Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptyOntem à(s) 22:30:49 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

101 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 101 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
tabarbosa (16850)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
Rubão6cc (15341)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
BANDIT (13573)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
Xann (10394)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
j ricardo (9376)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
Jean Bida (9320)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_leftDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO BarDÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Bar_right 

5 participantes

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por CASENOTE Sex 30 Set - 6:59:08

    AMIGOS, ALGUÉM PODE ME AJUDAR A DIFERENCIAR UMA CAIXA ORIGINAL DO 6 CILINDROS /85 DE UMA DO 4 CILINDROS. cOMO POSSO TER CERTEZA?
    EXISTE ALGUMA REFERÊNCIA EXTERNA QUE NOS DÊ ESSA INFORMAÇÃO?
    PELA AJUDA, AGRADEÇO.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por adpachec Sex 30 Set - 8:55:06

    CASENOTE escreveu:AMIGOS, ALGUÉM PODE ME AJUDAR A DIFERENCIAR UMA CAIXA ORIGINAL DO 6 CILINDROS /85 DE UMA DO 4 CILINDROS. cOMO POSSO TER CERTEZA?
    EXISTE ALGUMA REFERÊNCIA EXTERNA QUE NOS DÊ ESSA INFORMAÇÃO?
    PELA AJUDA, AGRADEÇO.


    E você posta 04 tópicos iguais?

    Deletei 03 deles.

    Qual a numeração da caixa?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por Rubão6cc Sex 30 Set - 10:29:25

    adpachec escreveu:
    CASENOTE escreveu:AMIGOS, ALGUÉM PODE ME AJUDAR A DIFERENCIAR UMA CAIXA ORIGINAL DO 6 CILINDROS /85 DE UMA DO 4 CILINDROS. cOMO POSSO TER CERTEZA?
    EXISTE ALGUMA REFERÊNCIA EXTERNA QUE NOS DÊ ESSA INFORMAÇÃO?
    PELA AJUDA, AGRADEÇO.


    E você posta 04 tópicos iguais?

    Deletei 03 deles.

    Qual a numeração da caixa?

    Ele tem 71 anos..deve ter um pouco de dificuldade com fóruns..


    _________________
    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por Rubão6cc Sex 30 Set - 10:30:27

    Tópico movido pra seção correta.


    _________________
    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    pedro0031
    pedro0031
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 55
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89 Automatic-4
    Opala Comodoro 86 / Gol 85 1.6 Turbo
    Cilindros : 6 Cilíndros
    Data de inscrição : 07/03/2017

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por pedro0031 Sex 30 Set - 10:38:13

    CASENOTE escreveu:AMIGOS, ALGUÉM PODE ME AJUDAR A DIFERENCIAR UMA CAIXA ORIGINAL DO 6 CILINDROS /85 DE UMA DO 4 CILINDROS. cOMO POSSO TER CERTEZA?
    EXISTE ALGUMA REFERÊNCIA EXTERNA QUE NOS DÊ ESSA INFORMAÇÃO?
    PELA AJUDA, AGRADEÇO.

    pelo que ja li em alguns tópicos aqui do forum os cambios clec clec (que foram até 84) são todos iguais, tanto pro 4cil tanto pro 6cil

    parece que somente os do 6cil tem uma fresa nas engrenagem e o 4cil não mas são todos iguais.


    até o ano de 74 o entalhado é grosso e de 74-84 o entalhado é um pouco mais fino.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por adpachec Sex 30 Set - 10:40:07

    Rubão6cc escreveu:Tópico movido pra seção correta.

    Valeu.

    Nem tinha visto.

    OKK
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por CASENOTE Sáb 1 Out - 5:27:30

    BOM DIA, PBRIGADO PELO INTERESSE EM AJUDAR.
    O NÚMERO QUE CONSTA : 04614850
    GRATO POR RESPOSTAS.
    QUANTO AO COLEGA QUE FALOU QUE SÃO IGUAIS, TENHO DÚVIDAS. E QUANTO A VELOCIDADE FINAL DE CADA MARCHA? TEM UMAS QUANTAS TABELAS DA GM DANDO A VELOCIDADE RELATIVA DE CADA MARCHA E SÃO DIFERENTES PARA QUATRO E SEIS, NA MESMA RPM DO MOTOR.
    CONHEÇO ELETRÔNICA, MECÂNICA É HOBBY, ENTÃO ESTOU ABERTO A QUALQUER AUMENMTO NO MEU CONHECIMENTO. OBRIGADO, PAULO CASENOTE
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por CASENOTE Sáb 1 Out - 5:32:15

    AMIGOS, PELO QUE TENHO VISTO, A SALADA SOBRE CAIXA DE CÂMBIO É ENORME MESMO ENTRE MECÂNICOS.
    QUEM RESPONDEU DE INICIO, QUANDO ME CADASTREI, PODE VER QUE JÁ FAZ QUASE DOIS ANOS QUE ESTOU NESSE PROJETO, SEM FALSA MODÉSTIA ESTÁ FICANDO QUALIDADE AERONÁUTICA. ESTOU FAZENDO NO MODO SÓ EU. A PINTURA, SIM, PEGUEI QUEM ENTENDE.
    COMO UM COLEGA FALOU, NÃO SOU MANSO EMM LIDAR COM SITES, ETC....
    GOSTARIA DE POSTAR ALGUMAS FOTOS DESSE PROJETO, MAS NÃO CONSEGUI, SE PUDEREM ME DAR A DICA, BELEZA.
    ABRAÇOS
    PAULO CASENOTE
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 1 Out - 9:31:36

    CASENOTE escreveu:AMIGOS, PELO QUE TENHO VISTO, A SALADA SOBRE CAIXA DE CÂMBIO É ENORME MESMO ENTRE MECÂNICOS.
    QUEM RESPONDEU DE INICIO, QUANDO ME CADASTREI, PODE VER QUE JÁ FAZ QUASE DOIS ANOS QUE ESTOU NESSE PROJETO, SEM FALSA MODÉSTIA ESTÁ FICANDO QUALIDADE AERONÁUTICA. ESTOU FAZENDO NO MODO SÓ EU. A PINTURA, SIM, PEGUEI QUEM ENTENDE.
    COMO UM COLEGA FALOU, NÃO SOU MANSO EMM LIDAR COM SITES, ETC....
    GOSTARIA DE POSTAR ALGUMAS FOTOS DESSE PROJETO, MAS NÃO CONSEGUI, SE PUDEREM ME DAR A DICA, BELEZA.
    ABRAÇOS
    PAULO CASENOTE

    Hospeda as fotos nesse site:

    https://postimages.org/pt-br/

    Copia o link onde consta "Hotlink para fóruns" e cola aqui que vai aparecer as fotos OKK


    _________________
    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por adpachec Sáb 1 Out - 9:43:37

    CASENOTE escreveu:BOM DIA, PBRIGADO PELO INTERESSE EM AJUDAR.
    O NÚMERO QUE CONSTA : 04614850
    GRATO POR RESPOSTAS.
    QUANTO AO COLEGA QUE FALOU QUE SÃO IGUAIS, TENHO DÚVIDAS. E QUANTO A VELOCIDADE FINAL DE CADA MARCHA? TEM UMAS QUANTAS TABELAS DA GM DANDO A VELOCIDADE RELATIVA DE CADA MARCHA E SÃO DIFERENTES PARA QUATRO E SEIS, NA MESMA RPM DO MOTOR.
    CONHEÇO ELETRÔNICA, MECÂNICA É HOBBY, ENTÃO ESTOU ABERTO A QUALQUER AUMENMTO NO MEU CONHECIMENTO. OBRIGADO, PAULO CASENOTE

    Até onde sei a caixa final 850 é 6cc com ré a frente.

    A velocidade relativa de cada marcha envolve a velocidade final relacionada ao conjunto motor/câmbio/diferencial.

    E a velocidade de troca de marchas e velocidade máxima suportada são diferentes.

    "Geralmente" a velocidade máxima suportada é 35 km/h (1°), 50 (2°) e 70 (3°).

    GERALMENTE, porque no 4 marchas a 3° marcha, a velocidade máxima suportada é aproximadamente 110 km/h.
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por CASENOTE Ter 4 Out - 5:55:59

    Bom dia, manos!
    Não pensei que minha dúvida sobre câmbio 4/6 cilindros fosse gerar tanta bagunça. Desculpem, não é culpa mminha.
    Também tive um modelos diplomata 1986, 4.1, 6 cilindros, Álcool, adquirido ZERO na BROZAUTO, CANOAS/RS, e que marcava 220 final do velocimetro. e outro 88 que també marcava 220, também álcool. Meu primeiro diplomata, 6 cil, gazolina 250S, marcava 180, comprado usado, epor incrível que pareça, ou iluzão, andava mais que os outros.
    Lembro do 86, ainda na garantia, numa viagem longa tentei tirar o mesmo sangue do 83, não deu deu, depois de 400 km, voltou com o volante solto e foi direto para autorizada.
    Então, mais materia prima para os espcialistas em saladas.
    OUtro dia ví um linck com tabelas da chevrolet, specificando velocidade de saida da caixa em relação a RPM do motor, Como o meu conjunto ainda está fora, vou tirara prova com um tacometro, pois após a montagem não tenho o minímo interesse em mexer novamente no conjunto.
    Abrço a todos. CASENOTE
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por adpachec Ter 4 Out - 8:31:48

    CASENOTE escreveu:Bom dia, manos!
    Não pensei que minha dúvida sobre câmbio 4/6 cilindros fosse gerar tanta bagunça. Desculpem, não é culpa mminha.
    Também tive um modelos diplomata 1986, 4.1, 6 cilindros, Álcool, adquirido ZERO na BROZAUTO, CANOAS/RS, e que marcava 220 final do velocimetro. e outro 88 que també marcava 220, também álcool. Meu primeiro diplomata, 6 cil, gazolina 250S, marcava  180, comprado usado, epor incrível que pareça, ou iluzão, andava mais que os outros.
    Lembro do 86, ainda na garantia, numa viagem longa tentei tirar o mesmo sangue do 83, não deu deu, depois de 400 km, voltou com o volante solto e foi direto para autorizada.
    Então, mais materia prima para os espcialistas em saladas.
    OUtro dia ví um linck com tabelas da chevrolet, specificando velocidade de saida da caixa em relação a RPM do motor, Como o meu conjunto ainda está fora, vou tirara prova com um tacometro, pois após a montagem não tenho o minímo interesse em mexer novamente no conjunto.
    Abrço a todos. CASENOTE


    Não acredito qie você se guia pela numeração do velocímetro.

    É um produto padrão de prateleira, é ilusório o valor alí.

    Justamente para induzir a comprar.

    O Gol GTI marcava 240 no painel mas a velocidade máxima era abaixo de 180.

    O opala 250S era abaixo de 180 também.

    O 4.1 não chegava a 170.

    E o 4cc não chegava a 160.

    Velocidades médias no plano feito pela revista quatro rodas.

    Tem maluco que vai dizer que já andou mais, na descida ou não considerou a marcação errada no velocímetro, o meu marca 7 km/h a mais.

    E o 250S pela carburação, comando e volante motor mais leve, maior taxa de compressão e tuchos mecânicos, era um motor mais agressivo.

    Conta giros de 7000 contra os 6000 original, porém a faixa de giro não chega a 5000 giros
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por Gerald Ter 4 Out - 12:56:16

    CASENOTE escreveu:Também tive um modelos diplomata 1986, 4.1, 6 cilindros, Álcool, adquirido ZERO na BROZAUTO, CANOAS/RS, e que marcava 220 final do velocimetro. e outro 88 que també marcava 220, também álcool. Meu primeiro diplomata, 6 cil, gazolina 250S, marcava  180, comprado usado, epor incrível que pareça, ou iluzão, andava mais que os outros.CASENOTE

    Não era "ilusão", o Diplomata 83 usa uma relação de diferencial de 3.08:1, que é mais curta que a dos Diplomatas que vieram depois, que usam diferencial mais longo de 2.73:1.

    As respectivas caixas de marchas ("câmbios") são iguais, o que significa que para uma mesma velocidade, o motor do Diplomata 83 estará girando a uma rotação 12% maior que a do Diplomata 88.

    O lado positivo das relações mais curtas do Diplomata 83 é que as acelerações são mais fortes, mas as velocidades finais para cada marcha serão menores, o que implica que as trocas de marcha precisem ser feitas em velocidades menores, comparadas com as do Diplomata 88.

    O lado negativo do uso de marchas mais curtas é que o Diplomata 83 será, em geral, um pouco menos econômico e o ruído do motor será maior, já que para uma dada velocidade, a rotação do motor será maior que a do Diplomata 88.

    A diferença nas relações de diferencial explica também porque o Diplomata 88 vem com velocímetro de até 220 km/h, enquanto o Diplomata 83 só até 180 km/h.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por CASENOTE Ter 4 Out - 15:23:02

    É, dá gosto quan do se encontra quem con hece o assunto. Nas tabelas que colnseguyi diz justamente isto.
    Quanto ao velocímetros, claro que é um valor " prateleira ", tantop que sempre a quatro rodas alertava que o valor i nferido podia ser 10% para mais ou menos, depende em que pçosição da escala estava sendo feita a leitura.
    O que coloquei é que em um eu ia até " fundo de escala", nop outro não. Quanto isto valia não interessa.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por adpachec Ter 4 Out - 21:33:28

    Gerald escreveu:
    CASENOTE escreveu:Também tive um modelos diplomata 1986, 4.1, 6 cilindros, Álcool, adquirido ZERO na BROZAUTO, CANOAS/RS, e que marcava 220 final do velocimetro. e outro 88 que també marcava 220, também álcool. Meu primeiro diplomata, 6 cil, gazolina 250S, marcava  180, comprado usado, epor incrível que pareça, ou iluzão, andava mais que os outros.CASENOTE

    Não era "ilusão", o Diplomata 83 usa uma relação de diferencial de 3.08:1, que é mais curta que a dos Diplomatas que vieram depois, que usam diferencial mais longo de 2.73:1.

    As respectivas caixas de marchas ("câmbios") são iguais, o que significa que para uma mesma velocidade, o motor do Diplomata 83 estará girando a uma rotação 12% maior que a do Diplomata 88.

    O lado positivo das relações mais curtas do Diplomata 83 é que as acelerações são mais fortes, mas as velocidades finais para cada marcha serão menores, o que implica que as trocas de marcha precisem ser feitas em velocidades menores, comparadas com as do Diplomata 88.

    O lado negativo do uso de marchas mais curtas é que o Diplomata 83 será, em geral, um pouco menos econômico e o ruído do motor será maior, já que para uma dada velocidade, a rotação do motor será maior que a do Diplomata 88.

    A diferença nas relações de diferencial explica também porque o Diplomata 88 vem com velocímetro de até 220 km/h, enquanto o Diplomata 83 só até 180 km/h.


    CASENOTE escreveu:É, dá gosto quan do se encontra quem con hece o assunto. Nas tabelas que colnseguyi diz justamente isto.
    Quanto ao velocímetros, claro que é um valor " prateleira ", tantop que sempre a quatro rodas alertava que o valor i nferido podia ser  10% para mais ou menos, depende em que pçosição da escala estava sendo feita a leitura.
    O que coloquei é que em um eu ia até " fundo de escala", nop outro não. Quanto isto valia não interessa.


    Diferencial 3.8 em motores 3800.
    Diferencial 3.73 em motores 2500.

    Anos 70.

    Com a crise dos combustíveis o Brasil adotou algumas medidas:

    Dodge V8: vácuometro que avisava o motorista que estava gastando combustível.

    VW: apostou no MD 270 (pai do AP) e posteriormente no sistema canister.

    GM: carburador amarrado, aquecimento do coletor "melhorado" para vaporizar o combustível.

    Posteriormente a GM adotou um comando mais manso para evitar pagar impostos, a VW também.

    Ou registrava uma potência inferior no documento.

    A redução do velocímetro foi marketing visual porque ficava na cara do motorista.

    Se me lembro.

    180 para o 4cc.
    200 para o 6cc.

    Acho que o velocímetro 220 surgiu em 1988.

    Mas em 1983 veio o escort XR-3.

    A VW lançou o Gol GT como concorrente.

    A GM apostou no câmbio 5 marchas.

    Depois veio a autolatina (1987) e o escort com motor AP e a corrida dos esportivos ganha uma nova fase.

    No final dos anos 70 existiu o câmbio Gama 4 marchas com uma reçação melhorada.

    Opala Gama: 1977.

    Com a derrota do opala para o gol GTI de carro mais rápido, a GM tentou voltar a esportividade mas depois de 1988 apostou no opala como carro de "luxo".

    A GM já planeja a substituição do opala pelo Omega como carro de "luxo".

    O opala sofreu modificações mais de acabamento do que de potência nesta época.


    Portanto COMO ESCREVI EM POST ACIMA, depende da relação motor/câmbio/diferencial da época.

    E se é o original de fábrica.

    Conteúdo patrocinado


    DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO Empty Re: DÚVIDAS CAIXA DE CÂMBIO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 0:54:03