Eu discordo completamente em adaptação de motores assim no opala, a única adaptação que aceito está ao final da explicação.
A anos se discute adaptação de motores no opala, incluindo o 1.0 que tem cavalagem parecida com o 4cc.
O problema:Hoje os carros apresentam em tabelas o seu peso de carroceria + carga,
o peso em ordem de marcha com tanque cheio, estep calibrado, ferramentas e etc.
Até os anos 80 os carros tinham seu peso vazio, em alguns casos sem fluídos como água e óleo
(peso seco), itens como bateria, estep, fluído do ar condicionado também podem ser removidos.
Existe um tópico
antigo que postei a tabela do diplomata 6cc (acho que 1986), que vazio (não tinha nem óleo no cárter) pesava mais de 1.000 quilos.
Fiz uma conta de cabeça e verifiquei que carregado o opala chegava perto de 2.000 quilos (pessoas + bagagem + tanque de 84 litros).
E justamente esta diferença na legislação que causa erro de comparação.
O peso do omega acho ser carro mais fluídos.
Calcule 05 pessoas de 80 quilos (400 quilos) e este é o peso a mais de um opala.
Se for uma familia de 05 pessoas o opala contínua a ser uns 250 quilos mais pesado.
Ou se a diferença for somente fluídos, calcule o peso do combustivel, óleo (motor, câmbio e diferencial), água, ar condicionado, bateria e direção hidráulica, facilmente ultrapassa os 100 quilos.
Levando em consideração o tipo de construção (parafuso/solda) do opala, tipo do material usado (um 4cc pesa mais que o 2 2 do omega) e fluídos,o opala pode ser de 150 a 250 quilos mais pesado que o omega.Compensa instalar um 2.2 do omega ?Na minha opinião eu faria a instalação completa; motor, câmbio e diferencial.
E aspirava o motor rebaixando o cabeçote para uma taxa de uns 10 a 10.5 de compressão (9.2 a 9.5 original).
O problema é o diferencial independente do omega, existem tópicos de adaptação que nunca chegou ao fim.
É MUITA dor de cabeça.
Eu faria diferente; instalaria feixe de molas traseiros.
Acho que a do Fiat Uno de cada lado ficaria bom (depois de ajustar a carga).
O suporte frontal da bandeja traseira serve para prender o feixe de mola.
LOGICAMENTE necessita reforço da estrutura, mas é muito melhor que cortar caixas de rodas para adaptação de molas e amortecedores do omega.
E com o feixe de molas se mantém os amortecedores opala.
É uma adaptação, requer construção de peças e uso de peças de diversos modelos de carros.
Mas,
para mim, muito melhor que cortar toda a lataria traseira.
Coxim de motor mudará completamente.
E o conjunto todo (motor, câmbio e diferencial) do omega vai oferecer um melhor desempenho que uma mistura de peças omega/opala.
Minha opinião.....
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