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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Dom 18 Abr - 17:32:45

    Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:

    Qt Descrição
    1,00 FT 450
    1,00 CHICOTE FT 3M
    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
    1,00 RODA FONICA
    1,00 DOSADOR HPI DE ESFERA
    2,00 BOMBA DE COMBUSTIVEL 6 BAR
    6,00 BICOS BOSCH 75lbs
    1,00 SENSOR TPS
    1,00 SENSOR DE ROTAÇÃO
    1,00 SENSOR DE AR
    1,00 SENSOR DE ÁGUA
    6,00 Bobina Ignição Gol G6
    1,00 Turbina ZR .70 Black Series ZR5452
    1,00 Coletor Turbo Opala 6cc Turbina ( INOX)

    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    GabrielRL51, -GTO- e Paulo Ribeiro gostam desta mensagem

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por GustavoZorzi Dom 18 Abr - 19:58:25

    oq exatamente é motor original para você?

    q pra chegar nessa potência n vai ser só colocando turbina e injeção

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Dom 18 Abr - 20:03:11

    Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
    para chegar nos 350-390 cv, preciso adicionar o que nessa lista ?

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 18 Abr - 20:44:33

    eita


    acho q com comando original vc nao chega nessa potencia nao em.
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por GustavoZorzi Dom 18 Abr - 22:21:49

    Paulo Ribeiro escreveu:Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
    para chegar nos 350-390 cv, preciso adicionar o que nessa lista ?
    só se mediram se dinamômetro capenga

    vai precisar ao menos de um comando 260~268
    dimensionar a turbina pro teu uso
    e preferencialmente melhorar o cabeçote

    mas original original nunca, seria quase triplicar potência só com uma turbina

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por adpachec Seg 19 Abr - 1:01:42

    Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:

    Qt Descrição
    1,00 FT 450
    1,00 CHICOTE FT 3M
    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
    1,00 RODA FONICA
    1,00 DOSADOR HPI DE ESFERA
    2,00 BOMBA DE COMBUSTIVEL 6 BAR
    6,00 BICOS BOSCH 75lbs
    1,00 SENSOR TPS
    1,00 SENSOR DE ROTAÇÃO
    1,00 SENSOR DE AR
    1,00 SENSOR DE ÁGUA
    6,00 Bobina Ignição Gol G6
    1,00 Turbina ZR .70 Black Series ZR5452
    1,00 Coletor Turbo Opala 6cc Turbina ( INOX)

    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    400 cv com motor original?

    Fumou o quê?

    Só trocar comando e turbinar.

    Sim com turbina se usa menor taxa de compressão.

    Mas só isto resolve???

    Vai balancear, vai forjar, vai mandar o cabeçote para controle de fluxo na bancada?

    Vai "aliviar" as peças?

    A turbina ZR é pulsativa, VOCÊ SABE O QUE É ISTO ou é o tipo de pessoa que toma remédio sem ler a bula?

    Montar um coletor (6cc) perfeito para turbina pulsativa, eu prefiro monofluxo.

    Coitadas das bielas.....

    Copia e cola os links dos tópicos.
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por adpachec Seg 19 Abr - 1:07:32

    Paulo Ribeiro escreveu:Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
    para chegar nos 350-390 cv, preciso adicionar o que nessa lista ?

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por frederico santos Seg 19 Abr - 22:46:53

    Não vá na pilha de certos papos que vc ve em forum não meu caro. Tem muita gente que da opinião sem nunca sequer ter aberto um motor ou saber como se monta um. As partes negativas dessas história geralmente ninguém conta rsrsrs. 300cv ja  é coisa p kct imagine mais. O lance de peças originais vc pode até alcançar essa potencia, mas o lance é saber até quando vai aguentar o rojão.
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por frederico santos Seg 19 Abr - 22:49:26

    Paulo Ribeiro escreveu:Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por GustavoZorzi Seg 19 Abr - 22:57:54

    frederico santos escreveu:
    Paulo Ribeiro escreveu:Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
    para chegar nos 350-390 cv, preciso adicionar o que nessa lista ?
    Muito dinheiro.

    essa é a pior parte Sad Sad

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Ter 20 Abr - 17:24:54

    adpachec escreveu:
    Paulo Ribeiro escreveu:Vi em alguns tópicos aqui que deixando o motor original, sem mexer em cabeçote, comando entre outras coisas já viria essa potência ...
    para chegar nos 350-390 cv, preciso adicionar o que nessa lista ?

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Ter 20 Abr - 17:34:49

    Paulo amigo eu vou te dar umas dicas:

    O motor 6cc carece de uma coisa: Fluxo

    Se vc fazer um trabalho de cabeçote de nível 2 ou 3, vai ter um ganho excelente de potência, o carro vai ficar muito esperto, se vc quiser 10 mil reais com tranquilidade, eu diria para fazer um trabalho no cabeçote, injetar e utilizar bobinas individuais ou um sistema hall do tipo MSD ou HEI, e o comando é indispensável, talvez um 268 ou 278, mas aproveitando que já vai desmontar o cabeçote, já olho o motor completo veja se precisa de um ajuste de retifica ou brunimento, acredito que desta forma vc consegue um ganho de potência razoável e sem tirar o miolo original, na questão do turbo pode ser que aguente sim os 390cv que deseja, mas já aviso de antemão, as bielas não aguentam, todo o resto suporta por um tempo, hj com o preço do dólar montar um miolo forjado para turbo está bem custoso, é melhor fazer dessa maneira, que depois pra turbinar já é um bom caminho andado!

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Ter 20 Abr - 17:40:38

    -GTO- escreveu:Paulo amigo eu vou te dar umas dicas:

    O motor 6cc carece de uma coisa: Fluxo

    Se vc fazer um trabalho de cabeçote de nível 2 ou 3, vai ter um ganho excelente de potência, o carro vai ficar muito esperto, se vc quiser 10 mil reais com tranquilidade, eu diria para fazer um trabalho no cabeçote, injetar e utilizar bobinas individuais ou um sistema hall do tipo MSD ou HEI, e o comando é indispensável, talvez um 268 ou 278, mas aproveitando que já vai desmontar o cabeçote, já olho o motor completo veja se precisa de um ajuste de retifica ou brunimento, acredito que desta forma vc consegue um ganho de potência razoável e sem tirar o miolo original, na questão do turbo pode ser que aguente sim os 390cv que deseja, mas já aviso de antemão, as bielas não aguentam, todo o resto suporta por um tempo, hj com o preço do dólar montar um miolo forjado para turbo está bem custoso, é melhor fazer dessa maneira, que depois pra turbinar já é um bom caminho andado!

    Muito obrigado pelos esclarecimentos GTO! Fórum serve pra gente tirar dúvidas e conversar mesmo! Muito obrigado pela sua educação!

    Mas os 390 cv viriam só com um comando desses 268 ou 278 e com o trabalho no cabeçote ? Eu pretendo gastar até uns 15mil em peças nesse projeto!

    Quanto viria de potência em um motor 6cc injetado com a ft 450 e a turbina ?

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por adpachec Ter 20 Abr - 19:09:10

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Paulo amigo eu vou te dar umas dicas:

    O motor 6cc carece de uma coisa: Fluxo

    Se vc fazer um trabalho de cabeçote de nível 2 ou 3, vai ter um ganho excelente de potência, o carro vai ficar muito esperto, se vc quiser 10 mil reais com tranquilidade, eu diria para fazer um trabalho no cabeçote, injetar e utilizar bobinas individuais ou um sistema hall do tipo MSD ou HEI, e o comando é indispensável, talvez um 268 ou 278, mas aproveitando que já vai desmontar o cabeçote, já olho o motor completo veja se precisa de um ajuste de retifica ou brunimento, acredito que desta forma vc consegue um ganho de potência razoável e sem tirar o miolo original, na questão do turbo pode ser que aguente sim os 390cv que deseja, mas já aviso de antemão, as bielas não aguentam, todo o resto suporta por um tempo, hj com o preço do dólar montar um miolo forjado para turbo está bem custoso, é melhor fazer dessa maneira, que depois pra turbinar já é um bom caminho andado!

    Muito obrigado pelos esclarecimentos GTO! Fórum serve pra gente tirar dúvidas e conversar mesmo! Muito obrigado pela sua educação!

    Mas os 390 cv viriam só com um comando desses 268 ou 278 e com o trabalho no cabeçote ? Eu pretendo gastar até uns 15mil em peças nesse projeto!

    Quanto viria de potência em um motor  6cc  injetado com a ft 450 e a turbina ?

    Você está desesperado pelo número mágico de potência.

    Igual crente de seita religiosa, ou pomada que aumenta o bilau.

    390 cavalos terá perto de 6.500 giros.

    A maioria opta pelo comando 298°.

    Porquê?

    Dar liberdade "de giro" e permitir a turbina (parruda de sua escolha) empurrar o ar para os cilindros sem ficar ESPIRRANDO direto devido a comando de menor permanência ou overlap.

    Acha que só comando, cabeçote e turbina resolve?

    Você precisa balancear, forjar, polia dumper APROPRIADA e aliviar o peso.

    Abrir válvulas, testar cabeçote na bancada, trocar o câmbio (a potência do motor as rodas passa pelo câmbio), pensar no resfriamento, lubrificação, fixação (vai confiar em coxin original?), suspensão (melhor rebaixar a traseira) e até o cardan terá que ser trocado, principalmente o bipartido por um mais parrudo.

    E corre o risco de quebras constantes de biela, sua durabilidade depende do tempo de uso no limite.

    Com esta pandemia....tudo caro....uns R$ 30.000,00.

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por GustavoZorzi Ter 20 Abr - 19:26:56

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Paulo amigo eu vou te dar umas dicas:

    O motor 6cc carece de uma coisa: Fluxo

    Se vc fazer um trabalho de cabeçote de nível 2 ou 3, vai ter um ganho excelente de potência, o carro vai ficar muito esperto, se vc quiser 10 mil reais com tranquilidade, eu diria para fazer um trabalho no cabeçote, injetar e utilizar bobinas individuais ou um sistema hall do tipo MSD ou HEI, e o comando é indispensável, talvez um 268 ou 278, mas aproveitando que já vai desmontar o cabeçote, já olho o motor completo veja se precisa de um ajuste de retifica ou brunimento, acredito que desta forma vc consegue um ganho de potência razoável e sem tirar o miolo original, na questão do turbo pode ser que aguente sim os 390cv que deseja, mas já aviso de antemão, as bielas não aguentam, todo o resto suporta por um tempo, hj com o preço do dólar montar um miolo forjado para turbo está bem custoso, é melhor fazer dessa maneira, que depois pra turbinar já é um bom caminho andado!

    Muito obrigado pelos esclarecimentos GTO! Fórum serve pra gente tirar dúvidas e conversar mesmo! Muito obrigado pela sua educação!

    Mas os 390 cv viriam só com um comando desses 268 ou 278 e com o trabalho no cabeçote ? Eu pretendo gastar até uns 15mil em peças nesse projeto!

    Quanto viria de potência em um motor  6cc  injetado com a ft 450 e a turbina ?
    só pra injetar vai booa parte do seu orçamento....

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Ter 20 Abr - 20:48:12

    Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Ter 20 Abr - 20:57:41

    -GTO- escreveu:Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Ter 20 Abr - 21:11:44

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Paulo amigo eu vou te dar umas dicas:

    O motor 6cc carece de uma coisa: Fluxo

    Se vc fazer um trabalho de cabeçote de nível 2 ou 3, vai ter um ganho excelente de potência, o carro vai ficar muito esperto, se vc quiser 10 mil reais com tranquilidade, eu diria para fazer um trabalho no cabeçote, injetar e utilizar bobinas individuais ou um sistema hall do tipo MSD ou HEI, e o comando é indispensável, talvez um 268 ou 278, mas aproveitando que já vai desmontar o cabeçote, já olho o motor completo veja se precisa de um ajuste de retifica ou brunimento, acredito que desta forma vc consegue um ganho de potência razoável e sem tirar o miolo original, na questão do turbo pode ser que aguente sim os 390cv que deseja, mas já aviso de antemão, as bielas não aguentam, todo o resto suporta por um tempo, hj com o preço do dólar montar um miolo forjado para turbo está bem custoso, é melhor fazer dessa maneira, que depois pra turbinar já é um bom caminho andado!

    Muito obrigado pelos esclarecimentos GTO! Fórum serve pra gente tirar dúvidas e conversar mesmo! Muito obrigado pela sua educação!

    Mas os 390 cv viriam só com um comando desses 268 ou 278 e com o trabalho no cabeçote ? Eu pretendo gastar até uns 15mil em peças nesse projeto!

    Quanto viria de potência em um motor  6cc  injetado com a ft 450 e a turbina ?


    Então é complicado falar de potência, por que o motor é conjunto de Power train " trem de força" o motor transfere a energia para o câmbio que transfere para o diferencial, então vc tem todo um conjunto que precisa trabalhar com equilíbrio das peças, vc tem que ter um sistema confiável, se não o prejuízo é grande se vier a quebrar... Só um exemplo, o meu projeto é para 600 cv, e já está em torno de 38 mil reais, isso por que eu não coloquei a mão de obra e o acerto, eu vou fazer 90% do serviço, e não são todas as peças top de linha não...
    Só um exemplo, eu vou pegar o pacote da fueltech FT 450 que vem com jogo de sensores, e mais um coletor da flow Perfomance, só aí vão 6.500,00... ☠
    É bom definir pra que vai ser o carro, vai ser de rua, vai ser de track day, quer um carro pra empurrar boy, cada projeto é único, então não adianta vc ver um que se enquadra no seu, em questão de potência nominal, se o uso do carro não vai ser o mesmo do seu, eu tenho um amigo que tem um Dart V8 bi-turbo que usa o monstrinho pra levar a filha pra escola, eu acho que independente do projeto, ele tem que se adequar a vc, tem que ser feito sob medida, e nessa questão de sob medida, onde muita coisa errada é feita, então cuidado
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Ter 20 Abr - 21:21:09

    Toda vez que falo de potência, me lembro desta propaganda... Se vc tiver 1000cv no motor, vc vai precisar tranferir eles para as rodas ( entra suspensão ) se vc tiver 1000cv na roda, vai precisar de algo para parar ( entra freios ) infelizmente a facada é bem mais profunda que a gente imagina no fim das contas, foi um choque de realidade que eu tive tbm quando comecei a por na lista peça a peça que precisa num projeto decente, por que pouca merda, qualquer 5 conto vc monta e é feliz, por uns dias kk



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    Mensagem por adpachec Ter 20 Abr - 23:38:43

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

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    Coletor triplo carburador W-40 (Sim Weber 40 e não 44) e com aquecimento.

    Bomba elétrica.

    Dosador.

    Desborbulhador.

    Engrenagem do comando de alumínio.

    Polia dumper de qualidade.

    Ventoinha elétrica de BOA qualidade e não a UNIVERSAL.

    Compressão de 10:1 na gasolina.

    Bobina e módulo de ignição de qualidade.

    Boa fiação (+ e -) de 25 ou 35 mm.

    Alternador de 90 a 120 amperes.

    Câmbio 05 marchas.

    Leve alívio no volante ou troca do volante 6cc por um do 4cc.

    Diferencial 3,07.

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Qua 21 Abr - 6:14:52

    adpachec escreveu:
    Paulo Ribeiro escreveu:


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

    Se fosse eu......

    Coletor triplo carburador W-40 (Sim Weber 40 e não 44) e com aquecimento.

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    Engrenagem do comando de alumínio.

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    Compressão de 10:1 na gasolina.

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    Meu pai falou algo parecido. Sem turbo, ele odeia turbo. Mais isso aí sem comando ? Não entendi a parte do Weber seriam os carburadores mesmo ou só o corpo para injetar ?
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 21 Abr - 8:21:30

    Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:


    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    Olá Paulo,
    infelizmente é muito mais complicado mexer no Motor do que com Computadores, pois NADA É PLUG&PLAY. Fui trabalhar em um local onde haviam muitos Opaleiros, que ao saber que eu era proprietário de um carro que estava parado a mais de dez anos, começaram a colocar minhocas na minha cabeça.
    Se dirigir um Opala com Motor de de 136 cv é bacana, voce passa a imaginar o bicho com 300 cv.
    Então começa a pesquisa, que fatalmente passa por alterações de Comando e Cabeçote.
    Me limitei a restaurar o carro, mantendo a mecânica original. O carro ficou legal, mas muito aquém dos carros de hoje, lembrando que um Corolla básico 1.8 chega a entregar 170 cv.
    Parti então para instalar uma Injeção, cuja via sacra é descrita no tópico https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado. Escolhi uma classificada de "burra" de modo pejorativo no meio mecânico após ter feito um verdadeiro estudo de FMEA - o objetivo era sair fora daquilo que voce não entende e não controla, ou seja, ficar livre dos chamados "acertadores".
    Aprendi durante esse processo, que até mesmo a instalação da Roda Fônica é complicada nesse carro. Tudo que voce vai fazer, por mais simples que seja, requer uma adaptação, criatividade e grana.
    Começa pelo maldito Comando, que acima do 268 deixa o carro com a marcha-lenta embaralhada.
    O meu carro com o Motor original pedia quinta marcha. Eu imagino ele mexido com o mesmo Câmbio.... Coloquei um Câmbio original de 5 marchas e o carro ficou bom, embora tenha ficado áspero. Perdi a suavidade do 6 cilindros ao alterar o Comando e os Tuchos (coloquei mecânicos conforme o Comando comprado e instalado quase um ano depois). Não levei o carro para aferir, mas a potência estimo entre 250 e 300. Além do Comando 268, coloquei Pistões do 250S à alcool, Cabeçote e Injeção MPI do Omega 4.1, Volante com massa aliviada, Escapamento dimensionado 6x2 com apenas um Abafador (Turbão), Bomba Elétrica, Linha de retorno de Combustível e Junta de aço dimensionada para o carro poder andar com gasolina.
    A vantagem da opção pela Injeção burra é que voce tem total flexibilidade para desligar a sua Bateria, uma função interessante para um carro que voce não usa diáriamente, sem risco de perder a programação e ter que chamar os "acertadores" para reconfiguração.
    Voce pode desligar a Bateria durante 1 mês, que quando quando ligar o funcionamento está perfeito.
    Aliás tenho em casa um Módulo reserva como back-up, cujo programa foi também alterado em função do carro - retiramos todas as linhas do programa que se referiam à dispositivos do Omega inexistentes nesse Opala.
    Descreva e reveja cuidadosamente o que pretende desse carro para otimizar o seu investimento. E muito cuidado com os inputs de quem só ouviu falar de certas coisas.

    Boa sorte.
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por adpachec Qua 21 Abr - 10:00:24

    Paulo Ribeiro escreveu:
    adpachec escreveu:

    Se fosse eu......

    Coletor triplo carburador W-40 (Sim Weber 40 e não 44) e com aquecimento.

    Bomba elétrica.

    Dosador.

    Desborbulhador.

    Engrenagem do comando de alumínio.

    Polia dumper de qualidade.

    Ventoinha elétrica de BOA qualidade e não a UNIVERSAL.

    Compressão de 10:1 na gasolina.

    Bobina e módulo de ignição de qualidade.

    Boa fiação (+ e -) de 25 ou 35 mm.

    Alternador de 90 a 120 amperes.

    Câmbio 05 marchas.

    Leve alívio no volante ou troca do volante 6cc por um do 4cc.

    Diferencial 3,07.

    Corte de 01 elo de mola na traseira.

    Meu pai falou algo parecido. Sem turbo, ele odeia turbo. Mais isso aí sem comando ? Não entendi a parte do Weber seriam os carburadores mesmo ou só o corpo para injetar ?


    Seriam 03 carburadores.

    EU NÃO GOSTO de tripla, um carburador quando dá problema já é complicado....

    Mas no seu caso a tripla de BONS E NOVOS carburadores seria a opção.

    Sem INJETAR.

    DUTOS LEVEMENTE polidos, um certo grau de rugosidade para facilitar a mistura ar/combustível nos coletores (principalmente com 30% de álcool na gasolina).

    Sim, comando ORIGINAL para COMEÇAR.

    Aumentar a taxa (aspirar).
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Rubão6cc Qua 21 Abr - 10:01:47

    Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:

    Qt Descrição
    1,00 FT 450
    1,00 CHICOTE FT 3M
    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
    1,00 RODA FONICA
    1,00 DOSADOR HPI DE ESFERA
    2,00 BOMBA DE COMBUSTIVEL 6 BAR
    6,00 BICOS BOSCH 75lbs
    1,00 SENSOR TPS
    1,00 SENSOR DE ROTAÇÃO
    1,00 SENSOR DE AR
    1,00 SENSOR DE ÁGUA
    6,00 Bobina Ignição Gol G6
    1,00 Turbina ZR .70 Black Series ZR5452
    1,00 Coletor Turbo Opala 6cc Turbina ( INOX)

    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    Rapaz...muita potência...você tem muito dinheiro sobrando no banco? Eu li em outra mensagem que está disposto a gastar até 15 mil. Cara, esqueça. Com essa grana vai conseguir fazer algo bem básico.
    E qual será seu uso? Esse carro ficará impraticável de usar. Vai dar uma volta por mês no quarteirão do seu bairro. Olha, eu não sou contra preparação desde que se saiba exatamente o que quer com o carro e saiba o terreno em que se está pisando. Pra você montar um carro desse e desanimar dele quando começar a quebrar e todo seu salário mensal ir pra conta do preparador é um palito. E os preparadores adoram isso. Eles se fazem de amigos seus, te dão tapas nas costas, te oferecem cerveja mas o que eles sempre estão mais interessados é na grana da sua conta bancária.

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

    Isso aqui é triste de ler. Tá certo que cada um faz o que quiser com o seu carro mas eu fico triste quando fico sabendo que alguém vai mexer num carro desses. Você sabe que se você fizer tudo isso que quer nesse carro não terá mais volta? O que vai acontecer é que na hora que você desanimar desse carro e quiser vender ninguém vai comprar e você vai abandonar ele no fundo da sua garagem debaixo de uma capa. A não ser que você entregue de graça, porque ninguém vai pagar uma fortuna em um Opala, ainda mais preparado. Ninguém quer. Daí o cara que comprar (se você vender de graça) a primeira coisa que ele vai fazer é desmontar tudo que você fez. Os carros valorizados são estes, os originais e estão sumindo. Cada vez que vejo alguém mexendo num carro desses eu fico triste porque sei que será o fim dele. Pega um mais rodado pra fazer isso. Opala com 75 mil é carro de colecionador, carro de exposição e muita gente sonha ter um carro desses (original).


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    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Paulo Ribeiro Qua 21 Abr - 10:45:24

    Rubão6cc escreveu:
    Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:

    Qt Descrição
    1,00 FT 450
    1,00 CHICOTE FT 3M
    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
    1,00 RODA FONICA
    1,00 DOSADOR HPI DE ESFERA
    2,00 BOMBA DE COMBUSTIVEL 6 BAR
    6,00 BICOS BOSCH 75lbs
    1,00 SENSOR TPS
    1,00 SENSOR DE ROTAÇÃO
    1,00 SENSOR DE AR
    1,00 SENSOR DE ÁGUA
    6,00 Bobina Ignição Gol G6
    1,00 Turbina ZR .70 Black Series ZR5452
    1,00 Coletor Turbo Opala 6cc Turbina ( INOX)

    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    Rapaz...muita potência...você tem muito dinheiro sobrando no banco? Eu li em outra mensagem que está disposto a gastar até 15 mil. Cara, esqueça. Com essa grana vai conseguir fazer algo bem básico.
    E qual será seu uso? Esse carro ficará impraticável de usar. Vai dar uma volta por mês no quarteirão do seu bairro. Olha, eu não sou contra preparação desde que se saiba exatamente o que quer com o carro e saiba o terreno em que se está pisando. Pra você montar um carro desse e desanimar dele quando começar a quebrar e todo seu salário mensal ir pra conta do preparador é um palito. E os preparadores adoram isso. Eles se fazem de amigos seus, te dão tapas nas costas, te oferecem cerveja mas o que eles sempre estão mais interessados é na grana da sua conta bancária.

    Paulo Ribeiro escreveu:


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

    Isso aqui é triste de ler. Tá certo que cada um faz o que quiser com o seu carro mas eu fico triste quando fico sabendo que alguém vai mexer num carro desses. Você sabe que se você fizer tudo isso que quer nesse carro não terá mais volta? O que vai acontecer é que na hora que você desanimar desse carro e quiser vender ninguém vai comprar e você vai abandonar ele no fundo da sua garagem debaixo de uma capa. A não ser que você entregue de graça, porque ninguém vai pagar uma fortuna em um Opala, ainda mais preparado. Ninguém quer. Daí o cara que comprar (se você vender de graça) a primeira coisa que ele vai fazer é desmontar tudo que você fez. Os carros valorizados são estes, os originais e estão sumindo. Cada vez que vejo alguém mexendo num carro desses eu fico triste porque sei que será o fim dele. Pega um mais rodado pra fazer isso. Opala com 75 mil é carro de colecionador, carro de exposição e muita gente sonha ter um carro desses (original).

    Entendo perfeitamente seu pensamento!!! Meu pai fala a mesma coisa! Limpa o carburador da uma revisão geral e deixa o carro original! Mas a minha ideia é manter o carro com uso diário moderado. Por isso veio a ideia de injetar. O lance de turbinar e tals é uma vontade mesmo de ter um carro “ antigo “ preparado ! Mas vejo que realmente não é nada simples.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 21 Abr - 11:04:42

    Paulo Ribeiro escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Rapaz...muita potência...você tem muito dinheiro sobrando no banco? Eu li em outra mensagem que está disposto a gastar até 15 mil. Cara, esqueça. Com essa grana vai conseguir fazer algo bem básico.
    E qual será seu uso? Esse carro ficará impraticável de usar. Vai dar uma volta por mês no quarteirão do seu bairro. Olha, eu não sou contra preparação desde que se saiba exatamente o que quer com o carro e saiba o terreno em que se está pisando. Pra você montar um carro desse e desanimar dele quando começar a quebrar e todo seu salário mensal ir pra conta do preparador é um palito. E os preparadores adoram isso. Eles se fazem de amigos seus, te dão tapas nas costas, te oferecem cerveja mas o que eles sempre estão mais interessados é na grana da sua conta bancária.



    Isso aqui é triste de ler. Tá certo que cada um faz o que quiser com o seu carro mas eu fico triste quando fico sabendo que alguém vai mexer num carro desses. Você sabe que se você fizer tudo isso que quer nesse carro não terá mais volta? O que vai acontecer é que na hora que você desanimar desse carro e quiser vender ninguém vai comprar e você vai abandonar ele no fundo da sua garagem debaixo de uma capa. A não ser que você entregue de graça, porque ninguém vai pagar uma fortuna em um Opala, ainda mais preparado. Ninguém quer. Daí o cara que comprar (se você vender de graça) a primeira coisa que ele vai fazer é desmontar tudo que você fez. Os carros valorizados são estes, os originais e estão sumindo. Cada vez que vejo alguém mexendo num carro desses eu fico triste porque sei que será o fim dele. Pega um mais rodado pra fazer isso. Opala com 75 mil é carro de colecionador, carro de exposição e muita gente sonha ter um carro desses (original).

    Entendo perfeitamente seu pensamento!!! Meu pai fala a mesma coisa! Limpa o carburador da uma revisão geral e deixa o carro original! Mas a minha ideia é manter o carro com uso diário moderado. Por isso veio a ideia de injetar. O lance de turbinar e tals é uma vontade mesmo de ter um carro “ antigo “ preparado ! Mas vejo que realmente não é nada simples.

    Eu to satisfeito com o carro original, sinceramente. Eu acho que mesmo original já possui bom desempenho. Mas é mais a questão do torque que salta aos olhos. Esse motor tem um torque violento. Mas se você quiser tirar mais potência dele você consegue com pouca coisa. Uma receita básica é colocar um carburador melhor, tipo uma Weber 40, 6x2 de fora a fora, conjunto de ignição melhor, tipo MSD, um rebaixe no cabeçote..e se possível um comando melhor, mas não precisa ser muita coisa...só com esses detalhes o resultado será muito grande...tipo você vai sair de 0-100 em 11 segundos pra alguma coisa em torno de 7 a 8 segundos. Falo isso em números porque tenho colegas com essa receita e que mediram o desempenho. Se você quiser um carro mais pra uso a opção de injetar é boa, porém é muito custosa e é difícil achar profissionais pra fazer um serviço decente.


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    Mensagem por frederico santos Qua 21 Abr - 20:50:53

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

    Isso ai meu caro. Esse é o caminho certo, pode ter ctz, da p fazer algo legal sem gastar rios de dinheiro sim, mas desde que não procure alcançar números em potencia, coisas que a gente vê muito pela net ou revistas. Uma preparaçãozinha turbo básica ... muito basica um kitizinho e no carbura msm ja vai beirar os 6 pilas p mais. Isso vc mesmo montando em casa. Outro detalhe, se for mandar alguém fazer , que seja muito conhecido, pq tem preparador por ai que come seu dinheiro todo e vc não vê resultado, e isso é uma das piores frustrações de um proprietario. Faça uma pesquisa, tire suas conclusões. Te falo que tinha essa mesma ideia , hj separo bem a realidade da fantasia. Os amigos acima c ctz tb passaram alguma experiência para estarem passando isso p vc. Boa sorte OKK

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    Mensagem por -GTO- Qui 22 Abr - 22:45:13

    Paulo Ribeiro escreveu:É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?


    Infelizmente não, eu sou de SP, se fosse daqui teria umas boas referências para te passar, mas se serve o conselho, eu diria para vc mesmo fazer cursos, e procurar conhecimento no YouTube ou cursos de preparação pagos via EAD, vale muito a pena

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    Mensagem por A Richetti Sex 23 Abr - 10:02:26

    Eu escutaria com muita atenção o que o pessoal te falou. Meu carro ficou parado um tempão para uma preparação leve (kit comando comp cams 260, weber 40, bomba elétrica, dosadora, sem falar que o cabeçote já estava com válvulas da blazer). Ah, preparador indicado, como o que falaram aí em cima, que dá tapinha nas costas, conta piada e oferece cerveja).

    Quando peguei o carro, era praticamente impossível andar com ele, falhava, dava excesso de combustível, estava uma bosta...

    Aí eu mesmo, com ajuda de alguns colegas fomos aparando as arestas. Primeiro, tirei a giclagem que o preparador colocou e voltei às dimensões que estava antes (já melhorou, parou de dar excesso). Mas mesmo assim, ainda falhava muito. Resolvi então tirar todo o sistema da bomba elétrica e voltei para a bomba mecânica... Agora sim estou com o carro bom para andar, lenta boa, acelera até bem, mas como fui eu quem fiz, imagino não estar, para esta configuração, totalmente otimizado.

    Moral da estória, queria um carro forte, gastei dinheiro e ganhei dor de cabeça.

    Acho que vc pode seguir a receita do seu pai, preparador das antigas... Mais para frente, se quiser, avance mais um pouco...

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 23 Abr - 10:58:48

    A Richetti escreveu:Eu escutaria com muita atenção o que o pessoal te falou. gastei dinheiro e ganhei dor de cabeça.

    Acho que vc pode seguir a receita do seu pai, preparador das antigas... Mais para frente, se quiser, avance mais um pouco...

    Exatamente isso, pois não existe uma receita ótima para se fazer uma alteração "previsível". Voce só deve começar a mexer depois de se vacinar contra o "já que...". Tem coisa que custa caro mas tem pouco retorno.

    Tudo começa com um bom planejamento detalhando exatamente o que voce deseja ter ao final, respondendo algumas questões tipo checklist, coisa que eu inflezmente não fiz.
    Fui induzido, por exemplo, a adquirir Pistões de carro a Alcool (com dome), pois o Mecânico queria potencializar o projeto dele. Só no momento de acertar o Motor, que ficou uma porcaria no início, que eu descobri que nada do Omega 4.1 que eu coloquei, inclusive a tal da Bomba elétrica de combustível de Mercedes, não era para carro a alcool (não existiu de fábrica um Omega ou Silverado com Motor 4.1 a alcool/ flex). Imagine uma Injeção programada para Gasolina estar operando com Etanol... Não dá certo.

    Ao questionar a resposta era: basta chipar o Módulo e voce não terá problemas com Bicos ou Bomba - lógico que quem fala não terá problema, mas sim o meu bolso, sem falar na falta de confiabilidade. Fui atrás do tal Chip. Não existe. O que existe são Chips de Potência que entregam alguns CV à mais. O programador de Módulo que configurou o meu foi o mais honesto de todos os consultados, dizendo que não havia como.
    Então eu tinha alternativas: 1) abrir o Motor novamente para substituir o Jogo de Pistões, gastando mais um monte de $; 2) reduzir a taxa do compressão do Motor gastando bem menos $, embora com risco de fazer outra burrada. Felizmente consegui junto ao pessoal da General escapamentos a fabricação de uma Junta de aço dimensionada (eles dimensionaram em função dos Pistões e Cabeçote que eu havia instalado, sendo o Técnico deles uma das poucas pessoas que encontrei com algum conhecimento do Cabeçote do Omega 4.1 - o pessoal sabe tudo dos de Opala, inclusive o tal do livro Black Book, e NADA desse do Omega) para o carro andar com gasolina. Isso me consumiu mais dinheiro e tempo, mas ficou do meu gosto.
    Vejo muitos colegas em encontro mostrando orgulhosamente carros com a marcha-lenta muito embaralhada, exalando cheiro de Etanol quando com o Motor em funcionamento.
    Ao ser questionado a resposta passa por consumo de 2 Km/ litro.
    Rodo todos os Domingos (Domingo cedo é Dia de Opala), fazendo entre 300 a 500 km/ mês. O consumo médio está em 6,3 Km/ l com gasolina comum (não aditivada), sem vivenciar qualquer tipo de falhas e tossidas.

    Todo o cuidado é pouco, e não esqueça: planejamento. gaste 5 vezes mais de tempo planejando do que executando o projeto.


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    Mensagem por BenKenobi Sex 23 Abr - 11:05:11

    Se for pra se aventurar no mundo de carro preparado, estude MUITO, e não somente aqui, o principio do motor é o mesmo para carros 4 6 8 10 12 cilindros. A internet tem muita coisa boa e muita mentira, aprenda a filtrar. Um ex, 10 pessoas falam uma coisa, e apenas UMA contesta contra todas. Qual a probablidade de 10 estarem erradas e apenas uma certa?

    Tenha ciencia que cada dia mais os preparadores sabem MENOS sobre opala, e os que sabe e sao bons, sao caros.

    A injeção é MUITO boa, eliminar distribuidor, ter eficiencia de queima, ajuste ideal de ponto, conforto, coisas que um carburador e um distribuidor não vao te dar, somente em motores originais ou com preparação leve. Mas tem que ser muito bem montado, pois eletrica mal feita, especialmente de injeção, da mais dor de cabeca do que alegrias.

    Se vc tem um orcamento limitado, ajeite o carro do jeito que esta e acostume-se com ele. Depois voce ve o que fazer, o que vc sente falta e etc.

    Não se apegue a numeros, a internet BANALIZOU numeros de potencia com videos mentirosos de dinamometro, e numa batalha de egos pra saber qual maior numero de potencia. 400cv é MUITA coisa pra andar na rua, se vc nunca andou num carro dessa potencia e acha "pouco" 200-300cv vc realmente está enganado. Sem falar que carro dessa potencia na rua é totalmente incivilizado, consumo absurdo e lista é longa.

    Pare de pensar em potencia e pense na durabilidade do seu carro. Potencia maior exige freios melhores, suspensao pra dar chao pro carro, cambio resistente, diferencial mais resistente, pneus maiores pra dar tracao, olha pra onde foi a conta do seu orcamento.

    Sem citar que pecas de motores importadas estão a preco do rim, alma, e mais um pouco, com o dolar a 5.70. Pior epoca pra montar um motor mexido.

    Repetindo, pesquise, estude e MUITO antes de mexer em qualquer coisa. Não acredite em apenas uma pessoa, tenha base e conhecimento. E por ultimo lembre-se, em preparação, menos é mais.

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 23 Abr - 11:07:16

    A Richetti escreveu:Eu escutaria com muita atenção o que o pessoal te falou. Meu carro ficou parado um tempão para uma preparação leve (kit comando comp cams 260, weber 40, bomba elétrica, dosadora, sem falar que o cabeçote já estava com válvulas da blazer). Ah, preparador indicado, como o que falaram aí em cima, que dá tapinha nas costas, conta piada e oferece cerveja).

    Quando peguei o carro, era praticamente impossível andar com ele, falhava, dava excesso de combustível, estava uma bosta...

    Aí eu mesmo, com ajuda de alguns colegas fomos aparando as arestas. Primeiro, tirei a giclagem que o preparador colocou e voltei às dimensões que estava antes (já melhorou, parou de dar excesso). Mas mesmo assim, ainda falhava muito. Resolvi então tirar todo o sistema da bomba elétrica e voltei para a bomba mecânica... Agora sim estou com o carro bom para andar, lenta boa, acelera até bem, mas como fui eu quem fiz, imagino não estar, para esta configuração, totalmente otimizado.

    Moral da estória, queria um carro forte, gastei dinheiro e ganhei dor de cabeça.

    Acho que vc pode seguir a receita do seu pai, preparador das antigas... Mais para frente, se quiser, avance mais um pouco...

    Antes de retirar a bomba elétrica chegou a regular o dosador? Acredito que o cara lá regulou errado a pressão dele. Deixou com muito pressão, aí da excesso. Tem um parafuso de regulagem nele em que se você deixar ele todo livre a pressão fica compatível com a da bomba mecânica. A vantagem de ter bomba elétrica é que você poderá deixar o carro parado um bom tempo que depois vai dar a partida e ele vai pegar. Não tem aquele tipo de problema com esvaziamento de cuba.


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    Mensagem por A Richetti Sex 23 Abr - 18:37:15

    Rubão6cc escreveu:Antes de retirar a bomba elétrica chegou a regular o dosador? Acredito que o cara lá regulou errado a pressão dele. Deixou com muito pressão, aí da excesso. Tem um parafuso de regulagem nele em que se você deixar ele todo livre a pressão fica compatível com a da bomba mecânica. A vantagem de ter bomba elétrica é que você poderá deixar o carro parado um bom tempo que depois vai dar a partida e ele vai pegar. Não tem aquele tipo de problema com esvaziamento de cuba.

    Pois é, infelizmente eu não tinha um manômetro para verificar a pressão da linha. Testei o carro em praticamente todas as posições da dosadora e o combustível não chegava com um jato contínuo no carburador. Depois que eu tirei tudo eu percebi que a bomba e a dosadora não eram novas (elas ficavam em baixo do carro perto do tanque), por isso, acho que podiam estar com alguma pane. Mas a dor de cabeça foi tanta que resolvi tirar tudo mesmo.

    Isso que foi uma preparação leve... Agora imagina essa preparação que nosso amigo aí se propôs a fazer, a trabalheira que vai dar....
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    Mensagem por Paulo Ribeiro Sex 23 Abr - 19:07:35

    A Richetti escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Antes de retirar a bomba elétrica chegou a regular o dosador? Acredito que o cara lá regulou errado a pressão dele. Deixou com muito pressão, aí da excesso. Tem um parafuso de regulagem nele em que se você deixar ele todo livre a pressão fica compatível com a da bomba mecânica. A vantagem de ter bomba elétrica é que você poderá deixar o carro parado um bom tempo que depois vai dar a partida e ele vai pegar. Não tem aquele tipo de problema com esvaziamento de cuba.

    Pois é, infelizmente eu não tinha um manômetro para verificar a pressão da linha. Testei o carro em praticamente todas as posições da dosadora e o combustível não chegava com um jato contínuo no carburador. Depois que eu tirei tudo eu percebi que a bomba e a dosadora não eram novas (elas ficavam em baixo do carro perto do tanque), por isso, acho que podiam estar com alguma pane. Mas a dor de cabeça foi tanta que resolvi tirar tudo mesmo.

    Isso que foi uma preparação leve... Agora imagina essa preparação que nosso amigo aí se propôs a fazer, a trabalheira que vai dar....

    Realmente vejo que não é tão simples assim! Ainda mais que quero um carro confiável para o uso diário moderado. Tenho que sair para trabalhar externo umas 3 a 4 vezes por semana. O percurso é curto, o máximo 10km por dia. Mas com tantas variáveis, vou fazer o básico mesmo!
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    Mensagem por Thunder Qua 28 Abr - 15:51:14

    Outro engano que eu vejo é essa questão de quererem injetar por que vão utilizar no dia a dia. Na verdade, se vai utilizar no dia a dia pode ser carburado mesmo. Eu uso meu opala todo dia e ele é carburado. Problema do carburador é pra quem usar esporadicamente.
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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 28 Abr - 17:07:23

    Thunder escreveu:Outro engano que eu vejo é essa questão de quererem injetar por que vão utilizar no dia a dia. Na verdade, se vai utilizar no dia a dia pode ser carburado mesmo. Eu uso meu opala todo dia e ele é carburado. Problema do carburador é pra quem usar esporadicamente.
    isso é vdd
    ambos são bons pro uso diários, mas quando eu fico uma semanas sem ligar..... a weber da trabalho pra ficar bom dnv
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    Mensagem por thiago_f_r Sex 30 Abr - 8:16:14

    Bom dia!
    Eu estou nesse dilema também de preparação. A ideia é ir fazendo em fases mas preciso gastar de forma inteligente para não gastar duas vzs. Quero chegar nos 450cv mas sem pressa.

    A ideia inicial é uma programável e um turbina. imagino que ja venha uns 250cv.
    Eu já tenho uma FT 450, 06 bicos bosch 80lbs, 01 bomba de Mercedes 12bar, bobinas individuais de ônix.
    Quero comprar agora a turbina e uma Dumper com fônica.. o que vocês sugerem? O que mais é necessário para essa primeira fase?
    Vou andar um tempo assim e depois parar para abrir e trabalhar cabeçote,  comando, etc..

    Ahh.. tenho um sistema de ômega completo aqui sobrando.. será que faz sentido usar flauta, admissão, tbi, etc dele?

    Valeu

    Thiago.
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    Mensagem por thiago_f_r Sex 30 Abr - 8:31:47

    Paulo Ribeiro escreveu:Boa noite galera!

    Estou iniciando um projeto de um Opala coupe 88 6cc.

    Quero montar um carro para uso no dia a dia moderado. por isso estou pensando nos seguintes itens:

    Qt Descrição
    1,00 FT 450
    1,00 CHICOTE FT 3M
    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
    1,00 RODA FONICA
    1,00 DOSADOR HPI DE ESFERA
    2,00 BOMBA DE COMBUSTIVEL 6 BAR
    6,00 BICOS BOSCH 75lbs
    1,00 SENSOR TPS
    1,00 SENSOR DE ROTAÇÃO
    1,00 SENSOR DE AR
    1,00 SENSOR DE ÁGUA
    6,00 Bobina Ignição Gol G6
    1,00 Turbina ZR .70 Black Series ZR5452
    1,00 Coletor Turbo Opala 6cc Turbina ( INOX)

    Cheguei nessa lista depois de estudar um pouco sobre o assunto e ler alguns artigos aqui no fórum.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar melhorando a descrição desses itens que eu coloquei (como rotores da turbina e a parte quente) e se estiver faltando algo, pode adicionar. Estou começando o projeto e pretendo montar com o motor original mesmo. Mas gostaria que o carro chegasse a uns 390cv.  Já vi alguns tópicos aqui no fórum falando sobre esse motor chegar a 400cv com tudo original.

    Desde já agradeço muito!

    Qual admissão pretende usar?

    1,00 ADMISSÃO 6 BICOS COM CORPO DE BORBOLETA
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por aluzjunior Seg 3 maio - 11:08:12

    Olha, estou nessa saga desde 2017, queria um monstro (para mim 300cv) mas aspirado (para "não quebrar), no motor gastei só em retifica e banca de fluxo do cabeçote 5000,00 + peças. (camisas,pistões, mancais, etc) o kit comando 280H, Distribuidor HEI, Quadrijet Holley, mais de 5000 com imposto (dólar estava 3,50 na época). escape 6x2 de inox, novo alternador, novo radiador, cambio de Blazer, e por aí vai, Perdi já as contas. Mas com certeza já beirou os 30 mil. E meu carro nem saiu da oficina ainda (3 anos).
    Quer uma opinião, já falaram aí em cima, seu carro é original, pouco rodado, investe uma grana na aparência dele, deixa tudo mais original e novo possível. E na mecânica pega metade desses 15 mil e compra uma injeção eletrônica Sniper ou Fitech. Tem aparencia de antigo mas sem a dor de cabeçan do carburador. Arruma um comando 250 ou 260, um escapezinho bacana e já quase chega nos 200cv de motor.
    Quando for vender só colocar o carburador de volta e estará 100% original de novo, valendo muito mais.

    https://www.ebay.com/itm/352237215363?epid=6011050606&hash=item5202f95e83:g:O6gAAOSwh8NbNFrC

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    Mensagem por frederico santos Qui 27 maio - 10:36:29

    BenKenobi escreveu:Se for pra se aventurar no mundo de carro preparado, estude MUITO, e não somente aqui, o principio do motor é o mesmo para carros 4 6 8 10 12 cilindros. A internet tem muita coisa boa e muita mentira, aprenda a filtrar. Um ex, 10 pessoas falam uma coisa, e apenas UMA contesta contra todas. Qual a probablidade de 10 estarem erradas e apenas uma certa?

    Tenha ciencia que cada dia mais os preparadores sabem MENOS sobre opala, e os que sabe e sao bons, sao caros.

    A injeção é MUITO boa, eliminar distribuidor, ter eficiencia de queima, ajuste ideal de ponto, conforto, coisas que um carburador e um distribuidor não vao te dar, somente em motores originais ou com preparação leve. Mas tem que ser muito bem montado, pois eletrica mal feita, especialmente de injeção, da mais dor de cabeca do que alegrias.

    Se vc tem um orcamento limitado, ajeite o carro do jeito que esta e acostume-se com ele. Depois voce ve o que fazer, o que vc sente falta e etc.  

    Não se apegue a numeros, a internet BANALIZOU numeros de potencia com videos mentirosos de dinamometro, e numa batalha de egos pra saber qual maior numero de potencia. 400cv é MUITA coisa pra andar na rua, se vc nunca andou num carro dessa potencia e acha "pouco" 200-300cv vc realmente está enganado. Sem falar que carro dessa potencia na rua é totalmente incivilizado, consumo absurdo e lista é longa.

    Pare de pensar em potencia e pense na durabilidade do seu carro. Potencia maior exige freios melhores, suspensao pra dar chao pro carro, cambio resistente, diferencial mais resistente, pneus maiores pra dar tracao, olha pra onde foi a conta do seu orcamento.

    Sem citar que pecas de motores importadas estão a preco do rim, alma, e mais um pouco, com o dolar a 5.70. Pior epoca pra montar um motor mexido.

    Repetindo, pesquise, estude e MUITO antes de mexer em qualquer coisa. Não acredite em apenas uma pessoa, tenha base e conhecimento. E por ultimo lembre-se, em preparação, menos é mais.
    Acho que isso é uma questão que não adianta retrucar. Só quebrando a cara msm , ai ou cai na real ou parte p outra , ou tem bala na agulha para fazer um" projeto durável que ande" e que não de dor de cabeça ou se contenta com algo simples mas funcional ou larga dessa vida de vez .kkkk .
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por Diony36 Sex 15 Out - 23:43:08

    Boa noite pessoal tenho um opala 72 com motor(amarelo) 6cc da c20 ALCOOL,coloquei uma turbina,mas quero adicionar o sistema de injeção eletronica,não quero deixa o violento somente curtir para passeios,me deram a dica de colocar o kit do omega 4.1 sem o modulo mas com fuel tech ou injepro,achei um omega 4.1 em SC para retirar o sistema de injecao(no caso uma dica do que devo retirar para instalar neste motor do meu opala))ou alguem pode me ajudar em outra dica,muito obrigado a todos e DEUS nos abencoe
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    Mensagem por PIZZOLO Ter 19 Out - 15:17:31


    Ola! vamos dividir essa sua receita de bolo para guiar você no melhor caminho.

    Referente ao numero em questão 390hp com pistão/biela/junta original não vai rola....meu conselho fique com 280/300 que já é um absurdo comparado ao original, suficiente pra destruir cambio e diferencial original.

    Para beliscar os 300hp eu indico
    Coletor de ferro fundido
    Pode sim usar o carro injetado
    Turbina utilize de 56 á 60mm de rotor E 56 á 64 de eixo com caixa quente 70 ou 84.
    Comando 250s ou 268, não há necessidade de mais para aplicação, somente siga carga de mola p/comando

    obs: para esse esforço extra no motor original é imprescindível que ele seja desmontado e bem revisado. sobre o cabeçote você pode mantê-lo original sem retrabalho, isso porque a turbina fara o papel de empurrar o AR queira o motor ou não, e com cabeçote original você tem uma melhor baixa do carro e também ajuda na economia.
    Junta você pode usar uma inox da general juntas para o cabeçote e também adm/escp.

    abraço.

    frederico santos e Pagung gostam desta mensagem

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por PIZZOLO Ter 19 Out - 15:29:14

    Diony36 escreveu:Boa noite pessoal tenho um opala 72 com motor(amarelo) 6cc da c20 ALCOOL,coloquei uma turbina,mas quero adicionar o sistema de injeção eletronica,não quero deixa o violento somente curtir para passeios,me deram a dica de colocar o kit do omega 4.1 sem o modulo mas com fuel tech ou injepro,achei um omega 4.1 em SC para retirar o sistema de injecao(no caso uma dica do que devo retirar para instalar neste motor do meu opala))ou alguem pode me ajudar em outra dica,muito obrigado a todos e DEUS nos abencoe


    Ola! o kit do omega seria interessante para montar com o cabeçote dele ( duto individual ) ai ficaria ótimo de baixa pra passeio e econômico MAS isso com uma IE sequencial...... mas se seu motor é de opala então meu conselho é montar ele mono ponto, utilize um corpo de borboleta estilo weber com 04bico bosch de 108lbs e pode usar uma Ft250 e usar distribuidor para fugir da roda fônica. desta forma ele fica muito bom e com baixo custo.

    Diony36 e nalin gostam desta mensagem

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    Mensagem por Diony36 Ter 19 Out - 22:29:18

    Muito obrigado pelas inormações o que puderem me ajudar agradeco inclusive aonde comprar a ft 250 mais barato e qualidade,derente ate um ki de injeção sai mais barato do que pegar do omega,obrigado
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    Mensagem por Sandro Marcos Dom 6 Fev - 20:20:48

    -GTO- escreveu:
    Paulo Ribeiro escreveu:

    Muito obrigado pelos esclarecimentos GTO! Fórum serve pra gente tirar dúvidas e conversar mesmo! Muito obrigado pela sua educação!

    Mas os 390 cv viriam só com um comando desses 268 ou 278 e com o trabalho no cabeçote ? Eu pretendo gastar até uns 15mil em peças nesse projeto!

    Quanto viria de potência em um motor  6cc  injetado com a ft 450 e a turbina ?


    Então é complicado falar de potência, por que o motor é conjunto de Power train " trem de força" o motor transfere a energia para o câmbio que transfere para o diferencial, então vc tem todo um conjunto que precisa trabalhar com equilíbrio das peças, vc tem que ter um sistema confiável, se não o prejuízo é grande se vier a quebrar... Só um exemplo, o meu projeto é para 600 cv, e já está em torno de 38 mil reais, isso por que eu não coloquei a mão de obra e o acerto, eu vou fazer 90% do serviço, e não são todas as peças top de linha não...
    Só um exemplo, eu vou pegar o pacote da fueltech FT 450 que vem com jogo de sensores, e mais um coletor da flow Perfomance, só aí vão 6.500,00... ☠
    É bom definir pra que vai ser o carro, vai ser de rua, vai ser de track day, quer um carro pra empurrar boy, cada projeto é único, então não adianta vc ver um que se enquadra no seu, em questão de potência nominal, se o uso do carro não vai ser o mesmo do seu, eu tenho um amigo que tem um Dart V8 bi-turbo que usa o monstrinho pra levar a filha pra escola, eu acho que independente do projeto, ele tem que se adequar a vc, tem que ser feito sob medida, e nessa questão de sob medida, onde muita coisa errada é feita, então cuidado

    Montou a FT450 e com a admissão da flow performance?? Qual o resultado?? Teve ganhos de desempenho?
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    Mensagem por GabrielRL51 Dom 1 Jan - 1:34:23

    Paulo Ribeiro escreveu:
    -GTO- escreveu:Só para injetar ( se vc mesmo por a mão e montar, e terceirizar só a montagem do chicote ) +ou- 8.000,00

    A vantagem de fazer vc mesmo é economia, mas a desvantagem é que vc não sabe realmente tudo que vai precisar, diferente de um preparador, ele vai te falar de A a Z do que vai precisar, e vc vai por na ponta do lápis tudo que precisa, mas esquece a economia... Eu estou na na mesma situação que vc Paulo, mas acho que para nós o melhor caminho, é comprar oq não sofreu com o aumento do dólar, bem poucas coisas nacionais, por que a maioria é importada... E ir engordando o porquinho, para quando o dólar chegar a pelo menos 4 reais, pra dar uma aliviada no orçamento


    É está bem caro mesmo! Meu pai é preparador das antigas, mas está bem desatualizado. Parou de mexer com isso no início dos anos 90... não chegou a mexer com injeção. Mas eu acho que vou tentar montar o carro o mais simples possível e não me apegar aos números de potência! Não pretendo mexer no miolo do motor! Eu peguei um coupé 88 com 75k originais o carro era de segundo dono. Acho que vou dar um passo de cada vez. Vc indica alguém aqui no Rio de Janeiro de confiança para fazer o serviço?

    Eai o projeto deu bom? Acredito que o intuito aqui é aconselher, bom eu seu leigo no assunto em preparação, estou até procurando o mesmo que você, }--> PROBLEMA <--{

    sobre seu motor ( dito que tinha 80k rodados) prefira fazer uma revisão nele antes( abrir o motor ) , leve em alguem que tenha experiência no assunto.

    Eu sou de SP , um tal de Portugues Opala, não sei se conhece (conhecem?), faz muitos serviços em opalas e outros antigos por aqui, teve uma matéria sobre o carro que ele montou, postada no CURVA 1, o opala dele é TURBO com BLOCO ORIGINAL  ( So a junta do cabeçote que não ,é claro , se não ia pro EsPaÇo - e é Injetado ) tinha ai seus 300 e nao sei quantos cavalinhos (montado 2 anos) agora esta com mais, mas nao lembro quanto (400++). Ate tentou correr na arrancada com essa cavalaria mas soltou uma peçinha que esqueci, da pressurizacao do ar.

    Bom o que posso falar, se é um sonho, monte bem montado, sai caro e nao tem volta (Ou tenha se for um terreno ou uma renda fixa )

    Bielas de 5.7 e junta de aço
    qualquer turbina é pequena para o motor 6 , mas use uma pequena se nao nao vai enxer com comando original , nem precisa trocar, a nao ser que use uma turbina gigante, ai seu motor vai precisar girar e giRAR

    Pfv me corrijam se eu tiver falado besteira, mas estamos falando do motor, o cambio vai ter que ser um zincado para nao broxar e o eixo tras de lei, um dana 44 ou dana 30 354

    EDIT- esqueci do volante do motor, e da embreagem, use peças tops, se nao vai perder o dedao ou acertar alguem kkkkk

    01.01.2023

    FELIZ ANO NOVO PARA TODOS
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por chevy250 Dom 1 Jan - 12:27:41

    O tópico é antigo, mas vale a reflexão nesse mundo atual de números exorbitantes em tudo.

    O mundo rodou por décadas sobre pickups que tinham em sua maioria entre 100 e 200CV (aqui no Brasil a F100, F1000, C10, D20 etc).
    Hoje, nos elétricos, criam pickups com 500, 600 e até mais de 1000CV para uso em rua.
    É um absurdo completo, ainda mais com a justificativa que esse novo tipo de veiculo nao agride a natureza!! PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL 787251 PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL 787251

    Um Opala 6cil tem peso equivalente a um Jetta 2.0 TSI (ano 2015, por exemplo).
    Conforme o modelo, é até mais leve que um Jetta.

    Um Jetta 2.0 TSI 2015 tem 211CV e é considerado um carro de alto desempenho.
    Aceleracao 0-100km/h: em 7seg
    Veloc. Max: 240km/h

    Conclusão: um acerto relativamente leve (comando, carburacao etc) em um Opala 6cil já pode levar a potencia para uns 200CV.
    Voce vai ter um carro de alto desempenho, ainda relativamente confiável, e não precisa mexer muito além de motor (suspensao, pneus, transmissao etc).

    Querer carro com 400, 500, 600CV é querer um carro de corrida que não tem o menor sentido para uso em rua/estrada.
    E vai custar uma fortuna para montar e para manter.

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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por -GTO- Dom 1 Jan - 12:56:16

    chevy250 escreveu:O tópico é antigo, mas vale a reflexão nesse mundo atual de números exorbitantes em tudo.

    O mundo rodou por décadas sobre pickups que tinham em sua maioria entre 100 e 200CV (aqui no Brasil a F100, F1000, C10, D20 etc).
    Hoje, nos elétricos, criam pickups com 500, 600 e até mais de 1000CV para uso em rua.
    É um absurdo completo, ainda mais com a justificativa que esse novo tipo de veiculo nao agride a natureza!! PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL 787251  PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL 787251

    Um Opala 6cil tem peso equivalente a um Jetta 2.0 TSI (ano 2015, por exemplo).
    Conforme o modelo, é até mais leve que um Jetta.

    Um Jetta 2.0 TSI 2015 tem 211CV e é considerado um carro de alto desempenho.
    Aceleracao 0-100km/h: em 7seg
    Veloc. Max: 240km/h

    Conclusão: um acerto relativamente leve (comando, carburacao etc) em um Opala 6cil já pode levar a potencia para uns 200CV.
    Voce vai ter um carro de alto desempenho, ainda relativamente confiável, e não precisa mexer muito além de motor (suspensao, pneus, transmissao etc).

    Querer carro com 400, 500, 600CV é querer um carro de corrida que não tem o menor sentido para uso em rua/estrada.
    E vai custar uma fortuna para montar e para manter.



    Eu ainda não vi nenhuma Pickup elétrica, mas falando nelas, a Pickup Shelby tem um V8 com mais de 600cv e 80 kg de torque, um monstro de 6 metros e 3 toneladas kkk um absurdo, mas que eu teria sem pensar.... Eu estou montando um Opala de 600 cv e vai ser pra rua sim, meu único e vou utilizar em tudo que quiser, cada um tem um sonho, não é justo querer achar a lógica ou se indignar, tem quem se contente com um Opalinha com 200 CV e que pode tomar pau de UP, eu já prefiro um Opalão Sleeper com Muita Cavalaria...

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    Mensagem por -GTO- Dom 1 Jan - 13:04:04

    Somente acrescentando, A Pickup Shelby tem só 770cv...
    https://www.youtube.com/watch?v=7g8JgMw8vjQ&si=EnSIkaIECMiOmarE
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    PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL Empty Re: PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL

    Mensagem por chevy250 Dom 1 Jan - 13:32:33

    -GTO- escreveu:Somente acrescentando, A Pickup Shelby tem só 770cv...
    https://www.youtube.com/watch?v=7g8JgMw8vjQ&si=EnSIkaIECMiOmarE

    Veja, a critica aos carros elétricos é que se usa dinheiro publico para subsidiá-los e ainda temos que ouvir que isso é bom para o planeta.
    Já à crítica aos monstros de 770CV para carros de série (EV ou ICE) é um exagero para o uso comum.
    É como disseram, é a banalização da potência ao ponto de falarem que um carro com 150CV é manco, fraco etc.

    De 100 a 200CV para uma pickup, para o uso que ela se destina, é mais do que suficiente.

    Por outro lado, se a pessoa tem dinheiro para gastar num carro ultra potente, simplesmente pelo um desejo de ter tal objeto ok!
    Preso pela liberdade individual. Deve ir em frente mesmo.
    Todos aqui temos um Opala, isso por sí só já, em geral, um desejo e não uma necessidade.

    Só temos que ajudar a esclarecer que isso custa muito caro para montar e manter.
    Veja o post inicial - dava para ver que pessoa estava uma idea pouco realista.

    Um Opala com 400CV tem que sofrer muitas mudanças caso o dono queira usar os 400CV.
    Não é com R$15mil que se vai andar com um carro de mais de 400CV.

    E por fim, é como coloquei - foi uma reflexão apenas.



    GabrielRL51, -GTO- e Berlindo gostam desta mensagem


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