Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar EmptyHoje à(s) 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

167 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 167 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
tabarbosa (16850)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
Rubão6cc (15350)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
BANDIT (13573)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
Xann (10394)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
j ricardo (9376)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
Jean Bida (9320)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_leftDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar BarDFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Bar_right 

3 participantes

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Ter 15 Ago - 14:50:28

    Opa Senhores,

    Depois de algum tempo com o carro parado, cerca de 3 meses, decidi que estava na hora de retomar os trabalhos com o Opalão. – Andei meio desanimado com o projeto depois do serviço de funilaria.... mas a motivação está retornando!

    O fato é que ele estava literalmente sem a marcha lenta, então resolvi tirar o carburador para fazer uma reforma geral.

    Desde que eu comprei esse carro, já faz 5 anos, nunca mexi, sempre fiz uma limpeza “meia-boca”.

    Plainei todas as faces, conjunto novo de juntas e giclês, novas roscas M6 com parafuso de aço inox... serviço completo.

    Verificando os canais do 446, fiquei com uma dúvida na tomada de vácuo da suplementar.

    Acompanhando o canal de vácuo do pistão da suplementar, no meu entendimento está em uma câmara isolada... não sei se é o meu carburador que foi mexido ou não estou entendendo o funcionamento.

    Vou tentar mostrar aqui em fotos a partir do pistão.


    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 112

    Na tampa do 446, o cilindro 1,por onde corre o pistão, é conectado a tomada 2.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 210

    Neste ponto a tomada 2 troca para o corpo da 446 e vai para a tomada 3

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 310

    A tomada 3 desce até a base do corpo da 446 na tomada 4. Fiz um espelhado da junta para entender que nesta câmera que ser forma é isolada.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 410

    Nesta imagem está com a junta colocada no corpo e o espelhado é a base do 446. Aqui se percebe que a tomada 4 e 5 compartilam a mesma câmara. que se forma na parte superior da base do 446.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 510

    Aqui a parte inferior da base com a imagem da junta espelhada. Neste ponto percebe-se que 4 e 5 estão cada um em sua câmera.


    Ai vem a pergunta de ouro. De onde vem a "conexão com o vácuo"? O que eu ví aqui é um circuito isolado. Tinha espectativa de que teria uma tomada por baixo da borboleta - ou logo ali como é a tomada de vácuo do avanço.

    Alguem pode me esclarecer ??

    Abraços.

    P.S. Só para curiosidade, ela estava com um gicle princial de 125 e outro de 165. DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 787251 . Coloquei os dois de 125 e ficou xoxo. Subindo para 130.

    Gicle de marcha lenta estava com 65. Troquei para 45. Ficou ruim. Subindo para 65 novamente.

    Suplementar estava com 120. por enquanto vou manter....
    ernani paulo damasceno
    ernani paulo damasceno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 44
    Localização : Portugal
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 30/12/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por ernani paulo damasceno Ter 15 Ago - 18:47:01

    Olá Acezario, Boa noite

    Olha que fiquei muito curioso com a sua dúvida que até fui ao meu quarto de guardados para pegar uma base que tenho do DFV para verificar. Pena não ter outro carbura aqui para eu poder seguir seus passos no caminho dessa tomada de vácuo.

    Observando a base, realmente se não houver um duto interno que possa ter passado por despercebido na sua analise, realmente não vejo também por onde o vácuo possa passar para elevar o pistão que aciona a válvula suplementar, pois segundo sua sequência, o caminho fica preso ali nesses dois alojamentos fechados.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 210

    Abaixo retirado do manual não parece ilustrar o caminho de onde o vácuo vem para acionar o pistão, mas imagino que seja internamente (mais uma bifurcação) que esteja interligada com a base onde realmente existe o vácuo. Quando abrimos as borboletas completamente, diminuimos o vácuo e a força da mola do pistão é vencida acionando a válvula suplementar.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 111

    Por isso, respondendo sua pergunta, não acho que faça apenas esse caminho o qual voce seguiu. Deve ter um caminho interno que também comunica com esse para o sistema funcionar. Mas legal sua curiosidade. Quando eu tiver a oportunidade de ter o carbura na mão, vou tentar também, entender melhor isso.

    A titulo de curiosidade, meu DFV446 tem nos principais 2 x 135, nos de lenta, 2 x 47 e no suplementar 160mm.  Gostei muito assim, mas ainda preciso acertar a injeção de combustivel (injetor) que injeta demasiadamente (efeito perceptivel somente com o carro quente quando parado acelera muitas vezes ele embaralha devido molhar velas).

    Abraços
    Ernani Paulo Neto
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Qua 16 Ago - 8:08:19

    Obrigado Ernani, já fico mais tranquilo de saber que a minha base é igual a que você tem.

    Ontem fiquei até tarde da noite fazendo tudo que é teste para achar uma rota alternativa para o acionamento do pistão. Sem sucesso. A dúvida permanece. Sad

    Outra coisa que chamou muita a minha atenção é a pressão da mola no pistão. Tentei recolher o pistão, igual ao teste que a gente faz com a cápsula do avanço - adaptando uma mangueira ali nos canais e puxando com boca.... impossível!

    Bom, acho que vou me aventurar no mundo da turma que isola a suplementar. Vou tampar o furo do giclê suplementar com um pingo de solda e vou deixar o pistão para não detonar mais a sede dele.

    Nossa gasolina aqui é MUITO batizada com álcool e, no meu entendimento, é “natural” termos uma giclagem maior por conta disso. Vou montar com 130 na principal, 65 na lenta e 100 no chapeuzinho, sem suplementar.

    Vou montar e testar.... mas a dúvida da suplementar permanece!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Qui 17 Ago - 13:21:54

    Acezario, também fiquei intrigado com sua duvida, ate porque ja tive problema com travamento desse pistão, ocasionando um aumento de cerca de 25% no consumo em uma viagem.

    Mas o que notei nas suas fotos, foi que na base vc usa como junta carburador/coletor um baquelite invez da junta padrão. Em todos os kits de junta que olhei a junta é assim:

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Sem-t-tulo

    Infelizmente não tenho como analisar com a 446 fora do carro, mas ao que posso pensar esses entalhes mercados em vermelho na foto, devem dar passagem para o vácuo do coletor acionar o pistão da válvula suplementar.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Sem-t-tulo


    Sobre a dificuldade de acionamento do pistão pode ser que tenha entrada no circuito dele (isto é, onde ele trabalha esteja entrando ar pelo canal onde ele é prensado) ou até mesmo esteja emperrado, experimente lubricar e acionar manualmente algumas vezes.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Sex 18 Ago - 14:36:06

    Opa Senhores!

    Paulo Corso, estou chegando à conclusão que a minha suplementar nunca funcionou. Até acionando com a mão ela dá umas enroscadas.... e as juntas sempre usei de baquelite, sem as ranhuras que você marcou.... tinha a esperança de que a baquelite ajudava na questão da cuba secar quando o carro fica parado....

    De certa forma faz sentido nunca ter funcionado, pois nunca consegui mais de 5,5 km por litro de gasolina, mesmo fazendo muito carinho no acelerador.

    Bom, ontem montei com a suplementar isolada e com os giclês 130 na principal e 65 na lenta.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Suplem10
    Giclê da suplementar isolado


    Resultado... algo errado. Um dos lados deve ter entupido, pois um dos parafusos de mistura tem a ação nula, totalmente fechado ou sem parafuso resulta no mesmo comportamento... enquanto no outro lado a 2000 rpm voavam gotas de combustível da flauta....

    Para informação: Os giclês que eu comprei são de PÉSSIMA qualidade... (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-826970779-kit-gicle-carburador-weber-446-dfv-opala-6cc-1984-1990-gas-_JM) DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 44737 . As flautas têm os furos distribuídos de maneira não uniforme e com muita rebarba(escariei os furos  e nas pontas tirei com lixa... ), os giclês de baixa vieram de tamanho menor do que estava e não sei dizer o quanto isso influencia na calibragem....

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Flauta11
    Escariei os furos da flauta e tirei as rebarbas. Na foto observe que na base dela tem praticamente dois furos juntos, um ao lado do outro. Na que estava no carburador eram 4 furos defasados 90º. Acho que ter passado a lixa no corpo da flauta também não ajudou.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Gicle_11
    Comparando o tamanho do giclê que estava no carburador com o novo. Repare no novo que a parte que vai para dentro do corpo é 4,3 mm menor.

    Ontem quando fui retirar os de baixa, um deles não saia de jeito nenhum(coincidência – do lado que estava entupido), e acabei danificando-o, vou ter que comprar outro.... aproveitando acho que vou também trocar a junta carburador/coletor igual a que o Paulo indicou e um novo pistão... vida que segue!

    P.S. Achei que no Dia dos Pais fosse ganhar uma dessa...  DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 524788 ficou no sonho... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2797376497-fueltech-wideband-nano-2m-sonda-banda-larga-bosch-42-_JM
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Seg 21 Ago - 9:12:44

    Pelo visto esta travando mesmo, pois o acionamento mesmo com a mão deve ser muito fácil, inclusive tem um vídeo do tonela fazendo uma 446 e da pra ver a facilidade de acionamento. Só por curiosidade , essa média que vc cita é na estrada? Pq se for na cidade, esta dentro do padrão.

    O gicle de lenta creio que sendo os dois do mesmo tamanho e segundo o padrão na medida, não deve influenciar tanto o comprimento total deles.

    Em relação à junta todas que eu vi, mesmo de marcas diferente e inclusive as originais weber, tem aquele entalhe.

    E todas 446, todas mesmo, tem a característica de esvaziar a cuba quando o carro fica parado de uma semana para outra. O meu ajuda o fato de ficar um pouco de gasolina dentro do desborbulhador e pega mais rapidamente.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Ter 22 Ago - 7:14:23

    5,5km/l  foi em um passeio que fizemos na estrada com média de 60km/h  - Fomos até o Castelinho em Matelândia em uma caravana...

    Na cidade, estava fazendo 3 – 4 km/l (gasolina), mas só encostando o pé, com muito carinho no acelerador.

    Comprei um kit, com as juntas “originais” e novos giclês e pistão da suplementar. Eu tenho evitado mexer no pistão pelo estado da sede, que já está muito machucada. Como plainei agora, tive de tirá-la e colocar novamente... já foi difícil pela falta de material para fixar.

    Chegando, vou montando e postando aqui.... comprei de uma lugar que me recomendaram (https://www.casadocarburador.com/).

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Detalh10
    A sede do pistão está bem no fim de vida....
    ernani paulo damasceno
    ernani paulo damasceno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 44
    Localização : Portugal
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 30/12/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por ernani paulo damasceno Ter 22 Ago - 17:08:47

    acezario escreveu:5,5km/l  foi em um passeio que fizemos na estrada com média de 60km/h  - Fomos até o Castelinho em Matelândia em uma caravana...

    Na cidade, estava fazendo 3 – 4 km/l (gasolina), mas só encostando o pé, com muito carinho no acelerador.

    Comprei um kit, com as juntas “originais” e novos giclês e pistão da suplementar. Eu tenho evitado mexer no pistão pelo estado da sede, que já está muito machucada. Como plainei agora, tive de tirá-la e colocar novamente... já foi difícil pela falta de material para fixar.

    Chegando, vou montando e postando aqui.... comprei de uma lugar que me recomendaram (https://www.casadocarburador.com/).

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Detalh10
    A sede do pistão está bem no fim de vida....

    Está bebendo bem! Imaginava 7 na estrada e 5 na cidade andando de leve. Mas a final, está com o suplementar bloqueado ou não? Se não, qual valor usa?
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Qua 23 Ago - 10:16:56

    Ernani escreveu:Está bebendo bem! Imaginava 7 na estrada e 5 na cidade andando de leve. Mas a final, está com o suplementar bloqueado ou não? Se não, qual valor usa?

    Opa Enernani, estes dados é de como estava antes, que era:

    • Giclê principal de 125 e outro de 165
    • Giclê de marcha lenta com 65
    • Giclê suplementar com 120 instalada e “funcionando”.


    Mas minhas conclusões são de que a suplementar nunca “funcionou de fato” pelos seguintes motivos.

    1. O pistão extremamente rígido (mola com muita pressão e o próprio pistão enroscando)
    2. Tomada de vácuo isolada – que é o tema deste tópico.
    3. O sintoma do consumo elevado, com o Paulo indicou. (o tal dos 5km/l....)


    No meu caso, com a suplementar nestas condições, o giclê ficava o  tempo todo aberto e “engordando” a mistura.

    É verdade que o carro era um canhão.... mas o consumo sempre foi doido e eu, como ando muito pouco com ele, achava normal.

    Peguei o giclê suplementar velho e tampei ele com solda para testar. Quando obter os resultados, posto aqui.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Caneta10
    Detalhe da uma das canetas que estava torta...
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Qua 23 Ago - 10:21:06

    acezario escreveu:5,5km/l  foi em um passeio que fizemos na estrada com média de 60km/h  - Fomos até o Castelinho em Matelândia em uma caravana...

    Na cidade, estava fazendo 3 – 4 km/l (gasolina), mas só encostando o pé, com muito carinho no acelerador.

    Comprei um kit, com as juntas “originais” e novos giclês e pistão da suplementar. Eu tenho evitado mexer no pistão pelo estado da sede, que já está muito machucada. Como plainei agora, tive de tirá-la e colocar novamente... já foi difícil pela falta de material para fixar.

    Chegando, vou montando e postando aqui.... comprei de uma lugar que me recomendaram (https://www.casadocarburador.com/).

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Detalh10
    A sede do pistão está bem no fim de vida....


    Pela foto esta bem ruim a sede dela , da pra ver que esta torta em relação a arruela de encosto, deve ser isso que esteja ocasionando o emperramento, o eixo esfrega na arruela. O Consumo esta alto mesmo, quando eu tive problema com isso, caiu de 8,5 para 7 km/l na pista.

    Se você optar por deixar a válvula isolada, ao que eu ja li a respeito, o recomendado é aumentar o gicle principal.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Sex 1 Set - 15:49:56

    Buenas!

    Atualizações:

    1) Os giclês/peças que chegaram – inclusive a flauta – são de excelente acabamento, sem rebarbas, sem canto vivo.  Só fiz a limpeza com óleo Singer, e montei!

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Img_4210

    2) Os giclês de marcha lenta encaixaram perfeitamente – os que eu tinha comprado no Mercado Livre entraram com MUITA interferência e para tira-los, só na força bruta! Um deles ficou destruído!

    3) Mantive o Giclê da suplementar isolado e o pistão no lugar – Fiquei receoso de ao retirar o pistão destruir mais a sede do que já está! Também coloquei um tarugo de metal na tomada de vácuo do corpo. Resumindo: Carburador sem suplementar


    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Img_4211

    Detalhe do tarugo e do nível da gasolina na cuba. Euaprendi que a referêcia tem que ser este chanfro em destaque!

    4) Mantive a base de baquelite, sem os chanfros que o Paulo DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 255810 indicou. Como está com a suplementar isolada, não faria diferença. (Comprei pistão, válvula suplementar e juntas caso o projeto fizesse água...)

    5) Finalmente ele ficou com a seguinte configuração:

    • Giclê principal de 135
    • Giclê de marcha lenta com 45
    • Giclê de ar (Chápeu) com 90
    • Tubo misturador A9
    • Suplementar fechada



    Testes:
    Ficou fantástico, ficou com a progressão lisa, não está dando falta. Preciso andar um pouco mais para ver o comportamento nas várias condições!


    Aprendizados:
    Com os outros giclês, (125,45) ficou com buracos na progressão. Tinha aumentado a lenta para 65 e principal para 130. Ficou uma bagunça – ou eu deixava a lenta gorda ou tinha falha na progressão. Achei até que era a questão da suplementar fechada. Ainda durante os testes, um dos giclês de lenta entupiu – Merece um novo teste com o giclê 130 pelo menos.



    Bônus:
    Hoje pela manhã, coloquei uma sonda lambda e fiz alguns testes. A lenta estava com 0,83. Fechei um pouco a mistura para deixar próximo a 1. Tirando a questão do preço recomendo muito a sonda! Mata qualquer dúvida! Pensei em uma lenta econômica e achei que encaixou bem na progressão.


    Aqui eu estou acelerando devagar para ver se não há buracos na mistura.





    Só fiz testes estáticos, com o motor sem carga – instalação provisória. Vou fazer uma instalação definitiva da sonda, aí sim poderei fazer mais testes. 

    Vou passear o fim de semana e vou relatando aqui!

    Acorda 446! cheers

    Fiz uma reforma geral nesta 446, com todo cuidado que estava ao meu alcance. 

    É bom ela se comportar bem agora! O primeiro passo para a injeção já foi dado! #ficaadica


    Abraços!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Seg 4 Set - 7:49:53

    Que bacana que a principio ficou bom. Uma das recomendações de quando se isola a suplementar é aumentar o sistema principal, acho que usando os principais 135 (o mesmo do 250s, inclusive é o que eu uso) ja resolve essa questão.

    Eu ia recomendar vc correr atrás de outra tampa para 446 em melhores condições, mas vc ja dei da deixa que logo vira um sistema de injeção ai, então esquece.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Qua 6 Set - 14:55:37

    Opa Paulo, beleza!

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

    Acho que o importante foi esclarecido aqui, que a injeção suplementar depende da junta correta. E, no meu caso, funcionou muito bem sem a suplementar!

    Mas nem tudo é flores. Percebi que em subidas, por mais leves que sejam mas com extensão suficiente está falhando por falta de combustível. 

    Não é o ângulo, mas a extensão (tempo) que o carro fica na subida(inclinado para trás).

    Uma das modificações que fiz também foi a instalação do desborbulhador  - nunca teve antes.

    Já fiz uma pesquisa aqui no fórum e achei problemas semelhantes e o pessoal fala sobre uma válvula de retorno de combustível.


    link

    Vou fazer mais testes e informo aqui!

    O vídeo abaixo mostra o fluxo na saida do sistema de retorno para o tanque. Muuita gasolina, né!

    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Seg 11 Set - 9:09:15

    Acezario, essa válvula de retorno de combustível que você fala nada mais é que uma válvula unidirecional, ela não deixa o combustível, no caso, voltar contra o fluxo do sistema. Alguns usam quando a bomba não esta boa e não veda a pressão o sistema, assim quando desligado por exemplo o combustível retorna da linha para o tanque pela própria bomba. No Opala, não saiu essa válvula, mas pode-se usar sem problema algum.

    Sobre o volume que esta retornando pelo desborbulhador, realmente esta com alto fluxo, provavelmente vc esta usando um desborbulhador com retorno 140 (brosol 238140) . eu até achei que o vídeo que vc postou era um vídeo meu rsss, olha só como é igual:

    https://www.youtube.com/shorts/Wq6aRzu3IlY

    Acontece que muita gente desconhece que nos desborbulhadores a saída de retorno para o tanque possui um furo calibrado, como uma espécie de gicle, normalmente a calibração vem estampada próxima à saída do retorno.

    Na linha opala o correto seria o brosol 238080 (os 3 últimos dígitos é a calibração, no caso 80). Veja a diferença nesse segundo vídeo que publiquei anos atrás:

    https://www.youtube.com/shorts/2IcJjzGsSP0

    Tive bastante problemas com uma falecida 446, então estudei bastante o assunto no intuito de tentar resolver. Mas acho que o problema pode ser outra coisa, como a bomba de combustível, Ja rodei com weber 40 e desborbulhador junto, não tive problemas de dar falta, por isso falei da bomba.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por acezario Seg 11 Set - 21:42:22

    Opa Paulo!

    Desborbulhador:


    Pois é, eu não sabia que desborbulhador tinha calibre no retorno. Mais uma que aprendi aqui. Comprei um genérico aqui na cidade mesmo. R$20,00. Marca VOGEL. Produto muito bem acabado e com bom material, mas não me atentei na hora da compra para o detalhe do calibre.... na verdade não sabia mesmo! Embarassed

    Agora já comprei a válvula de retorno. DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 787251

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1619928955-valvula-retenco-anti-retorno-para-combustivel-agua-ar-6mm-_JM

    Paguei R$13,00. Entendi que ela funciona como um diodo, que só permite o fluxo em uma direção, mas que dá o efeito desejado pela pressão mínima necessária para liberar o fluxo no sentido de abertura.

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Detalh10

    De acordo com o anúncio no ML, “Pressão de abertura: 1,0 bar”. 
    Testei “no sopro” e ela tem exatamente o comportamento descrito. (sopro calibrado de 1 bar.... jocolor )

    Já instalei ela no carro e posso afirmar que funcionou! Não dá mais aquela falta quando em subida muito extensa.


    Esse é o vídeo já com a válvula instalada. 

    Perceba que já não tem a vazão que tinha, e há esses “soquinhos”. Imagino que é a válvula abrindo e fechando.

    Giclê principal:


    Passei a sonda para dentro do carro. A instalação está provisória ainda, mas já foi possível fazer o teste dinâmico.

    Andando de boa, em linha reta, excelente! Carro muito liso! Sonda na média em 0,83.

    Aceleração progressiva lisa também.
    Mas... sabe quando o motor está a ~1000 rpm e aí você abre toda a borboleta DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 562542 

    Pois é... a sonda vai parar lá no 1,4 (até mais...) e o carro acelera, mas xoxo. Quando está em 4ª marcha, percebe-se até o carro falhando.

    Moral da história, abriu a borboleta + motor em carga = mistura magra!

    Acho que é a falta da suplementar.

    Vou aumentar o giclê principal que está com 135, passando-o para 140. Você já havia me avisado sobre essa possibilidade.

    É isso ai!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Paulo Corso Ter 12 Set - 9:38:12

    Com calma vc chega lá.

    Eu cheguei ate cogitar comprar uma válvula anti retorno dessas mas no intuito de colocar na linha de alimentação, pois percebo que quando o clima esta quente até o desborbulhador fica praticamente vazio, mas nunca coloquei em prática.


    _________________
    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    ernani paulo damasceno
    ernani paulo damasceno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 44
    Localização : Portugal
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 30/12/2008

    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por ernani paulo damasceno Sáb 16 Set - 21:10:11

    Acezario, Muito legal.
    Parabens pelo sucesso, e muito obrigado em compartilhar essa experiencia.

    135 na alta e 45 na baixa é o que o meu utiliza, mas quando coloquei um suplementar bloqueado, fez falta de combustivel em alta quando o pisava ao fundo no acelerador. Parecia que apagava o carro. Suplementar 120 diminuiu muito esse efeito, mas ainda ocorria. Suplementar 150 ficou ideal.

    Eu gostei muito dessa sua ideia da sonda lambda. Vou ver se consigo um kit desse.

    Conteúdo patrocinado


    DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar Empty Re: DFV446 - Tomada de Vácuo da Suplementar

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 21:26:12