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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Qui 4 Jun - 18:58:55

    Boa noite,
    Pessoal, tô quase decidido a retirar o tabelier do Opala 83. Embora só tenha uma trinca bem pequena ele tem um problema grave: está estufado no meio. Já li aqui no forum opiniões de que esse problema não tem solução, pois o parte que levantou não volta mais. Mas estou pensando que é possível refazer a curvatura original sem danificar o revestimento. Isso porém fica para futuras postagens.
    Já vi um monte de vídeos de retirada de tabelier, mas nenhum dos opalas 80/84, daí a dúvida de como retirar o botão do afogador que fica no painel de instrumentos. Tô com medo de mexer e quebrar.
    Já tirei os difusores para consertar e também tirei o porta-luvas.
    Alguém pode me ajudar, inclusive com mais dicas?
    Obrigado.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Rubão6cc Qui 4 Jun - 21:39:52

    @MarcosAdriano


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 5 Jun - 17:45:20

    o botao é rosqueado.


    quando tirar ele vai ter uma capa de plastico encaixada q vc tira com uma chave de fenda bem fininha.....


    atraz dessa tampa ver tipo de uma "porca" redonda com dois recortes na lateral.....tbem é rosqueada.....é só tirar ela e empurrar o eixo do cabo do afogador pra dentro do painel ou ja puxar o paine pra fora caso ele ja esteja solto.


    ja conseguiu tirar o botao do farol??


    ele tem duas travas por tras....uma é possivel apertar com o dedo e a outra devido ser apertado eu costumo usar uma chave de fenda.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Sex 5 Jun - 20:42:50

    Eita opaleiro sabido esse Marcos, Retirada do tabelier do opala 83 122938 Retirada do tabelier do opala 83 122938
    Marcos, o botão do farol vai precisar tirar para sacar o tabelier ou é só tirar o plugue por trás??
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 6 Jun - 17:31:02

    eu acho mais facil tirar o botao pra frente pra posteriormente vc desencaixar o plugue.


    o plugue tem um travinha meio chata de tirar.

    maaaaas se vc conseguir tirar o plugue blz......pode tirar a mascara do painel com o botao la.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Sáb 6 Jun - 17:39:30

    Marcos, desculpe a ignorância, mas você pode explicar a retirada do botão do farol pela frente em mais detalhes. Dei uma olhada hoje e não tive coragem de mexer rsrsrs
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 6 Jun - 17:59:47

    na vdd acho q vc precisa tirar o painel primeiro....


    tem soltar aquele parafuso philips q fica em cima do velocimetro e as 4 tarrachas q ficar por traz do painel


    fazendo isso vc apos vc baixar a coluna de direcao vc consegue trazer o painel um pouco pra frente e colocar a mao atraz do botao do farol....dai vc consegue ou tirar o plugue ou soltar o botao pra frente  pra desencaixar o plugue.


    olha:

    aqui a foto do botao visto por tras:
    Retirada do tabelier do opala 83 Interruptor-boto-do-farol-original-opala-caravan-D_NQ_NP_845605-MLB25054164115_092016-F
    Retirada do tabelier do opala 83 Interruptor-boto-do-farol-original-opala-caravan-D_NQ_NP_764705-MLB25054160875_092016-F


    repare q nas laterais tem duas travas (uma de cada lado) q prende ele por tras da mascara do painel.....pra soltar tem q apertar elas....pode ser primeiro uma e depois a outra....porem fazendo isso puxando o botao......


    em baixo fica a trava q prende o plugue......e em cima dele tem uma entrada quadrada q é onde encaixa o soquete da lampada de iluminacao do botao....mas isso é só um detalhe....
    fauzi
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Ter 9 Jun - 12:14:12

    Puz ... consegui tirar o painel de instrumentos ... que trampo ... ganhei mais 3 bico de papagaio.
    Só tinha 2 daquelas tarrachas. Preciso improvisar mais 2. É uma fiozeira que nem a mão não entra quase.
    Bom ... já desmontei o painel inteiro, lavei. Tem alguns quebrados mas o que aparece tá bom. Vou tentar consertar. Hoje levei o painel de instrumentos para testar e funcionou tudo. Ainda bem.
    Ontem tirei o painel central e vou postar uma foto, pois tem alguma coisa estranha nele.

    Retirada do tabelier do opala 83 49988451986_e318497c5b_z20200608_174354[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Do lado esquerdo do acendedor tem esse botão (que inclusive eu já tirei) que está funcionando como injetor de gasolina (partida a frio). Porém, além de horrível, acho que o lugar desse botão não é ai e também não sei onde é o correto.

    Ficou o furo, que a impressão que não é fábrica. Se foi feito depois foi bem feito.

    Dito isso, pergunto. Onde é o local correto do botão injetor de gasolina?
    Se o furo é original o que vai alí?"
    Se não for original, o que poderia colocar ali? (talvez o próprio injetor com um botão melhorzinho).

    Obs.: pra retirar o painel de instrumentos acabei arrancando um botão desse tipo que estava preso numa chapinha rebitada na parte debaixo do painel, do lado esquerdo da coluna de direção. É um botão parecido com o botão de abrir porta-mala que tem nos diplomatas.
    Será que esse carro tem esse recurso?

    Obrigado
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 9 Jun - 19:05:31

    originalmente nao existe botao pra injegar gasolina em nenhum opala ou caravan


    o sistema era feito automaticamente por um sensor de temperatura no bloco alguns reles e etc.....


    porem o sistema é muito ineficiente....principalmente se a temperatura ambiente estiver muito perto da temperatura de acionamento do rele....dai o rele nao aciona e o alcool nao da ignicao.....e o motor nao pega.


    é incrivelmente comum adaptarem um botao em opalas a alcool pra isso (acredito q em todos hoje em dia)

    minha caravan o botao do injetor de gasolina estava ligado no botao q originalmente era o injetor de AGUA DO VIDRO TRASEIRO (coisas q os opalas nao tem)


    sobre o botao q vc tirou ao lado da coluna de direcao pode sim ser do sistema de abertura eletrica do porta mala. Na tampa do porta mala tem a selenoide???
    fauzi
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Ter 9 Jun - 19:38:29

    Marcos, amanhã vou dar uma olhada se tem solenóide ali junto a fechadura do malas.
    Bom, se não tinha injetor o que tinha naquele buraco?
    Hoje tava vendo uns anúncios de painéis usados e tem alguns com esse furo e outros sem furo.
    Olhe esse, por exemplo, só tem um furo. Interessante que esse também tem a alavanca do ar condicionado. No meu só tem o acionamento da ventoinha do ar forçado.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1528369919-painelcentral-opalacaravan-8184-ler-descrico-anuncio-_JM#position=25&type=item&tracking_id=899636e7-4cd2-4b10-853d-94193b97c9e2
    Observe ainda que esse tem interruptor do milha e desembaçador, o que sugere que esse painel é do diplomata (ar condicionado e milha).
    Você sabe o que é aquele botão do lado do milha nesse anúncio??
    Tem outro anúncio, com dois furos, que o vendedor fala que o furo da esquerda é do milha. Vai entender ...
    Observe também que o meu painel tem dois interruptor de desembaçador kkkkkk
    O duro é que não acho nenhuma foto de época que mostre esse painel ...

    Hoje a tarde consegui tirar o tabelier ... Tem só uma trinquinha nos furinhos, porém tem um estufado na parte que encosta no parabrisa. Fiz um molde de madeira e prensei com grampos e vou deixar até amanhã pra ver. Se não resolver vou tentar prensar de novo e aplicar calor na peça.
    Tenho algumas outras alternativas para esse estufado, mas são mais trabalhosas e exigem materiais que não disponho no momento.
    Valeu


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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 9 Jun - 20:22:34

    eu confesso q é a primeira vez na minha vida q vejo um painel com esses dois botoes ao lado do controle da ventilacao.

    q alias vc esta equivocado quanto a esses controles....eles nao sao do ar condicionado....sao da ventilacao forçada/ar quente.....o painel desse anuncio nao tem controle de ar condicionado.


    e sim ao lado do acendedor de cigarros realmente alguns paineis centrais tem o botao do farol de neblina...o meu tem.


    esse é o painel da minha caravan diplomata 87 q é completa:

    Retirada do tabelier do opala 83 20140820


    retangulo amarelo: desembassador traseiro
    circulo vermelho: farol de neblina
    circulo lilas: acendedor de cigarros
    retangulo verde: relogio digital
    retangulo azul: controles do ar forçado/ar quente
    retangulo laranja: controles do ar condicionado
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    Mensagem por fauzi Ter 9 Jun - 21:30:56

    Isso dai Marcos,
    Vou usar esse furo do lado do acendedor (onde tava o botão injetor), vou aproveitar e por um botão de neblina.
    E nesses dois retangulos (um já tá tapado), vou tentar arrumar outro tapa-buraco e fechar tudo ali.
    Quanto ao ar forçado, pergunto: será que meu carro só tem ventilador? Não tem ar quente? pois só tem uma alavanca e o mecanismo parece não comportar outra.

    Segue ai uma xerox de xerox do manual dele.

    Retirada do tabelier do opala 83 49989954921_a7bb1a3db9_zIMG-20200609-WA0035 by Fauzi Haddad, no Flickr

    Bração
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 10 Jun - 17:44:25

    acredito q nao tenha mesmo ar quente....a alvanca de cima é justamente pra abertura da valvula q libera a passagem de agua quente no radiador q fica dentro da caixa do ar forçado.....


    mas pra ver isso certinho vc tem q dar uma olhada no cofre pra ver se tem o mangueiramento, valvula e etc....


    mas por nao tem a alavanca nao deve ter nao.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Qua 10 Jun - 20:02:59

    Nem vou procurar sarna deixa sem essa alavanca mesmo ...
    Bom, falando em alavanca, logo que comprei esse carro achei uma alavanca no assoalho, que vim a saber que era do ar que sai no difusor lateral. Em cada lado tem uma dessas. A do lado direito tá bonitinha funcionando. Essa que achei perdida é do lado esquerdo. Olhando por baixo, vi que essa alavanca tem um eixo que é fixado numa carcaça plástica. Quando acionada ela abre e fecha uma tampa que direciona o ar para o difusor ou para o pé. É isso mesmo né? O ar que sai nesses difusores laterais é ar de fora, que entra pela grelha?
    Ocorre que a carcaça quebrou no local onde o eixo era fixado. Essa carcaça fica no pior lugar em baixo do painel, mas tô pensando em tentar tirar pra ver se consigo consertar essa peça.
    Só achei uma peça parecida com essa à venda, conforme essa foto:

    Retirada do tabelier do opala 83 49992769263_3a993d2b2dSem título by Fauzi Haddad, no Flickr

    Sem ter a peça na mão, acho que dá pra consertar, fazendo um reforço metálico na lateral, etc.
    O duro é retirar e pior ainda recolocar.
    Vou me decidir ainda ... Hoje me dediquei a continuar o processo de desempenar o tabelier. Deixei a noite inteira na forma ... melhorou uns 60% ... vamos ver amanhã cedo ...
    Valeu galera.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 10 Jun - 20:09:31

    isso


    essa peça tem essa funcao....ela abre e fecha permitindo e impedindo o ar de fora entrar no carro


    e ele entra pela grelha sim


    aqui talvez vcv consiga ver algumas fotos dessa peça em bom estado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89#690161
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Rubão6cc Qua 10 Jun - 20:21:56

    fauzi escreveu:Puz ... consegui tirar o painel de instrumentos ... que trampo ... ganhei mais 3 bico de papagaio.
    Só tinha 2 daquelas tarrachas. Preciso improvisar mais 2. É uma fiozeira que nem a mão não entra quase.
    Bom ... já desmontei o painel inteiro, lavei. Tem alguns quebrados mas o que aparece tá bom. Vou tentar consertar. Hoje levei o painel de instrumentos para testar e funcionou tudo. Ainda bem.
    Ontem tirei o painel central e vou postar uma foto, pois tem alguma coisa estranha nele.

    Retirada do tabelier do opala 83 49988451986_e318497c5b_z20200608_174354[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Do lado esquerdo do acendedor tem esse botão (que inclusive eu já tirei) que está funcionando como injetor de gasolina (partida a frio). Porém, além de horrível, acho que o lugar desse botão não é ai e também não sei onde é o correto.

    Ficou o furo, que a impressão que não é fábrica. Se foi feito depois foi bem feito.

    Dito isso, pergunto. Onde é o local correto do botão injetor de gasolina?
    Se o furo é original o que vai alí?"
    Se não for original, o que poderia colocar ali? (talvez o próprio injetor com um botão melhorzinho).

    Obs.: pra retirar o painel de instrumentos acabei arrancando um botão desse tipo que estava preso numa chapinha rebitada na parte debaixo do painel, do lado esquerdo da coluna de direção. É um botão parecido com o botão de abrir porta-mala que tem nos diplomatas.
    Será que esse carro tem esse recurso?

    Obrigado

    Nesse modelo seu onde foi adaptado o injetor não tem nada ali. Nos Opalas mais modernos ali vai o botão do farol de neblina. No seu caso, que não tinha isso, aproveitaram a marcação de furo que tem na parte de trás pra furar e adaptar o botão do injetor de partida a frio. Péssimo lugar para escolherem. Você perdeu esse painel. Se tentar tampar ali com alguma coisa vai ficar horrível. Melhor procurar outro.
    No meu Opala colocaram o botão do injetor naquela capa da coluna de direção. Ficou num lugar bem discreto e até parece original.


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    Mensagem por fauzi Qua 10 Jun - 20:29:16

    Rubão, verdade mesmo. Já comprei os faróis de milha, que são acessórios de época pra colocar nele, pensando em colocar um botão nesse furo ai. Porém, tava pesquisando agorinha mesmo, pra esse ano de opala, parece que o botão de milha é daqueles retangulares, tipo tecla, igual esse de desembaçador.
    Acho que nos modelos 85/87 esse botão ficou redondo e foi colocado ali do lado do acendedor, igual a foto da Caravan do Marcos que ele postou ai em cima.
    Agora fiquei na sinuca ... comprar outro painel? Já tá ficando cara a brincadeira ... ainda mais pra zé frisão que nem eu kkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 10 Jun - 21:02:44

    se vc acha q a brincadeira ta ficando cara só de pensar em comprar outro painel central


    se prepara pra ver o valor q pedem nesse botao do farol de neblina dos 85/92
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    Mensagem por fauzi Qua 10 Jun - 21:25:04

    kkkkkkk ... já vi o preço desse botão ... rapaz, tá terrível a coisa ... 230 o mais barato.
    A gente compra o carro até que por um preço legal. Ai começa a mexer e o trem fica brabo. Vai longe.
    Ontem quase comprei um jogo de rodas ralinho serie 1 enganado. Na hora agá percebi que não eram GM. Eram rodas Scorro daquelas do MP Lafer, porém com 5 furos. Fucei na net inteira e não achei nenhuma pra conferir. Se alguém interessar estão em Ribeirão Preto.

    Retirada do tabelier do opala 83 49993472226_122be9fcf9_zIMG-20200609-WA0003[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 10 Jun - 22:33:32

    fauzi escreveu:Rubão, verdade mesmo. Já comprei os faróis de milha, que são acessórios de época pra colocar nele, pensando em colocar um botão nesse furo ai. Porém, tava pesquisando agorinha mesmo, pra esse ano de opala, parece que o botão de milha é daqueles retangulares, tipo tecla, igual esse de desembaçador.
    Acho que nos modelos 85/87 esse botão ficou redondo e foi colocado ali do lado do acendedor, igual a foto da Caravan do Marcos que ele postou ai em cima.
    Agora fiquei na sinuca ... comprar outro painel? Já tá ficando cara a brincadeira ... ainda mais pra zé frisão que nem eu kkkkkk

    É isso. Nesse ano de fabricação do seu carro não tinha botão ali onde colocaram aquele injetor. O botão que existiu era quadrado e colocado naquele nicho ao lado dos comandos de ventilação.
    Você tem duas opções: compra um painel inteiro ou faz adaptação de um botão de farol de neblina e coloca lá, como é nos modelos mais modernos e logicamente instalando os faróis. Eu sou fã de seguir a originalidade. Esse painel não é tão difícil assim de achar num preço bom. Só procurar.


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    Mensagem por fauzi Qui 11 Jun - 15:24:21

    Marcos Adriano escreveu:isso


    essa peça tem essa funcao....ela abre e fecha permitindo e impedindo o ar de fora entrar no carro


    e ele entra pela grelha sim


    aqui talvez vcv consiga ver algumas fotos dessa peça em bom estado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89#690161

    Putz, Marcos ... nâo tinha visto esse tópico ainda ... que massa meu!!! Que show ... Gostei daquele lance de por mais gas ... meu diplo gela mas acho que pode gelar mais,talvez seja isso.
    Ow ... aquele lance de limpar as aletinhas do condensador, tem um macete legal: uma vassorinha de piaçava com cerdas curtas. Você corre a vassoura e ela vai alinhando as aletinhas.

    Legal.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 17:34:53

    fauzi escreveu:kkkkkkk ... já vi o preço desse botão ... rapaz, tá terrível a coisa ... 230 o mais barato.
    A gente compra o carro até que por um preço legal. Ai começa a mexer e o trem fica brabo. Vai longe.
    Ontem quase comprei um jogo de rodas ralinho serie 1 enganado. Na hora agá percebi que não eram GM. Eram rodas Scorro daquelas do MP Lafer, porém com 5 furos. Fucei na net inteira e não achei nenhuma pra conferir. Se alguém interessar estão em Ribeirão Preto.

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    parecem mesmo as originais.



    aqui numa borracharia tem um jogo de roda desse ralinho G1


    só nao tem as tampinhas.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 17:37:28

    fauzi escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:isso


    essa peça tem essa funcao....ela abre e fecha permitindo e impedindo o ar de fora entrar no carro


    e ele entra pela grelha sim


    aqui talvez vcv consiga ver algumas fotos dessa peça em bom estado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89#690161

    Putz, Marcos ... nâo tinha visto esse tópico ainda ... que massa meu!!! Que show ... Gostei daquele lance de por mais gas ... meu diplo gela mas acho que pode gelar mais,talvez seja isso.
    Ow ... aquele lance de limpar as aletinhas do condensador, tem um macete legal: uma vassorinha de piaçava com cerdas curtas. Você corre a vassoura e ela vai alinhando as aletinhas.

    Legal.


    entao....parece q os carros hoje em dia usam pouco gas.....entao pessoal q ta acostumado mexer com os carros novos ficam com receio de colocar tanto gas no opala.....porem é o correto.....nao me lembro de cabeça quanto é.....mas me parece q é o dobro ou mais q o dobro da quantidade do gas dos carros atuais.
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    Mensagem por fauzi Qui 11 Jun - 18:08:24

    Bom, hoje trabalhei mais um pouco ... Consertei a tal peça de entrada de ar do difusor lateral, que tinha quebrado o plástico em redor do eixo da alavanca. Depois de matutar um pouco e sabendo que o esforço nesse ponto é considerável e que cola alguma resolveria, parti para outra solução. Vejam as fotos.
    Aqui a peça quebrada:
    Retirada do tabelier do opala 83 49996259571_dcac20d25b_z20200611_082859[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Fiz um furo passante no meio do eixo, com broca 1/8" ... sorte que o material é mole. Parece antimônio.
    Retirada do tabelier do opala 83 49995746203_9b5a77a925_z20200611_102039[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    No lado interno, um calço de plástico rígido e um moeda de 5 centavos para servir de arruela.
    Retirada do tabelier do opala 83 49996264496_5bbc0b606e_z20200611_135936[2] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Do outro lado porca e contra-porca
    Retirada do tabelier do opala 83 49995747008_5473af599a_z20200611_135920[2] by Fauzi Haddad, no Flickr

    E assim a peça voltou a vida.

    Aproveitando o embalo, quando fui retirar essa peça, junto ao parafuso que a prende no painel, tinha um relê aparafusado junto com 3 fios aterrados. Como o relê tava "balangando", resolvi tirar pra consertar, marcando os fios. Ai reparei que que o terminal 31 tá jampeado com um fio preto no terminal S (ou 8 ... parece mais S). Esse fio tá enrolado a mão no terminal S, o que indica uma gambiarra. Procurei saber que rele é esse, mas não achei nada.
    A marca do relê é IBREL e tem uma etiqueta velha com o código 1282.

    Retirada do tabelier do opala 83 49996522322_a63e99199a_z20200611_143956[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Também retirei pra facilitar o acesso, uma chave liga-desliga, que estava fixado por baixo no painel, com rebite POP (acho que na época esse rebite ainda não existia). Será que é uma chave geral? Mas tem 3 fios ... sei lá

    Retirada do tabelier do opala 83 49996523122_690dfd823a_z20200611_144418[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 49996522322_a63e99199a_z20200611_143956[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    E pra finalizar, o que é o objeto do tópico, segue uma foto do tabilier estufado que ainda tá na forma. Acho que uns 85% do estufado já corrigiu. Agora tô tentando acertar pequenas curvas. Não sei se depois vai voltar. Antes de instalar quero deixar uns dias em descanso para ver como se comporta.

    Retirada do tabelier do opala 83 49995749898_f0cb6922ef_z20200610_081326[2] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Valeu.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 18:15:28

    vixe...nao faço ideia de onde é esse rele nao em.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Rubão6cc Qui 11 Jun - 18:30:55

    fauzi escreveu:

    E pra finalizar, o que é o objeto do tópico, segue uma foto do tabilier estufado que ainda tá na forma. Acho que uns 85% do estufado já corrigiu. Agora tô tentando acertar pequenas curvas. Não sei se depois vai voltar. Antes de instalar quero deixar uns dias em descanso para ver como se comporta.

    Retirada do tabelier do opala 83 49995749898_f0cb6922ef_z20200610_081326[2] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Valeu.

    Você retirou o tabelier para reforma...fale mais sobre isso, foi difícil retirar ele? E fale mais do processo de restauro que está fazendo. Esse assunto me interessa.


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    Mensagem por fauzi Qui 11 Jun - 18:48:25

    Então Rubão ... Em algum tópico ai falaram que esse problema do tabelier estufado não tem solução. Quando comprei o carro (sem ver kkkk), observei que estava bem levantando e já fiquei p da vida.
    Nos opalas modernos tem uma chapa metálica curva que o tabelier entra por baixo dela e não deixa levantar. Não tenho material aqui em casa pra fazer isso e nessa pandemia não pretendo sair pra tentar essa solução, que vai ser a última coisa que pretendo fazer. Precisa uma oficina que tenha uma dobradeira, calandra, solda mig etc.
    Ai criei coragem e resolvi tirar o tabelier olhando os comentários aqui do forum e alguns videos da internet. É trabalhoso, mas não é tão difícil. Tem que tirar os bancos pra facilitar o trabalho. Depois tirei o fundo do porta-luvas. Depois o painel de instrumentos (esse é fixado por 4 porcas longas recartilhadas que saem na mão. Depois o toca-fitas. Depois o painel central. Observar em tudo os cabos de comando de entrada de ar, fios e terminais (eu marquei tudo) e fotografei algumas partes. A partir desse momento o mais importante é ter ferramentas apropriadas. O que prende o tabelier são 8 porcas 8mm. O tabelier tem 8 parafusos fixados nele que se encaixam nos furos que tem nas latas do painel e ai as porcas são aparafusadas por dentro. Por sorte eu tinha comprado uma maleta de ferramentas e aguardei chegar pra mexer. Uma catraquinha pequena e um soquete estriado de 8mm são muito importantes, pois o local é apertado. Nessa maleta veio também aquele extensor flexível que também ajudou em algum momento. Vai ser preciso também descer o volante, tirando primeiro a capa por baixo (2 parafusos atarraxantes) e depois duas porcas 17mm. Tem que abaixar o voltar na hora de tirar o painel de instrumentos.
    O meu tabelier compensa tentar arrumar porque só tem uma trinquinha. Estou fazendo a prensagem a frio, pois meu soprador térmico pifou e o novo ainda não chegou. Pretendo ar calor em algum ponto se a frio não resolver. Na primeira prensagem percebi que o material retornou um boa tantada e fixou assim. Vamos ver.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 11 Jun - 19:29:42

    fauzi escreveu:Então Rubão ... Em algum tópico ai falaram que esse problema do tabelier estufado não tem solução. Quando comprei o carro (sem ver kkkk), observei que estava bem levantando e já fiquei p da vida.
    Nos opalas modernos tem uma chapa metálica curva que o tabelier entra por baixo dela e não deixa levantar. Não tenho material aqui em casa pra fazer isso e nessa pandemia não pretendo sair pra tentar essa solução, que vai ser a última coisa que pretendo fazer. Precisa uma oficina que tenha uma dobradeira, calandra, solda mig etc.
    Ai criei coragem e resolvi tirar o tabelier olhando os comentários aqui do forum e alguns videos da internet. É trabalhoso, mas não é tão difícil. Tem que tirar os bancos pra facilitar o trabalho. Depois tirei o fundo do porta-luvas. Depois o painel de instrumentos (esse é fixado por 4 porcas longas recartilhadas que saem na mão. Depois o toca-fitas. Depois o painel central. Observar em tudo os cabos de comando de entrada de ar, fios e terminais (eu marquei tudo) e fotografei algumas partes. A partir desse momento o mais importante é ter ferramentas apropriadas. O que prende o tabelier são 8 porcas 8mm. O tabelier tem 8 parafusos fixados nele que se encaixam nos furos que tem nas latas do painel e ai as porcas são aparafusadas por dentro. Por sorte eu tinha comprado uma maleta de ferramentas e aguardei chegar pra mexer. Uma catraquinha pequena e um soquete estriado de 8mm são muito importantes, pois o local é apertado. Nessa maleta veio também aquele extensor flexível que também ajudou em algum momento. Vai ser preciso também descer o volante, tirando primeiro a capa por baixo (2 parafusos atarraxantes) e depois duas porcas 17mm. Tem que abaixar o voltar na hora de tirar o painel de instrumentos.
    O meu tabelier compensa tentar arrumar porque só tem uma trinquinha. Estou fazendo a prensagem a frio, pois meu soprador térmico pifou e o novo ainda não chegou. Pretendo ar calor em algum ponto se a frio não resolver. Na primeira prensagem percebi que o material retornou um boa tantada e fixou assim. Vamos ver.

    Legal Fauzi. Nesses modelos mais antigos não tem aquela chapa metálica e o painel levanta mesmo. O meu não tem esse problema mas em contrapartida possui as malditas trincas nos furos do falante. Futuramente pretendo comprar um tabelier novo pra substituir o meu, por isso o interesse no assunto. Se eu tiver tempo quem sabe eu mesmo não faço o serviço, senão vou ter que encomendar com meu eletricista.


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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 19:46:07

    rapaiz....


    eu tirei o tabelier do 88 q eu desmanchei.....nao é facil nao....tem muita coisa pra tirar ate conseguir tirar ele fora.


    kkkkkkkkkk



    o tabelier q era dele tbem tinha os trincos e tal.....se ele tivesse aqui tentaria fazer alguma coisa com base nessa ideia.


    mas vendi no comeco do ano.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 11 Jun - 19:55:38

    Marcos Adriano escreveu:rapaiz....


    eu tirei o tabelier do 88 q eu desmanchei.....nao é facil nao....tem muita coisa pra tirar ate conseguir tirar ele fora.


    kkkkkkkkkk



    o tabelier q era dele tbem tinha os trincos e tal.....se ele tivesse aqui tentaria fazer alguma coisa com base nessa ideia.


    mas vendi no comeco do ano.

    Eu vi um vídeo no Youtoba...ali me parece que é mais embaçado retirar o afogador..de resto: painel de instrumentos, painel central, caixa do porta luvas, soltar a coluna de direção....tudo isso eu já fiz em casa.


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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 11 Jun - 19:57:53

    é o cabo do afogador do 88 92 é meio chato.


    mas ate 87 é muito facil.
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    Mensagem por fauzi Sex 12 Jun - 21:01:15

    Bom, segue o bonde ...
    Olhando o painel central, reparei que ele veio com dois botões de desembaçador. Testei e vi que as lentes são verdes e devem ser de Chevette, pois acho que dos Opala são ambar. Pelo preço absurdo que pedem nos interruptores originais e como estava com o problema de tapar um dos furos retangulares, pensei em transformar esse botão em milha.
    E aqui o resultado:
    Retirada do tabelier do opala 83 49999374693_4a1cb7f133_z20200612_175329[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 49999895051_ac02015d2a_z20200612_175340[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Eu pensei que o processo era inédito (inocente), agora há pouco vi que tem anúncio no ML.
    Achei o símbolo na internet, sofri pra inverter as cores, imprimi, revesti com película transparente de colei no local. No ML o cara vende esse adesivo resinado pronto, por 25,00.

    Com o tabelier ainda na forma, comecei a examinar a única trinca nos furinhos.

    Retirada do tabelier do opala 83 49999386838_95bb3738a3_z20200612_202423[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Lembrei de uma massa tapa furo que um velho marceneiro me deu. Nem lembro os componentes dessa massa, mas é uma massa usada para calafetar móveis, tapar furos e rachaduras, etc. Ele derrete   sob fogo e rapidamente endurece. Fiz um pequeno teste e achei o resultado satisfatório. Vou esperar secar bem até amanhã pra retirar alguns pequenos excessos e completar algumas depressões.

    Retirada do tabelier do opala 83 49999907051_1821f5af40_z20200612_205644[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 49999390208_6939354bbf_z20200612_205812[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    A massa

    Retirada do tabelier do opala 83 49999391628_8469202fd8_z20200612_205910[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 13 Jun - 18:58:53

    as lentes dos botoes de neblina e desembaçador da minha caravan sao verdes.



    belo trabalho no painel

    Retirada do tabelier do opala 83 122938 Retirada do tabelier do opala 83 122938 Retirada do tabelier do opala 83 122938 Retirada do tabelier do opala 83 122938 Retirada do tabelier do opala 83 122938
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Sáb 13 Jun - 20:26:02

    Hoje chegou o acendedor de cigarro universal que comprei. O original quebrou aquele plástico verdinho e a carcaça também quebrou a garra do fundo, que segura o acendedor. Ai peguei a carcaça nova e o plástico verde e aproveitei é claro o botão que é original.

    Porém, ainda tinha o problema do furo do lado esquerdo, que ia ficar sem nada.


    Retirada do tabelier do opala 83 49999374693_f88959146e_z20200612_175329[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Pensei até em comprar outro painel, conforme sugestão do Rubão6cc. Mas meu painel está muito bom, exceto por esse furo.

    Então resolvi tapar o furo. Ficou assim:

    Retirada do tabelier do opala 83 50002750173_50341492c0_z20200613_205119[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Agora falta só o botão da alavanca de ar do lado direito.

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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 13 Jun - 21:46:03

    fauzi escreveu:Hoje chegou o acendedor de cigarro universal que comprei. O original quebrou aquele plástico verdinho e a carcaça também quebrou a garra do fundo, que segura o acendedor. Ai peguei a carcaça nova e o plástico verde e aproveitei é claro o botão que é original.

    Porém, ainda tinha o problema do furo do lado esquerdo, que ia ficar sem nada.


    Retirada do tabelier do opala 83 49999374693_f88959146e_z20200612_175329[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Pensei até em comprar outro painel, conforme sugestão do Rubão6cc. Mas meu painel está muito bom, exceto por esse furo.

    Então resolvi tapar o furo. Ficou assim:

    Retirada do tabelier do opala 83 50002750173_50341492c0_z20200613_205119[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Agora falta só o botão da alavanca de ar do lado direito.


    Ficou muito bom hein! Como você tapou o furo?


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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Dom 14 Jun - 8:44:51

    Bom dia ... Então, o que fiz foi cortar um pedaço de plástico e sobrepor ali no espaço. Depois fazer o furo. Quando pensei em fazer assim, eu procurei um material aqui mas não achei nada. Ai acabei comprando no ML um pedaço de poliestireno alto brilho, que ainda vai chegar. Mas a febre era tanta que acabei achando uma tampa de caixa de frente de toca-cd e acabei fazendo com ela. Ficou até bom, mas o tom de preto não bate perfeitamente. Assim que chegar o PS vou fazer outra vez e ai posto aqui o resultado.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Sex 26 Jun - 19:33:48

    Boa noite galera ... segue o baile ... a placa de ps chegou e fiz outro tapa-furo ali no botão do acendedor ... aproveitei e fiz um outro tapa-furo retangular ao lado do botão do milha. O antigo era pururucado. Depois dessa foto, ainda tirei esse acrílico e dei uma limpeza nele e na base também, mas não tirei foto ainda.

    Retirada do tabelier do opala 83 50048712302_9e844d6847_z20200621_191014[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Aproveito pra fazer uma pergunta. Achei esse painel no ML:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1528369919-painelcentral-opalacaravan-8184-ler-descrico-anuncio-_JM

    Observem que o vendedor diz que é do opala/caravan 81/84. Do lado do milha tem um botão de partida a frio. Isso pode ser original?? Se for, vou procurar esse botão.

    Quanto ao tabelier que deu origem ao tópico, tentei inicialmente colocando na "forma" a frio: melhorou mas não resolveu. Tem um ponto empenado que não retorna. Tentei a quente com o soprador, mas também não resolveu.

    Ai resolvi fazer umas ranhuras com uma fresinha na micro retífica, usando um limitador de profundidade.

    Retirada do tabelier do opala 83 50047909123_5e52317ac2_z20200618_144847[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    A peça ficou bem mais maleável, pois a resistência foi quebrada. Porém, não senti firmeza em apenas colar esses rasgos com alguma cola ou resina, pois se o empenamento voltar teria que retirar essa resina, com risco de perder o tabelier.

    Ai resolvi partir pra última idéia, que é imitar o sistema dos opalas modernos. Porém, não tenho condição de fazer essa chapa sem sair de casa. O jeito foi improvisar várias chapinhas e tentar aparafusar na chapa de ferro do carro, pra fazer o tabelier encaixar nelas.

    Retirada do tabelier do opala 83 50047923778_be25eec484_z20200619_195359[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    As chapinhas foram furadas e escariadas e serão aparafusadas com parafusos de cabeça cônica no painel metálico do carro. Esse fim de semana devo testar pra ver como vai ficar.

    Aproveito pra mostrar como ficou o painel de instrumentos com os acrílicos indicadores novos. Os velhos estavam quase apagados.

    Retirada do tabelier do opala 83 50048556096_efd15c7dd6_z20200623_190942[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Também tive que fazer um conserto num acabamento inferior do banco do passageiro que comprei. Esse é outra peça GM difícil de achar inteira.

    Retirada do tabelier do opala 83 50048563751_0d147ba638_z20200625_120911[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 50048566451_2a900e288d_z20200625_120926[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    E aqui já colado com resina epoxi:

    Retirada do tabelier do opala 83 50048824722_9acca3b295_z20200625_121232[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Também vou dar um talento nos frisos de aluminio traseiros. Os da frente comprei novos pois estava faltando o inferior. Tirei alguns amassadinhos e melhor resultado consegui apenas com bombril e detergente e depois com massa de polir nr. 2.

    Retirada do tabelier do opala 83 50048832927_3eb43e1ccd_z20200625_161859[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Agora há pouco fiz um teste com verniz automotivo ... talvez finalize com ele. Vou esperar curar o verniz pra ver como ficou.

    E pra finalizar, vou postar uma foto do famigerado espigão da haste do freio de mão.

    Retirada do tabelier do opala 83 50048841217_bc0e079483_z20200624_140944[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    O botão original que é de borracha, tava destruido. Só tinha um toquinho embutido dentro da alavanca. Pra tirar esse resto de botão já deu um trampo mais ou menos. A Dremel entrou em ação de novo e com uma fresa tive que ir comendo a borracha.

    Bom, tempos atrás consertei esse maldito botão da Caravan, que é ano 90 ... até postei num tópico a respeito. Na época, tirei a capa plástica da alavanca com relativa facilidade. Foi só bater com um calço que ela saiu. Fui tirar a capa do Comodoro e pá pá pá ... quebrou em duas partes no sentido do comprimento. Fiquei p da vida. Mas nada que um Araldite da vida não quebrasse um galho.

    Eu já tinha comprado um botão novo no ML, porém ele é de plástico rígido. Perguntei pro vendedor como acoplar esse botão no espigão. Deu uma resposta evasiva, dizendo que se o espigão fosse do grande era apenar alargar o furo com broca e blz. Mas não sei como esse botão vai travar no espigão, pois a mola vai jogar o botão pra fora. Ai já fiquei cabreiro e acabei comprando uma alavanca que estava com a capa e também com o botão. Paguei até barato na peça R$ 60,00.

    Ai começou a novela. Fui tirar o botão e nada. Puxa e puxa que puxa e nada. Não saiu ainda, mas também não quebrou.  Embora a borracha esteja flexível, não quer sair ... só se algum maledito colou com araldite sei lá.

    Bom, parti pra tirar a capa plástica ... fiz um acessório de madeira para "vestir" na alavanca e comecei a bater devagar ... a capa andou 1 centimetro, mas oferecendo resistência ... bati bati e pimba ... trincou a capa ... o vontade de urrar e comer capim ...

    Larguei tudo pra esfriar a cabeça e pensar numa solução.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 26 Jun - 20:36:28

    nenhum opala tinha botao de injetar gasolina
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Ter 30 Jun - 20:31:22

    Boa noite pessoal ...
    Tive alguns andamentos que gostaria de compartilhar.
    Quando removi o painel de instrumentos só tinham 2 daquelas porcas/tarrachas que prendem o painel por trás. Outro item difícil de achar ... poderia colocar uma porca comum, mas isso demandaria chave para apertar e o local é de difícil acesso. Como quem tem tempo faz uma colher de pau e ainda pinta o cabo, resolvi fazer duas dessas tarrachas. A rosca é 6mm. Não fricou um primor de acabamento, mas ficou funcional igual a original.

    Retirada do tabelier do opala 83 50062948288_4a00c987db_z20200627_221303[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Bem, voltemos ao tabelier empenado. Tentei de tudo e nada resolveu. Ai parti pra ultima tentativa.
    Achei muito bom o resultado, principalmente porque fiz tudo sozinho. Se tivesse tirado o parabrisa daria pra fazer um serviço melhor ainda, mas sozinho impossível.

    Essa foto foi tirada pelo lado de fora.

    Retirada do tabelier do opala 83 50063771567_712a490e88_z20200630_094313[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 50063517056_5861de2fc0_z20200629_144323[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Retirada do tabelier do opala 83 50063778847_64a86c1789_z20200630_083204[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Tendo em vista que dificilmente iria achar um tabelier sem trincas, o absurdo do valor dessas peças e e principalmente o prazer de consertar, acho que ficou muito bom e acredito que esse não dará mais trabalho hehehe.

    Foram 11 chapinhas curvadas, aparafusadas por baixo da lata do painel.

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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Jun - 20:33:56

    vei do ceu....ficou excelente o painel!!!


    as tarrachas entao nem se fala muito capricho kkkkkk



    deixa eu te falar....normalmente essas tarrachas caem da mao quando estao para ser rosqueadas ou quando estao sendo tiraras....e muitas vezes ela enrosca em uma chapa metalica da estrutura q segura o painel.....

    ja aconteceu comigo.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Diplo87 Qua 1 Jul - 6:49:52

    Muito bom mesmo, ficou perfeito
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por jeanbuzzello Qua 1 Jul - 7:39:49

    Ficou muito bom o tabelier! Genial!

    O meu também esta estufado ali no centro. Você nao teria as fotos de como ficou parafusado essas chapinhas, teria?
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por Rubão6cc Qua 1 Jul - 8:04:21

    Caramba parabéns, ficou muito bom. Esse painel estufado é o mais difícil de recuperar.


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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Qua 1 Jul - 17:12:57

    jeanbuzzello escreveu:Ficou muito bom o tabelier! Genial!

    O meu também esta estufado ali no centro. Você nao teria as fotos de como ficou parafusado essas chapinhas, teria?

    Amanhã tento tirar umas fotos por baixo e posto aqui.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por fauzi Sex 3 Jul - 19:16:53

    jeanbuzzello escreveu:Ficou muito bom o tabelier! Genial!

    O meu também esta estufado ali no centro. Você nao teria as fotos de como ficou parafusado essas chapinhas, teria?

    Seguem as fotos. Se ficar alguma dúvida deixe-me saber.

    Aqui a chapinha furada e escareada.

    Retirada do tabelier do opala 83 50072849398_f1c13df1b4_z20200703_092038[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    O escareado é importante pois quanto mais rente ele ficar da base melhor o acabamento.

    Retirada do tabelier do opala 83 50073671927_bb34d07c24_z20200703_092054[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    E aqui por baixo

    Retirada do tabelier do opala 83 50073686722_e99962506b_z20200702_164551[1] by Fauzi Haddad, no Flickr

    Usei parafuso de 1/8" x 1/2". Na foto que mostro o escareado é um parafuso de 1/8" x 3/4", mas achei melhor colocar um mais curtinho.

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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por jeanbuzzello Dom 5 Jul - 8:29:28

    Obrigado pelas fotos fauzi! Agora deu pra entender melhor o sistema que você bolou.
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    Retirada do tabelier do opala 83 Empty Re: Retirada do tabelier do opala 83

    Mensagem por rui_dns02 Qui 30 Jul - 13:06:37

    Marcos Adriano escreveu:originalmente nao existe botao pra injegar gasolina em nenhum opala ou caravan


    o sistema era feito automaticamente por um sensor de temperatura no bloco alguns reles e etc.....


    porem o sistema é muito ineficiente....principalmente se a temperatura ambiente estiver muito perto da temperatura de acionamento do rele....dai o rele nao aciona e o alcool nao da ignicao.....e o motor nao pega.


    é incrivelmente comum adaptarem um botao em opalas a alcool pra isso (acredito q em todos hoje em dia)

    minha caravan o botao do injetor de gasolina estava ligado no botao q originalmente era o injetor de AGUA DO VIDRO TRASEIRO (coisas q os opalas nao tem)


    sobre o botao q vc tirou ao lado da coluna de direcao pode sim ser do sistema de abertura eletrica do porta mala. Na tampa do porta mala tem a selenoide???



    boa tarde Marcos, tenho uma caravan 81 comodoro a alcool, e a mesma vem com o botão de injetor de gasolina ao lado do acededor de cigarros e com esse manual de como ligar e usar esse tal botão, ah e tem um mini manual no parabrisa depois eu tiro fotoRetirada do tabelier do opala 83 20191211
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 30 Jul - 13:43:14

    rui_dns02 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:originalmente nao existe botao pra injegar gasolina em nenhum opala ou caravan


    o sistema era feito automaticamente por um sensor de temperatura no bloco alguns reles e etc.....


    porem o sistema é muito ineficiente....principalmente se a temperatura ambiente estiver muito perto da temperatura de acionamento do rele....dai o rele nao aciona e o alcool nao da ignicao.....e o motor nao pega.


    é incrivelmente comum adaptarem um botao em opalas a alcool pra isso (acredito q em todos hoje em dia)

    minha caravan o botao do injetor de gasolina estava ligado no botao q originalmente era o injetor de AGUA DO VIDRO TRASEIRO (coisas q os opalas nao tem)


    sobre o botao q vc tirou ao lado da coluna de direcao pode sim ser do sistema de abertura eletrica do porta mala. Na tampa do porta mala tem a selenoide???



    boa tarde Marcos, tenho uma caravan 81 comodoro a alcool, e a mesma vem com o botão de injetor de gasolina ao lado do acededor de cigarros e com esse manual de como ligar e usar esse tal botão, ah e tem um mini manual no parabrisa depois eu tiro fotoRetirada do tabelier do opala 83 20191211
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    Mensagem por fauzi Sex 31 Jul - 11:08:04

    Rubão, agora danou tudo ... me toca destampar o tampador de buraco que tampou o buraco que era furado e agora parece que era furado kkkkkk
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 31 Jul - 13:08:32

    fauzi escreveu:Rubão, agora danou tudo ... me toca destampar o tampador de buraco que tampou o buraco que era furado e agora parece que era furado kkkkkk

    Só precisa confirmar até que ano saiu esse botão no painel, porque pelo que consta a partir de determinado ano o injetor passou a ser automático e o botão foi aposentado.
    Acho que acabamos te passando uma informação errada...mas de fato eu nunca tinha visto um Opala com esse botão no painel, então eu jurava que o seu era adaptado.


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