Alguém por acaso sabe algum macete de descobrir a relação do diferencial do carro sem ter que abrir o diferencial? Pois Acredito que minha GM Bonanza esteja alongada e ela é o câmbio 2205, além de que tenho mais uma outra GM Veraneio 4.1/S 6cc Câmbio 2205 e consigo perceber claramente que a bonanza e bem mais alongada.
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Ivo Filho
GersonJP
Gerald
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8 participantes
Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Matheus Nascimento- Opaleiro
- Número de Mensagens : 47
Localização : Goiânia/GO
Data de inscrição : 02/07/2022
- Mensagem nº1
Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Boa noite opaleiros, espero que estejam todos bem.
Alguém por acaso sabe algum macete de descobrir a relação do diferencial do carro sem ter que abrir o diferencial? Pois Acredito que minha GM Bonanza esteja alongada e ela é o câmbio 2205, além de que tenho mais uma outra GM Veraneio 4.1/S 6cc Câmbio 2205 e consigo perceber claramente que a bonanza e bem mais alongada.
Alguém por acaso sabe algum macete de descobrir a relação do diferencial do carro sem ter que abrir o diferencial? Pois Acredito que minha GM Bonanza esteja alongada e ela é o câmbio 2205, além de que tenho mais uma outra GM Veraneio 4.1/S 6cc Câmbio 2205 e consigo perceber claramente que a bonanza e bem mais alongada.
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 754
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
Coloque o carro num local plano e ponho o câmbio em ponto morto e levante uma das rodas traseiras com o macaco. Solte o freio de mão e calce a outra roda traseira para o carro não se mexer. Gire a roda levantada com a mão e conte as voltas da roda e do eixo cardã. A relação do diferencial será:
Ndif = 1/2 x Nroda/Ncardã
Ndif = 1/2 x Nroda/Ncardã
Matheus Nascimento gosta desta mensagem
GersonJP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Idade : 40
Localização : Embu das Artes - SP
Modelo do carro : Puma GTB s/2
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/07/2013
Não sei se o amigo entendeu o que o Gerald quis dizer, mas se deixar o carro no plano com apenas uma roda traseira levantada e a outra no chão, para cada duas voltas na roda vai equivaler a uma volta completa nas duas rodas, ou seja:
- faça uma marcação no cardã e outra na roda levantada e grave as posições iniciais.
- dê duas voltas na roda levantada, parando exatamente na posição inicial
- verifique quantas voltas o cardã deu e assim saberá por aproximação qual a sua relação, para isso é possível saber quais as possíveis relações do seu carro. Por exemplo, se fosse um opala:
-se tiver dado cerca de 3 voltas e meia = 3,54
-se tiver dado proximo de 3 voltas = 3,07
-se tiver dado um pouco menos que 3 voltas, coisa de 2,75 = 2,73
- faça uma marcação no cardã e outra na roda levantada e grave as posições iniciais.
- dê duas voltas na roda levantada, parando exatamente na posição inicial
- verifique quantas voltas o cardã deu e assim saberá por aproximação qual a sua relação, para isso é possível saber quais as possíveis relações do seu carro. Por exemplo, se fosse um opala:
-se tiver dado cerca de 3 voltas e meia = 3,54
-se tiver dado proximo de 3 voltas = 3,07
-se tiver dado um pouco menos que 3 voltas, coisa de 2,75 = 2,73
Fabinho70, Joey Ramone e Everton Lira gostam desta mensagem
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
Bom, alguns diferenciais seja bras eixos, rockwell ou dana tem gravado em baixo relevo (tipo numero de motor) a relação......nada ficam gravados na parte de cima do diferencial. outros no eixo lado esquerdo......da uma limpada...quem sabe tem sorte.....
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Joey Ramone- Opaleiro
- Número de Mensagens : 147
Localização : Paraná
Modelo do carro : 1985
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/08/2019
GersonJP escreveu:Não sei se o amigo entendeu o que o Gerald quis dizer, mas se deixar o carro no plano com apenas uma roda traseira levantada e a outra no chão, para cada duas voltas na roda vai equivaler a uma volta completa nas duas rodas, ou seja:
- faça uma marcação no cardã e outra na roda levantada e grave as posições iniciais.
- dê duas voltas na roda levantada, parando exatamente na posição inicial
- verifique quantas voltas o cardã deu e assim saberá por aproximação qual a sua relação, para isso é possível saber quais as possíveis relações do seu carro. Por exemplo, se fosse um opala:
-se tiver dado cerca de 3 voltas e meia = 3,54
-se tiver dado proximo de 3 voltas = 3,07
-se tiver dado um pouco menos que 3 voltas, coisa de 2,75 = 2,73
Esse método funciona bem. Fiz no meu opala quando comprei, e depois quando abri pra revisar os retentores e rolamentos constatei que foi certeiro. Pouco mais de 3 voltas, 3,07.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Hoje resolvi fazer esse procedimento de erguer uma roda e contar as voltas da roda e do cardã, para saber exatamente qual é a relação do carro. Mas quando fiz isso, a roda não girou, tem uma pequena folga de giro, praticamente a mesma folga que tem no cardã. Estou achando que o diferencial está blocado. Teria alguma outra causa para acontecer isso?
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 50
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
Marcos Marcos escreveu:Hoje resolvi fazer esse procedimento de erguer uma roda e contar as voltas da roda e do cardã, para saber exatamente qual é a relação do carro. Mas quando fiz isso, a roda não girou, tem uma pequena folga de giro, praticamente a mesma folga que tem no cardã. Estou achando que o diferencial está blocado. Teria alguma outra causa para acontecer isso?
só se alguma marcha estiver engatada...
-GTO-- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Localização : Jundiaí
Modelo do carro : Diplomata 87/87
Cilindros : 6cc 4.1
Data de inscrição : 19/02/2021
Marcos Marcos escreveu:Hoje resolvi fazer esse procedimento de erguer uma roda e contar as voltas da roda e do cardã, para saber exatamente qual é a relação do carro. Mas quando fiz isso, a roda não girou, tem uma pequena folga de giro, praticamente a mesma folga que tem no cardã. Estou achando que o diferencial está blocado. Teria alguma outra causa para acontecer isso?
Diferencial blocado é fácil descobrir, tente fazer um retorno em uma rua esterçando todo o volante, se vc sentir/ouvir os pneus arrastando, é Blocado, o nível varia entre 70% se for spool ou disco, e se arrastar pra valer está 100%, provavelmente no soldante ( acho difícil, mas quem sabe )
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
Nenhuma marcha engatada, e sem freio de mão puxado.Diplo87 escreveu:Marcos Marcos escreveu:Hoje resolvi fazer esse procedimento de erguer uma roda e contar as voltas da roda e do cardã, para saber exatamente qual é a relação do carro. Mas quando fiz isso, a roda não girou, tem uma pequena folga de giro, praticamente a mesma folga que tem no cardã. Estou achando que o diferencial está blocado. Teria alguma outra causa para acontecer isso?
só se alguma marcha estiver engatada...
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº10
Re: Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Nunca senti nada do tipo ao fazer algum retorno. Pra mim não é blocado, mas depois de ontem tive essa dúvida. Li em algum lugar aqui, que o pino pode estar travado, como nunca abri o diferencial, não entendi direito.-GTO- escreveu:Marcos Marcos escreveu:Hoje resolvi fazer esse procedimento de erguer uma roda e contar as voltas da roda e do cardã, para saber exatamente qual é a relação do carro. Mas quando fiz isso, a roda não girou, tem uma pequena folga de giro, praticamente a mesma folga que tem no cardã. Estou achando que o diferencial está blocado. Teria alguma outra causa para acontecer isso?
Diferencial blocado é fácil descobrir, tente fazer um retorno em uma rua esterçando todo o volante, se vc sentir/ouvir os pneus arrastando, é Blocado, o nível varia entre 70% se for spool ou disco, e se arrastar pra valer está 100%, provavelmente no soldante ( acho difícil, mas quem sabe )
GersonJP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Idade : 40
Localização : Embu das Artes - SP
Modelo do carro : Puma GTB s/2
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/07/2013
- Mensagem nº11
Re: Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Marcos Marcos escreveu:Nunca senti nada do tipo ao fazer algum retorno. Pra mim não é blocado, mas depois de ontem tive essa dúvida. Li em algum lugar aqui, que o pino pode estar travado, como nunca abri o diferencial, não entendi direito.-GTO- escreveu:
Diferencial blocado é fácil descobrir, tente fazer um retorno em uma rua esterçando todo o volante, se vc sentir/ouvir os pneus arrastando, é Blocado, o nível varia entre 70% se for spool ou disco, e se arrastar pra valer está 100%, provavelmente no soldante ( acho difícil, mas quem sabe )
Então pode fazer o seguinte
Teste 1:
Erga as duas rodas traseiras e deixe a primeira marcha engatada. Nesta situação, se girar uma roda a outra deverá girar no sentido contrário. Caso simplesmente fique travada, muito provável do diferencial estar blocado.
Teste 2:
Também pode levantar as duas rodas traseiras e deixar em ponto morto. Caso gire uma roda e a outra girar no mesmo sentido, são indícios de diferencial blocado.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº12
Re: Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
GersonJP escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Nunca senti nada do tipo ao fazer algum retorno. Pra mim não é blocado, mas depois de ontem tive essa dúvida. Li em algum lugar aqui, que o pino pode estar travado, como nunca abri o diferencial, não entendi direito.
Então pode fazer o seguinte
Teste 1:
Erga as duas rodas traseiras e deixe a primeira marcha engatada. Nesta situação, se girar uma roda a outra deverá girar no sentido contrário. Caso simplesmente fique travada, muito provável do diferencial estar blocado.
Teste 2:
Também pode levantar as duas rodas traseiras e deixar em ponto morto. Caso gire uma roda e a outra girar no mesmo sentido, são indícios de diferencial blocado.
Vou fazer os testes, não gostaria de abrir o diferencial somente para ver isso.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 366
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº13
Re: Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Hj ergui o carro novamente, já preparado para erguer as duas rodas. Mas quando levantei a primeira já senti ela solta, girou livremente, logo, não é blocado, e a relação é 3.54
GersonJP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Idade : 40
Localização : Embu das Artes - SP
Modelo do carro : Puma GTB s/2
Cilindros : 6
Data de inscrição : 02/07/2013
- Mensagem nº14
Re: Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele
Marcos Marcos escreveu:Hj ergui o carro novamente, já preparado para erguer as duas rodas. Mas quando levantei a primeira já senti ela solta, girou livremente, logo, não é blocado, e a relação é 3.54
Boa, que bom que deu certo.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
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