por adpachec Seg 5 Nov - 10:20:10
O pivô é um ponto de articulação.
Entre a esfera do pino e a carcaça do pivô existe um revestimento de náilon.
A função é evitar barulho, mas quando ele gasta se aumenta a folga e a esfera do pino pode escapar.
O problema pode as vezes estar na bandeja superior.
Bandeja superior com parafusos muito apertados ou completamente travada que sobrecarrega a carga na bandeja e pivô inferior.
O pivô tem que ser pressionado contra sua base inferior de metal mas com limitação nos movimentos a mola é pressionada para baixo e leva o pino do pivô para cima contra a parte de nylon mais fraca.
E não é somente ao passar em buracos, imagine uma curva onde o carro "tomba" para o lado da curva mas a bandeja limita ou dificulta o movimento a mola vai pressionar alguma coisa porque ela quer fazer o trabalho dela.
Por causa do peso o pivô superior sempre é pressionado contra a sua base de metal, mas o inferior sofre pressão contra a parte de nylon.
Meus pivôs são de 2010, não tem desgaste (mas mesmo assim vou trocar), por incrível que pareça o que estragou foi a cupilha da porca castelo do pivô do passageiro.
Eu não aperto por completo os parafusos da bandeja superior, passo graxa antes de trocar as buchas e aplico desengripante.
Mas quando troquei as buchas e molas eu movimento a bandeja para ver se está livre.
Aplico super Bonder na rosca do parafuso da bucha da bandeja e troquei os originais por parafusos mais longos.
Se a pessoa ou mecânico apertar demais os parafusos da bandeja superior vai dificultar o trabalho da suspensão e quem sofre é o pivô inferior.
É o princípio da ação e reação, mas a roda não desce mais devido ao chão, então a mola empurra para cima e junto "puxa" o pivô que fica limitado no movimento.
Como se a mola empurrasse o chão e o chão empurrasse a suspensão.
É aí que entra a bandeja superior com seu movimento que serve como amortecedor.
Última edição por adpachec em Ter 6 Nov - 9:06:21, editado 1 vez(es)
Ontem à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Ontem à(s) 8:05:34 por FabioM
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Sáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Sex 26 Abr - 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Sex 26 Abr - 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Sex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Sex 26 Abr - 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc