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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por Marcelo74v8 Sex 25 Jun - 9:02:53

    Pessoal, beleza...

    Iniciei a restauração do meu Diplo 91/92 automático azul Milos perolizado...

    As obras iam ocorrendo sem muitos problemas...
    Até que me deparei com a porta dianteira direita...

    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Porta11

    Por uma falha no projeto das portas, os furos e fendas no fundo delas NÃO ESCOAM a água na sua totalidade, acumulando nas laterais do fundo. Apodrece sem dó e isto é crônico em Opala. Isto porque os furos estão no centro da parte inferior das portas (destacados em verde), mas a água fica retida ao redor deles e no meio (destaque em vermelho). Mas tem solução.

    Como eu tinha uma outra porta, comprada 13 anos atrás de um carro batido (vermelho Ciprius), pensei, só tirar uma e colocar outra.
    Ledo engano. A porta reserva estava empenada e só partes dela serviriam, sendo a folha e o fundo.

    E a folha de porta original estava podre por baixo e não conseguiria cravá-la novamente

    Iniciei então o processo cirúrgico: descravar e retirar as 2 folhas de porta, cortar no fundo, fazer a emenda e recolocar a nova folha, recravando tudo novamente com solda.
    Trampo, chato, mas no final deu tudo certo.

    Para os Opaleiros que dão banho em seus Opalas todo final de semana, fica um alerta: CUIDADO! Suas portas podem estar indo pro esgoto, literalmente.

    A solução que vejo para meu caso e irei fazer será: Alargar os furos circulares até que fiquem próximos das paredes das folhas externas e internas, evitando que a água fique retida. Vou passar também uma camada de PCF e KPO... E periodicamente limpar...
    Fotos do processo...
    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Porta-folha-antiga

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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Porta12

    Agora é lixar, remover, dar umas batidinhas aqui e ali e está pronto
    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Porta-finalizada


    Até mais!!
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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por Rubão6cc Sex 25 Jun - 10:22:12

    Caramba...


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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por Diplo87 Sex 25 Jun - 12:04:33

    Por essas e outras que NÃO lavo o meu opala com água e nem saio na chuva há mais de 10 anos...
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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por Rubão6cc Sex 25 Jun - 12:20:48

    Diplo87 escreveu:Por essas e outras que NÃO lavo o meu opala com água e nem saio na chuva há mais de 10 anos...

    Mas como você faz pra limpar ele? Eu sempre lavo com água pra retirar a poeira. E quando to muito inspirado passo uma cera depois de tudo limpo.


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    Mensagem por Diplo87 Sex 25 Jun - 12:42:16

    Rubão,

    No meu caso sempre que volto da rua com ele eu espero esfriar e uso uma mistura de cera GRAND PRIX com água e uso um borrifador pra espalhar na carroceria, isso depois de ter retirado o pó com um pano limpo e seco.
    Depois disso já coloco a capa e assim consigo manter ele bem limpo e encerado.
    De tempos em tempos também encero com uma boa cera com carnaúba (eu uso uma da VONIXX)
    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Blend_pasta
    Lógico que tem situações que é impossível limpar dessa maneira, como por exemplo agora que ele está lá na oficina está todo cagado coberto de poeira então vai ter que ser na água mesmo, mas fora isso só na borrifada dessa mistura que eu faço.

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    Mensagem por Marcelo74v8 Sex 25 Jun - 14:30:52

    Diplo87 escreveu:Por essas e outras que NÃO lavo o meu opala com água e nem saio na chuva há mais de 10 anos...

    Tem ainda a questão das portas traseiras... podres que aparecem abaixo das fechaduras... Tive que refazer tudo
    pacato
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    Mensagem por pacato Sex 25 Jun - 15:51:16

    Boa sorte na empreitada. Agora, se você está restaurando um opala e o "seu problema" são essas portas, levanta as mãos para o céu e agradeça à Deus.

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    Mensagem por Marcelo74v8 Sáb 26 Jun - 8:41:33

    pacato escreveu:Boa sorte na empreitada. Agora, se você está restaurando um opala e o "seu problema" são essas portas, levanta as mãos para o céu e agradeça à Deus.

    Valeu!
    A estrutura dele é muito boa.... interior íntegro. De tudo foram 3 portas que precisaram de funilaria...
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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por A Richetti Ter 29 Jun - 21:39:57

    As minhas eu passei graxa por dentro da porta e evito sair na chuva.



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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por opala4cc Sáb 3 Jul - 17:47:25

    Marcelo74v8 escreveu:Pessoal, beleza...

    Iniciei a restauração do meu Diplo 91/92 automático azul Milos perolizado...

    As obras iam ocorrendo sem muitos problemas...
    Até que me deparei com a porta dianteira direita...



    Por uma falha no projeto das portas, os furos e fendas no fundo delas NÃO ESCOAM a água na sua totalidade, acumulando nas laterais do fundo. Apodrece sem dó e isto é crônico em Opala. Isto porque os furos estão no centro da parte inferior das portas (destacados em verde), mas a água fica retida ao redor deles e no meio (destaque em vermelho). Mas tem solução.

    Como eu tinha uma outra porta, comprada 13 anos atrás de um carro batido (vermelho Ciprius), pensei, só tirar uma e colocar outra.
    Ledo engano. A porta reserva estava empenada e só partes dela serviriam, sendo a folha e o fundo.

    E a folha de porta original estava podre por baixo e não conseguiria cravá-la novamente

    Iniciei então o processo cirúrgico: descravar e retirar as 2 folhas de porta, cortar no fundo, fazer a emenda e recolocar a nova folha, recravando tudo novamente com solda.
    Trampo, chato, mas no final deu tudo certo.

    Para os Opaleiros que dão banho em seus Opalas todo final de semana, fica um alerta: CUIDADO! Suas portas podem estar indo pro esgoto, literalmente.

    A solução que vejo para meu caso e irei fazer será: Alargar os furos circulares até que fiquem próximos das paredes das folhas externas e internas, evitando que a água fique retida. Vou passar também uma camada de PCF e KPO... E periodicamente limpar...
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    Agora é lixar, remover, dar umas batidinhas aqui e ali e está pronto



    Até mais!!

    Esse problema não se dá devido à posição dos furos de drenagem. Concordo com você que a GMB poderia ter feito os furos mais largos, chegando até a junção das duas folhas na parte de baixo da porta. Mas todos os carros GMB que vi até hoje tem os furos na mesma posição e nos mais "modernos" as portas não apodrecem assim (claro, desde que não tenham sofrido reparos de funilaria devido à colisões). As portas apodrecem porque a GMB fazia um trabalho porco na parte interna delas lá na fábrica. A pintura ali dentro era precária e a parte interna acumula muita umidade. Se você fizer um emborrachamento na parte inferior interna da porta já vai sanar o problema. Pode ser com pincel mesmo (não fica bonito, mas fica eficiente). Fiz isso no outro opala que tive após tratar a ferrugem e pelo menos nos 5 anos seguintes não tive problema da ferrugem voltar.
    Engraxar a parte inferior interna da porta - como um colega sugeriu - também funciona, mas acredito que com o tempo esta graxa vai acumular sujeira e pode entupir os drenos em casos mais extremos.
    Por falar em drenos, os opalas tinham umas borrachinhas que iam nesses furos que eram chamadas de "válvulas"de drenagem, que escoavam a água de dentro da porta por capilaridade:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1212996560-valvula-de-dreno-da-borracha-da-porta-monza-astra-94637751-_JM#position=10&search_layout=grid&type=item&tracking_id=845dbec4-8bf3-47d8-9326-d276e7d60811

    99% dos opalas que vejo hoje em dia já estão sem estas porcarias.

    Gostei do serviço que você fez! OKK

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    Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas. Empty Re: Fundo de portas podre - problema crônico em Opalas.

    Mensagem por Diplo87 Dom 4 Jul - 9:47:26

    Nas minhas portas e caixas de ar, além do emborrachado eu tasquei graxa, fica tudo melecado, mas pelo menos não dá mais corrosão.

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