por adpachec Ter 25 maio - 22:44:09
fauzi escreveu:Tanto meu 72 quanto o 83 tem a bobina ainda no local original, ou seja, coladas ao bloco do motor.
Certa vez ouvi dizer que isso não é aconselhável e de fato tenho visto várias fotos com a bobina colocada na parede lateral do cofre.
Gostaria de saber se realmente é aconselhável mudar a localização da bobina e quais as razões pra isso.
Será que é apenas para evitar aquecimento?
PS.: não achei nenhum tópico a respeito do assunto (com certeza deve ter, mas não achei).
Numa época onde o distribuidor era a platinado seria idiotice colocar a bobina no para lama.
O mais lógico seria no bloco do motor.
Com o advento da ignição eletrônica fica irracional deixar a bobina no bloco, apesar que a indústria brasileira demorou um pouco para cair a ficha.
O perigo de bobinas no bloco são as BOBINAS A ÓLEO, pior se ficarem de cabeça para baixo como no fusca.
Hoje o isolamento das bobinas é maciço (material asfáltico).
O que pode prejudicar é o aquecimento interno da bobina, excesso de corrente em suas espiras (fios).
Na bobina a óleo o calor externo era facilmente transferido para o interior da bobina.
E algumas bobinas necessitam de RESISTOR ou superaquecem.
Hoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Hoje à(s) 8:05:34 por FabioM
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ontem à(s) 17:25:56 por Goettens
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Sex 26 Abr - 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Sex 26 Abr - 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Sex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Sex 26 Abr - 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc