por Ayrton4100 Qua 3 Jun - 21:12:18
Opa amigo, é o seguinte:
A principal diferença entre esses dois cabeçotes está nos dutos de admissão. O do Opala são dutos siameses, ou seja, cada uma das bocas de admissão alimenta 2 cilindros, num total de 3 dutos. Já o do Omega são individuais, 1 duto para cada cilindro. Essa mudança foi necessária por causa da utilização da injeção eletrônica no Omega.
Para usar carburador, o melhor mesmo é o cabeçote do opala, mas nada impede de você usar o cabeçote de omega, mas para isso você vai precisar fazer um coletor sob medida para usar 1 carburador ou usar os coletores para as Webers modelos IDF (as famosas 40, 44, etc). A Engine faz esse coletor, de uma olhada nesse link
http://www.engineracing.com.br/coletor%20de%20admiss%E3o%20para%203%20carburadores%20duplos%20weber%20tipo%20idf%20-%2044%20e%2048mm%20(cabe%E7ote%20individual%20-%20%F4mega)%20.htm
A junta dos coletores do Opala é diferente do Omega. Já a junta do cabeçote é a mesma.
Para regular os tuchos hidráulicos eu faço o seguinte:
- Aqueça o motor, para carregar os tuchos;
- Coloque o 1º cilindro em PMS (ponto morto superior), é quando a marca na polida do virabrequim está no zero. Certifique-se de que ele está em posição de compressão (abra a tampa do distribuidor e veja se o rotor está apontado para o cabo do 1º cilindro, se não estiver, gire mais 1 volta o virabrequim);
- Use o seguinte esquema: Para o 1º cilindro em compressão, solte os balanceiros do 6º cilindro, vá apertando eles até acabar a folga com a válvula e depois aperte mais 1/4 de volta o parafuso de ajuste (para tucho mecânico usa-se folga de 0,25mm na admissão e 0,30mm no escape).
- Gire o virabrequim no sentido normal de funcionamento do motor até o balaneiro do 2º cilindro entrar em balanço (é quando as varetas começam a soltar uma vávula e pressionar a outra), e então regule usando o mesmo procedimento o 5º cilindro;
- Você já regulou esses: 6-1, 2-5, ou seja, entra em balanço o 6º, regulo o 1º, entra em balanço o 2º, regulo o 5ºe assim por diante. Repita nos demais cilindros usando essa ordem: 4-3, 1-6, 5-2, 3-4.
- Pronto! Seu motor está regulado!
Lendo assim parece meio complicado, mas depois que der uma praticada fica fácil.
Caso tenho informado algo errado, me corrijam por favor!
Abraços
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