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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Turbo nos opalas até 74 Empty Turbo nos opalas até 74

    Mensagem por opala6bocas Sáb 22 Out - 9:39:56

    Pessoal, já devorei esse fórum de cabo a rabo, colhi muitas informações legais mas ainda tenho algumas dúvidas:

    Pra quem já montou turbo nesses modelos até 74 ou tem vivência com eles:

    -Existe a necessidade de reposicionar o suporte do Cabo de freio de mão se eu utilizar coletor de ferro? Ou nesse modelo de opala obrigatoriamente preciso de um coletor tubular?

    -Consigo utilizar outro suporte para o servo freio para que ele fique mais recuado ou vou ter q trocar todo os sistema pelo dos opalas mais modernos?

    - Provavelmente terei que mudar o alternador para o outro lado... Alguma dica de suporte já pronto ou vou ter q fazer um do zero?

    Agora uma dúvida mais generalista:

    -Meu alvo são 250-300hp....Preciso de arp nas bielas? Caso sim, preciso reusinar elas por conta da deformação do  maior torque q deverá ser aplicado?

    -Minha taxa é de 10:1 ... Da pra turbinar com uns 0,6 ou melhor já trocar os pistões pelo do gasolina?

    - qual ponto máximo devo usar? Como consigo chegar a um valor de ponto seguro sem achismo? Existe algum cálculo que eu posso fazer?

    A preparação será feita por mim mesmo, carburado na Weber e com distribuidor com avanço limitado...

    Agradeço quem puder dar uma luz 🔦



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    Turbo nos opalas até 74 Empty Re: Turbo nos opalas até 74

    Mensagem por adpachec Sáb 22 Out - 21:57:44

    opala6bocas escreveu:Pessoal, já devorei esse fórum de cabo a rabo, colhi muitas informações legais mas ainda tenho algumas dúvidas:

    Pra quem já montou turbo nesses modelos até 74 ou tem vivência com eles:

    -Existe a necessidade de reposicionar o suporte do Cabo de freio de mão se eu utilizar coletor de ferro? Ou nesse modelo de opala obrigatoriamente preciso de um coletor tubular?

    -Consigo utilizar outro suporte para o servo freio para que ele fique mais recuado ou vou ter q trocar todo os sistema pelo dos opalas mais modernos?

    - Provavelmente terei que mudar o alternador para o outro lado... Alguma dica de suporte já pronto ou vou ter q fazer um do zero?

    Agora uma dúvida mais generalista:

    -Meu alvo são 250-300hp....Preciso de arp nas bielas? Caso sim, preciso reusinar elas por conta da deformação do  maior torque q deverá ser aplicado?

    -Minha taxa é de 10:1 ... Da pra turbinar com uns 0,6 ou melhor já trocar os pistões pelo do gasolina?

    - qual ponto máximo devo usar? Como consigo chegar a um valor de ponto seguro sem achismo? Existe algum cálculo que eu posso fazer?

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    250/300 cavalos?

    Usar na rua?

    Colocando 0,6 de pressão, um carburador e só?

    Cadê o comando, alívio de volante, bielas e pistões forjados, balanceamento, preparação do cabeçote, respiro de carter melhorado, radiador, ventoinha elétrica, câmbio trocado...... ?


    Filme velozes e furiosos......

    Preparação de alto rendimento com baixo custo.

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    Turbo nos opalas até 74 Empty Re: Turbo nos opalas até 74

    Mensagem por opala6bocas Dom 23 Out - 6:25:58

    Fala amigo! Tudo isso ai já tá considerado na minha lista de peças, inclusive um volante de aço, comando 260-s...Defletor no carter, bomba high, balanceamento de todo conjunto , damper... Enfim... Não postei isso por já estar definido... Minha dúvida não era se eu chego a 300hp com 0,6 em um motor original..
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    Turbo nos opalas até 74 Empty Re: Turbo nos opalas até 74

    Mensagem por Rubão6cc Dom 23 Out - 9:10:11

    opala6bocas escreveu:Fala amigo! Tudo isso ai já tá considerado na minha lista de peças, inclusive um volante de aço, comando 260-s...Defletor no carter, bomba high, balanceamento de todo conjunto , damper... Enfim... Não postei isso por já estar definido... Minha dúvida não era se eu chego a 300hp com 0,6 em um motor original..

    Você é antigo no fórum hein, "data de inscrição: 2009" ...bem vindo de volta, prata da casa OKK


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    Mensagem por opala6bocas Dom 23 Out - 9:29:52

    Fala Rubão! Sou sim cara! Participei pouco nos últimos tempos mas sempre recorro ao fórum quando preciso!

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    Mensagem por BenKenobi Dom 23 Out - 10:30:00

    Fazendo um calculo bem grosseiro, mas bem grosseiro mesmo, se voce hoje mora em carapicuiba como diz a assinatura, a cidade está 700 metros acima do nivel do mar, gerando 1007 kPa. Isso é algo em torno de 1 kg na conversao.

    Entao em teoria, usar 0.6-0.7 vc estaria multiplicando a potencia do veiculo por 0,6. Para isso, um opala totalmente original com seus 127cv atingiria algo em torno de 203cv de motor com . De novo isso é pura teoria. Basta pegar a potencia (127cv) multiplicar pela pressao de turbo (0.6) e somar o resultado final com a potencia. Ou multiplique por 1.6, ai ja resolve tudo rs.

    Em teoria o motor sem o turbo precisaria algo de 190cv aspirado (sem o turbo) para que com essa pressao de turbo atinja os 300cv motor. De novo isso é teoria, existem N variaveis que afetam o resultado final.

    A taxa eu acredito ser alta para uso de turbo, mas tem pessoas que usam essa nivel de taxa, só nao vai poder abusar muito tanto de ponto como pressao. Existem calculos sim, na internet tem varias opnioes, mas a grande maioria recomenda algo entre 9:1, exagerando 9:5. A vantagem de taxa mais alta é que o motor ascende mais rapido em baixo rpm, porem o opala já tem torque de sobra, não vai ser problema usar taxa mais baixa.

    Quanto ao ponto, cada motor "pede" um ponto, precisaria achar o melhor ponto para o seu carro. O que eu lembro é que a cada 0.1kg vc reduz algo de 1-2 graus de ignicao. Mas de novo é algo que precisa ir testando.

    No canal da FT Education no youtube tem uma serie de videos de ponto ignicao, tem informações bem interessantes e não precisa pagar nada. Vale dar uma olhada la. O conceito é o mesmo para carros sem injecao.
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    Mensagem por opala6bocas Dom 23 Out - 10:40:02

    Agora sim temos um caminho pelo menos... Cara...é tanta coisa pra montar um turbo (decente)que até de$anima... Além de tudo isso aí tem freio, que implica em rodas maiores e por aí vai...

    A propósito... Sobre o servo freio, procede que o turbo impede o uso dele por gerar pouco ou nenhum vácuo? Qual a alternativa pra isso?
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    Mensagem por BenKenobi Dom 23 Out - 10:51:07

    Que eu saiba, o vacuo é prejudicado com a graduacao do comando de valvulas e não pelo turbo.

    Se usar um comando com alto overlap como 278, 286 etc, que fica embaralhando em baixo o RPM, o efeito de embaralhar que é as duas valvulas abertas (adm e escape) faz com que o motor nao gere vacuo e fique com o servo freio prejudicado.

    O comando 260 eu acredito que não vá ter esse tipo de problema.

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    Mensagem por BenKenobi Dom 23 Out - 10:52:41

    Aproveitando, acho que voce consegue fazer um suporte para o alternador do lado oposto usando a furação que fica o suporte do ar condicionado no bloco. O suporte precisará ser fabricado, mas a fixação ali é um comeco.

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    Mensagem por opala6bocas Dom 23 Out - 11:11:55

    Fiz alguns cálculos de taxa usando um programa próprio, se eu arrancar o domo do pistão e usando uma junta de 2,3mm consigo algo em torno de 8,7 de taxa... Acho q já fica mais seguro...
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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Seg 24 Out - 20:52:51

    Com o turbo inexiste vácuo, já que o vácuo é gerado pela aspiração dos cilindros que gera uma depressão no coletor, e como o turbo pressuriza o sistema de admissão o efeito de vácuo fica anulado. Existem várias formas de produzir vácuo para motores turbo, por exemplo bombas de vácuo acopladas ao alternador, bomba de vácuo elétricas, em alguns motores turbos recentes a bomba de vácuo é acionada pelo eixo do comando de válvulas.
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    Mensagem por christian Seg 24 Out - 21:46:29

    opala6bocas escreveu:

    Agora uma dúvida mais generalista:

    -Meu alvo são 250-300hp....Preciso de arp nas bielas? Caso sim, preciso reusinar elas por conta da deformação do  maior torque q deverá ser aplicado?

    -Minha taxa é de 10:1 ... Da pra turbinar com uns 0,6 ou melhor já trocar os pistões pelo do gasolina?

    - qual ponto máximo devo usar? Como consigo chegar a um valor de ponto seguro sem achismo? Existe algum cálculo que eu posso fazer?

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    Cara,250/300hp é facil de chegar com turbo,só ir colocando pressão.E não precisa te preocupar com a pressão,o que quebra motor é potencia e não a pressão utilizada,então digamos que tu consiga 300hp com 0,6kg ou com 5kg de turbo,vai ser a mesma coisa pro motor falando a grosso modo,os pistões e bielas vão sofrer da mesma forma porque o que importa é a potência gerada. Ponto de ignição seguro pra essa taxa no álcool 20 graus,mas como já foi falado cada motor pede um ponto e isso só descobre no dinamometro.Parafusos ARP na minha opinião é obrigatorio se quer usar bielas originais e a questão de reusinar é bom fazer em qualquer situação quando se monta um motor desses,tanto nas bielas quanto no bloco.Acerto da weber procura deixar um pouco mais gorda do que magra pra evitar quebra mas isso tu já deve saber.

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    Mensagem por christian Seg 24 Out - 21:55:32

    Defletor no carter pra essa potencia não precisa
    Questão do servo freio não interfere,o servo freio só atua quando tu tira o pé do acelerador e usa o vácuo do coletor,que no caso do turbo quando tu tira o pé a turbina para de pressurizar e volta a ter vácuo no coletor,então nao muda em nada,o que muda é quando tem comando com muito overlap porque perde o vácuo.
    8,7 de taxa com certeza fica mais seguro mas tu vai ter 2 problemas, um é a aprtida que vai ficar horrivel com motor frio e outra é ficar muito fraco de baixa,demora mais pra carregar a turbina e fica um carro sem resposta rápida,deixa com taxa entre 9 e 10 que fica ótimo.Eu uso 9,8 com comando original,pistão reto,junta felpro,cabeçote um pouco rebaixado,1.2kg de pressão.

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    Mensagem por christian Seg 24 Out - 22:00:59

    Mas como tu deve saber a questão da taxa tem que ser calculada,então monta o motor,ve quanto vai ficar de deck do pistão,calcula o volume do cilindro,deck,junta,e camara de combustão e ve quanto deu de taxa,aí se precisar baixar ou aumentar tu ve o que faz,tira o dome,rebaixa pistão,rebaixa bloco,rebaixa cabeçote,aumenta a junta ,e por aí vai,fazendo as alterações necessárias pra chegar na taxa que tu acha melhor.Eu já montei com 10,5 de taxa usando 1kg não tive problema nenhum,inclusive acho uma taxa muito boa pra um carro turbo de rua.Mas obviamente se quiser enfiar quase 2kg com essa taxa como eu fiz vai dar BO,uahuahauhauahuahau,mas claro, por causa da potência gerada.
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    Mensagem por christian Seg 24 Out - 22:02:46

    Com relação as perguntas do modelo 74 não sei te responder nenhuma,o meu é 92.Mas acho que nao precisa trocar de lado o alternador.Usa um coletor de ferro fundido que vai ser melhor pra rua,e não vai te dar dor de cabeça como o tubular.

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    Mensagem por chevy250 Seg 24 Out - 23:10:04

    christian escreveu:Defletor no carter pra essa potencia não precisa
    Questão do servo freio não interfere,o servo freio só atua quando tu tira o pé do acelerador  e usa o vácuo do coletor,que no caso do turbo quando tu tira o pé a turbina para de pressurizar e volta a ter vácuo no coletor,então nao muda em nada,o que muda é quando tem comando com muito overlap porque perde o vácuo.
    8,7 de taxa com certeza fica mais seguro mas tu vai ter 2 problemas, um é a aprtida que vai ficar horrivel com motor frio e outra é ficar muito fraco de baixa,demora mais pra carregar a turbina e fica um carro sem resposta rápida,deixa com taxa entre 9 e 10 que fica ótimo.Eu uso 9,8 com comando original,pistão reto,junta felpro,cabeçote um pouco rebaixado,1.2kg de pressão.

    É um fato que só freamos quando tiramos o pé do acelerador e ai a borboleta se fecha formando o vácuo novamente.
    Mas teria que ter uma válvula bem robusta para bloquear a pressao positiva do coletor em direção ao servo-freio quando o turbo está em funcionamento.
    Pois o servo foi projetado para receber pressão de zero a negativa. No caso do turbo, vai ter pressao positiva e negativa conforme a situação. Nos aspirados é sempre vácuo - maior ou menor mas é sempre vácuo - no pior caso, pressão relativa zero (atmosférica).

    É interessante observar que os motores turbo moderno, mesmo nos pequeninos, usam bomba de vácuo elétricas (e.g. VW TSI).
    Algum problema deve ter ai.

    Alguem para detalhar essa questão?
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    Mensagem por opala6bocas Ter 25 Out - 4:53:40

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Com o turbo inexiste vácuo, já que o vácuo é gerado pela aspiração dos cilindros que gera uma depressão no coletor, e como o turbo pressuriza o sistema de admissão o efeito de vácuo fica anulado. Existem várias formas de produzir vácuo para motores turbo, por exemplo bombas de vácuo acopladas ao alternador, bomba de vácuo elétricas, em alguns motores turbos recentes a bomba de vácuo é acionada pelo eixo do comando de válvulas.

    O que eu tava pensando caso eu tenha problemas é usar o hidro booster do f4000.... É caro mas é top... Ele usaria a pressão de óleo da linha da direção hidráulica...
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    Mensagem por opala6bocas Ter 25 Out - 4:54:42

    christian escreveu:
    opala6bocas escreveu:

    Agora uma dúvida mais generalista:

    -Meu alvo são 250-300hp....Preciso de arp nas bielas? Caso sim, preciso reusinar elas por conta da deformação do  maior torque q deverá ser aplicado?

    -Minha taxa é de 10:1 ... Da pra turbinar com uns 0,6 ou melhor já trocar os pistões pelo do gasolina?

    - qual ponto máximo devo usar? Como consigo chegar a um valor de ponto seguro sem achismo? Existe algum cálculo que eu posso fazer?

    A preparação será feita por mim mesmo, carburado na Weber e com distribuidor com avanço limitado...

    Agradeço quem puder dar uma luz 🔦



    Turbo nos opalas até 74 Img_2010

    Cara,250/300hp é facil de chegar com turbo,só ir colocando pressão.E não precisa te preocupar com a pressão,o que quebra motor é potencia e não a pressão utilizada,então digamos que tu consiga 300hp com 0,6kg ou com 5kg de turbo,vai ser a mesma coisa pro motor falando a grosso modo,os pistões e bielas vão sofrer da mesma forma porque o que importa é a potência gerada. Ponto de ignição seguro pra essa taxa no álcool 20 graus,mas como já foi falado cada motor pede um ponto e isso só descobre no dinamometro.Parafusos ARP na minha opinião é obrigatorio se quer usar bielas originais e a questão de reusinar é bom fazer em qualquer situação quando se monta um motor desses,tanto nas bielas quanto no bloco.Acerto da weber procura deixar um pouco mais gorda do que magra pra evitar quebra mas isso tu já deve saber.

    Vou usar wideband pra n fazer nada no olho...sobre o ponto, quando vc diz "cada motor pede um ponto" Eu entendo isso: pesou na partida, baixa o ponto... Não grilou em alta, aumenta o ponto até grilar... É por aí? Kkkkkk


    Última edição por opala6bocas em Ter 25 Out - 5:03:08, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por opala6bocas Ter 25 Out - 4:57:02

    christian escreveu:Mas como tu deve saber a questão da taxa tem que ser calculada,então monta o motor,ve quanto vai ficar de deck do pistão,calcula o volume do cilindro,deck,junta,e camara de combustão e ve quanto deu de taxa,aí se precisar baixar ou aumentar tu ve o que faz,tira o dome,rebaixa pistão,rebaixa bloco,rebaixa cabeçote,aumenta a junta ,e por aí vai,fazendo as alterações necessárias pra chegar na taxa que tu acha melhor.Eu  já montei com 10,5 de taxa usando 1kg não tive problema nenhum,inclusive acho uma taxa muito boa pra um carro turbo de rua.Mas obviamente se quiser enfiar quase 2kg com essa taxa como eu fiz vai dar BO,uahuahauhauahuahau,mas claro, por causa da potência gerada.

    Eu uso um programinha top pra calcular isso... Vc coloca diâmetro, curso, altura de junta, volume do domo, volume da Câmara do cabeçote... Ai ele te da a taxa... Como já abri o motor um vez pra fazer cabeçote, eu já tinha todos esses dados... Mas com o motor fora vou aferir tudo isso de novo...
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    Mensagem por opala6bocas Ter 25 Out - 5:07:02

    christian escreveu:Defletor no carter pra essa potencia não precisa
    Questão do servo freio não interfere,o servo freio só atua quando tu tira o pé do acelerador  e usa o vácuo do coletor,que no caso do turbo quando tu tira o pé a turbina para de pressurizar e volta a ter vácuo no coletor,então nao muda em nada,o que muda é quando tem comando com muito overlap porque perde o vácuo.
    8,7 de taxa com certeza fica mais seguro mas tu vai ter 2 problemas, um é a aprtida que vai ficar horrivel com motor frio e outra é ficar muito fraco de baixa,demora mais pra carregar a turbina e fica um carro sem resposta rápida,deixa com taxa entre 9 e 10 que fica ótimo.Eu uso 9,8 com comando original,pistão reto,junta felpro,cabeçote um pouco rebaixado,1.2kg de pressão.

    Você roda Há muito tempo assim? Usa Arp mas bielas? Limitou o giro em quanto? Já passou no Dino? E o freio? Kkkkk
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    Mensagem por BenKenobi Ter 25 Out - 11:12:57

    chevy250 escreveu:
    christian escreveu:Defletor no carter pra essa potencia não precisa
    Questão do servo freio não interfere,o servo freio só atua quando tu tira o pé do acelerador  e usa o vácuo do coletor,que no caso do turbo quando tu tira o pé a turbina para de pressurizar e volta a ter vácuo no coletor,então nao muda em nada,o que muda é quando tem comando com muito overlap porque perde o vácuo.
    8,7 de taxa com certeza fica mais seguro mas tu vai ter 2 problemas, um é a aprtida que vai ficar horrivel com motor frio e outra é ficar muito fraco de baixa,demora mais pra carregar a turbina e fica um carro sem resposta rápida,deixa com taxa entre 9 e 10 que fica ótimo.Eu uso 9,8 com comando original,pistão reto,junta felpro,cabeçote um pouco rebaixado,1.2kg de pressão.

    É um fato que só freamos quando tiramos o pé do acelerador e ai a borboleta se fecha formando o vácuo novamente.
    Mas teria que ter uma válvula bem robusta para bloquear a pressao positiva do coletor em direção ao servo-freio quando o turbo está em funcionamento.
    Pois o servo foi projetado para receber pressão de zero a negativa. No caso do turbo, vai ter pressao positiva e negativa conforme a situação. Nos aspirados é sempre vácuo - maior ou menor mas é sempre vácuo - no pior caso, pressão relativa zero (atmosférica).

    É interessante observar que os motores turbo moderno, mesmo nos pequeninos, usam bomba de vácuo elétricas (e.g. VW TSI).
    Algum problema deve ter ai.

    Alguem para detalhar essa questão?

    Sim, bomba de freio do cruze 2013 serve, vc liga na cebolinha do freio, triscou no freio aciona ela, pode ser instalada embaixo do painel mesmo. Conheco alguns amigos que usam em  opala e C10, funciona muito bem.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1786333248-bomba-de-vacuo-freio-gm-onix-cruze-96597326-_JM#position=17&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d1654dbf-6fb2-4f7d-8a16-95517410a3f1

    Codigo da peca para futuras pesquisas: 96597326

    Eu nao vi a parte do parafuso ARP. Sim é MEGA indicado pra qq tipo de preparacao, inclusive em aspirado. Eu uso no meu carro, Até mesmo no balancin é indicado devido ao giro alto.

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    Mensagem por opala6bocas Ter 25 Out - 12:20:43

    BenKenobi escreveu:
    chevy250 escreveu:

    É um fato que só freamos quando tiramos o pé do acelerador e ai a borboleta se fecha formando o vácuo novamente.
    Mas teria que ter uma válvula bem robusta para bloquear a pressao positiva do coletor em direção ao servo-freio quando o turbo está em funcionamento.
    Pois o servo foi projetado para receber pressão de zero a negativa. No caso do turbo, vai ter pressao positiva e negativa conforme a situação. Nos aspirados é sempre vácuo - maior ou menor mas é sempre vácuo - no pior caso, pressão relativa zero (atmosférica).

    É interessante observar que os motores turbo moderno, mesmo nos pequeninos, usam bomba de vácuo elétricas (e.g. VW TSI).
    Algum problema deve ter ai.

    Alguem para detalhar essa questão?

    Sim, bomba de freio do cruze 2013 serve, vc liga na cebolinha do freio, triscou no freio aciona ela, pode ser instalada embaixo do painel mesmo. Conheco alguns amigos que usam em  opala e C10, funciona muito bem.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1786333248-bomba-de-vacuo-freio-gm-onix-cruze-96597326-_JM#position=17&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d1654dbf-6fb2-4f7d-8a16-95517410a3f1

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    Eu nao vi a parte do parafuso ARP. Sim é MEGA indicado pra qq tipo de preparacao, inclusive em aspirado. Eu uso no meu carro, Até mesmo no balancin é indicado devido ao giro alto.

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    Mensagem por christian Qui 27 Out - 10:34:06



    Vou usar wideband pra n fazer nada no olho...sobre o ponto, quando vc diz "cada motor pede um ponto" Eu entendo isso: pesou na partida, baixa o ponto... Não grilou em alta, aumenta o ponto até grilar... É por aí? Kkkkkk[/quote]

    Isso é um bom ponto de partida pra um motor original,dá pra regular assim e andar sem riscos,mas num motor preparado não,quando eu falo de acertar o ponto e principalmente num turbo tem que ser no dinamometro,aí tu vai descobrir qual ponto que vem melhor resposta, e em conjunto com análise das velas,coloração e tal.
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    Mensagem por christian Qui 27 Out - 10:36:55

    opala6bocas escreveu:
    christian escreveu:Mas como tu deve saber a questão da taxa tem que ser calculada,então monta o motor,ve quanto vai ficar de deck do pistão,calcula o volume do cilindro,deck,junta,e camara de combustão e ve quanto deu de taxa,aí se precisar baixar ou aumentar tu ve o que faz,tira o dome,rebaixa pistão,rebaixa bloco,rebaixa cabeçote,aumenta a junta ,e por aí vai,fazendo as alterações necessárias pra chegar na taxa que tu acha melhor.Eu  já montei com 10,5 de taxa usando 1kg não tive problema nenhum,inclusive acho uma taxa muito boa pra um carro turbo de rua.Mas obviamente se quiser enfiar quase 2kg com essa taxa como eu fiz vai dar BO,uahuahauhauahuahau,mas claro, por causa da potência gerada.

    Eu uso um programinha top pra calcular isso... Vc coloca diâmetro, curso, altura de junta, volume do domo, volume da Câmara do cabeçote... Ai ele te da a taxa... Como já abri o motor um vez pra fazer cabeçote, eu já tinha todos esses dados... Mas com o motor fora vou aferir tudo isso de novo...

    Sim eu te entendi,mas isso não vai dar com exatidão,vai variar um pouco por causa principalmente do cabeçote,se tu buretar as camaras até vai dar bem próximo porque o que mais vai influenciar vai ser o volume das camaras,e como tu já deve saber varia de camara pra outra no motor do opala,então cuidado pra não calcular com a camara maior e ignorar as menores pra não dar muita taxa em outro cilindro.
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    Mensagem por christian Qui 27 Out - 10:43:37

    opala6bocas escreveu:
    christian escreveu:Defletor no carter pra essa potencia não precisa
    Questão do servo freio não interfere,o servo freio só atua quando tu tira o pé do acelerador  e usa o vácuo do coletor,que no caso do turbo quando tu tira o pé a turbina para de pressurizar e volta a ter vácuo no coletor,então nao muda em nada,o que muda é quando tem comando com muito overlap porque perde o vácuo.
    8,7 de taxa com certeza fica mais seguro mas tu vai ter 2 problemas, um é a aprtida que vai ficar horrivel com motor frio e outra é ficar muito fraco de baixa,demora mais pra carregar a turbina e fica um carro sem resposta rápida,deixa com taxa entre 9 e 10 que fica ótimo.Eu uso 9,8 com comando original,pistão reto,junta felpro,cabeçote um pouco rebaixado,1.2kg de pressão.

    Você roda Há muito tempo assim? Usa Arp mas bielas? Limitou o giro em quanto? Já passou no Dino? E o freio? Kkkkk

    Rodo assim faz uns 4 ou 5 anos,uso ARP nas bielas. Giro ta limitado em 4800 porque em 4600 o motor já nao vai mais pra frente,a curva despenca,então minha faixa de giro útil é de 1500 quando pega a turbina até 4500 porque a partir daí não compensa mais insistir ...hauhauahuhua...sim passei no dino e com 1kg deu 310cv com 58 de torque e com 1.5 kg deu 380cv com 68 de torque mas daí entortou 3 bielas,troquei as bielas e deixei em 1.2/1.3kg pra não ter problema.Mas o meu é injetado só com pistão forjado e biela original.
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    Mensagem por opala6bocas Qui 27 Out - 11:24:21

    christian escreveu:
    opala6bocas escreveu:

    Você roda Há muito tempo assim? Usa Arp mas bielas? Limitou o giro em quanto? Já passou no Dino? E o freio? Kkkkk

    Rodo assim faz uns 4 ou 5 anos,uso ARP nas bielas. Giro ta limitado em 4800 porque em 4600 o motor já nao vai mais pra frente,a curva despenca,então minha faixa de giro útil é de 1500 quando pega a turbina até 4500 porque a partir daí não compensa mais insistir ...hauhauahuhua...sim passei no dino e com 1kg deu 310cv com 58 de torque e com 1.5 kg deu 380cv com 68 de torque mas daí entortou 3 bielas,troquei as bielas e deixei em 1.2/1.3kg pra não ter problema.Mas o meu é injetado só com pistão forjado e biela original.

    Show! O meu já comprei um kuir 260 (rezar pra dar sorte com ele pq a fama n ta muito boa kkkk) pra girar um pouquinho mais... Acho q vou limitar em 5 ou 5,5 .... Só na hora do acerto mesmo pra saber....
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    Mensagem por opala6bocas Qui 27 Out - 11:32:11

    E ponto? Qto vc usa de inicial e final?
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    Mensagem por christian Qui 27 Out - 12:55:20

    opala6bocas escreveu:E ponto? Qto vc usa de inicial e final?

    Não lembro exato, mas até vir pressão é la na casa dos 40,38,36 por aí, na fase aspirada, quando começa a pressurizar vai caindo e se não me engano tá com uns 23 lá nos 1kg,mas lembrando que o meu é injeção e uso bobina individual, e varia bastante de acordo com a necessidade do motor e programação feita, porque tem rampa por rpm, por pressão, por temperatura, com distribuidor a melhor opção é travar nos 20 pra não ter nenhum problema, posteriormente se tu levar no dino aí sim tu pode ir aumentando e olhando a coloração das velas pra ver se não ta dando pré ignição. E tudo isso a gente ta falando considerando que teu motor ta marcado bem certinho o PMS e o ponto que tu ta vendo na pistola realmente é o que o motor ta recebendo né,porque se a marca na polia estiver errada tu vai ta lendo o ponto errado e aí que começa a ter risco de quebra,porque tu vai colocar em 20 por exemplo mas o motor tá com 25.Então tem que fazer bem certo a marca na polia com relógio no pistão pra não dar erro e depois quebrar um motor por bobagem.

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