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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por tagliaferro Ter 23 Out - 15:53:57

    Boa tarde pessoal,

    Mesmo com a suspensão em dia, sem nada gasto ou quebrado, os benditos pivôs
    mal duram um ano, em maio de 2017 coloquei nakata e já estão folgados novamente, todo
    ano troco...

    Quanto tempo em média dura o de vocês?

    O carro é um Diplomata 90 6cc à álcool, não é rebaixado e a suspensão é original e está
    em dia, apenas as rodas que são de Omega, que vou trocar por rodas serrinha até
    o fim do ano. Os pneus que uso são 205/60 R15 nas 04 rodas.

    Será esses pneus muito largos ou a estrada de terra que pego sempre que acabam
    com a suspensão?

    Abs,
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    Mensagem por vicomodoro Ter 23 Out - 16:01:29

    Não pode. E nem lembro a última vez que troquei pivo.
    Mas desde que um quebrou andando uma vez sempre reviso eles
    Folgas ou aquele protetor de borracha este tem que estar sempre inteiro. Pouco andado em estrada não pavimentada. Pouco rebaixado meia volta cortada na frente. Pneus 195/70-14

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    Mensagem por FabioM Ter 23 Out - 16:04:52

    Cara, estranho estar folgando assim direto. Eu troquei os meus a anos, cerca de 5 6 anos, e estão bons até hoje.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 16:44:46

    os meus vao fazer 5 anos

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 23 Out - 17:08:34

    Dizem que nakata virou chinesa, não presta mais.


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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 17:18:02

    os meus sao trw ou nakata.....
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    Mensagem por Mau_Glad Ter 23 Out - 17:20:28

    Rubão6cc escreveu:Dizem que nakata virou chinesa, não presta mais.
    Sim, Em algumas embalagens da Nakata, vem descrito que é de origem da China.
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    Mensagem por Paulo Corso Qua 24 Out - 14:41:13

    Os meus foram trocados em 2009 e somente agora (ago/2018).

    Esses pneus não são largos demais, fique tranquilo, eu mesmo estou usando 235. Penso que o problema além da qualidade do pivo, vai no tipo de solo que trafega. Vc relatou que anda em estrada de chão, é frequente?


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    Mensagem por felipeleox Qua 24 Out - 15:55:03

    Os meus foram trocados em meses diferentes.

    O lado com NAKATA já tem uns 15 meses, e o outro lado está com a marca DRIVE WAY a uns 12 meses.

    Estão todos em ordem...
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    Mensagem por tagliaferro Seg 5 Nov - 9:17:48

    Paulo Corso escreveu:Os meus foram trocados em 2009 e somente agora (ago/2018).

    Esses pneus não são largos demais, fique tranquilo, eu mesmo estou usando 235. Penso que o problema além da qualidade do pivo, vai no tipo de solo que trafega. Vc relatou que anda em estrada de chão, é frequente?

    Sim Paulo, frequente, apesar de andar abaixo dos 30km/h, estou quase sempre na terra...

    Até o fim do ano vou partir para as rodas serrinha e vou por pivôs de outra marca para testar,
    também acho bem estranho não durarem nada...

    Obrigado pelas opiniões, assim que efetuar as trocas mando os detalhes e resultados.
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    Mensagem por adpachec Seg 5 Nov - 10:20:10

    O pivô é um ponto de articulação.
    Entre a esfera do pino e a carcaça do pivô existe um revestimento de náilon.
    A função é evitar barulho, mas quando ele gasta se aumenta a folga e a esfera do pino pode escapar.
    O problema pode as vezes estar na bandeja superior.

    Bandeja superior com parafusos muito apertados ou completamente travada que sobrecarrega a carga na bandeja e pivô inferior.

    O pivô tem que ser pressionado contra sua base inferior de metal mas com limitação nos movimentos a mola é pressionada para baixo e leva o pino do pivô para cima contra a parte de nylon mais fraca.

    E não é somente ao passar em buracos, imagine uma curva onde o carro "tomba" para o lado da curva mas a bandeja limita ou dificulta o movimento a mola vai pressionar alguma coisa porque ela quer fazer o trabalho dela.

    Por causa do peso o pivô superior sempre é pressionado contra a sua base de metal, mas o inferior sofre pressão contra a parte de nylon.

    Meus pivôs são de 2010, não tem desgaste (mas mesmo assim vou trocar), por incrível que pareça o que estragou foi a cupilha da porca castelo do pivô do passageiro.

    Eu não aperto por completo os parafusos da bandeja superior, passo graxa antes de trocar as buchas e aplico desengripante.
    Mas quando troquei as buchas e molas eu movimento a bandeja para ver se está livre.
    Aplico super Bonder na rosca do parafuso da bucha da bandeja e troquei os originais por parafusos mais longos.

    Se a pessoa ou mecânico apertar demais os parafusos da bandeja superior vai dificultar o trabalho da suspensão e quem sofre é o pivô inferior.

    É o princípio da ação e reação, mas a roda não desce mais devido ao chão, então a mola empurra para cima e junto "puxa" o pivô que fica limitado no movimento.
    Como se a mola empurrasse o chão e o chão empurrasse a suspensão.
    É aí que entra a bandeja superior com seu movimento que serve como amortecedor.


    Última edição por adpachec em Ter 6 Nov - 9:06:21, editado 1 vez(es)

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    Mensagem por GustavoZorzi Seg 5 Nov - 13:21:16

    Tinha deixado a suspensão zero, quando foi alinhar a porca castelo "virou" um porca normal. Resultado? Quebra do pivô do motorista numa curva, a porca comeu toda a rosca do pivô.... Não lembro a marca do pivô mas era dos bons
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    Mensagem por adrianopageu Qua 30 Out - 17:29:18

    Galera sou de são paulo, alguém sabe me indicar um bom profissional para fazer a suspensão do meu
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 30 Out - 17:41:27

    adrianopageu escreveu:Galera sou de são paulo, alguém sabe me indicar um bom profissional para fazer a suspensão do meu
    79

    Boa tarde amigo..vou lhe passar o endereço de um excelente mecânico...ele tem um opala ano do seu também, manja muito de opalas:

    Rua Hortelã do campo,140 Bairro Altos de Vila Prudente -ZL - sao paulo -SP

    Ele se chama Diego...pode falar que foi o Rubao que indicou


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    Mensagem por adrianopageu Dom 3 Nov - 23:14:38

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