâmetros originais do STD que encontrei na internet e também está muito fora do que deveria dar a Taxa Nominal original:

    Parametros Originais 6cc Gasolina STD
    DIAMETRO CILINDRO (D) 9,84
    PMS SUPERIOR () -
    PMS INFERIOR (H) 8,97
    CUBAGEM CAMARA CABEÇOTE (X) 72,00
    CUBAGEM CAVA (C) 17,00
    VOLUME JUNTA (J) 10,00



    AREA CILINDRO (D x D X 3,14)/4 76,01
    VOLUME CILINDRO A X H 681,79
    VOLUME CILINDRO + CAVA 698,79
    VOLUME CILINDRO + CAVA + JUNTA 708,79
    VOLUME CILINDRO + CAVA + JUNTA + CABEÇOTE 780,79


    TAXA 10,84

    Pelo que li, a taxa do 6cc gasolina 1991 deveria ser 7.1:1
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    280H + 4JET - AJUDA COM COMPRESSÃO DINÂMICA Empty Re: 280H + 4JET - AJUDA COM COMPRESSÃO DINÂMICA

    Mensagem por Felipe_4100 Qui 1 Fev - 17:01:51

    Igor Frota escreveu:Bom dia amigos.

    Ontem realizei as medidas dos parâmetros para calcular a taxa de compressão do meu motor e tenho certeza de que devo estar fazendo alguma coisa errada.

    Segue medidas que fiz e resultado que alcancei.

    Altura do Cabeçote (76,99mm) - Nesse caso, me parece que está rebaixado 2mm
    Cubagem cabeçote 64ml
    Cubagem Cava Pistao: 13ml
    PMS: 0mm
    PMI: 89,48
    Diametro Cilindro: 98,07
    Junta 1,3mm (considerado 10cc)

    Colocando os dados na formula, cheguei as seguintes dados

    Área Cilindro = (9,807 x 9,807 x 3,14)/4 = 75,50
    Volume Cilindro= 75,50 x 8,95 = 675,57
    Volume Total: 675,57 + 64 +13 + 10 = 762,57

    Taxa = 762,57 / 64 = 11,92

    Só que não acredito que essa seja a taxa certa. Está muito alta para um corte de apenas 2mm de cabeçote.

    Outra coisa, simulei com os parâmetros de motor original e também ficou acima da taxa nominal que deveria dar.

    Só posso estar fazendo alguma conta errada.

    Alguém pode me ajudar ?


    Boa noite

    Você está errando no volume da câmara. No seu caso com o pistão em PMS, você deve considerar o volume medido no cabeçote mais o volume da junta mais o volume da parte côncava do pistão, todos esses volumes somados fazem parte da câmara com o pistão em PMS e não somente o volume do cabeçote como você utilizou.

    Então para o seu motor temos:

    Altura do Cabeçote (76,99mm) - Nesse caso, me parece que está rebaixado 2mm
    Cubagem cabeçote 64ml
    Cubagem Cava Pistao: 13ml
    PMS: 0mm
    PMI: 89,48
    Diametro Cilindro: 98,07
    Junta 1,3mm (considerado 10cc)

    calculando

    Área Cilindro = (9,807 x 9,807 x 3,14)/4 = 75,50
    Volume Cilindro= 75,50 x 8,95 = 675,57
    Volume Total: 675,57 + 64 +13 + 10 = 762,57
    Volume da câmara=vol cabeçote +vol. junta+ vol. pistão=64+10+13=87cc


    Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

    Taxa=675,57+87 / 87 = 8,76

    taxa= 8,76:1

    Assim, se seus dados estiverem corretos, essa será sua taxa de compressão
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    Mensagem por Igor Frota Seg 5 Fev - 18:08:17

    Muito obrigado pela ajuda amigo.

    Realmente eu estava fazendo errado.

    Pelos meus cálculos, com o pistão bolha, com cavas pra válvula deve chegar perto dos 10,2
    Se não fizer as cavas de válvula vai pra uns 10.73.

    Estou com enorme dificuldade de arrumar MO qualificada por aqui pra fazer as cavas....

    Será que realmente é fundamental fazer as cavas com esse comando 280h e apenas 2mm de rebaixamento do cabeçote ?

    Outra preocupação é se essa taxa de 10.73 vai ficar demais pra gasolina.

    O que acham ?
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    Mensagem por BenKenobi Seg 5 Fev - 18:26:11

    Igor Frota escreveu:Muito obrigado pela ajuda amigo.

    Realmente eu estava fazendo errado.

    Pelos meus cálculos, com o pistão bolha, com cavas pra válvula deve chegar perto dos 10,2
    Se não fizer as cavas de válvula vai pra uns 10.73.

    Estou com enorme dificuldade de arrumar MO qualificada por aqui pra fazer as cavas....

    Será que realmente é fundamental fazer as cavas com esse comando 280h e apenas 2mm de rebaixamento do cabeçote ?

    Outra preocupação é se essa taxa de 10.73 vai ficar demais pra gasolina.

    O que acham ?

    Não chega a ser demais nao, na verdade é quase que o limite pra usar com gasolina comum.

    Uso 10 e poucos de taxa no meu tambem. Nao tenho problemas quanto a isso.

    Voce pode mandar colocar seus pistoes na fresa e remover o dome deles tambem, assim pode rebaixar o cabecote e controlar melhor ataxa
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    Mensagem por Igor Frota Ter 6 Fev - 8:14:19

    BenKenobi escreveu:
    Igor Frota escreveu:Muito obrigado pela ajuda amigo.

    Realmente eu estava fazendo errado.

    Pelos meus cálculos, com o pistão bolha, com cavas pra válvula deve chegar perto dos 10,2
    Se não fizer as cavas de válvula vai pra uns 10.73.

    Estou com enorme dificuldade de arrumar MO qualificada por aqui pra fazer as cavas....

    Será que realmente é fundamental fazer as cavas com esse comando 280h e apenas 2mm de rebaixamento do cabeçote ?

    Outra preocupação é se essa taxa de 10.73 vai ficar demais pra gasolina.

    O que acham ?

    Não chega a ser demais nao, na verdade é quase que o limite pra usar com gasolina comum.

    Uso 10 e poucos de taxa no meu tambem. Nao tenho problemas quanto a isso.

    Voce pode mandar colocar seus pistoes na fresa e remover o dome deles tambem, assim pode rebaixar o cabecote e controlar melhor  ataxa

    E será que o lance das cavas de válvulas é obrigatório ?
    Serà que bate ?

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    Mensagem por Igor Frota Ter 6 Fev - 9:23:18

    Bom dia Galera...

    Uma outra dúvida...

    Os pistões que vou colocar são do 89 álcool com dome.
    Sabem se os aneis são os finos ou os grossos ?

    Alguém tem a referência correta ?


    Eles são STD.

    Qual a folga recomendada de GAP e de saia ?
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    Mensagem por Felipe_4100 Ter 6 Fev - 17:52:56

    Igor Frota escreveu:Bom dia Galera...

    Uma outra dúvida...

    Os pistões que vou colocar são do 89 álcool com dome.
    Sabem se os aneis são os finos ou os grossos ?

    Alguém tem a referência correta ?


    Eles são STD.

    Qual a folga recomendada de GAP e de saia ?


    Boa noite Igor

    Referente ao anéis, esses pistões usam anéis "grossos" se não me engano 3mm de espessura.

    Agora uma observação, você pretende trocar os pistões para ganhar taxa correto?

    Avalie bem se compensa o investimento e a mão de obra para fazer tudo isso, pois não será somente trocar pistões e anéis.

    Os motores abaixo de 90 utilizam bielas com 5,7 pol de comprimento enquanto os motores de 90 a 92 (modernos) utilizam bielas com 6,0 pol de comprimento. Pela descrição do seu opala (1991) e considerando que a parte interna do motor seja original, você está utilizando pistões modernos em conjunto com bielas de 6,0 pol.

    Portanto além da troca dos pistões e anéis pelo do motor antigo, será necessário rever seu conjunto de bielas também.

    Antes de sair comprando inúmeras peças novas, avalie melhor se você não consegue um pouco mais de taxa com oque você já tem na mão.

    Exemplo, no mercado existe uma junta da taranto com 0,4 mm de espessura, não sei da qualidade pois nunca usei, mas seria uma alternativa barata para ganhar taxa.

    No inicio do tópico você falou que seu cabeçote 586 foi rebaixado em 2mm e está com 64cm3, acredito que você consiga tirar mais 1mm ou 1,5mm desse cabeçote sem comprometer a vida útil da peça.

    Essas são apenas sugestões, acredito que com essas pequenas modificações você consiga chegar perto de 10:1 de taxa com um custo relativamente baixo.

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