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    Mensagem por Denis_Henrique Seg 29 Abr - 13:32:56

    Fala pessoal, beleza?

    Estou com problemas no meu Opala Comodoro 89/90.. primeiramente a elétrica dele está de um jeito que da medo só de olhar...rsrs

    Quando peguei o carro, as coisas funcionavam, meio mal, mas iam.. porém após os 4 vidros elétricos pararem de uma vez, comecei a ver a elétrica dele e fui me desesperando cada vez mais...

    Impressionante como tantos anos e péssimos profissionais conseguem ir fazendo lambança né?

    Para ter uma ideia do que identifiquei até agora:
    - Abertura do Porta-malas com Fio cortado no porta-malas e na cx de fusíveis.
    - Luzes de Cortesia - Não funcionam,
    - Limpador de para-brisa, Não funciona o 1 estágio (temporizador), só estágio 2 e 3.
    - Buzina, Não funciona.
    - Farol Alto acende Alto e farol de Milha
    - Lampada do Porta-Malas com fio cortado,
    - Lampada do cofre com fio cortado
    - 2 módulos de travas de portas
    - 1 botão daqueles de travamento do carro
    - Vidros Elétricos - Não Funcionam (Mas estavam ok),
    e por fim, um monte de cabo residencial, de tomada (que ainda não identifiquei para onde vão, pois as pontas estão cortadas.   confused

    Mas sem delongas, vamos ao problema principal (se é que os demais não são também kkk ), fazendo o teste de colocar uma lampada entre o positivo e a bateria, a mesma estava acendendo bem forte.. fui tirando os fusíveis e vi que na segunda caixa, o segundo fusível parava o "curto", fiquei feliz..
    Porém fiz o teste de girar a chave, até o pós e ai a luz acendeu mais forte que a iluminação de estádio de futebol...

    Removi todos os fusíveis e fiz o teste do pós chave de novo e mesmo assim a lampada acendia, bem mais fraco, mas acendia...
    Olhando o cofre, a luz só apaga quando eu desligo o fio preto da bobina... e quando encosto a lampada, faz um bagulho como se fosse um Relê...

    já olhei em tudo no cofre do motor e não tem Relê ali...  Opala 89/90 com algum curto 787251


    Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
    Sou meio leigo no assunto de elétrica, mas estou encarando este desafio e fazendo por conta... assim quero arrumar o opalão conforme original e com melhorias..
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    Mensagem por adpachec Seg 29 Abr - 13:55:20

    Olá.

    O problema de fios automotivos é que ressecam e partem-se a isolação.
    A fita isolante que se solta.
    E para achar estas partes é necessário paciência.
    Já fiquei com o carro 1 mês parado para refazer a elétrica.
    O problema é que de um fio principal pode se derivar diversos outros fios.
    E isto causa dificuldade na leitura.
    O ideal é um multímetro, e paciência.

    Eu costumo usar usar super Bonder ou cola de sapateiro na ponta final da fita isolante.
    E quando o fio é fino eu corto a fita isolante ao meio no seu comprimento.

    Eu prefiro usar fios de eletrônica ou residencial, as normas sobre resistência, incêndio ou geração de fumaça são melhores.
    É porque se um carro pegar fogo você pode sair, uma casa é diferente.

    Mas eu compro em casas especializadas, existem fios de baixa qualidade por aí, muito rígidos.

    Este tipo de cabo é muito rígido pela espessura de cada filamento.

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    Os com filamentos mais finos são melhores.

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    Mensagem por rlaranjo Seg 29 Abr - 14:53:48

    Meu carro quando buzina as portas destravam. Mas já aceitei isso como parte da personalidade dele...
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 29 Abr - 15:12:42

    Rapaz...o meu quando peguei também estava um caos ...quase nada da parte elétrica funcionava...mas em contrapartida os problemas não eram graves...não fuçaram muito na fiação original ..
    Esses problemas todos seus é até perigoso pegar curto em algum lugar dependendo da lambança..


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    Mensagem por adpachec Seg 29 Abr - 15:16:49

    rlaranjo escreveu:Meu carro quando buzina as portas destravam. Mas já aceitei isso como parte da personalidade dele...

    Ué... está bom....uma vez eu morei em uma casa que quando acendia a luz do quarto desligava a TV da sala.


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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Abr - 18:44:18

    rlaranjo escreveu:Meu carro quando buzina as portas destravam. Mas já aceitei isso como parte da personalidade dele...

    adpachec escreveu:
    rlaranjo escreveu:Meu carro quando buzina as portas destravam. Mas já aceitei isso como parte da personalidade dele...

    Ué... está bom....uma vez eu morei em uma casa que quando acendia a luz do quarto desligava a TV da sala.


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    ai carai.
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    Mensagem por Denis_Henrique Seg 29 Abr - 22:25:11

    adpachec escreveu:Olá.

    O problema de fios automotivos é que ressecam e partem-se a isolação.
    A fita isolante que se solta.
    E para achar estas partes é necessário paciência.
    Já fiquei com o carro 1 mês parado para refazer a elétrica.
    O problema é que de um fio principal pode se derivar diversos outros fios.
    E isto causa dificuldade na leitura.
    O ideal é um multímetro, e paciência.

    Eu costumo usar usar super Bonder ou cola de sapateiro na ponta final da fita isolante.
    E quando o fio é fino eu corto a fita isolante ao meio no seu comprimento.

    Eu prefiro usar fios de eletrônica ou residencial, as normas sobre resistência, incêndio ou geração de fumaça são melhores.
    É porque se um carro pegar fogo você pode sair, uma casa é diferente.

    Mas eu compro em casas especializadas, existem fios de baixa qualidade por aí, muito rígidos.

    Este tipo de cabo é muito rígido pela espessura de cada filamento.

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    Os com filamentos mais finos são melhores.

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    Valeu pela Dica Adpachec!! O meu já está indo para o segundo mês parado! Fico pensando no BO que vc pegou, pois tu conhece muito de elétrica e Opala...

    A propósito, descobri o que é o “relê “... na verdade o barulho é da bobina dando a faísca, tirei o cabo do distribuidor e vi a faísca quando liguei a lâmpada..

    Agora pergunto: isso é normal? Ele deveria ter esse roubo de energia com o pos chave ligado!

    Sem falar que já localizei mais fios que não levam nada a lugar nenhum e tirei.. só serviam para encher
    O chicote.
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    Mensagem por Denis_Henrique Seg 29 Abr - 22:25:49

    adpachec escreveu:
    rlaranjo escreveu:Meu carro quando buzina as portas destravam. Mas já aceitei isso como parte da personalidade dele...

    Ué... está bom....uma vez eu morei em uma casa que quando acendia a luz do quarto desligava a TV da sala.


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    Kkkkkkkkkkkkkkk meu deus!!! Chama a NASA
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    Mensagem por Denis_Henrique Seg 29 Abr - 22:28:56

    Rubão6cc escreveu:Rapaz...o meu quando peguei também estava um caos ...quase nada da parte elétrica funcionava...mas em contrapartida os problemas não eram graves...não fuçaram muito na fiação original ..
    Esses problemas todos seus é até perigoso pegar curto em algum lugar dependendo da lambança..

    Então Rubao, sinceramente não sei como não pegou fogo até a hora que parei ele..
    Porque tinha/tem muito fio desencapado encostando aonde não deve.. esses que identifico, já estou isolando com fita isolante mesmo ... agora algumas coisas, vou de termo retrátil mesmo.. melhor acabamento..
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    Mensagem por adpachec Seg 29 Abr - 23:50:08

    Denis_Henrique escreveu:
    adpachec escreveu:Olá.

    O problema de fios automotivos é que ressecam e partem-se a isolação.
    A fita isolante que se solta.
    E para achar estas partes é necessário paciência.
    Já fiquei com o carro 1 mês parado para refazer a elétrica.
    O problema é que de um fio principal pode se derivar diversos outros fios.
    E isto causa dificuldade na leitura.
    O ideal é um multímetro, e paciência.

    Eu costumo usar usar super Bonder ou cola de sapateiro na ponta final da fita isolante.
    E quando o fio é fino eu corto a fita isolante ao meio no seu comprimento.

    Eu prefiro usar fios de eletrônica ou residencial, as normas sobre resistência, incêndio ou geração de fumaça são melhores.
    É porque se um carro pegar fogo você pode sair, uma casa é diferente.

    Mas eu compro em casas especializadas, existem fios de baixa qualidade por aí, muito rígidos.

    Este tipo de cabo é muito rígido pela espessura de cada filamento.

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    Os com filamentos mais finos são melhores.

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    Valeu pela Dica Adpachec!! O meu já está indo para o segundo mês parado! Fico pensando no BO que vc pegou, pois tu conhece muito de elétrica e Opala...

    A propósito, descobri o que é o “relê “... na verdade o barulho é da bobina dando a faísca, tirei o cabo do distribuidor e vi a faísca quando liguei a lâmpada..

    Agora pergunto: isso é normal? Ele deveria ter esse roubo de energia com o pos chave ligado!

    Sem falar que já localizei mais fios que não levam nada a lugar nenhum e tirei.. só serviam para encher
    O chicote.

    A bobina para funcionar ela precisa estar ligada a um circuito.
    No caso do circuito é o módulo, a bobina apenas "fica no meio" do circuito e a energia tem que passar por ela (bobina) para chegar ao seu destino.

    No caso da lâmpada de teste o "circuito" é o filamento da lâmpada.
    Ao retirar a lâmpada do circuito a bobina dispara faísca porque seria como um platinado se abrindo ou o módulo cortando a tensão.
    O módulo corta a tensão em dado momento e a energia acumulada no enrolamento primário da bobina "salta" para o enrolamento secundário da bobina (devido a diferença de potencial elétrico entre as bobinas).

    Eu prefiro o multímetro.

    Como calcular a bitola do fio?
    Tensão x corrente.
    A tensão é 12 volts e a corrente vem marcada no produto (ex: lâmpadas).
    Lâmpada farol (55 watts).

    12 x 55 / 100 = 6,6 amperes.
    Por segurança adicione mais 20%.

    6,6 x 20 = 1,3 amperes (7,9 amperes total).

    O FIO MAIS PRÓXIMO É DE 1,0 MM (10 A).

    Capacidade dos fios:

    1,0 mm (10 a).
    1,5 mm (15 a).
    2,0 mm (20 a).
    2,5 mm (25 a).
    4,0 mm (30 a).
    6,0 mm ( 40 a).
    10 mm (50 a).

    Para cada lâmpada o mínimo de 1,0 mm de fio está ótimo.
    Como alimentação principal a bitola do fio deve ser a soma de toda corrente (A) que passar por ele mais os 20%.

    Eu uso:

    35 mm (90 a) da bateria ao arranque e no aterramento do motor a carcaça e do negativo da bateria a carcaça.

    25 mm (70a) do arranque a caixa de fusíveis e do alternador.

    1,0 mm lâmpadas.
    E 2,0 mm o restante.

    Estes valores são recentes, eu mexi na elétrica a uns 03 meses atrás (e continuo mexendo).

    Eu tenho um alicate de crimpagem para colocar os terminais nos fios.


    O restante a gente vai respondendo.
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    Mensagem por LucasPiologo Ter 30 Abr - 8:00:06

    A parada do vidro já aconteceu comigo, eu troquei o rele laranja que comanda os mesmos, bingo problema resolvido !

    A elétrica do meu não está ruim, desde que peguei fiz uma revisão apenas mas sempre funcionou tudo. As vezes dava um mal contato no limpador de para-brisa e ele parava, mas ai eu encostava no fio dele na caixa de fusíveis e voltava, estava frouxo, retirei e apertei resolveu !

    Elétrica quando começa a dar piti é foda tem que arrumar logo pra não ficar na mão por besteira !
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    Mensagem por Denis_Henrique Ter 30 Abr - 12:13:03

    LucasPiologo escreveu:A parada do vidro já aconteceu comigo, eu troquei o rele laranja que comanda os mesmos, bingo problema resolvido !

    A elétrica do meu não está ruim, desde que peguei fiz uma revisão apenas mas sempre funcionou tudo. As vezes dava um mal contato no limpador de para-brisa e ele parava, mas ai eu encostava no fio dele na caixa de fusíveis e voltava, estava frouxo, retirei e apertei resolveu !

    Elétrica quando começa a dar piti é foda tem que arrumar logo pra não ficar na mão por besteira !

    Cara pensei que o meu pode ser isso também..
    Desculpe a ignorância, mas como faço para testar (com multimetro ou algo assim) se o Relê está bom ou não.
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    Mensagem por adpachec Ter 30 Abr - 12:47:11

    Denis_Henrique escreveu:
    LucasPiologo escreveu:A parada do vidro já aconteceu comigo, eu troquei o rele laranja que comanda os mesmos, bingo problema resolvido !

    A elétrica do meu não está ruim, desde que peguei fiz uma revisão apenas mas sempre funcionou tudo. As vezes dava um mal contato no limpador de para-brisa e ele parava, mas ai eu encostava no fio dele na caixa de fusíveis e voltava, estava frouxo, retirei e apertei resolveu !

    Elétrica quando começa a dar piti é foda tem que arrumar logo pra não ficar na mão por besteira !

    Cara pensei que o meu pode ser isso também..
    Desculpe a ignorância, mas como faço para testar (com multimetro ou algo assim) se o Relê está bom ou não.

    Observando o desenho esquemático se puder.

    No relé de 04 pinos é os números 85 e 86.
    Eles são ligados ao positivo de acionamento e ao negativo (tanto faz qual pino seja).
    Os pinos 30 e 87 são ligados ao sistema que irá funcionar (87) e a alimentação deste sistema (30).

    Opala 89/90 com algum curto Images?q=tbn%3AANd9GcRqMWTxSgLVstnivdiiuVVsRpgDHdIbLl8dCbk6tLoKaDagCugd

    O multímetro se testa em continuidade (X-1) ou de resistência (X-10).
    Se não existir valores a bobina interna pode estar rompida ou sua solda.

    Os contatos 30 e 87 é visual, tem que abrir a carcaça plástica do relé.

    Ligando o relé (pinos 85 e 86) na bateria pode se testar com multímetro a continuidade nos pinos 30 e 87.

    Relé ligado existe contato entre os pinos 30 e 87 e desligado cessa o contato.

    No relé de 05 pinos o terminal 87a fecha contato (pino 30) com o relé desligado e cessa seu contato com o relé acionado, com o relé acionado o contato é fechado com o pino 87 e não o 87a.
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    Mensagem por LucasPiologo Ter 30 Abr - 14:20:21

    Ainda bem que o adpachec respondeu, pq eu n sabia como explicar kkkkkkkkkkkk !
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    Mensagem por Denis_Henrique Seg 23 Set - 15:21:02

    adpachec escreveu:
    Denis_Henrique escreveu:

    Cara pensei que o meu pode ser isso também..
    Desculpe a ignorância, mas como faço para testar (com multimetro ou algo assim) se o Relê está bom ou não.

    Observando o desenho esquemático se puder.

    No relé de 04 pinos é os números 85 e 86.
    Eles são ligados ao positivo de acionamento e ao negativo (tanto faz qual pino seja).
    Os pinos 30 e 87 são ligados ao sistema que irá funcionar (87) e a alimentação deste sistema (30).

    Opala 89/90 com algum curto Images?q=tbn%3AANd9GcRqMWTxSgLVstnivdiiuVVsRpgDHdIbLl8dCbk6tLoKaDagCugd

    O multímetro se testa em continuidade (X-1) ou de resistência (X-10).
    Se não existir valores a bobina interna pode estar rompida ou sua solda.

    Os contatos 30 e 87 é visual, tem que abrir a carcaça plástica do relé.

    Ligando o relé (pinos 85 e 86) na bateria pode se testar com multímetro a continuidade nos pinos 30 e 87.

    Relé ligado existe contato entre os pinos 30 e 87 e desligado cessa o contato.

    No relé de 05 pinos o terminal 87a fecha contato (pino 30) com o relé desligado e cessa seu contato com o relé acionado, com o relé acionado o contato é fechado com o pino 87 e não o 87a.

    adpachec,

    Valeu demais pela orientação...
    Fui seguinte teu conselho e vi que era um fio desencapado que algum antigo dono levou em um elétrico porco (ou ele mesmo fez, sei lá).... kkkkkkkk

    Mas com isso também fui testando os Reles e com isso tive que comprar os de Vidros Elétricos, Desembaçador de Vidros e a "Cigarra", porque estavam todos queimados. já kkkkkkk

    Foi só trocar o Relê que algumas das coisas voltaram a vida (as demais não porque o BO era MUITO mais embaixo).

    No final, vendo as milhões de gambiarras que tinham e o tempo que estava perdendo com carro parado, chamei um cara que faz elétrica de antigos em casa....
    Serviço TOP e o melhor, Opalão voltou a ter vida elétrica..
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Seg 23 Set - 19:33:04

    Denis_Henrique escreveu:
    adpachec escreveu:

    Observando o desenho esquemático se puder.

    No relé de 04 pinos é os números 85 e 86.
    Eles são ligados ao positivo de acionamento e ao negativo (tanto faz qual pino seja).
    Os pinos 30 e 87 são ligados ao sistema que irá funcionar (87) e a alimentação deste sistema (30).

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    O multímetro se testa em continuidade (X-1) ou de resistência (X-10).
    Se não existir valores a bobina interna pode estar rompida ou sua solda.

    Os contatos 30 e 87 é visual, tem que abrir a carcaça plástica do relé.

    Ligando o relé (pinos 85 e 86) na bateria pode se testar com multímetro a continuidade nos pinos 30 e 87.

    Relé ligado existe contato entre os pinos 30 e 87 e desligado cessa o contato.

    No relé de 05 pinos o terminal 87a fecha contato (pino 30) com o relé desligado e cessa seu contato com o relé acionado, com o relé acionado o contato é fechado com o pino 87 e não o 87a.

    adpachec,

    Valeu demais pela orientação...
    Fui seguinte teu conselho e vi que era um fio desencapado que algum antigo dono levou em um elétrico porco (ou ele mesmo fez, sei lá).... kkkkkkkk

    Mas com isso também fui testando os Reles e com isso tive que comprar os de Vidros Elétricos, Desembaçador de Vidros e a "Cigarra", porque estavam todos queimados. já kkkkkkk

    Foi só trocar o Relê que algumas das coisas voltaram a vida (as demais não porque o BO era MUITO mais embaixo).

    No final, vendo as milhões de gambiarras que tinham e o tempo que estava perdendo com carro parado, chamei um cara que faz elétrica de antigos em casa....
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