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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Empty Radiador - sistema selado / sistema aberto

    Mensagem por fmarinheiro Qui 26 Jul - 22:47:24

    Pessoal, comprei um radiador moderno para montar no meu 76, porém não quero colocar o reservatório de expansão, já que não orna com o modelo do meu carro já que nenhum até 79 vinha com esse reservatório. Pergunto, posso isolar a saída do respiro do bocal do radiador ( aquele que sairia para o reservatório de expansão) e após isso trocar a tampa selada por uma tampa convencional ou então uma Stant ?
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    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Empty Re: Radiador - sistema selado / sistema aberto

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Jul - 0:40:05

    fmarinheiro escreveu:Pessoal, comprei um radiador moderno para montar no meu 76, porém não quero colocar o reservatório de expansão, já que não orna com o modelo do meu carro já que nenhum até 79 vinha com esse reservatório. Pergunto, posso isolar a saída do respiro do bocal do radiador ( aquele que sairia para o reservatório de expansão) e após isso trocar a tampa selada por uma tampa convencional ou então uma Stant ?

    Olha, acho que sua informação está incorreta. Os opalas 6 cilindros já vinham com um vaso de expansão desde 1975. Os 4 cilindros é que só passaram a tê-lo a partir de 1985, segundo o catálogo eletrônico de peças.
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    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Empty Re: Radiador - sistema selado / sistema aberto

    Mensagem por fmarinheiro Sex 27 Jul - 11:12:42

    opala4cc escreveu:
    fmarinheiro escreveu:Pessoal, comprei um radiador moderno para montar no meu 76, porém não quero colocar o reservatório de expansão, já que não orna com o modelo do meu carro já que nenhum até 79 vinha com esse reservatório. Pergunto, posso isolar a saída do respiro do bocal do radiador ( aquele que sairia para o reservatório de expansão) e após isso trocar a tampa selada por uma tampa convencional ou então uma Stant ?

    Olha, acho que sua informação está incorreta. Os opalas 6 cilindros já vinham com um vaso de expansão desde 1975. Os 4 cilindros é que só passaram a tê-lo a partir de 1985, segundo o catálogo eletrônico de peças.

    Então, surgiu realmente esta duvida, pois pelo que entendo o radiador do tipo "selado" só passou a equipar os modelos que utilizavam os radiadores "modernos". Teria alguma foto de um 75 ou 76 com o reservatório de expansão original instalado ?
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    Mensagem por opala4cc Sex 27 Jul - 11:55:40

    fmarinheiro escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Olha, acho que sua informação está incorreta. Os opalas 6 cilindros já vinham com um vaso de expansão desde 1975. Os 4 cilindros é que só passaram a tê-lo a partir de 1985, segundo o catálogo eletrônico de peças.

    Então, surgiu realmente esta duvida, pois pelo que entendo o radiador do tipo "selado" só passou a equipar os modelos que utilizavam os radiadores "modernos". Teria alguma foto de um 75 ou 76 com o reservatório de expansão original instalado ?

    Encontrei aqui:

    https://sc.olx.com.br/norte-de-santa-catarina/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/opala-6cc-1976-para-terminar-499044047

    Mas acho que não é confiável, já que é carro reformado.

    Aqui, uma caravan 1978, COM vaso de expansão:
    http://www.pastorecc.com.br/veiculo/caravan-ss-12

    SS 1975, com vaso de expansão:
    http://www.pastorecc.com.br/veiculo/opala-ss-2

    Outro SS1975, com vaso de expansão:
    http://www.pastorecc.com.br/veiculo/opala-ss-51

    SS 1976, com vaso de expansão (mas esse foi colocado do mais moderno, eu acho. A cinta pega o vaso por cima)
    http://www.pastorecc.com.br/veiculo/opala-ss-1

    SS 1976, com vaso de expansão:
    http://www.pastorecc.com.br/veiculo/opala-ss-85

    E aqui o catálogo de peças impresso, de 1978, incontestável:
    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Arrefe11
    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Arrefe10

    Mas é importante mencionar que o radiador varia o número de tubos se o carro tem ar condicionado, câmbio automático, etc...

    Marcio Ferraz de araujo gosta desta mensagem

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    Mensagem por fmarinheiro Sex 27 Jul - 14:07:10

    Excelente, muito obrigado.... entao nao terei como... vou montar com o reservatório de expansão... apesar que nao curto muito ele no cofre... gosto de cofre mais clean....
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    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Empty Re: Radiador - sistema selado / sistema aberto

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Jul - 14:26:22

    fmarinheiro escreveu:Excelente, muito obrigado.... entao nao terei como... vou montar com o reservatório de expansão... apesar que nao curto muito ele no cofre... gosto de cofre mais clean....

    Montar sem o vaso de expansão seria um downgrade no sistema de arrefecimento.
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    Mensagem por alca182 Sáb 28 Jul - 19:40:58

    Uma dúvida sobre as conexões das mangueiras entre o reservatório de expansão e o radiador.

    A tampa do reservatório possui dois dutos, sendo uma mangueira para o "ladrão" do radiador, e o outro duto vai para onde? scratch (o meu é um 4cc, sem ar quente)
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    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Jul - 20:05:09

    alca182 escreveu:Uma dúvida sobre as conexões das mangueiras entre o reservatório de expansão e o radiador.

    A tampa do reservatório possui dois dutos, sendo uma mangueira para o "ladrão" do radiador, e o outro duto vai para onde?  scratch (o meu é um 4cc, sem ar quente)

    Veja a figura da postagem 4. Vai em uma derivação no bocal da tampa do radiador.
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    Mensagem por alca182 Sáb 28 Jul - 21:21:15

    opala4cc escreveu:
    alca182 escreveu:Uma dúvida sobre as conexões das mangueiras entre o reservatório de expansão e o radiador.

    A tampa do reservatório possui dois dutos, sendo uma mangueira para o "ladrão" do radiador, e o outro duto vai para onde?  scratch (o meu é um 4cc, sem ar quente)

    Veja a figura da postagem 4. Vai em uma derivação no bocal da tampa do radiador.
    Sim essa blz, mas o outro duto serve apenas como alívio da pressão?
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    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Jul - 21:29:16

    alca182 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Veja a figura da postagem 4. Vai em uma derivação no bocal da tampa do radiador.
    Sim essa blz, mas o outro duto serve apenas como alívio da pressão?

    Não. Uma mangueira liga o radiador ao vaso de expansão, que funciona como um recuperador do líquido de arrefecimento. A outra mangueira, que sai da tampa do vaso de expansão é o respiro do vaso de expansão, sendo dispensável. Precisa apenas manter a abertura para a pressão atmosférica desobstruída, evitando pressão positiva ou negativa no vaso de expansão.
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    Mensagem por alca182 Sáb 28 Jul - 21:58:39

    opala4cc escreveu:
    alca182 escreveu:
    Sim essa blz, mas o outro duto serve apenas como alívio da pressão?

    Não. Uma mangueira liga o radiador ao vaso de expansão, que funciona como um recuperador do líquido de arrefecimento. A outra mangueira, que sai da tampa do vaso de expansão é o respiro do vaso de expansão, sendo dispensável. Precisa apenas manter a abertura para a pressão atmosférica desobstruída, evitando pressão positiva ou negativa no vaso de expansão.

    Blz, obrigado!
    Quando eu comprar esses itens, posto aqui nesse tópico OKK
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 29 Jul - 9:37:20

    O que fica bom mesmo é o sistema totalmente selado, com vaso de expansão do Uno.
    Usa tampa lisa no radiador.
    Não fica com um bom aspecto, mas funciona muito bem.
    []’s


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    Mensagem por alca182 Dom 29 Jul - 12:40:22

    Pedrão B. escreveu:O que fica bom mesmo é o sistema totalmente selado, com vaso de expansão do Uno.
    Usa tampa lisa no radiador.
    Não fica com um bom aspecto, mas funciona muito bem.
    []’s
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 29 Jul - 13:12:26

    alca182 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:O que fica bom mesmo é o sistema totalmente selado, com vaso de expansão do Uno.
    Usa tampa lisa no radiador.
    Não fica com um bom aspecto, mas funciona muito bem.
    []’s
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Jul - 16:15:03

    alca182 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:O que fica bom mesmo é o sistema totalmente selado, com vaso de expansão do Uno.
    Usa tampa lisa no radiador.
    Não fica com um bom aspecto, mas funciona muito bem.
    []’s
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?

    Existem vantagens e desvantagens nos sistemas selados com vaso de expansão pressurizado versus o sistema selado com vaso de expansão não pressurizado. Eu prefiro o original do opala.
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    Mensagem por alca182 Dom 29 Jul - 18:18:24

    Pedrão B. escreveu:
    alca182 escreveu:
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

    []’s

    Obrigado! Está bem explicativo esse tópico OKK

    opala4cc escreveu:
    alca182 escreveu:
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?

    Existem vantagens e desvantagens nos sistemas selados com vaso de expansão pressurizado versus o sistema selado com vaso de expansão não pressurizado. Eu prefiro o original do opala.
    Quais vantagens te fazem preferir o sistema original do Opala?
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 29 Jul - 18:49:40

    opala4cc escreveu:
    alca182 escreveu:
    Sim essa blz, mas o outro duto serve apenas como alívio da pressão?

    Não. Uma mangueira liga o radiador ao vaso de expansão, que funciona como um recuperador do líquido de arrefecimento. A outra mangueira, que sai da tampa do vaso de expansão é o respiro do vaso de expansão, sendo dispensável. Precisa apenas manter a abertura para a pressão atmosférica desobstruída, evitando pressão positiva ou negativa no vaso de expansão.

    essa mangueira citada como respiro tbem serve como ladrao, ou seja: se vc colocar agua de mais no vaso de expansao quando o sistema aquecer vai jogar o excesso de agua fora por essa mangueira tbem.
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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Jul - 22:23:17

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não. Uma mangueira liga o radiador ao vaso de expansão, que funciona como um recuperador do líquido de arrefecimento. A outra mangueira, que sai da tampa do vaso de expansão é o respiro do vaso de expansão, sendo dispensável. Precisa apenas manter a abertura para a pressão atmosférica desobstruída, evitando pressão positiva ou negativa no vaso de expansão.

    essa mangueira citada como respiro tbem serve como ladrao, ou seja: se vc colocar agua de mais no vaso de expansao quando o sistema aquecer vai jogar o excesso de agua fora por essa mangueira tbem.

    Sim. Sempre lembrando que no vaso de expansão existe uma marca "mín" e "Máx". Colocar líquido de arrefecimento demais, só por desatenção.
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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Jul - 23:00:40

    alca182 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html

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    Obrigado! Está bem explicativo esse tópico  OKK

    opala4cc escreveu:

    Existem vantagens e desvantagens nos sistemas selados com vaso de expansão pressurizado versus o sistema selado com vaso de expansão não pressurizado. Eu prefiro o original do opala.
    Quais vantagens te fazem preferir o sistema original do Opala?

    Vou começar por esclarecer que sistema não-selado é aquele em que não há vaso de expansão. A inspeção do nível do líquido de arrefecimento bem como o completamento são feitos removendo-se a tampa do radiador. Os dois sistemas citados anteriormente (com vaso de expansão) são selados. Assim são chamados porque você não inspeciona o nível do líquido diretamente no radiador, mas sim, no vaso de expansão.
    O vaso de expansão pressurizado, por ser um vaso de pressão, ele expande e relaxa quando o sistema de arrefecimento aquece e resfria respectivamente. Como é de plástico e de um plástico cuja deterioração se caracteriza pelo amarelamento ( que pode ser visto a olho nú), apresenta mais cedo ou mais terde uma falha que não existe no vaso não-pressurizado: a rachadura pelo envelhecimento do plástico. Logo, de tempos em tempos, quando ele fica muito amarelado, você tem de trocar preventivamente o vaso de expansão.
    A tampa deste sistema, quando atinge o final da vida útil, começa progressivamente a deitar líquido para fora do sistema, até que ocorra a "fervura" do motor. Você pode se salvar do problema se detectar resíduo do corante do líquido de arrefecimento pelo lado de fora do vaso de expansão durante uma inspeção semanal no cofre do motor. Mas a progressividade do vazamento costuma ser rápida. Eu tenho uma tampa dessas de reserva no porta-malas em todos os carros aqui em casa que usam este tipo de vaso de expansão. E isso já me salvou mais de uma vez.
    No sistema selado sem vaso de expansão pressurizado, você só abre a tampa do radiador na ocasião da limpeza do radiador e troca do líquido de arrefecimento (ou alguma manutenção no sistema). Portanto, a vedação externa da tampa fica mais preservada (no bocal externo). O desgaste progressivo da tampa pode ser detectado quando o motor atinge a temperatura de trabalho e o nível do líquido de arrefecimento no vaso de expansão começa a atingir nível cada vez mais alto, porque a mola da tampa fica cada vez mais "cansada" até que, por fim, deita água para fora do vaso. Só que antes de chegar nesse ponto você já percebeu lá no mostrador de temperatura do painel que a posição máxima do ponteiro que você está acostumado a ver indica cada vez mais temperatura. Por isso, chance de você não perder líquido de arrefecimento é maior, já que a temperatura máxima indicada a cada vez que você sai com o carro vai aumentando mais lentamente do que no sistema com vaso de expansão pressurizado.
    Os vasos de expansão dos opalas que se vê por aí que estão rachados (a rachadura ocorre no fundo), é culpa do aperto da cinta metálica de fixação deles: tem gente que não tem noção e aperta até relinchar.
    É claro que a tampa do sistema com vaso não-pressurizado tem o problema da oxidação, pois é metálica. Mas esse problema é concernente à baixa qualidade da galvanização do aço que os fabricantes fuleiros do mercado paralelo estão fazendo hoje em dia. Antigamente, havia tampas de radiador de opala com corpo de latão e mola de aço inox! (Hoje em dia, você pode contornar este problema comprando uma tampa de radiador de marca melhor, como STANT).
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 30 Jul - 20:12:34

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:

    essa mangueira citada como respiro tbem serve como ladrao, ou seja: se vc colocar agua de mais no vaso de expansao quando o sistema aquecer vai jogar o excesso de agua fora por essa mangueira tbem.

    Sim. Sempre lembrando que no vaso de expansão existe uma marca "mín" e "Máx". Colocar líquido de arrefecimento demais, só por desatenção.

    sim.....exato existe a marca min e max....mas o q mais se ve por ai é desatencao....e o q cada vez menos se ve é o nivel do liquido dentro do vaso quando ele ja esta muito amarelado e sujo....ou velho....

    é interessante ressaltar q nao ha problema em colocar agua de mais no reservatorio.....o excesso vai sair naturalmente com o funcionamento.....eu prefiro deixar mais do q menos...sempre quando vou colocar agua la eu quase encho ele....depois a agua sai e ele fica pela metade....um pouco acima do "max" dai eu fico tranquilo....
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    Mensagem por fmarinheiro Ter 31 Jul - 9:28:33

    Pessoal, bom dia!! Estou na busca de um suporte para o reservatório de expansão, mas está difícil. Só encontro do modelo acima de 80... onde o reservatório fica do lado do motorista e não do lado do passageiro. São diferentes os suportes. Vamos continuar a luta....
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    Mensagem por opala4cc Ter 31 Jul - 10:01:58

    fmarinheiro escreveu:Pessoal,  bom dia!!  Estou na busca de um suporte para o reservatório de expansão, mas está difícil. Só encontro do modelo acima de 80...  onde o reservatório fica do lado do motorista e não do lado do passageiro. São diferentes os suportes. Vamos continuar a luta....  
    Manda fazer.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 1 Ago - 19:53:40

    fmarinheiro escreveu:Pessoal,  bom dia!!  Estou na busca de um suporte para o reservatório de expansão, mas está difícil. Só encontro do modelo acima de 80...  onde o reservatório fica do lado do motorista e não do lado do passageiro. São diferentes os suportes. Vamos continuar a luta....  


    nao da pra usar do moderno?

    só pq ele fica do outro lado nao da pra adaptar?
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    Mensagem por fmarinheiro Sex 10 Ago - 13:27:19

    Pessoal, td bem ?

    Consegui comprar o suporte e o vaso de expansão do modelo do meu carro (lado do passageiro, 76) Porem o mesmo é soldado e não tenho o gabarito ou foto de qual seria o posicionamento correto.

    Alguem teria uma foto ou esse gabarito ou medidas para me passar ?

    Lembrando que o meu seria do 75 - 80.
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    Mensagem por alca182 Sex 10 Ago - 17:59:25

    Também estou em busca de uma foto detalhada.. as únicas que achei são essas:

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Motor10

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Motor210

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Motor410
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    Mensagem por fmarinheiro Sex 10 Ago - 18:29:54

    Obrigado meu amigo !! Já ajudou bastante ! Do amarelo não é original pois o suporte e o galão são do modelo novo que vai do outro lado. Do vermelho, o suporte foi colocado devido à solda, mas acredito que seja no local original !!! Obrigado pelo envio e se alguém tiver mais algum detalhe eu agradeço !!
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    Mensagem por alca182 Sex 10 Ago - 20:13:13

    Da uma olhada no tópico do antiqueira79 (https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t9966p400-caravan-78-79-restauracao-completa-novas-fotos-e-video-07-06-2018#738841)
    Acredito que a fixação seja da mesma forma..

    Tenta entrar em contato com ele pra ver se tem fotos mais detalhadas..

    E se conseguir mais infos, posta aqui no tópico!
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    Mensagem por Fmm4100 Dom 12 Ago - 15:46:40

    Eu mantive o sistema original e instalei um reservatório de expansão alternativo.
    O próximo upgrade será tocar a ventoinha mecânica por uma elétrica.

    O meu problema era a tampa, que estava velha e com a mola oxidada.  Comprei a tampa de 15 libras VW (Gol, voyage, parati) e resolveu o problema do carro colocar água para fora.

    O radiador, quando necessário, expulsa e retorna a água.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 12 Ago - 18:54:03

    Fmm4100 escreveu:Eu mantive o sistema original e instalei um reservatório de expansão alternativo.
    O próximo upgrade será tocar a ventoinha mecânica por uma elétrica.

    O meu problema era a tampa, que estava velha e com a mola oxidada.  Comprei a tampa de 15 libras VW (Gol, voyage, parati) e resolveu o problema do carro colocar água para fora.

    O radiador, quando necessário, expulsa e retorna a água.

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    kkkkkkkkk..uma garrafa de Jack Daniels


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Ago - 20:20:57

    Fmm4100 escreveu:Eu mantive o sistema original e instalei um reservatório de expansão alternativo.
    O próximo upgrade será tocar a ventoinha mecânica por uma elétrica.

    O meu problema era a tampa, que estava velha e com a mola oxidada.  Comprei a tampa de 15 libras VW (Gol, voyage, parati) e resolveu o problema do carro colocar água para fora.

    O radiador, quando necessário, expulsa e retorna a água.

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    com ctz vao aparecer os mimimi e explicacoes sobre o "problema" de nao usar o vaso de expansao original...bla bla bla bla

    kkkkkkkkkkkkk


    porem eu achei a ideia hilaaaaria!!!!!!!!


    ganhou meu positivo!!!!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por alca182 Dom 12 Ago - 22:04:12

    Hahahah da hora a ideia!
    Bem criativo.
    alca182
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    Mensagem por alca182 Dom 12 Ago - 22:12:08

    Tirei alguma fotos, apesar de não ajudar o autor do tópico, fica com uma fonte de informação para outros membros que tenham alguma dúvida de como é feita a fixação nos modelos mais novos:


    Radiador - sistema selado / sistema aberto  P_201811

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  P_201814

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  P_201813

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  P_201812
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    Mensagem por alca182 Sex 12 Out - 22:39:16

    O meu agora está com o suporte instalado:

    Radiador - sistema selado / sistema aberto  Img-2017


    Assim que estiver com o carro em casa tiro outras fotos.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 13 Out - 8:40:49

    opala4cc escreveu:
    alca182 escreveu:

    Obrigado! Está bem explicativo esse tópico  OKK


    Quais vantagens te fazem preferir o sistema original do Opala?

    Vou começar por esclarecer que sistema não-selado é aquele em que não há vaso de expansão. A inspeção do nível do líquido de arrefecimento bem como o completamento são feitos removendo-se a tampa do radiador. Os dois sistemas citados anteriormente (com vaso de expansão) são selados. Assim são chamados porque você não inspeciona o nível do líquido diretamente no radiador, mas sim, no vaso de expansão.
    O vaso de expansão pressurizado, por ser um vaso de pressão, ele expande e relaxa quando o sistema de arrefecimento aquece e resfria respectivamente. Como é de plástico e de um plástico cuja deterioração se caracteriza pelo amarelamento ( que pode ser visto a olho nú), apresenta mais cedo ou mais terde uma falha que não existe no vaso não-pressurizado: a rachadura pelo envelhecimento do plástico. Logo, de tempos em tempos, quando ele fica muito amarelado, você tem de trocar preventivamente o vaso de expansão.
    A tampa deste sistema, quando atinge o final da vida útil, começa progressivamente a deitar líquido para fora do sistema, até que ocorra a "fervura" do motor. Você pode se salvar do problema se detectar resíduo do corante do líquido de arrefecimento pelo lado de fora do vaso de expansão durante uma inspeção semanal no cofre do motor. Mas a progressividade do vazamento costuma ser rápida. Eu tenho uma tampa dessas de reserva no porta-malas em todos os carros aqui em casa que usam este tipo de vaso de expansão. E isso já me salvou mais de uma vez.
    No sistema selado sem vaso de expansão pressurizado, você só abre a tampa do radiador na ocasião da limpeza do radiador e troca do líquido de arrefecimento (ou alguma manutenção no sistema). Portanto, a vedação externa da tampa fica mais preservada (no bocal externo). O desgaste progressivo da tampa pode ser detectado quando o motor atinge a temperatura de trabalho e o nível do líquido de arrefecimento no vaso de expansão começa a atingir nível cada vez mais alto, porque a mola da tampa fica cada vez mais "cansada" até que, por fim, deita água para fora do vaso. Só que antes de chegar nesse ponto você já percebeu lá no mostrador de temperatura do painel que a posição máxima do ponteiro que você está acostumado a ver indica cada vez mais temperatura. Por isso, chance de você não perder líquido de arrefecimento é maior, já que a temperatura máxima indicada a cada vez que você sai com o carro vai aumentando mais lentamente do que no sistema com vaso de expansão pressurizado.
    Os vasos de expansão dos opalas que se vê por aí que estão rachados (a rachadura ocorre no fundo), é culpa do aperto da cinta metálica de fixação deles: tem gente que não tem noção e aperta até relinchar.
    É claro que a tampa do sistema com vaso não-pressurizado tem o problema da oxidação, pois é metálica. Mas esse problema é concernente à baixa qualidade da galvanização do aço que os fabricantes fuleiros do mercado paralelo estão fazendo hoje em dia. Antigamente, havia tampas de radiador de opala com corpo de latão e mola de aço inox! (Hoje em dia, você pode contornar este problema comprando uma tampa de radiador de marca melhor, como STANT).

    Antigamente o meu não tinha o tanque d expansão,conforme a tampa abria jogava o líquido fora,cheguei até comprar um do uno antigo pra colocar pois alguns falavam que o original não prestava e tals,mas não gostei do visual,acabei conseguindo comprar um tanque com tampa e suporte,depois que instalei não tive mais problema em ficar reabastecendo o radiador,nem no tanque tambem(menos quando me radiador furou),ao meu ver é um sistema que funciona muito bem,só precisa se atentar a tampa do radiador mesmo,essa troco em média 6 em 6 meses pra prevenir.


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    Mensagem por Diosefer Sáb 13 Out - 15:47:59

    alca182 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:O que fica bom mesmo é o sistema totalmente selado, com vaso de expansão do Uno.
    Usa tampa lisa no radiador.
    Não fica com um bom aspecto, mas funciona muito bem.
    []’s
    Seria necessário o que para fazer ele dessa maneira?

    Mas no site 4x4 o sistema é diferente do original correto?

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