Creio que ainda estou longe de fazer isso, meu carro tem funilaria e interior pra fazer, comecei a faculdade agora e estou pagando ela, então acredito que vá demorar um tempinho pra fazer tudo isso. Fora que não sei a ordem que faço, interior primeiro e funilaria depois, ou funilaria primeiro e interior depois... Meu carro anda, utilizo ele quase todo fim de semana, mas gostaria de deixá-lo mais confortavel pra viagens no futuro, por isso pensei nesse ar condicionado universal, já que o original é quase impossivel achar na mesma faixa de preço dos universais. encontrei valores de 2500 aproximadamente, sem instalação, a instalação eu pretendia fazer em casa...
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4 participantes
Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº1
Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Pessoal, alguém já fez essa maracutaia? Comprou um kit de ar condicionado universal, e fez o esquema pra por aquela caixa evaporadora embaixo do painel e ligar as saídas dela nos dutos originais?
Creio que ainda estou longe de fazer isso, meu carro tem funilaria e interior pra fazer, comecei a faculdade agora e estou pagando ela, então acredito que vá demorar um tempinho pra fazer tudo isso. Fora que não sei a ordem que faço, interior primeiro e funilaria depois, ou funilaria primeiro e interior depois... Meu carro anda, utilizo ele quase todo fim de semana, mas gostaria de deixá-lo mais confortavel pra viagens no futuro, por isso pensei nesse ar condicionado universal, já que o original é quase impossivel achar na mesma faixa de preço dos universais. encontrei valores de 2500 aproximadamente, sem instalação, a instalação eu pretendia fazer em casa...
Creio que ainda estou longe de fazer isso, meu carro tem funilaria e interior pra fazer, comecei a faculdade agora e estou pagando ela, então acredito que vá demorar um tempinho pra fazer tudo isso. Fora que não sei a ordem que faço, interior primeiro e funilaria depois, ou funilaria primeiro e interior depois... Meu carro anda, utilizo ele quase todo fim de semana, mas gostaria de deixá-lo mais confortavel pra viagens no futuro, por isso pensei nesse ar condicionado universal, já que o original é quase impossivel achar na mesma faixa de preço dos universais. encontrei valores de 2500 aproximadamente, sem instalação, a instalação eu pretendia fazer em casa...
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº2
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Eduardo Achite Girotto escreveu:Pessoal, alguém já fez essa maracutaia? Comprou um kit de ar condicionado universal, e fez o esquema pra por aquela caixa evaporadora embaixo do painel e ligar as saídas dela nos dutos originais?
Teoricamente é possível, mas na prática deve ser mais difícil que transformar um terno masculino num vestido de noiva, ou vice-versa!
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº3
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Tem um cara aqui do forum, esqueci o nome dele, mas ele tem um opala no canadá, e postou uns videos ensinando a fazer isso... Acredito eu ser mais barato que um de opala mesmo.
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº4
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Sim, é verdade, é o Bruno Chumbinho. Ele explica a façanha em três vídeos do Youtube. O primeiro da serie:
Foi um trabalho incrível, digno de elogios. Bruno praticamente reprojetou o sistema de ventilação do Opala. Teve algumas perdas no caminho, em particular, o porta-luvas teve que ser sacrificado.
Não é uma tarefa que qualquer um pode executar. O cara precisa ser bom! Desconfio, também que não dê para fazer com qualquer caixa evaporadora evaporadora que se ache por aí. Por exemplo, a caixa evaporadora não pode ser muito grande, tem que ter proporções apropriadas, etc.
Por que você acha que a GM não colocou a caixa evaporadora debaixo do painel?
Foi um trabalho incrível, digno de elogios. Bruno praticamente reprojetou o sistema de ventilação do Opala. Teve algumas perdas no caminho, em particular, o porta-luvas teve que ser sacrificado.
Não é uma tarefa que qualquer um pode executar. O cara precisa ser bom! Desconfio, também que não dê para fazer com qualquer caixa evaporadora evaporadora que se ache por aí. Por exemplo, a caixa evaporadora não pode ser muito grande, tem que ter proporções apropriadas, etc.
Por que você acha que a GM não colocou a caixa evaporadora debaixo do painel?
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº5
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Gerald escreveu:Por que você acha que a GM não colocou a caixa evaporadora debaixo do painel?
Rsrs, justamente por falta de espaço...
Como o meu é 85, o painel já é um pouco maior que o do bruno, acredito que abra algum leque de opções quanto a caixas evaporadoras maiores... Quanto a perder o porta luvas, ou ficar a amostra, não ligo, é só na hora de fazer o interior, "encarpetar" ela na parte que ficar a amostra.
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 31
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Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
E também tem a questão do ar quente, que muitos opalas já tinham, entao é melhor só adicionar o sistema de ar.
Antes usava aquele outro modelo de evaporadora.
Eu nao me importo ficar sem o ar quente, mas nao quero a caixa grande no cofre.
Antes usava aquele outro modelo de evaporadora.
Eu nao me importo ficar sem o ar quente, mas nao quero a caixa grande no cofre.
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº7
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
thallisguimaraes escreveu:E também tem a questão do ar quente, que muitos opalas já tinham, entao é melhor só adicionar o sistema de ar.
Antes usava aquele outro modelo de evaporadora.
Eu nao me importo ficar sem o ar quente, mas nao quero a caixa grande no cofre.
Concordo, aquela caixa no cofre ocupa muito espaço, e no meu caso que pretendo fazer um "wiretruck" iria deixar o cofre bem poluido.
-GTO-- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Localização : Jundiaí
Modelo do carro : Diplomata 87/87
Cilindros : 6cc 4.1
Data de inscrição : 19/02/2021
- Mensagem nº8
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Eduardo Achite Girotto escreveu:Pessoal, alguém já fez essa maracutaia? Comprou um kit de ar condicionado universal, e fez o esquema pra por aquela caixa evaporadora embaixo do painel e ligar as saídas dela nos dutos originais?
Creio que ainda estou longe de fazer isso, meu carro tem funilaria e interior pra fazer, comecei a faculdade agora e estou pagando ela, então acredito que vá demorar um tempinho pra fazer tudo isso. Fora que não sei a ordem que faço, interior primeiro e funilaria depois, ou funilaria primeiro e interior depois... Meu carro anda, utilizo ele quase todo fim de semana, mas gostaria de deixá-lo mais confortavel pra viagens no futuro, por isso pensei nesse ar condicionado universal, já que o original é quase impossivel achar na mesma faixa de preço dos universais. encontrei valores de 2500 aproximadamente, sem instalação, a instalação eu pretendia fazer em casa...
Referente a 1ª dúvida, eu acho mais viável utilizar o sistema de compressor elétrico, gasta mais, porém tem uma empresa em Vinhedo especialista em instalação desse aparelho em antigos, e a vantagem, que vc esconde todo o sistema; Quanto a Funilaria ou interior, pense o seguinte, para fazer funilaria, vc vai precisar desmontar a interna, então o que é melhor, desmontar uma interna velha que vai ser reformada ou desmontar uma interna reformada? Eu particularmente faria funilaria antes de tudo
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº9
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
-GTO- escreveu:Referente a 1ª dúvida, eu acho mais viável utilizar o sistema de compressor elétrico, gasta mais, porém tem uma empresa em Vinhedo especialista em instalação desse aparelho em antigos, e a vantagem, que vc esconde todo o sistema;
Eu acho bacana o elétrico, porém, eu tenho som no carro, e dai eu teria que colocar mais bateria, e mais alternador pra dar conta de tudo. Só o compressor no cofre não polui muuuuito...
-GTO- escreveu:Quanto a Funilaria ou interior, pense o seguinte, para fazer funilaria, vc vai precisar desmontar a interna, então o que é melhor, desmontar uma interna velha que vai ser reformada ou desmontar uma interna reformada? Eu particularmente faria funilaria antes de tudo
Concordo, acho que vou segurar as pontas e juntar a grana pra fazer a funilaria, eu ia injetar ele, mas vou deixar pra fazer quando a funilaria estiver pronta, dai já refaço toda a ligação eletrica.
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº10
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Cuidado com essas oficinas de ar condicionado que estão promovendo sistemas de AC automotivo baseados em compressores "elétricos"!
Esses sistemas são MUITO mais fracos que os sistemas de AC com compressores convencionais, movidos por correia.
Cheguei a discutir rapidamente, em dezembro de 2021, porque esse tipo de "solução" é uma ilusão, cujo post reproduzo aqui:
Bruno Chumbinho, que também é membro do fórum e tem um canal no Youtube, publicou há duas semanas atrás um vídeo sobre o assunto, que recomendo ao que estão pensando em instalar um sistema de AC baseado em compressor elétrico:
Esses sistemas são MUITO mais fracos que os sistemas de AC com compressores convencionais, movidos por correia.
Cheguei a discutir rapidamente, em dezembro de 2021, porque esse tipo de "solução" é uma ilusão, cujo post reproduzo aqui:
Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
Não é só isso: o compressor de geladeira foi projetado para funcionar por ciclos de trabalho. Funciona por algum tempo e para, resfriando. Usado no automóvel, vai ficar funcionando sem parar até superaquecer.
É aquela história: ele é um técnico de refrigeração. Não pode fazer cálculos de projeto de refrigeração. Ele está extrapolando a capacidade profissional dele. E é por isso que faz esta bobagem e ainda bota em vídeo.
opala4cc,
Você levantou um ponto interessante. Os técnicos são normalmente treinados para fazer montagens, reparações, manutenções, etc. Em geral, os técnicos são muito bons nessas tarefas, mas modificações, adaptações e reprojetos, muitas vezes escapam da capacidade de um técnico comum porque envolvem conhecimentos mais avançados.
Muitas vezes, nem é preciso muito conhecimento técnico; basta ter um bom "desconfiômetro " e saber procurar as informações técnicas básicas. Um exemplo, tenho notado que muita gente no Brasil fica encantada com a idéia de usar um compressor elétrico no sistema de ar condicionado de um carro. Há dezenas de anúncios desse tipo no ML e, inclusive, há várias oficinas de ar condicionado instalado esse tipo de compressor em carros antigos como Fusca, Kombi, Opala, etc.
Uma pergunta que uma pessoa sensata, mesmo sem ter conhecimento técnico algum, deveria fazer, seria:
"Esse tipo de compressor é utilizado em carros de linha"?
Rapidamente, a pessoa descobriria que os carros normais não usam esse tipo de compressor, mas apenas os carros elétricos e híbridos. Epa!
Um leitor de Quatro Rodas cheou a fazer esse tipo de pergunta e obteve a seguinte resposta "especializada":
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/por-que-compressor-do-ar-condicionado-eletrico-e-pouco-usado/
A resposta de QR foi que o compressor elétrico não é usado em carros normais "porque seria caro". Resposta descabida, que apenas mostra que o consultor de QR não sabia qual é o real problema. E foi engraçada a explicação:
"Algumas empresas vêm desenvolvendo trocadores de calor maiores, que acumulam mais frio para garantir a refrigeração da cabine no período em que o motor está desligado."
Trocador de calor que acumula frio??? Essa eu não conhecia!
Um brasileiro comum, mas que tivesse um pouco mais de abertura, colocaria no Google a seguinte pergunta: "How much power does a car AC need?" (Qual a potência que um ar condicionado automotivo precisa?".
Encontraria imediatamente a resposta: "In a modern automobile, the A/C system will use around 4 horsepower (3 kW) of the engine's power".
Em resumo, o compressor precisa de 4 hp (3 kW) de potência. Energia elétrica é um recurso escasso num automóvel. Obter 3 kW de potência elétrica é muito complicado, mesmo num carro grande.
Por outro lado, é preciso notar que um compressor usa fundamentalmente energia mecânica para funcionar. Por isso, não existe compressor "elétrico"; um compressor dito "elétrico nada mais é que um compressor acionado por um motor elétrico.
Conclusão, se 3 kW de potência elétrica não é fácil de obter num carro, 4 hp em forma de potência mecânica, é. Não é à toa que os fabricantes de automóveis continuam usando o velho compressor acoplado ao eixo do motor através de uma correia flexível.
Abraços
Bruno Chumbinho, que também é membro do fórum e tem um canal no Youtube, publicou há duas semanas atrás um vídeo sobre o assunto, que recomendo ao que estão pensando em instalar um sistema de AC baseado em compressor elétrico:
Eduardo Achite Girotto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 20
Localização : Sertãozinho / SP
Modelo do carro : Comodoro 85 4 portas
Cilindros : 4 Cil (Mas é turbo rsrs)
Data de inscrição : 30/11/2021
- Mensagem nº11
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Gerald escreveu:Cuidado com essas oficinas de ar condicionado que estão promovendo sistemas de AC automotivo baseados em compressores "elétricos"!
Esses sistemas são MUITO mais fracos que os sistemas de AC com compressores convencionais, movidos por correia.
Cheguei a discutir rapidamente, em dezembro de 2021, porque esse tipo de "solução" é uma ilusão, cujo post reproduzo aqui:Gerald escreveu:
opala4cc,
Você levantou um ponto interessante. Os técnicos são normalmente treinados para fazer montagens, reparações, manutenções, etc. Em geral, os técnicos são muito bons nessas tarefas, mas modificações, adaptações e reprojetos, muitas vezes escapam da capacidade de um técnico comum porque envolvem conhecimentos mais avançados.
Muitas vezes, nem é preciso muito conhecimento técnico; basta ter um bom "desconfiômetro " e saber procurar as informações técnicas básicas. Um exemplo, tenho notado que muita gente no Brasil fica encantada com a idéia de usar um compressor elétrico no sistema de ar condicionado de um carro. Há dezenas de anúncios desse tipo no ML e, inclusive, há várias oficinas de ar condicionado instalado esse tipo de compressor em carros antigos como Fusca, Kombi, Opala, etc.
Uma pergunta que uma pessoa sensata, mesmo sem ter conhecimento técnico algum, deveria fazer, seria:
"Esse tipo de compressor é utilizado em carros de linha"?
Rapidamente, a pessoa descobriria que os carros normais não usam esse tipo de compressor, mas apenas os carros elétricos e híbridos. Epa!
Um leitor de Quatro Rodas cheou a fazer esse tipo de pergunta e obteve a seguinte resposta "especializada":
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/por-que-compressor-do-ar-condicionado-eletrico-e-pouco-usado/
A resposta de QR foi que o compressor elétrico não é usado em carros normais "porque seria caro". Resposta descabida, que apenas mostra que o consultor de QR não sabia qual é o real problema. E foi engraçada a explicação:
"Algumas empresas vêm desenvolvendo trocadores de calor maiores, que acumulam mais frio para garantir a refrigeração da cabine no período em que o motor está desligado."
Trocador de calor que acumula frio??? Essa eu não conhecia!
Um brasileiro comum, mas que tivesse um pouco mais de abertura, colocaria no Google a seguinte pergunta: "How much power does a car AC need?" (Qual a potência que um ar condicionado automotivo precisa?".
Encontraria imediatamente a resposta: "In a modern automobile, the A/C system will use around 4 horsepower (3 kW) of the engine's power".
Em resumo, o compressor precisa de 4 hp (3 kW) de potência. Energia elétrica é um recurso escasso num automóvel. Obter 3 kW de potência elétrica é muito complicado, mesmo num carro grande.
Por outro lado, é preciso notar que um compressor usa fundamentalmente energia mecânica para funcionar. Por isso, não existe compressor "elétrico"; um compressor dito "elétrico nada mais é que um compressor acionado por um motor elétrico.
Conclusão, se 3 kW de potência elétrica não é fácil de obter num carro, 4 hp em forma de potência mecânica, é. Não é à toa que os fabricantes de automóveis continuam usando o velho compressor acoplado ao eixo do motor através de uma correia flexível.
Abraços
Bruno Chumbinho, que também é membro do fórum e tem um canal no Youtube, publicou há duas semanas atrás um vídeo sobre o assunto, que recomendo ao que estão pensando em instalar um sistema de AC baseado em compressor elétrico:
Concordo com vc Gerald.
Esse bruno é show, mostra o verdedeiro lado do compressor eltrico.
thallisguimaraes- Moderador
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Idade : 31
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº12
Re: Ar condicionado UNIVERSAL nos dutos originais
Gerald escreveu:Bruno Chumbinho, que também é membro do fórum e tem um canal no Youtube, publicou há duas semanas atrás um vídeo sobre o assunto, que recomendo ao que estão pensando em instalar um sistema de AC baseado em compressor elétrico:
Ele tem muito conteudo legal, vale acompanhar
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