Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

110 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 110 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
tabarbosa (16850)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
Rubão6cc (15340)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
BANDIT (13573)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
Xann (10394)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
j ricardo (9376)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
Jean Bida (9320)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_leftVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA BarVIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Bar_right 

5 participantes

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Ivo Filho Qui 21 Jul - 15:35:16

    Olá,

    Estes dias atrás eu fiz uma serie de vídeos da montagem do motor do opala, passo a passo, simplificado e bem objetivos....da para qualquer leigo montar o seu motor em casa se tiver ferramentas e bastante vontade.

    segue o primeiro abaixo, depois é so ir seguindo.....



    Espero que gostem


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]

    RHCESPECIAL1974, Wil75, -GTO-, Marcos Marcos e Berlindo gostam desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Rubão6cc Qui 21 Jul - 20:38:45

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 933234 VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 933234 VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 933234


    _________________
    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Ivo Filho gosta desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Diplo87 Sex 22 Jul - 11:00:42

    TOP OKK VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 122938
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Gerald Dom 24 Jul - 9:17:39

    Muito bons os vídeos do seu canal, Ivo! Parabéns! VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 122938

    Dicas sobre montagem/desmontagem do motor do Opala são sempre bem vindas.
    Tenho planos de algum dia retirar o motor do meu Diplomata para eliminar o pequeno vazamento na gaxeta do mancal traseiro do virabrequim.
    Não é urgente, o vazamento é pequeno e não tenho experiência nesse tipo de serviço, que é pesado, perigoso (se não souber fazer direito) e precisa de equipamentos apropriados, tipo guincho hidráulico (macaco girafa) que não possuo.

    Andei estudando o assunto, mas as informações que encontrei são incompletas e até desencontradas.

    Algumas dúvidas que tive: quais os acessórios que precisam ser removidos antes de retirar o motor 6cc ? A caixa do evaporador precisa ser retirada ou pode permanecer? É preciso retirar os coletores de admissão e escape, servo-freio? Etc.

    Tem gente que tira o motor junto com a caixa de câmbio, mas o manual de serviço da GM, edição de 1989, por exemplo, diz que o motor pode ser retirado sem tirar a caixa de câmbio.

    O manual da GM descreve em 15 passos a sequência de retirada do motor, que copiei abaixo:

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Retira10

    Fiquei com uma dúvida tremenda nos itens 14 e 15. Como retirar os parafusos que prendem a carcaça da embreagem ao motor? Acho que tem cerca de meia dúzia de parafusos, mas alguns parafusos estão debaixo da parede corta-fogo. Se não dá nem para ver esses parafusos, como enfiar uma chave para retirar os benditos?
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Ivo Filho Seg 25 Jul - 7:38:24

    Gerald escreveu:Muito bons os vídeos do seu canal, Ivo! Parabéns! VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA 122938

    Dicas sobre montagem/desmontagem do motor do Opala são sempre bem vindas.
    Tenho planos de algum dia retirar o motor do meu Diplomata para eliminar o pequeno vazamento na gaxeta do mancal traseiro do virabrequim.
    Não é urgente, o vazamento é pequeno e não tenho experiência nesse tipo de serviço, que é pesado, perigoso (se não souber fazer direito) e precisa de equipamentos apropriados, tipo guincho hidráulico (macaco girafa) que não possuo.

    Andei estudando o assunto, mas as informações que encontrei são incompletas e até desencontradas.

    Algumas dúvidas que tive: quais os acessórios que precisam ser removidos antes de retirar o motor 6cc ? A caixa do evaporador precisa ser retirada ou pode permanecer? É preciso retirar os coletores de admissão e escape, servo-freio? Etc.

    Tem gente que tira o motor junto com a caixa de câmbio, mas o manual de serviço da GM, edição de 1989, por exemplo, diz que o motor pode ser retirado sem tirar a caixa de câmbio.

    O manual da GM descreve em 15 passos a sequência de retirada do motor, que copiei abaixo:

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Retira10


    Fiquei com uma dúvida tremenda nos itens 14 e 15. Como retirar os parafusos que prendem a carcaça da embreagem ao motor? Acho que tem cerca de meia dúzia de parafusos, mas alguns parafusos estão debaixo da parede corta-fogo. Se não dá nem para ver esses parafusos, como enfiar uma chave para retirar os benditos?

    Olá,

    O procedimento ta quase correto, as vamos comentar por partes tudo que vc falou.

    1 - Motor e cambio nos opalas que nao sao cambio caretado nao da para montar tudo junto quando o motor é 6 cilindros,o cambio nao entra no assoalho.

    2 - quanto aos perifericos, aqui tiramos coletor, filtro de oleo, alternador, polias, bomba de dh quanto tem, cardan, alavanca do cambio ( precisa tirar o console) e todas as mangueiras. As pinças desconectamos das pontas de eixo e a barra estabilizadora.

    Tiramos tudo por baixo, motor, cambio e suspensao. É muito mais pratico, seguro e rápido.

    3 - para tirar os parafusos da capa seca vc tira o cardan, tampa a rabeta do cambio com um saco plastico para nao vazar oleo (aqui usamos uma luva de cardan) abaixa o cambio
    que o moto vai se inclinar bastante para a trazeira e assim os parafusos ficam aparentes e monta duas extensões grandes e solta os parafusos por baixo do carro passando a chave por cima do cambio.

    Evitamos tirar motor 6 cil por cima, uma que é dificil, precisa tirar ate a trava do capo e o motor passa lambendo o bigode da frente. E outra, não hora de montar o 6 cil por cima, acertar o eixo piloto na embreagem fica mais dificil.
    Do jeito que fazemos também nao precisa tirar o radiador.


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Gerald Ter 26 Jul - 13:19:06

    Ivo,
    Obrigado pela resposta detalhada. OKK
    Gostaria de fazer alguns comentários e perguntas sobre a sua resposta. Fiquei com algumas dúvidas, que gostaria de colocar aqui sem querer abusar da sua boa vontade.




    Ivo Filho escreveu:para tirar os parafusos da capa seca vc tira o cardan, tampa a rabeta do cambio com um saco plastico para nao vazar oleo (aqui usamos uma luva de cardan) abaixa o cambio  que o moto vai se inclinar bastante para a trazeira e assim os parafusos ficam aparentes e monta duas extensões grandes e solta os parafusos por baixo do carro passando a chave por cima do cambio.
    Esclareceu totalmente a minha dúvida. Cool




    Ivo Filho escreveu:Tiramos tudo por baixo, motor, cambio e suspensao. É muito mais pratico, seguro e rápido.

    Evitamos tirar motor 6 cil por cima, uma que é dificil, precisa tirar ate a trava do capo e o motor passa lambendo o bigode da frente. E outra, não hora de montar o 6 cil por cima, acertar o eixo piloto na embreagem  fica mais dificil.
    Do jeito que fazemos também nao precisa tirar o  radiador.
    Como disse antes, não tenho experiência direta no assunto, mas concordo que o método de tirar o motor por baixo é muito interessante, entretanto precisaria ser numa oficina bem equipada que tenha um elevador.

    Como nesse método o agregado da suspensão dianteira tem que ser totalmente removido da carroceria, me ocorreram duas dúvidas:
    1. os coxins e as buchas da suspensão não se estragam ao retirar o agregado?
    2. a retirada e posterior recolocação do agregado não afeta a geometria da suspensão, que precisaria, então, ser realinhada?






    Ivo Filho escreveu:Motor e cambio nos opalas que nao sao cambio caretado nao da para montar tudo junto quando o motor é 6 cilindros,o cambio nao entra no assoalho.
    Tem um vídeo de Tonella e Franzoni no Youtube onde  eles retiram por cima um motor de 6 cilindros junto com a caixa de câmbio de 4 marchas "moderna" (não varetada):


    A colocação não seria igual à retirada, mas na ordem inversa? Por que na montagem "o cambio nao entra no assoalho"?  Será que não estou percebendo algum detalhe importante?

    Um grande abraço
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Ivo Filho Qua 27 Jul - 8:22:37

    Gerald escreveu:Ivo,
    Obrigado pela resposta detalhada. OKK
    Gostaria de fazer alguns comentários e perguntas sobre a sua resposta. Fiquei com algumas dúvidas, que gostaria de colocar aqui sem querer abusar da sua boa vontade.


    Como disse antes, não tenho experiência direta no assunto, mas concordo que o método de tirar o motor por baixo é muito interessante, entretanto precisaria ser numa oficina bem equipada que tenha um elevador.

    Como nesse método o agregado da suspensão dianteira tem que ser totalmente removido da carroceria, me ocorreram duas dúvidas:
    1. os coxins e as buchas da suspensão não se estragam ao retirar o agregado?
    2. a retirada e posterior recolocação do agregado não afeta a geometria da suspensão, que precisaria, então, ser realinhada?


    Bom dia, vamos lá.
    As buchas da suspensao nao estragam pois nao é desmontada peça a peça, tira-se tudo montado de uma unica vez. geralmente os calços da carroceria ja estao laciados e sao substituidos.
    Sim, por mais que tenha sido apenas retirada e montada a suspensao é realinhada.



    Ivo Filho escreveu:Motor e cambio nos opalas que nao sao cambio caretado nao da para montar tudo junto quando o motor é 6 cilindros,o cambio nao entra no assoalho.
    Tem um vídeo de Tonella e Franzoni no Youtube onde  eles retiram por cima um motor de 6 cilindros junto com a caixa de câmbio de 4 marchas "moderna" (não varetada):


    A colocação não seria igual à retirada, mas na ordem inversa? Por que na montagem "o cambio nao entra no assoalho"?  Será que não estou percebendo algum detalhe importante?

    Um grande abraço

    então, para retirar todo santo ajuda mas vc ve que precisou de intervensao de uma pessoa dentro do carro e outra embaixo do carro. Isto se dá em decorrencia da rabeta do cambio enroscar naquele ressalto que so os mais modernos tem no tunel. para montar enrosca a mesma coisa e é muito complicado ficar ajeitando e gingando com o conjunto pendurado pois enrosca no encaixe dos coxinhos, o carter enrosca na travessa e também na barra de direção e ainda tem de forçar o motor uns 5 milimetros para frente para passar a rabeta do cambio pelo ressalto do assoalho.

    Aqui para se ter ideia eu gasto uns 20 minutos alinhando o conjunto motor cambio e suspensao embaixo do carro  e na hora de montar no carro eu nao gasto 5 minutos....e olha que eu monto isso sozinho sem ajuda de ninguem.

    Segue alguns exemplos:
    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa10

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa11

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa12

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa13

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa14

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa18

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa21

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa22

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa23

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa19

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Whatsa20

    Nota: As fotos acima são da oficina no salao antigo (era muito mais bonito) e no salao novo, mais feio porém é gigante.

    Novamente nao recomendo montar motor e cambio  nos mais modernos, é muito sofrimento, tem carro que não vai entrar de jeito nenhum e tem carro que vai entrar rasgando.
    Outra coisa, é passar o motor inclinado sobre a frente do carro.....bom, vai por mim.....e olha que no video teinha bastante gente para dar assistencia.

    No nosso caso aqui ainda tem o agravante e o compromisso de que não podemos nem pensar em arranhar tanto o carro quanto os itens da mecânica, mas aqui eu monto realmente completamente sozinho uma mecanica completa entre preparar , encaixar no carro e apertar os parafusos que sao 6 ao todo, no maximo 40 minutos....e estando tudo alinhado eu nao gasto mais que 5 minutos.

    o metodo que eu recomendo para montar em casa sem muitos recursos seria montar o motor sem a embreagem. e por baixo do carro vc sobe o cambio com a embreagem pendurada no eixo piloto....isso da para fazer sozinho, mas e claro que sempre com mais uma pessoa ajuda bastante.

    Nos exemplos da para ver que fazemos assim para qualquer tipo de carro


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Rubão6cc Qua 27 Jul - 17:36:23

    Meu motor foi retirado e recolocado por cima quando fizemos o restauro do cofre...me disseram que foi meio difícil recolocar no lugar...


    _________________
    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Gerald Sex 29 Jul - 10:23:29

    Gostaria de fazer alguns comentários adicionais sobre a retirada/recolocação do motor. Não pretendo ensinar nada a ninguém, muito pelo contrário, estou apenas aprendendo. Os meus comentários são simples observações sobre o que vi (e analisei) sobre o assunto.

    Sobre as opções de tirar/colocar o motor por cima ou por baixo, cada método tem vantagens e desvantagens. Por baixo é mais "profissional", sem dúvida. Creio que era assim que o motor era colocado na linha de montagem da GM. Entretanto, esse método exige equipamento grande e caro (elevador), e a retirada provavelmente implica em troca dos coxins e buchas e realinhamento da suspensão.

    Parar tirar o motor por cima, o equipamento é mais simples, mas é preciso fazer uma manobra bem precisa se o motor for retirado junto com a caixa de câmbio.

    Se retirar a caixa de câmbio antes, a manobra da retirada do motor fica mais fácil. Entretanto, reinstalar depois a caixa de câmbio por baixo fica muito complicado se não tiver um elevador e um macaco hidráulico para caixas de câmbio. Não obstante, tem gente que consegue fazer "no chão". Este é um vídeo de um "louco" (é assim que ele se auto-denomina!) que instala a caixa de câmbio no chão, usando a barriga como suporte!




    Tirar o motor por cima junto com a caixa de câmbio tem os seus atrativos, mas, como disse, exige uma manobra precisa porque o motor de 6 cilindros do Opala é muito longo.

    A retirada do motor é uma operação inversa à colocação retirada, mas é mais fácil raciocinar com a colocação. Pode-se pensar no conjunto motor+caixa de câmbio como se fosse uma lança, onde a ponta é a rabeta da caixa de câmbio. Essa "lança" deve passar por uma abertura, que seria o espaço entre a travessa do agregado da suspensão é a "boca" da parede corta-fogo, onde começa o túnel da carroceria.

    A "lança" tem um comprimento de mais ou menos 150 cm, medido entre a polia do virabrequim e o final da rabeta da caixa de marchas:

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Retira11

    Ao iniciar a colocação, a "lança" deve estar inclinada de cerca de 45º, como mostram as fotos abaixo (na verdade, as foto são da posição final da retirada, que é também a posição inicial da recolocação do motor):

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Retira12
    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Retira13

    A manobra para retirada/recolocação do motor exige o controle preciso de 3 variáveis:
    1. elevação
    2. ângulo de inclinação
    3. avanço


    A elevação é feita por um guincho-girafa (igual ao das fotos acima) ou uma talha. O ângulo de inclinação é o mais difícil de ser controlado na prática. A inclinação pode ser ajustada pelos comprimentos das correntes ou dos cabos que suspendem o motor. O avanço é simplesmente o deslocamento do motor para a frente, em relação à sua posição de instalação original no cofre do motor.

    As três variáveis, elevação, inclinação e avanço, devem ser controladas simultaneamente para que o motor não toque nas partes da carroceria. Para que a ponta da rabeta da caixa de marchas não toque no chão, parece ser necessário (não tenho certeza) que a carroceria tem que ficar um pouco mais elevada que o normal. Isso pode ser feito facilmente usando cavaletes.

    Na prática, pelo que tenho visto nos vídeos, o controle da inclinação é o mais crítica, mas costuma ser feito de uma maneira muito precária e improvisada, exigindo muitas vezes mais que uma pessoa.

    Se o controle de inclinação pudesse ser feito de maneira simples, prática e precisa, a retirada/colocação do motor poderia ser feita por apenas uma pessoa. Esse é um ponto que merece ser mais bem estudado.

    O motor geralmente é suspenso por dois trechos de corrente presos no motor por dois parafusos. As pessoas prendem as correntes a motor de maneiras variadas, mas improvisadas. Infelizmente, a GM não previu pontos próprios para alçamento do motor.

    Outro detalhe que me chamou a atenção foi que a tampa de válvulas foi removida em todos os casos,. Creio que seja uma precaução para as correntes não amassem ou risquem a pintura da tampa de válvulas.

    Finalmente, só por razões de completeza, suege uma lista com os links dos vídeos que encontrei no YouTube que mostram a retirada/colocação de motores de 6 cilindros do Opala:

    https://www.youtube.com/watch?v=I_T3uxDF_m0

    https://www.youtube.com/watch?v=__rmi3cMz2Q

    https://www.youtube.com/watch?v=OyPtmlQ994M

    https://www.youtube.com/watch?v=Gozgb3WVlkA

    https://www.youtube.com/watch?v=ZH6aILM4ugI

    https://www.youtube.com/watch?v=Tz2_-kvhDow

    https://www.youtube.com/watch?v=syhk_gSdbWE
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por pacato Sáb 30 Jul - 7:57:36

    Bacana demais. Parabéns pela dedicação e muito obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA Empty Re: VIDEO AULA MONTAGEM COMPLETA DO MOTOR DO OPALA APÓS RETIFICA

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 6:12:37