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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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2 participantes

    Esquema elétrico partida a frio 81/82

    gozzi_14404
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    Opaleiro
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    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 Empty Esquema elétrico partida a frio 81/82

    Mensagem por gozzi_14404 Qua 5 Jul - 23:40:00

    Esquema elétrico referente aos anos de 81 e 82. Os modelos 83 em diante utilizam outro sistema, totalmente automático, dispensando a luz indicadora de baixa temperatura e o botão do injetor de gasolina. Para tais, já existe tópico disponível.
    Em seguida, algumas fotos dos componentes do sistema e outras observações que julguei pertinentes.

    Obs: as cores dos fios variam conforme o ano do carro.


    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 Nn5xRVmW_o
    Legenda AM: amarelo / PR: preto / VM: vermelho / BR: branco / VD: verde / CN: ciano / MR: marrom

    Terminais do rele
    15: pos-chave
    31: massa
    M: positivo para bomba injetora
    L: negativo para lâmpada indicadora de baixa temp.
    S: pulso negativo ao pressionar o interruptor de partida a frio
    53s: sinal do sensor de baixa temperatura no bloco

    Funcionamento: após ligar a ignição, aperta-se o botão do injetor apenas uma vez (basta apertar e soltar) e será injetada uma quantidade de gasolina por, aproximadamente, 4 a 5 segundos. Em seguida, basta dar partida. Tanto a luz de óleo (motor parado) como a luz indicadora de baixa temperatura (motor frio) devem estar acesas para que o sistema funcione. Caso o motor não pegue, na próxima tentativa de partida não será injetada gasolina, a menos que se aperte novamente o botão. Ou seja, o sistema é "semi-automático".

    Desvantagens: a duração do pulso de gasolina injetada (4 a 5 segundos) é muito longa, fazendo, invariavelmente, o motor afogar. A solução proposta consiste na troca de um dos capacitores do rele, reduzindo o tempo de injeção para 1 segundo.

    Obs: No sistema dos modelos 83 em diante, o tempo de injeção é menor ( cerca de 3 segundos). Mesmo assim, ainda é comum o motor afogar; e para piorar, a cada nova tentativa de partida o rele injeta mais gasolina. Dai o porque muitas pessoas optam pela instalação de um simples botão manual.

    Rele temporizador do injetor: 94618833
    Aplicação 81-82
    Possui 6 terminais
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 KMYRWJjg_o

    Comparação entre os diferentes sistemas:
    na direita o rele em questão - maior e com de 6 terminais; utiliza apenas componentes discretos.
    na esquerda, o rele do sistema 83 em diante, menor pois já conta com um circuito integrado em seu interior; possui apenas 5 terminais.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 HJ5XgI3Y_o


    Alteração proposta

    Detalhe para os pontos aonde pode-se abrir o rele:
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 YNKcgYah_o

    O capacitor circulado (47 microfarad) que deve ser alterado por um de 4,7 microfarad, atentando-se a polaridade do mesmo.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 RuJOgOHg_o

    Local de fixação do rele no cofre do motor, nos anos de 81-84; de 1985 em diante, o rele encontra-se no interior do veículo.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 PisDcATy_o

    Sensor de baixa temperatura no bloco: 94618140
    Trata-se de um termistor do tipo NTC
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 WETTlvc1_o

    Detalhe para o local aonde o sensor vai fixado ao bloco (logo abaixo do coletor de escapamento)
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 Fhp2zyMt_o

    Sugestão: utilizei fio de 1mm revestido em fibra de vidro (comumente confundido com "tecido"), próprio para alta temperatura, tanto no sensor de baixa temperatura quanto no sensor (cebolinha) do cabeçote.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 U4hU5Hsi_o

    Interruptor da partida a frio dos modelos 81-82: ao lado do acendedor de cigarros.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 FWbw91sp_o

    Caixa de fusíveis, alimentação do circuito: destaque para o fio preto/amarelo. Note que ele pode ser conectado antes do fusível 7, 8 ou 9, pois compartilham o mesmo barramento.
    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 IvhqO7i3_o


    Quaisquer dúvidas estou a disposição.

    luis gobbi gosta desta mensagem

    opala4cc
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    Moderador
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    esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 Empty Re: Esquema elétrico partida a frio 81/82

    Mensagem por opala4cc Qua 5 Jul - 23:58:42

    MUITO BOM! esquema - Esquema elétrico partida a frio 81/82 122938

      Data/hora atual: Qui 2 maio - 2:38:37