Pessoal diante das minhas mexidas em cambios e diferenciais do opala resolvi fazer uma lista das numeracoes dos rolamentos e retentores usados nos mesmos.
Espero q essa lista ajude alguem q esta interessado em fazer um orçamento de revisao antes mesmo de abrir e desmontar a peça. Ou ate mesmo ver se vai encontrar a peça pra comprar seja em lojas fisicas ou lojas virtuais.
Entao vamos la:
DIFERENCIAIS PÓS 74/75
DANA
ROLAMENTOS
-Traseiro do Pinhão: 4T-HM888649PX1 - Capa: 0-HM88610
-Dianteiro do Pinhão: 4T-HM86647PX1 - Capa: 4T-M86610PX2
-Caixa Satelite: LM501349 - Capa: LM501314
-Roda: U298 - Capa: U261L com Anel Trava.
RETENTORES
-Pinhão: 01898BRGE
-Rodas/Ponta de eixo: 01899BRGE
BRASEIXOS
ROLAMENTOS
-Traseiro do Pinhão: M88048 - Capa: M88010
-Dianteiro do Pinhão: M84548 - Capa: M84510
-Caixa Satelite: LM29749 - Capa: LM29711
-Roda: RNU45084 com gaiola de Plastico / BF30161 com gaiola de Metal
RETENTORES
-Pinhão:01343BAG
-Roda/Ponta de Eixo: 01004BAG
É do conhecimento de muitos que la pelos anos de 73 ou 74 as duas marcas de diferenciais de opala sofreram uma mudança de projeto (acredito eu q com a vinda do poderoso 4.1 em relacao ao modesto 3.8 ), portanto como nunca mexi em nenhum desses diferenciais "antigos" não posso afirmar e nem relatar numeros de rolamentos e retentores usados neles. Se bem q hoje em dia os diferenciais pós 75 dominaram tudo, muito dificil ver um diferencial antigo hoje em dia nos nossos opalas e caravans. Talvez todos eles foram pro vinagre. Vai saber.
CAMBIOS MECANICOS OU MANUAIS
CAMBIO 3M E 4M ANTIGO (VARETADO) ATÉ 82:
ROLAMENTOS:
-Eixo Piloto 14 estrias: 6306ZNR c/ trava
-Eixo Piloto 10 estrias: 5290933D c/ trava (nao tenho certeza da numeracao entao vou postar as medidas: 72x35x18)
-Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
-Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
-Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
-Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
RETENTORES:
-Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
-Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE
-Tampa Lateral (Varetas): Sabó 00888GA ou Orion 190500
CAMBIO 4M 6Cil MODERNO 82-92 (VULGO RÉ PRA FRENTE)
ROLAMENTOS:
-Eixo Piloto: 6306ZNR c/ trava
-Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
-Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
-Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
-Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
RETENTORES:
-Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
-Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE
CAMBIO 5M 4CIL 83 A 91
ROLAMENTOS:
-Eixo Piloto: 6306ZNR c/ trava
-Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
-Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
-Eixo Entalhado "Traseiro": 6305-2RS1/C3
-Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
-Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
-Extensão Carretel (Rabeta): BK4020
RETENTORES:
-Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
-Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE
CAMBIO 5M 6CIL 92 CL2205B
ROLAMENTOS:
-Eixo Piloto: LM300849 - Capa LM300811
-Eixo Entalhado "Ponta": KLM11949 - Nao usa capa
-Eixo Entalhado "Meio": 330757C/Q - Capa 330757C/Q
-Eixo Entalhado "Traseiro": 6206DUC3
-Dianteiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
-Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
-Extensão do Carretel: BK4020
-2 Rolamentos Colar de Agulhas Primeira e Ré: Aprox. 40x35,5x26
-2 Rolamentos Colar de Agulhas Engrenagem louca da Ré: Aprox. 33x27x19
RETENTORES:
-Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
-Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE
Único cambio manual q fico devendo é o cambio 5m do opala 4cil 92 conhecido como CL2205C pois ele tem algumas alteracoes internas em relacao ao 5m do 4cil ate 91, portanto nao posso passar uma lista de rolamentos pois foi um cambio q eu nunca mexi e nunca nem vi aberto. Retentores deve ser o mesmo padrao usado em toda linha.
Fazendo uma analogia sobre os rolamentos e retentores nota-se q todos os cambios (exceto o CL2205B e CL2205C de 92) são os mesmos, mudando apenas a carcaça e o sistema do trambulador, e logico, relação de marchas relativo as versões e à mecanização 4cil ou 6cil e etc. A CLARK (q fabricou TODOS os cambios manuais da linha opala/caravan) não mudou nada no projeto até 91. Isso posso afirmar com clareza pois ja desmontei e montei todos os acima citados com os numeros de rolamentos. Todas as peças sao intercambiáveis entre si respeitando o numero de dentes de cada engrenagem movida com o carretel. Resumindo: ate 91 tudo cabe de um no outro.
Fonte:
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Maioria dos rolamentos sao TIMKEM (principalmente) tbem tem alguns SKF, NSK e INA, porem com o numero deles o vendedor consegue converter para a numeração da marca q ele trabalha. Evite Rolamentos de segunda linha ou chineses. Os retentores numeração padrao Sabó.
Me perdoem e se passei ou digitei alguma informaçao errada ou faltando algo. Sao muitos numeros.
É isso ai
Última edição por Marcos Adriano em Dom 23 Jun - 20:37:50, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Encontrei o Numero do Rolamento do Carretel q faltava nos Cambios)
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