Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyOntem à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

67 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 67 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
tabarbosa (16850)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
BANDIT (13573)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
Xann (10394)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
j ricardo (9376)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
Jean Bida (9320)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_leftDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas BarDuvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Bar_right 

+5
Amilton Bonotto
kdt_go
Bruno Chumbinho
pacato
Black
9 participantes

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Qui 25 Jun - 13:47:52

    Boa tarde a todos, sigo este forum a alguns anos já e sempre estou vendo as novidades postadas aqui, estou restaurando um Gran Luxo Coupe 73 com três marchas e alavanca na coluna de direção, tem me chamado atenção o fato de nunca ter visto um modelo igual, já vi no Gran Luxo 74 mas automático e acho que só saiu automático câmbio em cima a partir de 74, me corrijam se estiver enganado, no túnel não existe nenhum sinal de que um dia poderia ter tido cambio embaixo tendo ainda a manta original no local onde seria o abertura para câmbio embaixo, alguém poderia informar se já viu ou tem a informação de Gran Luxo Coupe 73 três marchas? Já me falaram para mudar mas prefiro manter a caixa de três marchas mesmo e assim manter a originalidade, quem sabe pode ser mais raro ainda por ter sido produzido assim, vou passar as iniciais do chassi dele que confirma o modelo, 5Q87D.

    Call gosta desta mensagem

    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Black Qui 25 Jun - 16:51:49

    Que eu saiba (acompanhamento do fórum principalmente pelas postagens do usuário Call) para a linha 73 (Gran Luxo, Luxo e especial) o cambio no assoalho era opcional, com exceção da versão SS claro.

    Cambio automático também era opcional desde que fosse 6 cilindros.
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por pacato Qui 25 Jun - 18:19:01

    Posta fotos do seu carro aí, irmão!!!!! Vai matar a galera de curiosidade. Gran Luxo 73 Coupê... Puxa vida...show de bola!!!

    Respondendo a sua pergunta, como o Black disse, em toda linha opala daquele ano, câmbio no assoalho de 4 marchas era opcional, salvo o SS. Isso, até onde eu sei.

    Não esqueça as fotos.
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Bruno Chumbinho Qui 25 Jun - 18:52:09

    Sucesso na restauração. Poste fotos quando puder. Segundo consta na Revista Opala & Cia os câmbios automáticos começaram a ser produzidos em agosto de 1973 sendo utilizados nos carros de modelo 1974.
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por kdt_go Sex 26 Jun - 13:00:57

    Fique tranquilo que o unico carro dessa época com cambio de 4 marchas de série era o SS
    qualquer outro poderia vir com qualquer uma das opções, sendo manual 3 na coluna de serie ou manual 4 no assoalho opcional. nao importa a versão e o motor.
    em 74 o cambio automatico de 3 marchas chegou como opcional pra toda linha, nao importa a versao e motor (Especial, De luxo, Granluxo até SS, 4 ou 6 cilindros), e podia ser acionado no assoalho ou coluna. a unica restrição era que o SS se viesse automático a alavanca era no assoalho. assim como o manual.
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Sex 26 Jun - 15:01:52

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Sex 26 Jun - 15:04:50

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73

    está é de qdo limpei por baixo,
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Sex 26 Jun - 15:06:57

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73

    está de qdo tiramos o motor.
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Sex 26 Jun - 15:10:07

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73

    cofre concluído parte de soldas e passado fundo,

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73

    esta é como está hoje.
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Sex 26 Jun - 15:59:19

    Obrigado pelos comentários, desculpe a maneira como postei as fotos mas é que estava aprendendo como fazer, acredito que as próximas ficarão melhores. A primeira foto é de 2015 qdo comprei o opala e fui buscar em São Paulo capital a 800 Km daqui onde moro, vim rodando com ele, vi o anùncio na internet liguei para o proprietário e pedi uma foto do recibo para ver o modelo e foi qdo vi que era um Gran Luxo, está em restauração a um bommmmmm tempo já e o problema é conhecido de muitos, funileiro demora muito para mexer no meu opala e faz outros serviços, mas eu ainda tenho ele como um bom profissional e acredito que esse ano ficará pronto, já fiz um Especial 73 com esse mesmo funileiro, qdo comprei estava bem descaracterizado e durante esse tempo já foi restaurado grade, molduras e frisos originais, os que faltavam como do teto de vinil e para-lamas já tenho tbém originais restaurados, calotas originais e sobre aros tbém já tenho assim como os forros das portas, a cor é verde menta e será mantido essa cor original dele, estamos trabalhando para deixar o mais próximo de um exemplar original.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15346
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Rubão6cc Sex 26 Jun - 16:08:20

    Amilton Bonotto escreveu:Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73

    Muito lindo o cupê..
    Uma dica: para colocar fotos maiores escolha a opção "hotlink para fóruns" no Postimage. Essa opção traz a foto em um tamanho maior:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Fdfd

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 73


    _________________
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    5R87H
    5R87H
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 45
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : OPALA SS 1979
    Cilindros : 6 CILINDROS EM LINHA
    Data de inscrição : 18/10/2016

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por 5R87H Qua 9 Set - 21:28:12

    Tive um Gran Luxo 72 cupê com banco inteiro e 3 marchas na coluna, carro de único dono que só viu um banho de tinta até então. Obs: Era azul marítimo com teto branco de fábrica e foi trocada a cor por dourado topázio cor de 71 e teto de viníl preto

    Amilton Bonotto gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 15 Set - 5:23:47

    Olá. Esse modelo, apesar de ser 2 portas, tinha o Cambio de 3 marchas com a Alavanca posicionada na Coluna e Banco Inteiriço, era o normal do modelo. Aqui no Opala Clube do ABC mesmo, tem um colega que tem um desse ano automático, com a Alavanca também na Coluna como dito anteriormente. Durante algum tempo o Banco Inteiriço era muito apreciado por proporcionar um lugar a mais para passageiros. Meu pai mesmo, funcionário da GM na época, no período de 69 à 77 só teve Opalas com Alavanca de Câmbio na Coluna, apesar de sermos em 4 pessoas. Em 76 ele adquiriu um Trailer grande ,que fazia queimar o Disco de Embreagem cada vez que saia - imagine uma Caravan 4 cc c/ 3 marchas. Então, na troca da Caravan, pegou uma 250S com Cambio de 4 marchas no assoalho. A partir dela, até ele aposentar, todas as Caravan vieram com Câmbio no Assoalho. O Gran-Luxo 73, assim como 74 e o Comodoro 75 tinham o preço muito elevado em relação ao Opala de Luxo, que era bastante equilibrado, e tiveram um volume de produção baixo em relação aos demais. Arrisco em dizer que o SS vendia mais (impressão).

    Amilton Bonotto gosta desta mensagem

    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Qui 12 Nov - 9:37:41

    Amilton Bonotto escreveu:Boa tarde a todos, sigo este forum a alguns anos já e sempre estou vendo as novidades postadas aqui, estou restaurando um Gran Luxo Coupe 73 com três marchas e alavanca na coluna de direção, tem me chamado atenção o fato de nunca ter visto um modelo igual, já vi no Gran Luxo 74 mas automático e acho que só saiu automático câmbio em cima a partir de 74, me corrijam se estiver enganado, no túnel não existe nenhum sinal de que um dia poderia ter tido cambio embaixo tendo ainda a manta original no local onde seria o abertura para câmbio embaixo, alguém poderia informar se já viu ou tem a informação de Gran Luxo Coupe 73 três marchas? Já me falaram para mudar mas prefiro manter a caixa de três marchas mesmo e assim manter a originalidade, quem sabe pode ser mais raro ainda por ter sido produzido assim, vou passar as iniciais do chassi dele que confirma o modelo, 5Q87D.


    Bom dia Amilton,

    Parabéns pelo carro, não existem muitos "sobreviventes" fico feliz que mais um será preservado. Vamos aos seus questionamentos, como já foi mencionado aqui, na linha 1971 à 1974 o único modelo que vinha de série com cambio manual de 4 marchas e bancos dianteiros individuais eram os modelos SS, para todos os demais ( Especial, DeLuxo e Gran Luxo) esses itens eram opcionais. Referente a transmissão denominada Automatic, apesar de figurar em vários impressos da linha Opala 1973 só passou a ser utilizada efetivamente nos modelos 1974, e podia ter a alavanca de acionamento tanto na coluna de direção quanto no assoalho, sendo essa segunda opção muito menos comum e rara de se encontrar atualmente. A transmissão Automatic era item opcional tanto para carros equipados com motor 2500 quanto com motor 4100. Seguem abaixo algumas imagens para ilustrar:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 14203110

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Gran_l10

    Amilton Bonotto gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 12 Nov - 10:03:32

    Existe sim o Gran-Luxo 1973 Automático com Alavanca na Coluna de Direção. Tem um rapaz de São Caetano do Sul, membro do Opala Clube do ABC que tem um muito bonito, inclusive com Certificado e Autenticidade e Chapa de Colecionador.

    Att

    Amilton Bonotto gosta desta mensagem

    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Seg 16 Nov - 7:10:47

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Existe sim o Gran-Luxo 1973 Automático com Alavanca na Coluna de Direção. Tem um rapaz de São Caetano do Sul, membro do Opala Clube do ABC que tem um muito bonito, inclusive com Certificado e Autenticidade e Chapa de Colecionador.

    Att


    Bom dia Alexandre, tudo certo ? teria fotos desse carro ou até mesmo a placa, pode ser que eu tenha ele cadastrado aqui já.
    Abraço.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 16 Nov - 15:00:56

    Att[/quote]


    Bom dia Alexandre, tudo certo ? teria fotos desse carro ou até mesmo a placa, pode ser que eu tenha ele cadastrado aqui já.
    Abraço.[/quote]

    Olá Call. Tudo certo sim.
    Tenho algumas fotos:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160414
    Calota e sobrearo é o mesmo do modelo 74
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160412
    Banco inteiriço em jérsei com desenho específico. Para o 74 a GM simplificou a costura em desenho que acabou prevalecendo para o 1º Comodoro, o 1975 - o 74tinha Encosto do Banco Dianteiro baixo ao passo que o do Comodoro era alto. O Traseiro tanto o do GL 74 como o do Comodoro 75, são idênticos.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160413
    Logotipo do opcional posicionado no Painel Traseiro LE, abaixo da Luz de Ré
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160416
    O revestimento de Portas e Painel Lateral Traseiros são idênticos para os GL 73 e 74. Já para o Comodoro 75 a GM adicionou aplique imitando madeira. Essa foto mostra mais o desenho da Cobertura de Bancos em mais detalhes, sendo que o botão no 73 era deitado e no 74 recebeu um giro de 90º. O 73 também tinha um filete de Vinil que atravessava o Encosto de lado a lado. Isso foi cancelado no 74.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160415
    Detalhe da Alavanca de Mudanças na Coluna de Direção com o Mostrador de seleção de posição, muito semelhante aos do Ford Maverick e Galaxie automáticos. Esse carro não tinha Contagirus, mas sim o Relógio de Horas no centro dos instrumentos.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160417
    Mais detalhes do Banco Inteiriço com encosto rebatível.
    O Câmbo de 4 marchas era outro opcional para esse modelo, que então vinha com Bancos Individuais Reclináveis e poderia ou não vir com o Contagirus - recebia o Painel do SS, mas perdia o Relógio. O Relógio no Console já era outro opcional, inclusive para o SS.

    Esse carro das fotos é o único que eu encontrei durante todos esses anos, ou seja, um Gran-luxo 73 automático.
    Assim como os demais automáticos esse carro sofria um tipo de preconceito, pois a facilidade de condução não era vista como algo relativo a conforto, mas sim pela impossibilidade do condutor em dirigir um carro padrão.

    Logo existem pouquíssimos por ai.

    abc
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 16 Nov - 15:24:51

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201118

    Detalhes do Encosto do Banco Traseiro do GL 74, que é ligeiramente diferente do GL 73.
    Amilton Bonotto
    Amilton Bonotto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 57
    Localização : Palmas-PR
    Modelo do carro : Gran Luxo 2p 73
    Diplomata 4p 87
    Cilindros : 6 cil.
    6 cil.
    Data de inscrição : 03/04/2012

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Amilton Bonotto Seg 16 Nov - 15:56:55

    Boa tarde e agradeço a todos pelos comentários, eu sabia que os botões nos bancos no GL 73 eram na horizontal, mas é a primeira vez que vejo fotos e tbém nunca tinha visto que era com esse friso de vinil na horizontal como a Alexandre colocou, pra mim que o banco traseiro era com três botões e o friso de vinil na vertical como nos com cambio embaixo, agora vendo essas fotos ficamos sabendo que o GL 73 com alavanca de marcha em cima tem somente dois botões no encosto do banco traseiro, usarei essas fotos como modelo para fazer os bancos no meu e muito obrigado pelas fotos Alexandre, esse Forun é muito bom mesmo.
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Qua 18 Nov - 11:33:58

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Att


    Bom dia Alexandre, tudo certo ? teria fotos desse carro ou até mesmo a placa, pode ser que eu tenha ele cadastrado aqui já.
    Abraço.[/quote]

    Olá Call. Tudo certo sim.
    Tenho algumas fotos:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160414
    Calota e sobrearo é o mesmo do modelo 74
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160412
    Banco inteiriço em jérsei com desenho específico. Para o 74 a GM simplificou a costura em desenho que acabou prevalecendo para o 1º Comodoro, o 1975 - o 74tinha Encosto do Banco Dianteiro baixo ao passo que o do Comodoro era alto. O Traseiro tanto o do GL 74 como o do Comodoro 75, são idênticos.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160413
    Logotipo do opcional posicionado no Painel Traseiro LE, abaixo da Luz de Ré
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160416
    O revestimento de Portas e Painel Lateral Traseiros são idênticos para os GL 73 e 74. Já para o Comodoro 75 a GM adicionou aplique imitando madeira. Essa foto mostra mais o desenho da Cobertura de Bancos em mais detalhes, sendo que o botão no 73 era deitado e no 74 recebeu um giro de 90º. O 73 também tinha um filete de Vinil que atravessava o Encosto de lado a lado. Isso foi cancelado no 74.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160415
    Detalhe da Alavanca de Mudanças na Coluna de Direção com o Mostrador de seleção de posição, muito semelhante aos do Ford Maverick e Galaxie automáticos. Esse carro não tinha Contagirus, mas sim o Relógio de Horas no centro dos instrumentos.
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20160417
    Mais detalhes do Banco Inteiriço com encosto rebatível.
    O Câmbo de 4 marchas era outro opcional para esse modelo, que então vinha com Bancos Individuais Reclináveis e poderia ou não vir com o Contagirus - recebia o Painel do SS, mas perdia o Relógio. O Relógio no Console já era outro opcional, inclusive para o SS.

    Esse carro das fotos é o único que eu encontrei durante todos esses anos, ou seja, um Gran-luxo 73 automático.
    Assim como os demais automáticos esse carro sofria um tipo de preconceito, pois a facilidade de condução não era vista como algo relativo a conforto, mas sim pela impossibilidade do condutor em dirigir um carro padrão.

    Logo existem pouquíssimos por ai.

    abc[/quote]


    Boa tarde Alexandre, creio que conheço esse carro, a placa dele tem prefixo inicial LYX ?
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 21 Nov - 6:23:48

    Call escreveu:
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Att


    Boa tarde Alexandre, creio que conheço esse carro, a placa dele tem prefixo inicial LYX ?

    Olá Call,
    provavelmente é o próprio, afinal não existem muitos 73 desse modelo e dessa côr.

    Em tempo, acabo de fazer uma pesquisa sobre vários pontos levantados nesse tópico e encontrei uma coisa interessante sobre uma das colocações do autor:

    O Encosto do Banco Traseiro do Gran-Luxo 73 Coupe equipado com a Alavanca na Coluna de Direção levava apenas 2 Botões, conforme mostram as fotos do Opala Azul.
    Já o Gran-luxo 73 que tinha Alavanca no Assoalho tinha 3, provavelmente para alinhar com o desenho do Encosto dos Bancos Dianteiros que seriam individuais.
    Aposto que o Gran-Luxo 73 com 4 Portas deveria ter 3, sendo alinhado com o Encosto do Banco Dianteiro, que não sendo rebatido permitiria a aplicação de 3.

    Das duas uma, ou o Coupe azul está errado, o que acho ser improvável, ou a GM convivia com um nível de complexidade na linha que hoje não se admite.

    Vou subir mais material.


    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 21 Nov - 7:11:59

    Caros, voltei.
    Eu sou o tipo de pessoa que tem mais passado do que futuro, daí já ter vivido e visto uma serie de coisas, principalmente no que diz respeito à Opalas. Aprendi a dirigir na praia aos 15 anos de idade em uma Veraneio 68. À partir de 69 à 80, período em que o meu trabalhou na GMB, convivi intimamente com Opalas e Caravans, testemunhando a cada modificação normalmente para melhor, mas também para pior. Vai daí que voce se transforma em chato, pois constato a existência de erros até mesmo em livros, revistas e foruns de hoje, por exemplo, a adoção de sobrearos de Roda que nada tem a ver com o original do ano.
    Opalas é um dos meus assuntos preferidos e acabo não me contendo em esclarecer.

    O modelo Gran-Luxo de que trata esse tópico, tivemos 2: um 71 4 Portas, que na realidade era um Piloto da linha 72 - ele tinha Motor 4 cilindros, Alavanca de Câmbio de 3 marchas na Coluna e pintado em Marrom Tropical metálico com Teto de Vinil Bege, uma combinação que na minha opinião produziu o mais bonito dos Gran-Luxo - o 72 Coupe nessa combinação de cores, com o emblema 2 Torres e o 4100 na parte inferior dos Paralamas, Câmbio no Assoalho e Bancos requintados, é uma festa para estes olhos). O outro é esse azul 74 que está conosco até hoje.

    Voltando ao Gran-Luxo 73 que deu origem a este tópico, vamos agora a alguns detalhes de um Coupe 2 Portas:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201120
    As fotos dos Bancos nos conta que os Botões em número de 3 no Encosto do Banco Traseiro e um em cada um dos Encostos dos Bancos Dianteiros em posição diferente das aplicadas no modelo 74 e Comodoro 75. Haviam galões verticais que dariam a impressão de divisões no Banco Traseiro e estética nos Dianteiros, provavelmente para enriquecimento do desenho - com exceção da tapeçaria do modelo Especial, os demais a GM trabalhava muito bem com desenhos anatômicos nos Bancos. Eu nunca vi um 73 de 4 Portas, mas aposto que o Banco Traseiro era igual a esse, ou seja, com 3 Botões, assim como para o banco Dianteiro
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201121
    O painel de Instrumentos tinha uma máscara de cor prata semelhante à do modelo Luxo (no SS e Especial era preta), mas com molduras dos contorno em acabamento cromado como tinha sido o modelo Luxo do 69 ao 72. A Tampa do Porta-luvas perdeu o acabamento em madeira e Emblema Flor de liz existente no GL 72, e nem recebeu o tradicional Opala dos demais modelos. Na almofada do volante existia o Emblema Opala, o mesmo dos Modelos Especial e Luxo, apenas com a moldura pintada em cinza claro. O Radio que aparece na foto não é do carro (olha o chato aqui), assim como o Amplificador existente abaixo do Painel de Instrumentos. O Gran-Luxo tinha Radio original de fábrica, na realidade um Motoradio modelo pushbuton customizado para a GM. O 73 vinha com um AM & OC, ao passo que o 74 já veio com um FM, AM & OC, mono mas com um autofalante no Porta-pacotes, com um Potenciômetro ridículo posicionado na parte de baixo do Painel de Instrumentos lado esquerdo, junto ao painel de Porta - tecnologia da época
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201119
    Os instrumentos das Linhas 73, assim como a 74, tinham dígitos e Ponteiros na cor branca, algo que a BMW não abriu mão até hoje. À noite pode até mudar, mas de dia é branco. Na minha opinião, os mais belos instrumentos do Opala. Veja a sobriedade do Painel de um SS 73 ou 74, com tudo preto ao fundo e nenhum cromado com exceção das Hastes do Volante.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 21 Nov - 8:02:32

    Segue agora mais detalhes sobre Gran-Luxo 74 que perdeu o nome Opala passando a CHEVROLET GRAN-LUXo. Isso provavelmente já era uma preparação para a chegada do COMODORO no ano seguinte:Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 111
    Capa do Manual do Proprietário de carros da linha 1974 - CHEVROLET GRAN-LUXO
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201122
    Fotos do interior de um Gran-Luxo equipado com Câmbio Automático e Alavanca na Coluna de Direção. Dá para constatar que o Banco não tem os galões verticais do 73 e possui 4 Botões ao invés dos 2 do Coupe 73. O Emblema Opala desapareceu da almofada do Volante, dando lugar à gravatinha Chevrolet
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201124
    Chamada de reportagem sobre o teste na Linha 74 em revista de Setembro de 73, tendo um GL automático, um 4 portas Especial 4 cilindros automático e um Coupe Luxo 4 cilindros. Foi no lançamento do Motor 151.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 21 Nov - 14:29:30

    Por fim chegamos ao COMODORO 75 que entrou no lugar do GL 74. NMHO (na minha modesta e honesta opinião) esse 75 foi o mais bonito dos Comodoro, pois a partir do 76 a GM foi incorporando uma série de ações de redução de custo na parte cosmética, potencializando o aperfeiçoamento mecânico do Projeto. Esse modelo durou até o 78, sendo que o 79 passou a ter o mesmo conteúdo e características do Opala de Luxo. Tudo indica que foi a preparação para a chegada do DIPLOMATA.

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 20201125
    Essa foto mostra o interior de um Comodoro 75 Automático com a alavanca de mudanças no assoalho. Repare que os Bancos são revestidos de jersey, sendo o Banco traseiro rigorosamente o mesmo do Gran-Luxo 74
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Comodo10
    Uma bela vista do Comodoro 75 Automático mostrando os detalhes do Painel de Instrumentos. Um acabamento soberbo para a época que diferenciava muito o modelo em relação aos demais do Opala
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Comodo11
    Uma foto do mesmo ângulo de um Comodoro 76 Mecânico com Alavanca no assoalho. É possível perceber que os Bancos passaram a receber o mesmo desenho dos demais Opala, mas usando Tecido ao invés do Vinil do SS e Luxo, além do fato desse opcional contemplar a aplicação do Contagirus (redução de custo é fogo).
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 21 Nov - 14:42:02

    Amilton Bonotto escreveu:Boa tarde e agradeço a todos pelos comentários, eu sabia que os botões nos bancos no GL 73 eram na horizontal, mas é a primeira vez que vejo fotos e tbém nunca tinha visto que era com esse friso de vinil na horizontal como a Alexandre colocou, pra mim que o banco traseiro era com três botões e o friso de vinil na vertical como nos com cambio embaixo, agora vendo essas fotos ficamos sabendo que o GL 73 com alavanca de marcha em cima tem somente dois botões no encosto do banco traseiro, usarei essas fotos como modelo para fazer os bancos no meu e muito obrigado pelas fotos Alexandre, esse Forun é muito bom mesmo.

    Olá Amilton.
    Esse carro realmente é raro (GL Coupe 73). Eu no seu lugar faria o banco do 74 - veja que consegui uma foto do 74 com Banco inteiriço na frente e Encosto bi partido. O 74 usa 4 Botões ao invés de 2. Na minha opinião eu seguiria esse modelo (74) não devendo impactar na obtenção de um Certificado de Autenticidade, por exemplo, se essa for a sua intenção.
    Além disso os frisos horizontais devem ser uma dor de cabeça a mais para o Tapeceiro, uma vez que esse tipo de desenho exigia uma barra na armação para fixar o galão como meio de formar o anatômico quando o Banco estiver completo.

    Quanto ao forum, é o melhor que dispomos sobre Opala, com farto material sobre solução de problemas.

    Boa sorte.

    Amilton Bonotto gosta desta mensagem

    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Seg 23 Nov - 7:19:16

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    Call escreveu:


    Boa tarde Alexandre, creio que conheço esse carro, a placa dele tem prefixo inicial LYX ?

    Olá Call,
    provavelmente é o próprio, afinal não existem muitos 73 desse modelo e dessa côr.

    Em tempo, acabo de fazer uma pesquisa sobre vários pontos levantados nesse tópico e encontrei uma coisa interessante sobre uma das colocações do autor:

    O Encosto do Banco Traseiro do Gran-Luxo 73 Coupe equipado com a Alavanca na Coluna de Direção levava apenas 2 Botões, conforme mostram as fotos do Opala Azul.
    Já o Gran-luxo 73 que tinha Alavanca no Assoalho tinha 3, provavelmente para alinhar com o desenho do Encosto dos Bancos Dianteiros que seriam individuais.
    Aposto que o Gran-Luxo 73 com 4 Portas deveria ter 3, sendo alinhado com o Encosto do Banco Dianteiro, que não sendo rebatido permitiria a aplicação de 3.

    Das duas uma, ou o Coupe azul está errado, o que acho ser improvável, ou a GM convivia com um nível de complexidade na linha que hoje não se admite.

    Vou subir mais material.





    Bom dia Alexandre, tudo bem ? então o carro em questão não é um Gran Luxo 1973 mais sim 1974, ou seja, 5Q87DD, eu mantenho um cadastro a um bom tempo desses carros e de outros modelos da linha também. Até o presente momento são 66 Gran Luxo 1974 Cupê cadastrados.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 23 Nov - 13:46:28

    Olá Call,
    está estranho. Confirmei o Prefixo da Chapa e está correto, ou seja, é o LYX.
    Chama a atenção o Volante desse carro e o Afogador presente, uma coisa que os 74 6cc já não tinha - vinham com uma função de Afogador Automático, no próprio Carburador que era do modelo 446.


    Todavia eu não conheço a história desse carro, e pode ser que ele tenha sido um Piloto ou restaurado de forma equivocada. A verdade é que não lembro e não localizei esse tom de azul, ainda mais Metálico, quer seja no 73 ou no 74.

    O meu, que eu conheço desde zero Km, tendo comprado um ano à frente, tem o número 5Q87HDB.

    Veja que ele tem um H ao invés de D na sequencia ao 87.
    O que isso significa?

    Abc
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 24 Nov - 4:46:53

    Como se diz aqui na minha cidade, "F*D#R@M a bicicleta".

    Segundo uma matriz de codificação de numeração de chassis de Opala o meu, que começa com 5Q87HDB, seria um COMODORO 75.

    Algumas considerações sobre o ano de 74, que foi sim atípico na indústria automobilística, época em que eu trabalhava na Ford SBC:

    1) Foram lançados o Corcel 74 e depois o 74 1/2 com um pacote de modificações. A GM pode sim ter feito o mesmo com o Opala;
    2) A crise do petróleo começava acertando em cheio os carros chamados de "beberrões", principalmente o 6cc e os V8 da Ford e da Chrysler;
    3) A indústria se reinventou, tanto que logo apareceriam as C-10 e F-100 4 cil além do Maverick e o Motor 151 que nascia ali na linha 74;
    4) Conheço o meu carro desde que ele era zero km - o usuário, um americano da GM, morava perto de casa. Me chamou a atenção logo de cara pela cor sólida, que era aplicada mais na C-10 e no Caminhão Chevrolet, tanto que era conhecida como Azul de caminhão. O carro já tinha vidros verdes, que estão no carro até hoje (recebeu insulfilm por questões de segurança) e Pneus letra branca da Firestone, modelo Maxi-Sport, que era mais aplicado ao SS (o Gran-luxo vinha com Pneu com faixa branca risca de giz, como nas fotos do LYX mostradas antes). Tinha aquecedor e instrumentos do SS. O Ar Condicionado, a Direção Hidráulica e o Relógio de horas no Console, foi eu quem adicionou ao longo dos anos;
    5) Meu pai era sócio do Automóvel Club do Estado de São Paulo e optou por fazer a transferência de documentação da GM para ele através desse canal. Levou quase 2 meses para receber o documento no nome dele, e alegação na época foi "atraso do Ciretran". Talvez o número de série tenha gerado algum problema. Difícil mas não impossível, o fato é que ninguém justificou a demora e ele não questionou, pois ainda tínhamos um 74 4cc que só foi vendido uns 6 meses depois. Nunca saberemos ao certo.

    Então, eu retiro o que disse do LYX. É bem provável que o meu carro tenha sido algum experimento para o desenvolvimento do Comodoro. As montadoras costumavam fazer isso para a realização em Oficinas que uma vez encerradas os carros acabavam na frota para venda posterior como um seminovo.

    Ouvi dizer à respeito de um Gran-Luxo 74 automático com Alavanca de comando no assoalho, opção que não existia nesse ano. A pesquisa indicou que a Caixa de mudanças tinha o número de série 1, ou seja, um provável Protótipo do sistema de transmissão.

    Em tempo, o LYX é sim um 74 de documento. O carro era azul escuro metálico com Teto de Vinil Branco. O atual proprietário refez a funilaria e trocou a cor para esse azul mais claro, além de ter colocado o Teto Preto.
    Quanto à tapeçaria, segundo ele, não houve alteração. está do jeito como o carro foi adquirido.


    abc
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Ter 24 Nov - 11:17:13

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Olá Call,
    está estranho. Confirmei o Prefixo da Chapa e está correto, ou seja, é o LYX.
    Chama a atenção o Volante desse carro e o Afogador presente, uma coisa que os 74 6cc já não tinha - vinham com uma função de Afogador Automático, no próprio Carburador que era do modelo 446.

    Boa tarde Alexandre, tudo certo, vamos a algumas observações:

    Sistema de afogador "automatico" foi utilizado na linha Opala nos modelos 1975 à 1977, como motor 6 cilindros. É muito dificil encontrar um carro que ainda tenha esse sistema, pq não era muito funcional, seguem abaixo algumas fotos do sistema de afogador automático.

    Coletor
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Coleto12


    Sistema, descrição manual
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Coleto11


    Mola
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Coleto13


    Motor com com sistema de afogador automático

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 16663710


    Descrição no manual
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Coleto14




    Todavia eu não conheço a história desse carro, e pode ser que ele tenha sido um Piloto ou restaurado de forma equivocada. A verdade é que não lembro e não localizei esse tom de azul, ainda mais Metálico, quer seja no 73 ou no 74.

    Entendi, a cor descrita na documentação é Azul, para o ano de 1974 temos o Azul Profundo (sólido), na tonalidade metálica para o ano de 1974 tem o Prata Lunar, que é um tom de azul claro metálico, porém, a descrição na documentação é "Cinza" infelizmente eu também não tenho fotos mais antigas desse carro.


    O meu, que eu conheço desde zero Km, tendo comprado um ano à frente, tem o número 5Q87HDB.
    O seu eu tem número de produção bem mais alto, pelo que me lembro número 44.392 correto? aliás tenho cadastrado outro Gran Luxo que é "irmão" do seu, número de produção 44.391. Só para constar o código de identificação correto para os Gran Luxo 1974 seria 5Q87DD, o sufixo H só foi utilizado a partir dos modelos 1975


    Veja que ele tem um H ao invés de D na sequencia ao 87.
    O que isso significa?

    5Q87HD não é uma numeração válida, você deve ter visto errado.

    5Q87DC = Gran Luxo 1973

    5Q87DD = Gran Luxo 1974

    5Q87HE, 5Q87HF, 5Q87HG, 5Q87HH = são todos códigos de identificação dos modelos Comodoro Cupe 1975, 1976, 1977, 1978.


    Abc

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 24 Nov - 11:58:26

    Olá Call,
    vamos lá com mais algumas considerações.

    1) O meu carro veio com a função de Afogador Automático, tanto que eu pensei que era algo específico do 74. Troquei o Sistema pelo de Injeção mas mantenho guardados o Coletor e o Carburador 446 completo. Apenas a Bandeja do Filtro de Ar que foi transplantada em outro 6cc;

    2) A sequência do número de série que eu te passei está correta. O que tenho aqui é 5Q87HDB144XX2, vide foto da Placa do Pilar "A":

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 212

    Agora uma foto do "Cupão de Identificação" constante no Manual do Usuário:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Manual11
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Ter 24 Nov - 12:07:21

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Olá Call,
    vamos lá com mais algumas considerações.

    1) O meu carro veio com a função de Afogador Automático, tanto que eu pensei que era algo específico do 74. Troquei o Sistema pelo de Injeção mas mantenho guardados o Coletor e o Carburador 446 completo. Apenas o a Bandeja do Filtro de Ar que foi transplantada em outro 6cc;

    2) A sequência do número de série que eu te passei está correta. O que tenho aqui é 5Q87HDB144XX2, vide foto da Placa do Pilar "A":

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 212

    Agora uma foto do "Cupão de Identificação" constante no Manual do Usuário:

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Manual11



    Realmente muito curioso, sinceramente é o primeiro carro que vejo com essa identificação, seu carro tem uma numeração alta, provavelmente dos meses finais do ano de 1974, porém tem outros com numeração mais alta ainda, geralmente os carros ditos "protótipos" ou com alguma característica especifica incomum são os de início de produção.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 24 Nov - 12:29:03

    Durma com esse barulho....kkkk
    Veja pela data do Manual que ele começou a rodar em Maio de 74, logo se foi mesmo um protótipo, e até já acho que foi pelas características que falamos, deve ter sido produzido no começo do ano.

    Em tempo, fiz uma pesquisa e achei a informação que o 5Q87H se refere ao COMODORO 1975 até 1978, sendo o ano de fabricação identificado pela letra seguinte.

    Isso está correto? (vide a foto abaixo):

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Tabela10

    Se estiver o meu carro é um Comodoro 75 visto do número de série, mas um GL 74.
    Do Comodoro ele tinha o Banco Traseiro e o Afogador Automático, pelo que concluo.

    Eu não pretendo negociá-lo, mas se o fizesse poderia ter problemas com o comprador....kkk

    Intrigante mesmo. É tudo uma surpresa para mim. Eu não esperava isso.

    Abc
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Ter 24 Nov - 13:15:28

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Durma com esse barulho....kkkk
    Veja pela data do Manual que ele começou a rodar em Maio de 74, logo se foi mesmo um protótipo, e até já acho que foi pelas características que falamos, deve ter sido produzido no começo do ano.

    Em tempo, fiz uma pesquisa e achei a informação que o 5Q87H se refere ao COMODORO 1975 até 1978, sendo o ano de fabricação identificado pela letra seguinte.

    Isso está correto? (vide a foto abaixo):

    Sim, procede perfeitamente,


    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Tabela10

    Se estiver o meu carro é um Comodoro 75 visto do número de série, mas um GL 74.
    Do Comodoro ele tinha o Banco Traseiro e o Afogador Automático, pelo que concluo.

    Eu não pretendo negociá-lo, mas se o fizesse poderia ter problemas com o comprador....kkk

    Intrigante mesmo. É tudo uma surpresa para mim. Eu não esperava isso.

    Abc

    Seu carro, até o presente momento, é o único com esse padrão de identificação diferenciado ,o real motivo de ter saído assim, só Deus sabe, uma questão, o sistema de acionamento do pedal do acelerador era a cabo ou vareta? Se puder envie fotos do carro caso tenha, antes de você ter feito as modificações. Segue meu contato:

    (11)98108-9768.

    Abraço

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Ter 24 Nov - 13:31:18

    Alexandre, novidades, o com numeração sequencial um número antes do seu tem o mesmo padrão de identificação, 5Q87HD. Shocked Shocked Shocked Shocked


    5Q87HDB144391_GRAN_LUXO_CUPE_1974_6cil_4100_250_AZUL_PROFUNDO_DAR-0453_LAURO_DE_FREITAS_BA_( IRMÃOS )
    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 5q87hd10

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas 5q87hd11

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 24 Nov - 18:21:45

    Alexandre, novidades, o com numeração sequencial um número antes do seu tem o mesmo padrão de identificação, 5Q87HD. Shocked Shocked Shocked Shocked


    5Q87HDB144391_GRAN_LUXO_CUPE_1974_6cil_4100_250_AZUL_PROFUNDO_DAR-0453_LAURO_DE_FREITAS_BA_( IRMÃOS )

    Olá Call,
    puxa, que bacana esse com Teto de Vinil na cor branco.
    Eu cheguei até a comprar (estão guardadas) as Travas de Capô iguais à desse carro.
    No dia da instalação acabei abortando.
    Eu morei em Lauro de Freitas de 2008 ao final de 2011, e se tivesse visto esse cara teria reparado e provavelmente fotografado.
    Todavia encontrei por duas vezes na estrada um Modeo 2002 que tinha sido meu, da época em que trabalhava na Ford.

    Recebeu aos fotos do sistema de aceleração?
    Atendeu a sua expectativa?

    Obrigado pela foto do "irmãozinho"....kkk

    Abc
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Call Qua 25 Nov - 8:35:32

    Bom dia Alexandre, tudo certo ?

    Sim recebi, muito obrigado, caramba que coincidência, já pensou daria para colocar os 2 carros juntos, estou garimpando mais informações qualquer novidade eu lhe informo.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas Empty Re: Duvida Gran Luxo 73 Coupe três marchas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 4:14:18