Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptyHoje à(s) 8:00:02 por FabioM

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptyTer 7 maio - 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

Quem está conectado?

97 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 95 visitantes :: 1 motor de busca

junoccj, Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
tabarbosa (16850)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
BANDIT (13573)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
Xann (10394)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
j ricardo (9376)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
Jean Bida (9320)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_leftListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais BarListas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Bar_right 

+5
Fernandohluiz
eleandro kalckmann
adpachec
Rubão6cc
Coupe 76
9 participantes

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 18 Jun - 20:02:51

    Saudações Opalisticas.

    Pessoal diante das minhas mexidas em cambios e diferenciais do opala resolvi fazer uma lista das numeracoes dos rolamentos e retentores usados nos mesmos.

    Espero q essa lista ajude alguem q esta interessado em fazer um orçamento de revisao antes mesmo de abrir e desmontar a peça. Ou ate mesmo ver se vai encontrar a peça pra comprar seja em lojas fisicas ou lojas virtuais.

    Entao vamos la:

    DIFERENCIAIS PÓS 74/75

    DANA
    ROLAMENTOS
    -Traseiro do Pinhão: 4T-HM888649PX1 - Capa: 0-HM88610
    -Dianteiro do Pinhão: 4T-HM86647PX1 - Capa: 4T-M86610PX2
    -Caixa Satelite: LM501349 - Capa: LM501314
    -Roda: U298 - Capa: U261L com Anel Trava.

    RETENTORES
    -Pinhão: 01898BRGE
    -Rodas/Ponta de eixo: 01899BRGE

    BRASEIXOS
    ROLAMENTOS
    -Traseiro do Pinhão: M88048 - Capa: M88010
    -Dianteiro do Pinhão: M84548 - Capa: M84510
    -Caixa Satelite: LM29749 - Capa: LM29711
    -Roda: RNU45084 com gaiola de Plastico / BF30161 com gaiola de Metal

    RETENTORES
    -Pinhão:01343BAG
    -Roda/Ponta de Eixo: 01004BAG


    É do conhecimento de muitos que la pelos anos de 73 ou 74 as duas marcas de diferenciais de opala sofreram uma mudança de projeto (acredito eu q com a vinda do poderoso 4.1 em relacao ao modesto 3.8 ), portanto como nunca mexi em nenhum desses diferenciais "antigos" não posso afirmar e nem relatar numeros de rolamentos e retentores usados neles. Se bem q hoje em dia os diferenciais pós 75 dominaram tudo, muito dificil ver um diferencial antigo hoje em dia nos nossos opalas e caravans. Talvez todos eles foram pro vinagre. Vai saber.



    CAMBIOS MECANICOS OU MANUAIS

    CAMBIO 3M E 4M ANTIGO (VARETADO) ATÉ 82:
    ROLAMENTOS:
    -Eixo Piloto 14 estrias: 6306ZNR c/ trava
    -Eixo Piloto 10 estrias: 5290933D c/ trava (nao tenho certeza da numeracao entao vou postar as medidas: 72x35x18)
    -Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
    -Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
    -Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
    -Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.

    RETENTORES:
    -Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
    -Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE
    -Tampa Lateral (Varetas): Sabó 00888GA ou Orion 190500

    CAMBIO 4M 6Cil MODERNO 82-92 (VULGO RÉ PRA FRENTE)
    ROLAMENTOS:
    -Eixo Piloto: 6306ZNR c/ trava
    -Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
    -Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
    -Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
    -Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.

    RETENTORES:
    -Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
    -Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE

    CAMBIO 5M 4CIL 83 A 91
    ROLAMENTOS:
    -Eixo Piloto: 6306ZNR c/ trava
    -Eixo Entalhado "Ponta": 15 roletes de aprox. 12.5x5mm
    -Eixo Entalhado "Meio": 6306ZNR c/ trava
    -Eixo Entalhado "Traseiro": 6305-2RS1/C3
    -Dianteiro do carretel (caixa seca): CSN1412
    -Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
    -Extensão Carretel (Rabeta): BK4020

    RETENTORES:
    -Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
    -Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE

    CAMBIO 5M 6CIL 92 CL2205B
    ROLAMENTOS:
    -Eixo Piloto: LM300849 - Capa LM300811
    -Eixo Entalhado "Ponta": KLM11949 - Nao usa capa
    -Eixo Entalhado "Meio": 330757C/Q - Capa 330757C/Q
    -Eixo Entalhado "Traseiro": 6206DUC3
    -Dianteiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
    -Traseiro carretel: Numero GM 3313577, Numero INA F-44322, Medidas 52x25x15 rolos c/ trava. Pode ser esferas, mas o de rolos é melhor.
    -Extensão do Carretel: BK4020
    -2 Rolamentos Colar de Agulhas Primeira e Ré: Aprox. 40x35,5x26
    -2 Rolamentos Colar de Agulhas Engrenagem louca da Ré: Aprox. 33x27x19

    RETENTORES:
    -Moringa/Eixo Piloto: 01833BA
    -Flange/Rabeta/Luva: 00049BAG ou BAGE


    Único cambio manual q fico devendo é o cambio 5m do opala 4cil 92 conhecido como CL2205C pois ele tem algumas alteracoes internas em relacao ao 5m do 4cil ate 91, portanto nao posso passar uma lista de rolamentos pois foi um cambio q eu nunca mexi e nunca nem vi aberto. Retentores deve ser o mesmo padrao usado em toda linha.

    Fazendo uma analogia sobre os rolamentos e retentores nota-se q todos os cambios (exceto o CL2205B e CL2205C de 92) são os mesmos, mudando apenas a carcaça e o sistema do trambulador, e logico, relação de marchas relativo as versões e à mecanização 4cil ou 6cil e etc. A CLARK (q fabricou TODOS os cambios manuais da linha opala/caravan) não mudou nada no projeto até 91. Isso posso afirmar com clareza pois ja desmontei e montei todos os acima citados com os numeros de rolamentos. Todas as peças sao intercambiáveis entre si respeitando o numero de dentes de cada engrenagem movida com o carretel. Resumindo: ate 91 tudo cabe de um no outro.

    Fonte:
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20190610
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Maioria dos rolamentos sao TIMKEM (principalmente) tbem tem alguns SKF, NSK e INA, porem com o numero deles o vendedor consegue converter para a numeração da marca q ele trabalha. Evite Rolamentos de segunda linha ou chineses. Os retentores numeração padrao Sabó.

    Me perdoem e se passei ou digitei alguma informaçao errada ou faltando algo. Sao muitos numeros.

    É isso ai OKK


    Última edição por Marcos Adriano em Dom 23 Jun - 20:37:50, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Encontrei o Numero do Rolamento do Carretel q faltava nos Cambios)
    Coupe 76
    Coupe 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 844
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Coupe 76 Qua 19 Jun - 8:51:10

    Top!!!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15350
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Rubão6cc Qua 19 Jun - 10:02:43

    Top Marco!! Fixo!!


    _________________
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por adpachec Qui 20 Jun - 16:21:40

    Ganhou um like.

    OKK
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 20 Jun - 16:52:30

    Aí sim é bonito..... Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 122938 Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 122938 Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 122938 Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 122938 Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 122938
    Salvando tudo em print aqui kkkk
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 20 Jun - 18:18:04

    obrigado!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Jun - 22:22:38

    Show! Gostei!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Jun - 16:07:40

    opala4cc escreveu:Show! Gostei!


    obrigado mano....


    só falta seu cambio pra ver como é por dentro kkkkkkkkkkkk
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por opala4cc Sex 21 Jun - 16:13:24

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Show! Gostei!


    obrigado mano....


    só falta seu cambio pra ver como é por dentro kkkkkkkkkkkk

    Pior que é. Vou ver se no fim do ano eu faço isso.
    Está na minha lista de coisas a fazer:
    1) Obter a Paz Mundial;
    2) Fazer cirurgia de troca de sexo;
    3) Abrir o câmbio do opala para trocar os rolamentos;
    4) (...)
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Jun - 16:31:59

    desculpe se me expressei mal.....

    quis dizer q só falta o cambio igual ao seu pra eu ver como é por dentro


    pois ainda nao vi e nunca mexi.....só tenho o eixo entalhado dele.
    Fernandohluiz
    Fernandohluiz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 44
    Localização : Niterói - RJ
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/01/2017

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Fernandohluiz Dom 23 Jun - 21:07:34

    Porra meu... rs

    Parabéns!!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Jun - 19:26:07

    kkkkkkkkk

    vlw!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por opala4cc Seg 24 Jun - 22:33:05

    Marcos Adriano escreveu:desculpe se me expressei mal.....

    quis dizer q só falta o cambio igual ao seu pra eu ver como é por dentro


    pois ainda nao vi e nunca mexi.....só tenho o eixo entalhado dele.

    Eu não fiquei ofendido, rsrsrsrs... Não era necessário pedir desculpas. Eu apenas fiz uma brincadeira, kkkkk!!! Eu também estou curioso para saber quais modificações a GMB (ou a clark?) fez nesse câmbio para mudar a numeração de várias peças no último ano de um carro que ia sair de linha (bem como o câmbio).
    Mas estou sem mecânico para mexer nos carros de uso do dia-a-dia. Como um é 2005, o outro é 2002 e outro é 2001, toda hora tem alguma coisinha que me ocupa o tempo do fim-de-semana para consertar neles. E estes carros de motor transversal com DH, AC, etc... são um inferno para mexer em qualquer coisinha. Tem de desmontar uma penca de coisa para ter acesso ou ainda suspender o motor. Que saco!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 25 Jun - 18:21:30

    ahh sim......achei q vc tinha sido ironico na resposta pq nao tinha gostado de eu ter mencionado de vc abrir seu cambio pra ver isso q ficou faltando no topico.


    eu realmente tenho curiosidade pra ver como sao tbem as engrenagens internas dele...se sao iguais e etc....é um cambio q realmente tem pouco material sobre ele na internet.....e se tem passa desapercebido como sendo o cambio 83/91.

    ao meu ver é um cambio bom....teve uma melhora bem legal.....porem seu "lançamento" foi abafado pelo 5m do 6cil...q no caso foi uma grande novidade nos 6cil dentre toda sua fabricação.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por opala4cc Ter 25 Jun - 22:13:11

    Marcos Adriano escreveu:ahh sim......achei q vc tinha sido ironico na resposta pq nao tinha gostado de eu ter mencionado de vc abrir seu cambio pra ver isso q ficou faltando no topico.


    eu realmente tenho curiosidade pra ver como sao tbem as engrenagens internas dele...se sao iguais e etc....é um cambio q realmente tem pouco material sobre ele na internet.....e se tem passa desapercebido como sendo o cambio 83/91.

    ao meu ver é um cambio bom....teve uma melhora bem legal.....porem seu "lançamento" foi abafado pelo 5m do 6cil...q no caso foi uma grande novidade nos 6cil dentre toda sua fabricação.

    Foi abafado e não foi... Na época, não causou alarde e nem alavancou as vendas o fato do 6 cilindros ganhar um câmbio 5 marchas. Em 92, opala era um carro há muito bastante criticado pela literatura especializada, que mencionou a adoção deste câmbio como ponto positivo. Porém, poucos anos depois, ainda na década de 90, pouca gente que comprava opala (para ser o segundo dono) sabia da existência deste câmbio. Comprava-se pelo ano/aparência/motorização. É como o diferencial semi-blocante que saiu em opala, com a diferença de que no caso do diferencial, até hoje pouca gente sabe.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 26 Jun - 9:29:51

    entendi....mas o q eu queria dizer é nos dias atuais entres os opaleiros.....ate pq antigamente nao existia nada na internet....e nem internet kkkkkkkkk


    o 5m do 6cil existe muito mais procura.....muito mais comentarios...fotos....assunto e etc.....mais gente tem ciencia da existencia do 5m do 6cil 92 do q esse 5m do 4cil 92.....eu mesmo nao sabia ate o ano passado quando vc mesmo me disse sobre ele naquele topico do eixo entalhado q eu comprei (achando ser o eixo do 2205b)....nao q eu seja uma enciclopedia do saber do opala....mas ja vi muita coisa sobre os cambios....

    esse 5m do 6cil causa um alvoroço em muita gente.....principalmente quem tem 6cil varetado e esta tendo os famosos problemas com o trambulador e esta com planos de adaptar o cambio moderno.....ja q as mesmas adaptacoes pro 4m moderno ja cabem pro 5m do 6cil tbem.....


    eu gostaria muito de ver mais material sobre ele.....ou eu mesmo ver pessoalmente ate ia postar algo....pra ver certinho as diferenças entre o 5m ate 91.....de ante mao a unica coisa q da pra notar sao primeira e ré funcionando com rolamento de agulhas q ajuda muito na lubrificacao...principalmente quando se andando em quinta marcha.
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Murilo R Qui 27 Jun - 18:30:56

    blz gostei já vi um 5 marchas do 4 cc aberto do ano 92 tem poucos rodando acho que é tudo igual do 91
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jun - 18:44:23

    olhaa


    tudo nao é....começando pela engrenagem da quinta q ja é fato q sao diferentes...

    e eu tbem suspeito dos rolamentos "dianteiros" (eixo piloto e ponta do eixo entalhado) dificilmente eles seriam conicos de roletes por causa da propria moringa q é igual.....acho q a moringa deveria ser igual a do 2205b pra abrigar a capa do rolamento....o piloto tbem teria q ter uma trabalho diferente pra funcionar com rolamento conico na ponta do entalhado....


    maaaaaaas as minhas posicoes sobre os rolamentos sao suspeitas....e sobre as engrenagens internas nao opino.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 28 Jun - 18:48:55

    Somente pra acrescentar ao topico:


    queria deixar aqui a medida e a numeracao do ROLAMENTO DO COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DENSO 6P148A: 40BGS11DS com medidas 62x40x24.

    OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 2 Fev - 19:04:59

    Buenas


    queria compartilhar mais uma informacao q ja vi muitos comentarios e tretas sobre isso.

    é fato q os cambios modernos sao muito caracterizados por do 4cil ser 5m e do 6cil ser 4m...entao nao tem tanto mi mi mi quanto a isso....(exceto o 4m do 4cil moderno q saiu em poucos carros la entre 82 e 83 mas deixa isso pra la Razz  Razz  Razz  Razz ).

    porem sempre vejo perguntas do tipo: o cambio varetado do 4cil e 6cil sao iguais??

    eu sempre tive a ideia de q o cambio em si era igual....só mudava relacoes de marchas q no caso do cambio do 6cil as 3 primeiras marchas sao mais longas....

    eu tbem ja sabia q o cambio varetado do 4cil usava as mesmas peças do 5m moderno do 4cil....pois ja mexi em dois cambios varetados de 4cil (um meu e um de um amigo) e usei peças de cambio 5m pra arrumar e deu certo.

    porem esses dias consegui pegar 2 cambios varetados e ambos estavam com as mesmas peças do 4m moderno ré pra frente do 6cil....muito caracterizada pelo carretel final 755 e eixo piloto final 749

    isso me fez pensar q o cambio varetado tbem usa as mesmas peças do moderno no caso do 6cil.

    comentando em grupos de whats app vi mais outras duas pessoas q tem cambio varetado aberto e tbem estao com essa interna do 755....creio eu ser uma incrivel coincidencia os 4 cambios terem sido trocadas as peças internas pelas do cambio moderno....

    agora tenho ctz q a clark realmente mudou apenas a carcaça e o sistema de trambulador do cambio.....eu sabia q a interna dos cambio serviam um no outro (respeitando o conjunto) mas nao sabia q eram iguais!!! no caso do 4cil eu ja sabia...mas no 6cil agora tive ctz...

    algumas fotos dos cambios:

    esse peguei mes passado:
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200112
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200111
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200110
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200114
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200115
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200113


    esse peguei ontem:
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200210
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200212
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200211
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200213
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200215
    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais 20200214

    esse ficou um bom tempo sem a caixa seca....mas por dentro esta muito bom....coloquei as peças dentro do diesel depois vou limpa-las certinho!!


    mais alguem ai tem o cambio varetado com as peças internas carretel 755 e piloto 749??
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Murilo R Ter 28 Abr - 16:22:55

    já comprei varios cambios carretel 755 tiro todas as peças para usar nos combios 5 marchas moderno a carcaça vai pro ferro velho
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 28 Abr - 17:25:18

    eu tbem ja vendi dessas carcaças de antigos pro ferro velho.


    ela nunca dao problema....se dao é uma em cem mil.....


    agora os modernos é muito mais comum ver caixa seca, carcaça e rabeta quebrada.


    a clark mudou o projeto externo e nao sei...parece q algo nao ficou legal e esses cambios modernos é danado pra dar algum problema externo.
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Joey Ramone Qui 11 Jun - 9:25:19

    Marcos, postando aqui pra agradecer sua enorme contribuição com todo esse material. Muito legal mesmo, ajuda demais na hora de consertar ou revisar o câmbio e diferencial !!!

    Muito obrigado por postar esses dados: São atitudes de boa vontade e interesse em ajudar como essas que mantém o fórum vivo. Hoje em dia o mais comum é a pessoa querer guardar o conhecimento só pra si, ou mesmo quando não há esse interesse, nem se incomodam em dedicar tempo só para ajudar os outros.

    Desmontei ontem o 2205B que comprei, já estou procurando os rolamentos com base na sua lista. O próximo passo vai ser com o Dana 30 que comprei no ferro velho, vou revisar antes de ir pro carro também
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 18:10:29

    poxa vida joey

    muito obrigado velho.....


    eu tenho passar maioria das coisas q eu faço aqui.....


    porem nao sao todas.....na vdd acho q nem metade....por falta de tempo pra fazer o material durante os processos pra ir postando aqui.


    ontem e hoje mesmo eu desmontei um motor de limpador de para brisa e de um queimado e 1 novo (q nao era do opala) consegui fazer um novo pro opala.....e por ai vai......


    boa sorte ai com o 2205B o meu ta rodando desde março...kkkkkkk
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por opala4cc Qui 11 Jun - 19:26:45

    Marcos Adriano escreveu:poxa vida joey

    muito obrigado velho.....


    eu tenho passar maioria das coisas q eu faço aqui.....


    porem nao sao todas.....na vdd acho q nem metade....por falta de tempo pra fazer o material durante os processos pra ir postando aqui.


    ontem e hoje mesmo eu desmontei um motor de limpador de para brisa e de um queimado e 1 novo (q nao era do opala) consegui fazer um novo pro opala.....e por ai vai......


    boa sorte ai com o 2205B o meu ta rodando desde março...kkkkkkk


    Você não precisa comprar outro motor de limpador. Você pode recondicionar os enrolamentos do induzido do motor de limpador de parabrisas do opala (assim como o da ventoinha). O que pode lhe desanimar ou inviabilizar é o valor que cobram. Mas isso depende da região.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 19:38:58

    por aqui nao tem quem faça isso nao...teria q mandar pra fora etc e tal.....



    Conteúdo patrocinado


    Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais Empty Re: Listas dos ROLAMENTOS e RETENTORES Usados Nos Cambios Manuais e Diferenciais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 9:58:35