Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Porta malas elétrico
Ontem à(s) 22:39:54 por RodrigoCadi

» comando omega 6mil rpm
Ontem à(s) 22:15:42 por krust

» Opala 75 amarelo trigo 4 portas
Ontem à(s) 21:35:57 por BrunoG

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Ontem à(s) 20:38:19 por tcheco 8687

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Ontem à(s) 17:32:33 por gabriel.acosta

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Ontem à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

Quem está conectado

54 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

allantomazi, danielmborges, kulink


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Compartilhe

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 13 Maio - 20:50:27

Salve galera, essa parte é uma continuação da matéria das Webers que postei na seção de literatura técnica, mas é tão rica em detalhes que com algum conhecimento e boa dose de paciência consegue fazer o acerto de praticamente qualquer carburador (es). Vou dando uns pitacos meus no meio onde achar conveniênte...

1- Primeira coisa a ser feita quando queremos uma perfeição na regulagem do carburador é termos a certeza que o mesmo está limpo e com todos os componentes em perfeita ordem de funcionamento. Juntas mal feitas e vazamentos nos coletores podem causar problemas na regulagem. Inclusive verifique o curso e alguma torção nas barras onde os acionadores dos carburadores estão fixados. Ajuste a pressão de combustível para 3.5PSI.
Essa parte é para multiplos carburadores, pra quem quer mexer apenas na sua DFV 446 ou Solex 34 esqueça isso.

2- Certifique-se que todas as borboletas estão fechadas e os parafusos de regulagem da rotação estão distantes do assentamento. Feche os os parafusos de regulagem da mistura de marcha lenta em todos os carburadores, seja gentil com as crianças porque isso não é parafuso de cabeçote. Feche também os parafusos do ''by-pass''.
O by pass é um parafuso de mistura que a Weber criou para ter entrada de ar falso regulável, assim ao invéz de ficar trocando os giclês para menores vc pode abrir o by-pass que estará agindo diretamente sobre o gicle de marcha lenta (empobrecendo)

3- Inicie o processo inicial de abertura dos parafusos, apertando o parafuso de aceleração até encostar-se ao assentamento, e quando encostar gire por mais meia volta, faça isso em todos os carburadores. Para os parafusos de mistura inicie com duas voltas de abertura, também para todos os carburadores. Os parafusos ''by pass'' podem se manter fechados por enquanto.
Essa meia volta é apenas pra Weber, em nossos carburadores comuns as vezes é necessário uma volta completa ou mais, se for a primeira vez que vc estiver ligando um motor com comandão e tal... minha 446 sempre ficava em 3/4 de volta a 1 volta apertada contra o encosto, mas quando o motor era original podia deixar o parafuso totalmente solto que o motor funcionava muito bem.

4- De a partida no motor e aguarde chegar a temperatura ideal, não ligue se o motor tiver pipocando. Depois de atingida a temperatura ideal verifique o ponto inicial e corrija se necessário.
Essa parte é importante, por mais que vc acerte o carburador, quando mexer no ponto posteriormente muda completamente o comportamento do motor.

5- O quinto passo quando utilizamos um conjunto com 2 ou mais carburadores é o sincronismo entre as borboletas. Cada carburador Weber possui um parafuso específico para tal, que é o mesmo que regula a rotação da marcha lenta. Carburadores não sincronizados dão uma séria dor de cabeça ao preparador, produzindo funcionamento irregular e uma queima não homogênea em todos os cilindros, o que resulta em um péssimo funcionamento do motor. Para fazer um bom sincronismo das borboletas você pode pegar uma mangueira de 3/4'' de polegada e com 40cm de comprimento, colocar a mangueira próxima ao venturi auxiliar e escutar o ruído da sucção, tente manter o ruído igual em todos os carburadores. O ruído que você estará escutando é a passagem de ar pelos venturis e difusores. Um método mais profissionel é ter um sincronizador a vácuo fabricado pela própria Weber ou de outra marca como o Uni-Syn que possuo, mas infelizmente o modelo não é facilmente encontrado no mercado nacional, uma pena, porque custa R$ 160,00 e é uma senhora ferramenta na hora de acertar os carburadores.
Se alguem tiver esse sincronizador a vácuo pra me vender mande MP. Essa dica ae é mais válida quando se usa coletores individuais, que exige que um carburador esteje idêntico ao outro, em coletores tiplo plenum uma pequena diferença entre os carburadores é mascarado pelos outros, mas o ideal é estarem todos iguais.

6- Com o motor em funcionamento e feito o sincronismo mecânico das borboletas você pode utilizar um vacuômetro independente e começar a acertar os parafusos de mistura da marcha lenta. O ouvido nesta parte também funciona muito bem. Inicie fechando os parafusos de mistura de um único carburador e fique de olho no vacuômetro e vá acertando até chegar a faixa verde ou medida ideal de vácuo que vem descrita nos vacuômetros automotivos, se não tiver a ferramenta você pode ''sentir'' o motor. Quando fechamos o parafuso de mistura estamos limitando a entrada do combustível e oxigênio vindo dos canais, empobrecendo a relação ar / combustível. Quando abrimos os parafusos da mistura estamos agindo contrariamente. Geralmente quando temos uma proporção ideal a rotação se eleva, e quando isto ocorrer abra mais 1/4'' de volta nos parafusos de mistura.
Quando usa comando de lob baixo e graduações elevadas, perde-se muito vácuo, e o torna muito instável, por isso antes de quebrar a cabeça pra deixar a agulha do vácuometro no verde, tende deixar o máximo possível longe do 0 (ponto inicial da escala, ponto de repouso da agulha... etc)

7- Acertada a mistura de marcha lenta (isso pode implicar na correção dos giclês de marcha lenta e exigir modificações), você escolhe a rotação ideal de marcha lenta e repete todo o processo nos parafusos de mistura. Novamente se tiver a ferramente de sincronização de vácuo você pode utiliza-la para fazer o ajuste fino.

8- Com o motor na lenta e o veículo parado inicie uma aceleração leve para checar se a progressão está ideal. Se o motor pipocar durante este processo o giclê de combustível da marcha lenta pode estar muito grande. Se o motor tender a ''apagar'' é um sintoma claro de falta de combustível, bastando fazer as correções necessárias.

9- É hora de colocar a tropa para dar as primeiras caminhadas. O funcionamento do motor com o veículo parado é uma coisa, andando as reações são muitos diferentes porque com o esforço aumenta-se a necessidade de combustível, é ai que as coisas ficam mais complicadas na hora de acertar a Weber. Na aceleração leve e mantendo o carro entre 1500e 2500rpmvocê poderá verificar se os sintomas são os mesmos citados acima bem como as reações. Basta fazer a correção nos giclês de marcha lenta um pouco mais gordo e fazer as correções de ar nos parafusos ''by-pass'', que atuam quando a borboleta esta iniciando a abertura. tenha paciência, pois esté é o pior momento no acerto de um carburador, e várias modificações poderão ser necessárias para um ajuste ideal.

10- Com a fase de baixa corrigida, coloque o carro em movmento e procure manter a rotação em 2500rpm em quarta marcha. Sinta o motor aliviando e pressionando vagarosamente o acelerador. Se tiver um hallmeter verifique a mistura se esta dentro do ideal, se não tiver simplesmente sinta o carro como se fosse a extensão do seu corpo. As modificações desta fase intermediária estão relacionadas diretamente a escolha dos giclês de marcha lenta (não sei porque são chamados assim, afinal de contas respondem até 3000rpm...) e a caneta em relação a entrega de combustível aos canais. Você deve fazer as correções necessárias e sempre utilizando o ''by-pass'' para corrigir a proporção de ar.
Nas DFVs, que conheço muito bem, os gicles de lenta não atuam durante toda essa rotação, próximo dos 2000rpm ja é possível 'ver' combustível caíndo das canetas, ponto em que começam a entrar em funcionamento o sistema de alimentação principal (giclês principais de combustível e ar).

11- Acertando a rápida; a rápida funciona como uma bomba de combustível enviando instantaneamente o dito cujo ao difusor por canais independentes. O acerto deve ser feito em conjunto com a fase intermediária. Jamais deixe o motor sem rápida, apesar disso ser possível em carros de competição de circuito, pois funcina lavando tudo, em motores de rua e arrancada não é aconselhavel eliminar o funcionamento da rápida. Resposta ''rápida'' é tudo, e um back-fire ou mesmo um 'contra' em um motor super-preparado pode custar caro.
Uma forma de acertar a rápida das DFVs é modificando o ângulo do liame que empurra o pistonete, ou calçando-o para empurrar mais ou menos combustível nas aceleradas...

12- Fase média alta para alta: A responsabilidade agora é exclusiva das canetas, giclês principais, venturis e difusores. A combinação pode ser iniciada com o set-up citado acima, mas fique atento a falta e ao excesso de combustível. Variações entre as partes citadas são fáceis e necessárias em todos os motores. Aqui é a parte mais fácil do acerto, sem meios termos ou meias palavras, a proporção de ar combustível devem ser perfeitas para que se extraia o máximo de potência e torque. Utilize as fórmulas, cálculos e graficos para iniciar a regulagem e vá fazendo as modificações até finalizar a regulagem. O ideal é levar o carro a um dinamômetro e testar de várias formas, alterando canetas giclês, difusores até extrair o máximo do seu motor. Para um carro de rua o bom senso aliado a ferramentas ideais como vacuômetros, analisadores de mistura (sonda lambda) são as melhores opções. Lembre-se que as velas são ferramentas importantes e funcionam como um raio-x do funcionamento do motor. Velas rosadas puxando para o marron claro indicam que a mistura está ideal. Velas escuras indicam que o motor está ''gordo'' e necessita de atenção quanto aos giclês de combustível, velas rosa claro ou mesmo brancas é sinal que a mistura está pobre demais. Velas derretidas.... é melhor rezar.
Os sintomas de falta ou excesso em alta são muito parecidos, por isso é sempre bom vc ter um hallmeter ou multímetro ligado á uma sonda no escape, ajuda muito.

Espero ter ajudado de alguma forma quem gosta de brincar de mecânico nos finais de semana, pois eu começei assim e ainda hoje tenho dificuldades (minha tripla de Solex 40 ta quase afinada, mas pra chegar nisso ja foi mais de 2 tanques de combustível e não estou tão perto do final do acerto, pois conseguindo afinar com os difusores 28mm pra rua, vou querer testar os 30mm, dae depois ja tenho uns tarugos de alumínio quase prontos para virarem difusores, só esperando pra ver que medida ficarão.

Outra dica que deixo aqui, pra pista sempre deixe a mistura bem gorda em baixa, apesar de render menos potência de despediçar combustível, notei que com mistura gorda o motor responde melhor à qualquer toque no acelerador, e tem muito mais torque em baixa rotação, apesar de aumentar o 'embaralhar' ja causado pelo comando bravo. Em alta o bom é fazer com que a mistura permaneça por volta de 850mV (quando estiver de pé embaixo).

O hall meter, nos carros carburados sempre deve indicar mistura rica, tanto em lenta como em rotação média... e quando empurrar o pé até o talo não pode baixar dos 850mV (instantaneamente a mistura vaí para a escala zero, mas tem de voltar rapidinho e permanecer nos 850mV), a maneira correta de fazer a leitura do hall meter é sempre de pé embaixo (borboletas wot), quando se está andando e o hall meter ficar oscilando é sinal de que a carburação não está de acordo... (carros com injeção eletrônica é diferente, a central fica monitorando a sonda a todo instante, e tenta corrigir o tempo todo, então o hall meter fica oscilando entre 450mV e 850mV praticamente o tempo todo - 450mV ponto de maior econômia, 850mV ponto de maior potência)

Qualquer dúvida, tentarei responder assim que possível.

Abraço a todos

JEFERSON HEERDT

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 14 Maio - 8:32:30


Joca
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 875
Idade : 52
Localização : Carambeí, PR
Cilindros :
Data de inscrição : 03/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Joca em Qui 5 Jun - 17:01:38

Que cacete de aula porreta esta...já tenho o que ler e estudar a semana inteira e aprender um pouco mais...

e muito obrigado pela colaboração ao forum...

VALEU Jef...!!!

Aproveito e agradeço à todos que de alguma forma ajudam a tornar este forum um espaço cada vez melhor...Valeu pessoal !
OKK


_________________
"There's No Substitute For Cubic Inches"

Joca
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 875
Idade : 52
Localização : Carambeí, PR
Cilindros :
Data de inscrição : 03/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Joca em Qui 5 Jun - 17:05:43

No caso do uso do hall meter em um motor como o seu, usando uma trinca de carburas, aonde deve ser feita a correta instalação, é viável e ou necessário a utilização de mais do que um sensor de leitura ?
Abraço.


_________________
"There's No Substitute For Cubic Inches"

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 6 Jun - 7:37:51

Joca escreveu:No caso do uso do hall meter em um motor como o seu, usando uma trinca de carburas, aonde deve ser feita a correta instalação, é viável e ou necessário a utilização de mais do que um sensor de leitura ?
Abraço.

Quando se usa apenas um carburador, ou três carburadores (mas em coletor tipo plenum - unidos), dae uma sonda apenas resolve, mas quando parte para três carburadores e coletores individuais o correto é pelo menos duas sondas, o melhor mesmo seria uma sonda por cilindro...

A sonda deve sempre ser instalada (no caso de apenas uma) após a junção dos canos (10 a 15cm após o final do coletor de escape propriamente dito). De preferência sempre pelas sondas de 4fios. Mas o ponto ideal de instalação seria na saída do cabeçote (no caso de sondas individuais por cilindro).

Em carros com turbocompressor, costuma-se instalar 10cm após a saída da turbina.

Joca
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 875
Idade : 52
Localização : Carambeí, PR
Cilindros :
Data de inscrição : 03/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Joca em Seg 16 Jun - 19:45:29

Jeferson_Heerdt escreveu:
Joca escreveu:No caso do uso do hall meter em um motor como o seu, usando uma trinca de carburas, aonde deve ser feita a correta instalação, é viável e ou necessário a utilização de mais do que um sensor de leitura ?
Abraço.

Quando se usa apenas um carburador, ou três carburadores (mas em coletor tipo plenum - unidos), dae uma sonda apenas resolve, mas quando parte para três carburadores e coletores individuais o correto é pelo menos duas sondas, o melhor mesmo seria uma sonda por cilindro...

A sonda deve sempre ser instalada (no caso de apenas uma) após a junção dos canos (10 a 15cm após o final do coletor de escape propriamente dito). De preferência sempre pelas sondas de 4fios. Mas o ponto ideal de instalação seria na saída do cabeçote (no caso de sondas individuais por cilindro).

Em carros com turbocompressor, costuma-se instalar 10cm após a saída da turbina.
Valeu Jef, mais um vez muito obrigado pela explicação !
Abraço.


_________________
"There's No Substitute For Cubic Inches"

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Sex 19 Set - 11:54:09

Olá Jeferson!

Que aula hein!!!

Cara tenho uma dúvida, se puder me ajudar serei muito grato.

Seguinte, meu Diplo 6cc usa uma 446 á gasolina e tenho notado ele bebendo muito, e todas as vezes que saio pra fazer o teste eu não elevo muito mais que os 2000RPM, pq além de ser dentro da cidade é mais ou menos como ando aqui dentro justamente pra não gastar combustível desnecessariamente, e outra que com o tanto que bebe em baixa eu nem tive curiosidade de saber o quanto bebe em alta. Aqui onde moro não há subidas, é bem plano, então á 2000RPM eu ando de boa aqui dentro. Então meu interesse em ele beber menos com esse giro é grande.

No momento não tá dando de forma alguma mais que de 1,5KM/L, eu sei que se trata de um 6cc, mas isso é um absurdo, 5KM/L já tava de bom tamanho pra mim dentro da cidade

Mas continuando, uso os gicleurs principais 135, tava pensando em dar uma diminuida drástica neles, mas agora lendo seu post acima, segundo ele os gicleurs principais entram em ação de 2000RPM pra cima, então isso muda tudo, então o meu problema não são eles e sim nos da marcha lenta, que são os que agem até os 2000RPM.

Até os 2000RPM ou um pouquinho mais o motor fica falhando, depois disso fica redondo e vira um tiro, e a marcha lenta tá estável em 900RPM.

O que vc acha que pode ser? Eu aposto veemente no excesso, devido ao gasto, mas se tá dando excesso no sistema de marcha lenta então era para a mesma estar irregular, ou não?

Bom, estou no aguardo.

Abraço!

***RESOLVIDO***


Última edição por Xann em Qua 1 Out - 15:40:00, editado 2 vez(es)


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Seg 22 Set - 11:53:44

Olá Jeferson, sei que vc é um cara ocupado, por tanto vou postando aqui e no dia que vc aparecer já vai estar bem adiantado o assunto.

Hoje amanhecí com vontade de mexer no bura, então o que eu fiz, como eu disse acima que apostava no excesso, pois bem, eu não estava errado, fui direto nos parafusos misturadores, (Ah, que parafuso By Pass é esse no 446?) fechei por completo e fui abrindo aos poucos, então começou tipo a querer apagar na progressão da aceleração, então voltei pro lugar (3 voltas abertas) que é onde a aceleração fica estável.

Diminui pela metade os gicleurs de marcha lenta, como vc disse e eu pude comprovar o sistema principal entra em ação em torno dos 2000RPM, então segundo meus pensamentos diminuindo os gicleurs de baixa o bura daria falta em baixa, mas não fez diferença alguma no funcionamento e o motor continuava dando uma cortada em torno dos 2000RPM.
Quando falo cortando é tipo assim, olhando pro conta giros e aumentando a aceleração devagar em torno dos 2000RPM dava uma espécie de cortada, mas era bem nitido o ponteiro do conta giros dava uma pequena retrocedida e depois começar subir de novo. E na rua, na pratica mais ou menos essa mesma aceleração subindo progressivamente o carro dava uma engasgada feia. Se eu afundo o pé o carro responde bruto, mas pra andar devagar fica uma caca.

Percebí tb que com o motor em marcha lenta e o carro parado, eu dava uma acelerada brusca e o motor dava uma embolada, eu desliguei o injetor de rápida e esse embolo parou, então mais um sinal que a mistura está gorda, só que na pratica na rua aí dava um embolo quando pisava fundo, então o liguei de novo o injetor e pela aste eu diminui a quantidade de gasosa injetada em rapida.

Depois de desistir novamente de mexer eu lembrei de novo da história que o sistema principal entra em ação justamente na aceleração que o carro dava uma cortada, então só poderia ser o excesso no sistema principal (gicleurs, canetas e etc), então com uma chave de fendas com a ponta cheia de graxa eu tampei a ponta de uma das canetas, aquelas que ficam dentro de cada difusor, e Bingo! o corte aos 2000RPM parou por completo, ao progredir a aceleração olhando pro ponteiro do conta giros ele sobe lentamente e redondo de tudo.

Eu sei que a graxa vai dissolver com a gasolina, essa medida foi tomada extremamente pra teste.

Só que eu ainda não testei assim na rua, a gasosa toda que eu pus acabou.

Agora ficam as perguntas :

Os Gicleurs de "marcha lenta", aqueles dois tipo uma canetinha que ficam em cima, no corpo do bura, os que tem tipo dois tamborzinhos finos na ponta, como eu disse eu os diminuí pela metade ou menos um pouco a capacidade, qual a consequência disso, não saindo muita gasosa por ali o ar vai buscar em outro lugar? O sistem a principal por exemplo? Caso seja negativo o consumo do carro em baixa vai ficar menor? Como eu disse á cima está bebendo demais andando nessa faixa de 1500 á 2000RPM, então segundo o que eu lí o problema é justamente nos gicleurs de lenta.

Quanto ao sistema principal, o que eu faço com o excesso, eu diminuo o tamanho dos gicleurs? Os que estão são 135, mas pelo excesso que tá dando eu chuto que eles podem ter sido "arrombados". Com a ponta de uma das flautas tampadas o excesso parou, mas como deve ser tudo interligado provavelmente isso vai fazer outra coisa funcionar errado.

Bom, estou no aguardo do seu comentário.

Inté!

***RESOLVIDO***


Última edição por Xann em Qua 1 Out - 15:40:27, editado 1 vez(es)


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

breno
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 80
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1988 - 4.100 - álcool/GNV
Cilindros : seis
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por breno em Ter 23 Set - 22:14:22

Nada mais verdadeiro do que o "estamos sempre aprendendo"...Cá entre nós e sem falsa modéstia, "mexo" em carburadores desde 1952...Desde a época dos importados, observava meu falecido pai a acertar carburações e muito aprendí c/ele. Os amigos levavam os carros lá em casa quando já estavam prestes a tocar fogo no carro...E saiam super-satisfeitos. Com o tempo passei a lidar c/a carburação dos Jaguares Mark V, Mark VII e XK. Eram os mesmos os carburadores: SU. - Skinner United, cujo o princípío de funcionamento era diferente, já que o próprio motor é que abria a passagem do combustível, por meio de uma agulha fixada a uma espécie de êmbolo, que subia dentro de uma campanula, conforme se abria a passagem do ar. Havia até uma varetinha p/se verificar o nível do óleo que lubrificava a campânula...O acêrto começava a partir do recompletamento do óleo (SAE 10)... e por aí afora...No bairro onde morei e fazia uma mecânicazinha de beira-de-calçada, diziam q. eu era bom (talvez até por generosidade...)_ Para encurtar a "estória" o q. quero dizer é q. os textos do Jeferson, do Xann e do Joca me fizeram ver o QUANTO EU NÃO SEI DE CARBURAÇÃO E COMECEI A APRENDER HOJE! Essa é a verdade! Não sou de tecer elogios gratuitos...mas reconhecer é de justiça. Blz os textos de vcs.! Abraços.

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Qua 24 Set - 12:32:09

Breno, eu não vou muito longe não, eu possuo Opala há exatos 13 anos, e praticamente crescí dentro de Opalas e vendo meu tio e meu pai desmontando e fazendo tudo, e agora há uns 10 meses que comecei a frequentar foruns Opalisticos eu fui ver que de Opala eu não sabia nada. Tantos detalhes, tantos macetes, tantos nomes de peças e etc. Por isso que é lendo e aprendendo, a cada dia por aqui lendo, sendo curioso, eu me sinto mais rico em conhecimento, aqui tem uns caras bons, e enquanto eles postam eu aprendo.

Abraço!


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 1 Out - 23:01:51

Só um detalhe amigo Xann, essa matéria é específica para Webers, o tal parafuso de by-passa não existe nas DFVs... mas serve como referência pra mexer em qualquer carburador....

Eu tava afastado pq tava sem internet em casa (pau no modem.. heheh)...

É mais ou menos por ae mesmo, tem de ir fuçando e mexendo com coerência e analisando, uma mudança por vez pra saber o que acontece e porque acontece....

No teu caso, como não se sabe exatamente qual o tamanho dos gicles, eu compraria um kit de gicles de lenta, gicles de comb. principais e até um par de canetas, pois não se sabe realmente se a medida escrita nas peças confere com a oficial com o passar dos anos..

Teu consumo ta alto pra kct... coloca um kitzinho de gicles novos (é baratinho) e começa a regular tudo denovo... lembro-me que os para-fusos de mistura não respondem muito mais acima de 2,5voltas... eu sempre deixava com 1,75 a 2 voltas, era o melhor acerto que encontrava, e sempre com o parafuso da marcha lenta o mais recuado que fosse possível, pois mantendo a borboleta muito aberta pra ter lenta significa que vc vai ter muito pouca progressão (passagem da fase de lenta pra fase de alta na alimentação de combustível... que na DFV realmente é bem mais baixa - 2000 a 2300rpm)... um pouco da falha que vc encontra por volta dos 2000rpm pode ser também borboleta muito aberta na lenta (a DFV é um caso sério nessa parte, com base boa sem folgas, o parafuso tem de ficar mais ou menos uma volta apertado, com base mais surrada da pra deixar as vezes ele todo solto - na minha opinião é a melhor parte, pq dae ganha-se um monte na fase de progressão).

Troque os gicles, faça as regulagens conforme a reportagem acima e depois coloca aqui pra gente o que vc aprendeu e percebeu de diferenças.... acredito que colocando a tabela original gasolina teu carro ja vai andar muito melhor e consumir muito menos, dae é só sensibilidade e tirar os ''pelos'' que vc consegue um acerto quase perfeito (não fique bravo, DFV é quase impossível um acerto perfeito...)

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Qui 2 Out - 9:45:34

Olá Jeferson, seja bem vindo novamente!

Cara então, como disse acima o problema era todo o excesso, cortei dois pedaços de clipe para papel e introduzí nos giclês de marcha lenta ou canetas de marcha lenta e obstrui pra menos da metade a vazão dos mesmos, mas o falhado gritante permaneceu em torno dos 2000RPM, então acelerando lenta e progressivamente e olhando dentro do bura ficou evidente que o corte no giro acontecia justamente na hora que os tubos misturadores começavam a jogar gasosa no bura, então com a ponta de uma chave de fenda cheia de graxa eu obstrui a saída de um dos tubos misturadores, e pronto, o motor acelerou redondo, fiquei um tempão acelerando da marcha lenta e progredindo olhando dentro do bura e não falhou mais nada, então ficou claro mais uma vez o excesso

Na rua dentro da cidade cheia de quebra-molas eu andei 4KM com 900ml de gasosa, muito bom pq antes não fazia muito mais de 1km, só que o carro ficou muito manso, muito lerdo, posso vir em baixa e acelerar que não falha nada, mas ficou fraco nas respostas, evidente que agora pela falta que tá dando.

Eu tô vendo com o amigo Jean aqui do Forum, ele tem os 2 giclês principais 25, os 2 de marcha lenta e a valvula de máxima com pistonete, a do meu foi arrancada, e enquanto isso vou andando, toda vez que começar a falhar de novo é pq a graxa derreteu, aí é só encher de novo e andar mais uns dias rsssssss.

Jef, depois que eu acertar o meu vou me sentir capaz de acertar qualquer um, o tanto que to lendo e pesquisando sobre o assunto, já entendo quase tudo de 446 rsss.

Muito boa sua iniciativa, se não fosse a reportagem que vc postou até hoje eu tava boiando, aliás, já tava até na cola de um 228 pra subtituir o 446, esse é meu primeiro Opala 6cc e meu primeiro 446, possuo Opalas á uns 13 anos, mas sempre 4cc, então já tava grilado com o consumo. Mas mesmo que não andasse nele, 4cc nunca mais rsssss.

Grande abraço!



_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Qui 2 Out - 9:48:28

Ah! Que par de canetas é esse que vc fala? Não são os giclês de marcha lenta?


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 3 Out - 18:30:44

Canetas é o nome comum dos tubos misturadores....

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Eduardo SSa em Sex 3 Out - 20:14:52

Belo tópico Parabén Jeferson tá fixo OKK


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Seg 19 Jan - 17:04:53

Galera.. na revista Auto Magazine deste mes tem matéria sobre acerto de carburadores, é praticamente uma cópia da extinta Auto Power, mas tem uns detalhezinhos a mais...

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Dom 25 Jan - 19:51:56

Como vai Jeferson!

Brother, estavamos discutindo eu e o Jean sobre o assunto em outro tópico e nos veio a dúvida, vc sabe mais ou menos á que RPM o 3º estágio de alimentação da 446 entra em funcionamento?

Abraço!


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Seg 26 Jan - 19:27:21

Oque vc define como ''3º estágio'' de alimentação do DFV??

Ao meu ver ele só tem um estágio, pq as borboletas abrem simultâneamente...

Mas existe um gicle ''aerodinâmico'', aquele no fundo do centro da cuba, cujo embolo fica na tampa e é acionado por vácuo...

Se for esse sistema, ele funciona quanto menor for o vácuo, ou seja, quando a pressão atmosférica vencer a pressão da mola.... vc pode rodar a 6000rpm na casquinha ele não atuar, como pode estar a 1000rpm e fincar o pé até o talo que ele vai atuar... manja....

ele atua conforme o vácuo...

Espero que tenha sanado tua dúvida... se não for a mesma coisa que estou pensando me avisa... que dae tento te ajudar dentro das minhas possibilidades...

Forte abraço

JEFERSON HEERDT

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Ter 27 Jan - 18:13:28

Bom, ao meu entender são 3 os estágios de alimentação, nada haver com 1ºcorpo, 2º corpo, pois no 446 os dois corpos funcionam juntos.

O primeiro estágio de alimentação é aquele que vai até uns 2000RPM, os giclês de marcha lenta como vc citou lá em acima, o 2º que são os gicleurs principais que entram em ação em torno de 2000RPM e acelerando progressivamente vem o 3º que é o sistema suplementar, que é o gicleur aerodinâmico como vc citou.

Então a dúvida é bem essa, com o carro parado e acelerando progressivamente é bem nítido olhando por dentro do carbura quando o sistema principal entra em ação em torno dos 2000RPM, então continuando acelerando progressivamente vai chegar um determinado ponto que o pistão de vácuo vai descer e abrir o gicleur do sistema suplementar, então é isso, queria saber se vc tem idéia de em que RPM mais ou menos isso acontece assim como nos 2000RPM do sistema principal.

Desculpa, é que eu não soube me expressar bem hehe What a Face What a Face


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por felipew em Ter 27 Jan - 21:08:23

eu ACHO que o suplementar não chega a atuar com o motor parado só girando, ele abre quando o motor tá fazendo força, com bastante vácuo, então se vc acelerar até 5000rpm parado nem abre, mas talvez em 3500rpm numa subida de serra pisando quase tudo o gicle abre e dá o capim extra p/ os cavalos trabalharem hehhee

**essas rpm q falei são só exemplo, não sei exato, mas acho que segue essa lógica de vácuo mais forte, não dependendo só do giro

OKK

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Xann em Ter 27 Jan - 21:17:01

felipew escreveu:eu ACHO que o suplementar não chega a atuar com o motor parado só girando, ele abre quando o motor tá fazendo força, com bastante vácuo, então se vc acelerar até 5000rpm parado nem abre, mas talvez em 3500rpm numa subida de serra pisando quase tudo o gicle abre e dá o capim extra p/ os cavalos trabalharem hehhee

**essas rpm q falei são só exemplo, não sei exato, mas acho que segue essa lógica de vácuo mais forte, não dependendo só do giro

OKK

Hum, intindí OKK


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por felipew em Ter 27 Jan - 21:19:57

só lembrando q eu ACHO
KKK

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 5 Fev - 8:55:19

Mas eu ja tinha respondido antes... ele pode abrir a qualquer momento, desde que: a pressão atmosférica seja maior que a pressão da mola, dae ele abre... a pressão no coletor de amissão será igual a pressão atmosférica sempre que a borboleta estiver totalmente aberta (condição de aceleração total...)

Mas tem um truque pra funcionar o embolo certinho... prescisa ver se a tampa não esta empenada, se a junta não está obstruíndo e se o embolo não está travado dentro da tampa....

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por felipew em Qui 5 Fev - 17:40:05

Jeferson_Heerdt escreveu:Mas eu ja tinha respondido antes... ele pode abrir a qualquer momento, desde que: a pressão atmosférica seja maior que a pressão da mola, dae ele abre... a pressão no coletor de amissão será igual a pressão atmosférica sempre que a borboleta estiver totalmente aberta (condição de aceleração total...)

Mas tem um truque pra funcionar o embolo certinho... prescisa ver se a tampa não esta empenada, se a junta não está obstruíndo e se o embolo não está travado dentro da tampa....

é isso aí jef OKK

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Idade : 35
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por thiago.santiago em Qua 5 Ago - 21:46:59

Mas pode se eliminar a valvula de máxima, da tampa tapando com estanho ou outra coisa para eliminar?
Tem algo que possa não funcionar fazendo isso?

Zappe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 281
Idade : 35
Localização : Castro
Modelo do carro : 1975/76 - Opala Especial
In Memorian:
1977 - Opala de Comodoro
1978 - Opala de Luxo
Cilindros : 6cc - 4.100 - 250s
Data de inscrição : 09/05/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Zappe em Seg 7 Set - 11:19:46

Olá Jeferson como vai ?

Quais regulagens tem externamente para regulagem da enjoada DFV446, somente os de baixo da cuba ?

Meu carro é muito loco, eu e amigos regulamos e ficou muito jóia em socos, sem pipocos, e ontem de uma hora para outra fui dar mais uma acertadinha coisa 1/2 volta na lenta, plufff, pipoca, engasga, da tranco... vixi o qq aconteceu véio.

Lembrando que tava andando muito bem em qualquer marcha e tava econômico pra caramba e podem dúvidar, tava fazendo uns 7km/landando bem de boa coisa de 3000rpm em média, aqui é cheio das súbidas.

Tava colocandinho 30 cada final de semana para ir enchendo e andando bem pouco para ir para o OpaLapa 2009, hehe.

Então... retirei o filtro e no funcionamento dentro da DFV nas venturis com o carro parado, e ta indo uma galera de gasosa é normal ?

Pode ser que este ghiclê da cuba o aerodinâmico esteja com defeito ou sem a esfera ? Tenho o carro há 5 anos, foi feito motor mas o mecânico nem mexeu no bura acho, e os antigos donos eram daqueles que faziam gabiarras ou davam pau, não cuidavam. Usavam de artificios como baixar a bóia em vez de regular.

O mais indicado é comprar um kit novo ou ainda posso ir remediando ?

Abraço desde já agradeço.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 9 Set - 8:20:03

Não é normal descer gasolina pela canetas com motor na lenta... prescisa ver exatamente o que está acontecendo... pode estar transbordando cuba (agulha não veda direito), pode estar com a borboleta muito aberta pra ter lenta estável dae puxa gasolina pelo sistema principal....

1/2 volta nos parafusos de mistura não fazer toda essa lambança ae...

Se o carburador estiver muito feio, compensa vc mandar fazer uma geral nele.... não é tão caro e fica bom.... se estiver tudo meio em ordem e só algumas coisa não funcionam direito, ataca nelas apenas...

Zappe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 281
Idade : 35
Localização : Castro
Modelo do carro : 1975/76 - Opala Especial
In Memorian:
1977 - Opala de Comodoro
1978 - Opala de Luxo
Cilindros : 6cc - 4.100 - 250s
Data de inscrição : 09/05/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Zappe em Seg 28 Set - 5:17:59

Oi Jeferson, sou eu novamente, então meu bura tem os bujaosinhos(giclês da dfv) cortados e feito uma rosca ao meio em cada um, ai coloquei os gicles normais, esqueco de lhe falar isso não sei se altera.

Bom, sábado passei o dia mexendo com o bura, quando abri, meu amigo, tava tudo sujo e com pó preto e uma borra verde com textura pastosa, carquei gasolina em tudo com o pincel ai lavei com água, ai limpei com gasosa novamente, escova e sabão, dei uns jato de água bem forte, passei ar, soprei todos os oríficios para ver se não estavam entupidos. Ai reparei que a junta da base pra cuba estava vedando um orifício, ai recortei bem certinho com uma faca de ponta bem afiada, montei todo ele, e dei uma apertadinha de leve nos parafusos porque achei que poderia estar entrando ar pelas juntas.

Montei com gicles do lado do motor 100 e do lado do coletor 142 só percebi isso, mas não interferiu. Quando fui ligá-lo, tinha algumas voltas abertas no bura, ai ele ligou, quando fechei a do lado do coletor o carro não ligava, ai percebi que a lenta é a do lado de fora, abri 2 1/2 voltas estabilizou apesar de o carro estas falhando funcionou que é uma beleza, ai deixei o segundo com 2 voltas.

Concluindo e deixando uma mensagem a todos aqui, isso é muito perigoso, não consegui terminar de regular, pois senti um cansaço muito grande, fiquei tongão, me encostei na cama e desmaiei, só acodei no dia seguinte muito ruim, olhos doloridos, muita dor de cabeça, vômitos, ancias, tonturas pele pálida, calafrios, pescoço rijo.

Me entoxiquei com a gasolina, inalei a tarde inteira limpando o carburador em um local arejado e no sol, atenção se você sentir estes sintomas vá a um pronto socorro, eu achei estar resfriado ou com gripe, só notamos isso depois que lembramos que usei gasolina a terde inteira. Um amigo o dick aqui do fórum teve em minha casa e terminou de concluir que era intoxicação.

Para remediar, ele como mecânico e de certa forma já costumado, falou o seguinte, cheire pó café que vai melhorando o café te dá uma animada, e a mulher dele falou para tomar leite morno, olha galera, deu uma melhorada até parei de vomitar e fiz uma pequena refeição, pois tudo que comi no dia tinha sido regorgitado, mas procurem um médico.

Pessoal fica o alerta a gente na ansiedade e na vontade de fazer a máquina funcionar esquecemos de tomar as devidas precauções, usem sempre algum tipo de proteção.

Concluindo, acho que o DFV não é tão enjoado como pensei que fosse, é o caso de se estudar como ele funciona e tentar seguir esses princípios de funcionamento, o segundo, é contar com os companheiros do fórum que sempre vão lhe ajudar, pois são loucos por seus carros.

Agora me digão, qual o opaleiro que não é meio louco, meio inventor, meio mecânico e meio irmão um do outro.

Grato a todos que nos ajudam diariamente na regulagem de nossas máquinas, se alguém tem alguma opinião ou discorda dos métodos utilizados, postem ai para debate.

Abraço a todos, atenciosamente Zappe/opala250s@gmail.com

Dick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 546
Idade : 35
Localização : Castro - Pr
Modelo do carro : -CARAVA 82 AUTOMATIC 250-S (EM RESTAURO)MINHA NOVA CRIANÇA...RS
-OPALA COMODORO 88 6CC (vendido)
-OPALA DE LUXO 77 CUPE 4CC BRANCO...(vendido)
-CARAVAN COMODORO 84 4CC(vendido)
-OPALA ESPECIAL 75 VERDE 6CC 250S (vendido)
Cilindros : ...
Data de inscrição : 06/09/2009

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Dick em Seg 28 Set - 9:03:21

Zappe escreveu:Oi Jeferson, sou eu novamente, então meu bura tem os bujaosinhos(giclês da dfv) cortados e feito uma rosca ao meio em cada um, ai coloquei os gicles normais, esqueco de lhe falar isso não sei se altera.

Bom, sábado passei o dia mexendo com o bura, quando abri, meu amigo, tava tudo sujo e com pó preto e uma borra verde com textura pastosa, carquei gasolina em tudo com o pincel ai lavei com água, ai limpei com gasosa novamente, escova e sabão, dei uns jato de água bem forte, passei ar, soprei todos os oríficios para ver se não estavam entupidos. Ai reparei que a junta da base pra cuba estava vedando um orifício, ai recortei bem certinho com uma faca de ponta bem afiada, montei todo ele, e dei uma apertadinha de leve nos parafusos porque achei que poderia estar entrando ar pelas juntas.

Montei com gicles do lado do motor 100 e do lado do coletor 142 só percebi isso, mas não interferiu. Quando fui ligá-lo, tinha algumas voltas abertas no bura, ai ele ligou, quando fechei a do lado do coletor o carro não ligava, ai percebi que a lenta é a do lado de fora, abri 2 1/2 voltas estabilizou apesar de o carro estas falhando funcionou que é uma beleza, ai deixei o segundo com 2 voltas.

Concluindo e deixando uma mensagem a todos aqui, isso é muito perigoso, não consegui terminar de regular, pois senti um cansaço muito grande, fiquei tongão, me encostei na cama e desmaiei, só acodei no dia seguinte muito ruim, olhos doloridos, muita dor de cabeça, vômitos, ancias, tonturas pele pálida, calafrios, pescoço rijo.

Me entoxiquei com a gasolina, inalei a tarde inteira limpando o carburador em um local arejado e no sol, atenção se você sentir estes sintomas vá a um pronto socorro, eu achei estar resfriado ou com gripe, só notamos isso depois que lembramos que usei gasolina a terde inteira. Um amigo o dick aqui do fórum teve em minha casa e terminou de concluir que era intoxicação.

Para remediar, ele como mecânico e de certa forma já costumado, falou o seguinte, cheire pó café que vai melhorando o café te dá uma animada, e a mulher dele falou para tomar leite morno, olha galera, deu uma melhorada até parei de vomitar e fiz uma pequena refeição, pois tudo que comi no dia tinha sido regorgitado, mas procurem um médico.

Pessoal fica o alerta a gente na ansiedade e na vontade de fazer a máquina funcionar esquecemos de tomar as devidas precauções, usem sempre algum tipo de proteção.

Concluindo, acho que o DFV não é tão enjoado como pensei que fosse, é o caso de se estudar como ele funciona e tentar seguir esses princípios de funcionamento, o segundo, é contar com os companheiros do fórum que sempre vão lhe ajudar, pois são loucos por seus carros.

Agora me digão, qual o opaleiro que não é meio louco, meio inventor, meio mecânico e meio irmão um do outro.

Grato a todos que nos ajudam diariamente na regulagem de nossas máquinas, se alguém tem alguma opinião ou discorda dos métodos utilizados, postem ai para debate.

Abraço a todos, atenciosamente [url=mailto://Zappe/opala250s@gmail.com
Zappe/opala250s@gmail.com[/quote[/url]]


se meta comigo e com a Li ja viramos ate enfermeiros...hahahaha....viu como um cafe com leite e bom pia...

ae galera do forum ,o mais engraçado disso tudo foi ver o pai do Zappe tirando da cara dele...falo ate em vender o opala dele e ele quase saro so em pensar na hipotese...
mais e isso galera se cuide, que gasolina e fogo mesmo,quando ela nao intoxica ele deixa vc meio loco ...hahaha ne zappe??? hahhaha
mais garanto se fosse alcool ele nao tinha ficado intoxicado tinha ficado alegre ne...

abraço galera
Dick

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Idade : 35
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por thiago.santiago em Ter 29 Set - 8:02:08

É isso ai cara, tome muito cuidado.

Eu quando mexo com gasolina apenas a mão fica ressecada.

Mas se fosse alcool estaria eu e o carro alegres.
rsrsrsrsrsrsrs


Mas falando sério eu tive muita dor de cabeça com 2 dfvs, uma recondicionada queimou as minhas 6 velas ac delco novinhas em folha. Dava excesso.
O outro antigo acho q está com tampa ou base empenada, mas vou comprar o kit de reparo e testar fora do carro pois no momento estou com coletor e carburador solex h34 com gnv entao p testar dfv tenho q testar fora e qd trocar terei que sacar coletor para fazer os testes pelo menos na gasolina.

Zappe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 281
Idade : 35
Localização : Castro
Modelo do carro : 1975/76 - Opala Especial
In Memorian:
1977 - Opala de Comodoro
1978 - Opala de Luxo
Cilindros : 6cc - 4.100 - 250s
Data de inscrição : 09/05/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Zappe em Ter 29 Set - 8:31:48

thiago.santiago escreveu:É isso ai cara, tome muito cuidado.

Eu quando mexo com gasolina apenas a mão fica ressecada.

Mas se fosse alcool estaria eu e o carro alegres.
rsrsrsrsrsrsrs


Mas falando sério eu tive muita dor de cabeça com 2 dfvs, uma recondicionada queimou as minhas 6 velas ac delco novinhas em folha. Dava excesso.
O outro antigo acho q está com tampa ou base empenada, mas vou comprar o kit de reparo e testar fora do carro pois no momento estou com coletor e carburador solex h34 com gnv entao p testar dfv tenho q testar fora e qd trocar terei que sacar coletor para fazer os testes pelo menos na gasolina.

Olha véio o melhor conselho que te dou para usar a dfv é, desmontar toda ela puxar o manual de peças, verificar se há algo faltando, limpar bem como fiz ou usar um produto para limpeza como o Kar 80 dizem que é ótimo, montar tomando cuidado com as juntas para ver se elas estão casando com os orifícios, e apertar de forma que fiquem bem justas sem espanar os parafusos para impedir entradas de ar falsas, fazer o esquema que eu fiz nas minhas nos giclês, vai ficar filé.

Qualquer coisa, manda ai que a gente podendo ajuda a gente ajuda.

Abraço.

thiago.santiago
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 622
Idade : 35
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por thiago.santiago em Ter 29 Set - 8:43:55

As roscas da base já estão espanadas, isso que to meio bolado de mexer. Na cidade não tem gente boa para tampar so furos e refazer roscas. e com isso me complica a mexer.
Como estou com um h34 no carro que ta dando conta na gasolina e ja veio furado para o gnv nao estou tao apertado para resolver, mas para ficar testando tenho que trocar coletores e com isso é carro parado pelo menos 1 dia e como é o unico carro na casa e ainda tenho que usar no dia a dia complica mais ainda.
Mas vou levantar todas as peças e verificar a possibilidade de refazer as roscas ou dá uma arrumada geral.

Zappe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 281
Idade : 35
Localização : Castro
Modelo do carro : 1975/76 - Opala Especial
In Memorian:
1977 - Opala de Comodoro
1978 - Opala de Luxo
Cilindros : 6cc - 4.100 - 250s
Data de inscrição : 09/05/2008

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Zappe em Qui 1 Out - 22:11:17

Jefferson, puts eu so um é no saco né, então pra não perder a fama, ehehe, consegui uma Rochester4bbl, qq vc acha ?
Fica bom em um motor original como meu com comando 250s ? É fácil de regular ?
Sempre achei legal esse bura, e agora deu certo de compra, só to esperando pra ver as possibilidades dele e finalizar de vez a compra.

Abraço

anderwolkov
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 101
Idade : 26
Localização : maringa
Modelo do carro : caravan 83
Cilindros : 4c
Data de inscrição : 25/10/2011

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por anderwolkov em Qua 11 Jan - 11:25:11

cara e o seguinte tenho um motor 4cc e carburador h34 do 6cc a alcool ta bebendo virado no capeta e a lenta fika en 1700 e 2000 giros e muito alta
como fasso para baixar a lenta e oque eu presiso trocar nele(carburador) para passa-lo a gasolina

NEPSTER
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 25
Localização : Rio De Janeiro
Modelo do carro : OPALA 78
Cilindros : 151S
Data de inscrição : 09/11/2012

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por NEPSTER em Dom 13 Jan - 19:23:44

como sabr quel é o meu carnurador? como identifcar?

murilloalanis
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 57
Idade : 29
Localização : piracicaba-sp
Data de inscrição : 31/01/2013

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por murilloalanis em Ter 5 Fev - 21:05:18

excelente tópico..

eu to pegando um 74 6cc, esta com 446..

quando eu era moleque tinha um bug.. incicialmente com um motor branco de 3,5cv 2 tempos, e aprendi mexer no bura dele com uns 10 anos..
mais tarde meti um motor 125cc de cg 4 marchas e o bura que passei a mexer era um pouco mais complexo, mais tarde coloquei um bura de strada, isso quando eu tinha uns 14 anos..depois disso acho q nunca mais mexi em carburadores..

vou tentar me aventurar na 446 kkk

Marcelo74v8
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 364
Idade : 42
Localização : Belo Horizonte-MG
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 91/92
Cilindros : 1-5-3-6-2-4
Data de inscrição : 25/08/2013

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Marcelo74v8 em Dom 24 Nov - 19:06:02

Bacana demais o post.

Taí uma aula que quero ter um dia: acertar quadrijet Holley

Claudio C. Cid
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 606
Idade : 45
Localização : Campo Grande - MS
Modelo do carro : Diplomata Coupe 87 4.1/S L200 Sport 97

Cilindros : 6+4
Data de inscrição : 15/08/2013

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Claudio C. Cid em Qui 26 Dez - 12:56:39

          

diego.b.roa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 981
Localização : conselheiro-lafaiete-MG
Modelo do carro : GM-Caravan 1975
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 05/01/2010

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por diego.b.roa em Ter 24 Jun - 15:14:19

quando o dfv228 da falta em alta ,em alta o carro fica dando soquinho e não deselvolve 100%....as vela ta bem clarinha ,quando acontece isso o carro chega ate morrer ;;;; tem haver com o gigler principal ?

anderson diplomata 82 aut
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : opala diplomata prata azulado 6cc automatico teto de vinillas végas
Cilindros : 6cc 250 s
Data de inscrição : 27/01/2015

ajuste do dfv446

Mensagem por anderson diplomata 82 aut em Ter 10 Mar - 20:23:41

muito obrigado!
que aula vou fuçar meu opalão amanhã OKK

Conteúdo patrocinado

Re: Noções básicas para acertar o carburador/carburadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:34:16


    Data/hora atual: Seg 5 Dez - 5:34:15